18 de janeiro de 2018

A Superioridade de Jesus em relação a Moisés


A Superioridade de Jesus em relação a Moisés

TEXTO ÁUREO

“Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou” (Hb 3.3).

VERDADE PRÁTICA

Se conservarmos firmes nossa fé e confiança em Cristo Jesus, Ele será sempre o nosso fiel Sumo Sacerdote perante Deus.

LEITURA DIÁRIA

Segunda - Sl 103.7

A revelação de Deus a Moisés

Terça - Sl 77.30

Moisés, o líder provido por Deus

Quarta - Êx 2.11,12

Moisés falhou ao agir segundo a carne

Quinta - Dt 32.1-43

O canto de Moisés

Sexta - Sl 105.26

Moisés, servo do Senhor

Sábado - Js 1.1-7

Moisés reconhecido

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Hebreus 3.1-8,12,14.

1 - Pelo que, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão,

2 - sendo fiel ao que o constituiu, como também o foi Moisés em toda a sua casa.

3 - Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou.

4 - Porque toda casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus.

5 - E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar;

6 - Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.

7 - Portanto, como diz o Espírito Santo, se ouvirdes hoje a sua voz,

8 - Não endureçais o vosso coração, como na provocação, no dia da tentação no deserto.

12 - Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mal e infiel, para se apartar do Deus vivo.

14 - Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até o fim.

PONTO DE CONTATO

Você já resistiu à voz do Espírito Santo alguma vez na em sua vida?

Resistir à voz de Deus tem sido a prática de muitos em nosso meio, que semelhantemente aos hebreus no deserto, tornaram-se insensíveis e desobedientes aos preceitos do Todo-Poderoso: habituaram-se com as bênçãos, sem contudo, reverenciar, obedecer e servir ao Doador e Provedor de todos os benefícios. Ouvir a voz de Deus e abster-se do mal são procedimentos de um coração bom e fiel. O Senhor está sempre pronto para agraciar seu povo com o suficiente “maná diário”, garantindo sobrevivência e crescimento espiritual.

Podemos estar certos de que não pereceremos no “deserto desta vida”; nossa jornada culminará na prometida Canaã celestial.

OBJETIVOS

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:

Considerar Cristo como nosso Sumo Sacerdote.

Reconhecer a superioridade de Jesus sobre Moisés.

Decidir não endurecer o coração ao ouvir a voz de Deus.

Destacar a importância de ser um participante de Cristo.

SÍNTESE TEXTUAL

Os crentes destinatários da epístola, são chamados de “santos”, e devem, por serem participantes da “vocação celestial”, considerar Jesus não apenas como apóstolo (um enviado de Deus), mas também Sumo Sacerdote, ao qual devem confessar suas dificuldades. Se Moisés foi fiel em seu ministério, Jesus muito mais, pois foi o autor, não somente do ministério, mas também da família de Moisés. O Grande Libertador dos hebreus, por ser homem, não pôde ser perfeito. Entretanto, Jesus deu-nos o exemplo de irrefutável perfeição.

O sacro escritor relembra a seus leitores que o povo de Israel peregrinara no deserto por muitos anos, por não ter ouvido a voz de Deus através de Moisés, e roga-os que não ajam da mesma forma, endurecendo seus corações às ordens divinas.

ORIENTAÇÃO DIDÁTICA

Divida a turma em dois grupos. O primeiro, deverá listar as semelhanças entre Moisés e Cristo. O segundo relacionará as diferenças. Ao cabo desta parte da tarefa, solicite voluntários para destacarem os aspectos da superioridade de Cristo sobre Moisés. Dê a eles dez minutos para o cumprimento desta atividade.

Exemplos de semelhanças:

•Moisés livrou o povo da escravidão do Egito;

•Jesus livrou o homem da escravidão do pecado.

•Moisés foi o intermediário entre Deus e o povo;

•Jesus é o mediador entre Deus e o homem.

•Moisés instituiu o sistema levítico;

•Jesus inaugurou o sistema da graça.

Exemplos de diferenças:

•Cristo é Deus; Moisés apenas conhecia a Deus.

•Cristo é Filho de Deus; Moisés foi apenas servo.

•Cristo estabeleceu a “casa” da qual Moisés era apenas uma parte (3.3).

INTRODUÇÃO

 Nesta lição, somos exortados a considerar Jesus Cristo como “Sumo Sacerdote da nossa confissão”. Os israelitas tinham grande respeito aos profetas e sacerdotes da antiga aliança, destacando-se entre eles Moisés e Arão. Na Nova Aliança, Jesus é superior a todos eles, pois encarnou-se tomando a forma humana, ou seja, tornou-se o Emanuel, “Deus entre nós”, concedendo a gloriosa e eterna salvação para todos os que nElecrêem.

