Santidade ao Senhor
TEXTO
ÁUREO = “E ser-me-eis santos, porque eu, o SENHOR, sou santo
e separei-vos dos povos, para serdes meus.” (Lv 20.26)
VERDADE
PRÁTICA = A santidade é a marca distintiva do povo de Deus;
sem ela, nosso testemunho é ineficaz.
BÍBLICA
EM CLASSE = Levítico 20.1-10
OBJETIVO
GERAL = Estabelecer a perspectiva doutrinária da sacralidade
da vida.
HINOS SUGERIDOS: 5, 30, 75 da Harpa
Cristã
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos
específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por
exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
I. Mostrar que a
santidade é a marca do povo de Deus;
II. Refletir a respeito
da santidade no ministério levítico;
III. Compreender que o
povo de Deus deve ser santo.
INTERAGINDO
COM O PROFESSOR
Professor (a), na lição
de hoje estudaremos parte do capítulo 20 do livro de Levítico. Nesse capítulo,
Moisés enfoca dois tipos de pecados contra o Todo-Poderoso. Ele fala a respeito
da ofensa contra a verdadeira religião (20.2-6,27) e ofensas contra a família
(vv. 9-21).
No tempo da Lei, esse
tipo de insulto era punido com a morte, pois tais ações colocavam em risco todo
o povo de Deus. O objetivo do capítulo é mostrar que todo o povo era
responsável em manter a pureza e não somente Moisés.
INTRODUÇÃO
Em vez de batalhar por fama, dinheiro ou felicidade material, os cristãos
devem se lutar pela santidade. A santidade vem de Deus, e como tal, é
necessário entender primeiro a santidade Dele antes de implementar a santidade
em sua própria vida. Mas mesmo depois de entender o que é a perfeita santidade,
empenhar-se pela santidade em sua própria vida vai exigir autodisciplina e
dedicação.
SANTIDADE, A MARCA DO POVO DE DEUS
O Estado de Santidade
EFÉSIOS, Cap. 4 E 5
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CARNALIDADE
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SANTIDADE
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1 – Mentir v.25
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1 – Falar a verdade
v.25
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2 – Perder a calma
v.26-27
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2 – Controlar-se v.
26-27
|
3 – Roubar v.28
|
3 - Trabalhar
|
4 – Falar palavras
destrutivas v.29
|
4 – Falar palavras
edificantes v.29
|
5 – Entristecer o Espírito
Santo de Deus v.30
|
5 – Alegrar o
Espírito de Deus v.30
|
6 – Ser grosseiro cap
4.v31 e cap 5.v2
|
6 – Ser benigno cap
4.v31 e cap 5.v2
|
a) Amargurar-se
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a) Ser Bondoso
|
b) Explodir de raiva,
irar-se
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b) Ser compassivo
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c) Gritar ( em
discussões )
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c) Perdoar
|
d) Difamar pessoas
|
d) Imitar a Deus
|
e) Maliciar
|
e) amar
|
7 – Brincar com
imoralidade sexual (cap. 5= v3-5
|
7
– Manter-se sexualmente puro
(cap. 5 = v3-5
|
a) Ter relação sexual
ilícita
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a) Relacionar-se
Sexualmente com seu cônjuge
|
b) Usar o sexo fora
do padrão de Deus
|
b) Cuidar-se fugir da
pornografia
|
c) Desejar alguém que
não lhe pertence
|
c) Controlar o desejo
sexual
|
d) Conversar assuntos
obscenos, falar vulgaridades, maliciar as coisas
|
d) Conversar assuntos
sadios, zelar pelas palavras
|
e) Diverte-se com
piadas sujas
|
e) Não brinca com
piadas
|
Ser santo significa ser
puro, separado do mal. Deus é santo. Nada de ruim existe nele e tudo nele é
perfeito. Em tudo que faz, Deus é justo e fiel. Para nós, aqui na terra,
santidade significa dedicação total a Deus, nos separando pecado. Ser santo
significa uma vida dedicada às coisas de Deus, amando a verdade, a justiça e o
bem. Santidade é viver de maneira agradável a Deus.
Mas será que isso é
possível? O pecado faz parte de nossa natureza humana e estamos longe da
perfeição. No entanto, existe uma forma de nos tornarmos santos: através de
Jesus! Ele morreu e ressuscitou para nos salvar e purificar de nossos pecados.
