5 de agosto de 2020

NEEMIAS RECONSTRÓI OS MUROS DE JERUSALEM

NEEMIAS RECONSTRÓI OS MUROS DE JERUSALEM

Texto Áureo

 

Nunca mais se ouvirá de violência na tua terra, de desolação ou destruição, nos teus termos; mas aos teus muros chamarás salvação, e às tuas portas, louvor.

Isaías 60.18

 

Segundo John MacArthur, Russel Norman Champlin e outros, os muros e os portões da cidade passariam a ser chamados “salvação e louvor” em referência a proteção divina que o Senhor lhes dispensará contra qualquer tipo de violência ou destruição.

 A palavra “violência” era muito usada nos dias de Isaías (e Oséias e Miquéias, seus contemporâneos) e também nos tempos de Esdras, Neemias e Ester, pois a devastação atuava dentro das fronteiras de Israel e em meio ao povo exilado, a sobrevivência dependia da resiliência* de cada um, e também da capacidade de, ser mais eficazmente violento do que os opressores em muitas situações. Esta situação reflete em muito a vida daqueles que andam longe dos caminhos de Deus, tristeza, dor e sofrimento são os companheiros constantes daqueles que andam longe dos caminhos do Senhor.

*Resiliência: capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças, capacidade de lidar com os próprios problemas.

1 – Deus Responde as Orações de Neemias

1. Deus envia um emissário a Neemias.

Deus enviou Hanani, irmão de Neemias e mais alguns outros, para lhe informar sobre a situação de grande miséria em que se encontravam os judeus que retornaram a Judá após o cativeiro, os moradores da cidade eram vítimas fáceis para os muitos inimigos ao redor (Neemias 1.2,3).

Neemias era copeiro (criado particular) do rei Artaxerxes da Pérsia, ele estava em uma posição segura e confortável, protegido de toda a miséria que seu povo sofria. Mas, de repente, um de seus irmãos com mais alguns, lhes trazem péssimas notícias, Neemias descobre a terrível situação em que seu povo se encontra.

 A lição que podemos tirar disto é que, muitas vezes chegam até nós notícias que nos “tiram o sossego”, mas, devemos nos lembrar de que, todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto. Romanos 8.28

2. Neemias, angustiado, jejua e ora.

Diante das terríveis notícias recebidas, Neemias fez aquilo que todo cristão deveria fazer ao receber péssimas notícias, jejuou e orou (Neemias 1.4-11).

Iniciou seu período de oração no mês de quisleu (dezembro), e Deus, que ouve as orações, fez a resposta chegar no mês de nisã (março) (Neemias 2.1-8).

Precisamos ter em mente que, na grande maioria das vezes, as respostas as nossas orações, tem um tempo para chegar, a resposta pode chegar em dias, meses ou até anos.

3. Deus responde as orações de Neemias.

Por inspiração de Deus, o rei perguntou a Neemias: "Que me pedes

agora?" (Neemias 2.4). Neemias orou ao Deus do céu para que pudesse responder ao rei dentro da direção de Deus. Em um momento, Neemias teve sua chamada para ir a Jerusalém confirmada, e respondeu ao rei: “Peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a edifique" (Neemias 2.5).

 

Podemos perceber que, o servo temente a Deus que sempre ora diante de qualquer situação difícil de se resolver, sempre conta com a proteção de Deus, como disse certa vez Tommy Lee Osborn, “é preciso estar atento a voz amiga de Deus”. E, é impossível dar atenção a voz amiga de Deus sem vida de oração e meditação diária na Palavra de Deus.

4. Deus despertou o rei a atender o pedido de Neemias.

Podemos ter a certeza absoluta de que, sem a intervenção de Deus, o rei jamais teria dado atenção ao pedido “ousado de Neemias” (Neemias 2.5-8). O nosso Deus é especialista em fazer aquilo que as mãos humanas jamais alcançariam por si mesmas.

2 – Neemias Chega a Jerusalém (Neemias 2.7-11)

 1. Neemias faz levantamento da real situação dos muros.

Neemias saiu à noite na companhia de poucos homens, sem

dizer a ninguém qual era seu objetivo em Jerusalém (Neemias 2.12-16).

Há um ditado que diz; “O que ninguém sabe, ninguém estraga”. É preciso tomar muito cuidado para não compartilhar nossos objetivos com pessoas que não estão na direção de Deus.

