16 de julho de 2021

ACABE E O PROFETA ELIAS

 

ACABE E O PROFETA ELIAS

 

Texto Áureo:

 

Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda o concerto e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos;

Deuteronômio 7.9

 

Deus é descrito aqui como sendo “o Deus fiel”, isto é, “absolutamente digno de confiança”. Quando os homens se encontram em um relacionamento de amor com Deus, descobrem que Ele é fiel a sua aliança e leal as suas promessas.

 

Os Israelitas traíram a confiança de Deus incontáveis vezes, Deus teve milhares de motivos para desistir de Israel, mas nunca desistiu deles. Eu (professor José Junior) estou certo de que Deus teve também milhares de motivos para desistir de mim, porém, nunca desistiu, e você?

 

1 – O Casamento de Acabe com Jezabel

1.  Consequências de Escolhas erradas.

2.  A rainha perversa.

 

Russel Norman Champlin diz que Acabe (do hebraico: “Irmão do pai”) foi um dos reis mais espiritualmente fracos e corruptos de Israel. Parece ter tido bons sentimentos e disposições. mas facilmente desviava-se para o mal. Sua história aparece principalmente em 1 Reis 16-22. A narrativa mostra que a debilidade, por parte de alguma alta autoridade, pode produzir tanto o mal quanto a impiedade direta. Acabe foi influenciado por sua associação com os fenícios (civilização antiga da qual

sidom era a capital) , e vários erros por ele cometidos podem ser atribuidos a esse fato. Á influência fenícia.

 

Havia laços comerciais, provenientes do tempo de Davi e Salomão. Tais associações, após a divisão de Israel em dois reinos, tiveram fim em Judá, mas permaneceram fortes no norte, em Israel.

 

No livro dos Reis ele (Acabe) aparece como um rei politicamente forte, mas, espiritualmente fraco. No aspecto secular, era capaz de conquistar o respeito tanto de amigos como de inimigos. No aspecto religioso, suas práticas de sincretismo traduziram a perdição da casa de Onri (seu pai) . Seu reino foi registrado como tendo durado 22 anos (1 Reis 16.29).

Orlando Boyer (teólogo, pastor e escritor) observa que Acabe casou-se com Jezabel e serviu a Baal (1 Reis 16.31,33), foi reprovado por Elias (1 Reis 17.1; 18.17). Ele (Acabe) foi plenamente vitorioso nas 2 primeiras campanhas contra Ben-Hadade, rei da Assíria (1 Reis 20). Construiu uma casa de marfim (1 Reis 22.39), mandou matar Nabote e tomou posse da vinha dele (1 Reis 21). A sentença de Deus contra Acabe foi adiada por causa de seu arrependimento (1 Reis 21.29). Sem a benção de Deus na terceira campanha contra Ben-Hadade ele (Acabe) foi morto em Ramote Gileade (1 Reis 22). Como fora predito os cães lamberam-lhe o sangue, no mesmo lugar onde lamberam o sangue de Nabote (que morreu a mando de Acabe), veja 1 Reis 21.19; 22.38.

uma frase que diz:

 

“80% do seu sucesso ou fracasso dependerá da mulher com quem você se casar”

Podemos dizer que, 80% dos erros de Acabe foram devido a péssima influência de sua esposa.

 

A sentença contra a casa de Acabe foi executada por jeú (1 Reis 19.16; 2 Reis 10.11).

 

 

Jezabel (do hebraico “Casta”), filha de Etbaal rei dos sidônios.

O historiador judeu Flávio Josefo informa que Etbaal foi o rei- sacerdote que governou Tiro e Sidom por trinta e dois anos. Acabe se havia casado com Jezabel, oficializando uma aliança política entre Israel e povos pagãos, o que também propagou a adoração a Baal no Reino do Norte.

 

Jezabel em volta de sua mesa reunia 450 profetas de Baal e 400 sacerdotes de Astarote (1 Reis 18.19). Jezabel exterminava os profetas do Senhor (1 Reis 18.4), planejou a morte de Elias (1 Reis 19.2), provocou dolosamente a morte de Nabote (1 Reis 21.14), Elias predisse que os cães a devorariam (1 Reis 21.23).

 

 

Jezabel foi a mais perversa de todas as rainhas de Israel, foi também a mais inteligente e notável. Havia na “Igreja” de Tiatira uma profetiza a que o Senhor fez menção usando o nome da rainha de Israel, Jezabel (Apocalipse 2.20).

2 Elias Prevê a grande Seca

 

1.  A Intervenção Divina.

 

 

Por causa de sua idolatria, atrocidades e seu casamento com Jezabel, Acabe foi considerado o pior rei de todo o Israel:

 

Também Acabe fez um bosque, de maneira que Acabe fez muito mais para irritar ao SENHOR, Deus de Israel, do que todos os reis de Israel que foram antes dele.

1 Reis 16.33

 

Russel Norman Champlin diz que Acabe colocou vários postes ídolos provavelmente em forma de “falos” em certas regiões de Israel.

