12 de outubro de 2020

Jó e a Realidade de Satanás

 Jó e a Realidade de Satanás

Texto Áureo

6.   E vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.

Jó 1.6

A expressão “filhos de Deus” aqui (compare com Jó 2.1 e 38.7) refere-se aos anjos, seres celestiais dotados com grande poder e inteligência. Embora não saibamos muito sobre estas “reuniões celestiais” percebemos na Bíblia que estes filhos (ou anjos) apresentavam-se (ou apresentam-se) periodicamente diante de Deus para prestar contas (1 Reis 22.19; Zacarias 6.5).

O autor do livro de Jó descreve a cena de uma corte real do antigo oriente, o rei em seu trono e seus filhos (os quais naturalmente se ocupavam em muitas atividades privadas e públicas), entrevistados pelo pai para certificar-se de que tudo corria bem.

 

..veio também Satanás entre eles. No judaísmo satanás é apresentado como alguém vil e rebelde, e esta forma de enxergar satanás naturalmente foi adotada pelo cristianismo. Mas antes do judaísmo e antes do cristianismo, satanás é apresentado no livro de Jó como alguém que estava entre os filhos de Deus (mas, já aparece como um adversário, conforme o sentido da

palavra “satanás”, pois ele peca desde o princípio, 1 João 3.8).

1 – O Livro de Jó e a Natureza de Satanás

1.     Um ser espiritual.

O livro de Jó (assim como toda a Bíblia de um modo geral) não dá detalhes sobre a origem de satanás, mas mostra que ele (satanás) é um ser tão real quanto eu e você. O livro de Jó mostra que satanás é um ser real e está na mesma categoria dos anjos. O antigo testamento não dá muitos detalhes sobre satanás.


O Novo Testamento cita um “retrato” de Satanás, com uma lista de nomes: Satanás (em hebr., o “acusador”), diabo (a tradução grega para Satanás), Belial, Belzebu, o Adversário, o Dragão, o Inimigo, a Serpente, o Tentador e o Perverso. Satanás é representado como um governante de uma hoste de anjos (Mateus 25.41) e o controlador do mundo (Lucas 4.6; Atos 26.18;

2 Coríntios 4.4), que governa especialmente todos que não são cristãos (Marcos 4.15; João 8.44; Atos 13.10; Colossenses 1.13).

 

Ele se opõe a Deus e busca afastar todas as pessoas de Deus; portanto, ele é um inimigo especialmente dos cristãos (Lucas 8.33; 1 Coríntios 7.5; 1 Pedro 5.8), que devem resistir a ele de modo inabalável e ver através de sua astúcia (2 Coríntios 2.11; Efésios 6.11; Tiago 4.7).

 

Satanás mostra sua vontade malévola tentando as pessoas (João 13.2; Atos 5.3), causando dificuldades aos trabalhadores de Deus (1 Tessalonicenses 2.18) e controlando as pessoas más que resistem ao evangelho (2 Tessalonicenses 2.9; Apocalipse 2.9,13; 13.2).

O mais importante, entretanto, é que o Novo Testamento nos ensina que esse ser, que é mau desde o início (1 João 3.8), foi preso e expulso do céu pelo ministério de Jesus (Lucas 10.18; Apocalipse 12).

 

Apesar de Satanás ainda ser um inimigo perigoso, o próprio Jesus roga por nós e também nos deu as armas poderosas da oração, fé e a eficácia de seu sangue. Satanás ainda pode causar doença física quando permitido por Deus (2 Coríntios 12.7), e as pessoas podem ser entregues a ele para castigo (l Co 5.5; 1 Timóteo 1.20). Satanás sempre estará sob o controle de Deus e, no final, pagará por todos os seus crimes (Romanos 16.20; Apocalipse 20.10).

2.     Um ser criado.

O único ser auto suficiente é Deus, Deus é o único ser Onipotente (que pode tudo), onisciente (que sabe tudo) e onipresente (que pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo). Satanás é um ser criado por Deus, não como um ser maligno, mas ao que parece ele optou por se rebelar contra Deus desde o início de sua criação (1 João 3.8; João 8.44), embora não haja muitas respostas concretas na Bíblia com relação a satanás precisamos ter em mente o que diz Deuteronômio 29.29:

As coisas encobertas são para o SENHOR, nosso Deus; porém as reveladas são para nós e para nossos filhos, para sempre, para cumprirmos todas as palavras desta lei.

Deuteronômio 29.29

Satanás é magnífico em poder, mais do que os outros anjos (Salmo 103.20; Judas 1.9), porém é limitado em termos de espaço (Jó 1.7) e não pode fazer nada sem a permissão de Deus (Jó 1.11,12; 2.5,6). Satanás não pode fazer absolutamente nada sem obter a permissão de Deus.

