ACABE E O PROFETA ELIAS
3º Trimestre/2021
Texto Base: 1 Reis 16:29,30; 17:1-7; 18:17-21
“Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, é Deus, o
Deus fiel, que guarda o concerto e a misericórdia até mil gerações aos que o
amam e guardam os seus mandamentos” (Dt.7:9).
V.P.: “Deus é pai de amor, bondade e
misericórdia abundantes, contudo, todo pecado e desobediência ao Senhor trazem
consequências inevitáveis à vida humana”.
1 Reis 16:
29.E Acabe, filho de
Onri, começou a reinar sobre Israel no ano trigésimo oitavo de Asa, rei de
Judá; e reinou Acabe, filho de Onri, sobre Israel em Samaria, vinte e dois
anos.
30.E fez Acabe, filho
de Onri, o que era mal aos olhos do SENHOR, mais do que todos os que foram
antes dele.
1 Reis 17:
1.Então, Elias, o
tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor, Deus de
Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá,
senão segundo a minha palavra.
2.Depois, veio a ele
a palavra do SENHOR, dizendo:
3.Vai-te daqui, e
vira-te para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está
diante do Jordão.
4.E há de ser que
beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem.
5.Foi, pois, e fez
conforme a palavra do SENHOR, porque foi e habitou junto ao ribeiro de Querite,
que está diante do Jordão.
6.E os corvos lhe
traziam pão e carne pela manhã, como também pão e carne à noite; e bebia do
ribeiro.
7.E sucedeu que,
passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra.
1 Reis 18:
17.E sucedeu que,
vendo Acabe a Elias, disse-lhe Acabe: És tu o perturbador de Israel?
18. - Então, disse
ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque
deixastes os mandamentos do SENHOR e seguistes os baalins.
19.Agora, pois,
envia, ajunta a mim todo o Israel no monte Carmelo, como também os quatrocentos
e cinquenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas de Asera, que comem da
mesa de Jezabel.
20.Então, enviou
Acabe os mensageiros a todos os filhos de Israel e ajuntou os profetas no monte
Carmelo.
21.Então, Elias se
chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o
SENHOR é Deus, segui-o; e, se Baal, segui-o. Porém o povo lhe não respondeu
nada.
INTRODUÇÃO
Acabe sucedeu seu
pai, Onri, no trono de Israel (1Rs.16:28). Ele reinou sobre Israel vinte e dois
anos (1Rs.16:29). O período do seu reinado é considerado uma das eras mais
sombrias da história do Reino do Norte. O texto de 1Reis 16:30-33 faz um
resumo sobre os atos desastrosos desse rei durante o seu reinado:
“E fez Acabe, filho de Onri, o que era mal aos olhos do Senhor, mais do
que todos os que foram antes dele. E sucedeu que (como se fora coisa leve andar
nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate), ainda tomou por mulher a Jezabel,
filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi, e serviu a Baal, e se encurvou diante
dele. E levantou um altar a Baal, na casa de Baal que edificara em Samaria.
Também Acabe fez um bosque, de maneira que Acabe fez muito mais para irritar ao
Senhor, Deus de Israel, do que todos os reis de Israel que foram antes dele”.
Acabe governou entre
os anos de 874 e 853 a.C., e o seu reinado marcou a conciliação dos
elementos do culto cananeu com a adoração a Jeová. Uma primeira leitura
dos capítulos 16:30 a 22:40 do livro de 1Reis, revela que essa mistura
provou ser desastrosa ao povo de Israel. Na prática, o culto ao Deus
verdadeiro foi substituído pela adoração ao deus falso Baal, trazendo como
consequência uma apostasia sem precedentes, pondo em risco até mesmo a
identidade do povo de Deus. Os estudiosos estão de acordo em dizer que
pela primeira vez a verdadeira fé no Deus vivo corria real perigo. A
apostasia, que teve raízes no final do reinado de Salomão, que cresceu
durante o reinado de Jeroboão, e que havia se generalizado no reinado de
Acabe, tornara-se a razão principal do Senhor ter levantado o profeta
Elias, um dos maiores profetas da história bíblica.
Acabe foi grandemente
influenciado por Jezabel, sua malévola esposa, os quais fizeram de tudo para
eliminar a adoração a Deus em Israel. Mas o próprio Deus, usando o profeta
Elias, entrou no conflito e decisivamente derrotou os deuses pagãos, trazendo o
povo de volta à fé verdadeira, e dizer: “Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é
Deus!” (1Reis 18:39).