 

O teólogo e escritor John Gil diz que; “As idolatrias de Acabe eram mais abertas e mais desavergonhadas; sem nenhuma desculpa; sem nenhum fingimento; e foram também mais numerosas”.

Devido a seus muitos pecados esse perverso rei foi confrontado pelo profeta Elias:

 

Então, Elias, o tisbita (Segundo Champlin, o nome “tisbita” pode ser uma referência a uma cidade em Naftali, veja o apócrifo Tobias 1.1,2) , dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR, Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.

1 Reis 17.1

 

O nome desse profeta (Elias) é composto por dois nomes divinos: “El” e “Yah”. O primeiro significa “poder”; e o segundo é uma abreviação de Yahweh (o Deus eterno). Obtém-se assim a idéia de Deus Eterno e Todo-poderoso. Deus era a força por trás de Elias, bem como o mentor de sua missão. O próprio nome de Elias era uma espécie de proclamação de sua mensagem. Sua tarefa era restaurar a adoração a Deus e pôr fim à adoração a Baal.

 

2.  O preço da obediência a Deus.

3.  Deus sempre cuida dos seus filhos.

 

1.  E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como totalmente matara todos os profetas à espada.

 

2.  Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses e outro tanto, se decerto amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.

 

3.  O que vendo ele, se levantou, e, para escapar com vida,..

1 Reis 19.1-3

 

 

Informações completas foram dadas a Jezabel acerca dos acontecimentos notáveis (e miraculosos) do monte Carmelo (ver 1 Reis 18). Acabe havia sido derrotado pela força espiritual de Elias por assim dizer, mas sua ousada e escandalosa esposa, Jezabel, imediatamente assumiu a ofensiva e fez o homem de Deus fugir. Jezabel prometeu fazer a Elias o mesmo que ele fizera aos sacerdotes de Baal (ver I Reis 18.40).

 

Jezabel prometeu que Elias estaria morto no espaço de vinte e quatro horas, e ela tinha poder para-cumprir a ameaça. Elias, pois, fugiu rapidamente. muitos críticos censuram o homem de Deus por ter medo de uma mulher, quando não temera os 450 profetas de Baal! Por outra parte, Jezabel não era uma mulher qualquer.

 

Era o diabo de saias, por assim dizer. Não havia um só homem em Israel que pudesse resistir à vontade dela. O país inteiro estava escravizado àquela mulher ímpia, uma autêntica princesa da iniqüidade, a principal agente dos poderes malignos naqueles dias. Elias sabia disso. Portanto, partiu, lutando para continuar vivo. Foi notável que a ameaça de Jezabel tenha aterrorizado Elias. Por outra parte, ninguém teria recebido tal ameaça sem terror. Além disso, todos temos nossos dias ruins e de calmaria; todos temos períodos de lapso, na esperança de reconstituir nossas forças algum outro dia.

 

Elias aprenderia que, um homem na direção de Deus e obediente a Deus sempre experimenta o cuidado paterno e sobrenatural de Deus.

3- O Encontro de Elias com Acabe

1.  Um coração endurecido.

2.  A sequidão espiritual do rei.

 

17.  E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe Acabe: És tu o perturbador de Israel?

 

18.  Então, disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do SENHOR e seguistes os baalins.

1 Reis 18.17,18

 

É interessante observar as palavras de Acabe a Elias; És tu o perturbador de Israel?… Acabe estava espiritualmente cego e por isso não conseguia perceber que Deus estava usando Elias para mostrar a Acabe o quanto ele (Acabe) estava longe de Deus. Acabe era (ao lado de jezabel) o grande pertubador de Israel, mas na visão de Acabe, o perturbador era Elias.

A conduta de Acabe foi mais infantil que perversa, quando petulantemente acusou o homem de Deus de perturbar a terra de Israel. Elias enfrentou as insinuações de Acabe francamente, devolvendo a acusação diretamente.

 

(Elias) Fez o rei se lembrar que não era ele, Elias, que era o perturbador, (disse Elias) mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do Senhor, e seguistes os Baalins (1 Reis 18.18).

 

Warren Wendel Wiersbe diz que, “os maus sempre culpam os crentes pelos problemas do mundo; eles nunca pensam em culpar seus próprios pecados”. Wiersbe está certo, isto nada mais é do que o resultado da “sequidão espiritual”. Acabe mostrava que não era um homem prudente, ele deixava de lado a Palavra de Deus. Podemos observar que, o que mais faz com que satanás tenha sucesso no mundo é a falta de prudência dos homens, a maior de todas as imprudências é deixar a Palavra de Deus de lado. Quando o ser humano deixa a Palavra de Deus de lado, se torna como o rei Acabe, espiritualmente cego.

Conclusão

 

Não podemos permitir que a ignorância e a sequidão espiritual nos atinjam. Pois satanás sempre dominará aqueles que são ignorantes e secos espirituais.

 

 

Fontes

 

Bíblia de Estudo Pentecostal,

Bíblia de Estudo Arqueológica,

Comentário Bíblico Wiersbe,

Comentário Bíblico F. F. Bruce,

O Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo – Russel Norman Champlin, Apontamentos teológicos professor José Junior.

Nenhum comentário: