4 de novembro de 2019

A Rebeldia de Saul e a Rejeição de Deus


A Rebeldia de Saul e a Rejeição de Deus

TEXTO ÁUREO

Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei. 1 Samuel 15.23

Saul rejeitou a Palavra de Deus, por isso Deus o rejeitou , assim como havia rejeitado Eli e sua família ( 1 Samuel 2.29,30; Gálatas 6.7,8). A partir daquele momento Saul não contaria mais com o apoio de Deus para reinar em Israel, suas orações não seriam ouvidas, Deus não estaria com ele, pequenas coisas lhe causariam medo, Saul viveria ainda vários anos atormentado pela agonia da rejeição, sem comunicação com Deus ou com Samuel. Passou a consultar médiuns e adivinhos para tentar saber o rumo de sua vida ( 1 Samuel 28.7).

O destino de Saul deve causar em nós uma séria reflexão sobre as consequências da desobediência. Samuel transmitiu a Saul uma ordem de Deus ( 1 Samuel 15.1-3), Saul e o povo destruíram os amalequitas a fio de espada, porém Saul e o povo perdoaram a agague:

8.E tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas; porém a todo o povo destruiu a fio de espada.
9.E Saul e o povo perdoaram a Agague, e ao melhor das ovelhas e das vacas, e às da segunda sorte, e aos cordeiros, e ao melhor que havia e não os quiseram destruir totalmente; porém a toda coisa vil e desprezível destruíram totalmente.
1 Samuel 15.8,9

Tanto o rei Saul quanto o povo Israelita foram rebeldes a palavra de Deus ( 1 Samuel 15.2,3; 8,9), Deus ordenou a destruição total dos amalequitas, desde homens, mulheres e até crianças, além dos animais porque Deus não vê como o homem vê ( 1 Samuel 16.7).

Muitas vezes tem-se a impressão que Deus mandou os israelitas atacarem e matarem gente inocente, poucos percebem mas a Bíblia deixa claro que as nações inimigas de Israel não eram nem inocentes e nem ignorantes com relação a Deus. As nações inimigas de Israel já tinham ouvido falar do Deus de Israel, mas, o rejeitaram.

Quando os 2 espias foram enviados para espionar a “terra da promessa” a prostituta Raabe lhes disse:
9.e disse ( Raabe) aos homens: Bem sei que o SENHOR vos deu esta terra, e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desmaiados diante de vós.
10.Porque temos ouvido que o SENHOR secou as águas do mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Seom e a Ogue, que estavam dalém do Jordão, os quais destruístes.
11.Ouvindo isso, desmaiou o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o SENHOR, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra.
Josué 2.9-11

Percebemos que as nações inimigas de Israel já tinham ouvido falar do Deus verdadeiro, mas o rejeitaram. Consequentemente todas aquelas nações ( tidas como inimigas de Israel) pecaram.
Sobre este tipo de pessoas Paulo escreveu:

21.porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
22.Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
23.E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
24.Pelo que também Deus os entregou às concupiscências do seu coração, à imundícia, para desonrarem o seu corpo entre si;
25.pois mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém!
Romanos 1.21-25

O peso e a balança de Deus são justas ( Provérbios 16.11), Deus não comete injustiças.

Podemos perceber dentro do contexto bíblico que todas as nações pagãs que Deus ordenou que israel destruísse tiveram a oportunidade de conhecer a Deus, mas o rejeitaram. Por isso tais nações foram destruídas totalmente.

Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado.
2 Pedro 2.21

Deus disse a Samuel que havia se arrependido de ter posto Saul como rei sobre Israel ( o arrependimento de Deus não é como o arrependimento humano, o arrependimento humano gera profundo pesar por um erro cometido, enquanto que o arrependimento de Deus é apenas basicamente uma mudança de idéia).
Deus disse a Samuel que se arrependeu porque Saul deixou de seguir a Deus e não executou as palavras de Deus.

“Então, veio a palavra do SENHOR a Samuel, dizendo:
Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir e não executou as minhas palavras. Então, Samuel se contristou e toda a noite clamou ao SENHOR.”
1 Samuel 15.10,11

Aqui está o erro de muitos daqueles que foram escolhidos por Deus para realizar alguma obra, ou função, muitos que foram escolhidos por Deus para realizarem alguma tarefa deixaram de seguir a Deus e não executaram as palavras de Deus.

