5 de março de 2021

O SENHOR JESUS CURA HOJE

 

O SENHOR JESUS CURA HOJE

Texto Áureo

Ele que perdoa todas as tuas iniqüidades e sara todas as tuas enfermidades;

Salmo 103.3

Frank Derek Kidner (estudioso do Velho Testamento) observa que há uma diferença entre o modo de DEUS tratar das iniquidades e das enfermidades, isto ficou claro no caso do próprio Davi quando se arrependeu do seu pecado com Bate-seba. O perdão foi imediato, a cura no entanto, foi negada, mesmo depois de 7 dias de oração e jejum (2 Samuel 12.13-23), observando que o relacionamento com DEUS é de suprema importância, este fato faz sentido, pois o pecado destrói este relacionamento, enquanto que o sofrimento (muitas vezes causado pelas enfermidades*) pode

aprofundar a “quebra ou falta de relacionamento com DEUS” (2 Samuel 12.11,13-15).

Embora nesta vida recebamos de DEUS muitas curas em todos os sentidos, aguardamos a “redenção de nosso corpo” (Romanos 8.23) ou seja, o dia em que não mais seremos molestados pelas enfermidades.

*As vezes as enfermidades são causadas pela “quebra de nosso relacionamento com DEUS, mas nem sempre, é muito importante ter isso em mente, perceba que Eliseu era um homem que tinha a porção dobrada do espírito de Elias e Timóteo era um verdadeiro filho na fé para Paulo e mesmo assim estes homens sofreram com enfermidades (2 Reis 13.14; 1 Timóteo 5.23).

 

1 A Cura Divina na Bíblia

Qual é o conceito correto sobre cura divina?

R: A cura divina é a atuação sobrenatural de Deus sobre o corpo e mente humanos, livrando-os de todo tipo de enfermidades. É uma promessa divina, pois o Senhor Jesus levou sobre si todas as nossas enfermidades (Isaías 53.4).

1.     A saúde pública no Antigo Testamento.

A cura divina manifestou se de diversas formas no Antigo Testamento; nas promessas (Deuteronômio 7.15), na revelação de Deus como Jeová Rafa (Êxodo 15.26) cujo nome significa:

“Eu sou o Senhor que te sara’’, na vinda do Redentor (Isaías 53.4 Mateus 8.16,17) no cumprimento dos cuidados divinos (Salmo 105.37), nas intercessões (Gênesis 20.17).

Creio que o trecho bíblico mais completo do Antigo Testamento a respeito de “saúde Pública” seja Êxodo 15.26:

E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR, teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR, que te sara. Êxodo 15.26

A cura divina no Velho Testamento estava relacionada a obediência a DEUS. Atualmente muitas doenças são curadas através da medicina, mas, há curas que só serão alcançadas pela obediência a DEUS, e há outras situações em que nem mesmo a obediência a DEUS fará com que certas curas sejam alcançadas e é preciso maturidade espiritual para entender isso (aprenderemos mais sobre isso no decorrer da lição).

Aprenderemos mais sobre isso (especificamente) no tópico 3.

 

2.     A prevenção de doenças é bíblica.

A prevenção de doenças é bíblica sim, na verdade a Bíblia está cerca de

3.500 anos adiantada em relação a medicina moderna sobre a prevenção de doenças. Os primeiros 5 livros da Bíblia escritos a cerca de 3.500 anos atrás são ricos em orientações sobre prevenção de doenças. Veja:

Frutas, cereais, castanhas e nozes compunham o cardápio original do primeiro homem e da primeira mulher criados: “E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda erva que dá semente e que está sobre a face de toda a terra e toda árvore em que há fruto de árvore que dá semente; ser-vos-ão para mantimento.” (Gênesis 1:29). A carne foi incluída no cardápio dos seres humanos após o dilúvio, (possivelmente) como alimento provisório, visto que a Terra fora devastada pelas águas (Gênesis 9:2,3).

Entretanto, a dieta que incluía a carne de animais exigia certos cuidados de higiene:

1-  Alguns animais não deveriam ser consumidos como alimento (Levítico 11.20,25), entre eles o porco, o rato, répteis, moluscos, peixes de couro, etc.

2-  A gordura e o sangue dos animais classificados como limpos, não deveriam ser consumidos (Levítico 3.17; 7:23-25).

3-  Um animal morto por morte natural não deveria ser consumido.

