17 de abril de 2021

DONS DE REVELAÇÃO

 

DONS DE REVELAÇÃO

Texto Áureo

Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.

1 Coríntios 14.26

A Primeira diretriz de Paulo era, “Faça-se tudo para edificação”, quando os coríntios se reuniam para adorar a DEUS cada parte do culto deveria

contribuir para a “Edificação da Igreja”, o “salmo” (hino), a “doutrina (ensinamento cristão), a “língua” (expressão em linguagem que não era geralmente conhecida), a “revelação”, a “interpretação da língua”, tudo deveria ter o propósito de “Fortalecer a Igreja”.

 

ATENÇÃO PROFESSOR: Embora muitos estudiosos classifiquem os “Dons” de 1 Coríntios 12.8-10 em 3 categorias: “Dons de Revelação”, “Dons de Poder” e “Dons de Expressão”, tendo 3 “Dons” em cada categoria, esta forma de “classificação” não é unânime entre todos os estudiosos bíblicos de forma geral, ou seja, nem todos

classificam os “Dons” desta forma, na verdade há várias discordâncias quanto a “classificar os dons desta forma”.

Muitos gostam de classificar os “Dons” da seguinte forma: “Dons de Ensino e

Pregação”, “Dons de Poder” e “Dons de Adoração”. Já outros estudiosos classificam como “Dons de Revelação”, “Dons de Poder” e “Dons Vocais”, outros classificam ainda como “Dons de Revelação”, Dons de Poder” e “Dons de Inspiração”.

(Mas a forma como se classifica os dons não é muito relevante, trata-se apenas de “gosto pessoal”)

 

1- Palavra de Sabedoria

1.  Conceito.

 

Palavra (alguma coisa dita ou falada) de Sabedoria (Gr: “Sophia”)quer dizer: Julgamento de DEUS diante das demandas feitas pelo homem”, É essa Sabedoria que Tiago considera como sendo um “Dom” de DEUS (Tiago 1.5), é o meio pelo qual podemos, de maneira eficaz usar o conhecimento. Não se trata aqui de sabedoria comum para o viver diário que se obtém pelo diligente estudo e meditação.

Este “Dom” diz respeito, mais especificamente, a um “fragmento da sabedoria de DEUS” (por assim dizer), que nos é transmitido por meios sobrenaturais.

 

2.  A Bíblia e a Palavra de Sabedoria.

 

Palavra de sabedoria (1 Coríntios 12.8): No grego traz o sentido de; transmissão de ideias, comunicar o poder conferido. É um “Dom” que fala sobre compreensão e transmissão das coisas profundas de DEUS, este

“Dom” pode se manifestar geralmente através de sonhos, visão, voz. Este “Dom” tem a ver com desvendar os planos, os propósitos de DEUS para realizar alguma coisa que o glorifique e edifique a vida das pessoas.

Também se relaciona a uma situação específica da vida de uma pessoa em que DEUS concede respostas ou conselhos pelos quais o raciocínio humano jamais chegaria (Atos 6.10;15.13-22).

O “Dom” de Sabedoria é uma força na defesa do Evangelho (Filipenses 1.16). JESUS usou esse “Dom” (Mateus 21.23-32; 22.21,22), Estêvão também (Atos 6.10) e vários outros.

Sobre a “Sabedoria” (seja ela o “Dom do Espírito” ou “Sabedoria” de modo geral) o rabino Chayim de Volozhin disse algo digno de nota:

 

“Não importa o quanto você tenha se esforçado ou estudado, a faísca de luz (ou seja, a sabedoria), vem como um presente gratuito do Todo Poderoso”. – Grifo pessoal

No Novo Testamento, há diversas referências quanto à aplicabilidade dessa sabedoria divina. Paulo exorta aos colossenses a que saibam transmitir a

palavra aos ouvintes, dizendo: “Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um” (Colossenses 4.5,6). A falta dessa sabedoria de Deus pode causar graves prejuízos à pregação do Evangelho.

 

3.  Uma liderança sábia.

Luciano Subirá faz uma observação interessante sobre a Palavra de Sabedoria, Luciano Subirá diz que;

“A Sabedoria de DEUS é para todos os crentes, mas o “Dom de Palavra de Sabedoria não”

Luciano Subirá está certo pois o apóstolo Paulo deixa claro em 1 Coríntios

12.8 que não são todos que tem este “Dom” (pois o ESPÍRITO distribui os “Dons” a cada um como Ele quer, 1 Coríntios 12.11).

A Palavra de Sabedoria é de grande valor na tarefa do aconselhamento pessoal e em situações que demandam uma orientação no exercício do ministério pastoral. Entretanto, é preciso muito cuidado para não confundir a manifestação desse “Dom” com o nosso desejo pessoal ou com achismos.

