28 de janeiro de 2020

A UNIDADE DA RAÇA HUMANA


A UNIDADE DA RAÇA  HUMANA

Texto Áureo:

Não temos nós todos um mesmo Pai? Não nos criou um mesmo Deus? Por que seremos desleais uns para com os outros, profanando o concerto de nossos pais?
Malaquias 2.10


O comentarista da lição não deu uma explicação sobre o texto, mas fez uma aplicação, ou seja, usou este versículo para reforçar o tema da lição. Mostrar que toda a humanidade provém de um único casal.

Dentro do contexto do texto, esta frase, Não temos nós todos um mesmo Pai? Não nos criou um mesmo Deus? Na verdade, tem uma dupla referência, as perguntas falam de Abraão e Deus. A questão aqui não é “ Deus nos criou”, não é “retratar Deus como o criador de cada pessoa”, mas sim, retratar Deus como o criador de Israel como nação.

A última parte do versículo mostra que quando os israelitas começaram a quebrar sua “aliança com Deus”, eles também começaram a se levantar contra os seus irmãos.
Podemos entender que, os atos de desobedecer a Deus e ser desleal com os irmãos, andam juntos.
1 – A Unidade Racial do Ser Humano
A Unidade Racial do ser Humano pode ser definida como: Uma única raça primária, raça elementar, que se originou de Adão e Eva através do ato criativo de Deus.

A unidade racial do homem apesar da diversidade de línguas, povos e nações tem uma única origem, fomos criados por Deus e provimos de um único casal – Adão e Eva.

No inicio, conforme veremos, todos falávamos um único idioma. Nesse sentido, todos os seres humanos, sem exceção, são irmãos.

A unidade genética da humanidade traz uma implicação doutrinária muito importante. No primeiro Adão, todos pecamos e fomos destituídos da glória de Deus. Mas, em Jesus Cristo, o homem perfeito, todos sem exceção, podem ser salvos e reconciliados com Deus.

A origem do ser humano é inconfundivelmente divina, o aparecimento do ser humano no universo deve-se a um ato criativo de Deus e não ao processo de evolução ( para saber mais sobre isso de maneira detalhada, veja nosso estudo da lição 1).

Todos nós seres humanos, índios, japoneses, alemães, brasileiros e etc., tivemos nossa origem a partir do primeiro casal – Adão e Eva. Fomos todos criados por Deus.
Pretos, brancos, amarelos ou vermelhos, não importa a cor de nossa pele, não importa a nossa classe social, somos todos originários do primeiro casal -Adão e Eva, e criados por Deus.


Alguns estudiosos tentam argumentar que alguns seres humanos são descendência de extraterrestres e outros são descêndencia de Lilith ( veja nosso estudo da lição 2 para mais detalhes), mas não vale a pena fezer comentários sobre essas 2 linhas de pensamentos, pois a base bíblica para sustentar as tais é simplesmente zero.

Se analisarmos a história de cada povo antigo, com exceção de Israel, veremos que todos os povos, todas as tribos e nações antigas reinvindicavam uma “origem mitológica” por assim dizer.

Foi a partir de tantas crenças mitológicas que surgiram personagens como, Odin, Gaia, Marduk, Prometeu e outros deuses.

Cada um desses nomes citados trazem por trás de si histórias diferentes sobre a origem humana, isto para a grande maioria de nós soa como simples “bobagem”, “história pra boi dormir”. Mas infelizmente tais histórias influenciaram e confundiram muitas pessoas em séculos passados.

Mas a Palavra de Deus é clara em ensinar que a origem racial do ser humano provém de Deus.
A Bíblia não é um livro de ciências ou de histórias. A Bíblia é a Santa e infalível palavra de Deus.
A unidade da raça humana jamais foi posta em dúvida pelos escritores bíblicos.

