25 de março de 2023

Aviva, o Senhor, a Tua Obra

 

Aviva, o Senhor, a Tua Obra

OBS. O texto na cor preta, é o mesmo da revista, na cor vermelha é o COMENTÁRIO DA LIÇÃO e na cor AZUL algumas orientações extras.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Habacuque 3.1-2, 16-19

Antes de introduzir esta lição, faça uma pequena revisão de todo o trimestre, destacando os pontos mais relevantes para a classe e para você.

Relembre os momentos marcantes desse estudo e, diga que de nada adiantará nosso estudo sobre o Avivamento Espiritual se a partir de agora não desejarmos ardentemente por esse avivamento.

Aponte que o desejo do profeta Habacuque na lição de encerramento era que Deus avivasse sua obra no meio dos anos. Esse deve ser o nosso anseio. O Avivamento deve começar em nós.

 

INTRODUÇÃO

Encerraremos este trimestre com o clássico texto do profeta Habacuque. Nele, o avivamento indispensável à Igreja do Senhor Jesus está revelado.

Esperamos que você tenha encontrado edificação espiritual mediante a exposição de um assunto tão necessário à saúde espiritual da igreja local.

O clamor do profeta por um avivamento para seu povo deve ser o clamor da Igreja nestes últimos dias. Nunca houve uma necessidade tão premente de a Igreja Visível ser poderosamente avivada por Deus. As forças do mal tentarão pará-la, mas não prevalecerão porque Jesus é o dono da Igreja.

I     O CLAMOR PELO AVIVAMENTO

Devemos clamar por avivamento porque, como seres humanos, temos a tendência de nos afastar de Deus e nos envolvermos com as coisas do mundo. Habacuque nos um exemplo real disso em seu livro. O avivamento é um despertar espiritual que nos traz de volta a uma comunhão mais profunda com Deus e nos renova em nosso amor e obediência a Ele. Além disso, o avivamento traz uma transformação poderosa nas igrejas e nas sociedades, gerando mudanças positivas e impactando vidas para a glória de Deus.

1.   A intercessão angustiada do profeta.

Habacuque sofreu diante da iniquidade avassaladora em Judá. Como mensageiro de Deus, o que podia fazer era clamar ao Senhor de todo o coração.

Além disso, o que mais angustiava o profeta era o fato de perceber que Deus aparentemente não havia agido prontamente contra a corrupção espiritual e moral de seu povo. O profeta clamou a Deus, indagando-lhe o porquê de não haver resposta ao seu clamor diante da violência, da iniquidade, da destruição, da contenda e do litígio que via diante de seus olhos (Hc 1.2-4).

Hc 1:2-4 na (NVT) diz: 2 - Até quando, SENHOR, terei de pedir socorro? Tu, porém, não ouves. Clamo: “Há violência por toda parte!”, mas tu não vens salvar. 3 - Terei de ver estas maldades para sempre? Por que preciso assistir a tanta opressão? Para qualquer lugar que olho, vejo destruição e violência.

Estou cercado de pessoas que discutem e brigam o tempo todo. 4 - A lei está amortecida, e não se faz justiça nos tribunais. Os perversos são mais numerosos que os justos e, com isso, a justiça é corrompida.

Por mais indignado que Habacuque estivesse, e esse sentimento contra a maldade praticada é algo justo, ele não podia fazer nada além de orar. Muitas vezes nós nos afligimos por ver tantas injustiças que aparentemente não tem solução, por outro lado existem pessoas que se conformam com isso e até passam a praticá-las, porque alegam que as pessoas também fazem.

Nenhum de nós temos poder de transformar ninguém, mas podemos ser transformados e influenciar vidas com nosso comportamento agradável a Deus.

Porém, Paulo nos deixa um ensinamento sobre isso.

 

Rm 12:2 na (NVT) diz: Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar, a fim de que experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para vocês.

LIÇÃO PRINCIPAL

Podemos confiar em Deus mesmo diante da iniquidade e da injustiça ao nosso redor, e clamar a Ele por justiça, mesmo quando parece que Ele não está agindo imediatamente.

