27 de abril de 2020

LIBERTOS DO PECADO PARA UMA NOVA VIDA EM CRISTO


LIBERTOS DO PECADO PARA UMA NOVA VIDA EM CRISTO

Texto Áureo

4. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
Efésios 2.4,5

As palavras ,“Mas Deus” mostram o que realmente faz toda a diferença na vida do ser humano. Aqueles que não servem a Deus, não vivem, apenas vegetam, espiritualmente falando. Apenas aqueles que servem a Deus podem dizer que estão vivos, espiritualmente falando.

Paulo salienta (torna visível) o fato de que Deus é riquíssimo em misericórdia, no original grego “misericórdia” é “eleos” (que significa: “compaixão”), “misericórdia” no original grego também tem o sentido de “dó”, “simpatia”
.
Podemos entender pelo contexto cultural da época  por assim dizer*, é que Paulo queria dizer que, a justiça de Deus é temperada com misericórdia, portanto, temos aqui em vista, aquela “simpatia divina”, aquele amor divino que se mostra paciente, que suaviza a punição e alivia a culpa.

*por assim dizer, ou seja, Paulo procurava fazer com que eles aprendessem e entendessem mais sobre Deus, seu amor, seu poder, seu plano de redenção e sua justiça.

A misericórdia de Deus repousa em seu amor por todos os homens, estando nós ainda mortos em nossas ofensas Deus tomou a iniciativa de nos “estender a mão” por assim dizer,nos vivificou juntamente com Cristo, ou seja, Deus, por intermédio de Jesus Cristo no deu a vida eterna, nós os que recebemos Cristo, já começamos a DESFRUTAR DESTA VIDA ( ou bençãos) a partir do momento em que recebemos Cristo, esta “VIDA” tem um aspecto “presente” ( ou seja, já somos abençoados por Deus, Romanos 8.28) e um aspecto “futuro” ( Mateus 25.34;  Apocalipse 22.1-6).

1-      A Antiga Natureza Morta em Ofensas e Pecados

1.      Nossa condição anterior.

estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
Efésios 2.5

Efésios 2.5 descreve a condição do ser humano antes de receber a Cristo (estando nós ainda mortos em nossas ofensas).A palavra “ofensa”, do grego “paraptoma”, tem o sentido de “passo em falso de forma deliberada”.

O termo para pecado é “hamartia”, que descreve alguém que “erra o alvo”, “anda pelo caminho errado”, “sai do caminho”.

Aqueles que não receberam a Cristo são descritos como mortos. Veja o que diz Efésios 2.1:
E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados.

Vivificar tem o significado de: restituir a vida, reanimar, tornar a dar vida. O que mostra que aqueles que ainda não receberam Cristo estão aos olhos de Deus, mortos espiritualmente, sem vida (isto é, sem a vida que Jesus veio dar, João 10.10b,28).

A condição pecaminosa do homem é a razão da sua morte moral e espiritual (Tiago 1.15).

2.      Nossas ofensas e pecados.

Nos versículos 1 e 2 de Efésios 2 Paulo ensina aos irmãos que antes de sermos vivificados com Cristo, andávamos segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar...
Vejamos isto com detalhes:

1. E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,

2. em que, noutro tempo, andastes ( a metáfora do ato de “andar” é empregada para indicar o “estilo geral da conduta diária”), segundo o curso deste mundo (as palavras“segundo o curso deste mundo” são usadas para se referir ao comportamento das pessoas não regeneradas, que não tem o Espírito Santo, pessoas que por não serem regeneradas por Deus tem o seu comportamento bem explicado pela seguinte frase : O CERTO É ERRADO E O ERRADO É O CERTO), segundo o príncipe das potestades do ar ( as palavras “segundo o príncipe das potestades do ar”, assim como Efésios 6.12, mostram que a atmosfera em redor da terra está carregada de seres e poderes malignos, a nossa luta é contra tais seres e não contra “carne e sangue”, porquanto o mal é inspirado no mundo por satanás e seus agentes), do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência ( as palavras “espírito que agora opera nos filhos da desobediência” mostra a terrível condição em que se encontram aqueles que não servem a Deus, que não são regenerados, que não andam na Luz de Deus, estas pessoas são “presas fáceis” para satanás e seus agentes, essas pessoas estão presas por satanás e seus agentes, 1 João 5.19) ; Efésios 2.1,2

Por causa de nossas ofensas e pecados nós, antes de receber a Cristo, estávamos “nas mãos de satanás e seus agentes”, por assim dizer, mas Deus, pelo seu muito amor com que nos amou, (Efésios 2.4), nos resgatou nas garras do inimigo (Efésios 2.5,6).

