6 de maio de 2021

O MINISTÉRIO DE APÓSTOLO

 


Texto Áureo:

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,

Efésios 4.11

A palavra “Apóstolo” tem um significado tanto “singular”, “estrito” (único), quanto “abrangente”, “geral” (amplo), aprenderemos mais sobre isso no decorrer da lição.

No estabelecimento da “Igreja” de Cristo os Apóstolos e Profetas eram obviamente os ofícios de ministério mais importantes, porque foram os primeiros Dons ministeriais a serem desenvolvidos ou "estabelecidos" no Corpo de Cristo.

Além disso, eles eram Apóstolos e profetas fundacionais — eles lançaram a fundação para o Novo Testamento, em outras palavras, eles eram inicialmente os ofícios! mais importantes quando a “Igreja” primitiva estava somente começando, porque propagaram a revelação do Novo Testamento, que é o fundamento sobre o qual a “Igreja” em todas as gerações deve se estabelecer.

Apóstolos e Profetas ocupam o primeiro lugar na lista de 1 Coríntios 12.28 e na Didaquê 11.3 (Didaquê ou Didaqué, Instrução dos Doze Apóstolos ou Doutrina dos Doze Apóstolos é um escrito do século I). A razão para a proeminência (importância) destes ministérios é dada em Efésios 2.20, porque estes servos davam testemunho do SENHOR encarnado e ressuscitado e eram os veículos através dos quais o SENHOR JESUS continuava a expressar seus ensinos a “Igreja”.

1 O Colégio Apostólico

1.     O termo “Apóstolo”.

Apóstolo” é um termo que se aplica a certos líderes cristãos do Novo Testamento. O verbo grego “Apostello” significa: Enviar alguém em missão especial como mensageiro e representante pessoal de quem o envia. O termo “Apóstolo” é usado para Cristo (Hebreus 3.1), os doze discípulos escolhidos por JESUS (Mateus 10.2), o Apóstolo Paulo (Romanos 1.1; 2 Coríntios 1.1; Gálatas 1.1), e outros (Atos 14.4,14; Romanos 16.7; Gálatas

1.19; 2.8,9; 1 Tessalonicenses 2.6,7).

2.     O colégio apostólico.

Entende-se por colégio apostólico o grupo dos doze primeiros discípulos de JESUS convidados por Ele a auxiliarem o seu ministério terreno. O Salvador os separou e nomeou. Não deveria haver rivalidade entre eles e nem entre possuidores de outros “Dons ministeriais”, cada um tem seu próprio trabalho e executar, assim como cada engrenagem de um relógio tem sua função especial.

Em um relógio engrenagens maiores e menores, se faltar uma das engrenagens maiores, o relógio não funcionará corretamente e se faltar uma das engrenagens menores, o relógio também não funcionará corretamente, na “obra de DEUS” também é assim, cada Dom e cada função é de extrema importância para a “obra de DEUS”.

Os Apóstolos não eram perfeitos, mas, quando DEUS chama, Ele capacita, da mesma forma os que possuem Dons e realizam funções na “Igreja” contemporânea (atual) também não são perfeitos, mas quando DEUS chama, Ele capacita (2 Coríntios 3.4-6).

 

3.     A singularidade dos doze.

O apostolado dos doze tem uma conotação bem singular (única) em relação aos demais encontrados em Atos e também nas epístolas paulinas.

Apóstolos no sentido “Estrito” (único, minucioso, exato) da palavra já não existem mais, pois para ser apóstolo no sentido “Estrito” da palavra é necessário ter sido testemunha ocular da ressurreição de Cristo e/ou ter recebido Dele a comissão apostólica especial para ser um dos “líderes

maiores” da “Igreja” primitiva (por assim dizer).

 

Não há qualquer evidência Bíblica de que este ofício de Apóstolo no sentido “Estrito” da palavra tenha sido transferido a outros depois dos primeiros doze, de Matias (Atos 1.21-26) e de Paulo (Atos 9.4-6,15,16; 1 Timóteo 1.1).

Observe que, depois da morte do Apóstolo Tiago (Atos 12.2) irmão do Apóstolo João, não foi colocado nenhum substituto entre os doze, o que mostra que, Apóstolos no sentido “Estrito” da palavra foram apenas os doze primeiros, Matias e Paulo.

