11 de novembro de 2019

Davi é ungido Rei

Davi é ungido Rei

Texto Áureo:

( Para compreender melhor o contexto do texto áureo, vamos abordar os versículos 11, 12 e 13)

11.Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os jovens? E disse: Ainda falta o menor, e eis que apascenta as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Envia e manda-o chamar, porquanto não nos assentaremos em roda da mesa até que ele venha aqui ( Davi era o mais jovem, sua escolha era considerada tão improvável que nem acharam necessário chamá-lo, mas Deus o escolheu).

12.Então, mandou em busca dele e o trouxe ( e era ruivo, e formoso de semblante, e de boa presença ) ( Davi era uma das últimas pessoas que os Israelitas escolheriam para ser rei em Israel, ele não tinha jeito de rei, aparência de rei ou estatura de rei, mas quando Deus escolhe alguém, ninguém pode impedir, gostando ou não, todos tem de se curvar a vontade soberana de Deus). E disse o SENHOR: Levanta-te e unge-o, porque este mesmo é (O diferencial de Davi não estava em suas capacidades ou habilidades, mas em Deus, se Deus estiver com uma pessoa, esta pessoa sempre será maioria).

13.Então, Samuel tomou o vaso do azeite e ungiu-o no meio dos seus irmãos; e, desde aquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi. Então, Samuel se levantou e se tornou a Ramá ( Certamente foi uma surpresa muito grande para seu pai e seus irmãos verem que Deus havia escolhido o jovem Davi, para ser ungido, talvez tivessem pensado que Samuel estivesse enganado. Após Davi ser ungido, o Espírito do Senhor se apoderou de Davi, quando Deus escolhe alguém, Deus não deixa esse alguém sozinho e sem direção).

1 Samuel 16.11-13

Deus tem um método de escolher pessoas que os outros consideram a menos provável, Davi era ruivo ( vers.12).

Vários estudiosos da bíblia tem diferentes teses para definir o siginificado da palavra “ruivo”, abordaremos a hipótese mais provável, embora os ruivos da nossa época tenham pele branca e cabelos avermelhados, Davi possivelmente tinha cabelos afogueados e pele mais clara em relação a seus irmãos ( por isso a escolha da palavra ruivo, embora não pareça ser a melhor das palavras).

Atualmente os ruivos representam cerca de 2% da população mundial, o fato de uma pessoa ter cabelos ruivos ( ligeiramente avermelhados) é fruto de uma mutação genética.

Certamente o fato de Davi ser ruivo era algo bem raro também em sua época, assim como é hoje, o fato de ele ter um formoso semblante e boa presença, mostram que ele não se parecia em nada com os guerreiros tradicionais da época, definitivamente não era o estereótipo ( conceito ou imagem pré concebida de algo ou de alguém) de rei que os israelitas tinham em mente. Mas acabou sendo o maior rei de Israel, porque Deus esteve com ele, é a presença de Deus que faz a diferença na vida de uma pessoa.

Você sabia? - A Escócia é o país no mundo onde mais existem ruivos, são cerca de 13 % da população.

A Irlanda é o segundo país no mundo onde mais existem ruivos, são cerca de 10% da população.

1- Apresentar a unção de Davi como rei

Hoje está na moda nos meios religiosos o uso de palavras como unção, ungir, ungido. Apesar das pessoas estarem falando por aí a respeito dessa “unção”, creio que poucos sabem exatamente o que significam essas palavras.

Unção significado: ato de derramar óleo ou azeite em alguém, untar alguém, friccionar óleo ou azeite em alguém, aplicar óleos consagrados.

A unção é a consequência direta do ato de ungir. No Antigo Testamento era muito comum derramar azeite (um símbolo visível) sobre a cabeça de uma pessoa com o objetivo de consagrá-la, santificá-la para um serviço especial. Isso era ungir a pessoa.

Consequentemente, se a pessoa fosse fiel a Deus, seria e permaneceria cheia da unção do Senhor, seria um ungido.

Profetas, reis e sacerdotes eram as pessoas mais comumente ungidas, pois tinham serviços especiais a realizar diante de Deus e da nação:
“A Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel- Meolá, ungirás profeta em teu lugar” (1Rs 19.16).

“Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apossou de Davi. Então, Samuel se levantou e foi para Ramá” (1Sm 16.13).

“Também ungirás Arão e seus filhos e os consagrarás para que me oficiem como sacerdotes” (Ex 30. 30).

