LIBERTOS DO PECADO PARA UMA NOVA VIDA
EM CRISTO
Texto Áureo
4. Mas
Deus, que é
riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
Efésios
2.4,5
As palavras ,“Mas
Deus” mostram o que realmente faz toda a diferença na vida do ser
humano. Aqueles que não servem a Deus, não vivem, apenas vegetam,
espiritualmente falando. Apenas aqueles que servem a Deus podem dizer que estão
vivos, espiritualmente falando.
Paulo salienta (torna visível) o fato
de que Deus é riquíssimo em misericórdia, no original grego “misericórdia” é “eleos”
(que significa: “compaixão”), “misericórdia” no original grego também tem o
sentido de “dó”, “simpatia”
.
Podemos entender pelo contexto
cultural da época por assim dizer*, é
que Paulo queria dizer que, a justiça de Deus é temperada com misericórdia,
portanto, temos aqui em vista, aquela “simpatia divina”, aquele amor divino que
se mostra paciente, que suaviza a punição e alivia a culpa.
*por assim dizer, ou seja, Paulo
procurava fazer com que eles aprendessem e entendessem mais sobre Deus, seu
amor, seu poder, seu plano de redenção e sua justiça.
A misericórdia de Deus repousa em seu
amor por todos os homens, estando nós ainda mortos
em nossas ofensas Deus tomou a iniciativa de nos “estender a mão”
por assim dizer,nos vivificou juntamente com
Cristo, ou seja, Deus, por intermédio de Jesus Cristo no deu a vida
eterna, nós os que recebemos Cristo, já começamos a DESFRUTAR DESTA VIDA ( ou
bençãos) a partir do momento em que recebemos Cristo, esta “VIDA” tem um
aspecto “presente” ( ou seja, já somos abençoados por Deus, Romanos 8.28) e um aspecto “futuro” ( Mateus 25.34; Apocalipse 22.1-6).
1- A Antiga Natureza Morta em
Ofensas e Pecados
1. Nossa condição anterior.
estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com
Cristo (pela graça sois salvos),
Efésios 2.5
Efésios 2.5 descreve a condição do ser humano antes de
receber a Cristo (estando nós ainda mortos em
nossas ofensas).A palavra “ofensa”, do grego “paraptoma”, tem
o sentido de “passo em falso de forma deliberada”.
O termo para pecado é “hamartia”,
que descreve alguém que “erra o alvo”, “anda pelo caminho errado”, “sai do
caminho”.
Aqueles que não receberam a Cristo são
descritos como mortos. Veja o que diz Efésios 2.1:
E
vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados.
Vivificar tem o significado de:
restituir a vida, reanimar, tornar a dar vida. O que mostra que aqueles que
ainda não receberam Cristo estão aos olhos de Deus, mortos espiritualmente, sem
vida (isto é, sem a vida que Jesus veio dar, João
10.10b,28).
A condição pecaminosa do homem é a
razão da sua morte moral e espiritual (Tiago 1.15).
2. Nossas ofensas e pecados.
Nos versículos 1 e 2
de Efésios 2 Paulo ensina aos irmãos que
antes de sermos vivificados com Cristo, andávamos segundo o curso deste mundo,
segundo o príncipe das potestades do ar...
Vejamos isto
com detalhes:
1. E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
2. em que, noutro tempo, andastes ( a metáfora do ato de “andar” é empregada para
indicar o “estilo geral da conduta diária”),
segundo o curso deste mundo (as palavras“segundo o curso deste
mundo” são usadas para se referir ao comportamento das pessoas não regeneradas,
que não tem o Espírito Santo, pessoas que por não serem regeneradas por Deus
tem o seu comportamento bem explicado pela seguinte frase : O CERTO É ERRADO
E O ERRADO É O CERTO), segundo o príncipe das
potestades do ar ( as palavras “segundo o príncipe das potestades do
ar”, assim como Efésios 6.12, mostram que a
atmosfera em redor da terra está carregada de seres e poderes malignos, a nossa
luta é contra tais seres e não contra “carne e sangue”, porquanto o mal é
inspirado no mundo por satanás e seus agentes),
do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência ( as
palavras “espírito que agora opera nos filhos da desobediência” mostra a
terrível condição em que se encontram aqueles que não servem a Deus, que não
são regenerados, que não andam na Luz de Deus, estas pessoas são “presas
fáceis” para satanás e seus agentes, essas pessoas estão presas por satanás e
seus agentes, 1 João
5.19) ; Efésios 2.1,2
Por causa de
nossas ofensas e pecados nós, antes de receber a Cristo, estávamos “nas mãos de
satanás e seus agentes”, por assim dizer, mas Deus, pelo
seu muito amor com que nos amou, (Efésios
2.4), nos resgatou nas garras do inimigo (Efésios
2.5,6).
2 – Vivificados pela Graça
1. Alcançados pela misericórdia e pelo amor
divino.
Em Efésios 2.3 Paulo
faz menção sobre a terrível situação da humanidade sob a ira de Deus, e em Efésios 2.4 Paulo descreve os atos divinos de amor e
de misericórdia que mudam o quadro caótico em que se encontra a raça humana.
