25 de setembro de 2023

LIÇÕES BÍBLICAS – 4º TRIMESTRE/2023

 

LIÇÕES BÍBLICAS – 4º TRIMESTRE/2023

Neste último Trimestre de 2023, vamos explorar um tema fundamental em nossas Escolas Bíblica Dominical em todo o Brasil: “Até os Confins da Terra – Pregando o Evangelho a Todos os Povos até a Volta de Cristo”. O comentarista das Lições é o pastor WAGNER GABY.

A Missão de pregar o Evangelho a todos os povos até a volta de Cristo é um tema intrinsecamente ligado à essência da missão cristã. Essa missão transcende o tempo e o espaço, abrangendo todas as eras da igreja e todas as nações da Terra.

Como Introdução do Trimestre, vejamos alguns aspectos teológicos dessa missão, sua base bíblica e as implicações para nossa fé e prática cristã.

1. A Base Bíblica da Missão

A base bíblica para a missão de pregar o Evangelho a todos os povos é incontestável. Jesus Cristo, em Mateus 28:19,20, deu um mandamento claro a Seus discípulos: "Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado". Este é o chamado imperativo de Cristo a cada cristão, que, por sua natureza, abrange todas as nações e povos.

É fundamental compreender a importância desse mandamento. O Evangelho é a boa notícia da salvação em Cristo Jesus, a mensagem que oferece perdão de pecados, reconciliação com Deus e vida eterna. Essa mensagem transcende fronteiras geográficas, culturais e étnicas. Ela é para todos os povos, línguas e nações. Como embaixadores do Evangelho, somos chamados a compartilhar essa esperança transformadora com todos que encontrarmos, independentemente de quem são ou onde vivem.

2. A Teologia da Missão

A missão é transcultural. Ela é uma extensão da própria natureza de Deus, que é amor e deseja que todos sejam salvos (1Timóteo 2:4). A teologia da missão nos ensina que Deus escolheu a igreja como Seu instrumento para levar a mensagem da salvação a todas as nações. A missão não é uma atividade secundária da igreja, mas seu propósito central.

A missão também nos leva a refletir sobre a doutrina da reconciliação. Em Cristo, Deus reconciliou o mundo consigo mesmo (2Coríntios 5:19). Portanto, nossa missão é proclamar essa reconciliação, convidando as pessoas a se reconciliarem com Deus por meio de Jesus Cristo.

3. Os Desafios Teológicos da Missão

Ao embarcar nessa missão, encontramos desafios teológicos significativos. Por exemplo, a questão da pluralidade religiosa e cultural nos leva a considerar como comunicar o Evangelho de maneira relevante e eficaz em contextos diversos. Devemos lembrar que a verdade do Evangelho é universal, mas sua aplicação pode variar culturalmente.

Os desafios que enfrentamos ao cumprir a Grande Comissão de Jesus, principalmente quando se trata de missões transculturais, são muitos. Primeiro, a diversidade cultural e religiosa do mundo requer sensibilidade e compreensão para alcançar diferentes grupos de pessoas. Cada cultura tem sua própria maneira de ver o mundo e sua espiritualidade, e devemos abordá-las com respeito e amor. Além disso, a barreira do idioma pode ser um obstáculo significativo, mas a tradução das Escrituras e a aprendizagem de línguas estrangeiras são ferramentas essenciais para superá-la.

Outro desafio é a oposição e a perseguição que alguns missionários podem enfrentar em áreas hostis ao cristianismo. No entanto, devemos lembrar que Deus está conosco em todos os momentos e que Ele pode transformar até mesmo as situações mais adversas em oportunidades para a Sua glória. A perseverança e a oração são nossos aliados nessa jornada.

Outro desafio é a compreensão da justiça social na missão. A missão não é apenas espiritual, mas também social, buscando transformar vidas e comunidades. Isso requer um entendimento profundo da teologia da justiça e da compaixão.

Mas, apesar dos desafios, há inúmeras bênçãos associadas à obediência a esse chamado. Em primeiro lugar, a alegria de ver vidas transformadas pelo Evangelho é incomparável. Testemunhar almas perdidas sendo encontradas por Cristo e vendo comunidades inteiras se voltando para Ele é uma experiência indescritível. Além disso, o Senhor promete estar conosco sempre, fortalecendo-nos e guiando-nos ao longo do caminho.