2.   A aparente indiferença de Deus.

Não há indiferença de Deus à impiedade do homem. Na verdade, por causa de sua misericórdia e longanimidade para com os transgressores, Ele não age com juízo agora.

Isso quer dizer que muitas vezes Deus não age imediatamente, dando ao ser humano tempo para se arrepender.

Por isso, Deus enviou Jesus com a mensagem de amor para salvar o homem. Mas infelizmente, a maioria dá as costas para Deus.

Entretanto, haverá um dia em que Ele responderá a todos os que desprezam sua Palavra, conforme está escrito: “Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as gentes que se esquecem de Deus” (Sl 9.17).

LIÇÃO PRINCIPAL

Deus é paciente e misericordioso, esperando que as pessoas se arrependam e aceitem a mensagem de amor trazida por Jesus. Entretanto, um dia em que Ele julgará aqueles que rejeitam Sua Palavra e os ímpios serão lançados no inferno.

3.   A resposta pronta de Deus.

A resposta de Deus veio de forma bem diferente daquilo que o profeta esperava. Ele, o Soberano, resolveu convocar os caldeus, ou os babilônios, para contrapor-se aos pecados e iniquidades de Judá (Hc 1.5-8).

Os caldeus seriam a espada de Deus, o chicote dos céus, para fazer Judá repensar seus maus caminhos e se converter de suas impiedades que já ultrapassavam os limites da tolerância divina (Hc 1.8-11,13).

Hc 1:8-11,13 na (NVT) diz: 8 - Seus cavalos são mais velozes que leopardos e mais ferozes que lobos ao anoitecer.

Seus cavaleiros atacam, vindos de longe; como águias, lançam-se sobre a presa para devorá-la. 9 - “Todos eles vêm prontos para agir com violência; seus exércitos avançam como o vento do deserto, ajuntando prisioneiros como se fossem areia. 10 - Zombam de reis e príncipes e desprezam todas as suas fortalezas. Constroem rampas de terra contra seus muros e as conquistam. 11 - Passam com rapidez, como o vento, e desaparecem. Sua culpa, porém, é grande, pois têm como deus sua própria força.” 13 - Mas tu és puro e não suportas ver o mal e a opressão; permanecerás indiferente diante desses traiçoeiros? Ficarás calado enquanto os perversos engolem os que são mais justos que eles?

 

Ainda que parecesse inerte, na verdade, Deus estava dando tempo para que a nação judaica se lembrasse dos alertas divinos, mas seu povo não se lembrou. Deus mandou o profeta escrever a visão de maneira bem legível para que pudesse ser vista até por quem passasse correndo (Hc 2.2,3).

Hc 2:2-3 na (NVT) diz: 2 - Então o SENHOR me disse: “Escreva minha resposta em tábuas, para que se possa ler depressa e com clareza. 3 - Esta é uma visão do futuro; descreve o fim, e tudo se cumprirá. Se parecer que demora a vir, espere com paciência, pois certamente acontecerá; não se atrasará.

 

2Pe 3:9 na (NVT) diz: Na verdade, o Senhor não demora em cumprir sua promessa, como pensam alguns. Pelo contrário, ele é paciente por causa de vocês. Não deseja que ninguém seja destruído, mas que todos se arrependam.

Como a iniquidade do Povo era grande e eles não estavam dispostos a se arrependerem de seus pecados, Deus traria um juízo cheio de rigor, pois eles mereciam tamanha punição.

LIÇÃO PRINCIPAL

Deus pode usar até mesmo aqueles que consideramos ímpios ou inimigos para nos disciplinar e nos fazer repensar nossos caminhos. Ele é paciente, mas também age com justiça quando nossas iniquidades ultrapassam Seus limites de tolerância. É importante estarmos atentos e lembrar das advertências divinas para evitarmos a disciplina de Deus.

II      O AVIVAMENTO PELA PALAVRA

O avivamento vem pela Palavra de Deus porque é por meio dela que conhecemos a vontade de Deus e somos confrontados com a verdade sobre nossas vidas.

