O LAMENTO DE JÓ
Texto Áureo
Porque antes do meu pão vem o meu suspiro; e os meus gemidos se derramam como água.
Jó 3.24
Diante das queixas de Jó (e de tudo o que Jó passou mesmo sendo um servo fiel a Deus), podemos observar que, as lutas e amarguras da vida, sejam temporárias ou duradouras, não destroem o verdadeiro propósito da vida. A vida (é obvio, é dada por Deus), não nos é dada meramente para a nossa felicidade ou satisfação pessoal, mas para que possamos servir e honrar a Deus.
Nesta lição 5 eu não vou abordar subtópico por subtópico como de costume, por acreditar que é de pouco valor esmiuçar o lamento de Jó (mas isto é apenas uma opinião pessoal minha e você não precisa concordar com a minha opinião), a partir da lição 6 eu volto a elaborar as lições como é de meu costume.
1 – Primeiro Lamento de Jó: Por Que Nasci (Jó 3.1-10)
1. Por que nasci?
2. Que em lugar da memória viesse o esquecimento.
3. Que em vez da ordem viesse o caos.
1. Depois disto, abriu Jó a boca e amaldiçoou o seu dia.
Apalavra “amaldiçoou” aqui não fala de palavrões, mas sim de um negativismo a respeito de seu nascimento. Jó estava em profunda dor e desespero, mas ele não amaldiçoou o Senhor (Jó 2.10). Outro detalhe
interessante é que o termo hebraico traduzido por “amaldiçoou” é diferente do termo hebraico traduzido por “blasfemar”.
2. E Jó, falando, disse:
3. Pereça o dia em que nasci, e a noite em que se disse: Foi concebido um homem!
Nos versículos 2 e 3 as palavras que Jó pronuncia não parecem ser dirigidas nem a Deus e nem aos amigos de Jó, ao que parece Jó estava “dando
volume as suas queixas” quando amaldiçoou o dia e a noite que contemplaram seu nascimento, ou seja, ele estava apenas falando da tristeza que se acumulava em seu coração, assim como fez Jeremias (Jeremias 20.14-18).
4. Converta-se aquele dia em trevas; e Deus, lá de cima, não tenha cuidado dele, nem resplandeça sobre ele a luz!
No versículo 4 Jó deseja que o dia de seu nascimento seja apagado completamente da mente de Deus, portanto, seja banido da existência.
5. Contaminem-no as trevas e a sombra da morte; habitem sobre ele nuvens; negros vapores do dia o espantem!
Neste versículo 5 Jó usa um linguajar difícil de traduzir, ao que parece, talvez ele tivesse em mente uma grande tempestade ou mesmo um eclipse (assim sugere R. N. Champlin).
6. A escuridão tome aquela noite, e não se goze entre os dias do ano, e não entre no número dos meses!
7. Ah! Que solitária seja aquela noite e suave música não entre nela!
Vemos no vers. 6 que a dor e miséria de Jó eram tão profundos que ele deseja a escuridão anulasse tudo (toda a vida e toda a existência). No vers. 7 vemos mais desabafo, de alguém que por sua grande luta, tristeza e dor, simplesmente lamenta devido a grande dor que sentia.
8. Amaldiçoem-na aqueles que amaldiçoam o dia, que estão prontos para fazer correr o seu pranto.
No versículo 8 parece haver referência a uma crença popular de que mágicos ou feiticeiros tinham a habilidade de colocar em prática uma maldição ou feitiço (veja a história de Balaão, Números 22.6,12).
Nos versículos 9 e 10 vemos mais lamento (o que é perfeitamente compreensível para um homem no estado em que Jó se encontrava).
9. Escureçam-se as estrelas do seu crepúsculo; que espere a luz, e não venha; e não veja as pestanas dos olhos da alva!
10. Porquanto não fechou as portas do ventre, nem escondeu dos meus olhos a canseira.
Jó 3.1-10
Nos versículos seguintes Jó segue lamentando, pois ele se sentia depressivo e solitário, mas suas palavras de lamento não acrescentavam nada, nem a ele e nem aqueles que o ouviam.
Em seu lamento Jó não amaldiçoa Deus como o Adversário previu e como a esposa aconselhou. Jó virou essa maldição sobre ele e o dia do
Nascimento (por assim dizer).
2 – Segundo Lamento de Jó: Por que não nasci morto (Jó 3.11-19)
1. Descansando em paz.
2. Livre de tribulações.
3. Uma realidade para o cristão.
11. Por que não morri eu desde a madre e, em saindo do ventre, não expirei?
12. Por que me receberam os joelhos? E por que os peitos, para que mamasse?
13. Porque já agora jazeria e repousaria; dormiria, e, então, haveria repouso para mim,
14. com os reis e conselheiros da terra que para si edificavam casas nos lugares assolados,
15. ou com os príncipes que tinham ouro, que enchiam as suas casas de prata;
16. ou, como aborto oculto, não existiria; como as crianças que nunca viram a luz.