I. O
CASAMENTO DE ACABE COM JEZABEL
1. Consequências de escolhas erradas
O Casamento do rei
Acabe com Jezabel, filha do rei de Sidom (1Rs.16:31), trouxe consequências
nefastas ao povo do Reino do Norte. Jezabel ocupa o lugar de esposa mais ímpia
na Bíblia. Ela era devota de Baal e Aserá, dois falsos deuses adorados pelas
nações vizinhas de Israel (1Rs.16:31; 18:19). A Bíblia até usa seu nome como um
exemplo das pessoas que rejeitam completamente o Senhor (Ap.2:20,21).
Muitas mulheres pagãs
casaram-se em Israel sem reconhecer o Deus que seus maridos adoravam; elas
trouxeram consigo as suas religiões. Mas, nenhuma foi tão determinada quanto
Jezabel para fazer com que todo o Israel adorasse os seus falsos deuses; ela
transformou o rei Acabe num adorador de Baal. Esse casamento levou quase todo o
Israel à apostasia, num dos períodos mais críticos da história de Israel. Esse
casamento foi tão nefasto que acabou por levar o rei de Judá, Josafá, a casar
seu filho Jeorão com uma das filhas de Acabe, Atalia (2Cr.18:1; 2Rs.8:18),
casamento este que, além de ter desvirtuado Jeorão, tornando-o um péssimo rei
para Judá (2Cr.21:1,20), também gerou outro rei muito ruim, Acazias
(2Cr.22:2,3), pondo em sério risco a própria descendência de Davi à frente do
povo de Judá, o que significou o próprio risco à ascendência de Cristo
(2Cr.22:10).
Assim como seu pai,
Onri, Acabe se entregou a uma vida pecaminosa e idólatra que, certamente,
ofuscou tudo aquilo que conseguiu realizar. O seu exemplo de iniquidade teve
continuidade na vida de seu filho e filha, que governaram os dois reinos. A
Bíblia diz que “ninguém fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era
mau aos olhos do Senhor, porque Jezabel, sua mulher, o incitava” (1Reis 21:25).
Um casamento de um
crente com um ímpio pode causar muitos males! Os casamentos mistos trazem a
destruição da Igreja, mesmo efeito que tem ocorrido com a proliferação de
divórcios que hoje contagia o povo de Deus. Não há arma mais eficaz para se
retirar a santidade das igrejas locais; não há instrumento mais poderoso para
comprometer o povo de Deus com o pecado e o mundo. Tomemos cuidado, pois as
consequências de escolhas erradas podem trazer sérios danos a si mesmos e a
todos que o cercam!
2. A rainha perversa
A história de Jezabel
encontra-se em 1Reis 16:31 a 2Reis 9:37. Seu nome é usado como um simbolismo
para a grande iniquidade em Apocalipse 2:20. Ela era uma mulher muito má e de
um feminismo extremada. No reino, seu marido praticamente nada mandava; era ela
que ditava as regras. Não só controlava seu marido, Acabe, mas tinha também 850
sacerdotes pagãos sob seu controle. Estava comprometida com seus deuses e a
conseguir o que desejava.
Depois de seu
casamento com o rei Acabe, Jezabel surge como o poder por trás do trono. Sua
união representou uma aliança política, na intenção de trazer vantagens para
ambas as nações. Também foi uma oportunidade para ela promover a propagação da
sua religião maligna, tendo como deus principal o ídolo Baal; em seus cultos
era praticado o sexo ritual com muitas prostituas no ambiente de culto.
Pela sua influência e
de seus ímpios sacerdotes, o povo fora ensinado que os ídolos que haviam sido
erguidos eram divindades que regiam por seu místico poder os elementos da
terra, fogo e água. Todas as dádivas do Céu – os riachos, as fontes de águas
vivas, o suave orvalho, as chuvas que refrigeravam a terra e faziam que os
campos produzissem com abundância – eram atribuídos ao favor de Baal e
Astarote, em vez de tributar ao Doador de toda boa dádiva e todo dom perfeito.
O povo esqueceu-se de que montes e vales, rios e fontes, estão no controle do
Deus vivo, que controla o Sol, as nuvens do céu e todos os poderes da Natureza.
