25 de novembro de 2019

O Reinado de Davi

O Reinado de Davi

Texto Áureo:

E entendeu Davi que o SENHOR o confirmava rei sobre Israel e que exaltara o seu reino por amor do seu povo.
2 Samuel 5.12

Era a vontade do Senhor que Davi fosse o novo rei em Israel no lugar de Saul,  após a morte de Saul Abner capitão do exército de Saul tentou, sem a direção de Deus constituir a Isbosete ( filho de Saul) rei sobre Israel, e Isbosete obteve  um “aparente” sucesso por 2 anos ( 2 Samuel 2.8-10), quem quer que olhasse neste espaço de 2 anos diria que Davi não seria rei, mas sim Isbosete, pois 2 anos não são 2 dias, mas não nos esqueçamos que o “nosso tempo” não é o “tempo de Deus”.

Embora os adeptos de Saul lutassem longamente contra Davi, eles iam se enfraquecendo, mas Davi se ia fortalecendo ( 2 Samuel 3.1), pois os propósitos de Deus não podem ser impedidos ( Jó 42.2).

1 - Davi é constituído rei

Davi teve de esperar pacientemente o cumprimento da promessa de Deus, quando Davi foi finalmente ungido rei sobre toda a nação de Israel já haviam se passado cerca de 15 anos desde que ele havia sido ungido por Samuel ( 1 Samuel 16.1-13, 2 Samuel 5.1-5).

O período de espera de Davi ( cerca de 15 anos) o preparou para cumprir a importante tarefa de ser rei sobre Israel. Verdadeiro é o ditado que diz que; Toda promessa passa pelo teste do tempo.

Abraão, Moisés, José e tantos outros ( incluindo o próprio Jesus que iniciou seu ministério com cerca de 30 anos, Lucas 3.23), tiveram um período de espera.

Na Bíblia a figura do pastor de ovelhas serve para descrever os governantes de israel, Davi deveria agir como pastor e chefe do rebanho ( ou seja, da nação). Como  chefe ( heb. nagid ou naghidt) ele seria um capitão, príncipe, líder.

Como  pastor ( heb. ro`eh), ele cuidaria, apascentaria, ele se revelaria um amigo especial ( do heb. Piel). Assim Deus zelava pelo seu povo ( Salmos 23;77.20).

Vale ressaltar que embora Davi fosse como um pastor ( cuidador, guia dado por Deus a seu povo) para o antigo Israel, Davi não teria as características necessárias para ser um pastor do  novo testamento.

Dentre outros erros que destacaremos na lição 10, Davi teve 8 esposas:

 1 Mical a primeira esposa de Davi. Filha do Rei Saul (1 Samuel 18.20-27; 19. 11).
2 Abigail, Ora, Abigail foi casada com Nabal. Ele morreu doente então o Rei Davi casou com ela (1 Samuel 25.39), Davi também teve a,
3 Ainoâ,  (1 Samuel 25.43).
4 Eglá,  ( 2 Samuel 3. 5).
5 Maaca, ( 2 Samuel 3.3).
6 Hagite,  (2 Samuel 3.4).
7 Abital,  ( 2 Samuel 3.4).
8 E por fim, Bate-seba, a oitava esposa de Davi em  (2 Samuel 12.24).
E a palavra de Deus ensina no NT que:
1. Esta é uma palavra fiel: Se alguém deseja o episcopado ( cargo ou função de bispo, pastor, líder, exemplo para o rebanho), excelente obra deseja.
2. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
3. Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento;
4. que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia
5. ( porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus? );
6. não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo.
7. Convém, também, que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta e no laço do diabo.
1 Timóteo 3.1-7

Analisando as “exigências” que a Palavra de Deus ensina no NT a respeito do “pastorado”, vemos que Davi não se enquadraria para a função de pastor no novo testamento.




Davi foi ungido rei 3 vezes: Em 1 Samuel 16.13, em 2 Samuel 2.4 e em 2 Samuel 5.3.

O propósito de Deus se cumpriu, não no tempo de Davi, mas no tempo de Deus, em nenhum momento Davi se precipitou ao ponto de querer tomar o trono a força, mas esperou o tempo de Deus, quando Deus nos chama para uma obra, não podemos ser precipitados, mas devemos esperar o tempo de Deus, com orações, jejuns e meditações constantes na Palavra de Deus.

A soberania de Davi é baseada em 3 coisas:

1- O direito de parentesco: Eis-nos aqui, teus ossos e tua carne somos. 1 Samuel 5.1, disseram as tribos de Israel. Assim também o crente pode regozijar-se em Cristo:
porque somos membros do seu corpo ( somos membros do corpo de Cristo). Efésios 5.30.