2 - A Unidade Limguística Original da Humanidade

Vejamos agora como o idioma ( língua própria de um povo, nação) falado pelos seres humanos desde Adão até os descendentes de Noé veio a perder-se e como podemos identificá-lo, hoje nas línguas e dialetos ( qualquer variedade linguística coexistente com outra, por exemplo: No português do Brasil existe dentre vários outros o dialeto baiano, mineiro, carioca e etc.) falados no mundo.

A fala ( ato ou efeito de falar) é um dos maiores dons que Deus deu ao ser humano. A capacidade de “falar” é sem dúvida um dos maiores poderes do universo, Deus criou o universo através da fala ( Gênesis 1.1-31; 2. 1-3). Através da fala o ser humano pode abrir ou fechar portas, por assim dizer, através da fala o ser humano pode promover a paz ou decretar uma guerra, através da fala o ser humano pode melhorar ou piorar o estado de seus semelhantes, por isso a Palavra de Deus nos adverte para que usemos esse “poder da fala” com sabedoria e cautela.

A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.
Provérbios 18.21

Mas eu vos digo que de toda palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no Dia do Juízo.
Mateus 12.36

O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios tem perturbação.

Provérbios 13.3

Uma língua saudável é árvore de vida, mas a perversidade nela quebranta o espírito.
Provérbios 15.4

Até o tolo, quando se cala, será reputado por sábio; e o que cerrar os seus lábios, por sábio.
Provérbios 17.28

Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal varão é perfeito e poderoso para também refrear todo o corpo.
Tiago 3.2

Porquanto tudo o que em trevas dissestes à luz será ouvido; e o que falastes ao ouvido no gabinete sobre os telhados será apregoado.
Lucas 12.3

Estes são apenas alguns de inúmeros outros versículos que nos ensinam sobre a benção e a responsabilidade que o “poder de falar” tem em nossas vidas.


Note que a língua falada por Adão, Noé e seus descendentes imediatos não era o hebraico, nem o acadiano ( língua fadada pelos assírios e babilônios) e nem o grego.

Após o dilúvio os filhos ( ou descendentes) de Noé se concentraram em Sinar. Sinar ( como aparece escrito na versão ARC*) é o nome que o Antigo Testamento dá ao território da antiga Suméria que posteriormente veio a ser chamada de Babilônia ( ou em termos gerais, Mesopotâmia).

ARC: ( Versão Bíblica) Almeida Revista e Corrigida

Os descendentes de Noé intentaram criar ali ( em Sinar) um “estado secular”, mas provavelmente este “estado secular” não era um estado ateu ( contrariando o pensamento do comentarista da lição, com todo o respeito é claro). Ao criar este intento, os descendentes de Noé contrariaram os mandamentos divinos quanto ao povoamento da terra.
Veja o que Deus havia ordenado a Noé e sua descendência:

E abençoou Deus a Noé e a seus filhos e disse-lhes: frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra.
Gênesis 9.1

Mas vós, frutificai e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra e multiplicai-vos nela.
Gênesis 9.7

Agora veja que os descendentes de Noé não estavam dispostos a obedecer tais mandamentos divinos:

1.E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala.
2.E aconteceu que, partindo eles do Oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali.
3.E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume, por cal.
4.E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra. Gênesis 11.1-4
Em Gênesis 11.4 vemos que os descendentes de Noé desejavam edificar uma torre cujo cume ( parte mais alta) tocasse os céus, eles queriam fazer “nome”, queriam se tornar conhecidos, queriam ter seus nomes marcados na história, e tinham um “temor”, não queriam ser espalhados sobre a face de toda a terra.

Você já se perguntou o porquê disso?
Porquê eles temiam ser espalhados sobre a face da terra? Porquê eles queriam fazer um nome sobre a face da terra?

Analisando a Bíblia ( em primeiro lugar é claro), analisando relatos históricos e a crença dos primeiros povos, percebemos que eles não eram ateus, eles criam na existência de um Deus ( ou mesmo de deuses), mas eles criam. O ateísmo era algo raríssimo no mundo antigo.

