17 de março de 2020

JESUS O HOMEM PERFEITO


JESUS O HOMEM PERFEITO

Texto Áureo
E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.
Lucas 2.52

Este versículo é uma repetição virtual do versículo 40 (E o menino crescia e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele. Lucas 2.40), Jesus viveu como menino comum, junto de sua família, o texto diz que ele “crescia” em:
Sabedoria: Ele aprendia cada dia mais como agradar a Deus.
Estatura: Jesus não nasceu pronto, por assim dizer, ele nasceu, cresceu, se desenvolveu, assim como qualquer ser humano (os únicos seres humanos que já nasceram na fase adulta, por assim dizer, foram Adão e Eva).
Graça para com Deus e os homens: A palavra “graça” (do grego: Charis) parece descrever as qualidades que tornam uma pessoa atraente, bem vista, descreve também a atitude de aprovação, respeito e boa vontade exercida por outras pessoas para com uma pessoa “agradável”, no melhor sentido da palavra. O até então “menino” Jesus era aquele tipo de pessoa tão agradável que todos queriam e desejavam estar perto dele.
Podemos entender também que Jesus não ficava doente pois não tinha pecados em nem tinha em si a natureza pecaminosa.

Observe algo que precisa ser bem explicado.
..o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
Colossenses 1.15
Este versículo não significa que Jesus foi a primeira criação de Deus, quando o texto diz que Jesus é o primogênito de toda criação, isto significa duas coisas.
1-    Significa que Jesus é o primogênito em herança, no sentido de que Ele, após sua “obra redentora” foi o primeiro a vencer e ser ressuscitado por Deus.
2-    A palavra “primogênito” deriva do Latim “primogênitus” e significa, o que veio primeiro, aquele que foi gerado. Mas, antes

disso, na visão dos povos antigos a palavra “primogênito” também tinha o significado de, o mais estimado, o mais honrado, o de maior destaque, o exemplo a ser seguido pelos outros. O termo
“primogênito de toda criação” significa portanto, a posição de Jesus como exemplo a ser seguido, o mais honrado, estimado, destacado etc., e não que Ele foi o primeiro a ser criado.

1- Jesus, Verdadeiro Deus

1.     Sua eternidade com o pai.

Jesus, é descrito nas Escrituras como sendo unigênito de Deus. Veja:
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3.16

Quando as Escrituras dizem que Jesus é o filho unigênito de Deus, significa que ele é o único do seu tipo, exclusivo, incomparável, por assim dizer. O termo “filho unigênito” foi usado por Jesus para se referir a si mesmo apenas aqui neste versículo. O termo “filho unigênito” também mostra uma forma particular de comunhão entre o Filho e o Pai.
Vejamos João 1.14 para entender melhor a eternidade de Jesus com o Pai:

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
João 1.14

O “verbo” aqui refere-se a Jesus (o Logos de Deus, a Palavra), e o “verbo” se fez carne e habitou entre nós... Este versículo mostra que Jesus “existia” antes de vir a terra, encarnado como homem. Jesus juntamente com o Espírito Santo formam um com o Pai.
São um em essência, mas três personalidades diferentes. Observe:
Em Mateus 3.17 o Pai falou sobre Jesus. Em Mateus 26.39 Jesus orou ao Pai.
Em João 16.7 Jesus fala aos discípulos que enviaria o Espírito Santo.

Por estes três versículos percebemos que Deus, Jesus e o Espírito Santo tem, cada um, a sua personalidade, pois Jesus não poderia ter orado para si mesmo, nem falado consigo mesmo, se ele e Deus fossem a mesma pessoa e nem poderia ter prometido enviar a si mesmo como consolador, caso Ele e o Espírito Santo fossem a mesma pessoa. Por isso notamos que, Deus, Jesus e o Espírito Santo são UM em ESSÊNCIA, mas três personalidades diferentes. Em Isaías 9.6 Jesus é apresentado como sendo:

... Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
Maravilhoso conselheiro, ou seja, aquele que ensina como agradar a Deus e como herdar a vida eterna.
Deus forte, ou seja, juntamente com o Pai, ele é Deus em essência. Pai da eternidade, para ser Pai da eternidade é preciso ser o criador da eternidade, até a eternidade foi criada por Deus, glória ao nome Santo do Senhor.
Antes de sua encarnação Ele estava com o Pai, criou todas as coisas.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. João 1.3

2.     Seus atributos, grandezas e perfeições.
Jesus é fonte de vida:
Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens; João 1.4

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; João 11.25

porque nele (isto é, em Jesus) habita corporalmente toda a plenitude da divindade. Colossenses 2.9

Jesus é onipresente (ele pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo).
ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém! Mateus 28.20

Jesus é onisciente (ele sabe de todas as coisas).
4.  Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vosso coração?
5.  Pois o que é mais fácil? Dizer ao paralítico: Perdoados te são os teus pecados, ou: Levanta-te e anda? Mateus 9.4,5

Jesus é onipotente (ele pode todas as coisas).
Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso. Apocalipse 1.8



3.     Esvaziou-se de sua glória, mas não de sua divindade.
Para vir ao mundo da forma como nascem todos os seres humanos ( com exceção de Adão e Eva), Jesus foi gerado no ventre de uma mulher ( Maria), e é interessante observar que, segundo as Escrituras, Jesus não se esvaziou de sua divindade, mas sim de sua glória, veja:
5.  De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, (o sentimento de ser servo de Deus)
6.  que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. (Jesus é Deus em essência, mas dentro do plano da criação é o Pai quem dita as regras, por assim dizer, o Pai enviou o Filho, o Pai deu ao Filho um nome que é sobre todo nome, vers. 9,10)
7.  Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;( Ou seja, Jesus esvaziou-se de sua glória, não de sua divindade)
8.  e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz. (o bom servo não questiona o Pai, mas simplesmente obedece)
9.  Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome,( como disse certa vez Whatchman Nee; Deus, Jesus e o Espírito Santo não foram pegos de surpresa com a rebelião de satanás e a queda do homem, Eles não podem ser pegos de surpresa, Eles em sua infinita sabedoria sabem o que fazer e como agir diante das situações que para nós são atônitas) - Grifo pessoal.
10.  para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,( Este ocorrido, já havia sido determinado por Deus, antes da fundação do mundo, podemos supor isto analisando 1 Pedro 1.19,20 e Apocalipse 13.8)
11.  e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. (Quando toda língua confessa, e confessar, que Cristo é o

Senhor, a Glória é de Deus Pai, porquê assim foi determinado por Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, antes da criação do mundo, Vemos em toda a Bíblia que os TRÊS estiveram e estão sempre presentes na criação)
Filipenses 2.5-11

2 – Jesus, Verdadeiro Homem

1.     Jesus estava no seio do Pai.
Antes sua encarnação, Jesus achava-se no seio do Pai. No antigo testamento Jesus ainda não havia sido “totalmente revelado” por
assim dizer, no AT Deus se comunicou com a humanidade através de várias pessoas, mas a partir do novo NT Deus passou a se comunicar com os homens de maneira mais clara, através de seu filho Jesus, podemos dizer que, em Cristo, Deus se tornou um homem e viveu na Terra, como tal. Observe:

Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, este o fez conhecer. João 1.18

Este versículo pode ser traduzido como: “Ninguém nunca conseguiu ter uma comunhão tão plena, perfeita com Deus, somente Jesus conseguiu isto.”

2.     Profetizado no antigo testamento.

A vinda de Cristo é anunciada (ou profetizada) em todo o antigo testamento, o primeiro anúncio sobre Cristo na Bíblia está em Gênesis 3.15, veja:

E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Gênesis 3.15

A semente da mulher aqui representa Cristo, a frase “Tu lhe feriras o calcanhar” refere-se as inúmeras tentativas de satanás de derrotar a Cristo durante a sua vida terrena. A frase “Esta te ferirá a cabeça” refere-se a derrota de satanás quando Cristo cumpriu sua obra redentora e ressuscitou dos mortos. A mordida no calcanhar não é
mortal, mas o “ferir a cabeça sim”. Deus estava revelando o seu plano para derrotar satanás e oferecer salvação ao mundo através de seu Filho Jesus Cristo.