I. CONVOCAÇÃO DOS SANTOS À ADORAÇÃO A CRISTO (v.1)

1. “Irmãos santos”.A palavra santo vem do latim, sanctu, que, originalmente, quer dizer aquele ou aquilo que “era estabelecido segundo a lei”, passando depois a significar aquele ou aquilo “que se tornou sagrado”. No Antigo Testamento, a palavra hebraica para santo é qodesh e seus derivados, que significam santo, santificado, santificar, separar, pôr à parte. No Novo Testamento, a palavra “santo”, no grego hagios, tem sentido semelhante ao da língua hebraica; santos, segundo o ensino bíblico, são somente aqueles que têm comunhão com Deus e com seu Filho, Jesus. Estes são convocados para adorarem a Cristo, separados do mundo.

2. “Participantes da vocação celestial”. Os santos que vivem aqui na terra não são apenas os mártires, ou os que fizeram algum milagre, como ensina o Catolicismo. Os santos são pessoas de carne e osso, “participantes da vocação celestial”, por aceitarem a Cristo como seu Salvador ao ouvirem o seu convite através do evangelho.

3. Cristo, Apóstolo e Sumo Sacerdote. Os santos são convocados para considerar “Jesus, apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão”. Ele foi, de fato, o Apóstolo por excelência. Jesus foi enviado por Deus ao mundo, “não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele” (Jo 3.17).

No Antigo Testamento, os sacerdotes intercediam pelo povo, tendo que oferecer, por todos os pecantes, sacrifícios com sangue de animais, que apenas encobriam o pecado. Na Nova Aliança, Jesus é o Sumo Sacerdote perfeito, pois ofereceu o seu próprio sangue para nos salvar e nos apresentar a Deus com a nossa confissão.

II. MAIOR GLÓRIA DO QUE MOISÉS

1. Moisés, fiel como servo (v.5). Moisés foi fiel em sua casa, como acentua o escritor, na condição de servo, sendo o mensageiro que testemunhou das “coisas que haviam de vir”. Ele foi o porta-voz de Deus ao receber as tábuas da Lei no Sinai, transmitindo, com fidelidade, a palavra que de Deus ouviu no monte. Ele nada alterou do que recebeu do Senhor. Foi servo em sua casa, no âmbito do que lhe foi confiado, e desincumbiu-se muito bem de sua tarefa na “casa” de Deus. Por isso, foi considerado um modelo entre os homens (cf. Jr 15.1).

2. Jesus, fiel sobre sua própria casa (v.6). Jesus foi superior a Moisés. Este foi servo. Aquele é o Filho, o Sumo Sacerdote constituído por Deus, posição que não foi confiada a mais ninguém. Moisés, mesmo sendo fiel como homem, não foi perfeito. Falhou em algum momento. No episódio em que Deus mandou que ele falasse à rocha pela segunda vez, descontrolou-se emocionalmente e feriu-a, ao invés de falar (Nm 20.11). Jesus, no entanto, nunca falhou. “Em tudo foi tentado, mas sem pecado” (Hb 4.15).

3. A casa somos nós (v.6). Em nossa imperfeição, como poderíamos ser chamados “casa” de Cristo para que Ele, nessa “casa”, fosse sumo sacerdote? Só a graça de Deus pode explicar. A condição para que sejamos “casa” do Senhor, é que tão-somente conservemos “firme a confiança e a glória da esperança, até o fim”. O apóstolo Paulo teve de Deus revelação semelhante. Na primeira Epístola aos Coríntios 6.19,20, lemos: “Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”. Diante disso, é grande a nossa responsabilidade para com essa “casa”, em que, ao mesmo tempo, habitam Cristo, nosso Sumo Sacerdote, e o Espírito Santo, nosso intercessor, que nos tem como seu templo.

III. ADVERTÊNCIA QUANTO AO ENDURECIMENTO CONTRA DEUS

1. Ouvindo a voz do Espírito. A advertência é grave e solene: “Portanto, se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto...” (vv.7,8). Citando o Salmo 95.8-11 o escritor admoesta os destinatários da carta valendo-se de fatos constrangedores, relativos ao povo de Israel. Na advertência, o Espírito Santo os lembra para não fazerem como seus pais, que provocaram a Deus no deserto com graves atitudes: 1) Tentaram a Deus; 2) Provaram a Deus, mesmo tendo visto suas obras por 40 anos (v.9; Êx 15.22-25; 17.1-7). Esse aviso quanto a ouvir o Espírito Santo é significativo e oportuno para nós em nosso tempo, pois há crentes tão insensíveis, em todos os sentidos, que suas consciências já se encontram irremediavelmente cauterizadas (cf. 1 Tm 4.2).

2. Não endurecer o coração (v.8). O povo israelita, não obstante presenciar as maravilhas do poder miraculoso de Deus no deserto, a começar pela passagem do Mar Vermelho, rebelou-se contra o Senhor. Em conseqüência, Deus se indignou. Manifestou a sua ira e decretou seu juízo: “Não entrarão no repouso de Deus”. Daquela geração rebelde, todos os que tinham mais de 20 anos não entraram na Terra Prometida. O endurecimento do coração é um obstáculo para o recebimento da bênção de Deus.

3. Um coração mau e infiel (v.12). Outra advertência é dada pelo Espírito Santo através do escritor da Epístola aos Hebreus, para que neles não houvesse “um coração mau e infiel”, que viesse afastá-los “do Deus vivo”. O verbo afastar, no texto, é apostenai (gr.), palavra que dá origem ao termo apostasia. No versículo seguinte vem um conselho divino: “Antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado” (v.13). Muitos, por falta de orientação e advertência (exortação), endurecem o coração para Deus, desviam-se e até negam a fé, aceitando falsas doutrinas e envolvendo-se em práticas extra-bíblicas, semelhantes às do espiritismo, incluindo “regressão espiritual” e outras invencionices.

4. Como nos tornamos participantes de Cristo (v.14). O escritor nos mostra como nos tornamos participantes de Cristo: “Se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até o fim”. Essa afirmação é corroborada pelo que Jesus asseverou: “...mas aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mt 10.22). “Até o fim...”. O homem só alcança a salvação plena quando aceita a Cristo como Salvador e permanece em santidade, até a “redenção do nosso corpo” (Rm 8.23b). Se por um lado é difícil iniciar a carreira cristã, mais difícil ainda é continuar e terminá-la. Porém, todas as promessas futuras na eternidade estão reservadas para os vencedores, os que completam a carreira, como diz o apóstolo Paulo (2Tm 4.7).

CONCLUSÃO

A superioridade de Cristo em relação a Moisés é incontestável. Moisés era homem imperfeito e falho, mesmo tendo de Deus uma missão tão grande. Jesus, nosso Salvador, mesmo na condição humana, em face de sua missão salvífica, “em tudo foi tentado, mas sem pecado”. Nós, cristãos, precisamos honrar a Jesus Cristo, o Sumo Sacerdote da nossa confissão.

VOCABULÁRIO

Âmbito: Contorno, periferia; circunferência, espaço delimitado.

Cauterizar: Aplicar cautério a, queimar.

Corroborar: Confirmar, comprovar.

Desincumbir-se: Dar cumprimento a uma incumbência.

Imperfeição: Qualidade de imperfeito; defeito, incorreção.

Ofício: Ocupação ou trabalho especializado.

Pecante: Que ou quem peca habitualmente; pecador.

AUXÍLIOS SUPLEMENTARES

Subsídio Teológico

“Havendo declarado o pensamento central do sacerdócio de Cristo, e antes de desenvolvê-lo nos capítulos 5 a 7, o autor interrompe o assunto, a fim de estabelecer, sob outro ponto de vista, a superioridade do Novo Concerto sobre o Antigo. Ele já demonstrou que Cristo é superior aos anjos, os mediadores espirituais da Lei; agora demonstra que também é superior a Moisés, o homem que promulgou a Lei.

O autor, ao abordar o assunto, emprega a expressão ‘o mundo futuro’, ou ‘o século que há de vir’ (2.5; 6.5) — que no grego é cukoumenen (literalmente ‘o mundo vindouro habitado’). Ele se refere ao reino de Deus que será estabelecido entre os habitantes da Terra.

Isso leva, naturalmente, à comparação entre os fundadores da velha teocracia judaica, sob Moisés e Josué, e Jesus, do novo Reino. A posição de Moisés para com o sistema judaico torna necessário o argumento, porque os cristãos hebreus estavam confusos sobre esse ponto.

O ponto de comparação, no versículo 2, prende-se ao fato de que tantos Moisés como Cristo se ocuparam da administração de economia divina: aquele, sob a velha ordem da Lei; este, sob a nova ordem da graça de Deus, tendo ambos cumprido fielmente suas responsabilidades. Mas o autor apresenta em seguida uma série de contrastes que demonstram a glória muito superior de Jesus.” (Comentário Bíblico Hebreus, CPAD, págs. 129-131).