1- Definir Rebeldia

Rebeldia significado: Ato ou efeito de se rebelar, atitude insubordinada, qualidade ou característica de rebelde, desobedecer uma ordem, portar-se de maneira antiética, não honrar a Deus.

Rebelião significado: Insurreição, oposição forte, atitude de soberba, manifestação de orgulho, se considerar superior diante de outras pessoas, ou mesmo diante de Deus.

“O rei de todos os pecados é o orgulho”

Nenhum outro pecado é maior que o orgulho, além do orgulho ou presunção, todos os outros vícios - embriaguez, pecados sexuais, cobiça, violência, e etc., não passam de insignificancias se comparados a montanha do orgulho.

O orgulho derrubou satanás, derrubou Adão, derrubou tantos outros ao longo da história. O orgulho é algo tão terrivelmente sério que a Bíblia diz que Deus resiste aos soberbos.

...Portanto, diz: Deus resiste aos soberbos ( orgulhosos), dá, porém, graça aos humildes.
Tiago 4.6

...porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
1 Pedro 5.5

Certamente ( Deus) ele escarnecerá dos escarnecedores ( em geral, todo zombador é orgulhoso), mas dará graça aos mansos.
Provérbios 3.34
E o que a si mesmo se exaltar será humilhado ( quem se exalta a si mesmo não pode negar que tem um coração orgulhoso, rebelde, irreverente); e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.
Mateus 23.12

Deus simplesmente resiste aos orgulhosos ( soberbos, rebeldes, irreverentes) porque o orgulho impede tais pessoas de amar a Deus de todo o coração, de toda a alma e de todo o pensamento. Uma pessoa orgulhosa também não consegue amar seu próximo com amor verdadeiro.

34.E os fariseus, ouvindo que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se no mesmo lugar.
35.E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo:
36.Mestre, qual é o grande mandamento da lei?
37.E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
38.Este é o primeiro e grande mandamento.
39.E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
40.Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Mateus 22.34-40

A Bíblia ensina que o cristão deve respeitar todas as autoridades, inclusive os líderes da “igreja”, jamais ser isubmisso, rebelar-se ( Romanos 13.1). O cristão tem como dever orar pelas autoridades ( 1 Timóteo 2.1,2).

Entretante, segundo as Escrituras, o cristão não deve sujeitar-se a uma autoridade quando a prioridade da justiça está em risco, e quando há violação dos princípios bíblicos.

...Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.
Atos 5.29

Porém o ato de não se submeter ao erro não dá ao cristão o direito de usar de ataques com palavras indecorosas, motins e exposições indecorosas em redes sociais. Tem uma frase interessante que diz: “Só abra a tua boca se as tuas palavras forem melhores do que oteu silêncio”.
Pense nisso.

Note que no Antigo Testamento vemos que os três amigos de Daniel não se sujeitaram a ordem do rei, eles seriam lançados no fogo por desobedecer a ordem do rei. Porém, ainda assim, demonstraram respeito para com o monarca, não pronunciando palavras ofensivas ( Daniel 3.16,17).
O verdadeiro cristão mede bem as palavras, pois sabe que disto depende também a sua vida espiritual ( Mateus 12.37).

2 – A Rebeldia de Saul

Por ordem expressa de Deus Samuel ordenou a Saul que matasse os amalequitas porque a medida dos seus pecados estava completa:

8.Então, veio Amaleque e pelejou contra Israel em Refidim.
9.Pelo que disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, e peleja contra Amaleque;
amanhã, eu estarei no cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão.
10.E fez Josué como Moisés lhe dissera, pelejando contra Amaleque; mas Moisés, Arão e Hur subiram ao cume do outeiro.
11.E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas, quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia.
12.Porém as mãos de Moisés eram pesadas; por isso, tomaram uma pedra e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado, e o outro, do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs.
13.E, assim, Josué desfez a Amaleque e a seu povo a fio de espada.
14.Então disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro e relata-o aos ouvidos de Josué: que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus.
15.E Moisés edificou um altar e chamou o seu nome: O SENHOR é minha bandeira.
16.E disse: Porquanto jurou o SENHOR, haverá guerra do SENHOR contra Amaleque de geração em geração.
Êxodo 17.8-16

Os amalequitas eram descendentes de Esaú ( Gênesis 36.12,16).                                                      A desconsideração dos amalequitas para com Deus e o ataque ao povo de Deus ( Êxodo 17.8) colocou-os sub o julgamento de Deus.

