19 de maio de 2021

O MINISTÉRIO DE EVANGELISTA

 

O MINISTÉRIO DE EVANGELISTA

Texto Áureo

Mas tu sê sóbrio (no grego a palavra usada aqui para “Sóbrio” é “Nepho”, que tem o sentido de “autocontrolado”, “bem equilibrado”, vigilante) em tudo (A vigilância ou autocontrole deve ser observado em cada paço do cristão, tanto nas pequenas, quanto nas grandes coisas), sofre as aflições (As aflições, ou seja, as lutas por amor ao Evangelho são uma marca na vida de todo cristão, e essas aflições, só podem ser suportadas mediante a oração e meditações diárias na palavra de DEUS), faze a obra de um evangelista (em outras palavras, faça o trabalho de alguém que tem conhecimento do Evangelho e vive o Evangelho), cumpre o teu ministério (quando DEUS dá a alguém o conhecimento sobre sua Palavra Ele espera que este alguém use o conhecimento dado por DEUS para ser um instrumento de DEUS em um mundo afundado no lamaçal do pecado).

2 Timóteo 4.5

 

Neste versículo o apóstolo Paulo faz um “apelo” a Timóteo, para que ele (Timóteo) continue sendo um “ministro ideal” do Evangelho, que não segue os falsos ensinamentos e nem a maneira de viver dos hereges.

 

1 – JESUS Envia os Setenta (Lucas 10.1-20 Não deixe de ler esta passagem na íntegra para que você possa aprender melhor e ensinar melhor)

 

1.     São Poucos os que anunciam.

 

E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos;

rogai, pois, ao Senhor da seara ( este trecho não reflete uma “má vontade de DEUS” em enviar mais obreiros, mas reflete uma falta de interesse de muitos que são chamados, mas deixam de cumprir o chamado de DEUS se escondendo atrás de “mil desculpas”) que envie obreiros para a sua seara.

Lucas 10.2

 

JESUS comissiona 70 de seus seguidores para irem à sua frente, abrindo caminho para sua passagem. O número 70 era simbólico para os judeus: era o número de anciãos eleitos para ajudarem Moisés (Números 11.16,17,24,25), era também o número de membros do sinédrio (o tribunal dos judeus). Duas questões são aqui destacadas.

Em primeiro lugar, a preparação para a obra (Lucas 10.1). JESUS envia os obreiros de dois em dois, pois é melhor serem dois do que um. Quando um cai, o outro o levanta. Envia-os como precursores a cada cidade, para prepararem o caminho por onde JESUS devia passar.

Em segundo lugar, a oração intercessória pela obra (“rogai, pois ao SENHOR da searaLucas 10.2). JESUS deixa claro que a obra sempre é maior do que a capacidade dos obreiros. Devemos, portanto, clamar ao SENHOR da seara, para mandar obreiros para a sua seara. Há uma colheita a ser feita. Os campos estão maduros, e precisamos de mais obreiros para fazer essa obra importante e urgente.

 

2.     Enviados para o meio dos lobos.

Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos.

Lucas 10.3

 

Os obreiros são enviados como ovelhas, mas as cidades para onde eles se dirigem estão cheias de lobos. A seara é grande, os trabalhadores são poucos, e o ambiente é hostil. Os obreiros não devem esperar facilidades. A perseguição é inevitável (2 Timóteo 3.12). Os lobos têm dentes afiados e garras mortais. Fritz Rienecker (pastor e teólogo alemão) tem razão ao alertar para o fato de que os discípulos não são enviados aos lobos, mas para “o meio dos lobos”.

O chamado de JESUS não é para os covardes. E impossível ser um seguidor daquele que foi crucificado sem enfrentar a hostilidade do mundo e a fúria de Satanás.

 

3.     Os sinais e as maravilhas confirmam a Palavra.

17. E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam (JESUS não repreendeu os discípulos por sua alegria, mas lhes mostrou que estavam com o “foco errado”, (veja o versículo 20). Os discípulos estavam contentes em fazer seu relatório, mas a única coisa que mencionaram em especial foi “pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam”, esta parte é sem dúvida, motivo de muita alegria para os crentes (isto é, o expulsar os demônios), mas a maior alegria para os crentes deve ser a sua salvação e o pregar o Evangelho”).

20. Mas não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos, antes, por estar o vosso nome escrito nos céus (A manifestação do poder de DEUS na vida dos crentes e através dos crentes é sem dúvida muito deslumbrante, mas a vida eterna é mais importante. “Ter cidadania do céu é mais importante do que ser respeitado pelos demônios”).

Lucas 10.17.20

 

 

Onde há crentes compromissados com DEUS e sua Palavra, haverá sem dúvidas sinais e maravilhas da parte de DEUS para confirmar sua Palavra.

Tenha em mente que, “sinais e maravilhas” não é apenas quando um

cadeirante anda, ou um cego vê, ou um surdo ouve. “Sinais e Maravilhas”

 

também é, quando as pessoas passam a andar em obediência a DEUS e sua Palavra rejeitando os prazeres do mundo e as ofertas de satanás.

 

2 A Grande Comissão (Mateus 28.19,20; Marcos 16.15-20,

não deixe de ler estas passagens na íntegra para que você possa aprender melhor e ensinar melhor)

 

1.     O alcance da Grande Comissão.

2.     O mundo está dividido em dois grupos.

3.     A grande comissão hoje.

 

 

19.   Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

 

20.   ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!

Mateus 28.19,20

 

 

Estas palavras acima, popularmente conhecidas como “A Grande Comissão” são uma ordem de JESUS a todos os crentes e não apenas aos primeiros discípulos (como erroneamente pensam alguns).

