2 de março de 2020

SÓ O EVANGELHO MUDA A CULTURA HUMANA


SÓ O EVANGELHO MUDA A CULTURA HUMANA

Texto Áureo

Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir ao Deus vivo e verdadeiro
1 Tessalonicenses 1.9

Todo ser humano deve responder ao Evangelho como fizeram os tessalonicenses, deixaram seus “ídolos”, em outras palavras, deixaram tudo aquilo que ocupava o primeiro lugar em suas vidas, deram prioridade para Deus e suaPalavra, se converteram, isto é, mudaram suas atitudes, passaram a servir a Deus de maneira tal que todos que os observavam testemunhavam que eles realmente eram servos de Deus.

1-     O que é Cultura

1.      Definição de cultura.

A palavra “cultura” tem um significado bem abrangente, é bom que se saiba disso, veja:

Cultura: Vem do latim “cultura”, no latim tinha o significado de venerar, prestar grande respeito, tanto no sentido físico quanto no moral.

No nosso país tem o significado de:

1-     Ação, processo ou efeito de cultivar a terra, lavrar, cultivar.
2-     Acervo de conhecimentos sobre uma pessoa, grupo, cidade ou país.
3-     Conjunto de padrões de conhecimento, crença, culinária, costumes, etc.
4-     Complexo de atividades, instituições ou padrões sociais ligados a criação e difusão de obras de artes.
5-     Forma de se vestir, falar e/ou pensar.
Dependendo do “contexto” a palavra “cultura” pode ter outros significados.

2.      A cultura dos gentios.

O termo “gentios” era usado para se referir aqueles que não eram israelitas, e aqueles que não professavam a fé cristã.


Após o dilúvio, Noé tornou-se o segundo patriarca, o “pai da raça humana”, na arca havia apenas 8 seres humanos, Noé, sua esposa, seus 3 filhos e as 3 esposas de seus filhos (Gênesis 7.13; 1 Pedro 3.20). Da descendência de Noé surgiu toda a raça humana após o dilúvio.

Noé como o “segundo pai da raça humana”, por assim dizer, teve a obrigação de ensinar o verdadeiro conhecimento de Deus a “nova raça humana” por assim dizer, mas a nova raça humana, ou seja, os descendentes de Noé, acabaram perdendo o verdadeiro conhecimento de Deus, que Noé lhes havia transmitido, após o dilúvio, os seres humanos passaram a buscar os próprios interesses.

Em Filipenses 3.19, Paulo usou algumas palavras para se referir aos que rejeitavam a Cristo, tais palavras de Paulo podem perfeitamente ser usadas para se referir aos descendentes de Noé.

O fim deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles é para confusão deles mesmos, que só pensam nas coisas terrenas.
Filipenses 3.19

Quando os descendentes de Noé rejeitaram o conhecimento de Deus, buscavam a perdição, buscavam satisfazer seus próprios desejos (ou seja, o deus deles era o ventre), a glória que buscavam era apenas para confusão deles mesmos, só pensavam nas coisas terrenas.

A antropologia cultural (a raça humana que rejeita a Deus) vê a prostituição, o homicídio, o adultério e outras coisas como meros fenômenos sociológicos e culturais.

3.      A cultura do povo de Deus.

A visão do povo de Deus a respeito de cultura deve ter como base a Bíblia Sagrada, nosso manual de conduta e fé. Portanto tudo o que fizermos deve ter como base, as palavras de Paulo.
Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus.
1 Coríntios 10.31
                           
 2-Uma Cultura Dominada pela Iniquidade

1.      A cultura original.

A terra é do Senhor, (DoSENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.Salmo 24.1), se a humanidade não tivesse caído em pecado, nossa cultura seria uma extensão do céu, ou seja, não haveria, ideologias de gênero, não haveria centenas de religiões no mundo, não haveria depravação visível em vestimentas, comportamentos e modo de falar, etc.