2 – Vivificados pela Graça

1.      Alcançados pela misericórdia e pelo amor divino.

Em Efésios 2.3 Paulo faz menção sobre a terrível situação da humanidade sob a ira de Deus, e em Efésios 2.4 Paulo descreve os atos divinos de amor e de misericórdia que mudam o quadro caótico em que se encontra a raça humana. Veja:

Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
Efésios 2.4

Deus, pelo seu grande amor e misericórdia, deixa de nos dar aquilo que merecemos (ou seja, sua ira), e nos dá aquilo que não merecemos (ou seja, bençãos indizíveis, imerecidas).

A “ira de Deus” (Salmo 6.1; Isaías 12.1; Romanos 2.8) nada mais é do que a “atitude de Deus com relação ao pecado e com relação ao pecador que rejeita a Deus por escolher viver no pecado de maneira deliberada, intencional, proposital).

O “livramento” que recebemos da “ira de Deus” por assim dizer, foi por causa da obra redentora de Cristo.

Foi no Calvário que Deus demonstrou seu ódio pelo pecado e seu amor pelos pecadores (Romanos 5.8; João 3.16). Ele nos vivificou (Efésios 2.5). Isso significa que nos deu vida, mesmo quando estávamos mortos em pecados.

Toda a misericórdia de Deus procede do seu muito amor com que nos amou.
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3.16

Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
Romanos 5.8

2.      Vivificados por sua graça.

Graça, em resumo, é o favor imerecido de Deus. A palavra geralmente é usada para descrever aquilo que Deus fez, faz e fará por nós mesmo sem merecermos.*

Descrevendo o contraste entre a incapacidade humana e asuficiência do Senhor, Paulo enfatiza que fomos alcançados pelo
muito amor de Deus estando nós ainda mortos em nossas ofensas(Efésios 2.5a).

Isso significaque não éramos merecedoresdesse amor, mas que, mesmo assim,Deus “nos vivificou juntamente comCristo” (Efésios 2.5b). Essa frase quer dizerque nascemos de novo (João 3.3). Nãoestamos mais mortos, pois Cristo nos deu vida outra vez. Fomos vivificados sem mérito algum, tudo foi efetivado por meio da sua graça, o favor imerecido(Efésios 2.8,9).

*Se você quiser saber mais sobre o termo GRAÇA e o seu amplo significado baixe gratuitamente o nosso micro-ebook: Graça e o seu extenso significado bíblico, através da página subsídios EBD Andradina no Facebook, você também pode solicitar gratuitamente nossos estudos em PDF por e-mail: subsidiosebdandradina@gmail.com
 ou via whatsapp: 18 9 9769-5087.

3.      Exaltados por sua graça.

Paulo ainda destacaque o poder de Deus “nos ressuscitoujuntamente com ele, e nos fez assentarnos lugares celestiais, em Cristo” (Efésios 2.5,6). Vejamos um detalhe interessante nos versículos 5 e 6:
estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus
       Efésios 2.6

Notemos (nos versículos acima) que os verbos que falam da obra de Cristo estão no tempo passado, o que dá um caráter definitivo na obra realizada por Deus e pelo seu Cristo.

Segundo o propósito de Deus, fomos ressuscitados do túmulo do pecado e estamos assentados com o Senhor ressurreto aceitos e triunfantes (por assim dizer). Podemos dizer que (espiritualmente falando) nós estávamos com Cristo quando ele jazia no túmulo e depois também, quando ressuscitou.

No pensamento de Deus, por assim dizer, nós já estamos assentados nos lugares celestiais com Cristo glorificado (ou seja, nós já desfrutamos de bençãos indizíveis aqui neste mundo por estarmos em Cristo, e desfrutaremos de muito mais na era vindoura).

Somos exaltados pela graça (o favor imerecido de Deus) em nossas vidas.
Passamos da morte para a vida por meio da graça divina,
concedida por obra da misericórdia e do grande amor de Deus.

3-      A Salvação não Vem de Obras

1.      Graça como meio de salvação.

Em Efésios 2.8-10, Paulo revela que a salvação não depende de obrashumanas, “porque pela graça sois salvos, por meio da fé” (Efésios 2.8a). Porémuma vez salvo, o crente deve praticaras boas obras.

O Salmo 49.8 nos diz que a redenção da alma é caríssima, por esta razão, ninguém, com suas obras, esforço próprio, recursos financeiros ou de qualquer espécie poderia redimir sua própria alma ou comprar a própria salvação.

A graça é o meio de Salvação que Deus preparou para aqueles que recebem a Cristo serem salvos da “ira de Deus”.

O que Paulo queria dizer era que, absolutamente nada é de nossa autoria ou por nossos próprios méritos. Nem salvação, nem graça e nem mesmo a fé exercida para receber a salvação. Pelo contrário, tudo é um presente de Deus. Tudo é graça de Deus.

É pormeio da graça, por exemplo, que Deus nos deu o livre-arbítrio e capacita o pecador para que responda com fé ao chamado doEvangelho (Romanos 11.6).

Embora haja “desavenças teológicas” sobre isto, podemos entender que a graça de Deus opera na humanidade desde a fundação do mundo, pois a graça, ou seja, o favor imerecido de Deus é a causa de Deus continuar permitindo que a terra produza, que as águas não se sequem por completo e que o próprio homem não destrua o planeta, mesmo depois de o homem ter pecado e a humanidade estar “mergulhada” no pecado.