Por: Evangelista Isaias Silva de Jesus (auxiliar)

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS

Bibliografia

Lições Bíblicas CPAD Jovens e Adultos 3º Trimestre de 2001

A Superioridade de Jesus em relação a Moisés

 

TEXTO ÁUREO

 

"Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou." (Hb 3.3)

 

VERDADE PRÁTICA

 

Cristo em tudo foi superior a Moisés na Casa de Deus, pois enquanto o legislador hebreu foi um mordomo, o Salvador foi o dono.

 

LEITURA DIÁRIA

 

Segunda – Hb 3.1: Uma vocação superior dada a Cristo por Deus Pai

Terça – Lc 19.10: Uma missão superior que apenas Cristo poderia cumprir

Quarta - Hb 3.1; 1Tm 2.5: Cristo - O único Mediador entre os homens e Deus

Quinta – Hb 3.2: Cristo, o edificador da Casa de Deus

Sexta- Hb 3.5,6: Cristo, não apenas servo, mas Filho

Sábado - Hb 3.7,8: Cristo, superior em palavra à Lei

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

 

Hebreus 3.1-19:

 

1 POR isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão,

2 Sendo fiel ao que o constituiu, como também o foi Moisés em toda a sua casa.

3 Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou.

4 Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus.

5 E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar;

6 Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.

7 Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz,

8 Não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto.

9 Onde vossos pais me tentaram, me provaram, E viram por quarenta anos as minhas obras.

10 Por isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus caminhos.

11 Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso.

12 Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.

13 Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;

14 Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim.

15 Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.

16 Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés.

17 Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto?

18 E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes?

19 E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade.

 

HINOS SUGERIDOS: 295, 396, 620 da Harpa Cristã

Jesus Cristo é a pessoa mais importante do mundo.

Falar das pessoas de quem gostamos ou de personagens da história que admiramos é agradável. Mas falar da pessoa de Jesus é, sem dúvida, muito mais agradável. Cristo é a pessoa mais importante do mundo. Muitos cristãos judeus da época em que a carta aos Hebreus foi escrita tinham dificuldade de aceitar isso. Para eles, Moisés superava Cristo em grau de importância. Que pensamento equivocado! Sabendo disso, o autor de Hebreus se apressa em mostrar-lhes que Jesus é superior.

 

Infelizmente, nem todas as pessoas conseguem manter uma vida cristã constante. Há aquelas que começam bem, mas logo fraquejam e desistem. Olham para trás, ao invés de olhar para frente; olham para o mundo, ao invés de olhar para Cristo. No caso dos irmãos a quem a Carta aos Hebreus foi enviada, estava acontecendo algo semelhante. Por valorizar Moisés acima de Jesus, muitos estavam querendo abandonar o cristianismo para voltar às práticas do judaísmo. Então, o autor de Hebreus compara ambos (Cristo e Moisés), a fim de mostrar que seguir Jesus é fundamental.

 

Jesus Cristo é superior em posição - O capitulo três de Hebreus enfatiza, de modo visível, a superioridade de Jesus em relação a Moisés, no que se refere a ofício ou posição. Dar maior importância a qualquer outra pessoa mais do que a Moisés era um enorme desafio. Isso porque os “judeus pensavam que ninguém era maior do que Moisés, pois ele havia dado ao povo de Israel duas tábuas de pedra nas quais Deus tinha escrito a lei (Êx 34)”. [1]

Mas o autor de Hebreus encarou esse desafio, ao dizer: ... considerai atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus (v.1). Observe que não é a Moisés que devemos considerar “atentamente”, mas a Cristo. Este é maior em posição, pois é Apóstolo e Sumo Sacerdote.

 

Quanto à posição, Jesus é superior a Moisés em alguns aspectos. O primeiro deles refere-se à natureza pessoal. O texto se refere a Cristo como Apóstolo. O que é isso? É um título referente a “alguém enviado com uma comissão”. [2] Obviamente, Moisés foi enviado por Deus com o fim de resgatar o povo hebreu da servidão. Contudo, era apenas um profeta. Mas Cristo foi enviado como o Filho unigênito para que todos os que nele crerem tenham vida eterna (Jo 3:16).

 

Não é difícil perceber que este possui uma importância significativa em relação àquele. Afinal, Cristo é o Filho de Deus, uma das pessoas da Trindade.É divino; é Deus (Jo 1:1).

