18 de março de 2021

A Urgência do Discipulado

 

A Urgência do Discipulado

Texto Áureo: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” (Mt 28.19)

Portanto, id “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” (Mt 28.19)

e, ensinaitodas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

Mateus 28.19

As palavras de JESUS neste versículo demonstram a necessidade (e a urgência) de uma ação (ou atitude) da parte dos cristão (Ide e Ensinai), para o servo de DEUS “Ir” ou seja, fazer algo pelo reino de DEUS, o servo não pode se dar ao luxo de viver a vida como se tivesse todo o tempo do mundo (porque não tem), nossa vida é muito curta, e precisamos viver de um modo que agrade ao nosso DEUS, e para “Ensinar” sobre DEUS é preciso saber muito bem sobre DEUS e sua Palavra, é preciso apresentar- se a DEUS aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (2 Timóteo 2.15).

Como vimos na lição 8:

Procura apresentar-te no grego tem o sentido de “apressar-se, ser

zeloso, ser urgente, fazer todo o esforço”.

A DEUS” antes de toda e qualquer pessoa, é DEUS quem deve aprovar- nos.

Aprovado” no grego tem o sentido de “qualificado através de tribulações ou testes”.

Obreiro” no grego é “trabalhador”, neste versículo tem o sentido de “fazer tudo o que estiver ao seu alcance, tudo o que for necessário para obter a aprovação de DEUS”.

Envergonhar” Se um “obreiro” do Evangelho mostrar-se ignorante a ponto de não saber defender e expor a mensagem cristã, tal obreiro estará envergonhando-se não diante dos homens, mas diante de DEUS.

Maneja bem” no grego tem o sentido de literalmente “cortar reto”, em outras palavras, o obreiro cristão saberá bem como, pregar e ensinar a Palavra, defende-la, aplica-la a si mesmo e aos outros, sofrer por ela e tê-la como um tesouro de valor inestimável.

 

Palavra da verdade” neste trecho, palavra da verdade significa, “a Palavra de DEUS, a sã doutrina (sem modismos, sem achismos, só o que Cristo e os apóstolos ensinaram e ponto final).

 

1 O Que é Discipulado

 

1.     O discípulo.

Alguém que segue outra pessoa ou outro modo de vida e que se submete à disciplina (ensinamento) desse líder ou desse caminho. Na Bíblia, o termo “discípulo” é encontrado quase exclusivamente nos Evangelhos e no livro de Atos.

A palavra grega “mathetes” empregada para discípulo (que também tem o sentido de “aluno” ou “aprendiz”) é usada aproximadamente 270 vezes nos Evangelhos e no livro de Atos. Ela denota um pupilo que se submete aos processos de aprendizado sob a responsabilidade de um

professor. Esta palavra grega entrou nas línguas inglesa e portuguesa como o termo “matemática” (em inglês: mathematics.), que significa literalmente, “disposto a aprender”.

No hebraico a palavra geralmente usada para discípulo (ou aluno) é

“Talmid”.

 No Velho Testamento as palavras “Discípulo” e “Discipulado” tem o sentido de “ser instruído pela Lei de Moisés e pelos profetas.

No Novo Testamento as palavras “Discípulo” e “discipulado” tem o

sentido de “aceitar e praticar o que JESUS disse como verdade, porque JESUS disse e Ele é o mestre”.

 

Temos também a palavra Discipulado que está intimamente ligada

com a palavra Discípulo”.

 

 

 

Discipulado: Ser instruído de perto, orientado com frequência, ser acompanhado de perto por um professor ou mestre. Enquanto que o

“Discípulo” é um aluno (ou aprendiz), que nem sempre tem o seu “mestre ou professor” por perto (fisicamente falando), o “Discipulado” é a

“Convivência Física”, enquanto que “Discípulo” nem sempre tem ou faz referência a “Convivência Física” com seu “mestre ou professor”.

Um detalhe muito importante sobre o “Discipulado” é que, o “Discipulado” não se esgota com o final de um curso de teologia, nem com o final de um trimestre da EBD, nem com “alcançar o cargo de líder ministerial”. O discipulado deve ser por toda a vida. Porque o discípulo enquanto viver, não deve deixar de ser discípulo, assim também o discipulado não termina enquanto o cristão viver.

O pastor americano Mark Dever dá uma definição muito boa sobre a palavra

“Discipulado”, ele diz que “Discipulado” é

“Ajudar outros a seguir JESUS”.