2- O direito de redenção: Foi Davi que mesmo nos tempos de Saul, livrava o povo dos seus inimigos, os filisteus, e o nosso “Davi” ou seja, Jesus, tem o mesmo direito de reinar sobre nós, pois ele lutou por nós, e no calvário, ganhou a vitória sobre satanás, a morte e o pecado.

3- O direito de uma chamada divina para reinar sobre o povo ( 1 Samuel 16.1; 2 Samuel 5.2,3; Salmo 2.6).

Quando Davi entendeu que Deus o havia confirmado rei sobre Israel, procurou fazer aliança com o povo ( 2 Samuel 5.3), um bom rei sempre busca a paz, foi o que Davi fez, a aliança com o povo e não apenas com uma tribo era o caminho para que todos procurassem andar na direção de Deus. É impossível fazer aliança e apoiar um líder em quem não se confia, Davi mostrou-se sábio, confiando sempre em Deus e isto o fazia digno de confiança.

2 - A consolidação do reino de Davi

Assim que foi ungido rei de toda a nação, Davi logo se lançou ao trabalho. Davi trouxe grandes mudanças ao povo israelita.
Perceba que, quando saía para a batalha, Davi sempre consultava ao Senhor para saber como deveria se proceder, de qual forma deveria agir. Davi tomava este cuidado mesmo antes de ser efetivado rei sobre toda a nação.

2.E consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Irei eu e ferirei estes filisteus? E disse o SENHOR a Davi: Vai, e ferirás os filisteus, e livrarás Queila.
3.Porém os homens de Davi lhe disseram: Eis que tememos aqui em Judá, quanto mais indo a Queila contra os esquadrões dos filisteus.
4.Então, Davi tornou a consultar o SENHOR, e o SENHOR lhe respondeu e disse: Levanta-te, desce a Queila, porque te dou os filisteus na tua mão.
1 Samuel 23.2-4

Então, consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Perseguirei eu a esta tropa? Alcançá-la-ei? E o SENHOR lhe disse: Persegue-a, porque, decerto, a alcançarás e tudo libertarás.
1 Samuel 30.8

E sucedeu, depois disso, que Davi consultou ao SENHOR, dizendo: Subirei a alguma das cidades de Judá? E disse-lhe o SENHOR: Sobe. E disse Davi: Para onde subirei? E disse: Para Hebrom.
2 Samuel 2.1

Davi continuou a consultar ao Senhor para saber como deveria se proceder na batalha mesmo após ser efetivado rei sobre toda a nação.


E Davi consultou o SENHOR, dizendo: Subirei contra os filisteus? Entregar-mos-ás nas minhas mãos? E disse o SENHOR a Davi: Sobe, porque certamente entregarei os filisteus nas tuas mãos.
2 Samuel 5.19

E Davi consultou o SENHOR, o qual disse: Não subirás; mas rodeia por detrás deles e virás a eles por defronte das amoreiras.
2 Samuel 5.23

Hoje em dia vemos muitos que se dizem cristãos fazendo e ensinando coisas sem a direção de Deus, Um dos jargões mais comuns no meio cristão é:

Eu oro e profetizo..

Quando a Palavra de Deus ensina que a profecia nunca foi dada por vontade de homem algum ( 2 Pedro 1.21).  Este tipo de coisa é fruto do evangelho sincrético tão presente nos dias atuais.

Imagine se Davi não consultasse ao Senhor e simplesmente disesse;
Eu vou pra batalha por que eu sou ungido de Deus.
Quem é Saul pra se levantar contra mim, eu sou mais que vencedor.
Agora eu sou o ungido de Deus e não Saul, não toque em mim Saul, eu é que sou o ungido de Deus agora.
Agora é só vitória, eu não posso sofrer, porque eu sou ungido de Deus, eu sou o super crente.

Imagine se Davi tivesse agido desta forma, sem se conduzir com prudência, sem consultar ao Senhor, certamente ele não teria tido um reino tão bem consolidado, não seria considerado o “maior rei de Israel”.

Todo cristão, sendo grande ou pequeno, forte ou fraco, jamais deve deixar de consultar ao Senhor em cada passo, em cada situação da vida. Lembre-se que grande parte das nossas dores, são frutos de nossas próprias escolhas, quando deixamos Deus de lado, quando não o consultamos, estamos pedindo para sofrer, por assim dizer.

Outro fato digno de nota é que Davi se preocupou em trazer a arca da Aliança para Jerusalém ( ou seja, para perto dele), pois a arca da aliança simbolizava a presença de Deus
( 2 Samuel 6). Por isso o reinado de Davi se consolidou, pelo fato de ele priorizar a presença de Deus, a vontade de Deus.