 

O segundo aspecto que revela a superioridade de Jesus sobre Moisés é a importância do seu ofício. O texto é claro: Jesus é Sumo Sacerdote. Este ofício é muito importante na Bíblia. Somente o Sumo Sacerdote podia entrar no compartimento mais importante do tabernáculo: o Santo dos Santos, portando sangue de animais como oferta pelo pecado (Hb13:11).

 

Moisés, no entanto, nunca foi sumo sacerdote. Ele não dispunha de nenhuma autoridade para entrar no Santo dos Santos. Mas Jesus, sendo sumo sacerdote, ofereceu não sangue de animais, mas o seu próprio sangue, para purificar a nossa consciência de obras mortas (cf. 9:11-14).

 

O terceiro aspecto pelo qual Cristo é superior a Moisés diz respeito à mensagem proclamada. Isso é interessante. O final do versículo cinco do capítulo 3 diz que a obra de Moisés foi esclarecer e lembrar aquelas coisas que aconteceriam no futuro (NBV). Assim, “o profeta Moisés falou de coisas por vir, enquanto Jesus Cristo cumpriu tais coisas”. [3] Este confirmou tal verdade: ... vim para cumprir (Mt 5:17).

 

Entenda: Cristo, e não Moisés, é o cumprimento da mensagem proclamada. Cristo, e não Moisés, é o Verbo de Deus, Palavra encarnada, descrito por João 1:1. Os cristãos daquela geração precisavam ter isso em mente. E não só eles, mas nós também.

 

Jesus Cristo é superior em honra -  Cristo é superior a Moisés em sua posição. Mas não só isso. Ele é também maior em honra. A propósito, somente Cristo tem autoridade para expressar, sem correr o risco de ser equivocado em sua afirmação, as seguintes palavras: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra (Mt 28:18). Quanto a Moisés, porém, não podemos dizer o mesmo. Todavia, é necessário esclarecer que este é também digno de honra. O autor da carta diz que Jesus foi fiel a Deus, que o escolheu, assim como Moisés também servia fielmente na casa de Deus (Hb 3:2 – NBV).

 

Em outras palavras, Moisés não deixou a desejar, quanto à missão que recebeu de Deus. Foi fiel. Não foi à toa que Deus o honrou de muitas maneiras. O próprio Deus apareceu a Moisés face a face (Êx33:11) e lhe deu vida longa de 120 anos. Quando Moisés morreu, em Moabe, Deus o sepultou (Dt 34:6). [4] Sem dúvida, Moisés foi um excelente servo de Deus. A sua honra, porém, não excede a de Jesus, e nem poderia, pois, nas palavras de Paulo a Timóteo, Cristo é o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém! (1Tm 6:16).

 

O autor da Carta aos Hebreus faz questão de mostrar tal verdade, a partir do versículo três, que diz: Jesus, todavia, tem sido considerado digno de tanto maior honra do que Moisés. Dois importantes motivos levaram-no a essa conclusão.

O primeiro refere-se ao fato de que Cristo é o construtor da casa: ... maior honra do que a casa tem aquele que a estabeleceu (v.3b). O v.6 diz que essa casa somos nós. Em outras palavras, essa casa é a igreja, a família de Deus. Cristo é, portanto, o edificador da igreja (Mt 16:18), o cabeça do corpo (Cl 1:18). Sendo a igreja uma noiva singular, redimida e santa, não deve se vangloriar, pois a honra pertence àquele que a tornou assim.

 

O segundo motivo refere-se ao fato de que Cristo é o dono da casa. No versículo cinco, Moisés é apresentado como um servo na casa de Deus. Ele esteve por muito tempo à frente do povo do Senhor, mas não era dono desse povo. Cristo, todavia, é como Filho, em sua casa. A igreja pertence a ele. Logo, merece ser honrado como tal. Por isso, cabe a ele, e somente ele, afirmar: ... edificarei a minha igreja (Mt 16:18). Por ser Jesus, e não Moisés, o dono da igreja é que as portas do inferno não prevalecerão contra ela (v.18b). Não resta dúvida: Cristo é superior em honra.

 

Jesus Cristo é superior em cuidado - Além de ser superior a Moisés em posição e honra, Cristo é também superior em cuidado. É importante lembrarmos que os irmãos daquela época viviam num contexto de perseguição e estavam desgastados e desanimados espiritualmente. Por isso, seus joelhos se tinham afrouxado, na vereda da resistência e da atividade justas, e as suas mãos pendiam indefesas, como se fossem homens derrotados (Hb12:12). Estavam com séria dificuldade de progredir na vida cristã e corriam o risco de se desviar. [5] Eis a razão do alerta bíblico para eles: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração (3:7,8).