(Vejamos abaixo o texto que fala mais claramente sobre a grande comissão de Cristo, para uma melhor compreensão do tema).

2.     A grande comissão.

18.   E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.

19.   Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

20.   ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!

Mateus 28.18-20

 

Comissão: ato ou efeito de cometer, de encarregar, de incumbir, aquilo de que alguém foi encarregado; encargo, incumbência.

 

A respeito da “Grande Comissão” que é a “Designação de Cristo” para a “Evangelização das Nações”, a missionária Sofia Muller disse:

“Eu jamais tive um chamado, li uma ordem e a obedeci”

O Evangelista Mateus focaliza o discipulado mais do que Marcos, Lucas e João.

Por exemplo, enquanto Marcos aborda outros aspectos da fala de JESUS (E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura – Marcos 16.15), Mateus fala de “discipulado” (Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém! Mateus 28.19,20). Podemos perceber que é impossível cumprir a “Grande Comissão” sem fazer discipulado (isto é,

fazer alunos e acompanha-los de perto).

 

3. A Educação cristã.

A educação cristã (como o nome sugere) deve ser pautada em Cristo. A

educação cristã pode ser traduzida como “Colocar sua confiança em JESUS Cristo a ponto de acreditar em tudo o que Ele ensinou, e transformar seus ensinamentos em uma filosofia de vida”, por assim dizer, ou seja, obedecer e praticar constantemente os ensinamentos de Cristo e de seus apóstolos.

A educação secular é muitas vezes pautada em “modismos”, “pressão

cultural” e “interesses políticos”, mas a educação cristã deve ser pautada na

Palavra de DEUS.

O professor de filosofia James K. A. Smith diz que:

“Por traz de toda pedagogia (ciência que trata da educação das pessoas) existe uma antropologia (estudo do homem) filosófica (conjunto de reflexões humanas)”.

Em outras palavras James K. A. Smith quis dizer que, há um modelo humano por trás de todo o conjunto ou processo da educação humana.

James está certo. Mas é preciso entender que, para nós cristãos, o modelo de ser humano por trás da

“Educação cristã” é JESUS Cristo” (o Homem Perfeito), enquanto que o modelo por trás da “educação secular” pode ser “Pressão Cultural”, “Modismos”, “Interesses Políticos”, além de outros.

2 O Tripé do Discipulado: Palavra, Comunhão e Serviço

 

1. A Palavra.

16.   toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça,

17.Para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.

2 Timóteo 3.16,17
 

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.

Mateus 28.18

 

Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

Hebreus 4.12

 

..Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

Mateus 4.4

Como disse certa vez o pastor Peter Derek Vaughan Prince:

“A autoridade vem da palavra autor”, é o “autor” quem dá autoridade a tudo o que ele falou, fez, realizou. Quando confrontamos a Palavra de DEUS estamos confrontando o próprio DEUS”.

 

A Palavra de DEUS é viva e eficaz, o homem não vive apenas de alimento sólido e liquido, mas também do alimento espiritual, “A Palavra de DEUS”.

É pela Palavra de DEUS que sabemos sobre DEUS, sobre as realidades espirituais, sobre o que acontecerá no futuro com os crentes e com os descrentes. É pela Palavra de DEUS que somos orientados a fazer discípulos e como fazer discípulos, a pregar e como pregar, a agir e como agir.

“A autoridade da Palavra de DEUS é inquestionável”, pois como observou bem o pastor Derek, “Confrontar a Palavra de DEUS é

confrontar o próprio DEUS”.

“Não podemos jamais esquecer que embora hoje não tenhamos a presença dos apóstolos e nem a presença física de JESUS, nós temos a Palavra de DEUS, a Bíblia”

2.     A Comunhão.

3.     A Comunhão na “Igreja” de Jerusalém.

 A comunhão no cristianismo envolve tanto o relacionamento com os irmãos como também com o Pai. Pois se eu disser que estou em comunhão com DEUS e que amo a DEUS, mas aborreço meu irmão, a Bíblia diz que eu sou mentiroso:

7.   Amados, amemo-nos uns aos outros, porque a caridade (amor) é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

8.   Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é caridade (amor).

1 João 4.7,8

 

20.   Se alguém diz: Eu amo a Deus e aborrece a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?

21.   E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também seu irmão.

1 João 4.20,21

A “Igreja primitiva” experimentava a presença de DEUS de maneira

intensa por qual motivo?

R: E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Atos 2.42.

