11 de abril de 2010

A FIEL PALAVRA DA PROFECIA

A FIEL PALAVRA DA PROFECIA

Texto áureo = “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo esta próximo. Ap 1: 3

Verdade prática = A “profecia da Escritura” é a única fonte segura de esclarecimento do futuro.

LEITUA BIBLICA EM CLASSE = 1 Pe 1.10-12; = 2 Pe 1.16-21

INTRODUÇÃO

Estamos estudando neste trimestre assuntos de suma importância acerca das últimas coisas, final dos tempos, etc. Nesta lição estudaremos sobre a palavra profética no campo escatológico. É através da palavra profética das Sagradas Escrituras que alcançamos o verdadeiro conhecimento e a real revelação. Na Palavra profética temos a revelação divina sobre fatos que deverão acontecer, segundo o plano divino através dos séculos.

I - PROFECIAS E PROFETAS (1 Pe 1.10)

Profecias são expressões da onisciência de Deus, pois Ele sabe tudo. Para Deus todas as coisas futuras são presentes, pois para Ele um dia é como mil anos, e mil anos como um dia (2 Pe 3.8). A profecia inclui o anúncio préviq de acontecimentos futuros, atuais e passados também (Is 45.11,12,18-21).

A profecia preditiva constituía parte importante do ministério profético. A palavra profeta deriva do grego “prophetes’, e que quer dizer: pessoa que fala em lugar de outra como porta- voz, intérprete, ou proclamador.

1. Salvação inquirida (1 Pe1.10). Pedro diz que a salvação fora “inquirida”, isto é pesquisada, investigada pelos profetas. Isto porque a salvação fora profetizada (Gn 49-10; Dn 2.44). O profeta verdadeiro é aquele que fala pelo Espírito de Cristo. “Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles indicava...” Muitos profetas não sabiam ou não entendiam as coisas sobre as quais profetizavam, mas transmitiam com fidelidade aquilo que de Deus recebiam.

2. A Profecia como luz em lugar escuro (2 Pe 1.19). Toda profecia ainda não cumprida, infalivelmente se cumprirá. A profecia “alumia”, esclarece as coisas obscuras, difíceis de entender. Há profecia para determinados tempos, isto é, elas se cumprem no seu tempo certo.

3. A Profecia pesquisada (v.11). Entre os falsos profetas destes últimos tempos temos os marcadores de datas para a vinda de Jesus.

Quando Saul, através da feiticeira de Endor, invocou o espírito de Samuel, o Diabo se apresentou na aparência do profeta e disse coisas que vieram a se cumprir (1 Sm 28. 18,19). O Diabo imitando a Samuel disse: “Amanhã tu e teus filhos estareis comigo” (v.19). É verdade que alguma coisa se cumpriu, mas não como o inimigo disse, pois Saul somente morreu muitos dias depois. Leia os capítulos 30 e 31 de 1 Samuel.

II. AS PROFECIAS VERDADEIRAS SE CUMPREM

Deus vela sobre sua palavra para cumprir (Jr 1.12).

1. São Inspiradas pelo Espírito Santo. Através da palavra profética da Escritura, Deus comunica aos seus servos as coisas que deverão acontecer (Am 3.7; 1 Pe 1.20). Os profetas recebiam a mensagem profética em forma de visões (Is 1.1; Os 1.2.10), ou sentiam um peso que os obrigava a falar (Hc 1.1). Os profetas falavam ou escreviam, muitas vezes sem entender o sentido daquilo que diziam (1 Pe 1.10.12).

2. Profecias cumpridas. A Bíblia é uma revelação completa e perfeita. Nada dela se pode tirar, nem acrescentar (Ap 22.18,19). A primeira profecia da Bíblia encontra-se em Gn 3.15, e teve seu fiel cumprimento no Calvário, quando Jesus morreu. Céu e terra passarão, mas a Palavra de Deus permanecerá.

3. Profecias que ainda se cumprirão. Há porém, muitas profecias que ainda não se cumpriram. Estas dizem respeito aos acontecimentos dos últimos dias. São as profecias da volta de Jesus para buscar a sua Igreja, e acerca dos fatos que sucederão na terra, quando emergir o Anticristo.

Quanto ao dom de profecia, hoje na Igreja, mesmo incluindo acontecimentos vindouros (At 11.28), não se equipara à mensagem divina- mente inspirada da Bíblia, nem serve de base para ensino ou doutrina na Igreja. Destina-se à edificação, exortação e consolação dos crentes (1 Co 14.3). E profecia de outra natureza.

