12 de fevereiro de 2021

CULTUANDO A DEUS COM LIBERDADE E REVERÊNCIA

 

CULTUANDO A DEUS COM LIBERDADE E REVERÊNCIA

Texto Áureo

(Vamos analisar também os vers. 21 a 23 juntamente com o 24 para uma melhor compreensão do texto).

21.   Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.

22.   Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.

23.   Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem (JESUS estava dizendo para a mulher que “Agora”, isto é, a partir de Cristo, é o momento para que as antigas formas limitadas em termos de lugar e de nação sejam

transformadas em uma adoração que é ao mesmo tempo pessoal “em espírito”, pois DEUS não é como os deuses das nações pagãs que requeriam uma adoração carnal, voltadas para as inclinações carnais, e “em verdade”, isto é, uma adoração baseada na “Palavra de DEUS”).

24.           Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

João 4.21-24

(Dentro do contexto bíblico) Estas palavras de JESUS para a mulher

samaritana significavam que, a partir da “nova aliança”, isto é, após a vinda de Cristo”, não seria mais necessário um local específico para adoração, como um monte, ou Jerusalém (João 4.21), a mulher samaritana deveria aprender que não é um lugar tradicional (por assim dizer) que torna a adoração legítima, mas sim a “presença de DEUS” e o “conhecer a DEUS, obedecer e pôr em

prática, aquilo que a Palavra de DEUS ensina”

(Atenção professor: Em Deuteronômio 12 Deus ordenou aos israelitas que o buscassem (ou adorassem, prestassem culto) no lugar que DEUS escolhesse, mas, como o trecho de Êxodo 20.24 dá a entender que houvesse muitos santuários para adoração a DEUS, os teólogos e historiadores mais aprofundados acreditam que, além do templo, haviam outros locais de adoração, todos estes santuários estavam nas dependências de Jerusalém (ou Israel de um modo geral, veja também João 4.19,20).

1 O culto Pentecostal: Liberdade e Reverência

 

1.     A Flexibilização cristã.

Segundo o comentarista da lição “A religião cristã é flexível quanto à forma de adoração e permite várias liturgias”, sim, isto é verdade, mas, é aí que “mora o perigo”, por assim dizer.

A linha entre flexibilização (ato ou efeito de ser flexível) cristã e a profanação (desrespeitar o que é santo) pode ser bem tênue (fina).

O fato de haver mais de 30 mil denominações evangélicas diferentes só no Brasil mostra que esta chamada, “flexibilização cristã” deve ser muito bem observada, e, com muita atenção e cuidado.

Este número exorbitante de denominações evangélicas se dá pelo fato de, não haver unidade no meio do povo de DEUS, pelo menos não como deveria haver, até mesmo entre as Assembleias de DEUS há um elevado

“grau de flexibilização”, caso contrário não existiriam tantas “Assembleias de DEUS” com diferentes nomes. Esta “flexibilização” até pode ocorrer por uma série de fatores tais como (localização geográfica da “Igreja”, leis do país, usos e costumes locais, falta de estrutura adequada para reunião da “Igreja” local, falta de conhecimento específico sobre o que a Bíblia ensina sobre o culto a DEUS, e etc.)

Mas, esta flexibilização, tem limites:

Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.

1    Coríntios 14.40

2.     O culto.

Culto: Sistema particular de adoração religiosa com referências especiais a rituais e cerimônias. O culto é o ponto central de uma religião e eventualmente assume formas e símbolos que revelam mais claramente o caráter distinto da religião. Como foco da vida religiosa, o culto se torna o ponto onde o senso do sagrado é mais concentrado, e assim serve como um indicador da qualidade mais interior da religião. (Dicionário Bíblico Wycliffe).

O culto era (e é) um elemento muito importante na vida do Israelita, isso nota-se claramente praticamente em toda a Bíblia. Os escritores bíblicos não conseguiam imaginar uma religiosidade sem culto. (Dicionário Enciclopédico da Bíblia – grifo pessoal).

Para nós cristãos, o termo “culto” é sinônimo de adoração, já para seguidores de outras religiões, é sinônimo de adoração a “outros deuses”.

Definição etimológica: A palavra “culto” é originária da palavra latina 'cultus', e significa adoração ou homenagem que se presta

ao “Supremo Ser”. No grego, temos duas palavras para culto: 'latréia', significando adoração; e 'proskuneo', reverenciar, prestar obediência, render homenagem.

Definição teológica:

O culto é o momento da adoração que tributamos a Deus; marca o encontro do “Supremo Ser” com os seus adoradores. Eis porque, durante o seu transcurso, cada membro da congregação deve sentir-se e agir como integrante dessa comunidade de adoração da “Igreja de DEUS”

 

3.     A Reverência no culto.

Reverência: Total respeito e humildade, pôr-se em uma relação de obediência e compromisso para com DEUS e sua Palavra. A palavra

“reverência” que tem origem no “Latim” também pode ser traduzida como; receio de ofender a DEUS, demonstrar todo o cuidado para não deixar DEUS ofendido.