Quando a Palavra de Deus é pregada e ensinada com poder e unção do Espírito Santo, ela desperta a consciência das pessoas para seus pecados, sua necessidade de salvação e renovação, gerando arrependimento e mudança de vida.

Assim, a Palavra de Deus é o instrumento principal que Deus usa para trazer avivamento às nossas vidas e às igrejas.

 

1.   Ouvir a Palavra de Deus.

Em sua oração, Habacuque disse: “Ouvi, Senhor, a tua palavra” (3.1a). Ele ouviu a Palavra de Deus, ou seja, a resposta dEle quanto ao objeto de sua oração. Deus falou e Habacuque o ouviu atentamente.

É preciso ouvir a voz de Deus com atenção para viver um período de avivamento espiritual. Quando Deus fala, nós precisamos ouvi-lo.

Será impossível haver avivamento em nossa vida se rejeitarmos a Palavra de Deus.

2Tm 4:1-3 na (NVT) diz: 1 - Eu lhe digo solenemente, na presença de Deus e de Cristo Jesus, que um dia julgará os vivos e os mortos quando vier para estabelecer seu reino: 2 - pregue a palavra. Esteja preparado, quer a ocasião seja favorável, quer não. Corrija, repreenda e encoraje com paciência e bom ensino. 3 - Pois virá o tempo em que as pessoas não escutarão o ensino verdadeiro. Seguirão os próprios desejos e buscarão mestres que lhes digam apenas aquilo que agrada seus ouvidos.

LIÇÃO PRINCIPAL

É importante ouvir a voz de Deus com atenção e disposição para viver um avivamento espiritual em nossas vidas.

2.   Temer a Deus.

Ao ouvir a Palavra de Deus, Habacuque temeu ao Senhor (3.2). É preciso ouvir a Deus e temê- lo. Não pode haver avivamento sem temor ao Senhor: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que lhe obedecem; o seu louvor permanece para sempre” (Sl 111.10).

Nós precisamos muito nos sujeitar a Deus.

Tg 4:7a na (ARC) diz: Sujeitai-vos, pois, a Deus...

Sujeitar-se significa "colocar-se numa relação de subordinação a alguém e acatar a vontade e as orientações deste". É colocar-se debaixo de Deus, debaixo do seu querer e da sua vontade. O temor é demonstrado através da obediência.

Precisamos ressaltar, porém, que o temor ao Senhor nada tem a ver com o medo, pavor ou terror. A expressão remete à reverência a Deus em todas as esferas da vida, um sentimento de profundo respeito diante do Criador. Logo, ter um estilo de vida que reverencie ao Senhor é “o princípio da sabedoria” do crente.

 

LIÇÃO PRINCIPAL

É preciso ouvir a Palavra de Deus e temê-lo, pois o temor ao Senhor é o princípio da sabedoria. Isso significa que devemos ter um estilo de vida que reverencie a Deus em todas as esferas da vida, com profundo respeito diante do Criador, e isso é fundamental para um avivamento verdadeiro.

3.   O clamor pelo avivamento.

Habacuque roga a Deus que avive a sua obra: “Ouvi, Senhor, a tua palavra e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia” (Hc 3.2).

Depois que o profeta entendeu que o juízo de Deus seria inevitável ao povo desobediente, ouviu sua Palavra com temor e clamou a Deus pelo avivamento espiritual de Judá. O profeta fez três pedidos a Deus em favor da restauração espiritual do seu povo:

1)   ele pediu o avivamento para a “sua obra”;

2)   pediu para que Deus notificasse a sua obra;

3)   pediu para que Deus lembrasse da misericórdia na sua ira.

Finalmente, o profeta Habacuque demonstra um sentimento de muita esperança, e otimismo

(Hb 3.17-19).

LIÇÃO PRINCIPAL

Devemos clamar a Deus pelo avivamento espiritual, buscando a restauração do povo de Deus. Podemos ter esperança, fé e otimismo mesmo diante das dificuldades e do juízo de Deus. Isso nos ensina que, em meio às provações, devemos confiar em Deus e buscar a sua vontade para a nossa vida e para o seu povo.