III. DÚVIDAS E CONFUSÃO EM ESCATOLOGIA

Pelo fato de muitas pessoas não saberem distinguir os eventos bíblicos que ocorrerão no fim da presente era bíblica, iniciando com a vinda de Jesus, resultam muitas dúvidas, confusão e interpretações absurdas do texto bíblico.

Vejamos algumas dessas causas.

1. Falta de espiritualidade: Falta de afinidade com o Espírito Santo. Falta de introspecção espiritual. Ler 1 Co 2.10,14. A Bíblia foi produzida pelo Espírito Santo, e não pense o leitor que vai entendê-la mesmo, só porque é antigo na fé, porque é culto, porque é jovem, porque tem cursos tais e tais. O Espírito Santo é o verdadeiro intérprete das Escrituras. Ele conhece as profundezas de Deus.

2. Falsa aplicação do texto bíblico. Falsa aplicação quanto a:

a. Povos bíblicos. Judeus, gentios e a Igreja de Deus.

b. Tempo. Que na Escritura pode ser passado, presente e futuro.

c. Lugar. Que pode ser céu, terra, espaço.

d. Sentido. O sentido do texto pode ser literal ou figurado.

e. Mensagem do texto. A mensagem do texto pode ser histórica, profética ou doutrinária.

Para manejar a Palavra da Verdade é preciso considerar os variados aspectos acima, da aplicação da revelação divina

3. Conhecimento bíblico desordenado. Há crentes em nossas igrejas portadores de um admirável conhecimento bíblico, mas infelizmente avulso, solto, sem seqüência, desordenado. Não deixa de ser conhecimento bíblico, mas desordenado.

4. Conhecimento bíblico especulativo. Conhecimento bíblico como especulação do intelecto humano. Ler 1 Co 2.14. Especular é querer saber apenas para saber, mas sem qualquer intenção de glorificar a Deus, de consagrar a vida a Ele, e muito menos de obedecer à sua vontade. Há muita diferença entre “amar a Sua vinda” (2 Tm 4.8) e especular sobre a Sua vinda. Qual o caso do leitor?

5. Ação de falsos ensinadores. Esta é outra causa de dúvidas, controvérsia e confusão em escatologia bíblica. E o pior é que os falsos ensinadores, torcedores da verdade, têm livre trânsito em muitas igrejas. Não há disciplina para eles. São praticamente intocáveis, especialmente se são pessoas importantes. Outro crente pode ser disciplinado, mas o falso ensinador não. Eis o perigo!

IV. OS GRANDES ACONTECIMENTOS ESCATOLÓGICOS

Na pergunta dos discípulos a Jesus, em Mt 24.3, vemos dois grupos de eventos escatológicos. Eles falaram “da tua vinda” e “do fim do mundo”. Vejamos os principais eventos proféticos escatológicos por sua ordem.

1. A vinda de Jesus. Para nós este é o primeiro e o mais importante evento escatológico. Nós esperamos Jesus voltar a qualquer momento.

2. A Grande Tribulação. Começará após Jesus tirar sua Igreja da terra. Será um período de aflição sem paralelo, como nunca ouve igual. Nessa época a Igreja do Senhor estará fora da terra, com Jesus no céu.

3. O Milênio. Após o julgamento das nações, na vinda de Jesus, Satanás será aprisionado. Jesus reinará aqui por mil anos. Jesus governará juntamente com a Igreja, sendo Israel a nação líder, já convertida. Os judeus serão o povo missionário que durante o Milênio anunciará o Evangelho.

4. A revolta de Satanás. Satanás será solto por muito pouco tempo após o Milênio, mas esse pouco tempo será suficiente para ele causar grandes estragos na humanidade que desfrutou o Milênio. Este fato mostra que o coração humano não convertido permanece inalterável mesmo sob o reino pessoal do Filho, de Deus.

Hoje em dia o ser humano culpa o Diabo por seus infortúnios, pecados, desvios e quedas. Durante o Milênio não haverá Diabo para tentar a humanidade; depois ver-se-á que mil anos de bênçãos incomparáveis sob Cristo não transformará o homem, porque o problema não é de ambiente; é de coração; é de conversão. O ambiente não, converte. A transformação vem pelo sangue redentor de Jesus mediante a fé. Esta curta liberdade demonstra que Satanás é totalmente incorrigível. Após mil anos na prisão, Satanás é o mesmo de sempre; logo estará instigando uma revolta, uma divisão, uma guerra. Aqueles que gostam de tais coisas devem saber que isto parte do Diabo.