3.     Um ser dotado de personalidade.

Na Bíblia vemos que satanás tem sua personalidade, assim como eu e você, ele fala e possui capacidade argumentativa e poder de ação (Jó 1.9-11; 2.4,5,7; Mateus 4.1-11; Lucas 4.1-13), esta capacidade de ação que satanás tem é limitada, ou seja, ele só pode ir até onde Deus permitir.

É interessante notar que satanás possui um grande conhecimento sobre o que se passa na terra, quando Deus perguntou a satanás sobre Jó, satanás não disse algo do tipo;

“Eu não sei quem é esse Jó, mas vou dar uma olhada pra ver quem é”

Não, satanás não disse isso, satanás sabia exatamente quem era Jó (Jó 1.8,9).

Satanás sabia quem era Jó, onde Jó morava, quem era a mulher de Jó, quantos filhos ele tinha, e sabia também que Deus enriqueceu a Jó e que Deus protegia a Jó de todo lado e abençoava a obra das mãos de Jó (Jó 1.9,10).

Da mesma forma, satanás sabe quem você é, onde você mora, onde você trabalha, quem são seus pais, irmãos, amigos, ele sabe se você está firme com Deus ou não, se você tem compromisso com Deus ou não.

Jó não era apenas um número no “caderninho de satanás”, satanás conhecia Jó em detalhes.

Saiba que você também não é apenas um número no “caderninho de satanás”, ele também conhece você e sabe sobre você em detalhes.


2 – O Livro de Jó e as Obras de Satanás

 

1.     Dor e sofrimento.

Vejamos como satanás agiu com relação a Jó e como ele age hoje com relação a nós:

 

A primeira acusação contra Jó:

Satanás acusa Jó de servir ao Senhor por causa de seus próprios objetivos egoístas (Jó 1.9-11). Ele diz que Jó serve a Deus por que é rico. O Senhor sabe que Satanás está errado, mas permite que Satanás tire a fortuna de Jó.

Jó continua a adorar a Deus. Ele era muito rico, mas não adorava ao Senhor apenas por ser rico. Satanás estava errado.

A segunda acusação contra Jó:

A primeira tentativa de satanás fracassa, ele então tenta acusar Jó de continuar servindo a Deus apenas porque ainda tem saúde (Jó 2.4,5), de novo o Senhor sabe que satanás está errado, mas, por seus próprios e sábios motivos, permite que satanás tire também a saúde de Jó e exige apenas que satanás não o mate.

O que aconteceu?

Mais uma vez satanás prova estar errado. Mesmo após perder a saúde Jó continua a adorar a Deus.

Satanás tem por objetivo causar aos seres humanos dor e sofrimento, para afastar-lhes da fé, tirar-lhes a fé ou fazer-lhes abandonar a fé.

 

Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

1 Pedro 5.8

2.   Acusar.

Além de causar dor e sofrimento, satanás também é um acusador. Vemos na Bíblia várias passagens que mostram satanás como um acusador:

10.   Porventura, não o cercaste tu de bens a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e o seu gado está aumentado na terra.

11.   Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema de ti na tua face!

Jó 1.10,11

1.   E me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor.

2.   Mas o SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te repreende, ó Satanás, sim, o SENHOR, que escolheu Jerusalém, te repreende; não é este um tição tirado do fogo?

3.  Ora, Josué, vestido de vestes sujas, estava diante do anjo.

Zacarias 3.1-3

31.   Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo.

32.   Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.

Lucas 22.31,32

E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora chegada está a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derribado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.

Apocalipse 12.10

3.  Tentar.

A Bíblia deixa claro que satanás também é um tentador, ou seja, ele usa todos os meios possíveis para fazer com que o ser humano saia dos caminhos de Deus, e luta para que aqueles que estão longe dos caminhos de Deus permaneçam longe dos caminhos de Deus.

Mas Deus jamais permite que satanás tente o seu povo acima do que o povo de Deus pode suportar:

 

Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

1 Coríntios 10.13

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.

Mateus 26.41

Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta.

Tiago 1.13

Todas as pessoas sem exceção são tentadas diariamente, as que estão longe de Deus são tentadas para permanecer longe de Deus, e as que estão na presença de Deus são tentadas para sair da presença de Deus.

Até mesmo Jesus em tudo foi tentado.

 

Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.

Hebreus 4.15

 

Se o mestre em tudo foi tentado, certamente nós também seremos, satanás nos tenta não apenas em nossos pontos fracos, como pensa a maioria, satanás também nos tenta em nossos pontos fortes.

 

3 – O Livro de Jó e o Ocaso de Satanás

O caso significado: o aparente declínio de um astro no horizonte, por do sol, o lado onde o sol parece esconder-se, palavra usada também em alguns casos para descrever o declínio moral ou ruina de alguém.


1.     Queda e ruina de satanás.

Satanás acreditava que Jó não permaneceria fiel aos princípios de Deus, mas satanás fracassou pois Jó, apesar de tudo o que passou permaneceu fiel a Deus. É interessante notar que Jó nunca soube o que estava acontecendo no mundo espiritual, Jó nunca soube que seu nome estava sendo mencionado por Deus e satanás, nunca soube que satanás sabia exatamente quem ele era, nunca soube que por trás de todas as calamidades a sua volta estava satanás, nunca soube que Deus deu testemunho dele, de seu caráter e integridade.