Uma análise científica dessas instruções mostra uma clareza e sabedoria que certamente não partiram de Moisés, o autor desses livros. Deus o inspirou para proteger nossa saúde. Basta ler alguns livros e revistas especializados para entender o valor dessas orientações, muitas vezes confundidas com manias religiosas de judeus. Os famosos frutos do mar, por exemplo (mariscos e outros bichos), são animais filtradores que ingerem, com seu alimento, minúsculos germes e partículas microscópicas de produtos químicos e metais pesados que poluem as águas.

Esses elementos ficam depositados em sua carne e são transmitidos ao ser humano quando este os ingere. Moisés estava certo: comer um bicho desses é risco na certa.

Os peixes sem escama são também portadores de vírus e germes que se alojam em sua pele. A escama funciona como um escudo protetor. Sabe-se que nas regiões em que a incidência de lepra é maior, o consumo de peixes de couro também é grande. o porco é famoso como hospedeiro da Taênia sólium *e dos cisticercos dos vermes da triquinose, que se alojam no cérebro humano e provocam uma doença que pode matar.

 

 


 

 

 

 

 

 

 


(Veja ao lado uma foto da Taênia Sólium, o verme da carne de porco)

Porquinho light, porquinho japonês geneticamente modificado com genes de espinafre, escargots criados em cativeiro. Nada disso deve ser visto como suficientemente seguro para baixar a guarda. Depois de muitos séculos de trabalho e pesquisas para criar novas drogas e técnicas cirúrgicas revolucionárias para melhorar nossa saúde, chegamos à conclusão de que a Bíblia, em sua simplicidade, está tão certa e atualizada hoje, como sempre esteve.

3.     O Novo Testamento: as curas de JESUS.

 

E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.

Mateus 4.23

16.   E, chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele, com a sua palavra, expulsou deles os espíritos e curou todos os que estavam enfermos,

17.   para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças.

Mateus 8.16,17

 

Porque JESUS curou a todos (sem exceção) e hoje vemos na “Igreja” muitas pessoas que sofrem com enfermidades e não são curadas (isto é, nem todas as pessoas que estão na

“Igreja” são curadas)?

R: As curas e sinais realizados por JESUS eram uma demonstração de que DEUS (através de Cristo) estava fazendo algo novo e os sinais e curas eram uma comprovação disso. Os sinais eram uma espécie de comprovação de que JESUS era o Cristo, para se cumprir os escritos de Isaías 53, as curas que JESUS realizava (e Ele curava a todos sem exceção) eram um sinal do “messiado” de JESUS.

 

2 A Cura Divina Como Parte da Salvação

1.     Salvação.

A palavra “Salvação” é um termo que se aplica à diversas ações de DEUS em favor de seu povo, como o livramento da escravidão, da fome, da espada, da cova dos leões, das enfermidades e etc.

O cristão deve ter em mente que a “Salvação” para nós cristãos deve ter o sentido máximo de “ter compromisso com DEUS, estar eternamente com DEUS em um futuro próximo”.

A “Salvação” para nós cristãos não deve ter o sentido máximo de “ser rico, nunca ficar doente, não ter nenhum tipo de problema, viver como uma espécie de super crente ou algo assim. NÃO, NÃO e NÃO! Pois o verdadeiro Evangelho não nos ensina a pensar assim, antes o verdadeiro Evangelho diz:

Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas (Isto é, aquilo que DEUS considerar necessário que vocês devam ter na vida) vos serão acrescentadas.

Mateus 6.33

 

2.     Cura divina.

 

A cura divina foi prometida por Cristo:

16.  Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

17.  E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas;

18.  pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.

Marcos 16.16-18

Foi cumprida em Atos dos apóstolos:

6.  E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.

7.  E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e tornozelos se firmaram.

8.  E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.

9.  E todo o povo o viu andar e louvar a Deus;

10.  e conheciam-no, pois era ele o que se assentava a pedir esmola à Porta Formosa do templo; e ficaram cheios de pasmo e assombro pelo que lhe acontecera.

Atos 3.6-10

 

8.  E estava assentado em Listra certo varão leso dos pés, coxo desde o seu nascimento, o qual nunca tinha andado.

9.  Este ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos e vendo que tinha fé para ser curado,

10.  disse em voz alta: Levanta-te direito sobre teus pés. E ele saltou e andou.