 

Quando se está em condição semelhante à daqueles irmãos, é possível se imaginar um Cristo distante, inerte, de mãos atadas. O autor da carta, porém, mostra o oposto: no capítulo 3, Cristo não só é presente como também cuidadoso com os seus. Esse cuidado pode ser observado no sacerdócio de Jesus. Ele é tanto Sumo Sacerdote (v.1) quanto sacerdote. Cristo é, na verdade, o Grande Sacerdote de que necessitamos (Hb7:26). O sacerdote oferecia sacrifícios todos os dias pelos pecados do povo (v.27). Como sacerdote, Cristo ofereceu um único sacrifício. Ele intercede por nós (Rm8:34), cuida de nós e se preocupa com a nossa santificação.

 

Em Hb 3:6, o cuidado de Cristo pela sua igreja é ainda mais nítido, pois o autor afirma que ele é fiel, como Filho, em sua casa. Cristo não é um construtor displicente que abandona a casa, depois de construí-la. Indiferença não faz parte do seu caráter. Cristo ama o seu povo e, por causa de tão grande amor, fez-se carne e habitou entre os pecadores, cheio de graça e de verdade (Jo1:14). Cristo é o edificador da igreja, “e por ‘edificador’ entende-se não somente o contratante ou operário, mas o autor, aquele que provê a casa, como dono, arquiteto, investidor, construtor e fornecedor, tudo em uma única pessoa”. [6]

 

Evidentemente, Moisés também cuidou do povo de Deus, como servo, mas não pôde exercer tal função para sempre. Desse modo, o seu cuidado para com o povo do Senhor só compreendeu breves 80 anos. Logo, Cristo é superior também no seu cuidado, pois cuida da igreja, ainda hoje. Desceu à sepultura, mas lá não permaneceu. Está vivo, atuante e perto! Vale lembrar a promessa que ele fez aos seus discípulos, após a sua ressurreição: E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século (Mt 28:20b).

 

APLICANDO E PRATICANDO A PALAVRA DE DEUS EM NOSSA VIDA

 

1. Jesus é mais importante: não o substitua! - Moisés teve a sua importância, na história do povo de Deus. Logo, merece honra. Mas não a ponto de ser elevado acima de Jesus. Para muitos hebreus, Moisés era a pessoa mais importante. Este pensamento, contudo, é equivocado. Jesus é digno de maior honra (Hb3:13). E quanto a nós, temos considerado digno de maior honra a Jesus ou ao líder espiritual a quem muito estimamos? Será que as nossas opiniões têm dado lugar às de Cristo? Será que não o temos substituído por bens materiais, como um veículo do ano, uma casa ou o dinheiro? Não substitua o criador pela criatura. Jesus é mais importante.

 

2. Jesus é mais importante: não o abandone! - Muitos irmãos hebreus estavam propensos a deixar de olhar para Cristo e a voltar às antigas práticas do judaísmo. Isso culminou no desânimo e na apatia de muitos deles. Abandonar Cristo para voltar às velhas práticas era um risco presente, e a incredulidade ganhava espaço. Daí o alerta: ... não endureçais o vosso coração (Hb 3:8).

Desistir de Cristo nunca será uma boa escolha. Quem faz isso, só tem a perder. Não deixemos, portanto, de focar a nossa mente e o nosso coração em Jesus. Antes, conservemos firmes, até o fim, a nossa alegria e a nossa esperança no Senhor (v.6 – NBV). Não desistamos de servi-lo, pois ele é a pessoa mais importante do mundo.

 

CONCLUSÃO

 

Jesus é o nome da pessoa infinitamente superior a tudo e a todos, pois, nas palavras inspiradas de Paulo, dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! (Rm11:36). Cristo é, de fato, mais importante do que Moisés, em posição, honra e cuidado. Portanto, precisamos ter em mente que não devemos substituir Jesus, nem o abandonar. Não deixemos que a incredulidade nos afaste do Deus vivo (Hb3:12), mas deleitemo-nos em nosso Senhor (Hb 3:6).

Louvado e Exaltado seja o nome do Senhor Jesus!