A Bíblia aponta para Cristo, do início ao fim, encontramos Cristo em cada livro da Bíblia, do Gênesis ao Apocalipse, podemos dizer que em:

·         Gênesis - Ele é a Semente da Mulher.
·         Êxodo - Ele é o Cordeiro Pascal.
·         Levítico - Ele é o Sumo Sacerdote.
·         Números - Ele é a Rocha Ferida.
·         Deuteronômio - Ele é a Lei da Nossa Salvação.
·         Josué - Ele é o Nosso Capitão; Ele é o que Luta pelo Seu Povo.
·         Juízes - Ele é o Libertador.
·         Rute - Ele é o Parente Divino. É aquele que nos resgata.
·         I e II Samuel - Ele nos Unge a Cabeça com óleo.
·         I e II Reis - Ele é o Rei Prometido.
·         I e II Crônicas - Ele é o Senhor da Vitória.
·         Esdras - Ele é o Restaurador.
·         Neemias - Ele é o que Reedifica os Muros.
·         Ester - Ele é o Nosso Advogado; Ele livra o Seu Povo da Destruição.
·         - Ele é o Nosso Redentor.
·         Salmos - Ele é o Bom Pastor.
·         Provérbios - Ele é a Sabedoria.
·         Eclesiastes - Ele é o Pregador sem Vaidades.
·         Cantares de Salomão - Ele é o Noivo que Ama a Sua Igreja (Noiva).
·         Isaías - Ele é o Messias que havia de vir, o Servo Sofredor.
·         Jeremias - Ele é o Profeta que chora.
·         Lamentações de Jeremias - Ele é o Senhor que chora pelo Seu Povo.
·         Ezequiel - Ele é o Maravilhoso Ser das Quatro Faces.
·         Daniel - Ele é o Quarto Homem da Fornalha de Fogo.
·         Oséias - Ele é o que se afasta da iniquidade do Povo.
·         Joel - Ele é o que batiza com o Espírito Santo.
·         Amós - Ele é o Grande Governador do Universo.
·         Obadias - Ele é o Senhor que destrói os nossos inimigos.
·         Jonas - Ele é o Grande Missionário que leva a Palavra de Deus ao Mundo.
·         Miquéias - Ele é o Mensageiro dos Pés Formosos.
·         Naum - Ele é o Senhor que persegue os ímpios.
·         Habacuque - Ele é o Justo.
·         Sofonias - Ele é o Senhor de Linhagem Pura.
·         Ageu - Ele é o Templo de Deus.
·         Zacarias - Ele é o Pastor Ferido, das mãos traspassadas, o Edificador do Templo do Senhor.
·         Malaquias - Ele é o sol da justiça.
·         Mateus - Ele é o Messias.
·         Marcos - Ele é o Servo Maravilhoso.
·         Lucas - Ele é o Filho do Homem.
·         João - Ele é o Filho de Deus.
·         Atos - Ele é o Justo, Senhor de Todos, Senhor que nos Salva.
·         Romanos - Ele é o Pacificador.
·         I e II Coríntios - Ele é o Destruidor da Morte, O único Fundamento, A Imagem de Deus.
·         Gálatas - Ele é o Senhor da Graça.
·         Efésios - Ele é o Exemplo Supremo.
·         Filipense - Ele é o Prêmio da nossa Vocação.
·         Colossenses - Ele é Deus, o Cabeça da Igreja.
·         I e II Tessalonicenses - Ele é Aquele que virá outra vez.

