27 de agosto de 2021

O REINADO DE JOÁS

 

O REINADO DE JOÁS

 

Texto Áureo

 

3.  Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração

4.  e acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e dos homens.

 

Provérbios 3.3,4

 

Tanto a benignidade como a fidelidade fazem parte do fruto do Espírito. Não são dotes naturais, mas a ação de Deus em nossa vida. Não são características

inatas do ser humano, mas virtudes concedidas a todos aqueles que andam no Espírito. Ser benigno é agir com doçura até com os rudes e implacáveis. Ser fiel é permanecer leal mesmo quando somos injustiçados.

 

Essas joias do caráter cristão não podem ser atitudes e ações esporádicas. Devem ser como um colar em nosso pescoço e estar gravadas com pena de diamante em nosso coração. Os que semeiam a benignidade e praticam a fidelidade têm seu caminho aberto para as outras pessoas e para Deus.

 

Esses têm pleno discernimento para compreender as coisas da terra e as do céu. Esses acham graça diante de Deus e dos homens.

 

Se amar a Deus e ao próximo é o maior dos mandamentos, então o exercício da benignidade e da fidelidade é a avenida aberta para o coração de Deus e das outras pessoas.

Nessas duas virtudes resumem-se a essência da própria vida cristã.

É no caminho da obediência que nossos olhos são abertos. É na prática do bem que alcançamos pleno discernimento. É na observância aos preceitos de Deus que desfrutamos vida maiúscula e superlativa!

1 O Livramento de Joás

 

Eis uma rápida explicação sobre o contexto dos “laços familiares” entre Israel e Judá, para uma melhor compreensão da presente lição:

 

No sobtópico 1 (As tramas reais) do Tópico 1 (O livramento de Joás) diz que Atalia era neta de Acabe e Jezabel, mas esta informação está errada. Atalia era filha de Acabe e Jezabel (e não neta). Veja:

 

Era Acazias de vinte e dois anos de idade quando começou a reinar e reinou um ano em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Atalia, filha de Onri, rei de Israel.(Este texto (em muitas versões) apresenta Atália como filha de Onri, pai de Acabe, mas Russel Norman Champlin observa que ela era neta de Onri, mas é chamada aqui de “filha", pois com freqüência se chamava uma neta ou neto de filha ou filho de alguém).

 

Acazias, de Judá, tinha apenas vinte e dois anos de idade quando começou a reinar. A mãe dele era a temida Atalia, filha da horrenda esposa do ímpio Acabe, rei de Israel, Jezabel, mulher mais terrível ainda que sua filha. Esse homem foi morto em uma batalha contra Jeú, que ficou com o trono de Israel. Ver 2 Reis 9.27 quanto ao relato de sua morte.).

2 Reis 8.26

 

Vejamos também 1 Reis 16.28-31 para uma melhor compreensão do contexto da presente lição.

28. E Onri dormiu com seus pais e foi sepultado em Samaria; e Acabe, seu filho, reinou em seu lugar.(Este texto apresenta Acabe como filho de Onri).

 

29. E Acabe, filho de Onri, começou a reinar sobre Israel no ano trigésimo oitavo de Asa, rei de Judá; e reinou Acabe, filho de Onri, sobre Israel em Samaria, vinte e dois anos.

 

30. E fez Acabe, filho de Onri, o que era mal aos olhos do SENHOR, mais do que todos os que foram antes dele.

 

31. E sucedeu que ( como se fora coisa leve andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate ), ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios (vemos aqui que Acabe rei de Israel toma por mulher a Jezabel); e foi, e serviu a Baal, e se encurvou diante dele.

1 Reis 16.28-31

 

O rei Acabe teve 70 filhos como vemos em 2 Reis 10.1, que posteriormente foram mortos, veja 2 Reis 10.7. Certamente estes 70 filhos de Acabe não foram todos gerados por Jezabel. Com Jezabel Acabe parece ter tido apenas 3, Acazias (1 Reis 22.40), Jorão (2 Reis 1.17, não confundir este Jorão com o Jeorão filho de Josafá) e Atalia (2 Reis 8.26).

 

Depois que o rei Josafá morreu, seu filho Jeorão reinou em seu lugar, e Jeorão infelizmente se casou com Atalia, filha de Acabe:

1. Depois, Josafá dormiu com seus pais, e o sepultaram com seus pais na Cidade de Davi; e Jeorão, seu filho, reinou em seu lugar.

