9 de dezembro de 2019

As Consequências do Pecado de Davi


As Consequências do Pecado de Davi
Texto Áureo:

Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para que te seja por mulher.
2 Samuel 12.10

Davi agiu com rudeza ( aspereza) e violência e agora ele seria tratado com rudeza e violência por pessoas de dentro e de fora de sua casa.

..tudo o que o homem semear, isso também ceifará.  Gálatas 6.7

Davi passaria por terríveis dores e sofrimentos que lhe mostrariam como opera a lei da semeadura e colheita. ( Na vida, primeiro você planta, o que você planta é opcional, mas a colheita é “obrigatória”, você colherá o que plantar, seja algo bom ou ruim, você será obrigado a colher).

A história de Davi nos ensina a não brincar com o pecado, não podemos arriscar ou desafiar o pecado, pois o pecado é destruidor e os seus resultados são trágicos, não importa quão cheia do Espírito Santo seja uma pessoa, não importa quão aprofundado sejam os conhecimentos bíblicos de uma pessoa, não importa o quão uma pessoa é usada por Deus, se tal pessoa não vigiar e orar, irá cair no lamaçal do pecado e sofrerá terríveis consequências.

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.
Mateus 26.41

1- Conceituar o pecado no antigo e no novo testamento

Pecado: O pecado é iniquidade, diz 1 João 3.4. Iniquidade significa injustiça, vem do grego  Adikia, literalmente injustiça. Não é apenas a Lei dada por intermédio de Moisés que define o que é pecado e o que não é, mas sim toda e qualquer revelação de Deus durante todos os tempos.

Isto inclui os mandamentos especificos da Biblia, os princípios biblicos de conduta (por exemplo, 1 Co 10.31 - Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus. ) e leis que não se mencionam especificamente na Biblia Sagrada, mas que podem ser consideradas diretrizes dadas pelos líderes indicados por Deus (por exemplo, Hebreus 13.17; Efésios 6.1 ).

Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. Hebreus 13.17

Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Efésios 6.1

Portanto, o pecado nao é somente alguma coisa contrária ao que Deus disse que o homem nao deveria fazer, mas e também algo contrário ao que Deus não quer que o homem faça, com base nos principios revelados. Dessa forma, uma definição completa e inclusiva do pecado seria: O pecado é tudo o que é contrário ao caráter de Deus. Como a glória de Deus é a revelação do seu caráter, o pecado e uma insuficiência do homem em relação a glória ou ao caráter de Deus (- Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, Rm 3.23).

No hebraico temos a palavra “hatah” e no grego temos a palavra “hamartia”,  essas palavras podem ser definidas de maneira mais pormenorizadas como vemos na revista, no tópico um da lição, mas de uma maneira geral, ambas trazem o sentido de: errar o alvo, falhar, fracassar, desviar-se do caminho.

Assim percebemos que o pecado é sempre maléfico, nunca tráz o bem aqueles que se entregam a ele.

Lembre-se: O pecado não quer algo de você, o pecado quer tudo de você, o pecado não tirará apenas um tempinho seu de maneira que você saboreará o pecado sem se preocupar com as consequências,  o pecado é como um cartão de crédito, o indivíduo usa, usa e usa o quanto quiser, mas, um dia, chegará a conta a se pagar, e o preço é sempre altíssimo.

Neste tópico vale destacar ( contrariando os calvinistas e também os antigos hebreus) que Deus não é o autor do pecado.
Analisemos o seguinte versículo:

Eu formo a luz e crio as trevas; eu faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas essas coisas.
Isaías 45.7

Observando este versículo de Isaías, até parece que Deus é o autor do pecado, visto que o versículo diz que ele é o autor do mal. Mas não é bem isso que o versículo está dizendo.
Fazia parte da doutrina hebraica comum acreditar que Deus é o autor de tudo, na visão dos antigos hebreus o bem e o mal vinham de Deus ( Jó 2.10).