Observando bem o significado de “Reverência”, faça a seguinte pergunta a você mesmo:

EU TENHO DEMONSTRADO REVERÊNCIA NO MEU “CULTO A DEUS”?

Pessoas que estão na “Igreja” preocupadas com o whatsapp, a conta que vai vencer amanhã, o casamento que estão procurando, ou observando que o pastor gastou 2 minutos a mais para encerrar o culto, ou coisas desse tipo, não estão demonstrando a devida reverência para com DEUS e a sua Palavra. Pessoas que só leem a Bíblia e oram nos dias de culto, que voltam pra casa muito irritadas por não terem tido uma “oportunidade na Igreja”, pessoas que passam a semana inteira falando sobre futebol ou filmes de Hollywood também mostram o quanto lhes falta reverência para com DEUS e sua Palavra. PENSE NISSO..

2    – O Centro do Culto Pentecostal

1. O centro da nossa adoração.

O centro da nossa adoração é DEUS, o culto deve ser teocêntrico (isto é, DEUS deve ser o centro do culto).Veja: Êxodo 20.4; Levítico 26.1; Deuteronômio 5.9,6.13; Salmo 78.58, 97.7; Lucas 4.8; 1 Coríntios 10.20-

22.

A nossa adoração deve ser pautada na Palavra de DEUS (ou seja, no que a Palavra de DEUS ensina, embora não haja na Bíblia uma forma litúrgica de adoração, ou seja, não há no NT um passo-a-passo sobre como deve ser o “culto”, há na

Bíblia várias orientações sobre como deve ser o “culto”, e essas orientações devem ser cumpridas, do contrário, DEUS não irá se agradar de nossa adoração), não podemos deixar de observar que DEUS deve ser adorado da maneira que ele quer ser adorado e não da maneira que imaginamos que ELE deve ser adorado.

Podemos citar vários casos na Bíblia para ilustrar esta verdade, mas citarei apenas 1:

1.   E tornou Davi a ajuntar todos os escolhidos de Israel, em número de trinta mil.

2.   E levantou-se Davi e partiu com todo o povo que tinha consigo de Baalá de Judá, para levarem dali para cima a arca de Deus, sobre a qual se invoca o Nome, o nome do SENHOR dos Exércitos, que se assenta entre os querubins.

3.   E puseram a arca de Deus em um carro novo e a levaram da casa de Abinadabe, que está em Geba; e Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo ( A arca deveria ser transportada nos ombros dos levitas e não em um carro novo).

4.   E, levando-o da casa de Abinadabe, que está em Geba, com a arca de Deus, Aiô ia adiante da arca.

5.   E Davi e toda a casa de Israel alegravam-se perante o SENHOR, com toda sorte de instrumentos de madeira de faia, com harpas, e com saltérios, e com tamboris, e com pandeiros, e com címbalos.

6.   E, chegando à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus e segurou-a, porque os bois a deixavam pender (No original hebraico este versículo é de difícil compreensão, as palavras “a mão” não se acham no original, os bois fizeram alguma coisa, mas o que fizeram exatamente, não fica claro no original hebraico, mas foi algo que perturbou o equilíbrio da arca, mas independentemente do que tenha acontecido, Uzá aparentemente estendeu a mão e tentou segurar a arca, ele tocou na arca, o que não era permitido).

7.   Então, a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus.

8.   E Davi se contristou, porque o SENHOR abrira rotura em Uzá; e chamou aquele lugar Perez-Uzá, até ao dia de hoje.

 

9.   E temeu Davi ao SENHOR naquele dia e disse: Como virá a mim a arca do SENHOR? (Davi ainda não havia temido ao SENHOR, ou seja, ainda não havia aprendido a adorar a DEUS com a devida reverência, assim é a  condição de muitos cristãos, adoram a DEUS, mas não com a devida reverência).

2 Samuel 6.1-9

Este relato bíblico é um exemplo claro de que, a nossa adoração a DEUS deve estar de acordo com sua Palavra, com sua vontade.

Se a nossa adoração a DEUS não estiver pautada na Palavra de DEUS,

haverá pessoas morrendo (espiritualmente) em meio ao culto, e a grande maioria de nós nem se quer perceberá. Por isso, muito cuidado, examine para ver se, DEUS tem realmente sido o centro de sua adoração, e examine também se, sua adoração a DEUS está realmente pautada na Palavra de DEUS.