Veja:
Mas Deus, que é riquíssimo
em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
Efésios 2.4
Deus, pelo seu grande amor e misericórdia,
deixa de nos dar aquilo que merecemos (ou seja, sua ira), e nos dá aquilo que
não merecemos (ou seja, bençãos indizíveis, imerecidas).
A “ira de Deus” (Salmo
6.1; Isaías 12.1; Romanos 2.8) nada mais é do que a “atitude de Deus com
relação ao pecado e com relação ao pecador que rejeita a Deus por escolher
viver no pecado de maneira deliberada, intencional, proposital).
O “livramento” que recebemos da “ira de Deus”
por assim dizer, foi por causa da obra redentora de Cristo.
Foi no Calvário que Deus demonstrou seu ódio
pelo pecado e seu amor pelos pecadores (Romanos
5.8; João 3.16). Ele nos vivificou (Efésios
2.5). Isso significa que nos deu vida, mesmo quando estávamos mortos em
pecados.
Toda a misericórdia de Deus procede do seu
muito amor com que nos amou.
Porque Deus amou o mundo
de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê
não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3.16
Mas Deus prova o seu
amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
Romanos 5.8
2. Vivificados por sua graça.
Graça, em resumo, é o favor imerecido de Deus.
A palavra geralmente é usada para descrever aquilo que Deus fez, faz e fará por
nós mesmo sem merecermos.*
Descrevendo o contraste entre a incapacidade humana
e asuficiência do Senhor, Paulo enfatiza que fomos alcançados pelo
muito amor de Deus estando nós ainda mortos em
nossas ofensas(Efésios 2.5a).
Isso significaque não éramos merecedoresdesse
amor, mas que, mesmo assim,Deus “nos vivificou juntamente comCristo” (Efésios 2.5b). Essa frase quer dizerque nascemos
de novo (João 3.3). Nãoestamos mais mortos,
pois Cristo nos deu vida outra vez. Fomos vivificados sem mérito algum, tudo
foi efetivado por meio da sua graça, o favor imerecido(Efésios 2.8,9).
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3. Exaltados por sua graça.
Paulo ainda destacaque o poder de Deus “nos
ressuscitoujuntamente com ele, e nos fez assentarnos lugares celestiais, em
Cristo” (Efésios 2.5,6). Vejamos um detalhe
interessante nos versículos 5 e 6:
estando nós ainda mortos
em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela
graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos
fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus
Efésios 2.6
Notemos (nos
versículos acima) que os verbos que falam da obra de Cristo estão no tempo
passado, o que dá um caráter definitivo na obra realizada por Deus e pelo seu
Cristo.
Segundo o
propósito de Deus, fomos ressuscitados do túmulo do pecado e estamos assentados
com o Senhor ressurreto aceitos e triunfantes (por assim dizer). Podemos dizer
que (espiritualmente falando) nós estávamos com Cristo quando ele jazia no
túmulo e depois também, quando ressuscitou.
No
pensamento de Deus, por assim dizer, nós já estamos assentados nos lugares
celestiais com Cristo glorificado (ou seja, nós já desfrutamos de bençãos
indizíveis aqui neste mundo por estarmos em Cristo, e desfrutaremos de muito
mais na era vindoura).
Somos
exaltados pela graça (o favor imerecido de Deus) em nossas vidas.
Passamos da
morte para a vida por meio da graça divina,
concedida
por obra da misericórdia e do grande amor de Deus.
3- A Salvação não Vem de Obras
1. Graça como meio de salvação.
Em Efésios 2.8-10, Paulo revela que a salvação não
depende de obrashumanas, “porque pela graça sois
salvos, por meio da fé” (Efésios 2.8a).
Porémuma vez salvo, o crente deve praticaras boas obras.
O Salmo 49.8 nos diz que a redenção da alma é
caríssima, por esta razão, ninguém, com suas obras, esforço próprio, recursos
financeiros ou de qualquer espécie poderia redimir sua própria alma ou comprar
a própria salvação.
A graça é
o meio de Salvação que Deus preparou para aqueles que recebem a Cristo serem
salvos da “ira de Deus”.
O que Paulo queria dizer era que,
absolutamente nada é de nossa autoria ou por nossos próprios méritos. Nem
salvação, nem graça e nem mesmo a fé exercida para receber a salvação. Pelo
contrário, tudo é um presente de Deus. Tudo é graça de Deus.
É pormeio da graça, por exemplo, que
Deus nos deu o livre-arbítrio e capacita o pecador para que responda com fé ao
chamado doEvangelho (Romanos 11.6).
Embora haja “desavenças teológicas” sobre
isto, podemos entender que a graça de Deus opera na humanidade desde a fundação
do mundo, pois a graça, ou seja, o favor imerecido de Deus é a causa de Deus
continuar permitindo que a terra produza, que as águas não se sequem por
completo e que o próprio homem não destrua o planeta, mesmo depois de o homem
ter pecado e a humanidade estar “mergulhada” no pecado.