 

5.  Da idade de trinta e dois anos era Jeorão quando começou a reinar e reinou oito anos em Jerusalém.

 

6. E andou nos caminhos dos reis de Israel, como fazia a casa de Acabe; porque tinha a filha de Acabe por mulher e fazia o que era mau aos olhos do SENHOR.

2 Crônicas 21.1,5,6

 

 

Depois da morte de Jeorão (filho de Josafá) o filho de Jeorão, chamado Acazias reinou em seu lugar:

24. E Jeorão dormiu com seus pais e foi sepultado com seus pais na Cidade de Davi; e Acazias, seu filho, reinou em seu lugar (A mãe de Acazias era Atalia, filha de Acabe e Jezabel).

2 Reis 8.24

 

1. As tramas reais.

 

O que vendo Acazias, rei de Judá, fugiu pelo caminho da casa do jardim, porém Jeú seguiu após ele e disse: Feri também a este no carro à subida de Gur, que está junto a Ibleão. E fugiu para Megido e morreu ali.

2 Reis 9.27

 

Vendo, pois, Atalia, mãe de Acazias, que seu filho era morto, levantou-se e destruiu toda a descendência real.(Quando Atalia viu que seu filho estava morto, destruiu toda a descendência real, ou seja, ao que parece, Atalia matou ou ordenou a execução de seus próprios netos, para poder se apoderar do reino, haja visto que ela era, após a execução de seus parentes, a próxima na linha de sucessão do trono).

2 Reis 11.1

 

 

Veja também 2 Crônicas 22.10-12:

 

 

10.  Vendo, pois, Atalia, mãe de Acazias, que seu filho era morto, levantou-se e destruiu toda a semente real da casa de Judá.

 

11. Porém Jeosebate, filha do rei (É quase unânime entre os eruditos a crença de que Jeoseba era provavelmente filha de Jeorão marido de Atalia com outra mulher, portanto ela era tia de Joás), tomou a Joás, filho de Acazias, e tirou-o dentre os filhos do rei, a quem matavam, e o pôs com a sua ama na câmara dos leitos; assim,

Jeosabeate, filha do rei Jeorão, mulher do sacerdote Joiada ( porque era irmã de Acazias ), o escondeu de Atalia, de modo que o não matou.

 

12.  E esteve com eles escondido na Casa de Deus seis anos; e Atalia reinou sobre a terra (Segundo Russel Shedd, o nome “Joás”. Quer dizer "O Senhor deu". Durante aqueles cerca de seis anos em que Atália usurpou o trono (841-835 a.C.), Joás estava recebendo o melhor treinamento, na casa do Senhor, para ser, no trono, um rei ideal Atalia foi a única mulher a reinar sobre Judá (2Reis 8.18,25-28; 11.1-20; 2Crônicas 22.1-23) governou por seis anos. Ela matou sem compaixão todos os filhos de

Acazias, exceto Joás, que foi escondido por Jeoseba, irmã de Acazias e esposa de Joiada, o sacerdote. Quando Joás completou 7 anos de idade, Joiada conspirou para levá-lo ao trono. Aparentemente, Atalia não tinha partidários na corte nem entre o povo e foi eliminada).

2 Crônicas 22.10-12

 

As alianças políticas e familiares entre a casa do rei Josafá (considerado um rei temente a Deus) e a casa do rei Acabe (considerado um mau rei) trouxeram consequências terríveis a casa de Josafá e ao reino de Judá.

 

Uma grande lição que podemos tirar deste subtópico é observar que devemos ter muita atenção com as alianças que fazemos. Pois sempre um alto preço a pagar quando fazemos alianças com pessoas que não são tementes a Deus.

2.  A coragem do sacerdote Joiada.

 

Joiada (do hebraico: “Javé conhece”), era sumo sacerdote no tempo em que Atalia usurpou o trono.

 

Russel Norman Champlim diz que Jeoseba, de acordo com a vontade de Yahweh, conseguiu salvar um herdeiro masculino do trono, a saber, Joás, que era filho do assassinado Acazias. Jeoseba era filha do rei Jeorão, pelo que ela era tia do menino Joás. A misericordiosa tia escondeu tanto o menino quanto sua ama, e proporcionou- lhes um abrigo em lugar seguro.

 

E Jeoseba o teve escondido na Casa do SENHOR seis anos; e Atalia reinava sobre a terra (isto é, no país).