 

Por: Evangelista Isaias Silva de Jesus (auxiliar)

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS

 

Bibliografia



1. KISTEMAKER, Simon. Comentário do Novo Testamento: Hebreus. São Paulo: Cultura Cristã, 2003. Pág. 121
2. WIERSBE, Warren W. Comentário Bíblico Expositivo: Novo Testamento 2. Santo André: Geográfica, 2006. Pág. 368
3. WIERSBE, Warren W. Comentário Bíblico Expositivo: Novo Testamento 2. Santo André: Geográfica, 2006. Pág. 369
4. KISTEMAKER, Simon. Comentário do Novo Testamento: Hebreus. São Paulo: Cultura Cristã, 2003. Pág. 125
5. CHAMPLIN, Russel Norman. O Novo Testamento interpretado: versículo por versículo. Vol V. São Paulo: Milenium, 1980. Pág. 468
6. TAYLOR, Richard S. (et al). Comentário Bíblico Beacon: Hebreus a Apocalipse. Vol. 10. Rio de Janeiro: CPAD, 2006. Pág.

 
A Superioridade de Jesus em relação a Moisés

 

TEXTO ÁUREO

 

"Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou." (Hb 3.3)

 

VERDADE PRÁTICA

 

Cristo em tudo foi superior a Moisés na Casa de Deus, pois enquanto o legislador hebreu foi um mordomo, o Salvador foi o dono.

 

LEITURA DIÁRIA

 

Segunda – Hb 3.1: Uma vocação superior dada a Cristo por Deus Pai

Terça – Lc 19.10: Uma missão superior que apenas Cristo poderia cumprir

Quarta - Hb 3.1; 1Tm 2.5: Cristo - O único Mediador entre os homens e Deus

Quinta – Hb 3.2: Cristo, o edificador da Casa de Deus

Sexta- Hb 3.5,6: Cristo, não apenas servo, mas Filho

Sábado - Hb 3.7,8: Cristo, superior em palavra à Lei

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

 

Hebreus 3.1-19:

 

1 POR isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão,

2 Sendo fiel ao que o constituiu, como também o foi Moisés em toda a sua casa.

3 Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou.

4 Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus.

5 E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar;

6 Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.

7 Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz,

8 Não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto.

9 Onde vossos pais me tentaram, me provaram, E viram por quarenta anos as minhas obras.

10 Por isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus caminhos.

11 Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso.

12 Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.

13 Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;

14 Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim.

15 Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.

16 Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés.

17 Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto?

18 E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes?

19 E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade.

HINOS SUGERIDOS: 295, 396, 620 da Harpa Cristã

CRISTO SUPERIOR A MOISÉS (Hb3:1,6)

INTRODUÃO

Nesta lição iremos estudar uma comparação entre Cristo e Moisés. A conclusão desta comparação é que Moisés é apenas um servo, enquanto Cristo é soberano da casa de Deus.

I- Convocação dos santos à adoração a Cristo (V,1):

O trecho de Hb3:1,6 contém 5 palavras chaves, que merecem especial atenção nossa, são elas: Santos, vocação, apóstolo - sumo sacerdote e casa.

1°- Irmãos santos: Você é santo? Porque?

A palavra hebraica para santo é ‘QADOSH’

A palavra grega para santo é agiasmos ‘AYL&VMÓS’

Significa tornar santo - consagrar – pureza-

Se santo é estar separado do pecado e dos costumes do mundo e consagrado a Deus.

Porque ser santo?

Sem santidade ninguém poderá ser útil a Deus. II – 2:20,21

Sem santidade ninguém terá comunhão com Deus. Sl15:102

Sem santidade ninguém Vera o Senhor. Hb12:14

Somente um povo santo, poderá ser usado por Deus, para mudar as circunstâncias a qual o mundo estar imergindo. Somente esses são chamados para adorar a Cristo.

2°- Vocação celestial:

A palavra vocação tinha um significado muito especial para os Judeus. Por ex: foi por vocação que eles foram escolhidos por Deus e santificados para uma missão especifica. Na epístola de Hb encontramos outra vocação, a “vocação celestial”, a qual não se baseia em nacionalidade, mas se baseia no relacionamento com Deus, ou seja, todos quantos pela fé aceitam a revelação divina na pessoa de Cristo, fazem parte da vocação celestial.

Missão especifica:

1°- Adorar a Deus

2°- Promover a comunhão entre os irmãos

3°- Evangelização

3°- Apostolo e sumo sacerdote:

Segundo o antigo testamento Moisés era o apostolo (apostolo sig. Uma pessoa enviada por Deus com sua mensagem) Jô 1:17a é o sumo sacerdote era Arão Hb 5:1,5, agora sob a nova aliança esses dois ofícios, apostólico e sacerdotal estão reunidos na pessoa de Jesus Cristo...