2.     Um culto vibrante no poder do ESPÍRITO.

(O assunto de 1 Coríntios 14 envolve vários pormenores que devem ser muito bem explicados para serem muito bem compreendidos, se eu fosse explicar todos os pormenores deste versículo seria necessário um PDF de no mínimo 30 páginas.

Como isso não é possível (no momento) para não tirar o enfoque da lição, tratarei deste capitulo de maneira mais detalhada em momento oportuno).

 

Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.

1 Coríntios 14.26

Parece que a bagunça e falta de ordem eram perceptíveis nesta congregação (1 Coríntios 14.33), parece que ali, cada um queria “prestar culto a DEUS” a sua própria maneira, sem se importar em cultuar A DEUS decentemente e com ordem (1 Coríntios 14.40). Hoje em dia, muitas “Igrejas” agem da mesma forma que a congregação de Corinto, muitos querem prestar culto (adoração) a DEUS da maneira que acham que devem, e não de acordo com os preceitos bíblicos sobre o culto. Em um culto que esteja de acordo com os preceitos bíblicos é perfeitamente normal esperar pelas várias manifestações do ESPÍRITO SANTO, mas, só se o culto estiver de acordo com os preceitos bíblicos.

Não devemos imaginar que as manifestações do ESPÍRITO venham apenas dos líderes, mas sim de todo e qualquer membro da “Igreja” que seja compromissado com DEUS.

 

3.     Característica Pentecostal.

Leitura da Palavra:

No Antigo Testamento, a leitura e a exposição das Sagradas Escrituras tinham um sentido especial no serviço de adoração a Deus (Josué 1.8). Na “Igreja Primitiva”, quando o Novo Testamento ainda não havia sido escrito, os crentes utilizavam as Escrituras do Antigo Testamento em suas reuniões (Atos 2.42;17.11).

Por conseguinte, o verdadeiro culto de adoração a Deus não pode ficar sem o ensino ou a pregação bíblica. A sua igreja ouve regularmente a leitura da Palavra de Deus?

O culto sem a leitura e a explanação das Sagradas Escrituras é incompleto. A Palavra de DEUS não deve apenas ser lida, ela deve ser explanada (explicada para todos aqueles que ouvem, há vários pregadores que apenas leem o texto sagrado, e depois releem pausadamente, utilizando jargões como: Quem tá sentindo a presença de DEUS dá um glória, se você não deu glória a DEUS é porque não entendeu ainda, DEUS está me dando uma unção de prosperidade para ministrar na tua vida, recebaaaá.. Esse tipo de coisa não acrescenta nada aqueles que veem e ouvem esse tipo coisa, não se esqueça que a Palavra de DEUS deve ser explanada e não apenas lida).

 

Cânticos na adoração:

Uma das formas mais expressivas da adoração cristã é manifestada através de hinos e cânticos (Efésios 5.18-21). Mas estes hinos e cânticos devem ser teocêntricos (DEUS deve ser o centro) e não antropocêntricos (isto é, quando o homem é o centro).

18.   E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito,

19.   falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração,

20.   dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,

21.   sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.

Efésios 5.18-21

As orações e as ofertas voluntárias:

Os crentes na “Igreja Primitiva”, por não disporem de templos, oravam nas casas. Os de Jerusalém oravam também no Santo Templo (Atos 3.1;4.23,24;12.12).

Além da oração, eles adoravam a Deus com a entrega voluntária de ofertas (1 Coríntios 16.2; 2 Coríntios 9.7; Filipenses 4.18). A oração e a intercessão jamais devem ausentar-se do culto pentecostal.

Há “Igrejas” que proíbem os seus membros de terem oportunidades de pregar ou cantar caso estes não sejam dizimistas, mas este tipo de atitude por parte de alguns líderes caracteriza-se como legalismo ((Legalismo, teologicamente falando é, pôr as regras acima de DEUS e de sua Palavra, é acrescentar algo a Palavra de DEUS que o próprio DEUS não

acrescentou, é impor “fardos” as pessoas, que DEUS não impôs).

(Não é errado dar o dízimo, é certo, mas é preciso compreender bem sobre o assunto. Caso você queira compreender melhor a questão do dízimo, solicite gratuitamente o meu micro e-book sobre o dízimo via whatsapp: 18 9 9691-1591).

 

3    – Como se Expressa a Liturgia de Nossas Igrejas?

1.     Nossas reuniões de adoração.

A Liturgia, de acordo com o grego, significa serviço público. Nesse sentido, o culto cristão pode ser definido como um serviço que, em espírito e em verdade, prestamos a DEUS (Salmo 100.2).

A liturgia realmente bíblica jamais impedirá a manifestação do poder de Deus, batismos no ESPÍRITO SANTO, curas divinas, milagres e, principalmente, salvação de almas.

Servi ao SENHOR com alegria e apresentai-vos a ele com canto.