Jezabel odiava a
religião hebraica monoteísta, e quando ela se tornou rainha, os israelitas
foram impedidos de adorar o Deus Jeová e forçados a adorar os falsos deuses
Baal e Aserá. Como sinal da aversão à religião judaica, ela destruiu os
profetas do Senhor (1Rs.18:4), procurou de forma determinada matar o profeta
Elias (1Rs.19:2), ordenou injustamente a morte de Nabote para satisfazer a ganância
do marido (1Rs.21:10), e ainda praticou a prostituição e a feitiçaria
(2Rs.9:22). Portanto, era uma mulher extremamente perversa.
Porém, sua
perversidade não ficou impune. O profeta Elias predisse que ela não seria
sepultada, mas que os cães a devorariam, pois sua maldade e abominação
contrariaram a justiça divina (1Rs.21:23-27). Antes de morrer, sofreu a perda
do seu marido em combate e seu filho nas mãos de Jeú, que tomou o trono à
força. A morte de Acabe veio comprovar a profecia de Elias (1Reis 21:19) e de
outros profetas (1Reis 20:22,20) – “E, lavando-se o carro no tanque de Samaria,
os cães lamberam o seu sangue” (1Rs.22:38). Jezabel faleceu da mesma maneira
hostil e desdenhosa como viveu. “Deus é misericordioso, mas julga com rigor
aqueles que insistem em permanecer na prática do mal”.
II. ELIAS
PREVÊ A GRANDE SECA
A idolatria e a
insistente desobediência do rei de Israel provocaram, da parte de Deus, uma
grande seca que durou muito tempo (1Rs.17:1). A total falta de discernimento
espiritual para perceber o que Deus estava fazendo através de Elias, e a
impossibilidade de se arrepender, mesmo com todas as evidências de que ele era
o culpado de todos os males que estavam acontecendo (1Rs.18:17,18), trouxeram
consequências ainda mais danosas sobre Israel.
1. A intervenção divina
Chegou o momento da
intervenção divina. A idolatria, a imoralidade e a injustiça social foram uma
tríade pecaminosa que atraiu a justa ira de Deus. O cálice da Sua ira foi se
enchendo até que os pecados do rei Acabe e de toda a sua casa, e do povo,
atraíram inevitavelmente o juízo divino.
Elias, profeta do
Senhor, foi o homem que Deus usou para falar contra as perversidades do reinado
de Acabe e de sua mulher - a malévola Jezabel. A punição de Deus sobre as
atrocidades desta mulher tinha chegado ao extremo. Ela praticamente havia
eliminado quase todos os profetas; os que ainda restavam, estavam no
ostracismo. O terror foi espalhado sobre o reino. Baal tinha sido decretado
como o deus de Israel. Para Jezabel, a lei era seu desejo, a ordem era seu
pensamento. Mas, a Palavra de Deus veio a Elias para decretar a sentença:
“Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o
Senhor Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem
chuva haverá, senão segundo a minha palavra” (1Reis 17:1).
A ordem de Deus foi
imperativa, Elias tinha que chegar até o rei Acabe e dizer as palavras que o
Senhor havia ordenado. Imagine a revolta de Jezabel, por ter sido
desacreditada, pois, quem mandava no reino era ela!
Quando Deus dá uma
ordem aos seus servos, não precisamos se preocupar com o futuro, pois Ele está
no controle de tudo. Começava, assim, a punição de Deus através da seca; foram
três anos e meio sem chover (Tg.5:17). Animais mortos, a plantação não existia
mais, a fome e as doenças proliferavam todo Israel. Nem mesmo diante de tal
situação, Acabe se arrependeu dos seus vis pecados. A apostasia causa esse tipo
de transtorno: a cauterização da mente do ser humano (Pv.29:1).
2. O preço da obediência a Deus
Obedecer de coração a
Deus é melhor do que qualquer forma exterior de adoração, serviço a Deus, ou
abnegação pessoal. O culto, a oração, o louvor, os dons espirituais e o serviço
a Deus não têm valor aos seus olhos, se não forem acompanhados pela obediência
explícita e consciente, a Ele e aos seus padrões de retidão. A obediência é o
que Deus requer do ser humano, é a sua única exigência (Dt.10:12,13). É uma das
condições para termos nossas orações respondidas (1João 3:22). Está escrito que
obedecer é melhor do que sacrificar e o atender é melhor do que a gordura de
carneiros (1Sm.15:22).