2. Neemias declara a sua intenção de reedificar os muros.

Embora Neemias tivesse ouvido da boca de seu irmão e de outras pessoas sobre a situação dos muros de Jerusalém e sobre a situação de miséria em que o povo vivia, Neemias procurou observar por si mesmo se tudo o que ele havia ouvido era de fato verdade ou não. Só depois de constatar a real situação, Neemias convocou os judeus, os nobres, os magistrados e todos os que faziam a obra, a juntos reedificarem os muros, para que não mais estivessem em opróbrio (grande desonra, vergonha), declarando-lhes como a mão de Deus lhe fora favorável, como também as palavras do rei.

Então, disseram: Levantemo-nos e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem.

Neemias 2.18

É muito, mas muito importante mesmo, verificar por si mesmo, se, tudo aquilo que chega aos nossos ouvidos é realmente verdade ou não, assim como fez Neemias.

3 – Neemias Inicia o Levantamento dos Muros

1. O plano de Neemias.

2. A tática de Neemias.

Analisando o capítulo 3 do livro de Neemias, vemos que Neemias agiu de forma formidável (excelente). Neemias dividiu as tarefas da obra de construção, assim todos que queriam trabalhar, tinham a oportunidade de fazer “a obra de Deus”, e a obra crescia e se desenvolvia (Neemias 4.6,7).

Em muitos ministérios frequentemente ocorre de o pastor dar oportunidade apenas para alguns obreiros, desprezando outros (as vezes meio que sem querer, é verdade), isto pode criar situações desgastantes com o passar tempo. É importante o pastor observar quais os obreiros que estão realmente aptos para fazer a obra e dar oportunidade a todos, muitos pastores falham nisto e por vezes acabam deixando de lado alguns bons obreiros, por assim dizer.

Mas, também é importante o obreiro ter em mente que, há muitas oportunidades para fazer a obra, que não requerem a autorização do pastor, como por exemplo, orar pelos pastores, corpo de obreiros e membros, postar mensagens de Deus nas redes sociais via texto ou vídeo, usar o whatssap para esta finalidade também é ótimo, também pode-se fazer visitas nos hospitais e presídios (quando possível) e levar uma palavra de Deus e orar pelos que lá estão e etc., aqueles que realmente querem fazer a obra de Deus encontram oportunidades sempre.

3. A união dos judeus ficou ameaçada.

A união entre os judeus ficou ameaçada várias vezes ao longo da história (veremos mais sobre isto na lição 8), precisamos ter em mente que, sempre que o povo de Deus se une para fazer a obra de Deus, sempre e levantarão satanás e seus demônios e também homens que só buscam os próprios interesses para tentar criar desunião entre o povo de Deus.

4 - O Levantamento dos Muros Provocou Grande Oposição

1. Iniciada a edificação dos muros.

Sambalate e Tobias indignaram-se grandemente, e usaram várias estratégias para fazerem parar a obra. Todavia, Neemias e seus liderados, ajudados pelo Senhor, conseguiram vencer todos os obstáculos que se levantaram, e trabalharam sem cessar até à conclusão do muro.

Nós precisamos ter em mente que não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efésios 6.12

A visão que temos hoje em dia sobre “batalha espiritual” é bem mais completa do que a visão que os crentes do Velho Testamento tinham, sabemos que, a nossa luta é contra as forças espirituais do mal que influenciam aqueles que estão fora da direção de Deus, quando alguém se levanta contra o cristão, é preciso ter em mente que, há uma força maligna influenciando aqueles que não servem a Deus, devemos orar para que Deus abra os olhos daqueles que ainda estão cegos para as realidades espirituais e tenha misericórdia dos tais, assim como Deus teve misericórdia de nós e abriu nossos olhos.

2. O muro foi concluído.

Esta vitória teve grande repercussão. Até os inimigos tiveram de reconhecer que "0 NOSSO DEUS FIZERA ESTA OBRA".

Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco de elul, em cinqüenta e dois dias.

E sucedeu que, ouvindo-o todos os nossos inimigos, temeram todos os gentios que havia em roda de nós e abateram-se muito em seus próprios olhos; porque reconheceram que o nosso Deus fizera esta obra.

Neemias 6.15,16

Mais cedo ou mais tarde, até mesmos os incrédulos reconhecerão que, Deus faz a diferença na vida daqueles que o temem.

5 – O Muro Foi Solenemente Inaugurado

1. Para a dedicação dos muros foram convocados todos os levitas, a fim de dedicarem os muros com alegria, com louvores, com canto, com saltério, com alaúdes e com harpas (Neemias 12.27).