17. Ali, os maus cessam de perturbar; e, ali, repousam os cansados.
18. Ali, os presos juntamente repousam e não ouvem a voz do exator.
19. Ali, está o pequeno e o grande, e o servo fica livre de seu senhor.
Jó 3.11-19
Nos versículos 11 a 19 Jó muda de “amaldiçoar” para “questionar”, deseja que não tivesse sido concebido, ou se concebido, que tivesse morrido no ventre. Pelo fato de não haver possibilidade de voltar atrás no tempo e cancelar os acontecimentos que levaram ao seu nascimento, Jó volta-se para a fase seguinte de sua vida “Por que não morri eu desde a madre e, em saindo do ventre, não expirei?” (vers. 11-13).
Os israelitas do Antigo Testamento acreditavam que no momento da sua morte os espíritos de todos os homens iriam para o “Sh´owl” (termo geralmente transcrito como “Sheol” ou “Seol”, algumas versões bíblicas chegam a traduzir este termo como “inferno”, e isso causa um tremenda confusão na cabeça de muitas pessoas, em momento oportuno abordaremos mais exegeticamente este termo).
Na visão dos Israelitas do Antigo Testamento entendiam que Sh´owl (ou Sheol) era um lugar de vazio, escuridão, semiconsciência, sedentarismo, tranquilidade. Um lugar onde distinções sociais ou morais não são feitas, um lugar onde não há castigos ou recompensas.
A visão sobre o termo “Sh´owl” foi adquirindo outros significados com o passar dos séculos, e boa parte destes novos significados são errôneos. (Em momento oportuno abordaremos melhor esta questão). Durante a continuação dos lamentos de Jó é possível perceber que a visão dele sobre “Sh´owl” era provavelmente a mesma descrita acima.
3 – Terceiro Lamento de Jó: Por Que Continuo Vivo? (3.20- 26)
1. Vale a pena viver?
2. Sem o favor de Deus?
3. Um caminho de sabedoria e maturidade.
20. Por que se dá luz ao miserável, e vida aos amargurados de ânimo,
21. que esperam a morte, e ela não vem; e cavam em procura dela mais do que de tesouros ocultos;
22. que de alegria saltam, e exultam, achando a sepultura?
23. Por que se dá luz ao homem, cujo caminho é oculto, e a quem Deus o encobriu?
24. Porque antes do meu pão vem o meu suspiro; e os meus gemidos se derramam como água.
25. Por que o que eu temia me veio, e o que receava me aconteceu?
26. Nunca estive descansado, nem sosseguei, nem repousei, mas veio sobre mim a perturbação.
Jó 3.20-26
Analisando estes versículos podemos perceber que Jó ansiava pela morte, mas, mesmo assim ele não estava pensando em suicídio. Os contextos dos outros trechos sugerem que ele simplesmente desejava que o Senhor lhe permitisse morrer (Jó 7.15-21; 10.18-22).
Vemos na Bíblia outro homem de Deus que desejou, não o suicídio, mas sim a morte, trata-se do profeta Elias:
3. O que vendo ele, se levantou, e, para escapar com vida, se foi, e veio a Berseba, que é de Judá, e deixou ali o seu moço.
4. E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu em seu ânimo a morte e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.
1 Reis 19.3,4
Jó ficou solitário, humilhado e sofrendo dores, mas seu maior motivo de sofrimento era a sensação de que Deus o havia abandonado, o lamento de Jó era apenas uma expressão de dor e desolação, mas não era uma expressão de revolta contra Deus.
Em momentos de grande dor e aflição o melhor para o (a) crente é sempre levar suas tristezas, dores e dúvidas ao Senhor, o próprio Senhor Jesus fez desta forma (para nos dar o exemplo):
E, perto da hora nona, exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lemá sabactâni, isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
Mateus 27.46
Toda e qualquer situação de grande dor, tristeza, dúvida e sofrimento deve ser levada a Deus, nunca podemos nos esquecer disso.
Fontes
Enciclopédia Bíblica R. N. Champlin,
Comentário Bíblico F. B. Meyer,
Comentário Devocional da Bíblia Lawrence O. Richards,
Jó – Reverência em meio ao sofrimento John Piper,
Comentário Bíblico Africano,
Bíblia do Expositor,
Comentário Bíblico WiersBe,
Comentário Bíblico Broadman,
Comentário Bíblico em Forma de Esboço – Roy Gingrich´s,
Comentário Bíblico Beacon,
Apontamentos teológicos professor José Junior
(Como eu disse aos amados irmãos, acredito ser de pouco valor esmiuçar o sofrimento de Jó, por isso encerro aqui o estudo desta lição, a partir da lição 6 retornarei a meu modo habitual de elaborar os estudos, tópico e subtópico por subtópico)
Lembre-se você pode baixar gratuitamente dezenas de estudos bíblicos em PDF através da página SUBSÍDIOS EBD ANDRADINA no FACEBOOK.
Atenciosamente:
Professor José Junior