Quando o texto diz,  crio o mal, está falando de desgraças ou calamidades, tais como as pragas do Egito, o dilúvio, as mortes de Uzá, Ananias e Safira, etc.
Deus não é o autor do pecado, muitos calvinistas costumam acreditar que Deus criou o pecado, porque Deus sabe de tudo o que vai acontecer antes que aconteça, por isso, segundo muitos calvinistas, Deus criou o pecado e fez o homem pecar.

Mas não, não é isso. Deus sabia sim que o homem pecaria, mas Deus não determinou isso, o fato de Deus saber que o homem pecaria antes de ele pecar, se dá pelo fato de que, nós estamos dentro do tempo, o tempo é uma criação de Deus e Deus não está dentro do tempo, Deus está fora do tempo, por isso Deus sabe tudo o que vai acontecer antes que aconteça, porque Deus está fora do tempo. Deus  não planejou o mal para o ser humano, mas Deus sabe o que vai acontecer, antes que aconteça porque Deus está fora do tempo.

2 – Mostrar a repreensão do profeta Natã ao rei Davi

De acordo com  2 Samuel 11.27 podemos perceber que havia se passado cerca de 1 ano desde as terríveis atrocidades cometidas por Davi. Ao que parece Davi até então, não havia se arrependido e não confessaria o seu pecado. Mas aquele que comete pecado não deixará de sofrer as consequências, Davi logo aprenderia isso.

Podemos tirar várias lições e fazer várias aplicações sobre a alegoria do profeta Natã relatando a ação de um homem rico que pela força, se apropriara da cordeirinha única e amada de um pobre ( 2 Samuel 12.1-6).
Analisemos bem o texto:

1.E o SENHOR enviou Natã a Davi; e, entrando ele a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre.
2.O rico tinha muitíssimas ovelhas e vacas;
3.mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela havia crescido com ele e com seus filhos igualmente; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha.
4.E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para guisar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre e a preparou para o homem que viera a ele.
5.Então, o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o SENHOR, que digno de morte é o homem que fez isso.
6.E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa e porque não se compadeceu.
7.Então, disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel e eu te livrei das mãos de Saul;                                                                      2 Samuel 12.1-7

Repare no texto acima que Deus enviou o profeta Natã até Davi, Deus havia dado a Natã um recado para que Natã o transmitisse a Davi, do vers. 1 até o versículo 6 vemos Natã contar a Davi uma pequena história.

Repare que é apenas no vers. 7 que Natã transmite o recado de Deus.
Natã usou de muita sabedoria ( dada por Deus, é claro) para “preparar o terreno” do coração de Davi, para só então, transmitir o recado de Deus a Davi ( vers. 7).

Na nossa vida, muitas vezes se faz necessário ter conversas difíceis com pessoas difíceis ( As pessoas podem ser difíceis por várias razões diferentes).

Mas na vida, se quisermos evitar problemas para nós e para outras pessoas também, precisamos ter em mente que, o mais importante, ou tão importante quanto o assunto, é a forma como entraremos no assunto.

A forma como se expressa o assunto é tão importante quanto o assunto.
Ao ter uma conversa difícil com alguém, você deve tomar alguns cuidados para que a pessoa te ouça, reflita e não passe a odiar você.

Tenha em mente que, O SEU TOM DE VOZ É O PILOTO QUE CONDUZ A REAÇÃO DAS PESSOAS A SUA VOLTA.

Se você usar o tom de voz correto e fazer a pessoa refletir, você conseguirá influenciar as pessoas. Você conseguirá persuadí-las.

Note que há uma diferença entre persuadir e manipular.

Manipular é quando é uma coisa que você ganha e a outra pessoa perde.

Persuasão é quando você ganha e a outra pessoa também.
Entendeu?

Foi isso que Natã fez com Davi. Natã não chegou dizendo, Davi, eu fiquei sabendo de umas historinhas, Natã não disse, Davi, você é louco, o que você fez? Natã também não disse, Davi, relaxa, não fica bravo comigo não, eu sei que você é o rei, olha fica calmo por favor…

Não. Natã era um homem muito inteligente, ele usou o tom de voz certo, ele fez Davi refletir diante de uma reflexão bem elaborada, e só depois, Natã transmitiu o recado de Deus ( Assim diz o SENHOR,vers. 7).