2 Reis 11.3

 

Ficamos sabendo aqui que o menino Joás ficou escondido em algum lugar do templo, sem dúvida com a cooperação do sumo sacerdote. O marido da tia de Joás era o sumo sacerdote Joiada (ver 2 Crônicas 22.11), Joás tinha apenas um ano quando foi ocultado, e tornar-se-ia rei aos sete anos de idade (ver 2 Reis 11.21). Flávio Josefo diz-nos que Joás foi ocultado em um pequeno armazém do templo, onde eram guardados colchões.

 

Depois disso, foi transferido para um lugar seguro no templo. Talvez Josefo quisesse dizer que esse armazém estava no templo, e que se tornou um dormitório improvisado para Joás e sua ama. Seu dormitório, entretanto, pode ter sido uma das câmaras para os sacerdotes, não no templo propriamente dito, mas anexo a ele.

As dependências privadas dos sacerdotes não podiam ser violadas por visitas profanas, nem mesmo pela rainha, pelo que Joás esteve seguro ali durante todos aqueles anos,

 

 

 

3.  A estratégia bem sucedida.

 

11. Então, tiraram para fora ao filho do rei, e lhe puseram a coroa, e deram-lhe o testemunho (Não se sabe exatamente o que esse “testemunho” ou “livro do testemunho”, como preferem alguns, significava. O teólogo John Gill acredita que este “testemunho” ou “livro do testemunho” é uma referência a ao testemunho da lei de Moisés, e supõe que o rei tenha sido nomeado com a leitura de certas porções da lei, que falavam dos deveres de um rei em Israel.

 

É muito provável que John Gill esteja certo, John MacArthur também atesta que o “testemunho” ou livro do testemunho” é uma cópia da Lei de Moisés), e o fizeram rei; e Joiada e seus filhos o ungiram e disseram: Viva o rei! (Quando o jovém rei (Joás) foi trazido para fora do templo, foi saudado ruidosamente.

 

Ele era um filho de rei, era o legítimo herdeiro do trono, e poucas pessoas sabiam de sua existência. Foi coroado ali, perante o povo, e ungido. O povo, cansado das violências de Atalia, de suas destruições e de sua idolatria, feliz e rapidamente acolheu o novo rei, Ele já contava com o apoio popular. Houve grande ruído com os gritos de alegria e o tradicional grito de “Viva o rei!”. O júbilo assinalou a ocasião. Foi como se alguém tivesse voltado dos mortos.

 

12. Ouvindo, pois, Atalia a voz do povo, que corria para louvar o rei, veio ao povo à Casa do SENHOR (Atalia pensou que tivesse tudo sub controle, após assumir o trono mandou matar todos os possíveis herdeiros, mas, pela mão de Deus um herdeiro escapou, Joás. Atalia pensou que tivesse obtido êxito. Mas até os planos mais bem elaborados podem falhar, quando a verdade foi revelada ela foi imediatamente deposta, e pagou seus terríveis erros com a própria vida, com isto aprendemos que, é muito mais seguro viver de acordo com a verdade, mesmo que isso significque não alcançar tudo aquilo que almejamos).

 

13. E olhou, e eis que o rei estava perto da sua coluna, à entrada, e os chefes e as trombetas, junto ao rei; e todo o povo da terra estava alegre e tocava as trombetas; e também os cantores tocavam instrumentos músicos e davam a entender que se deviam cantar louvores; então, Atalia rasgou as suas vestes e clamou: Traição, traição! provável que Atalia não tenha reconhecido o pequeno Joás, e

assim ela concluiu que alguém estivesse cometendo traição. As vezes a gente se surprende quando que Deus abençoou e levantou alguém que em algum momento, desprezamos de alguma forma, consideremos isso).

 

14. Porém o sacerdote Joiada tirou para fora os capitães que estavam postos sobre o exército e disse-lhes: Tirai-a para fora das fileiras, e o que a seguir morrerá à espada; porque dissera o sacerdote: Não a matareis na Casa do SENHOR (Joiada não quis profanar o templo matando-a ali. Executar alguém nos terrenos do templo seria um terrível ato de contaminação, e o sumo sacerdote Joiada sabia disso).

 

15. E eles lhe lançaram as mãos, e ela foi à entrada da Porta dos Cavalos, da casa do rei; e ali a mataram (Atália mandou matar muitas pessoas, inclusive muito de seus parentes, ela aprenderia o que disse Jesus aos seus discípulos

“todos os que lançarem mão da espada à espada morrerão Mateus 26.52”).