Quer ter um ministério consolidado, firme, abençoado?
Priorize a presença de Deus.

3 – A grandeza política do reinado de Davi

Muitos governadores, chefes e reis da história tiveram um sucesso surpreendente em suas guerras, obras, tarefas. Mas vale lembrar que, muitas vezes aquilo que é considerado sucesso aos olhos humanos, para Deus é considerado fracasso, e as vezes, aquilo que é considerado fracasso aos olhos humanos, para Deus é considerado sucesso.

O líder, os homens e mulheres de Deus de um modo geral precisam ter suas vidas dominadas pelo Senhor para obter sucesso em suas jornadas. Ter sucesso aos olhos de Deus nem sempre será “ser um rei como Davi” ou “ser um sacerdote como Samuel”, na maioria das vezes ter sucesso aos olhos de Deus é simplesmente caminhar com fé diante das dificuldades da vida, sem parar, sem perder a fé.

É importante notar como Davi procurou cercar-se de pessoas competentes. Não importa quão forte, inteligente e capacitado seja um ser humano, ele sempre precisará ter pessoas fortes, inteligentes e capacitadas a sua volta, com os mesmos ideais, para obter sucesso.
Davi tinha guerreiros natáveis em seu exército ( 2 Samuel 23.8-39), um capitão hábil, Joabe, um dos mais valentes de seu exército, Joabe sempre foi um homem firme e leal para com Davi, porém Joabe era um homem cruel e vingativo, Joabe matou Abner por vingança de maneira traiçoeira para vingar a morte de seu irmão ( 2 Samuel 3.27-31), fato que Davi lamentou muito.
Foi por esta sua lealdade que Joabe entrou na maquinação de Davi, que tinha por fim a morte de Urias ( 2 Samuel 11). Aqui aprendemos 2 importantes lições:

1-Devemos ser fiéis aos nossos líderes apenas se eles estiverem na direção de Deus.

2- Aqueles que são nossos “liderados” devem ser mais fiéis a Deus do que a nós, caso contrário nos causarão problemas terríveis.

Davi também tinha sacerdotes que o ajudavam ( 2 Samuel 8.17), um escrivão, dentre vários outros homens fiéis e capacitados para toda obra necessária.

Davi fez consideráveis mudanças no culto público, históricamente, pode-se entender que, no aspecto religioso, as cerimônias desenvolveram-se com a família sacerdotal de Arão, Davi fez tais mudanças porque se interessava pelo culto. As mudanças que Davi fez foram com todo o cuidado, amor e reverência, tendo sempre como objetivo a maior glória de Deus
( 2 Samuel 7.1-29; 1 Crônicas 24.1-31 a seguir..).

A organização no culto é algo que deve ser pensado e feito com todo cuidado, pois os que fazem de qualquer jeito, por vontade própria sem embasamento na Palavra sofrerão terrível juízo.

Davi sabia que todo o sucesso que ele obteve vinha de Deus.

Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, que tivéssemos poder para tão voluntariamente dar semelhantes coisas? Porque tudo vem de ti, e da tua mão to damos.
1 Crônicas 29.14

Não se esqueça de onde Deus te tirou.

...Até aqui nos ajudou o SENHOR.
1 Samuel 7.12

Reflexão: “O ontem é história, o amanhã um mistério, mas hoje é uma dadiva, por isso chama-se presente.”

Você está respirando neste exato momento?
Isto é um presente de Deus para você. 
   
Fontes
 
Comentário Bíblico R.N. Champlin,
Comentário Bíblico Broadman,
Enciclopédia Beacon,
Comentário Bíblico Africano,
Bíblia de Estudo do Expositor,
Enciclopédia da Bíblia Merrill C. Tenney,
Bíblia de Estudo Arqueológica,
Bíblia Explicada,
Apontamentos teológicos prof. José Junior

Se o teu ministério é ensinar, haja dedicação no ensino ( Romanos 12.7).

Conheça o canal Subsídios EBD Andradina no Youtube.

Curta a página Subsídos EBD Andradina no Facebook ( isto faz com que o Facebook apresente a página mais vezes para aqueles que ainda não conhecem).

O projeto EVANGELHO EM DETALHES, do qual o Subsídios EBD Andradina faz parte elabora estudos bíblicos gratuitos para milhares de pessoas, ajude-nos com suas orações.

Se este estudo foi útil pra você, compartilhe.

de graça recebestes, de graça dai. Mateus 10.8

“Enquanto muitos querem usar o Evangelho para ganhar dinheiro, só queremos ganhar almas”
Prof: José Junior