13 de setembro de 2023

Sendo Igreja do Deus Vivo

 

Sendo Igreja do Deus Vivo

TEXTO ÁUREO

 

Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja (Ef      5.32)

versículo-chave:

 

- Grande é este mistério: No Novo Testamento, "mistério" identifica alguma realidade escondida no passado e revelada na época do Novo Testamento para ser escrita na Escritura.

 

O casamento é um reflexo sagrado do magnificente e belo mistério da união entre o Messias e sua igreja, totalmente desconhecida até o Novo Testamento. - Havia muitas verdades escondidas e reveladas posteriormente no Novo Testamento que são chamadas de mistérios.

 

Aqui está uma; judeus e gentios reunidos num corpo no Messias. Paulo não somente escreveu a respeito do mistério que, em Cristo, judeu e gentio se tornam um na visão de Deus, no seu reino e na sua família, como também explicou e esclareceu essa verdade.

 

Ele percebeu que o conhecimento espiritual deve preceder a aplicação prática. O que não é entendido corretamente não pode ser aplicado corretamente.

 

Embora Deus tenha prometido a bênção universal por intermédio de Abraão (Gn 12.3),

 

0 pleno significado dessa promessa tornou-se claro quando Paulo escreveu Galatas 3.28.

 

A passagem de Isaías 49.6 previu a salvação para todas as raças,

Porém foi Paulo quem escreveu a respeito dessa promessa (At 13.46-47).

 

Paulo revelou a verdade que nem mesmo os maiores profetas compreenderam - que na igreja, composta de todos os salvos desde o Pentecostes em um corpo unido, não haveria distinções raciais, sociais ou espirituais.

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE = 1 Timóteo 3.14-16;                      Efésios 5.25-27,32

INTRODUÇÃO

Em primeiro lugar, é necessário identificar de qual igreja estamos falando – a visível, local, ou a Universal?

A Bíblia nunca usa o termo igreja visível ou igreja invisível.

Entretanto, a ideia da igreja           visível versus a igreja invisível é um resultado natural de uma compreensão bíblica da doutrina da   salvação.

A igreja visível é a expressão do cristianismo que as pessoas podem ver: a reunião e as práticas dos indivíduos em vários edifícios da igreja aos domingos.

A igreja invisível é a verdadeira igreja, que só Deus pode ver: crentes nascidos de novo do passado, presente e futuro.

Porque nem todos que frequentam a igreja ou realizam atos religiosos são salvos, a igreja visível inclui os incrédulos.

A igreja invisível é formada pelos redimidos e selada por Deus.

No sentido   organizacional.

A igreja, como organização,  é formada por crentes em Jesus que se reúnem numa determinada congregação a fim de adorar e servir a Deus.

Ali, tanto há “trigo” quanto “joio”, ou seja, há crentes fiéis e infiéis                        (Mt 13.24-30).

Como numa organização qualquer, a igreja local necessita de  uma liderança humana; assim como de atividades administrativas, estatutos e normas. Entretanto, tal estrutura jamais poderá suplantar ou sobrepor-se aos preceitos da Palavra de Deus.

Embora a igreja local seja uma organização juridicamente estabelecida, não deixa de ser também um organismo espiritual que, sob a direção de um ministro de Deus, deve servir ao Senhor e obedecer a sua Santa Palavra.

 

-                A igreja é a morada do Deus vivo. – “Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te em breve; para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo...” (1Tm 3.14,15a).

 

A igreja é a casa de Deus, a morada do Altíssimo, o santuário do Espírito. Deus habita na igreja. Nós, povo de Deus, somos sua habitação (1Co 3.16; 6.19; 2Co 6.16).

 

Aquele que nem o céu dos céus pode conter habita em nós, frágeis vasos de barro. Deus mandou fazer um santuário para habitar no meio do povo                    (Êx 25.8).

 

Depois, o templo foi edificado, e Deus habitou no templo.

Na plenitude dos tempos, o Verbo se fez carne e habitou entre nós                        (Jo 1.14).

 

Agora, Deus habita na igreja. Além disso, a Igreja é a coluna e baluarte da verdade (1Tm 3.15b).

 

Ela é fundamento da verdade na medida em que se baseia em Cristo, pois ele é o fundamento da igreja (1Co 3.11).