 

 

16. E Joiada fez aliança entre si, e o povo, e o rei, para serem eles o povo do SENHOR.

17. Depois, todo o povo entrou na casa de Baal e a derribou; eles quebraram os seus altares e as suas imagens e a Matã, sacerdote de Baal, mataram diante dos altares ( A aliança entre a casa de Davi e a de Acabe tinham desprovido Judá de sua posição e de seu relacionamento especial com Deus. Joiada prosseguiu na renovação da aliança entre o povo, o rei e o Senhor. O primeiro resultado físico desse comprometimento foi a destruição do templo de Baal, assim como de seus altares e imagens. O profeta de Baal, Matã, sofreu o mesmo destino de Atalia ).

 

2 Crônicas 23.11-17

 

2 O Reinado de Joás e a Reparação do Templo

1.  A arrecadação para reparar o templo.

2.  A fidelidade dos tesoureiros.

3.  Fidelidade, um atributo que enobrece.

 

1.  No ano sétimo de Jeú, começou a reinar Joás e quarenta anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Zíbia, de Berseba.

2.  E fez Joás o que era reto aos olhos do SENHOR todos os dias em que o sacerdote Joiada o dirigia ( Joás andou muito bem enquanto teve a presença do sacerdote Joiada com ele, mas após a morte de Joiada Joás mostrou que era um homem fraco, carecendo de independência de juízo, firmeza de vontade e lealdade as suas obrigações, aprenderemos mais sobre isso no tópico 3).

 

3.  Tão-somente os altos se não tiraram; porque ainda o povo sacrificava e queimava incenso nos altos (Estes os altos, descritos aqui provavelmente não eram centros de adoração pagã. Em vez disso, é provável que fossem santuários ilegais para a adoração de Yahweh fora de Jerusalém, (eu professor José Junior acredito nesta hipótese), embora haja certa discordância quanto a isso entre os eruditos mais aprofundados).

 

4.  E disse Joás aos sacerdotes: Todo o dinheiro das coisas santas que se trouxer à Casa do SENHOR, a saber, o dinheiro daquele que passa o arrolamento, o dinheiro de cada uma das pessoas, segundo a sua avaliação, e todo o dinheiro que trouxer cada um voluntariamente para a Casa do SENHOR,(“A reabilitação do templo, em cujos recintos Joás tinha passado os anos de sua infância, foi o primeiro interesse do novo rei. Sentimentos pessoais em relação ao templo devem ter cingido seus motivos religiosos, afinal, ele passou quase sete anos nas dependências do templo, ele sabia das dificuldades e da situação do templo. Consideremos quão importante é inculcar (gravar, imprimir) no coração das crianças sentimentos de afeto pela “Igreja local”. Nenhuma influência moral na vida dos jovens é mais bela do que os sentimentos que eles com freqüência possuem pela igreja em que passaram sua infância”

 

5.  os sacerdotes o recebam, cada um dos seus conhecidos; e eles reparem as fendas da casa, segundo toda fenda que se achar nela (Além de dinheiro, operários eram necessários para a reparação do templo. Na “Igreja” aqueles que não podem ajudar com algum dinheiro nas necessidades da “Igreja local” certamente podem ajudar doando um pouco de “seu tempo” para suprir as necessidades da “Igreja”, há a necessidade de pessoas para ajudar em alguma obra social da “Igreja”, ajudar a limpar o salão, ajudar a cuidar das crianças na EBD, fazer um multirão para evangelismo e etc., enfim, trabalho na “Igreja local” existe aos montes, basta que voluntários se ofereçam).

 

6.  Sucedeu, porém, que, no ano vinte e três do rei Joás, os sacerdotes ainda não tinham reparado as fendas da casa (Champlin diz que ; o Trabalho de Reparação foi sendo adiado. Isso aconteceu porque a coleta de fundos era insuficiente. Não era fácil construir e sustentar a casta sacerdotal, ao mesmo tempo. O povo não contribuía como deveria; os levitas não coletavam dinheiro como deveriam fazê-lo. Entretanto, segundo bem podemos acreditar, cada homem cuidava de sua própria vida, sem se importar muito com os reparos do templo).

 

7.  Então, o rei Joás chamou o sacerdote Joiada e os mais sacerdotes e lhes disse: Por que não reparais as fendas da casa? Agora, pois, não tomeis mais dinheiro de vossos conhecidos, mas dai-o em prol das fendas da casa.