Não há um consenso acadêmico sobre a data exata em que surgiu o ateísmo no mundo, mas o primeiro ateu de que se tem registro foi o filósofo grego Diágoras ( no século 5 a.C), e ele foi duramente perseguido pelos gregos devido o seu posicionamento ateísta.

Essa cidade que os descendentes de Noé começaram a construir é a primeira cidade mencionada depois do dilúvio, edificada na planície de Sinear ( ou Sinar, segundo a ARC). A cidade foi chamada de Babel ( Gênesis 11.9), o nome Babel adquiriu o significado de “Confusão” por causa do fato ocorrido em Gênesis 11.7-9, mas o real siginificado da palavra Babel é “Porta de Deus”.

Cerca de 120 anos depois do dilúvio os habitantes de Sinar começaram a construir uma torre, porquê eles conheciam a história do dilúvio, sabiam o que Deus havia feito e, porquê eram pessoas sem “temor a Deus” tinham medo que Deus mandasse novamente um dilúvio sobre a terra, para os destruir ( embora Deus já havia prometido que não mais mandaria um dilúvio, Gênesis 9.11).

Eles intentaram construir uma torre altíssima e e estabelecer nela o centro do império do mundo, mas para isso, precisariam estar “livres de Deus”, na visão deles.

A intenção deles ao construir a torre era obviamente, “desafiar Deus”, pois sabiam das ordens de Deus ( Gênesis 9.1,7), e para cumprir as ordens de Deus, precisariam obviamente, se espalhar pela terra, mas eles não estavam dispostos a obedecer, antes estavam dispostos a guerrear contra Deus, por assim dizer.
O livro apócrifo de Jasher *( Justo ou Reto) faz um relato interessante sobre a história da torre de “Babel”, Veja:

25       E a construção da torre foi-lhes uma transgressão e um pecado, e eles começaram a construí-la, e enquanto eles estavam construindo contra o Senhor Deus dos céus, imaginaram em seus corações subir ao céu e fazer a guerra contra ele.
26       E todas essas pessoas e todas as famílias se dividiram em três partes: a primeira disse; Vamos subir ao céu e lutar contra Ele, a segunda disse, vamos subir ao céu e colocar nossos próprios deuses lá e servir-lhes, e disse a terceira parte, vamos ascender ao céu e ferir com arcos e lanças, e Deus sabia todas as suas obras e todos os seus maus pensamentos, e Ele viu a cidade e a torre que eles estavam construindo.
27       E quando eles estavam construindo construíram uma grande cidade e uma torre muito alta e forte, e em virtude da sua altura os construtores não colocavam argamassa em seus tijolos, até que se completou um ano inteiro de construção, e só depois disso, chegavam os construtores e colocavam a argamassa nos tijolos, assim foi feito diariamente.
28       E eis que uns subiam e outros desciam o dia inteiro e, se um tijolo caísse de suas mãos e se quebrasse, todos choravam sobre ele, mas se um homem caía e morria, nenhum deles ia olhar para ele.
29       E o Senhor conhecia os seus pensamentos, e aconteceu que, quando eles estavam construindo, enviavam flechas para o céu, e todas as flechas caiam sobre eles cheias de sangue, e quando eles viram isso, eles disseram uns aos outros: Certamente que matamos todos os que estão no céu.
30       Porém isto vinha do Senhor, a fim de levá-los a errar, e no final, para destruí-los de sobre a face da terra.
Jasher 9.25-30
* O livro apócrifo de Jasher( Justo ou Reto) é um livro que conta uma história paralela ao pentatêuco, há referências sobre o livro de Jasher em Josué 10.13 e 2 Samuel 1.17-18
( mas lembre-se que é um livro apócrifo, que contém algumas informações históricas que nos ajudam a compreender certos fatos da Bíblia, porém, não tem inspiração divina, apenas histórica).

Diante da atitude dos descendentes de Noé houve uma enérgica intervenção divina.