Com a “obra redentora de Cristo” esta
graça de Deus, presente na humanidade desde a criação do mundo foi
“potencializada” por assimdizer. A graça de Deus hoje (isto é, após a obra
redentora de Cristo) nos permite estar em um melhor concerto, confirmado em
melhores promessas (Hebreus 8.6). Pois hoje
em dia, não precisamos fazer sacrifícios de animais, somos transformados em
filhos de Deus (Romanos 8.15,16), recebemos
o Espírito Santo, dentre tantas outras bençãos.
A graça sempre foi (desde o antigo
testamento) o meio de salvação (em resposta a fé) que Deus preparou para salvar
e ensinar o seu povo.
Com Cristo porém, estamos em um melhor
concerto e com melhores promessas (Hebreus 8.6),
ou seja, a graça hoje, pela obra de Cristo é muito mais abundante do que era na
época da antiga aliança.
Em resumo, a salvação, tanto no Antigo
quanto no Novo Testamento, sempre foi pela fé (Hebreus
11.6), mas sempre foi a graça de Deus, que permitiu ao ser humano
o “ter fé”, “o acreditar”, “o entender Deus e sua Palavra (Efésios 2.8,9).
2. Obras como evidência da salvação.
Paulo deixa
bem claro aos irmãos Efésios que a origem da salvação não vem do homem, mas sim
de Deus:
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem
de vós; é dom de Deus.
Efésios 2.8
Ou seja, a
salvação não é uma recompensa por algum ato humano, nenhuma medida de esforço
próprio ou de devoção religiosa pode operar nossa salvação. A nossa salvação se
dá pela vontade de Deus, através da obra redentora de Cristo. O homem por si só
(sem a ajuda de Deus), não pode salvar-se.
As obras
realizadas pelos homens (que servem a Deus e estão na direção de Deus) são uma
consequência da salvação.
Vou dar um
exemplo simples:
Eu (Prof: José Junior) elaboro materiais de
estudo bíblico porquê Deus me salvou, e não para ser salvo.
O apologista
Norman Geisler escreveu algo interessante sobre salvação e obras: “As
exortações bíblicas para as boas obras foram dadas para que nós pudéssemos ser
produtivos, não para que pelas boas obras pudéssemos ter a certeza da nossa
salvação”.
Essasafirmações
excluem qualquer possibilidade de alguém ser salvo poresforço pessoal.
Talvez
alguém pergunte, então como entender Tiago 2.17-26?
Tiago
2.24 fala de justificação pelas obras, isto
quer dizer que as obras salvam?
17. Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
18. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a
tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
19. Tu crês que há um só Deus? Fazes bem; também os demônios o crêem
e estremecem.
20. Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?
21. Porventura Abraão, o nosso pai, não foi justificado pelas obras,
quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?
22. Bem vês que a fé cooperou com as suas obras e que, pelas obras,
a fé foi aperfeiçoada,
23. e cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e
foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.
24. Vedes, então, que o homem é justificado pelas obras e não
somente pela fé.
25. E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada
pelas obras, quando recolheu os emissários e os despediu por outro caminho?
26. Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim
também a fé sem obras é morta.
Tiago 2.17-26
Para entender um versículo é sempre
indispensável analisar o contexto do texto e também o que o escritor estava
querendo transmitir para sua época.
Quando não se faz isto, abrem-se
caminhos para heresias, por isso, cuidado.
Analisando os versículos 17 a 26 de Tiago 2, podemos entender melhor o que Tiago
queria dizer.
Tiago objetiva seus ensinos contra os
que “na igreja” professavam fé em Cristo e na expiação por seu sangue, crendo
que isto por si só bastava para a salvação. Estes também achavam que não era
essencial no relacionamento com Cristo,obedecer-lhecomo Senhor.
Tiago diz que semelhante fé é morta e
não resultará em salvação, e nem em qualquer outra coisa boa (Tiago 2 vers. 14-16 e 20-24).
Não podemos pensar que mantemos uma fé
viva exclusivamente por nossos próprios esforços, a graça de Deus, e o
Espírito Santo operam em nossa vida, capacitando-nos a obedecer a Deus pela fé
do começo ao fim
( Romanos 1.17).
Se deixarmos de ser receptivos a graça
de Deus e a direção do Espírito Santo, nossa fé sucumbirá.
Conclusão:
Antes da regeneração éramos “filhos da
ira” e condenados à perdição eterna. Por ato do amor divino, por meio de sua
maravilhosa graça, nos tornamos“ filhos por adoção”. Essa gloriosa salvação nos
foi concedida independente de nossas obras. A partir da salvação passamos a
praticar boas obras que glorificam a Deus nosso Pai (Mateus
5.16).
Por. Prof. José Junior
Referências:
Enciclopédia
Bíblica R. N. Champlin,
Bíblia de Estudo
Pentecostal,
Livro de Apoio 2º
Trimestre de 2020,
Comentário
Bíblico F. B. Meyer,
E-book: Subsídios
EBD 20- A Igreja Eleita,
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teológicos Prof: José Junior
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recebestes, de graça dai.
Mateus
10.8