 

8.  E consentiram os sacerdotes em não tomarem mais dinheiro do povo, nem em repararem as fendas da casa.

9.  Porém o sacerdote Joiada tomou uma arca, e fez um buraco na tampa, e a pôs ao pé do altar, à mão direita dos que entravam na Casa do SENHOR; e os sacerdotes que guardavam a entrada da porta depositavam ali todo o dinheiro que se trazia à Casa do SENHOR (Parece que o povo tinha trazido dinheiro em abundância, e o piedoso Joiada estava chefiando os sacerdotes, como encarregado do projeto; no entanto, pouca coisa tinha sido feita! Joiada era um homem bom, mas parece não ter tido muito zelo ativo neste ponto.

 

 

 

 

Simples piedade, sem zelo e atividade, é de pequeno uso quando uma reforma em matéria religiosa e de piedade se torna necessária. Há na “obra de Deus” pessoas que são muito piedosas, isto é, respeitam a Deus com suas vidas, mas na hora de “por mãos á obra” em alguma atividade na “Igreja” que demanda tempo e trabalho, não se dispõem).

 

10.  Sucedeu, pois, que, quando viram que havia muito dinheiro na arca, o escrivão do rei subia com o sumo sacerdote, e contavam e ensacavam o dinheiro que se achava na Casa do SENHOR.

 

11.  E o dinheiro, depois de pesado, davam nas mãos dos que faziam a obra, que tinham a seu cargo a Casa do SENHOR; e eles os distribuíam aos carpinteiros e aos edificadores que reparavam a Casa do SENHOR,

12.  como também aos pedreiros e aos cabouqueiros, e compravam madeira e pedras de cantaria para repararem as fendas da Casa do SENHOR e para tudo quanto para a casa se dava para a repararem.

13.  Todavia, do dinheiro que se trazia à Casa do SENHOR não se faziam nem taças de prata, nem garfos, nem bacias, nem trombetas, nem nenhum vaso de ouro ou vaso de prata para a Casa do SENHOR.

14.  Porque o davam aos que faziam a obra, e reparavam com ele a Casa do SENHOR (A casta sacerdotal, enquanto provavelmente ainda ajudava a levantar fundos não tinha mais permissão de manusear o dinheiro para os reparos do templo.Ao que parece, outros tomaram seu lugar, para efeito de maior eficácia. Uma mudança de obreiros (obreiros no sentido geral e não apenas específico) algumas vezes pode revitalizar um projeto. Os novos manuseadores do dinheiro pagavam salários e dirigiam o trabalho. A nova equipe mostrava-se mais eficaz do que a antiga).

 

15.  Também não pediam contas aos homens em cujas mãos entregavam aquele dinheiro, para o dar aos que faziam a obra, porque procediam com fidelidade ( Nenhuma prestação de contas do dinheiro era requerida da parte daqueles que o gastavam na compra de material de construção, no transporte, no pagamento de salários etc. Simplesmente eram homens de confiança, que gastavam o dinheiro com honestidade. Presumimos que essa norma de honra funcionava. “Eles (os escribas especialmente nomeados, e o sumo sacerdote, vs. 10) cuidavam para que eles (os supervisores da obra) fossem homens honestos e retos, e tinham uma tão elevada opinião sobre eles que nunca examinavam suas contas, ou chamavam-nos para apresentar suas contas" . “Não ficaram nunca desapontados. Aqueles homens agiam fielmente”. Portanto, esse foi um dos poucos projetos de construção, em toda a história, no qual não houve suspeitas, nem esperteza, nem uso desonesto do dinheiro. Os encarregados do projeto não tinham contas secretas nos bancos da Suíça (por assim dizer). E nem pagavam salários a seus parentes, que nunca apareciam no trabalho. Não havia caixa dois (por assim dizer) Aqueles encarregados estavam “acima de qualquer suspeita"

Fidelidade é uma característica de todo cristão, cristão que não demontra fidelidade ás Escrituras não pode ser chamado cristão).

2 Reis 12.1-15

3 A Conspiração Contra Joás

 

1.  O declínio do reinado.

 

2.  Conspiração e morte no reino.

 

15.  E envelheceu Joiada e morreu farto de dias; era da idade de cento e trinta anos quando morreu.

 

16.  E o sepultaram na Cidade de Davi, com os reis, porque tinha feito bem em Israel e para com Deus e a sua casa.

 

17.  Porém, depois da morte de Joiada, vieram os príncipes de Judá e prostraram-se perante o rei; e o rei os ouviu (Estes “principes de Judá” eram bajuladores. A melhor definição de bajulador é; “pessoa que elogia e parece mostrar admiração por alguém apenas em busca de satisfazer os próprios interesses”. Certamente encheram Joás de elogios ao ponto até de se prostrarem diante do rei)