Atos 14.8-10

 

A cura divina foi ensinada e manifestada nas epístolas:

E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;

1 Coríntios 12.9

14.  Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros (ou anciãos) da igreja (A palavra “presbíteros” ou “anciãos” aqui faz referência aos líderes da “Igreja”, pessoas maduras na fé, de bom testemunho, pessoas que trabalham duro em prol da obra de DEUS, cheias do ESPÍRITO SANTO, e com conhecimento aprofundado nas Sagradas Escrituras. Perceba que, infelizmente hoje em dia na “Igreja” inúmeras pessoas são chamadas de presbíteros sem preencher os requisitos citados acima, pois na “Igreja” contemporânea, certos “cargos” são dados pelos homens e não por DEUS, há muitos pastores, evangelistas e presbíteros que herdaram tal cargo apenas por “prestigio e

tempo de “Igreja” e não pela vontade de DEUS), e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;

15.  e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

16.  Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.

Tiago 5.14-16

 

A cura divina ainda é (e deve continuar sendo) ministrada hoje em dia, há na “Igreja” pessoas com dons de cura, mas mesmo aqueles que não tem dons específicos de cura devem orar e buscar a cura divina, pois JESUS não mudou, Ele curava no passado e ainda cura hoje (Hebreus 13.8).

Não há nenhuma razão para acreditar de não devemos buscar a cura divina, muito pelo contrário, há um grande número de passagens bíblicas que nos ensinam a buscar a cura divina, seja para nós ou para outras pessoas.

 

3. Salvação e cura.

A salvação sempre vem acompanhada de cura, existem curas que não são no “físico”, mas na “alma”. A obra redentora de Cristo é completa.

 

Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.

Isaías 53.4

 

Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados ( É muito provável que o que Pedro queria dizer aqui é que a obra redentora de Cristo trouxe cura espiritual para os enfermos pelo pecado, cura física também para muitos é obvio, mas a ênfase de Pedro provavelmente era, neste trecho, a cura espiritual).

1 Pedro 2.24

 

4. Isaías 53.3,4.

3.     Era desprezado e o mais indigno entre os homens, homem de dores, experimentado nos trabalhos e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.

 

Quase todos os infortúnios possíveis são atribuídos ao Cristo nestes versos. Ele cresce em um ambiente hostil, como uma raiz seca. Ele é tão pouco impressionante e pouco atraente que os homens são repelidos ao vê-lo. Ele está exposto ao desprezo, rejeição, tristeza e amargura da solidão. Nas palavras de Claus Westermann (estudioso alemão do Antigo Testamento) Ele é "um homem sem uma benção". Como é impressionante que aquele que teve um começo tão improvável realizasse uma missão tão gloriosa!

 

 

4.    Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.

Isaías 53.3,4

Bernhard Johnson (missionário alemão) que foi poderosamente usado por DEUS no ministério de cura divina observa que; existem muitas doenças que são espirituais (na verdade, a origem de todas as doenças se deu no âmbito espiritual a partir da queda de Adão) – Grifo pessoal meu.

Quando Isaías 53.4 diz; Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si, está se referindo

principalmente as doenças espirituais que se manifestam no “físico do ser humano”.

Observe atenciosamente que quando Isaías profetizou estas palavras, Cristo ainda não tinha vindo.

Agora observe algo interessante em Mateus 8.17:

Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças.

Mateus 8.17

 

Antes da sua “obra redentora”, seu “sacrifício na cruz”, já se cumpriam (segundo Mateus) as palavras de Isaías. Matthew Henry observa que, JESUS curou a todos os que estavam enfermos, mesmo quando os pacientes estavam muito fracos e os casos eram os piores possíveis.

De todos os enfermos que tiveram um encontro com Cristo, ninguém nunca voltou pra casa doente, pois Cristo tem o poder de DEUS para curar a todos.

Isaías disse; ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si, porque Isaías profetizou o que iria acontecer na vinda de JESUS encarnado, Mateus ratificou as palavras de Isaías, para mostrar que o profeta estava certo, Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças.

 

3 – A Cura Divina e os Desafios Atuais

1.     As doenças.

2.     As enfermidades entre os crentes.

 

A enfermidade entrou no mundo em conseqüência do pecado. No jardim do Éden não havia doenças, nem fraqueza, amargura ou dor. Mas por causa do pecado, o homem tornou-se sofredor e sujeito à morte. Embora a doença física não seja o resultado direto do pecado, a queda de Adão trouxe, indiretamente, enfermidades, desgostos e sofrimentos para toda a humanidade.