17.Lembra-te do que te fez Amaleque no caminho, quando saíeis do Egito;
18.como te saiu ao encontro no caminho e te derribou na retaguarda todos os fracos que iam após ti, estando tu cansado e afadigado; e não temeu a Deus.
19.Será, pois, que, quando o SENHOR, teu Deus, te tiver dado repouso de todos os teus inimigos em redor, na terra que o SENHOR, teu Deus, te dará por herança, para possuí-la, então, apagarás a memória de Amaleque de debaixo do céu; não te esqueças.
Deuteronômio 25.17,18


O tratamento que os israelitas sofreram as mãos dos amalequitas estava gravado na memória dos israelitas e infelizmente para os amalequitas, também estava gravado na memória de Deus, os amalequitas atacaram os fracos, cansados e afadigados, ninguém que temesse a Deus teria feito isso, mas os amalequitas fizeram.

Quase todo mundo está sempre pronto a lembrar que Deus é amor, mas muitos se esquecem que, Deus também é igualmente justiça.

Saul deveria ter destruído todos e tudo, pois os amalequitas estavam sob o julgamento divino, porém Saul não obedeceu a ordem divina.

10.Então, veio a palavra do SENHOR a Samuel, dizendo:
11.Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir e não executou as minhas palavras. Então, Samuel se contristou e toda a noite clamou ao SENHOR.
1 Samuel 15.10,11

É interessante notar que quando Samuel chegou até Saul, ele ( Saul) imediatamente disse: ...Bendito sejas tu do SENHOR; executei a palavra do SENHOR ( 1 Samuel 15.13), primeiro Saul quis bajular a Samuel, pois ser chamado de homem de Deus não era algo pra qualquer um, depois Saul disse que havia cumprido a ordem divina, hoje em dia existem muitos assim, que querem bajular aqueles que tem “honra” dada por Deus na tentativa de obterem elogios e alguma outra vantagem.

A resposta dada por Samuel foi muito interessante e nos ensina uma lição valiosa:
Então, disse Samuel: Que balido ( barulho feito por um grande numero de ovelhas), pois, de ovelhas é este nos meus ouvidos, e o mugido de vacas que ouço?
1 Samuel 15.14

Aqui aprendemos que, uma pessoa que está no erro ( no pecado) não consegue se esconder por muito tempo, se a mascara não cair, Deus tira.

..nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido.
Lucas 12.2

O que Deus mais requer de seus servos é a obediência:
Jesus respondeu e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.
Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.
João 14.23,24

Estes versículos nos fazem refletir:
Será que estamos realmente amando a Deus?
Jesus foi bem claro, quem ama, guarda a palavra ( ou seja, anda em obediência a Palavra de Deus).

3 – Saul: Um Líder sem Critérios

Uma das provas que Saul não tinha critérios para a liderança era a sua impaciência. Ele não sabia esperar, em certa ocasião Samuel havia dito para que Saul esperasse até a sua chegada.

Tu, porém, descerás diante de mim a Gilgal, e eis que eu descerei a ti, para sacrificar holocaustos e para oferecer ofertas pacíficas; ali, sete dias esperarás, até que eu venha a ti e te declare o que hás de fazer.
1 Samuel 10.8

Porém Saul não obedeceu:

8.E esperou sete dias, até ao tempo que Samuel determinara; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo se espalhava dele.( A precipitação é um laço Provérbios 20.25)
9.Então, disse Saul: Trazei-me aqui um holocausto e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto.( Saul não era sacerdote, de acordo com as regras estritas da legislação mosaica, Samuel como levita e reconhecido profeta nacional poderia oferecer sacrifícios, mas Saul não)

10.E sucedeu que, acabando ele de oferecer o holocausto, eis que Samuel chegou; e Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar.( Provavelmente o atraso de Samuel veio da parte de Deus, para testar Saul, a impaciência de Saul causou um ato tolo, e depois disso Saul saiu para saudar a Samuel como se nada de mais tivesse acontecido)

11.Então, disse Samuel: Que fizeste? Disse Saul: Porquanto via que o povo se espalhava de mim, e tu não vinhas nos dias aprazados, e os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás,( vendo a fumaça e o cheiro de animais queimados sobre o altar, Samuel logo percebeu o que havia acontecido, para os que pouco sabiam sobre Deus e sua Palavra, o ato de Saul pareceu “nada de mais”, mas para um homem de Deus aprovado e conhecedor da Palavra era uma grave violação da lei, uma questão realmente importante.