4. As Implicações Práticas

As implicações práticas dessa missão são vastas. Significa sair da nossa zona de conforto, superar barreiras culturais e linguísticas, e estar disposto a sacrificar-se pelo bem do reino de Deus. Requer também uma abordagem holística, considerando tanto as necessidades espirituais quanto as físicas das pessoas. Além disso, a missão nos lembra da importância da formação teológica e do conhecimento das Escrituras. Um conhecimento sólido da Palavra de Deus é essencial para comunicar com precisão o Evangelho.

5. A Grande Comissão

A Grande Comissão é, sem sombra de dúvidas, a suprema tarefa da igreja. Templos, escolas, orfanatos, asilos para idosos, creches e hospitais devem ser encarados no contexto da igreja local como acessórios, entretanto a evangelização dos povos deve ocupar a primazia dos recursos financeiro e pessoal. A igreja pode fazer tudo aqui na terra, mas se não cumprir a grande Comissão, não fez nada. Pregar o Evangelho é urgente e essencial! A Grande Comissão (Mt.28:19,20), envolve:

-Ir. Proclamar o Evangelho em palavras e ações a toda criatura.

-Ensinar. Ensinar tanto aos novos convertidos como aos maturados na fé, tornando-os fiéis seguidores de Cristo.

-Batizar. Integrar os novos convertidos na igreja local, a fim de que cresçam na graça e no conhecimento por intermédio da ação do Espírito Santo em sua vida, desfrutando sempre da comunhão dos santos.

A Grande Comissão vai além do simples ato de falar de Jesus, o que denominamos comumente de evangelizar. Trata-se de um processo pelo qual Jesus se torna vivo e presente na vida dos fiéis, de forma que eles ajam de acordo com os padrões divinos. É tornar o Evangelho uma prática na vida das pessoas. Não é apenas falar de Jesus e esperar que a pessoa se decida por influência da pregação.

É bom ressaltar que “pregar o evangelho” não é apenas fazer um sermão, uma exposição da Palavra de Deus a um grupo de ouvintes, com eloquência, com unção do Espírito Santo. Isto também é pregar, mas não é esta a única forma que se tem para pregar o Evangelho, nem a só a isto que Jesus Se refere na “Grande Comissão”.

“Pregar o evangelho” é mostrar antecipadamente o Cristo, de forma adiantada, antes que se mostre quem é Ele nas Escrituras, que dEle testificam (João 5:39). Mas como podemos mostrar Jesus antes que O mostremos na Bíblia Sagrada? Através de nossas próprias vidas! O povo de Antioquia, ao ouvir a mensagem do Evangelho, começou a chamar os discípulos de cristãos, porque, ao compararem o modo de vida de cada crente com o que era mostrado nas Escrituras, descobriram que os crentes daquela igreja eram “parecidos com Cristo”, ou seja, eram “cristãos”. Portanto, a melhor e mais impressionante forma de pregarmos o Evangelho é vivermos de acordo com o Evangelho, é termos uma vida sincera e irrepreensível diante de Deus e dos homens.

LIÇÕES PROPOSTAS A SEREM ESTUDADAS AO LONGO DO TRIMESTRE:

Lição 01 - A Grande Comissão: Um Enfoque Etnocêntrico.

A Grande Comissão, que instrui os discípulos a fazerem discípulos de todas as nações, transcende as barreiras culturais e étnicas. Ela nos desafia a superar quaisquer obstáculos cultural e social, e a levar o Evangelho a todos os povos, reconhecendo a diversidade e a igualdade de valor de todas as pessoas aos olhos de Deus.

Portanto, a Grande Comissão não é apenas um chamado à evangelização, mas também um chamado a transcender fronteiras culturais e étnicas. Ela demanda que os discípulos levem o Evangelho a todos os povos, reconhecendo e respeitando suas diversas identidades culturais.

Lição 02 - Missões Transculturais: À sua Origem na Natureza de Deus.

As missões transculturais têm suas raízes na natureza de Deus, que é amor e deseja a salvação de todos os seres humanos. Deus é transcultural, e seu plano de redenção abrange todas as culturas, línguas e etnias. As missões refletem esse caráter divino, levando a mensagem da salvação a todos os cantos do mundo

Lição 03 - Missões Transculturais no Antigo Testamento.

No Antigo Testamento, vemos exemplos de missões transculturais por meio da vida de profetas e personagens como Jonas e Noé. Deus usou esses homens para comunicar sua vontade e chamar povos estrangeiros ao arrependimento e à fé. Embora de maneira prenunciada, vemos também a bênção de Abraão, que tinha o propósito de abençoar todas as nações por meio dele.

Lição 04 - Missões Transculturais no Novo Testamento.

O Novo Testamento é rico em narrativas e ensinamentos sobre missões transculturais, especialmente a expansão do cristianismo pelos apóstolos. Eles foram comissionados a pregar o Evangelho a todas as nações, estabelecendo um modelo para a evangelização transcultural que ainda nos inspira hoje.