Eles perseveravam na Palavra de DEUS, sem inventar modismos, na comunhão, é preciso perseverar na comunhão (sintonia de sentimentos, modo de pensar, agir), no partir do pão (não fala apenas da ceia do SENHOR, como pensam alguns, mas de união, porque você geralmente não come com pessoas que você não se agrada) e nas orações (como a

“Igreja atual” tem falhado nisso, oramos tão pouco e muitas vezes oramos

de forma errada).

 

3 O Discipulado e o Crescimento Sadio da Igreja

1.     O crescimento espiritual.

Antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora como no dia da eternidade. Amém! 2 Pedro 3.18

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

2 Coríntios 5.17

A pessoa que recebe a Cristo como seu SENHOR e salvador é nova

criatura, portanto se faz absolutamente necessário o “discipulado” (ou ensino correto) para que a “nova criatura” (isto é, pessoa recém convertida) possa crescer na graça e conhecimento de nosso SENHOR e salvador JESUS Cristo.

 

Observe o que diz 1 Pedro 2.2:

Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo,

1 Pedro 2.2

Luciano Subirá observa que para o obter o “crescimento” é preciso o

“alimento”, ou seja, para crescer espiritualmente é necessário o alimento

espiritual (Palavra de DEUS, oração e um discipulado (ou ensino) bíblico).

Quando uma pessoa recebe a Cristo e se torna nova criatura, tal pessoa pode ter 30, 50, 70 anos ou mais, mas a partir do momento em que tal

pessoa se torna “nova criatura” ela é como um “bebê espiritual” por assim dizer. Tal pessoa “recém nascida” espiritualmente precisa “Crescer na graça e conhecimento do Senhor JESUS CRISTO”. E, para isso é

necessário que a “Igreja” cuide da “nova criatura” tendo em mente que a “nova criatura” é um bebê espiritual” que necessita de um “discipulado correto” para poder “crescer espiritualmente” e assim se desenvolver.

Será que nós como “Igreja” estamos cuidando bem de nossos “bebês espirituais”?

É preciso ter em mente que, por melhor e mais profunda que tenha sido a

experiência de conversão do “novo convertido”, ele ainda é um “bebê espiritual” que precisa da ajuda da “Igreja” para poder “crescer

espiritualmente”. (Não podemos nos esquecer disso).

 

 

2.     O Crescimento numérico.

O processo de discipulado faz com que a “Igreja” tenha um crescimento numérico, mas nem sempre esse crescimento numérico é acompanhado do crescimento espiritual. Prova disso são as “igrejas” (igrejas entre aspas)

católicas, neopentecostais, e liberais que tem os seus “discipulados” (isto é, ensinos), mas tais ensinos não são pautados no genuíno Evangelho. Isto faz com que tais “igrejas” até passem por um crescimento numérico, mas não por um crescimento espiritual correto.

Tenha em mente que o crescimento numérico de um “Igreja” nem sempre é acompanhado pelo crescimento espiritual. O crescimento espiritual correto é possível quando o discipulado (ou ensino) é verdadeiramente Bíblico.

 

3.     O exemplo da “Igreja” de Antioquia da Síria.

19.   E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra senão somente aos judeus.

20.   E havia entre eles alguns varões de Chipre e de Cirene, os quais, entrando em Antioquia, falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.

21.   E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor.

22.   E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia,

23.   o qual, quando chegou e viu a graça de Deus, se alegrou e exortou a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor.

 

24.   Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.

25.   E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para Antioquia.

26.   E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja e ensinaram muita gente. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.

Atos 11.19-26

Barnabé e Saulo discipularam aquela “Igreja” durante um ano inteiro, o texto acima diz que Barnabé era homem cheio do ESPÍRITO SANTO e de fé (Atos 11.24), assim devem ser os discipuladores (fazedores de discípulos). E é preciso ter em mente que, os cristãos devem fazer discípulos para Cristo e não para si mesmos (como bem observou Augustus Nicodemos).

 

Conclusão

A educação com base na Palavra de DEUS é fundamental para a construção de uma sociedade espiritualmente forte e civilizada. É preciso que homens e mulheres verdadeiramente compromissados com DEUS aprendam a importância do discipulado (ensino verdadeiramente cristão).

 

Fontes: Comentário Bíblico Africano, Livro de Apoio O Verdadeiro Pentecostalismo 1º Trimestre de 2021, Revista Alerta Cristão º Trimestre de 2021, Enciclopédia Bíblica Russel Norman Champlin, Tesouro de Conhecimentos Bíblicos – Emílio Conde, Apontamentos Teológicos professor José Junior.