5. O juízo final. Todos os mortos ímpios ressuscitarão e serão julgados pelo que está escrito nos livros. Não haverá injustiça porque o mesmo que legislou também julgará (Tg 4.12). A presença do livro da vida nessa ocasião é certamente para provar aos céticos que seus nomes não se encontram nele. Ler o incidente de Mt 7.22,23.

6. A renovação dos céus e terra. Isto se dará mediante fogo. Ler 2 Pe 3.7-10,12. Começará agora uma nova ordem. As obras humanas serão queimadas. Este ato extinguirá o pecado do Universo todo. Dar-se-á o pleno cumprimento na esfera do cosmos, de Jo 1.29. “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Surgirão novos céus e nova terra.

7. O eterno e perfeito estado. João, o evangelista, escreveu: “Vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe” (Ap 21.1). Aqui, o pecado terminou o seu curso maligno. Os salvos estarão glorificados. Os perdidos estarão no seu lugar — o Inferno. Céus e terra estarão renovados e sem pecado e mal, como eram no princípio. Deus será tudo em todos (1 Co 15.28).

Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS

Lições bíblicas CPAD 1985

A EXCELÊNCIA DA PALAVRA DE DEUS

A EXCELÊNCIA DA PALAVRA DE DEUS

TEXTO ÁUREO = Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho” (SI 119: 105 ).

VERDADE PRÁTICA = A Palavra de Deus enriquece a alma, proporcionando conhecimento e sabedoria para a vida cristã em todos os aspectos.

LEITURA BÍBLICA = SALMO 119.1,4,5,7,9,10-12,16.

INTRODUÇÃO

Embora não se saiba quem é o autor desse poema gigante do Saltério, o Salmo 119 muito ensina sobre o valor da Palavra de Deus. Neste salmo, cada letra do alfabeto hebraico dá início a uma série de oito versículos, num total de 22 estrofes. De sua leitura, pode-se entender que seu propósito é exaltar a excelência da Lei do Senhor.

1. POR QUE A PALAVRA DE DEUS É EXCELENTE

1. Ela é pura. Não há mistura na Palavra de Deus. Em toda a Escritura Sagrada, não há uma só discordância quanto à essência da mensagem. Os inimigos da Palavra já procuraram desacreditá-la, apontando discrepâncias e contradições, mas em vão. As divergências sugeridas são apenas aparentes, porque “as palavras do Senhor são palavras puras como prata refinada em forno de barro e purifica sete vezes” (SI 12.6). É puríssima (Sl 119.140).

2. Ela é reta. a segue uma linha de pensamento que, começando no Gênesis, termina no Apocalipse, mas sem quaisquer desvios ou mistificações apesar de ter sido escrita por cerca de 40 homens, durante quase 1.600 anos, nos mais diversos lugares. A mensagem da Bíblia é uma só: O amor de Deus e o seu plano para a salvação do homem. “Porque a palavra do Senhor é reta, e todas as suas obras são fiéis” (SI 33.4).

3. Ela é santa. A Palavra de Deus identifica-se com a natureza divina, que é santa. Os seres celestiais, no Apocalipse, cantam: “Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir” (Ap 4.8). A palavra do homem, quase sempre, tem verdade e mentira, realidade e engano, mas a palavra de Deus é santa (Sl 105.42).

4. Ele é lâmpada e luz. Somente a Palavra de Deus tem o Poder de iluminar o caminho do homem. Há muitos, por aí, que se dizem iluminados pelas filosofias de Buda, de Confúcio, e de outros, mas, na verdade, estão em trevas. “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho” (Sl 119.105).

5. Ela é verdade absoluta. Em J0 17.17, Jesus declarou: “...a tua palavra é a verdade”. Não é uma verdade entre outras, como pensam os sábios segundo o mundo. A palavra de Deus é “a” verdade, no sentido absoluto, pois é a revelação do Deus Criador, Onipotente, Onisciente, Onipresente. Santo, Justo e Salvador. O salmista é categórico: “A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre” (SI 119.160).