III       AVIVAMENTO: QUESTÃO DE VIDA OU DE MORTE

O avivamento é uma questão de vida ou de morte porque, sem ele, as pessoas permanecem em sua mornidão espiritual, praticando seus pecados e distantes de Deus. A Bíblia nos ensina que a consequência do pecado é a separação eterna de Deus (Romanos 6:23). Por outro lado, um avivamento traz vida espiritual, renovação e poder do Espírito Santo, resultando em transformação de vidas e na manifestação do Reino de Deus. Assim, o avivamento é uma questão de vida ou de morte, tanto para as pessoas quanto para as igrejas.

 

1.   O clamor pela misericórdia de Deus.

Além de clamar por avivamento, Habacuque clamou pela misericórdia do Senhor diante das terríveis consequências do juízo divino sobre a nação impenitente. Era uma questão de vida ou de morte. Por isso, ele suplicou: “na ira lembra-te da misericórdia” (Hb 3.2). O profeta sabia que, diante da decadência espiritual e moral do povo, se Deus não tivesse misericórdia, todo esse povo pereceria ante ao peso da mão do Senhor sobre suas maldades.

LIÇÃO PRINCIPAL

Habacuque clama por avivamento e misericórdia do Senhor diante das consequências do juízo divino sobre a nação impenitente. Ele sabia que, sem misericórdia, todo o povo pereceria diante da decadência espiritual e moral. Você tem feito a mesma coisa?

2.   Deus é misericordioso.

O profeta Habacuque sabia que Deus ouve as orações de pessoas que pecam, mas que se arrependem sinceramente de seus pecados e buscam a face do Senhor. Deus é misericordioso! A Bíblia relata o episódio de Davi, que preferiu cair nas mãos de Deus por causa de suas misericórdias: “caia eu, pois, nas mãos do Senhor, porque são muitíssimas as suas misericórdias; mas que eu não caia nas mãos dos homens” (1 Cr 21.13). Maior percepção a respeito do caráter misericordioso de Deus teve o profeta Jeremias, quando declarou: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim” (Lm 3.22).

Se não fosse a misericórdia do Senhor todo seu povo teria sido destruído. Mas em meio a juízo ele usou de misericórdia e preservou uma pequena parte do seu povo.

 

LIÇÃO PRINCIPAL

Deus é misericordioso e ouve as orações de pessoas arrependidas. A Bíblia nos mostra vários exemplos de como a misericórdia de Deus é grande e capaz de nos poupar da destruição por causa de nossos pecados.

3.   Clamemos a Deus.

Atualmente, podemos afirmar que a depravação moral no mundo se tornou endêmica. Em grande parte, não mais o menor sentimento de vergonha e pudor. A iniquidade não é apenas praticada individualmente ou por grupos, mas está institucionalizada, com apoio legal. Há poucos anos governos culturalmente autoritários incluíram em suas agendas a institucionalização do aborto, do falso “casamento gay” e da ideologia de gênero. Ainda mais, há “igrejas” que, dizendo-se cristãs, aprovam essas abominações. A pretexto de serem “igrejas inclusivas”, aceitam a depravação moral como norma e realidade posta, alegando que “Deus é amor e, por isso, não exclui ninguém”.

 

Devemos lembrar que amar não é aprovar a conduta errada de ninguém. Deus ama, mas não aprova conduta que contraria seus mandamentos.

A Bíblia, porém, diz: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14). Certamente, o juízo de Deus não tardará (Sl 9.17). Portanto, devemos fazer a mesma oração do profeta Habacuque: “na ira, lembra-te da misericórdia” (Hc 3.2).

 LIÇÃO PRINCIPAL

O Comentarista faz uma aplicação comparando a depravação do tempo de Habacuque com o que acontece em nossos dias e nos chama para a responsabilidade de viver em santificação e interceder a Deus pelo povo.

CONCLUSÃO

Se apenas tivermos estudado mais um trimestre sem a iniciativa de individualmente buscar um avivamento, as coisas vão piorar. Então que pratiquemos tudo que aprendemos.

Clamemos solenemente: “Aviva, Senhor, a tua Obra”.