E purificaram-se os sacerdotes e os levitas; e logo purificaram o povo, e as portas, e o muro Neemias 12.30

Perceba que, todos se purificaram para serem agradáveis aos olhos do Senhor. A lição que podemos tirar para os dias de hoje é que, sem santificação, ninguém verá ao Senhor (e nem terá sua adoração aceita) Hebreus 12.14.

2. .0 ato de dedicação incluiu duas procissões ao longo dos muros, as quais pararam diante da Casa de Deus, onde houve sacrifícios (Neemias 12 .30 ,38 ,40).

E sacrificaram, no mesmo dia, grandes sacrifícios e se alegraram, porque Deus os alegrara com grande alegria; e até as mulheres e os meninos se alegraram, de modo que a alegria de Jerusalém se ouviu até de longe.

Neemias 12.43

Observe que, o maior “sacrifício” que podemos oferecer a Deus é “andar em obediência a Deus e sua Palavra”, por assim dizer.

Podemos perceber que, aqueles que se dispõem a fazer a vontade de Deus e andar em sua presença, tem a verdadeira alegria, que só é proporcionada na vida daqueles que estão andando na direção de Deus.

6 – Os Muros Trazem Ensino Simbólico Importante

1. A Bíblia fala de salvação como um muro.

Nunca mais se ouvirá de violência na tua terra, de desolação ou destruição, nos teus termos; mas aos teus muros chamarás salvação, e às tuas portas, louvor.

Isaías 60.18

Naquele dia, se entoará este cântico na terra de Judá: Uma forte cidade temos, a quem Deus pôs a salvação por muros e antemuros.

Isaías 26.1

Os Muros eram usados para proteger a cidade e seus habitantes de possíveis ataques inimigos que poderiam vir de qualquer lado. Hoje, os muros ainda são usados como símbolo de proteção em praticamente todo o mundo.

Lembre-se que a Bíblia foi escrita em uma linguagem que facilitava a compreensão das pessoas da época em que texto foi escrito.

No Novo Testamento (após a morte e ressurreição de Cristo) a palavra “muros” não era tão usada pelo povo (como um símbolo de proteção de Deus) quanto era no Velho Testamento. Isto se deu pelo fato de muitos gentios serem integrados na “igreja” de Deus, e o conceito de “muro” de proteção de Deus, que era algo mais “judaico”, acabou sendo substituído por outras formas de explicar a proteção de Deus.

2. Muro da salvação fala da divina proteção que beneficia aqueles que se abrigam dentro dele.

Podemos entender que, aqueles que realmente querem ter compromisso com Deus sentem a necessidade de orar mais, meditar mais na Palavra de Deus, fazer algo em prol do reino de Deus.

Aqueles que se dedicam verdadeiramente a conhecer (e obedecer) e prosseguir em conhecer a Deus, são abrigados na “proteção de Deus”.

3. Muro da salvação é uma permanente linha divisória entre o reino de Deus e o reino deste mundo.

Quando alguém é salvo por Deus, este alguém está protegido por Deus de tal maneira que, nada e nem ninguém pode tirar este alguém de Deus.

A única maneira de este alguém (protegido por Deus) sair do “muro de proteção de Deus” é se este alguém quiser sair.

Porque Deus não obriga ninguém a estar em sua presença.

Os muros de proteção de Deus, não podem ser rompidos por nenhuma força deste mundo ou de fora dele.

Conclusão

Vamos analisar nossas próprias vidas, para ver o que precisa ser “reconstruído”, os muros de Jerusalém precisaram ser reconstruídos, será que podemos dizer que não há nada em nós que precise ser reconstruído?

Fontes

Enciclopédia Bíblica R. N. Champlin,

Comentário Bíblico Broadman,

Bíblia de Estudo Holman,

Bíblia de Estudo MacArthur,

Bíblia de Estudo Arqueológica,

Bíblia de Estudo Pentecostal,

Comentário Devocional da Bíblia - Lawrence O. Richards,

Apontamentos teológicos professor José Junior

 

NEEMIAS RECONSTRÓI OS MUROS DE JERUSALEM

TEXTO ÁUREO = “Nunca mais se ouvirá de violência na tua terra, , de desolação ou destruição nos teus termos; mas aos teus muros chamarás salvação, e às tuas portas louvor” (Is 60.18).