 

18.  E deixaram a Casa do SENHOR, Deus de seus pais, e serviram às imagens do bosque e aos ídolos; então, veio grande ira sobre Judá e Jerusalém por causa desta sua culpa (Os príncipes de Judá tinham por objetivo convencer Joás a permitir a adoração de deuses estranhos, Joás mostrou que era um homem de fracas convicções e logo deixou o Deus de Israel para satisfazer os próprios interesses e os interesses daqueles que não queriam compromisso com Deus. Após a morte de Joiada o rei Joás não conseguiu se manter firme na prsença do Senhor.

 

Há muitas pessoas que só estão firmes na presença de Deus por causa da aliança com pessoas de Deus, há homens que só estão firmes na presença de Deus por causa de suas esposas, há mulheres que só estão firmes na presença de Deus por causa de seus maridos, há pessoas que só estão firmes na presença de Deus por causa de alguma amizade que é fiel a Deus. Isto mostra a importãncia de se ter e manter boas alianças, boas relações, pessoas de Deus por perto. Mas, é preciso se atentar ao fato de que, todos nós precisamos ter nossas convicções e nossa fé firmadas em Deus, pois é um risco enorme ter a fé paltada na força de alguém, pois, caso esse alguém seja tirado de nós, podemos nos desviar, assim como Joás se desviou dos caminhos do Senhor ao perder a presença de Joiada. Pense Nisso).

 

 

19.  Porém enviou profetas entre eles, para os fazer tornar ao SENHOR, os quais protestaram contra eles; mas eles não deram ouvidos (Deus sempre avisa-nos de nosso erros, mas muitos não dão ouvidos a voz de Deus).

 

20.  E o Espírito de Deus revestiu a Zacarias, filho do sacerdote Joiada, o qual se pôs em pé acima do povo e lhes disse: Assim diz Deus: Por que transgredis os mandamentos do SENHOR? Portanto, não prosperareis; porque deixastes o SENHOR, também ele vos deixará.

 

21.  E eles conspiraram contra ele e o apedrejaram com pedras, por mandado do rei, no pátio da Casa do SENHOR.

 

22. Assim, o rei Joás não se lembrou da beneficência que Joiada, pai de Zacarias, lhe fizera; porém matou-lhe o filho, o qual, morrendo, disse: O SENHOR o verá e o requererá (Zacarias filho de Joiada era primo do rei Joás, haja visto que esposa de Joiada era tia de Joás).

 

23.  E sucedeu, no decurso de um ano, que o exército da Síria subiu contra ele, e vieram a Judá e a Jerusalém, e destruíram dentre o povo a todos os príncipes do povo, e todo o seu despojo enviaram ao rei de Damasco.

24.  Porque, ainda que o exército dos siros viera com poucos homens, contudo, o SENHOR deu nas suas mãos um exército de grande multidão, porquanto deixaram ao SENHOR, Deus de seus pais. Assim executaram os juízos de Deus contra Joás.

 

25.  E, retirando-se dele ( porque em grandes enfermidades o deixaram ), seus servos conspiraram contra ele, por causa do sangue do filho do sacerdote Joiada, e o mataram na sua cama, e morreu; e o sepultaram na Cidade de Davi, porém não o sepultaram nos sepulcros dos reis (Joás não deu ouvidos aos conselhos de Deus, e pagou com a própria vida, é um risco enorme estar no erro, ouvir Deus falando conosco, com palavras de correção e continuar no erro).

2 Crônicas 24.15-18

 

Conclusão

 

Joás tornou-se rei por uma ação divina, começou bem, mas, com o passar dos anos tornou-se um rei mau. Há muitos que começam bem na presença do Senhor, mas, com o passar dos anos, dão ouvidos a maus conselhos, más amizades e se afastam de Deus, vigiemos pois, porque as más companhias corrompem os bons costumes (1 Coríntios 15.33).

 

Fontes:

 

Bíblia de Estudo Pentecostal,

Bílbia de Estudo Explicada,

Bílbia do Expositor,

Bíblia para Pregadores e Líderes Geziel Gomes,

A Bíblia Interpretada Versículo por Versículo- Russel Norman Champlin, Comentário Expositivo Hagnos,

Revista Cristão Alerta Trimestre de 2021,

Bílbia de Estudo MacArthur, Bíblia de Estudo Holman,

Apontamentos teológicos professor José Junior.