DEUS dá os “Dons” conforme a Sabedoria Dele e não conforme a nossa sabedoria. Quando DEUS nos dá algum “Dom”, Ele em sua sabedoria sabe que determinado “Dom” será mais útil na vida deste irmão, e que determinado “Dom” será mais útil na vida daquele outro irmão, e outro “Dom” será mais útil na vida do outro e assim por diante, os critérios de DEUS para distribuir os “Dons” são inquestionáveis e nós sendo seres limitados, não podemos compreender os caminhos de DEUS, Isaías 55.8,9.

O “Dom específico” da Palavra de Sabedoria e a Sabedoria de DEUS de um modo geral, são indispensáveis para uma liderança sábia.

Por isso a Palavra de DEUS diz:

E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada.

Tiago 1.5

O teólogo e missionário Russell Philip Shedd (que falava português fluentemente assim como Russel Norman Champlin) observa que o “Dom” da Sabedoria, assim como todos os outros “Dons” deve ser buscado, 1 Coríntios 12.31; 14.1.

 

O pastor e teólogo Sam Storms faz uma observação interessante: “A palavra “sabedoria” pode ser usada no bom e no mau sentido. A sabedoria é a habilidade retórica, a eloquência e

o raciocínio natural utilizados para tentar enfraquecer o Evangelho. A sabedoria mundana é a perspectiva da mente descrente que nada

sabe sobre o reino do ESPÍRITO e considera absurda a ideia de um Messias crucificado.

A sabedoria espiritual, no entanto, refere-se

primariamente aos propósitos misteriosos de DEUS, pelos quais

Ele redime o seu povo por meio da loucura da Cruz (ver 1 Coríntios 2.6-9).


2- Palavra da Ciência

 

1.     O que é?

A Enciclopédia de Estudos de Teologia Vol. 1 diz que Palavra da Ciência (ou Conhecimento) consiste na revelação sobrenatural de algum fato conhecido apenas por DEUS, não se trata de conhecimento comum para o viver diário, que se obtém pelo diligente estudo e meditação nas coisas de DEUS e na sua Palavra, e também, pela oração. O teor da Palavra de Ciência (ou Conhecimento) excede as limitações do conhecimento ou da imaginação dos homens.

Peter Derek Vaughan Prince (teólogo e pastor) diz que:

Palavra da Ciência (ou Conhecimento) é uma pequena parte da total ciência (ou conhecimento) de DEUS concedida sobrenaturalmente pelo ESPÍRITO SANTO. A outro, pelo mesmo Espírito, dada] apalavra da ciência.” (1 Coríntios 12:8). Tal como a Palavra de Sabedoria, o conhecimento sobrenatural (isto é, Palavra da/ou de Ciência) não vem por raciocínio natural, educação ou prática, mas diretamente pelo ESPÍRITO SANTO e é operada somente sob o controle de Deus”.

 

2.     Sua função.

3.     Exemplos Bíblicos da Palavra de Ciência.

Este dom fala sobre algo que aconteceu ou está acontecendo, (falando de leitura bíblica) trata-se daquela capacidade de ler (estudar um assunto) e compreender perfeitamente o que aconteceu, sem ter visto ou sem ter estado lá. Aqueles que tem o desejo de interpretar bem a Bíblia devem pedir este dom a DEUS (isto é, devem pedir o dom de ciência ou conhecimento), um exemplo deste dom está em João 4.1-30 quando JESUS pede a mulher samaritana para chamar seu marido, ali JESUS sabia o que já havia acontecido, outro exemplo deste dom está em Atos 5.1-11, na história de Ananias e Safira, eles tentaram enganar os discípulos, mas Pedro (pelo dom do ESPÍRITO) já sabia o que havia acontecido e estava acontecendo.

Sam Stomrs dá uma definição que gosto bastante sobre Palavra de Sabedoria e Palavra de Ciência (ou Conhecimento), Storms diz:

“Palavra de sabedoria se refere a instrução e a Palavra de Ciência (ou conhecimento) se refere a informação”.

3- Discernimento dos Espíritos

1.     O “Dom” de discernir os espíritos.

2.     As fontes de manifestações espirituais.

Tenha em mente que, a palavra discernimento” pode ser definida como

“reconhecer e distinguir entre”. Enquanto o conhecimento (ou a ciência) é a transmissão de um fato, o discernimento é uma forma de percepção direta. O resultado pode ser o mesmo, mas o meio pelo qual acontece é diferente.

Qualquer cristão tem discernimento espiritual, em certa medida (se não tiver, não é cristão), o “grau” de discernimento espiritual que cada cristão tem depende da sua “vida com DEUS”, quanto tempo o crente ora, medita na Palavra, jejua, qual o seu “grau” de obediência a DEUS, estas coisas definem o grau de discernimento espiritual que cada crente tem.

Mas o “Dom” de “discernir espíritos” é “algo mais particular” que nem todo cristão tem.