VERDADE PRÁTICA = Somente despertados, podemos vencer qualquer obstáculo para realizarmos a obra de Deus. 

TEXTO BÍBLICO BÁSICO = Ne 11-4; 2.1-9

INTRODUÇÃO

Nesta lição estudaremos como os muros de Jerusalém foram levantados, e como Deus levantou o homem certo para executar esta obra. A obra era de Deus, o qual como dono da obra providenciou tudo que era necessário para a sua realização, desde a autorização do rei para o envio de Neemias, até os recursos para custear a construção. (SCR e SB)

 

1. DEUS RESPONDE AS ORAÇÕES DE NEEMIAS

 

1. Deus envia emissário a Neemias. Deus enviou emissário para informar Neemias acerca da situação reinante em Jerusalém. Esta pessoa foi Hanani, irmão de Neemias (Ne 1.2). Hanani contou como os judeus, que haviam retornado a Judá após o cativeiro, estavam em grande miséria. Muros fendidos, e portas queimadas a fogo, eram símbolo de miséria e de desprezo, e faziam dos moradores da cidade vítimas fáceis de assaltantes (Ne 1.3).

 

2. Neemias, angustiado, jejua e ora. Deus despertou em Neemias uma profunda angústia pela situação de seu povo que morava em Judá. Neemias começou a jejuar e a orar. A oração inicial de Neemias está registrada em (Ne 1.5-11). Iniciou seu período de oração no mês de quisleu (dezembro), e Deus que ouve as orações, fez a resposta chegar no mês de nisã (março) (Ne 2.1).

 

3. Deus responde as orações de Neemias. Como resposta às orações de Neemias, Deus despertou o rei para assumir a responsabilidade do empreendimento. Neemias era copeiro do rei. Certo dia ele apresentou-se diante do rei com semblante triste. Interrogado acerca do motivo de sua tristeza, Neemias relatou a situação da cidade de Jerusalém, e de seu povo que ali vivia (Ne 2.2-3).

 

Por inspiração de Deus, orei perguntou a Neemias: “Que me pedes agora?” (Ne 2.4). Neemias orou ao Deus do céu para que pudesse responder ao rei dentro da direção de Deus. Em um momento Neemias teve sua chamada para ir a Jerusalém confirmada, e respondeu ao rei: “Peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a edifique” (Ne 2.5).

 

4. Deus despertou o rei a atender o pedido de Neemias. Neemias recebeu carta do rei dirigida aos governadores da região e ainda uma carta com ordem para que o necessário para a construção fosse dado a Neemias. Tudo segundo a boa mão de Deus sobre Neernias (Ne 2.8). Deus é verdadeiramente o Deus daquilo que é impossível aos homens.

 

II. NEEMIAS CHEGA A JERUSALÉM (Ne 2.7-11).

 

1. Neemias faz levantamento da real situação dos muros. Saiu à noite na companhia de poucos homens, sem dizer a ninguém qual era seu objetivo em Jerusalém (Ne 2.12-16).

 

2. Neemias declara sua intenção de reedificar os muros. Tendo-se inteirado da verdadeira situação dos muios de Jerusalém, Neemias convocou os judeus, os nobres, os magistrados e todos os que faziam a obra, ajuntos reedificarem os muros, para que não mais estivessem em opróbrio, declarando-lhes como a mão de Deus lhe fora favorável, como também as palavras do rei. Então disseram todos: “Levantemo-nos, e edifiquemos. E esforçaram as mãos para o bem” (Ne

2. 17-18).

 

III. NEEMIAS INICIA O LEVANTAMENTO DOS MUROS

 

1.O plano de Neemias. Ver Neemias capitulo 3. Neemias dividiu a tarefa de

construção em partes, tendo cada parte uma porta. Simultaneamente, lado a lado, haveria pessoas encarregadas de levantar o muro ao longo de toda a sua extensão, muitas delas edificando o pedaço do muro que ficava em frente à sua própria casa. Havia também grupos encarregados de levar entulho, trazer material, etc. O coração do povo se inclinou a trabalhar (Ne4.6). E logo já era possível notar que os muros cresciam e as roturas começavam a ser tapadas (Ne 4.7).

 

2. A tática de Neemias. A tática de Neemias de engajar todos os judeus na obra de edificação do muro é um exemplo muito importante a ser seguido pelas igrejas em seu trabalho de evangelização. Neemias tinha um plano que aproveitava todos os que quisessem trabalhar, designando a cada um a sua função. Assim também o pastor da igreja deve, na direção do Espírito Santo, orientar os crentes a entregarem-se a si mesmos a Deus para realizarem a obra do Senhor. Trabalhar para o Senhor enche o coração dos crentes de grande alegria.