Entretanto, outras causas para as doenças além da queda:

1. Desobediência ou Quebra das Leis da Natureza

Tal fato expressa-se de várias maneiras: descuido nos hábitos alimentares, sono insuficiente, falta de higiene pessoal, abuso de medicamentos, pensamentos pecaminosos etc. Nalgumas culturas, onde as normas de higiene não são devidamente observadas, as doenças predominam de maneira extraordinária. Os males gastrointestinais e muitas outras enfermidades são o resultado de dietas inadequadas, desnutrição e comprovada ausência de asseio (higiene, limpeza).

 

2. Trabalho Excessivo

Eis outro fator de grande prejuízo para o corpo humano. Excessivo esforço mental, ou físico, desgasta a saúde. Uma interessante ilustração desse fato pode ser encontrada em Filipenses 2.30: " Porque, pela obra de Cristo (Epafrodito), chegou até bem próximo da morte, não fazendo caso da vida, para suprir para comigo a falta do vosso serviço".

Indubitavelmente, Epafrodito havia se excedido a si mesmo no trabalho do Senhor, e em seus préstimos ao apóstolo Paulo. Um exagero evidente em seu zelo pelo Reino de Deus. Em nossa movimentada sociedade, onde todos correm para lá e para cá, é necessário que tenhamos momentos de recreação e entretenimentos apropriados, que funcionem como válvula de escape, a fim de aliviarmos a pressão psicológica.

 

3. Acidentes

Acidentes infantis, ou ferimentos, cujos danos não são detectados imediatamente, poderão, mais tarde, resultar em problemas físicos e mentais, com sérias complicações.

4. Preocupação, Ansiedade, Medo, ou Complexo de Culpa

Estas coisas causam, pouco a pouco, distúrbios emocionais que acabam por interferir no processo digestivo, ou no próprio descanso tão necessário ao bom funcionamento do corpo. Um crente não deve permitir a presença de tais coisas em sua vida.

Tem de confessá-las a Cristo, e libertar-se delas. O mais importante é que o fruto do Espírito esteja sempre em evidência em nossa vida, pois "o perfeito amor lança fora o medo" (1 João 4.18). "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará (no grego, protegido por uma completa guarnição de soldados) os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus" (Filipenses 4.7).

5. Hereditárias

Alguns tipos de doenças são hereditários. Quando os genes do pai e da mãe se juntam no momento da concepção, é possível que certas disfunções, ou enfermidades, sejam transmitidas ao ser que acaba de ser gerado.

6. Doenças Espirituais

Não são necessariamente indicadas como possessão (Lucas 13.11 e Marcos 1.32). Mas podem ser identificadas como forças demoníacas cujo principal objetivo é perseguir e atormentar o indivíduo. Nas Escrituras, qualquer referência a um espírito (diabólico ou humano), que não seja o Espírito Santo, ou não tenha sua origem na Terceira Pessoa da Trindade, remete-nos a um espírito satânico cujo alvo é angustiar o ser humano.

Exemplo: espírito de enfermidade, espírito de depressão, espírito de rebelião, ou espírito de desobediência.

7. Ingratidão

Em Lucas 17.12-19, lemos que dez leprosos foram curados por Cristo, mas somente um voltou para agradecê-lo. Para recompensar-lhe a gratidão, Jesus não se limitou a curar- lhe a enfermidade física; concedeu-lhe também a saúde espiritual. Os outros nove, devido a sua ingratidão, receberam apenas a cura do corpo. A ingratidão, sem dúvida alguma, é uma maneira de se atrair não somente moléstias físicas, como também enfermidades espirituais.

8. Permissão Divina

Observe o notável exemplo de Jó. O extraordinário caso do patriarca encontra-se descrito no livro que lhe leva o nome (Jó 1.8-12; 2.7). Em raras e especiais ocasiões, Deus, em sua soberania, permite a Satanás que nos toque o corpo com doenças e enfermidades.

 

9. Participar Indignamente da Ceia do Senhor

De acordo com 1 Coríntios 11.27-30, a pessoa que participa indignamente da Ceia, sem discernir o corpo do Senhor, está sujeita a várias conseqüências. Posso afirmar, aliás, com base em minha experiência pessoal, que os tais estão correndo sérios perigos.