Como alguém disse certa vez, Jó nunca viu a causa de seu sofrimento, mas ele viu Deus e isso bastou.

 

Ainda sobre a queda e ruina de satanás é bom ter em mente o que diz Apocalipse 12.7-12, pois possivelmente muitos alunos levantarão esta questão na aula 3:

7.   E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão; e batalhavam o dragão e os seus anjos,

8.  mas não prevaleceram; nem mais o seu lugar se achou nos céus.

9.   E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.

10.   E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora chegada está a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derribado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.

11.   E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram a sua vida até à morte.

12.   Pelo que alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar! Porque o diabo desceu a vós e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.

Apocalipse 12.7-12

As perguntas que podem surgir na aula são:


“ESTA BATALHA JÁ ACONTECEU OU VAI ACONTECER? “SATANÁS AINDA TEM ACESSO AO CÉU?”

 

A verdade é que os maiores teólogos e estudiosos divergem quanto a resposta para estas perguntas.

Jmmy Swaggart acredita que Deus permite que satanás e seus demônios tenham acesso as regiões celestiais e que não nos é dito o porque Deus permite que eles ainda tenham este acesso, ou seja, para Swaggart esta batalha descrita nestes trechos ainda vai acontecer.

John MacArthur observa que satanás e seus demônios foram expulsos do céu por causa de sua primeira rebelião, mas eles ainda têm acesso ao céu (habitação de Deus), mas em determinado momento este acesso será negado e eles não terão mais acesso aos céus.

 

Donald Carrel Stamps (editor chefe da Bíblia de estudo Pentecostal) acredita que a expulsão de satanás dos céus ainda vai acontecer e que é possível que isto de início a grande tribulação.

 

O professor Leandro Quadros observa que, não sabemos se a “reunião celestial” descrita em Jó 1.6 e 2.1 aconteceu no céu ou não, pois o texto

bíblico não deixa isso bem claro, esta “reunião celestial” pode sim ter sido no céu ou não, os teólogos se dividem com relação a isso.

 

Hernandes Dias Lopes acredita que os eventos relatados em Jó 1.6 e 2.1 aconteceram nas regiões celestes. Quanto a Apocalipse 12.7-12, Hernandes entende que após a obra retentora de Cristo satanás e seus demônios foram derrotados e satanás perdeu o posto de “acusador de nossos irmãos” porque foi expulso dos céus (da presença de Deus), portanto na visão de Hernandes esta batalha já aconteceu e desde então satanás não tem mais acesso a presença de Deus. Por causa da obra de Cristo na cruz, as acusações de satanás não têm mais nenhum “peso legal” (Romanos 8.33).


Eu professor José Junior sigo a mesma linha de pensamento de Hernandes Dias Lopes, em minha opinião, após a “obra redentora de Cristo” satanás não tem mais acesso a presença de Deus (antes da “obra redentora de

Cristo” ele tinha, mas hoje não tem mais). Penso que o relato de Apocalipse 12.7-12 já aconteceu (embora haja uma divergência de opiniões gigantesca com relação ao fato de, se Apocalipse 12.7-12 já aconteceu ou não).

Perceba que esta “batalha” descrita em Apocalipse 12.7-12 deve ser

compreendida com a “batalha” descrita em Apocalipse 19.19 (esta, ainda não aconteceu). Satanás caiu do céu para a terra (Apocalipse 12.9) e cairá da terra para o abismo (Apocalipse 20.3).

A “Igreja” vence o dragão por causa do sangue do cordeiro (Apocalipse 12.11).

 

2. Jó e o testemunho de Deus.

O próprio Deus testemunhou que Jó era um homem sincero, reto, temente a Deus e desviava-se do mal (Jó 1.8; 2.3).

Estes versículos (Jó 1.8;2.3), nos fazem refletir;

“O que será que Deus está dizendo a meu respeito?”

 

Para refletir:

 

Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

1   Pedro 5.8

Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

Tiago 4.7

Conclusão:

O livro de Jó apresenta satanás como um ser real.

Certamente as pessoas que tentam negar a existência de satanás já foram cegadas espiritualmente pelo próprio satanás.

Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

2   Coríntios 4.4

 

Fontes

 

Enciclopédia Bíblica R. N. Champlin,

 

Bíblia de Estudo Pentecostal,

 

Dicionário Bíblico Tyndale,

 

Dicionário Bíblico Wycliffe,

 

Revista Cristão Alerta edição 3 – 4° trimestre de 2020,

 

Bíblia de Estudo do Expositor,

 

Bíblia de Estudo John MacArthur,

 

Jó e seus amigos – C. H. Mackintosh,

 

Comentário Expositivo de Apocalipse – Hernandes Dias Lopes,

 

Apontamentos teológicos professor José Junior