Vemos também que no Antigo Testamento se ungiam objetos que teriam um uso sagrado. Era uma espécie de unção especial com um óleo especial que só era usado para esse fim. “E tomarás o óleo da unção, e ungirás o tabernáculo e tudo o que nele está, e o consagrarás com todos os seus pertences; e será santo” (Ex 40. 9).

Algumas igrejas ainda mantém o costume de ungir pessoas e objetos, porém, creio que, após Jesus Cristo, a unção que devemos buscar é aquela que Deus nos dá através do seu Espírito.

Os símbolos rituais não são mais necessários, pois Cristo é a unção única e definitiva.

“Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine ( ou seja, o Espírito Santo mostra se o que você vê e absorve vem de Deus ou não, é claro que Deus usa seus servos para nos ensinar, porém os Espírito Santo mostra se o que aprendemos está na direção de Deus ou não); mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou” (1Jo 2. 27).

Algumas “unções” citadas na modernidade que, segundo alguns dizem, são manifestações do Espírito de Deus, tais como, unção do riso, unção do leão, unção da casa própria, unção de Abraão, unção do cair no Espírito, unção da prosperidade, etc., são estranhas ao que a Bíblia chama de unção. São manifestações carnais e sem embasamento bíblico.

E para finalizar, quero deixar aqui o exemplo máximo de unção, Jesus: Jesus é chamado de Cristo no Novo Testamento. A palavra Cristo é um título e significa “ungido” na língua grega. Ele é chamado também de Messias, que é uma palavra hebraica que significa “ungido”.

Ser ungido hoje em dia, é estar com a vida consagrada a Jesus Cristo. Não há a necessidade de azeite ou óleos especias, mas da fé e da obediência. E mais: Todos têm a oportunidade de receber a unção de Deus em suas vidas, através de Jesus Cristo. Os rituais do Antigo Testamento não se fazem mais necessários, pois todos somos chamados à consagração especial ao serviço de Deus em Jesus Cristo:

“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1Pe 2. 9).

A respeito da unção de Davi, notamos que Davi foi ungido em meio a seus irmãos, e a partir daí, o Espírito do Senhor se apoderou de Davi, consedendo-lhe sabedoria, poder e orientação, para que pudesse cumprir os propósitos divinos.

2 - Delinear ( descrever) a virtude ( qualidade) de serviço do rei Davi

A unção de Deus não tira a nossa atitude de servos. Davi sendo ungido não abandonou sua posição de servo e fez isso até que chegasse o momento de assumir o trono. A bíblia diz que o Espírito do Senhor se retirou de Saul ( 1 Samuel 16.14), quando uma pessoa deixa os caminhos do Senhor, a casa ( a vida) da pessoa não fica vazia por muito
tempo.

43.E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra.

44.Então, diz: Voltarei para a minha casa, donde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada ( ou seja, encontra a pessoa em desobediência a Deus e a sua Palavra )

45.Então, vai e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta geração má.

Mateus 12. 43-45

Muitos que eram escravos de satanás e foram libertados por Deus precisam ter em mente que, se um dia rejeitarem a Deus e sua Palavra, chegarão a um estado bem pior do que o estado em que se encontravam antes de servir a Deus.

Davi esteve muito tempo com Saul, mas em momento algum relatou que Samuel o havia ungido, ou tentou aproveitar-se da vulnerabilidade de Saul para matá-lo e assumir o reinado, antes participou de lutas em favor de Saul, só no momento certo é que foi aclamado rei.

Deus pode levar crentes a grandes postos, mas é preciso aprender a servir, ter atitude de servo, pois foi este o exemplo que Jesus nos deixou:
24.E houve também entre eles contenda sobre qual deles parecia ser o maior.

25.E ele lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores.

26.Mas não sereis vós assim; antes, o maior entre vós seja como o menor; e quem governa, como quem serve.

27.Pois qual é maior: quem está à mesa ou quem serve? Porventura, não é quem está à
mesa? Eu, porém, entre vós, sou como aquele que serve.

Lucas 22.24-27

Uma das características mais marcantes de Davi é que ele se conduzia com prudência por onde quer que andava e em todas as suas tarefas, e a prudência é uma característica fundamental para todo homem e mulher de Deus.

E saía Davi aonde quer que Saul o enviava e conduzia-se com prudência; e Saul o pôs sobre a gente de guerra, e era aceito aos olhos de todo o povo e até aos olhos dos servos de Saul.