10.Correção Divina

Antes de mais nada, leiamos Deuteronômio 28.15-22. Nesta passagem, o Senhor deixa bem claro aos israelitas as conseqüências que lhes adviriam se, algum dia, viessem a violar seus mandamentos. E a história comprova que nenhuma dessas palavras caiu por terra. Acredito que, em certos casos, DEUS age duramente para atrair a atenção de seus filhos, impingindo-lhes doenças ou juízos. Devemos levar em conta também que, através do sofrimento, o SENHOR capacita-nos a consolar aqueles que se acham em dificuldades (2 Coríntios 1.3-5). Alguém que tenha enfrentado longa enfermidade, ou rigoroso pesar, e passa então a desfrutar do alívio proporcionado pelo toque de Cristo, torna-se mais perseverante no orar, mais compassivo no aconselhar e mais amoroso no ajudar o próximo.

 

É óbvio que aqueles que estão doentes devem buscar a cura em DEUS, mas diante de tudo o que nós aprendemos até aqui (nesta presente lição) é preciso ter em mente que até mesmo os crentes mais sinceros estão sujeitos a sofrer por enfermidades, muitos recebem a cura ao busca-la em DEUS, ou por milagre ao através dos médicos.

Mas é preciso entender que, as vezes a cura não virá.

Eu não estou de forma alguma tentando matar a sua fé, estou apenas lhe ensinando pela misericórdia de DEUS que, é preciso ter maturidade espiritual para compreender certas verdades que só os crentes verdadeiramente espirituais entenderão.

Veja que Jó era homem integro, reto, temente a DEUS, e desviava-se do mal, e, mesmo assim DEUS permitiu que Jó sofresse muito com terríveis enfermidades, Paulo deixou Trófimo doente em Mileto (2 Timóteo 4.20), Paulo recomendou a Timóteo um “remédio caseiro” por causa das constantes enfermidades de Timóteo (1 Timóteo 5.23), será que Paulo não era homem de DEUS? Será que não tinha fé para orar e DEUS curar Timóteo e Trófimo?

Se homens como Valdemiro Santiago e R. R. Soares vivessem nos dias de Paulo, facilmente poderiam dizer algo do tipo; AH.. Esse Paulo não tem fé.. Esse Paulo não é obreiro aprovado por DEUS...

O que precisamos entender irmãos é que, se estamos enfermos ou vemos alguém enfermo, devemos orar pedindo a DEUS por cura (Tiago 5.14), mas se DEUS não curar, precisamos entender que; As coisas encobertas são para o SENHOR, nosso Deus; porém as reveladas são para nós e para nossos filhos,.. (Deuteronômio 29.29).

Apenas os cristãos verdadeiramente espirituais conseguem entender estas verdades.

 

3. Não confundir doença com possessão maligna.

Há casos em que a doença é causada por um espírito maligno (Lucas 13.11), mas isso não significa que todas as doenças são causadas por espíritos malignos (como já vimos nos subtópicos 1 e 2 do tópico 3), é preciso tomar muito cuidado para não confundir as coisas. Se você desconfiar que certa enfermidade é a ação direta de um espírito maligno, peça discernimento a DEUS para saber se é ação maligna ou um caso médico. Jamais deixe a pessoa doente perceber que você está tratando a enfermidade como ação direta de uma presença demoníaca, pois isso pode fazer com que a pessoa se sinta muito mal com a situação, e pode piorar as coisas.

 

Conclusão:

Jesus cura hoje sim, mas é preciso ter maturidade para compreender bem as verdades do Evangelho, todos aqueles que estiverem doentes devem buscar a cura em Cristo, mas se porventura a cura não vier, que possamos fazer como o profeta Habacuque que disse; ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no SENHOR, exultarei no Deus da minha salvação (Habacuque 3.17,18). Ou seja, ainda que tudo esteja mal e nada vá bem, nos alegraremos no SENHOR e exultaremos o DEUS da nossa salvação.

Bendito seja o SENHOR nosso DEUS.

 

Fontes:

 

Enciclopédia Bíblica Russel Norman Champlin,

Bíblia de Estudo Pentecostal,

Livro de Apoio – O Verdadeiro Pentecostalismo 1º Trimestre de 2021,

Comentário Bíblico Matthew Henry,

Revista Alerta Cristão 1° Trimestre de 2021,

Como Receber a Cura Divina – Bernhard Johnson,

Série Cultura Bíblica, Comentário Bíblico Broadman,

Apontamentos teológicos professor José Junior.