Quando cremos em Jesus e dedicamos nossa vida a ele, Jesus nos torna puros e
santos.
Santidade é ser salvo
por Jesus.
Santidade
é um processo
Quem é salvo por Jesus
é santo, porque sua vida agora é dedicada a Deus. Mas o processo não está
completo. Ainda temos uma natureza humana pecadora. Precisamos aprender a lutar
contra o pecado. Isso se chama santificação. A Bíblia nos ensina que o primeiro passo é ter um coração voltado para Deus. Quem ama a Deus quer agradá-lo
e obedece a ele. Quanto mais nos dedicamos a Deus, menos felizes vamos ficar
com o pecado.
O
segundo passo é ler a Bíblia. Ela nos ensina o que é
bom e agradável para Deus. A Bíblia nos mostra como viver de maneira santa.
Através da Bíblia, podemos aprender a identificar o pecado e a resistir à
tentação.
O
terceiro passo é aplicar o ensino. Podemos saber tudo
sobre a vontade de Deus para nossas vidas mas, se não pusermos em prática, tudo
isso é inútil. Com a ajuda de Jesus, precisamos mudar a forma como vivemos.
SANTIDADE NO MINISTÉRIO LEVÍTICO
As Escrituras ensinam
que é preciso ser santo, tanto no caráter quanto na conduta: “sede vós também
santos em todo o vosso procedimento (...) Sede santos, porque eu sou santo.” (I
Pedro 1:15-16). São dois os princípios que devem andar sempre juntos: Santidade
exterior e santidade interior.
Santidade exterior sem
santidade interior é hipocrisia, e santidade interior sem santidade exterior é
emocionalismo. Além do exercício interno de uma vida santificada partindo da
prática da santificação pessoal a pessoa deve incluir atos externos que podem
ser vistos e testemunhados pelos outros. “Assim, pois, pelos seus frutos os
conhecereis.” (Mateus 7:20)
Jesus nos ensina que o
cristão deve ser “a luz do mundo”. Ele disse que essa luz precisa brilhar
diante dos homens para que todos os homens “vejam”. “Vós sois a luz do mundo.
Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma
candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os
que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens,
para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos
céus.” (Mateus 5:14-16)
A
santificação pessoal, externa e interna, deve ser evidenciada em três ambientes
distintos: Familiar, religioso e secular.
No
ambiente familiar: Na carta de Paulo aos efésios
encontramos o modelo de lar cristão ideal: (Efésios 5:22 ao 6:4). A santidade
no lar é a base para a santidade em todas as áreas da vida.
A luz precisa brilhar
na intimidade de nossas casas. Existem cristãos que são um “amor” na igreja mas
em casa são um “horror”. Santidade pessoal na igreja, mas, no ambiente
familiar, um descontrole total, é viver uma vida de aparências.
O lar do cristão
precisa ser santo! Pense consigo mesmo: Deus tem sido glorificado na minha
relação com os demais membros da minha família? Pelo relacionamento que tenho
com os meus vizinhos? As pessoas que estão a minha volta reconhecem o caráter
de Jesus Cristo na minha vida familiar?
No
ambiente familiar: Na carta de Paulo aos efésios
encontramos o modelo de lar cristão ideal: (Efésios 5:22 ao 6:4). A santidade
no lar é a base para a santidade em todas as áreas da vida. A luz precisa
brilhar na intimidade de nossas casas. Existem cristãos que são um “amor” na
igreja mas em casa são um “horror”. Santidade pessoal na igreja, mas, no
ambiente familiar, um descontrole total, é viver uma vida de aparências. O lar
do cristão precisa ser santo! Pense consigo mesmo: Deus tem sido glorificado na
minha relação com os demais membros da minha família? Pelo relacionamento que
tenho com os meus vizinhos? As pessoas que estão a minha volta reconhecem o
caráter de Jesus Cristo na minha vida familiar?