 

O próprio Cristo é a verdade (Jo 14.6).

 

A ideia nesta passagem é que o dever da igreja é levantar a verdade de tal forma que todos a vejam. A palavra grega hedraioma, traduzida por baluarte, significa aquilo que sustenta um edifício. O baluarte mantém o edifício em equilíbrio e intacto. O baluarte é o fundamento. A igreja é comparada com uma coluna e um fundamento. Como a coluna sustenta o teto e como o fundamento sustenta toda a estrutura da casa, assim a igreja sustenta a gloriosa verdade do evangelho no mundo.

 

A igreja sustenta a verdade por ouvi-la e obedecer-lhe (Mt 13.9),

 

Por usá-la corretamente (2Tm 2.15),

Por guardá-la no coração (SI 119.11),

Por defendê-la (Fp 1.16),

Por proclamá-la (Mt 28.18-20).

 

A igreja depende da verdade para sua existência, e a verdade depende da igreja para sua defesa e proclamação!

 

I A NATUREZA DA IGREJA DO DEUS VIVO

 

1. A casa do Deus vivo. A igreja é povo chamado para fora do mundo, para estar no mundo, sem ser do mundo, para ser luz do mundo. A igreja tem Jesus como seu fundamento. Jesus é o dono, o edificador e o protetor da igreja. A igreja é a casa de Deus, onde ele habita.

 

Espiritualmente, a Igreja é um organismo que  tem Cristo como a Cabeça, (Cl 1.18) e os crentes como o Corpo (Ef 1.22,23).

 

Esta Igreja é composta de todos os que possuem seus nomes “inscritos nos céus” (Hb 12.22,23).

Isto é, de todos os salvos em Cristo Jesus. Todas as igrejas locais pertencem à Igreja universal. Todavia, nem todos os que fazem parte de uma igreja local são de fato membros da igreja universal (1Jo 2.19).

Quando a Escritura faz referência ao Deus vivo, é importante ressaltar que Deus não apenas está vivo, mas também é Ele quem a todos dá vida, tanto a vida da criação, quanto a nova vida da redenção.

2. A coluna e firmeza da verdade. Paulo chama a Igreja de coluna, ou seja, O SUPORTE, aquilo que deve sustentar a Verdade; Quando falamos da ‘Verdade’ certamente estamos falando da Palavra de Deus, pois que é dito: ‘Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.’ (Jo 17.17),

E ainda, ‘A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre (Sl 119.160).

Temos a verdade sobre o pecado; sobre a redenção; sobre a santificação; sobre as ordenanças; sobre a igreja, etc. As igrejas verdadeiras são a depositárias autênticas desses ensinamentos preciosos, e devem sustentá-los com toda firmeza;

Que peso de responsabilidade repousa sobre a igreja de Cristo: Preservar e difundir a verdade num mundo cheio de mentiras!

A verdade só pode ser preservada neste mundo pelo ministério da Igreja. ‘Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo’                   (2 Co 11.2).

Paulo deixara Tito na igreja de Creta para que cuidasse das questões éticas e administrativas da comunidade. A situação era tão grave que o apóstolo precisou escrever uma carta àquele jovem pastor falando da urgente necessidade de se manter a ordem na igreja.

Tais instruções são suficientes para equipar qualquer pessoa que pretenda engajar-se no ministério pastoral. Se os conselhos de Paulo a Tito fossem observados por todas as igrejas, não haveria tantos problemas na condução do rebanho do Senhor.

Não haveria tantos escândalos pela má conduta dos que se dizem chamados para o ministério, mas infelizmente, não são qualificados.

Paulo nos assevera, nos versículos 5 a 9 do primeiro capítulo de Tito, que a verdadeira Igreja de Cristo não subsiste sem obreiros irrepreensíveis em todas as áreas da vida. Segundo sua orientação, Tito deveria ser enérgico com os que perturbavam o bom andamento do trabalho. Os insubordinados e inconsequentes teriam de ser severamente admoestados (Tt 1.10-14).

 

3. O mistério da piedade. A piedade era a tônica do ministério pastoral de Paulo. É deste modo que ele inicia a sua Carta a Tito: “Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade” (Tt 1.1).