2.      A cultura do homicídio.

O homicídio (destruição voluntária ou involuntária da vida humana) é apenas um dos inúmeros resultados da apostasia
(distanciamento da vontade de Deus) de Adão, o homicídio foi rapidamente incorporado na cultura humana, Caim cometeu o primeiro homicídio (Gênesis 4.8), e depois disto vemos que Lameque, um dos descendentes de Caim cometeu um duplo homicídio e tomou para si duas esposas (Gênesis 4.19,23,24),

Percebemos que, quando os pais erram e não se arrependem, seus filhos errarão ainda mais. Atualmente percebemos que inúmeras pessoas cometem homicídio e não se arrependem, matam por motivos banais e até mesmo, pelo simples prazer de matar.

3.      A cultura do erotismo.

O erotismo também é apenas mais um dos inúmeros resultados da queda de Adão, o casamento foi logo banalizado, nos tempos de Jesus por exemplo, os judeus buscavam se separar de suas esposas por qualquer motivo (Mateus 19.9), o mal exemplo moral iniciado por Lameque logo tornou-se um tipo de “cultura” ( Gênesis 4.19), ao longo da história tornou-se comum o  homem ter duas esposas, tal prática foi bastante popular até a idade média ( por volta de 1500 d.C).

Sabemos que o cristão deve fugir da “cultura do erotismo”, todo aquele que se diz cristão logo dirá que tal “cultura” é condenada por Deus.

E você como cristão jamais permitiria que uma mulher nua ou um homem nu entrasse dentro de sua casa e ficasse andando na frente de seus filhos, certo?


Mas o fato é que muitos cristãos acabam permitindo que um homem nu ou uma mulher nua entrem dentro de suas casas através da televisão e internet em geral, filmes, novelas, programas humorísticos e outros tipos que compartilham a cultura do erotismo constantemente e tal cultura entra na casa de muitos que se dizem cristãos e eles nem percebem, portanto, vigie.
Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia.
1 Coríntios 10.12

4.      A cultura do consumo irrefreado.

A cultura do consumo irrefreado é muito mais antiga do que se imagina, vejamos algumas palavras de Jesus a respeito da sociedade dos tempos de Noé.

37. E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do Homem.
38. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,
Mateus 24.37,38

Nos tempos de Noé as pessoas se preocupavam muito mais em comer, beber, casar-se, do que em fazer a vontade de Deus, hoje em dia essa “cultura consumista” ainda existe, mas tal cultura adquiriu outras facetas ( formas), hoje em dia as industrias de moda, eletrônicos, alimentos e outros afins, lançam diariamente, novas roupas da moda, novos celulares, novos pratos sofisticados de encher os olhos e a grande maioria das pessoas por não se preocuparem em desenvolverem uma boa educação financeira vivem endividados, não sejamos como o filho pródigo que gastou tudo o que tinha com futilidades e inutilidades ( Lucas 15.11-14). A palavra de Deus também nos adverte em Isaías 55.2,
 Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer?...

3-O Evangelho Transforma a Cultura

1.      Jesus nasceu num contexto cultural.

Nenhum ser humano é capaz de viver 100% a parte da cultura, pois cultura influencia na vestimenta, forma de pensar e se expressar, tecnologia etc.
Somos seres culturais, mas no caso do cristão, muitos pontos da “cultura” devem ser rejeitados por ferirem a “sã Doutrina”, ou seja a palavra de Deus.

O próprio Senhor Jesus quando veio ao mundo (encarnado) foi acolhido em uma sociedade dominada por 3 grandes culturas (a judaica, a grega e a romana). Durante o fato da crucificação de Cristo Pilatos escreveu uma frase nos 3 idiomas que representavam as 3 grandes culturas dos tempos de Cristo.

19. E Pilatos escreveu também um título e pô-lo em cima da cruz; e nele estava escrito: JESUS NAZARENO, REI DOS JUDEUS.
20. E muitos dos judeus leram este título, porque o lugar onde Jesus estava crucificado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, grego e latim(latim era a língua falada pelos antigos romanos).
João 19.19,20

Repare que embora Cristo estivesse em culturas, religiosas ( mas sem compromisso com Deus), intelectuais ( mas sem a sabedoria divina), politicamente poderosas ( mas sem se preocupar com a vontade de Deus), mesmo assim, Cristo com sua mensagem divina, influenciou e ainda influencia o mundo, porque um homem santo na direção de Deus é “imparável”.