 

Matias foi escolhido para tomar o lugar de Judas, pois havia convivido com os Apóstolos todo o tempo em que JESUS andou entre os Apóstolos, ou seja, Matias era um dos crentes que esteve presente desde o início do ministério de JESUS (Atos 1.21), e Paulo, embora não estivesse presente desde o início do ministério de JESUS e mesmo não pertencendo ao colégio apostólico original (isto é, não fazia parte dos doze primeiros) foi chamado por questões particulares e soberanas de DEUS.

2 O Apóstolo Paulo

1.     Saulo e sua conversão.

Em Atos 9.1-22 vemos como foi a conversão de Paulo. Hernandes Dias Lopes observa que Lucas (que escreveu Atos) fez questão de mencionar que Paulo respirava ameaças e mortes contra os discípulos do SENHOR

(Atos 9.1), ou seja, Lucas comparou Paulo a uma fera terrível. Paulo foi instruído aos pés de Gamaliel (Atos 22.3), Gamaliel era um rabino muito respeitado entre as autoridades judaicas, Paulo não foi criado por Gamaliel (como pensam alguns), Paulo recebeu instruções de Gamaliel (foi discípulo de Gamaliel) e, ser discípulo de Gamaliel não era pra qualquer um, pois Gamaliel era um mestre muito reconhecido e respeitado, Paulo , sendo discípulo de Gamaliel tinha grandes chances de ser um dia, uma das maiores autoridades judaicas da história. Paulo teve educação filosófica, retórica, matemática, Paulo era poliglota (falava vários idiomas), tinha profundo conhecimento sobre as leis judaicas, Romanas e provavelmente conhecia bem as religiões gregas e talvez as egípcias. Paulo tinha tudo para se tornar um grande homem aos olhos da nação judaica e romana, pois Paulo era um homem muito zeloso (mas, sem o verdadeiro entendimento sobre DEUS e sua Palavra).

Mas, não era isso que DEUS queria de Paulo. O perseguidor tornou-se uma notável ferramenta nas mãos de DEUS.

 

2.     Um homem preparado para servir.

3.     O menor dos Apóstolos.

Paulo foi um terrível perseguidor da “Igreja”. Paulo teve participação na morte de Estevão (Atos 7.60; 8.1), Paulo assolava a “Igreja” (Assolar significa: afligir, causar agonia, grandes dores, sofrimentos terríveis, devastar arruinar, destruir), veja Atos 8.3.

Certamente muitos cristãos desejaram a morte de Paulo, é possível que alguns tenham orado para que DEUS o destruísse.

Mas não podemos nos esquecer que DEUS não vê como o homem vê e o caminho que o cristão deve seguir é o caminho do amor (1 Coríntios 13) e não o da vingança.

Paulo tornou-se um grande instrumento nas mãos de DEUS, o maior de todos os Apóstolos, embora ele se considerasse o menor (1 Coríntios 15.9),

ele não se esquecia do terrível mal que causou a “Igreja” (Gálatas 1.13). Mas DEUS o usou poderosamente para escrever metade do Novo Testamento, dos 27 livros do NT, Paulo foi usado por DEUS para escrever 13 livros. Paulo certamente foi o maior de todos os teólogos.

Quantos perseguidores da “Igreja” você conhece? Quantos perseguidores de crentes você conhece? Você já se sentiu de alguma forma perseguido por ser crente? zombaram de você de alguma forma por você ser crente?

Pois bem. JESUS te disse o que você deve fazer diante disso:

44.   Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem,

45.   para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.

46.   Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?

47.   E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?

48.   Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus.

Mateus 5.44-48

3 Apostolicidade Atual (Efésios 4.11)

1.     Ainda Apóstolos?

No sentido “Estrito” da palavra, NÃO, NÃO HÁ.

2.     Apóstolos fora dos doze.

No sentido “Geral”, sim, ainda há Apóstolos (mas é preciso compreender muito bem isso, para saber ensinar sobre isso).

Veja outros Apóstolos que aparecem na Bíblia (mas estes o são no sentido geral, da palavra).