·         I e II Timóteo - Ele é Bem Aventurado e único Soberano; Juiz de todos os Homens.
·         Tito - Ele é o Redentor.
·         Filemon - Ele o Senhor que nos liberta.
·         Hebreus - Ele é o Autor da nossa Salvação, O Grande Sumo Sacerdote, Autor e Consumador da nossa Fé.
·         Tiago - Ele é o Senhor das Boas Obras.
·         I e II Pedro - Ele é o Filho do Deus Vivo, o Pastor e Bispo das nossas Almas.
·         Nas cartas de João – Ele é a nossa Luz.
·         Judas - Ele é o Senhor que nos alerta.
·         Apocalipse - Ele é o Alfa e o ômega, O Leão da Tribo de Judá, O Rei dos reis e Senhor dos senhores.

3.     Encarnado no novo testamento.

O Filho de Deus tornou-se de fato “carne”, por assim dizer.
E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. João 1.14
A humanidade de Cristo foi real. Seu nascimento foi tão natural quanto o nosso (Lucas 2.1-7), Ele teve fome e sede (Mateus 4.2; João 19.28), experimentou profunda tristeza (Mateus 26.38), a humanidade de Cristo em nada difere da nossa, exceto pelo fato de Ele não ter pecado.
Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Hebreus 4.15

4.     Jesus nasceu na plenitude dos tempos.
Observe isto com atenção:
4.  mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
5.  para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
Gálatas 4.4,5

O que está aqui em pauta nas palavras de Paulo é que todo o período pré-messiânico, todas as profecias que falavam da vinda de Cristo se completaram com a vinda e a obra redentora de Cristo, Ele foi finalmente revelado para Israel e para o mundo.

5.     Em Israel, Jesus é apresentado ao mundo.
Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. João 4.22

Saiba, pois, com certeza, toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. Atos 2.36

26.  Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus;
27.  porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.
28.  Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. Gálatas 3.26-18

3 – Jesus o Homem Perfeito

1.     A humanidade de Jesus.

Jesus como ser humano, precisava experimentar toda a
“dificuldade” que os seres humanos enfrentam, por assim dizer.

Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Hebreus 4.15 Jesus operou inúmeros milagres, sinais e maravilhas em atos, obras e palavras, mas de tudo o que Jesus realizou, nada foi
em benefício próprio, Ele não usou sua “divindade” para saciar sua sede, fome ou cansaço, com isso aprendemos que os dons de Deus não devem ser usados em benefício próprio, tal como vemos hoje em dia, muitos querem usar seus “dons” dados por Deus para ganhar, fama e dinheiro.
Jesus era homem de dores, experimentado no trabalho.


3.  Era desprezado e o mais indigno entre os homens, homem de dores, experimentado nos trabalhos e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
4.  Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.
5.  Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados.
Isaías 53.3-5

2.     Jesus, o último Adão.

O primeiro Adão fracassou no paraíso, o segundo Adão venceu no deserto, por isso não podemos dizer que o lugar é que faz o homem pecar, não é o lugar, mas sim, a intenção do coração. É claro que existem lugares que, se nos fazem querer pecar, devemos evitar tais lugares, mas o que realmente faz o homem cair é a intenção do coração e não o lugar propriamente dito.

3.     A perfeição espiritual e moral de Jesus.

Jesus era perfeito tanto no falar, quanto no agir, e certamente Jesus se vestia de forma que não dava escândalo. Hoje em dia vemos muitas mulheres de Deus que não se importam em usar roupas decotadas, as vezes usam roupas tão justas que é possível até enxergar as “roupas de baixo”, hoje vemos homens de Deus que não se importam em ficar na frente de casa sem camisa.
Se somos realmente cristãos, falemos, ajamos e também nos vistamos como cristãos.

Conclusão:

Olhemos para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.
Hebreus 12.2

Se olharmos pra Jesus, se o tivermos como nosso modelo, se obedecermos seus ensinamentos, seremos homens e mulheres moldados pelo Espírito de Cristo.

Por: Prof; Jose Junior

Se este material foi útil pra você, compartilhe.
...de graça recebestes, de graça dai.
Mateus10.8