Com a “obra redentora de Cristo” esta graça de Deus, presente na humanidade desde a criação do mundo foi “potencializada” por assimdizer. A graça de Deus hoje (isto é, após a obra redentora de Cristo) nos permite estar em um melhor concerto, confirmado em melhores promessas (Hebreus 8.6). Pois hoje em dia, não precisamos fazer sacrifícios de animais, somos transformados em filhos de Deus (Romanos 8.15,16), recebemos o Espírito Santo, dentre tantas outras bençãos.

A graça sempre foi (desde o antigo testamento) o meio de salvação (em resposta a fé) que Deus preparou para salvar e ensinar o seu povo.

Com Cristo porém, estamos em um melhor concerto e com melhores promessas (Hebreus 8.6), ou seja, a graça hoje, pela obra de Cristo é muito mais abundante do que era na época da antiga aliança.
Em resumo, a salvação, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, sempre foi pela fé (Hebreus 11.6), mas sempre foi a graça de Deus, que permitiu ao ser humano o “ter fé”, “o acreditar”, “o entender Deus e sua Palavra (Efésios 2.8,9).

2.      Obras como evidência da salvação.

Paulo deixa bem claro aos irmãos Efésios que a origem da salvação não vem do homem, mas sim de Deus:
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.
Efésios 2.8

Ou seja, a salvação não é uma recompensa por algum ato humano, nenhuma medida de esforço próprio ou de devoção religiosa pode operar nossa salvação. A nossa salvação se dá pela vontade de Deus, através da obra redentora de Cristo. O homem por si só (sem a ajuda de Deus), não pode salvar-se.

As obras realizadas pelos homens (que servem a Deus e estão na direção de Deus) são uma consequência da salvação.

Vou dar um exemplo simples:
 Eu (Prof: José Junior) elaboro materiais de estudo bíblico porquê Deus me salvou, e não para ser salvo.

O apologista Norman Geisler escreveu algo interessante sobre salvação e obras: “As exortações bíblicas para as boas obras foram dadas para que nós pudéssemos ser produtivos, não para que pelas boas obras pudéssemos ter a certeza da nossa salvação”.

Essasafirmações excluem qualquer possibilidade de alguém ser salvo poresforço pessoal.

Talvez alguém pergunte, então como entender Tiago 2.17-26?
Tiago 2.24 fala de justificação pelas obras, isto quer dizer que as obras salvam?

17. Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
18. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
19. Tu crês que há um só Deus? Fazes bem; também os demônios o crêem e estremecem.
20. Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?
21. Porventura Abraão, o nosso pai, não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?
22. Bem vês que a fé cooperou com as suas obras e que, pelas obras, a fé foi aperfeiçoada,
23. e cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.
24. Vedes, então, que o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé.
25. E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários e os despediu por outro caminho?
26. Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
Tiago 2.17-26

Para entender um versículo é sempre indispensável analisar o contexto do texto e também o que o escritor estava querendo transmitir para sua época.

Quando não se faz isto, abrem-se caminhos para heresias, por isso, cuidado.

Analisando os versículos 17 a 26 de Tiago 2, podemos entender melhor o que Tiago queria dizer.

Tiago objetiva seus ensinos contra os que “na igreja” professavam fé em Cristo e na expiação por seu sangue, crendo que isto por si só bastava para a salvação. Estes também achavam que não era essencial no relacionamento com Cristo,obedecer-lhecomo Senhor.

Tiago diz que semelhante fé é morta e não resultará em salvação, e nem em qualquer outra coisa boa (Tiago 2 vers. 14-16 e 20-24). 

Não podemos pensar que mantemos uma fé viva exclusivamente por nossos próprios esforços, a graça de Deus, e o Espírito Santo operam em nossa vida, capacitando-nos a obedecer a Deus pela fé do começo ao fim
( Romanos 1.17).

Se deixarmos de ser receptivos a graça de Deus e a direção do Espírito Santo, nossa fé sucumbirá.

Conclusão:

Antes da regeneração éramos “filhos da ira” e condenados à perdição eterna. Por ato do amor divino, por meio de sua maravilhosa graça, nos tornamos“ filhos por adoção”. Essa gloriosa salvação nos foi concedida independente de nossas obras. A partir da salvação passamos a praticar boas obras que glorificam a Deus nosso Pai (Mateus 5.16).

Por. Prof. José Junior

Referências:
Enciclopédia Bíblica R. N. Champlin,
Bíblia de Estudo Pentecostal,
Livro de Apoio 2º Trimestre de 2020,
Comentário Bíblico F. B. Meyer,
E-book: Subsídios EBD 20- A Igreja Eleita,
Apontamentos teológicos Prof: José Junior

Se este material foi útil pra você compartilhe:
..de graça recebestes, de graça dai.
Mateus 10.8