2 de novembro de 2015

O impiedoso mundo de Lameque


O impiedoso mundo de Lameque

Texto Áureo = “E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre aterra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era sã má continuamente” (Gn 6.5).

Verdade Prática = O mundo de Lameque em nada diferia do nosso; resistindo à graça de Deus, entregaram-se à devassidão, à violência e à resistência ao Espírito Santo.

INTRODUÇÃO

            O mesmo espírito que influenciou Lamequee toda a sua geração é o mesmo que age nos dias de hoje e assim como naqueles dias também há aqueles  que gloriam-se de sua violência .
 

COMENTÁRIO

Antes da queda do homem, o mundo estava em seu perfeito equilíbrio, aliás, o desequilíbrio do mundo não é de hoje ele começou assim que o homem pecou quando isto aconteceu a natureza também começa a padecer por causa do pecado do homem; porém nem por isso a terra deixou de produzir fartura isso porque Deus é bom em sua essência. Mesmo com todo descuido que a terra e toda a natureza  vem sofrendo  com  a exploração da mesma ela ainda produz com tanta abundância praticamente tudo o que colocamos a nossa mesa .
 

A geração antediluviana possuía uma saúde bem diferente da nossa.  Como é que o homem vivia tanto tempo e nós hoje temos uma média de vida tão curta em relação à vida deles, é claro que não temos uma resposta exata para tal pergunta, mas poderíamos fazer algumas suposições de que a longevidade do homem pode se dever ao clima que com certeza era bem diferente do que  o clima de hoje bem como o poder mortífero  do pecado tenha alcançado seus efeitos integrais só após  o dilúvio .é possível crer também que o homem carregou parte da imortalidade  em seu DNA em suas células  e  transferiu isso para a gerações seguintes o que permitia não a imortalidade mas o viver tantos  anos como foi o caso de Matusalém que viveu  cerca de quase mil anos (Gn 5.27). O fato é que só na eternidade Deus dará resposta a essas perguntas.

Outro ponto é o da questão da beleza pois, se a saúde  era boa   a beleza era extraordinária ; é fato que observamos no meio social  que aquela pessoa melhor alimentada e que busca os alimentos em sua forma mais natural possuem uma aparência física bem melhor do que os que não procuram cuidar-se com aquilo que comem.

Assim ocorria naquela geração pois alimentaram - se do melhor da terra e tudo o aquilo que precisavam encontravam na natureza e ainda da forma mais natural possível, diferente  do que encontramos hoje  onde nos alimentamos muito de industrializados .

A tecnologia é outro ponto que chama a atenção nos dias de Lameque, pois esta era já bastante avançada para aqueles dias, Adão era vivo ainda quando as primeiras ferramentas foram criadas. Tais realizações são marcadas pela violência, brutalidade e exaltação das mesmas . A geração de Lameque desenvolveu-se muito, criou , gloriou-se em tudo o que fez e progrediu culturalmente, mas em tudo isso Deus não é mencionado muito pelo contrário até mesmo no cântico de Lameque a violência é exaltada“...porque eu matei um varão por me ferir e um jovem por me pisar .Porque sete vezes Caim será vingado mas Lameque , setenta vezes sete .”Gn 4 v 23b e 24.  Enquanto no NT Jesus manda perdoar setenta vezes sete Lameque deseja vingar-se setenta vezes sete.

Os tempos de Lameque não é diferente da nossa geração que se gaba de suas realizações, avanços na ciência, conquistas espaciais, avanços na medicina e muito mais, mas que também é uma geração marcada pelo aumento da violência, brutalidade e barbarismo tal qual foi naqueles tempos  há de ver que a sabedoria do homem que exclui Deus de seu contexto não consegue achar o caminho da paz e mais ainda ela esta distante a cada dia .Os tempos de Lameque é o que podemos chamar de bárbaros devido as suas atrocidades ; assassinos eram  cultuados como heróis e o que dizer dos dias de hoje?



Diante desta história como imaginar que o  filho de Lameque ;Noé se voltaria para Deus baseado em que ele começa a buscar a Deus ? Se tudo o que as pessoas da época sabiam eram passados de pai pra filho ?E o que tinha lameque para transferir a Noé? se ele marcou a sua época pela violência. São os mistérios de Deus .Com certeza Deus se revelou a Noé de alguma outra forma , isto prova que não importa o meio em que vivemos se Deus nos quer tirar de onde for Ele tira e o meio não vai impedir o agir de Deus em nossa vida .

“Noé achou graça aos olhos do Senhor “ . Ele andava com Deus apesar daquela geração podre, mas Noé perseverou em andar com Deus era o arauto de Deus para aquela geração, Deus não castiga ninguém sem avisá-los e Noé teve essa missão.  

 

Elaboração:- Prof. Maria Inês da Silva Melo Brito

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Setor 01 - Dourados – MS