Ouvindo, porém, isto os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgaram as suas vestes e saltaram para o meio da multidão, clamando

Atos 4.14

Saudai a Andrônico e a Júnia (os historiadores mais aprofundados concordam de maneira quase unânime que Júnia é nome de mulher. Mas entrarei neste assunto em momento oportuno para não sair do escopo da lição), meus parentes e meus

companheiros na prisão, os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de mim em Cristo.

Romanos 16.7

E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor.

Gálatas 1.19

A Bíblia mostra que haviam Apóstolos fora dos doze, mas estes (fora dos doze, com exceção de Paulo e Matias) o eram no sentido geral da palavra, pois Apóstolo significa enviado, fora dos doze, a palavra Apóstolo refere- se a pessoas (com o Dom ministerial de Apóstolo) autorizadas por congregações locais e encarregados de:

1-    compartilhar com segurança e responsabilidade ensinamentos aprofundados sobre a Palavra de DEUS.

2-    Compartilhar “Dons” específicos a outros membros da comunidade cristã (2 Coríntios 8.23; Filipenses 2.25).

3-    Levar a palavra de DEUS a lugares distantes (neste sentido, todo missionário é um Apóstolo, porque Apóstolo significa em termos

gerais “Enviado”, mas certamente nem todo missionário tem o “Dom  ministerial de Apóstolo”).

 

O Apóstolo é alguém que se destaca por ser homem espiritual visivelmente reconhecido como homem de DEUS, por seu profundo conhecimento bíblico, por levar a Palavra a lugares distantes, por ter outros “Dons Espirituais” além do de Apóstolo, por ser reconhecido por uma “Igreja” local como sendo Apóstolo, por ter maturidade espiritual, por respeitar o que diz a palavra de DEUS sem inventar novas doutrinas e sem seguir

“achismos”, o Apóstolo acima de tudo e de todos, segue a direção de DEUS sem querer agradar aos homens.

 

3.     O ministério Apostólico atual.

Não há substitutos para o ministério apostólico (dos doze), atualmente há Apóstolos no sentido de “Enviados”, mas não no sentido “Estrito” da palavra. Há atualmente até mesmo no meio evangélico homens que tomam para si o título de Apóstolos, considerando-se no mesmo nível apostólico dos doze originais, mas estes na grande maioria das vezes não sabem nem a definição básica do termo “Apóstolo” e muito menos a definição “Estrita” do termo.

O Dom ministerial de Apóstolo é algo raro (mas certamente ainda está em evidência na “Igreja” contemporânea (pois não há motivos para crer que não).

Conclusão

Nos moldes do colégio dos doze, o ministério apostólico não existe atualmente. Entretanto, o dom ministerial de Apóstolo citado por Paulo em Efésios 4.11 está em plena vigência. Pastores experimentados, evangelistas e missionários que desbravaram os rincões do nosso país ou em países

inimigos do Evangelho, são pessoas portadoras desse dom ministerial. São os verdadeiros apóstolos da “Igreja” de Cristo hoje.

 

Fontes

 

Comentário Bíblico F. F. Bruce,

Comentário Bíblico Willian Barclay,

Comentário Histórico-Cultural da Bíblia – Craig S. Keener,

Bíblia de Estudo MacArthur,

Comentário Bíblico Mundo Espano,

Bíblia de Estudo Pentecostal,

Bíblia de Estudo do Expositor,

Enciclopédia Bíblica Russel Norman Champlin,

Bíblico Shedd, Comentário Bíblico Broadman,

Comentário Expositivo Hagnos- Hernandes Dias Lopes,

Comentário Bíblico Popular – NT,

Comentário Bíblico Moody,

Bíblia de Estudo Holman,

Comentário Bíblico F. B. Meyer,

Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal,

de Estudo Arqueológica,

Dons Espirituais e Ministeriais – Elinaldo Renovato,

Dons do Espírito – Gordon Lindsay,

Revista Cristão Alerta 2º Trimestre de 2021,

15 Perguntas sobre a lição 6 – professor Jean Carlos, Paulo o Apóstolo da Graça

F. F. Bruce,

Apontamentos teológicos professor José Junior.