 

Portanto, devemos indagar sempre a respeito de doutrinas consideradas evangélicas, se elas, de fato, contribuem para a piedade. A genuína ortodoxia será plena de vida e piedade. A piedade está associada ao aprendizado da fé. Piedade caracteriza a atitude correta para com Deus, englobando temor, reverência, adoração e obediência. Ela é a palavra para a verdadeira religião.

 

Paulo diz que a piedade para tudo é proveitosa, não havendo contraindicação: “Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser” (1Tm 4.8).

As palavras piedade, piedoso (a) e piedosamente são encontradas mais de 40 vezes no Novo Testamento, e são mal-entendidas.

A nossa palavra "piedade" vem do Latim, e tem dois sentidos:

1. Amor e respeito às coisas religiosas; religiosidade; devoção.

2. Pena dos males alheios; compaixão, dó, comiseração" (Novo Dicionário Aurélio, 2ª ed. ).

Na linguagem popular, e muitas vezes no Antigo Testamento, a palavra tem o segundo sentido e traz a ideia de compaixão. Mas, no Novo Testamento, o sentido normalmente é o primeiro, ou seja, devoção a Deus ou respeito às coisas religiosas.

 

Quando você encontra a palavra "piedade" ou "piedoso" na leitura do Novo Testamento, pense primeiro no sentido de devoção a Deus (temente a Deus) ou às coisas religiosas, e na santidade. Na maioria dos casos, essas definições vão comunicar melhor o sentido do original. Vamos ver alguns exemplos:

 

1 Timóteo 2:10 fala sobre "mulheres que professam ser piedosas" . A palavra grega aqui é theosebeia , que obviamente inclui Deus (theos) como o objeto da devoção. João 9:31 usa uma forma da mesma palavra, onde é traduzido "teme a Deus".

 

 

Outras palavras gregas são traduzidas como piedade, piedoso e piedosamente, especialmente a palavra eusebeia e outras da mesma família. O sentido principal destas palavras é louvor, reverência ou devoção.

 

Veja como este entendeu alguns versículos. 2 Timóteo 3:12 diz que "Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos."

 

O sentido de mostrar compaixão para com outras pessoas não se encaixa aqui (seremos perseguidos por mostrar compaixão?).

 

Antes, os que demonstraram reverência a Deus serão oprimidos. 1 Timóteo 3:16 diz que "grande é o mistério da piedade" , mas o versículo não fala de sentir para os outros. Fala, sim, dos motivos que temos para adorar a Jesus.

 

Enquanto os presbíteros devem mostrar compaixão e hospitalidade, a palavra "piedoso" (gr. hosios ) em Tito 1:8 quer dizer santo, puro e devoto a Deus.

 

A nossa palavra "piedade" descreve os dois grandes mandamentos (Mateus 22:37-40), mas o sentido mais comum no Novo Testamento enfatiza o primeiro, "Amar a Deus".

 

Vamos nos esforçar para ser ministros piedosos.

 

II CRISTO E O RELACIONAMENTO COM A IGREJA

 

1. Santificação e pureza.  Em Efésios 5.26-27 “santificasse... purificado... santa... sem defeitodiz respeito ao amor de Cristo pela sua igreja; a graça salvadora torna os cristãos santos por meio da ação da Palavra de Deus (Tt 2.1-9; 3.5); desse modo, eles podem ser a noiva pura.

 

O amor divino busca limpar por completo aqueles que são amados de todo tipo de pecado e mal.

 

João 17.17 é a mais ilustre oração de Jesus em favor de seus discípulos, e nela fica claro a extensão do amor e cuidado de Deus para com os homens que creem em seu Filho.

 

Na Bíblia, santidade também pode significar a dedicação a Deus, se afastando da impureza do pecado. Todo crente é chamado para ser santo. A Bíblia diz que Deus é santo. Esse é Seu caráter. Deus é perfeito, Ele não tem falha nem erro algum. O pecado nem sequer pode entrar em Sua presença! Somente o que é santo pode se aproximar de Deus (Hb 12.14).

Pureza pode ser caracterizada como o alinhamento de nossas vontades e desejos com a vontade de Deus. À medida que vamos desfrutando de um relacionamento íntimo com Deus, experimentamos um crescimento diretamente proporcional nessa área.