6. É o poder de Deus. Paulo, falando aos coríntios, foi enfático: “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus” (1 Co 1.18). As palavras, as filosofias, os ensinos, as idéias e os pensamentos dos mestres do mundo conseguem, no máximo, apenas reformar vidas. Mas a Palavra de Deus transforma o mais vil pecador numa nova criatura: ela, em si mesma, é e tem o poder de Deus.

7. E viva e eficaz. Até hoje, nenhum cirurgião conseguiu descobrir onde fica a divisão da alma e do espírito. Os médicos só podem agir sobre o corpo. Quanto à mente, limitam-se a trabalhar o comportamento observável do homem. Contudo, “...a palavra de Deus... penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e tenções do coração” (Hb 4.12). A Palavra de Deus tem vida e é eficaz, ou seja, produz efeitos, muda comportamentos, transforma vidas.

II. O QUE A PALAVRA DE DEUS PRODUZ NO HOMEM

1. A Palavra de Deus Transforma. Transformar é “dar nova forma, feição ou caráter; tornar diferente do que era; mudar, alterar...” (Dic. Aurélio). Todos os significados da palavra transformar, no sentido mais elevado do termo, podem ser aplicados ao que a Palavra de Deus produz na vida de uma pessoa que a ouve e a recebe em seu coração.

a) Dá nova vida. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Co 5.17).

b) Liberta do pecado. Os que “andam na lei do Senhor não praticam iniqüidade, mas andam em seus caminhos” (v3). O poder transformador da Palavra de Deus faz com que o homem ímpio deixe os seus maus procedimentos, e passe a andar segundo a orientação de Deus.

c) A Palavra de Deus purifica o interior do ser humano. “Como purificará o jovem o seu caminho?” (v. 9). O salmista faz essa indagação porque, em todos os tempos, o comportamento dos jovens sempre foi alvo da tentação do inimigo. Mas a resposta vem logo em seguida: o jovem pode purificar o seu caminho, “observando-o conforme a tua palavra”. Na verdade, não só ao jovem se aplica essa verdade, mas as pessoas de todas as faixas etárias.

2. A Palavra de Deus produz vida eterna. Jesus disse: “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna...” (Jo 524)

III. A AUTORIDADE ABSOLUTA DA PALAVRA DE DEUS

1. Esta acima da razão humana. A razão humana só aceita aquilo que pode ser percebido pelos sentidos naturais, que pode ser provado empiricamente. É por isso que a Bíblia declara: “...a palavra da cruz é loucura para os que se perdem” (1 Co 1.18). Diante disso, Deus destrói a sabedoria dos sábios e aniquila a inteligência dos inteligentes (1 Co 1.19-20). A Palavra de Deus contém “coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu e não subiram ao coração do homem” (1 Co 2.9).

2. Não pode ser contestada pela Igreja. Paulo, doutrinando o jovem Timóteo, ordena-lhe que advirta a outros para que não ensinem outra doutrina (1 Tm 1.3) e não se dêem a fábulas, “que mais produzem questões do que edificação em Deus” (1 Tm 1.4). Por ignorarem tal exortação, muitos entregam-se a”vãs contendas, querendo ser doutores da lei e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam” (1 Tm 1.6-7).

3. Não pode ser questionada pelo misticismo. O misticismo tem tomado conta de nossa época. A chamada “Nova Era” tem chegado até mesmo a certas igrejas. Sonhos, revelações e profecias, ou profetadas, têm procurado ultrapassar a Palavra de Deus. Isso não tem sentido, pois a Palavra já está completa. Não se deve modificá-la, sob pena de incorrer-se em castigo severo (Ap 22,18- 19).

4. É a única regra de fé e prática. Para o cristão verdadeiro, livros podem ser escritos; pensamentos podem ser expostos. Mas nada toma o lugar da Palavra de Deus. A Igreja Cristã, ao ‘contrário das seitas, só tem a Bíblia, a Palavra de Deus, como única regra de fé e prática. Fora da Bíblia, nada prevalece como doutrina ou ensino a ser seguido.