Para satisfazer esse requisito, Cristo se encarnou, assumiu forma de servo, morreu ressuscitou, voltou para o céu onde agora está assentado, intercedendo por nós junto ao pai.

4°- Casa:

O que significa essa casa?

Essa casa não se refere a uma estrutura material, mais sim uma estrutura espiritual.

· Nós somos esta casa. Ico3:16

· Se sujarmos está casa Deus o destruirá Lm 4:1 I- Co3:17

· Temos que fugir do pecado para não sujar esta casa I- Co:618:19

1°- O porque somos casa ou templo de Deus I-Pe 2:5.

A- Somos casa de Deus; Para termos acesso a ele Ef2:18.

B- Somos casa de Deus; Para oferecermos sacrifício espiritual I-Pe 2:5.

B1- 1- Sacrifício da obediência I- Sm 15:22,23

B2- 2- Sacrifício da santificação; I- Pe 2:9

II-Cristo, maior glória do que Moisés.

Para os judeus da época, Moisés era um profeta inigualável.

- Ele os tinha libertado do Egito;

- Deus comunicou a Moisés o que de mais primoroso havia em suas leis.

- Em seus livros estão as bases do concerto, dos sacrifícios e das crenças do judaísmo.

Apesar do valor de Moisés na grande galeria dos seletos amigos de Deus, devemos reconhecer que os judeus exageraram um pouco sobre a sua importância, o que o fez cegos diante daquele que trazia maior revelação que a dada por Moisés, Cristo.

COMPARAÇÃO: MOISÉS VERSUS CRISTO

· Os escritos de Moisés (o Pentateuco), foram mal interpretados pelos Judeus, em lugar de serem considerados como parte de uma revelação progressiva, Foram considerados completos em si mesmos;

· As leis e os sacrifícios tornaram-se para eles um meio de salvação, em lugar de serem a exposição da necessidade de um salvador;

· Com o propósito de refutar está distorção foi escrita à carta dos Hebreus, que Cristo é apresentado como o cumprimento do que Moisés ensinou nos seus livros; ( Hb 3:5)

· Moisés é o personagem referido em maior números de livros na bíblia;

· Seu nome aparece em 31 dos livros sagrados e em 847 vezes.

Moisés é chamado:

· Servo do Senhor (Ex14:31)

· Fiel em toda a casa (Nm 12:7 - Hb 3:5)

· Homem de Deus (Dt 33:1)

· O escolhido de Deus (Sl 106:23) e outros.

Cristo é chamado:

· Senhor dos senhores (I- Tm6:15)

· Senhor de todos (At 10:36)

· Senhor da glória (I- Co 2:8)

· O edificador desta casa ( Hb 3:3,6)

· Filho de Deus (Mt 2:15)

· É o próprio Deus (Jo20:28)

· Também foi escolhido por Deus (Is 42:1)

Moisés é tipo de Cristo:

· Ameaçado de morte e preservado por Deus

Moisés Ex 2:2-10 ;Hb 11:23 Jesus Mt 2:13-15

· Dominou a água do mar

Moisés Ex14:21 Jesus Mt 8:26          

· Alimentou uma multidão

Moisés Ex16:15,16 ; Jo 6:31 Jesus Jô 6:11,12

· Teve seu rosto iluminado

Moisés Ex34:35 Jesus Mt 17:15

· Os irmãos tiveram contra ele

Moisés Nm 12:1 Jesus Jo 7:5

· Esteve a sós com Deus 40 dias em jejum

Moisés Ex14:18 Jesus Mt 4:2

· Andava com 12 tribos (Moisés)

· Andava com 12 apóstolos (Jesus)

· Intercedo pelo povo

Moisés Ex32:32 Jesus Jo 17:9

· Escolheu 70 auxiliares

Moisés Nm11:16 Cristo Lc 10:1

· Apareceu depois da morte

Moisés Mt 17:3 Cristo At 1:3

OBS: É importante sabermos que o tipo sempre é inferior que o antítipo (no caso Moises é o tipo de Cristo, logo Cristo e o antítipo de Moises)

CONCLUSÃO

A superioridade de Cristo em relação a Moisés é incontestável.

Moisés era homem imperfeito e falho, mesmo tendo de Deus uma missão tão grande. Jesus, nosso salvador, mesmo na condição humana, em face de sua missão salvífica, ‘em tudo foi tentado, mas sem pecado’. Nós, cristãos, precisamos honrar a Jesus Cristo, o sumo sacerdote da nossa confissão.

Por: Evangelista Isaias Silva de Jesus (auxiliar)

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS

Bibliografia