A respeito da “Grande Comissão” certa vez a missionária nova-iorquina Sophie Muller disse; “Eu não tive um chamado, Li uma ordem e a obedeci”.

Este deve ser o sentimento de cada cristão (A respeito da “Grande

Comissão). A “Grande Comissão” é uma ordem e um dever para todo cristão.

O mundo está dividido em dois grupos, os que recebem a Cristo e os que o rejeitam (Marcos 16.16), por isso os cristãos não podem deixar de lado a ordem de JESUS a respeito da “Grande Comissão”. Mas, infelizmente, a grande maioria dos que se auto intitulam “cristãos”, não estão interessados em evangelizar, não estão interessados em anunciar ao mundo o “Cristo que dizem servir”.

Grande é o numero de cristãos que não dão bom testemunho no trabalho, nem na vizinhança, nem na família e nem no meio dos amigos. Estes conhecem bem a escalação de um time de futebol, a programação da TV ou as notícias políticas, mas conhecem muito pouco ou nada a Palavra de DEUS.

E, por terem pouco conhecimento sobre a Palavra de DEUS, como cumprirão a ordem da “Grande Comissão”?

VOCÊ TEM CUMPRIDO A ORDEM DA GRANDE COMISSÃO OU TEM SIDO COMO A MAIORIA, QUE NEM SE LEMBRA QUE EXISTE A GRANDE COMISSÃO?

 

3 – O Dom Ministerial de Evangelista

1.     O conceito de “Evangelista”.

2.     O papel do Evangelista.

3.     A finalidade do ministério do Evangelista.

 

 

A palavra “EVANGELISTA” ocorre apenas 3 vezes na Bíblia (Atos 21.8; Efésios 4.11; 2 Timóteo 4.5).

 

A primeira pessoa a ser chamada de “EVANGELISTA” na Bíblia é Filipe (Um dos 7 diáconos eleitos pelos discípulos em Atos 6.1-7).

O termo grego “Euangelistês” traduzido em nossas versões bíblicas por “Evangelista” é uma referência a alguém que é um “Proclamador do

Evangelho, anunciador de Boas Novas”, o Evangelista não é apenas um pregador, mas, um pregador que anuncia o Evangelho com detalhes.

Para ser um Evangelista é preciso “conhecer a DEUS”. Se o Evangelista não conhecer DEUS, ele não pode ser chamado Evangelista. “Eu só posso apresentar para o outros aquilo que eu conheço”.

Ou seja, eu como Evangelista preciso conhecer bem e ter intimidade com DEUS, preciso conhecer bem a Bíblia (2 Timóteo 2.15).

Alguém que é chamado ou reconhecido pelos homens como Evangelista, mas não tem “aptidão” pra pregar (não gosta de pregar), não sente o coração arder, ansiar por levar a Palavra de DEUS, muito provavelmente não tem o Dom Ministerial de Evangelista.

Um “Evangelista” é semelhante a um Apóstolo em sua função, exceto que ser um Apóstolo envolvia ter tido um relacionamento pessoal com JESUS durante seu ministério na terra (Atos 1.21,22). O Evangelista está em contraste com o Pastor e Mestre. O Pastor faz a proclamação inicial e cuida das ovelhas como um pai, um amigo, um guia, e o Mestre fornece ministério continuo de acompanhamento, ensina o Evangelho com detalhes (mas não abre igrejas, nem é itinerante, a não ser que tenha outros Dons ministeriais) , o trabalho do Mestre desenvolve maturidade no crente. A referência a Filipe, o Evangelista (Atos 21.8), apoia a ideia do evangelismo como um ministério talentoso, para o qual Cristo chama alguns na “Igreja”.

Existem pessoas que tem mais de um “Dom Ministerial”.

Os possuidores destes (ou de algum destes) cinco Dons Ministeriais (Efésios 4.11) precisam ser pessoas de oração e de conhecimento Bíblico mais do que outros crentes que não possuem Dons Ministeriais.

É interessante notar que Filipe (o Evangelista) começou como diácono (ministério de socorros ou auxílio) na “Igreja” (Atos 6.1-6).

 

Os Apóstolos ordenaram Filipe como diácono, mas não lhe deram nenhum comissionamento para evangelizar. Contudo, nós o vemos em Samaria com este Dom celestial queimando em seu espírito, incitando-o a pregar o Evangelho com resultados gloriosos (Atos 8.5-14).

 

Tenha em mente que:

 

“Se alguém tem um chamado divino queimando dentro de si, não importa qual seja o ofício (a ocupação ou o cargo), este alguém não se sentirá “em paz” enquanto não cumprir seu “chamado”.

 

Conclusão:

O Dom Ministerial de Evangelista é concedido por DEUS a algumas pessoas conforme o propósito do ESPÍRITO SANTO para o fortalecimento e a edificação das Igrejas locais. Isto, porém, não significa desobrigar os crentes individualmente do labor da evangelização. Todo seguidor de Cristo, isto é, todo aquele que se acha discípulo de JESUS, tem em sua caminhada cristã o firme compromisso de propagar a mensagem do Evangelho. E deste compromisso não pode se apartar um único milímetro. que DEUS levante mais Evangelistas para a sua grande seara!

 

Fontes:

Bíblia de Estudo Pentecostal,

Enciclopédia Bíblica Russel Norman Champlin,

Dicionário Bíblico Tyndale,

Comentários Expositivos Hagnos – Hernandes Dias Lopes,

Novo Comentário Bíblico Beacon – David A. Neale,

Revista Cristão Alerta – 2º Trimestre de 2021,

Comentário Bíblico Beacon,

Mateus Introdução e Comentário R.V. G. Tasker,

Apontamentos teológicos professor José Junior.