Saul também quis por a culpa de seu ato tolo em Samuel, e tu não vinhas nos dias aprazados ( vers.11), assim fazem aqueles que não obedecem a Deus e a sua palavra, estão sempre prontos a culpar os líderes religiosos, os irmãos, o govrno e tudo e todos para tentar justificar seus próprios erros)

12.eu disse: Agora, descerão os filisteus sobre mim a Gilgal, e ainda à face do SENHOR não orei; e forcei-me e ofereci holocausto.( Saul disse que foi forçado pelas circunstâncias, isto lembra um velho ditado que diz: “A ocasião faz o ladrão”, ou seja, ninguém é realmente culpado, a culpa é das circunstâncias, da sociedade. Mas este modo de pensar contraria as Escrituras, a ocasião não faz o ladrão, a ocasião apenas revela o ladrão, ou seja, o homem que diz que deixou de saguir a Deus, não conseguirá jamais lançar a culpa de seus próprios erros em Deus).

13.Então, disse Samuel a Saul: Agiste nesciamente e não guardaste o mandamento que o SENHOR, teu Deus, te ordenou; porque, agora, o SENHOR teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre.( As desculpas de Saul nada adiantaram, ele certamente sabia o que a lei exigia e o que a lei não exigia).
1 Samuel 13.8-13

Saul falhou em obedecer os mandamento de Deus.
Para o homem de Deus o que é ter sucesso no ministério?
É ter uma agenda lotada, um estilo de vida confortável, é ter um ou mais dons? Não. Nada disso.
O sucesso no ministério não está somente em ser separado para um cargo, mas sim na obediência completa a Deus e a sua palavra.
Lebremos-nos das Palavras de Salomão:

Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; ...
Eclesiastes 7.8

Alguns dizem, Ah, mas os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis, Deus não retira os dons e vocação de ninguém, se a pessoa for infiel Deus não a rejeitará para a obra do ministério.

Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.
Romanos 11.29

Esse tipo de pensamento e compreensão errada das Escrituras se dá pelo fato de as pessoas pegarem versículo isolados, sem analisar o contexto do texto.


As Palavras de Romanos 11.29 se referem aos privilégios de Israel mencionados em Romanos 9.4,5 e 11.26. O contexto desta passagem tem a ver com Israel e os propósitos de Deus para aquela nação, nada tem a ver com os dons espirituais ou a vocação ministerial relacionados com a obra do Espírito Santo na “igreja”( confira Romanos 12.6-8 e 1 Coríntios 12).

A chamada ministerial ou ingresso no minstério e permanência nele dependem da conduta do cristão. Deus rejeitou Eli e sua família para que não exercessem o ministério, rejeitou Saul para que não fosse mais rei, e Deus rejeita todos aqueles que não são fiéis na sua chamada ministerial.
Deus não rejeita ninguém para salvar ( 1 Timóteo 2.4; João 6.39; Ezequiel 18.23), mas rejeita para o exercício ministerial, por assim dizer, caso a pessoa seja infiel em sua função ministerial, muitos infieis podem ser reconhecidos pelos homens, mas não por Deus ( Mateus 7.22.23).

Prof: José Junior

e-mail: subsidiosebdandradina@gmail.com

Fontes:

Enciclopédia Bíblica R. N. Champlin,
Comentário Bíblico Broadman,
Comentário Bíblico Beacon,
Bíblia de Estudos Pentecostal,
Comentário Bíblico Africano, Pequena
Enciclopédia Bíblica Orlando Boyer,
Bíblia de Estudos Arqueológica,
Comentário Bíblico Russel Shedd,
Bíblia de Estudos MacArthur,
Apontamentos teológicos Prof: José Junior

Se este estudo foi útil pra você, compartilhe, abençoe alguém

...de graça recebestes, de graça dai. Mateus 10.8