Tudo aquilo que praticamos e/ou pensamos que não esteja alinhado com a vontade perfeita de Deus, é caracterizado como impuro. Deus nos criou para sermos a sua imagem e semelhança (Gn 1.27), e Ele é Santo (1Pe 1.15, 16).

Viver uma vida de pureza é se preparar para a segunda vinda de Jesus. Se estamos aguardando esta vinda para que possamos viver uma vida completamente livre do pecado, significa que estamos crescendo em santidade e sendo moldados à imagem de Cristo, e essa santidade é imprescindível para que vejamos a Deus (Hb 12.14; 1Jo 3.2, 3).

2. Gloriosa e irrepreensível. A santidade de Deus é descrita na Bíblia como um fogo – brilhante, poderoso, purificador (Is 33.13-14).

Assim como um fogo muito quente consome as impurezas e deixa apenas ouro refinado, a santidade de Deus destrói todo pecado e deixa apenas pureza. Ninguém tem a santidade de Deus mas existe outro tipo de santidade, que é dedicação total a Deus. Essa é a santidade que todo crente deve procurar (1Pe 1.15-16).

Enquanto esteve na terra, Jesus nos mostrou um pouco da santidade de Deus e da santidade de ser completamente dedicado a Deus.

Gloriosa nos fala de uma igreja cheia de honra, esplendor, beleza. A ideia de “brilhar” ou de ser “brilhante” transmitiria o sentido aqui.

Provavelmente ainda existe aqui uma alusão a uma noiva “adornada para o marido” (Ap 21.2; compare o Salmo 45.9-14);

e o ideal é que a igreja seja digna do amor do noivo, a quem será apresentada.

Foi com esse propósito que Cristo se entregou pela Igreja; e para esse fim, ele continua as diferentes ordenanças que designou; e, particularmente, a pregação da palavra – a doutrina da reconciliação pela fé em seu sangue.

E é nesta vida que toda essa purificação deve ocorrer; pois ninguém será apresentado no dia do julgamento àquele que não foi aqui santificado, purificado, lavado, glorificado, sem mancha, rugas, manchas ou coisa parecida. Quão vã é a pretensão de multidões de serem membros da verdadeira Igreja enquanto estão cheias de manchas, rugas, defeitos e muitas dessas coisas.

III  AS ARMAS DA IGREJA DO DEUS VIVO

 

O zelo pela verdade. Há em 2Tm 4.2 um imperativo para a proclamação do Evangelho: Prega a palavra... Pregar a Palavra é a principal missão da Igreja.

 

A Palavra tem supremacia, e a pregação, primazia.

 

Timóteo      deveria pregar a Palavra de Deus! Essa Palavra é idêntica ao depósito, à Escritura, às sagradas letras, à doutrina, à verdade e à fé.

 

O pregador não pode pregar as próprias palavras.                                                                                             Não pode, também, torcer as palavras de Deus.

 

Não pode subtrair nem acrescentar nada à Palavra.

 

Nenhum pregador deve buscar holofotes para si, seu papel não é ser popular, mas fiel; seu chamado é para pregar a Palavra, e não sobre a Palavra.

 

A Palavra é o conteúdo da mensagem e autoridade do mensageiro.                                                                      O pregador não cria a mensagem; ele a proclama.

 

Pregar a Palavra de Deus não é uma invenção da igreja, mas uma comissão por ela recebida.

 

A Palavra de Deus escrita foi dada para tornar-se a Palavra pregada.

 

A Palavra de Deus é revelada aos seres humanos na forma escrita (Escrituras), na forma humana (Cristo) e na forma falada (pregação).

 

Aqui no texto original     aparece o termo grego kerux, que significa pregar como um arauto.

 

Nos tempos de Paulo, o governante possuía um arauto especial que fazia as proclamações ao povo. Era comissionado pelo governante para proclamar sua mensagem em voz alta e claramente, de modo que todos ouvissem.

 

Não era um embaixador com o privilégio de negociar; era um mensageiro com uma proclamação a ser ouvida e cumprida. Deixar de atender ao mensageiro era uma falta grave, e maltratar o mensageiro era mais grave ainda.