2.      O Evangelho transforma a cultura.

É impossível influenciar 100% de uma sociedade, mas podemos influenciar nossa sociedade com a mensagem do Evangelho. Fora aos grandes homens da Bíblia ainda podemos citar, Martinho Lutero, um sacerdote católico que se rebelou contra os abusos da igreja católica por meditar nas sagradas escrituras e propagar as verdades do Evangelho ignorando a religiosidade católica, podemos citar Jacob Armínio, teólogo holandês que escreveu vários artigos que são lembrados até hoje, Charles Spurgeon, pregador britânico que influenciou o mundo com suas pregações, Joyce G. Baldwin, comentarista bíblica que influenciou sua geração, estes e muitos outros não conseguiram mudar o mundo, mas, influenciaram o mundo com o poder do Evangelho, só o Evangelho tem o poder para influenciar culturas e anular conceitos oriundos do paganismo. Se quisermos, de fato transformar nosso país, devemos evangelizá-lo de acordo com o modelo de atos dos apóstolos.
 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. Atos 1.8
3.      Os crentes de Corinto, um exemplo de influência do Evangelho.

A cidade de Corinto era uma das cidades mais promíscuas ( mais degradadas moralmente) descritas no período do NT,Paulo ao pregar-lhes o Evangelho, mostrou o quanto eles estavam longe dos caminhos de Deus, mas graças ao Evangelho aquela cidade foi sendo gradativamente iluminada pela graça de Deus.

6. Mas o irmão vai a juízo com o irmão, e isso perante infiéis.
7. Na verdade, é já realmente uma falta entre vós terdes demandas uns contra os outros. Por que não sofreis, antes, a injustiça? Por que não sofreis, antes, o dano?
8. Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano e isso aos irmãos.
9. Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus?
10. Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus.
11. E é o que alguns têm sido, mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus.
1 Coríntios 6.9-11

É interessante notar que embora Deus estivesse usando Paulo para iluminar aquela cidade com a luz do Evangelho e embora tivessem todos os dons do Espírito Santo (1 Coríntios 1.7), ainda havia entre eles grandes problemas, dificuldade de se relacionarem como irmãos, dificuldade para perdoar, pareciam ser vingativos como vemos em 1Coríntios 6.8, mas mesmo assim eles não desistiam de aprender, não desistiam de buscar a Deus, não desistiam de tentar viverem em comunhão. Hoje em dia vemos que na igreja de Deus, de um modo geral, basta um irmão olhar sério para o outro que isso já pode se tornar motivo para que um ou outro deixe de congregar. Hoje em dia muitos vem a Cristo, mas desistem botando a culto em outro, não basta vir a Cristo, é necessário permanecer em cristo, é necessário perdoar uns aos outros constantemente e não desistir nem de Cristo e nem dos irmãos.

Conclusão

A cultura atual não é diferente da cultura pré-diluviana e não é diferente da cultura dos tempos de babel, no entanto, podemos influenciar a cultura de nossa época através da pregação do Evangelho. Para pregar o Evangelho é necessário conhecer e viver o Evangelho, sejamos santos, evangelizemos e façamos missões.
Por: Prof: José Junior
Referências
Enciclopédia Bíblica Broadman,                                                                                             Comentário Bíblico Matthew Henry,                                                                                     Bíblia de Estudo do Expositor,                                                                                                                                                                Bíblia de Estudos Arqueológica,                                                                                                                                         Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal,                                                                                                                                                                       Bíblia de Estudo MacArthur,                                                                                                       Apontamentos teológicos prof. José Junior

Se este material for útil pra você, compartilhe:
 ...de graça recebestes, de graça dai.
Mateus 10.8