Porém, em muitas
situações, há um preço a pagar. No caso de Elias, ele teve de enfrentar a
perseguição insistente do rei e de sua mulher, Jezabel, e de seus asseclas, que
o ameaçaram de morte (1Rs.19:2); enfrentou as dificuldades da falta d’água e de
alimento. Muitos profetas contemporâneos de Elias pagaram com a própria vida
por terem sido obedientes e fiéis ao Deus de Israel (1Rs.19:14).
Mas, Deus cuidou de
seu servo em todos os momentos. Ele deu uma ordem explícita a Elias: “Retira-te
daqui, e vai para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está
diante do Jordão. E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos
corvos que ali te sustentem. Partiu, pois, e fez conforme a palavra do Senhor;
foi habitar junto ao ribeiro de Querite, que está ao oriente do Jordão” (1Reis
17:2-5). Ao receber a ordem de Deus para esconder-se junto ao ribeiro de
Querite, Elias não hesitou, obedeceu-a prontamente.
Contudo, denunciar o
pecado e anunciar o juízo divino não é uma tarefa fácil; o serviço a Deus traz
inevitável aborrecimento do mundo e dos pecadores. Não pensemos nós que servir
ao Senhor é alcançar popularidade, respeito e medo dos ímpios. Não. Mas bem ao
contrário, é acirrar os ânimos das hostes espirituais da maldade contra nós.
Deus mandou que Elias fugisse e fosse até a um ribeiro, provavelmente situado
na região de Gileade, para que ali ficasse protegido e não sofresse os danos da
seca que havia anunciado.
Certamente não foi
fácil para Elias acatar a ordem divina de desafiar o próprio rei, mas, ao
fazê-lo, Deus, que bem sabia os riscos que o profeta passaria a correr,
encarregou-se de providenciar ao profeta proteção e sustento, já que o juízo
divino afetaria a própria subsistência do povo.
Deus passou a
sustentar o profeta junto a um ribeiro, onde havia água necessária à sua
sobrevivência; ali, passou a ser alimentado por corvos, que lhe traziam pão e
carne pela manhã e pela noite (1Rs.17:6). Como diz o apóstolo Paulo, “…Deus
escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias, e Deus escolheu
as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes, e Deus escolheu as
coisas vis deste mundo e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as
que são: para que nenhuma carne se glorie perante Ele” (1Co.1:27-29).
Como poderia Elias
ser alimentado por corvos, animais que se alimentam daquilo que está
apodrecendo, daquilo que está se desfazendo, e num momento em que passou a
haver escassez de alimentos? Como ser alimentado por um animal tão asqueroso,
tão repugnante? Entretanto, como disse o Senhor, Ele havia dado uma ordem aos
corvos para alimentar o profeta e, ante a ordem divina, não há como haver
recusa. Elias, toda manhã e toda noite, era servido pelos corvos, que,
pontualmente, cumpriam a ordem do Senhor. Deus, assim, mostrava ao profeta,
duas vezes ao dia, que Ele estava no controle de todas as coisas, e que toda a
natureza estava sob as Suas ordens.
Quando estamos
abrigados em Deus, podem vir as maiores pestes, fome, doenças, etc., pois Deus
é quem nos sustenta. Hoje passamos por momentos difíceis, salário baixo,
desemprego, assistência médica sendo insuficiente, educação deficitária,
isolamento social, etc. O mundo atravessa maus momentos, mas assim como Deus
sustentou e protegeu Elias, Ele também pode nos sustentar, desde que sejamos
obedientes à Sua Palavra.
A desobediência foi
sempre a razão do fracasso de todos quantos decidiram servir a Deus (Dt.8:20;
Dn.9:11; Atos 7:39). O pecado é desobediência e a desobediência gera a indignação
e a ira divinas (Rm.2:8). Aos desobedientes é negado o repouso divino
(Hb.3:18), bem como reservado um triste fim (1Pd.4:17). É válido ressaltar que
obedecer é um princípio fundamental da vida cristã. Lembremo-nos de que Jesus
foi obediente até a morte, pelo que Deus, o Pai, o exaltou soberanamente
(Fp.2:5-8).
3. Deus sempre cuida dos seus filhos
Apesar das
dificuldades pelas quais passou o profeta, a bondade e o cuidado de Deus o
acompanharam, pois foi alimentado com pão e carne duas vezes ao dia (1Rs.17:6).