É muito importante entender que há uma diferença entre pregar a Palavra e pregar sobre a Palavra.

A Palavra é o conteúdo da pregação e a autoridade do pregador. O pregador não gera a mensagem; ele a proclama. A mensagem não é fruto da subjetividade do pregador, mas da exposição fiel da Palavra.

 

2. O ensino da verdade. Lendo Judas 3 encontramos uma chamada para batalharmos pela fé.

Embora a salvação daqueles a quem Judas havia escrito não estivesse em perigo, os falsos mestres que pregavam e viviam na prática de um evangelho falso estavam desviando os que precisavam ouvir o verdadeiro evangelho.

Judas escreveu esse chamado imperativo para que os cristãos travassem uma guerra contra o erro em todas as suas formas e lutassem vigorosamente pela verdade, como um soldado a quem foi confiada uma tarefa sagrada de proteger um tesouro santo (1Tm 6.1 2; 2Tm 4.7).

Aqui  em Jd 3, corresponde a todo o corpo da verdade revelada acerca da salvação contida nas Escrituras (Gl 1.23; Ef 4.5,13; Cl 1.27; 1Tm 4.1).

Aqui está um chamado para conhecer a sã doutrina (Ef 4.14; Cl 3.16; 1Pe 2.2; 1Jo 2.12-14),

Discernir a verdade do erro (1Ts 5.20-22)

E dispor- se a confrontar e atacar o erro (2Co 10.3-5; Fp 1.7,27; 1Tm ,1. 18; 6.72; 2Tm 1.13; 4.7-8; Tt 1.3).

Entendemos sobre as Escrituras que elas estão completas, seu canon (regra usada para determinar se um certo livro podia ser medido satisfatoriamente de acordo com um padrão) está fechado, não novas revelações com valor Escriturístico - uma vez por todas foi entregue... santos; a revelação de Deus foi entregue uma única vez como uma unidade, na conclusão da Escritura, e não deve ser editada com supressões nem adendos (Dt 4.2; 12.32; Pv 30.6; Ap 22.18-19).

A Bíblia é completa, suficiente e está concluída; portanto, ela está fixada para sempre.

Nada deve ser acrescentado ao corpo da Palavra inspirada (2Pe 1.19-27),

Porque nada mais é necessário. Os cristãos agora têm a responsabilidade de estudar a Palavra (2Tm 2.15),

Pregar a Palavra (2Tm 4.1) e lutar para que ela seja preservada!

CONCLUSÃO

Lendo 1o Timóteo 3.15, Paulo afirma que a Igreja de “coluna e firmeza da verdade”, com isso, ele  defende que a Igreja é a única instituição sobre a face da Terra que pode viver a verdade e, por isso, sustentá-la e defendê-la.

A Igreja tem a difícil tarefa de proclamar, sustentar e defender a      doutrina, a Palavra de Deus.

Como escreve o Pr Esequias Soares: O amor e o compromisso com a Palavra de Deus são um dos legados deixados pelos nossos pais na fé. Muitos pioneiros foram             desfavoráveis a seminários e cursos formais de teologia, no entanto, todos defenderam com todas as suas forças a leitura e o estudo da Bíblia.

O hábito da leitura diária da Bíblia é parte da cultura do nosso povo.

Ao crer nas Escrituras como Palavra de Deus revelada, não resta outro caminho ao cristão verdadeiro senão conhecer, guardar e amar este livro em santa submissão e obediência. Observar suas instruções, histórias e ordenanças com temor e reverência, afinal, é a carta de amor de Deus ao seu povo.

Nós temos compromisso com a Palavra de Deus e cremos que ela é a única revelação da Deus escrita para a humanidade. Diante disso, fica claro que nenhuma outra literatura exerce autoridade sobre a nossa vida. Firmemente aderiram [...] de que guardariam e cumpririam todos os mandamentos do SENHOR, nosso Senhor, e os seus juízos e os seus estatutos” (Ne 10.29).

O compromisso com a Bíblia é o requisito imprescindível para a Igreja de Cristo seguir vitoriosa. Quando o povo de Deus, avivado por sua Palavra, compromete-se com os supremos negócios de seu Reino, a igreja desdobra-se em adoração e serviços, para que o Evangelho chegue aos confins da terra.

Boa aula