O “Dom” da palavra de ciência ou conhecimento pode se relacionar ao "discernimento de espíritos" que consiste em reconhecer e interpretar aquilo que vem da parte de DEUS, dos homens ou do diabo (1 João 4.1).

Julgar sabiamente as profecias, distinguindo se aquela mensagem vem da parte de DEUS ou não. É também a habilidade de detectar em pessoas e em lares se há ou não algum espírito maligno ali, também é um ‘‘Dom” que te uma “habilidade extra”, por assim dizer, para expulsar os demônios onde você estiver, quem tem esse “Dom” consegue detectar mesmo através de uma simples conversa se há ou não um espírito maligno na vida de uma pessoa, ou até mesmo na casa da pessoa, um exemplo deste “Dom” é quando JESUS expulsou o espírito mudo e surdo da vida de um menino (Marcos 9.25-27), JESUS sabia que o fato do menino estar mudo e surdo não era por “causas naturais”, mas pela atuação de um espírito maligno.

 

3.     Discernindo as manifestações espirituais.

A Palavra de Deus nos ensina que os espíritos devem ser provados (1 João 4.1). Como vimos na lição 1, havia na época da “Igreja” primitiva outras manifestações sobrenaturais que não eram do ESPÍRITO SANTO e tais manifestações se davam até mesmo entre os cristãos, havia também manifestações sobrenaturais em cultos idólatras dos gentios (e é claro, tais manifestações eram causadas por espíritos enganadores). Por isso, Paulo queria que os irmãos aprendessem bem a diferenciar entre manifestações de espíritos enganadores e manifestações do ESPÍRITO SANTO.

 

O “Dom” de discernimento de espíritos” foi dado a “Igreja” especialmente para discernir se aqueles que reivindicavam exercitar “Dons Espirituais” eram de DEUS ou de satanás, pois havia em Corinto (e em várias partes do mundo gentílico) muitas manifestações espirituais que não eram da parte do ESPÍRITO SANTO. Este “Dom” é claro está disponível para a “Igreja” de hoje (assim como todos os outros Dons), como estava disponível para a “Igreja” primitiva, pois não há na Bíblia nada que comprove que os “Dons Espirituais” cessaram, como infelizmente pensam alguns.

Não deixe de observar que o “Dom” de discernimento de espíritos” está no plural:

10. e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas.

1 Coríntios 12.10

 

 

(Não se esqueça de que) este “Dom” não se refere somente a discernir espíritos malignos. Na vida Cristã encontramos várias classes de espíritos:

-   O ESPÍRITO SANTO, que é o ESPÍRITO de DEUS

-   Anjos bons

-   Anjos caídos, rebeldes (demónios ou espíritos malignos)

-   Espíritos humanos (ou mentalidades humanas, por assim dizer).

Robert L. Brandt observa que Satanás é um grande imitador. Isto é, ele tenta copiar o que o ESPÍRITO SANTO faz. Tenta levar também as pessoas a crer que quando ele se manifesta é o ESPÍRITO SANTO. Isto pode originar problemas porque os próprios crentes podem ser enganados. Depois, os homens podem falar pelo seu próprio “espírito”, por assim dizer. Pode bem parecer que estão a falar pelo ESPÍRITO SANTO. Isto pode igualmente criar problemas ao corpo (Igreja). Cristo, a Cabeça do corpo, preparou provisões para cada necessidade do corpo. Nisso inclui-se a proteção do corpo contra os maus espíritos, a proteção contra os homens que permitem que os seus espíritos prejudiquem o corpo e o discernimento dos espíritos que fornece proteção aos crentes que são realmente usados pelo ESPÍRITO SANTO. Por vezes, o ESPÍRITO SANTO expressa a severidade de DEUS através de um crente. Em tais casos, os outros crentes podem ser tentados a dizer que foi um mau espírito ou foi o espírito de um outro homem. Mas o discernimento dos espíritos capacita o corpo a conhecer que espírito se está a manifestar.

Conclusão

A “Igreja” de JESUS necessita dos Dons de revelação para discernir entre o certo e o errado, entre o legítimo e o falso. Os falaciosos ensinos e as manifestações malignas podem ser desmascarados pelo Dom do discernimento dos espíritos. Que Deus conceda à sua igreja dons de revelação para não cairmos nas astutas ciladas do Maligno.

 

Fontes

 

Enciclopédia Estudos de Teologia vol. 1,

Pneumatologia – Instituto de Teologia Logos,

Bíblia de Estudo Pentecostal, Revista Cristão Alerta – 2º Trimestre de 2021,

Os Dons do Espírito Derek Prince,

Livro de Apoio Trimestre de 2021,

Dons Espirituais – Sam Sam Storms, Dons Espirituais – Rober L. Brandt,

Comentário Bíblico Beacon,

apontamentos teológicos professor José Junior.