 

3. A união dos judeus ficou ameaçada. Apesar da boa organização, a união necessária para a realização daquela grande obra estava ameaçada. Surgiu um problema entre os pobres e os ricos. Neemias tomou conhecimento do problema e sabiarnente o resolveu, e a obra prosseguiu. Este tópico será retomado na lição número 8.

 

IV. O LEVANTAMENTO DOS MUROS PROVOCOU GRANDE OPOSIÇÃO

 

1. Iniciada a edificação dos muros, Sambalate e Tobias indignaram-se grandemente, e usaram várias estratégias para fazerem parar a obra. Todavia, Neemias e seus liderados, ajudados pelo Senhor, conseguiram vencer todos os obstáculos que se levantaram, e trabalharam sem cessar até à conclusão do muro. As diferentes formas de ataque dos inimigos dos judeus, e como Neernias conseguiu vencê-los, será assunto da lição número 9 deste trimestre.

 

2. O muro foi concluído (Ne 6.15). Esta vitória teve grande repercussão.

Até os inimigos tiveram de reconhecer que “O NOSSO DEUS FIZERA ESTA

OBRA” (Ne 6.16).

 

V. O MURO FOI SOLENEMENTE INAUGURADO

 

1. Para a dedicação dos muros foram convocados todos os levitas, a fim de dedicarem os muros com alegria, com louvores, com canto, com saltério, com alaúdes e com harpas(Ne 12.27). Purificaram-se os sacerdotes e os levitas, e logo purificaram todo o povo, e as portas, e o muro (Ne 12.30).

 

2. O ato de dedicação incluiu duas procissões ao longo dos muros, as quais pararam diante da casa de Deus, onde houve sacrifícios (Ne 12.30, 38,40). A alegria de Jerusalém era tão grande, que o som da festa podia ser ouvido de longe (Ne 12.43).

 

VI. OS MUROS TRAZEM ENSINO SIMBÓLICO IMPORTANTE

 

1. A Bíblia fala da salvação como um muro. “Aos teus muros chamarás salvação, e às tuas portas louvor” (Is 60.18). E ainda, “Uma forte cidade temos, a que Deus pôs a salvação por muro e antemuros” (Is 26.1).

 

2. O muro da salvação fala da divina proteção que beneficia aqueles que se abrigam dentro dele. Observamos que o levantamento dos muros foi resultado de um despertamento. O crente despertado sente uma imperiosa necessidade de conservar-se dentro dos muros de salvação, onde ele é protegido pela excelente grandeza do poder de Deus. E pode dizer como Paulo: “Eu sei em quem tenho crido, e estou certo que é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia” (2 Tm 1.12).

 

3. O muro da salvação é uma permanente linha divisória entre o reino de Deus e o reino deste mundo. Fronteiras deste mundo foram muitas vezes alteradas, porém a fronteira entre o reino da Luz e o reino das Trevas continua inalterada. A Biblia diz: “Eu, O Senhor, não mudo” (Ml 3.6).

 

O reino de Deus e o reino deste mundo são inteiramente irreconciliáveis. “Que comunhão tem as trevas com a luz?” (2 Co 6.14). “Ninguém pode servir a dois senhores. Não podeis servir a Deus e a Mamom” (Mt 6.24).

 

O fato de o muro da salvação ser uma divisa entre o reino de Deus e o mundo, não significa que há uma “proibição” pela qual o crente não tem “direito” de fazer o que quer. O crente é livrei Todavia, a mesma linha divisória representada pelo muro da salvação, passa também DENTRO DO NOSSO CORAÇAO! Por isso Paulo escreveu:

 

“A não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu para o mundo” (Gi 6.14). E podemos, assim, fazer nossas as palavras de Paulo: “O que para mim era ganho, reputei-o perda por Cristo!” (Fp 3.7).

Finalmente, a salvação transforma o crente de tal forma que ele começa a querer aquilo que o Senhor quer, e passa a orar: “Seja feita a TUA vontade” (Mt 6.10). O segredo de urna vida cheia do Espírito Santo é: “Quem crer em mim COMO DIZ A ESCRITURA, rios de água viva correrão do seu ventre” (Jo 7.38).

 

Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS

Lições bíblicas CPAD 1993