E, quando a água do ribeiro de Querite secou, Deus deu novamente uma ordem ao
profeta para ir até a cidade de Zarefate, que pertencia a Sidom, pois ali o
Senhor havia ordenado a uma viúva que sustentasse o profeta (1Rs.17:9). Vemos,
aqui, que Deus, depois de mostrar que tinha controle sobre a natureza, estava
agora a mostrar ao profeta que também era o controlador da humanidade e das
estruturas sociais.
Ao mandar que Elias
fosse para Zarefate, uma cidade sob o domínio de Sidom, o Senhor dava mais uma
demonstração de sua superioridade em relação a Baal. Ora, Sidom era,
precisamente, o reino que cultuava a Baal. Jezabel era filha do rei de Sidom e,
portanto, Deus iria providenciar, nas próprias terras dedicadas a Baal, a
sobrevivência do seu profeta. Deus mostrava que tinha domínio sobre todas as
estruturas políticas do mundo, passando a sustentar o seu profeta na “terra do
inimigo”. Por isso, não devemos temer “as investidas do vil tentador”, porque,
mesmo neste mundo que repousa no colo do diabo, quem tem o controle da situação
é o nosso Deus. Aleluia!
Ao chegar naquele
lugar, o profeta encontrou a viúva apanhando lenha, e pediu-lhe que trouxesse
um vaso com pouco d’água para que bebesse e, depois, lhe pediu um bocado de
pão. Ante a afirmativa da mulher de que não tinha senão o suficiente para uma
última refeição, o profeta mandou-lhe que, primeiro, fizesse um bolo pequeno
para ele e, depois, então, preparasse alimento para ela e para seu filho, pois,
enquanto houvesse seca, haveria alimento para eles (1Rs.17:14,15). Elias já
sabia que Deus garantiria a sua sobrevivência, e se havia ordenado que aquela
viúva lhe sustentasse, esta garantia se estendia também a casa dela.
Foi nesse lugar, na
casa dessa viúva, que aconteceu o primeiro caso de “ressurreição de mortos”
registrado nas Escrituras Sagradas, e teve como objetivo a glorificação do nome
do Senhor e a demonstração de que Ele é o verdadeiro Deus, e não Baal, que,
como considerado deus da saúde, não tinha podido impedir o filho da viúva de
adoecer, nem tampouco pôde restituir a vida ao moço, algo que também era
atribuído a Baal, que dizia ser o responsável pelo “renascimento” da natureza
após o inverno, após uma luta em que sempre conseguia vencer o “deus da morte”.
Vemos, assim, que a experiência inédita de Elias tinha como propósito a
exaltação do nome do Senhor e a consolidação da necessária experiência pessoal
que Elias tinha de ter com Deus, para ter plena certeza de que “Javé é Deus”.
III. O
ENCONTRO DE ELIAS COM ACABE
1. Um coração endurecido
Decorridos mais de
três anos, Elias recebera uma nova ordem do Senhor: teria de comparecer
novamente perante o rei Acabe. Então, resignado, lá estava o servo do Senhor
obedecendo-lhe (1Rs.18:1,2). Foi nessa ocasião que ocorreu o grande desafio
entre Elias e os profetas de Baal (1Rs.18:19). O encontro entre Elias e Acabe
bem mostra como não há comunhão entre a luz e as trevas (2Co.6:14).
Elias havia
profetizado e a profecia se cumpriu integralmente, o que mostrava ser ele um
profeta que vinha da parte de Deus (Dt.18:21,22). Deveria, pois, o rei Acabe
respeitá-lo, considerá-lo. Mas, a total falta de discernimento espiritual para
perceber o que Deus estava fazendo através Elias, e a impossibilidade de se
arrepender, mesmo com todas as evidências de que ele era o culpado de todos os
males que estavam acontecendo (1Rs.18:17,18), com consequências graves sobre a
nação, não trouxeram arrependimento ao rei Acabe. Pelo contrário, ao se
encontrar com Elias, o rei o chamou de “o perturbador de Israel” (1Rs.18:17). O
seu coração estava tão endurecido em razão da recorrência do pecado, que não
havia mais jeito de ele voltar atrás e rever seu deplorável estado espiritual.