5. Sua ética é a mais elevada do Universo. Ética é a parte da Filosofia que estuda o que é certo e errado. A ética humana parece um pantanal sem fim, O que era certo há poucos anos, agora é errado; o que era errado, agora é certo. Adultério não é mais crime. Homossexualismo não é mais crime. E aceito amplamente pela ética humana, O aborto, crime inominável, é legal em muitos países. Agora, já se pensa em clonagem (cópia) de seres humanos; o homem mortal tenta invadir uma área que só a Deus pertence. Graças a Deus, que a Bíblia, em termos de ética, é inabalável. Pecado é pecado. Abominação é abominação, ontem, hoje e sempre. As obras da carne (GI 5.19-21) jamais deixaram de ser contrárias à Lei de Deus.

CONCLUSÃO

A Palavra de Deus é excelente sob todos os aspectos que se possa considerar. Individualmente, ela deve ser acatada com fé, amor e profunda gratidão. Coletivamente, deve ser aceita como única regra de fé e prática. No culto cristão, deve ter prioridade máxima. Infelizmente, em muitos cultos, quase não há espaço para a - exposição da Palavra de Deus. A cantoria toma conta do tempo. A palavra fica em último plano. Que Deus nos ajude a ser gratos pela sua palavra, e que possamos pô-la em prática em nosso viver.

Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS

Lições bíblicas CPAD 1997

QUANDO NÃO SOU ENTENDIDO

QUANDO NÃO SOU ENTENDIDO

Salmo 56.5-6 "Todo o dia torcem as minhas palavras; os seus pensamentos são todos contra mim para o mal. Ajuntam-se, escondem-se, espionam os meus passos, como aguardando a hora de me darem cabo da vida".

Extremamente no dia a dia nesse procedimento nós somos mal interpretados, como vimos no texto anterior Davi se queixa para Deus dizendo que constantemente suas palavras eram desvirtuadas e alteradas, sentia-se vigiado, como que uma tocaia sempre pronta a assolar sua vida.

Dificuldades, frustrações e solidão, são experiências normais em uma vida cristã, que está sendo desenvolvida e buscando a cada dia eliminar os hábitos do velho homem e buscar a desenvolvimento do novo homem em Cristo.

Nesse nosso conflito e provação, estamos muitas vezes sendo julgados por outrem, pessoas que não conhecem nossa história de vida, vem até nós e nos dizem que estamos naquela situação, porque, não temos afinal um propósito de vida, somos desleixados, estamos em pecado, somos infiéis, orgulhosos, fracos na fé, etc. a grande verdade nisso tudo é que não devo preocupar-me em termos de luta e provação com a vida de outrem, mas antes estar interessado naquilo que o Senhor requer de mim, veja o que o Senhor Jesus diz a Pedro, acerca de suas preocupações com outros: "Vendo-o, pois, Pedro perguntou a Jesus: E quanto a este? Respondeu-lhe Jesus: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me" (João 21.21-22).

Devemos antes e diante do Senhor nos preocupar com os nossos próprios tratamentos de vida. A Palavra de Deus diz em Romanos 14.4 "Quem és tu que julgas o servo alheio? Para o seu próprio senhor está em pé ou cai; mas estará em pé, porque o Senhor é poderoso para o suster".

Mesmo quando injuriado e caluniado, devo andar em simplicidade, deixando para Deus a vingança, ele é o vingador e o Senhor de todas as situações e circunstâncias.

O mundo, a igreja e eu mesmo, temos que compreender que o motivo das aflições e provações que tenho passado, tem seu cerne e raiz, em primeiro lugar porque Deus está qualificando a minha fé, tornando minha fé, numa fé sadia, veja 1 Pe 1.6-7, "Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo".

Judas 1.18 "os quais vos diziam: No último tempo, haverá escarnecedores, andando segundo as suas ímpias paixões".

Jó 17.2 "Estou, de fato, cercado de zombadores, e os meus olhos são obrigados a lhes contemplar a provocação".

Salmos 140.1 "Livra-me, SENHOR, do homem perverso, guarda-me do homem violento".

Salmos 10.8 "Põe-se de tocaia nas vilas, trucida os inocentes nos lugares ocultos; seus olhos espreitam o desamparado".

Miquéias 7.2 "Pereceu da terra o piedoso, e não há entre os homens um que seja reto; todos espreitam para derramarem sangue; cada um caça a seuirmão com rede".

Salmos 17.8 "Guarda-me como a menina dos olhos, esconde-me à sombra das tuas asas".

Salmos 64.2 "Esconde-me da conspiração dos malfeitores e do tumulto dos que praticam a iniqüidade".

Por:- Evangelista Isaias Silva de Jesus