1 Samuel 18.5

E Davi se conduzia com prudência em todos os seus caminhos, e o SENHOR era com ele. Vendo, então, Saul que tão prudentemente se conduzia, tinha receio dele.

1 Samuel 18.14,15

...sede prudentes como as serpentes ( Prudência é se comportar com cautela,
moderação, paciência, calma) e símplices como as pombas ( ou seja, não se comporte como se você fosse forte, superior ou maior que outros).

Mateus 10.16

3 - Retratar Davi como um Guerreiro
Depois de ungido, Davi tem diante de si um um grande desafio, o qual foi temido por todo o Israel: Lutar contra o gigante Golias que tinha ( segundo estudiosos bíblicos, cerca de 2 metros e 70 e 3 metros meio de altura). Diante desse desafio podemos perceber que o silêncio de Saul e a apatia do povo era resultado do afastamento do Espirito Santo de Deus.

Veja:

4.Então, saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo.

5.Trazia na cabeça um capacete de bronze e vestia uma couraça de escamas; e era o peso da couraça de cinco mil siclos de bronze.

6.E trazia grevas de bronze por cima de seus pés e um escudo de bronze entre os seus ombros.

7.E a haste da sua lança era como eixo de tecelão, e o ferro da sua lança, de seiscentos siclos de ferro; e diante dele ia o escudeiro.

8.E parou, e clamou às companhias de Israel, e disse-lhes: Para que saireis a ordenar a batalha? Não sou eu filisteu, e vós, servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça a mim.

9.se ele puder pelejar comigo e me ferir, seremos vossos servos; porém, se eu o vencer e o ferir, então, sereis nossos servos e nos servireis.

10.Disse mais o filisteu: Hoje, desafio as companhias de Israel, dizendo: Dai-me um homem, para que ambos pelejemos.

11.Ouvindo, então, Saul e todo o Israel essas palavras do filisteu, espantaram-se e temeram muito.

1 Samuel 17.4-11

Perceba que Saul e o povo temeram muito apenas um homem, porque estavam fora da direção de Deus, alguém fora da direção de Deus, alguém que sabe qual a vontade de Deus, mas não é obediente, pode fugir até mesmo diante daquilo que não é nada.

Fogem os ímpios, sem que ninguém os persiga; mas qualquer justo está confiado como o filho do leão.

Provérbios 28.1

Saul e o povo estavam fora da direção de Deus, por isso temiam, pois Deus não era com eles. Davi porém, não temia, pois estava na direção de Deus, estava em obediência a Deus, firmado na Palavra de Deus.

E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra este filisteu.

1 Samuel 17.32

Humanamente falando, era impossível Davi vencer golias, mas o grande diferencial na vida de Davi era a presença de Deus, algo que Saul já não tinha mais.

Davi venceu o gigante, por causa da presença de Deus em sua vida.
Na nossa vida pode faltar tudo, menos a presença de Deus.
Um homem santo é poderoso nas mãos de Deus.

Um homem sem a presença do Espirito Santo de Deus, ainda que tenha fama, fortuna e esteja cercado de guerreiros a sua volta, não é nada, simplesmente nada.

Ande com Deus, seja sempre obediente a Deus, e você nunca terá motivos para se arrepender.

Boibliografia

Fontes: Enciclopédia Bíblica Broadman,
Enciclopédia Bíblica Beacon,
Manual Bíblico de questões difíceis e polêmicas da Bíblia,
Bíblia de Estudos MacArthur,
Bíblia de Estudos Shedd,
Bíblia de Estudos Pentecostal,
Comentário Bíblico CPAD,
Bíblia de Estudos Arqueológica,
Apontamentos teológicos José Junior

“Se você desejar receber estudos das lições da Revista CPAD – Adultos semanalmente e gratuitamente envie uma mensagem para o Whatsapp oficial do projeto EVANGELHO EM DETALHES (18) 9 9691-1591.

Se increva no canal SUBSÍDIOS EBD ANDRADINA no YOUTUBE, semanalmente  postamos um video de cada lição, e na descrição do video você tem sempre um link pra você baixar gratuitamente o estudo de cada lição no seu computador, notebook, tablet ou smartphone.

A partir de janeiro estaremos disponibilizando também o estudo das lições dos jovens.
Comparitlhe este projeto, é gratuito e sempre será.

Procuramos elaborar nossos estudos como se fosse um curso de teologia nível avançado, mas de maneira gratuita.”

Prof: José Junior
e-mail: subsidiosebdandradina@gmail.com