Sem temer por sua
própria vida, Elias respondeu ao rei num tom condenatório; culpou-o pelo
sincretismo do culto a Jeová e a Baal, e o desafiou a reunir os profetas
idólatras para um confronto no monte Carmelo, a fim de determinar quem era o
Deus verdadeiro (cf. 1Reis 18:16-19) - “Eu não tenho perturbado a Israel, mas
tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do Senhor e seguistes
os baalins. Agora, pois, envia, ajunta a mim todo o Israel no monte Carmelo,
como também os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e os quatrocentos
profetas de Aserá, que comem da mesa de Jezabel” (1Reis 18:18,19). Mesmo vendo
bem de perto Deus operar de forma extraordinária, o rei Acabe não se arrependeu
da sua idolatria; o seu coração estava empedernido. Os apóstatas são assim
mesmo!
2. A sequidão espiritual do rei
A seca espiritual
sobrevém sobre uma pessoa quando ela atinge o ápice da falta de comunhão com
Deus. Foi o que ocorreu com o rei Acabe; ele apostatou-se, abandonou o Deus de
Israel e os seus mandamentos de modo precipitado e consciente. Um apóstata
dificilmente se volta novamente para Deus, sua mente está cauterizada
(Pv.29:1). O escritor aos Hebreus faz um relato sobre isto: “Porque é
impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial,
e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus
e as virtudes do século futuro, e recaíram sejam outra vez renovados para
arrependimento...” (Hb.6:4-6).
O pior de tudo é que,
no caso do rei Acabe, sua apostasia levou também o povo de Israel à sequidão
material e espiritual (1Rs.17:1). Por causa dessa situação, Deus impediu que
chovesse durante três anos e meio (Tg.5:17) nas terras de Israel e vizinhanças.
Muito antes, Deus tinha advertido sobre este tipo de juízo, caso o povo se
desviasse de Deus (cf. Dt.11:13-17). Esse juízo humilhou o deus falso Baal,
pois seus adoradores criam que ele controlava a chuva e que era responsável
pela abundância nas colheitas. A verdade é inconteste: “Só o Senhor é Deus, só
o Senhor é Deus”.
CONCLUSÃO
No reinado de Acabe,
o culto a Baal substituiu o verdadeiro culto a Deus. Havia uma idolatria institucionalizada
e financiada pelo poder estatal. Desde a sua criação como nação eleita, Israel
foi identificado como povo de Deus (Ex.19:5). A identidade dessa nação
como povo escolhido é algo bem definido nas Escrituras Sagradas. Todavia,
nos dias do rei Acabe o povo estava dividido. As palavras de Elias: “até
quando coxeareis entre dois pensamentos?” (1Rs.18:21), revela a crise de
identidade dos israelitas do Reino do Norte. A adoração a Baal havia sido
fomentada com tanta força pela casa real que o povo estava totalmente
dividido em sua adoração. Quem deveria ser adorado, Baal ou o Senhor?
Sabemos pelo relato bíblico que Deus havia preservado alguns
verdadeiros adoradores, mas a grande massa estava totalmente propensa à
falsa adoração. A nação que sempre fora identificada pelo nome do Deus a
quem servia, estava agora perdendo essa identidade.
A fim de que a
nação não viesse a perder de vez a sua identidade espiritual e até mesmo
deixar de ser vista como povo de Deus, o Senhor enviou o seu mensageiro
para trazer um tratamento de choque à nação. Sem dúvida, Elias se
distinguia dos falsos profetas, porque enquanto estes prediziam o que o
povo gostaria de ouvir, aquele anunciava o que estava na mente de Deus. E
hoje, que tipo de profecia estamos ouvindo? Parece que os “profetas” de
hoje se renderam à inspiração triunfalista, pois somente “profetizam” o
que é bom. Um verdadeiro profeta de Deus não se rende aos apelos da
cultura que o cerca!
Luciano de Paula Lourenço –
EBD/IEADTC
Referências Bibliográficas:
Bíblia de Estudo
Pentecostal.
Bíblia de estudo –
Aplicação Pessoal.
Bíblia de Estudo –
Palavras Chave – Hebraico e Grego. CPAD
William Macdonald.
Comentário Bíblico popular (Novo e Antigo Testamento).
Comentário Bíblico
Pentecostal. CPAD.
Comentário do Novo
Testamento – Aplicação Pessoal. CPAD.
Comentário Bíblico
Beaccon – volume 2.
Roy B.Zuck. A Teologia do Antigo Testamento.
Caramuru Afonso Francisco. Elias um profeta humilde
e determinado. POrtalEBD_2007.