No
ambiente religioso: Podemos ler no livro de Hebreus a
seguinte orientação: “Consideremo-nos uns aos outros para nos estimularmos ao
amor e as boas obras” (Hebreus 10:24) A palavra grega “kalos” traduzida por
“boas” significa “bonitas de se olhar”. Juntos os cristãos precisam crescer e
avançar na santidade pessoal e isso precisa se evidenciar no meio da igreja. O
que nossos irmãos estão dizendo sobre nós? Nossas obras são bonitas de se
olhar? Na congregação onde servimos a Deus temos demonstrado com atitudes
aquilo que dizemos que somos? Tiago diz: “a fé, se não tiver obras (bons frutos
– frutos dignos de arrependimento) é morta em si mesma” (Tiago 2:17)
A SANTIDADE DO POVO DE DEUS
SANTIFICAÇÃO
DOS FILHOS. O termo “filhos santos” não indica que
os filhos são em si mesmos justos, ou que vivem de modo limpo ou puro, mas que,
segundo a responsabilidade final dos pais, ou de um dos pais crente, os filhos
são conduzidos a uma educação cristã. Uma boa reflexão do texto mostra a ideia
que “filhos santos” (filhos colocados em posição de privilégio diante do
evangelho) recebem grande possibilidade de serem salvos, pois são
constantemente entusiasmados a seguirem a Cristo.
Em Provérbios 22.6:
“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não
se desviará dele.”, vemos a incumbência dos pais ao educar seus filhos para que
possam crescer sabendo em qual direção posicionar seus passos. O pai ou a mãe
que anda no caminho do Senhor, mostra naturalmente aos filhos, por suas
atitudes e comportamento, como eles devem também andar.
Essa não é uma
instrução de palavras somente, mas de bom procedimento. A melhor maneira de
preparar os filhos para que escolham o caminho correto é vivenciar o caminho
correto. É andar no caminho correto. É educar no caminho correto. É formar o filho no caminho correto, para que
quando vier a sua maturidade de vida ele permaneça firme sem voltar atrás.
Portanto, cada pai ou mãe crente, por viver em seu correto caminho, santifica
seu lar e, sobretudo, santifica seus filhos.
A
SANTIFICAÇÃO CONJUGAL. O casamento é a primeira relação
humana. Tem sobrevivido a milhares de anos na história da humanidade. Ao mesmo
tempo, o casamento está constantemente sob ataque. Muitos procuram diminuir a
santidade desta relação especial de um homem e uma mulher, apoiando casamentos
de homossexuais. Outros negam a sua permanência, defendendo o divórcio por
qualquer motivo. E muitas pessoas simplesmente ignoram a importância do
casamento, vivendo amigadas e desrespeitando o plano divino para um compromisso
especial e exclusivo entre duas pessoas.
No meio a tanta
corrupção do plano de Deus, os discípulos casados precisam lutar para manter
casamentos sólidos, conforme a palavra do Senhor. Neste artigo, vamos
considerar este plano de Deus e alguns desafios de doutrinas erradas. No
próximo (veja Andando na Verdade, Ano 7, Número 3), daremos atenção a outros
desafios egoístas e morais.
Deus definiu o casamento
quando criou o primeiro casal. Ele disse: “Por isso, deixa o homem pai e mãe e
se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne” (Gênesis 2:24).
Observamos nestas palavras os elementos básicos da aliança do casamento: uma
decisão de entrar num novo relacionamento (deixar pai e mãe); um compromisso
assumido (unir-se a sua mulher); uma relação especial que sela a aliança
(tornar-se uma só carne).
Apesar dos abusos
tolerados durante milhares de anos, Jesus afirmou os mesmos princípios como
base da sua legislação sobre o casamento (Mateus 19:4-6; Marcos 10:6-8).
Continuando a mesma ênfase na mensagem do Novo Testamento, Paulo frisou o
caráter monógamo do casamento: “...cada um tenha a sua própria esposa, e cada
uma, o seu próprio marido” (1 Coríntios 7:2). A lei conjugal vigora até a morte
de um dos cônjuges, deixando o viúvo livre para casar de novo (Romanos 7:1-3; 1
Coríntios 7:39; 1 Timóteo 5:14; Mateus 22:30).
No geral, Deus proíbe o
divórcio e pessoas divorciadas que casam de novo praticam adultério (Lucas
16:18; Marcos 10:11-12; 1 Coríntios 7:10-11). Se alguém se divorciar, assim
pecando contra Deus, deve reconciliar-se com o cônjuge ou ficar só (1 Coríntios
7:11). Se um descrente abandonar seu cônjuge cristão, este pode deixá-lo sair,
mas Deus não autoriza segundo casamento nestes casos (1 Coríntios 7:15). A
única situação em que o Senhor autoriza divórcio e segundo casamento é no caso
de divórcio por causa de relações sexuais ilícitas (Mateus 19:9).