Salmo 100.2

2.     Culto pentecostal.

Como disse o comentarista da lição “nossas reuniões coletivas de adoração apresentam as mesmas características dos cultos em Corinto”.

Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.

1 Coríntios 14.26

Isto é verdade, temos o “lado bom da Igreja de Corinto”.

Mas, infelizmente, também temos o “lado negativo da Igreja de Corinto”, e não podemos “jogar a sujeira pra debaixo do tapete” e “fingir que não

estamos vendo” e dizer; Oh não, na nossa “Igreja” não acontece isso... Veja 1 Coríntios 3.1-4:

1.   E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo.

2.   Com leite vos criei e não com manjar, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis;

3.   porque ainda sois carnais, pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois, porventura, carnais e não andais segundo os homens?

4.   Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu, de Apolo; porventura, não sois carnais?

1 Coríntios 3.1-4

Analisando o texto acima, será que podemos dizer com toda a certeza que, o texto de Paulo (acima) não se aplica em nada a Assembleia de DEUS, a Presbiteriana, a Batista (outras denominações) e etc.?

Porventura não há muitos irmãos guiados pela “carne” entre nós? Porventura não há entre nós muitos que não suportam a sã doutrina e quando ouvem uma palavra dura logo se escandalizam?

Porventura não há entre nós (inclusive nos púlpitos) invejas, contendas, dissenções (conflitos)?

Porventura não há entre nós aqueles que preferem que tal pregador pregue e não o outro?

 

A “Igreja” de Corinto tinha todos os dons (1 Coríntios 1.7), mas, o fato de uma “Igreja” ter os dons espirituais não é sinal de que esta “Igreja” esteja prestando um culto (ou adoração) de acordo com a vontade de DEUS, pois uma árvore é conhecida por seus frutos (seu comportamento) e não por seus dons (Mateus 7.15-23).

Perceba que no culto verdadeiramente bíblico não pode haver coisas, situações ou imposições sem base bíblica:

E eu, irmãos, apliquei essas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós, para que, em nós, aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro.

1 Coríntios 4.6

O culto a DEUS não pode ser pautado nem em achismos, nem na vontade da carne e nem em tradicionalismos. Mas sim, na PALAVRA DE DEUS.

Se a PALAVRA DE DEUS nos dá margem para fazer algo no culto, faremos, se a PALAVRA DE DEUS não dá margem para fazermos algo no culto, não faremos, e ponto final, doa a quem doer.

Coisas do tipo: Campanhas, ministério de dança, dançar no ESPÍRITO (antes que alguém fale da dança de Davi e miriam, atente para o fato de que nenhum dos 2 dançou no santuário ou templo de DEUS), cultos onde há mais canções do que orações e ensino da Palavra, são realizações de pessoas que estão indo além do que está escrito.

A história mostra que os cultos da “Igreja primitiva” tinham como foco principal oração e ensino da Palavra (Atos 1.14; 2.42; 3.1; 4.29-31; 6.4).

As canções (os louvores) são imprescindíveis (fundamentais) em um culto, mas, não há dúvidas de que a “base do culto a DEUS deve ser oração e ensino da Palavra de DEUS.

 

“E tenha em mente que, o seu culto de domingo é um reflexo da forma como você presta culto a DEUS durante o resto da semana, se durante a semana você ora pouco ou nada, medita na Palavra de DEUS pouco ou nada, se preocupa mais com um time de futebol do que com as coisas de DEUS, passa mais tempo nas redes sociais do que na presença de DEUS, como você acha que será o seu culto de Domingo?”

O verdadeiro culto a DEUS é prestado durante a semana, no trabalho, na vizinhança e em casa. Seu culto de domingo é apenas um reflexo do seu culto semanal.

Pense nisso..

 

Conclusão

 

A preocupação dos apóstolos era que na sua adoração a DEUS tivesse muita oração e Palavra, é fácil perceber isso no contexto de Atos e outros livros do Novo Testamento, pois sem oração e ensino da Palavra os cultos, canções e pregações serão antropocêntricos e não teocêntricos.

Que os nossos cultos sejam fundados na oração e ensino da Palavra de DEUS, caso contrário, nossos cultos não serão bem vistos aos olhos de DEUS.

 

Fontes

Enciclopédia Bíblica Russel Norman Champlin,

Bíblia de Estudo Pentecostal,

Comentário Bíblico Broadman,

Comentário Bíblico Beacon,

Revista Cristão Alerta 1º Trimestre de 2021,

Dicionário Bíblico Wycliffe,

Dicionário Enciclopédico da Bíblia,

O crente, a adoração e a reverência no culto – Professor Jean Carlos Th.D, Universidade da Bíblia – O culto Bíblico,

Apontamentos teológicos professor José Junior.