7.   Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
8.   Assim, o SENHOR os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.
9.   Por isso, se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o SENHOR a língua de toda a terra e dali os espalhou o SENHOR sobre a face de toda a terra.
Gênesis 11.7-9
Para que aquele povo não obtivesse sucesso em “habitar apenas em uma região” e para mostrar-lhes que não há Deus como o nosso Deus, o Senhor os espalhou por toda a terra pondo um fim a sua obra perversa, confundindo-lhes a língua.
Foi a partir daí que se originaram as línguas e dialetos no mundo.
3 – Em Cristo, Todos Somos Um

A unidade humana não está ligada apenas a termos raciais e linguísticos, todos os seres humanos acham-se ligados a Adão quanto ao pecado e também quanto a redenção ( através de Cristo Jesus).

Em Romanos 5.12 vemos que, através de um só homem, o pecado foi introduzido no mundo.

Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.
Romanos 5.12

Embora o livro de Gênesis não dê detalhes sobre a “doutrina do pecado e da morte transferidos”, Paulo nos dá detalhes sobre este tema, embora o pecado de Adão tenha sido “particular”, suas consequências foram universais, porquê ele é o pai e representante de todos os seres humanos.
Eis o porquê de a Bíblia dizer:

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus,
Romanos 3.23

Certa vez alguém fez as seguintes citações sobre o pecado e a morte transferidos*:

“A longa vida que Adão viveu em nada lhe aproveitou, mas produziu a morte, tendo encurtado os anos daqueles que nasceram após ele”

“Adão, Adão, o que fizeste? Porquê embora tu é que tivesse pecado, o mau não recaiu sobre ti somente,mas sobre todos quanto vieram de ti, pois tu eras o primeiro do qual seriam gerados todos os outros”

* Embora estas citações sejam de registros históricos de vários séculos atrás e apareçam em livros apócrifos, não é possível dizer com clareza quem realmente foram os autores destas citações, mas elas fazem muito sentido.


Todos os seres humanos acham-se ligados, entre si, pela transgressão de Adão e Eva, nossos primeiros pais.

A consequência imediata do pecado de Adão foi a sua morte espiritual. Veja que quando Adão e Eva pecaram, eles não morreram fisicamente de maneira imediata, mas morreram espiritualmente, imediatamente.

E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
Gênesis 3.6

No exato momento em que desobedeceram a Deus, morreram espiritualmente ( perderam sua comunhão com Deus), e a morte física seria apenas questão de tempo.

A morte é uma esperiência comum a todos os homens, como alguém disse certa vez: “Nesta vida, a única certeza é que um dia morreremos”*

*Note que essa frase é meramente reflectiva.


Mas em Jesus Cristo, o segundo Adão, todos podemos ser salvos.
As consequências do pecado de Adão foram desfeitas por Jesus Cristo, que é identificado em 1 Coríntios 15.45 como “o último Adão”

Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.
Romanso 5.15

Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão, em espírito vivificante.
1 Coríntios 15.45

Conclusão

Todos os povos da terra, apesar de sua diversidade ética, cultural e linguística, formam uma única família, ou seja, se originaram de Adão e Eva. Por esse motivo o verdadeiro cristão não aceita idéias e conceitos que não estão de acordo com a Palavra de Deus.

Por. Prof. José Junior

Fontes:

Enciclopédia Bíblica Beacon,
Comentário Bíblico R. N. Champlin,
Dicionário Bíblico Wycliffe,
Bíblia do Expositor,
Bíblia de Estudo Pentecostal,
Bíblia de Estudo Arqueológica,
Bíblia de Estudo Explicada,
Pequena Enciclopédia Bíblica Orlando Boyer,
Livro de Jasher, Enciclopédia da Bíblia Merril C. Teney,
Apontamentos teológicos Prof: José Junior


Se este material foi útil pra você, compartilhe:
de graça recebestes, de graça dai. Mateus 10.8