O
casamento ameaçado por falsas doutrinas. É triste
observar que um dos maiores desafios que os casados enfrentam hoje vem de
igrejas que ensinam falsas doutrinas sobre a santidade deste relacionamento
especial. Muitos pastores e teólogos procuram amenizar as exigências do Senhor,
dando abertura para pessoas entrarem ou ficarem em casamentos ilícitos. Vamos
observar alguns dos argumentos usados para negar a força da palavra de Deus e
enfraquecer a santidade do casamento:
Alguns procuram negar a
validade das núpicias contraídas antes de se converter, dizendo que o casamento
abençoado é o casamento de crentes. São diversos os argumentos usados para
tentar dizer que uma mensagem se aplica aos descrentes, e outra, aos cristãos.
Mas, por estudo cuidadoso das Escrituras, podemos ver os problemas com tais
ensinamentos. José respeitou o casamento de pessoas que não serviam a Deus
(Gênesis 39:7-9), e nós devemos mostrar o mesmo respeito hoje.
O casamento veio antes
da Lei de Moisés, antes do evangelho e antes da igreja. Nunca foi subordinado a
alguma instituição religiosa, e não depende de nenhuma organização religiosa
para ter sua validade. No Novo Testamento, Jesus falou sobre o casamento sem
limitar suas palavras a determinadas pessoas. A mensagem dele é para a salvação
de todos (Romanos 1:16), exige o arrependimento de todos (Atos 17:30) e julgará
todos (João 12:47).
A linguagem de Paulo
mostra que os casamentos de descrentes são reconhecidos por Deus. Ele disse que
alguns dos coríntios eram adúlteros antes de se converterem (1 Coríntios
6:9-11). Se cometeram adultério, é porque estavam sujeitos à lei conjugal antes
de se tornarem cristãos.
Outros usam afirmações
como “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já
passaram; eis que se fizeram novas” (2 Coríntios 5:17) para dizer que a pessoa
convertida pode esquecer dos casamentos anteriores e começar outro. É uma
distorção do versículo que, no contexto, claramente fala de relações
espirituais em Cristo, não de relações carnais de casamentos ilícitos. Não
devemos usar uma afirmação geral para negar as palavras específicas do Senhor
sobre o assunto do casamento.
O
problema de igrejas que seguem a sociedade. Estes e outros
problemas doutrinários vêm de uma tendência maior de adaptar a mensagem da
igreja para se adequar aos padrões da sociedade. O divórcio se tornou muito
mais comum nas últimas duas gerações, e igrejas, em geral, têm modificado sua
mensagem para não condenar o que a sociedade aprova.
Mas o Novo Testamento
foi escrito num ambiente semelhante. O império romano se tornou conhecido por
sua libertinagem e devassidão, mas os apóstolos chamaram os discípulos de
Cristo a uma vida santificada. Paulo falou para deixar as obras da carne e
desenvolver o fruto do Espírito (Gálatas 5:16-25).
Pedro disse: “Como
filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na
vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou,
tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque
escrito está: Sede santos, porque eu sou santo” (1 Pedro 1:14-16).
Apesar das tendências
erradas da sociedade, nós podemos e devemos manter a pureza e a santidade do
casamento, respeitando os princípios revelados por Deus durante a vida toda. “E
não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa
mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de
Deus” (Romanos 12:2).
CONCLUSÃO
Portanto, tornai a
levantar as mãos cansadas e os joelhos desconjuntados, e fazei veredas direitas para os vossos pés,
para que o que manqueja se não desvie inteiramente; antes, seja sarado. Segui a paz com todos e a santificação, sem a
qual ninguém verá o Senhor, tendo
cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de
amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. E ninguém seja fornicador ou profano, como
Esaú, que, por um manjar, vendeu o seu direito de primogenitura. Porque bem sabeis que, querendo ele ainda
depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de
arrependimento, ainda que, com lágrimas, o buscou - (Hebreus 12:12-17).
Por:
Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja
Evangélica Assembleia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
Bibliografia