Esta é a melhor forma de conversar com alguém que está com a consciência morta, sem perceber que está no erro, distante de Deus.

Sempre que você precisar ter uma conversa difícil com alguém, lembre-se de usar o tom de voz certo, faça perguntas que façam a pessoa refletir, tome cuidado com suas expressões faciais para que a pessoa não se sinta retraída, faça a pessoa entender que pode contar com a sua ajuda.

O profeta Natã não deixou de entregar a mensagem de Deus para Davi, não mudou a mensagem.

Bem aventurado o pregador que pode dizer como o apóstolo Paulo: “eu vos entreguei o que recebi do Senhor” ( 1 Coríntios 11.23).

Bem aventurado o pregador que pode dizer como Jeremias e Ezequiel: “e veio a mim a Palavra do Senhor” ( Jeremias 1.4; Ezequiel 16.1).

Bem aventurado o pregador a quem Deus fala como falou a Jonas: “prega a pregação que eu te disse” ( Jonas 3.2).

Bem aventurado o pregador que “sente o coração arder quando o Senhor fala, como os 2 discípulos no caminho de Emaús” ( Lucas 24.13-35).

3 –  Elencar as consequências do pecado de Davi

A Bíblia relata que o que semeia na carne colherá corrupção ( Gálatas 6.8), foi o que ocorreu com Davi. Davi teve que lidar com:

1- A perda de um filho.
2- O escandalo sexual de seu filho Amnon com a sua filha Tamar.

3- O assassinato de Amnom.
4 – A tentativa de usurpação do trono por Absalão, e o abuso público das comcubinas reais por este.


Dos 4 primeiros filhos de Davi ( 1 Crônicas 3.1-3), ( que eram seus sucessores imediatos, falando de forma natural), três morreram tragicamente, Amnom, Absalão e Adonias.
Muitos historiadores acreditam que Quileabe ( 2 Samuel 3.3) e Daniel ( 1 Crônicas 3.1), sejam a mesma pessoa (ou seja, o segundo filho de Davi), isto é bem possível, contudo pode haver ai uma inexatidão, haja visto que até 2 Samuel 25 podemos contabilizar que Davi teve 8 esposas ( veja o nosso estudo da lição 9 para mais detalhes), contudo a Bíblia relata ainda que Davi tomou mais mulheres e concubinas ( 2 Crônicas 3.9; 14.3-7).

Deus perdoou a Davi por seu pecado.

Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. E disse Natã a Davi: Também o SENHOR traspassou o teu pecado; não morrerás.
2 Samuel 12.13

Contudo, Davi não escaparia das consequências do pecado.
Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para que te seja por mulher.
2 Samuel 12.10

14.Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do SENHOR blasfemem, também o filho que te nasceu certamente morrerá.
15.Então, Natã foi para sua casa. E o SENHOR feriu a criança que a mulher de Urias dera a Davi; e a criança adoeceu gravemente.
16.E buscou Davi a Deus pela criança; e jejuou Davi, e entrou, e passou a noite prostrado sobre a terra.
17.Então os anciãos da sua casa se levantaram e foram a ele, para o levantar da terra; porém ele não quis, e não comeu pão com eles.
18.E sucedeu que, ao sétimo dia, morreu a criança; e temiam os servos de Davi dizer-lhe que a criança era morta, porque diziam: Eis que, sendo a criança ainda viva, lhe falávamos, porém não dava ouvidos à nossa voz; como, pois, lhe diremos que a criança é morta? Porque mais mal lhe faria.
19.Viu, porém, Davi que seus servos falavam baixo e entendeu Davi que a criança era morta, pelo que disse Davi a seus servos: É morta a criança? E eles disseram: É morta.
20.Então, Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de vestes, e entrou na Casa do SENHOR, e adorou; então, veio a sua casa e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu.