Lição 05 - Uma Perspectiva Pentecostal de Missões.

A perspectiva pentecostal enfatiza a obra do Espírito Santo na capacitação e direção dos missionários e evangelistas; realça a importância do Espírito Santo no avanço das missões, conferindo poder, ousadia e habilidades linguísticas para superar barreiras culturais e levar o Evangelho a todos os cantos da terra.

Lição 06 - Orando, Contribuindo e Fazendo Missões.

Envolvimento integral na missão transcultural envolve oração fervorosa pelo avanço do Evangelho, contribuição financeira para sustentar missionários e participação direta na obra missionária, seja indo ao campo ou apoiando de outras maneiras.

Lição 07 - A Responsabilidade da Igreja com os Missionários.

A igreja deve apoiar e sustentar os missionários de forma integral, proporcionando suporte emocional, espiritual e financeiro ao longo de sua jornada missionária.

Lição 08 - Missionários Fazedores de Tendas.

Esta Lição destaca a importância da auto-sustentabilidade dos missionários, permitindo que eles se envolvam eficazmente na cultura local.

Lição 09 - A Igreja e o Sustento Missionário.

A igreja tem o papel vital de prover recursos financeiros para sustentar os missionários, garantindo que possam dedicar-se plenamente à sua missão.

Lição 10 - O Desafio da Janela 10/40.

O Desafio da Janela 10/40 refere-se a uma estratégia de evangelismo e missões que foca na região do mundo entre as latitudes 10 e 40 graus ao norte do equador. Essa região inclui muitos países com uma alta concentração de não-cristãos e acesso limitado ao Evangelho, sendo vista como um importante campo missionário. O desafio busca direcionar esforços missionários para alcançar as pessoas que vivem nesse "cinturão" geográfico, visando compartilhar a mensagem do Evangelho e promover o avanço do Cristianismo nesses lugares.

Lição 11 - Missões e a Igreja Perseguida.

As missões transculturais muitas vezes envolvem a propagação do Evangelho em áreas onde os cristãos enfrentam discriminação, hostilidade ou perseguição devido à sua fé em Cristo. Em muitos lugares como, por exemplo, países comunistas e mulçumanos, os cristãos vivem em condições adversas, enfrentando desafios como restrições legais, violência e opressão. Missões nesses contextos buscam apoiar, fortalecer e compartilhar a fé em meio às dificuldades, muitas vezes promovendo a mensagem do Evangelho de maneira discreta e adaptada à situação de risco.

Lição 12 - O Modelo de Missões da Igreja de Antioquia.

A Igreja de Antioquia fornece um modelo inspirador de envio missionário, onde a comunidade eclesiástica se mobiliza e apoia ativamente os missionários.

Lição 13 - O Propósito de Missões.

O propósito principal das missões é a expansão do Reino de Deus e a proclamação do Evangelho, visando a transformação de vidas e comunidades.

Lição 14 - Missões e a Volta do Senhor Jesus.

O mandato missionário está intrinsecamente ligado à expectativa da segunda vinda de Cristo, impulsionando a urgência e dedicação na realização da missão até sua gloriosa e tão esperada volta.

CONCLUSÃO

Estas Lições ilustram que a missão transcultural é uma responsabilidade central da fé cristã, impulsionada pelo amor, direcionada pela Palavra de Deus e vital para a realização da Grande Comissão até a volta gloriosa de Jesus Cristo.

O mandamento de pregar o Evangelho a todos os povos até a volta de Cristo é uma tarefa divina que nos foi confiada; é um chamado que requer sacrifício, coragem e persistência, mas que também traz inúmeras bênçãos espirituais e alegria indescritível. Devemos abraçar essa missão com zelo e dedicação, sabendo que Deus está conosco a cada passo do caminho.

E é bom enfatizar que o Ide de Jesus não foi apenas para os cristãos da Igreja do primeiro século, mas a todos os cristãos sem exceção. Onde há um pecador, sem o conhecimento do Evangelho, se encontra um campo missionário; e qualquer cristão pode evangelizá-lo com seu testemunho pessoal.

Que o amor de Cristo nos inspire a levar Seu Evangelho aos confins da Terra, para que todos os povos possam conhecer a esperança que encontramos Nele. Que Deus abençoe a Igreja nessa gloriosa jornada missionária enquanto buscamos obedecer ao grande mandamento de nosso Senhor e Salvador: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado” (Mc.16:15,16).

Luciano de Paula Lourenço