2 Samuel 12.14-20

Quando nós pecamos e buscamos o perdão em Deus com sinceridade e arrependimento, Deus perdoa nossos pecados, mas ainda teremos que arcar com as consequências do pecado.

Há ainda coisas muito interessantes ao se notar sobre os erros de Davi. Davi recebe a sentença pela boca do profeta Natã de que a criança gerada de seu adultério morreria.
Ao ver a criança adoentada Davi ora, jejua e se prostra pedindo a misericórdia de Deus para que a criança sobreviva. Mas a criança morreu mesmo com as súplicas e jejuns de Davi.
Davi então se levanta, se arruma, adora a Deus e põe-se a comer.

Os erros de Davi nos ensinam várias lições:

1- Nem toda batalha travada nos foi dada como forma de nos afligir, antes, nós mesmos geramos tal mal sobre nós.
De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados.
Lamentações 3.39

2- Nem todo período de lutas tem o propósito de necessáriamente nos trazer uma vitória, a maior parte das nossas lutas nos trazem apenas uma lição no final.

Davi reconheceu humildemente que era apenas uma lição que ele precisava aprender e não reclamou por não ter recebido o que pedia ao Senhor.

3- analisando os erros de Davi podemos perceber que:
“É impossível prejudicar alguém sem fazer o mesmo a si próprio”
… Tudo o que o homem semear, ele sem dúvida colherá ( Gálatas 6.7).

4- O que era mais perigoso para Davi não era os rugidos dos leões, não era as patas e unhas afiadas dos ursos, não era as ameaças dos seus inimigos, o grande perigo para Davi não estava na estatura e força do gigante que enfrentou.

O grande perigo para Davi estava naquela vista que ele teve do terraço de seu palácio.
Cuidado…

Pois o diabo tenta nos derrubar com armadilhas mirabolantes, mas também com armadilhas aparentemente inofensivas.

5- Davi tinha nome, Urias não. Davi era famoso, Urias não. Davi era rico, Urias não.
Nenhum homem se atreveria a se levantar contra Davi, pois ele era o grande homem da nação, qualquer um se levantaria contra Urias, pois ele era um estrangeiro em Israel.
Davi era conhecido como o homem segundo o coração de Deus, Urias não.
Mas veja o que Deus fez com Davi, por causa do mal que Davi fez a Urias.
Hoje em dia, muitos tem nome, fama, riquezas, status de homem de Deus, mas estão longe de Deus e ninguém sabe, ninguém imagina, mas tais pessoas que só tem aparência de homens de Deus, não sabem que estão na palma da mão de Deus, pois Deus vê e ouve tudo, ninguém engana a Deus.

6- Note que no caso de José do Egito, a mulher de Potifar estava perto de José e a mulher de Urias longe de Davi, o coração de José desejava obedecer a Deus, o de Davi satisfazer a si próprio, o que derruba o homem é o seu próprio coração, não culpe os outros pelos seus próprios erros.

Evitemos o pecado a qualquer custo, pois ainda que o pecado pareça inofensivo, ele sempre trará consequências gravíssimas.

Por - Prof: José Junior


Fontes:

Bíblia de Estudos Pentecostal.
Bíblia de Estudos Arqueológica,
Nomes esquecidos da Bíblia,
Comentário Bíblico Beacon,
Comentário Bíblico Broadman,
Enciclopédia Bíblica R. N. Champlin,
 Dicionário Bíblico Wycliffe,
Apontamentos teológicos José Junior.

Conheça nosso canal no Youtube: Subsídios EBD Andradina, ali você pode baixar gratuitamente os nossos estudos através dos links sempre na descrição dos vídeos.
Se você desejar receber os estudos de cada uma das lições da Revista Lições Bíblicas da CPAD, pode solicitar gratuitamente pelo Whatsapp do projeto EVANGELHO em DETALHES : 18 9 9691-1591.

Se este material for útil pra você, compartilhe.
de graça recebestes, de graça dai.
Mateus 10.8

Se o teu ministério  é ensinar, haja dedicação ao ensino;
 Romanos 12.7