24 de fevereiro de 2021

VIVENDO O FERVOR ESPIRITUAL

 

VIVENDO O FERVOR ESPIRITUAL

Texto Áureo

E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei- vos do Espírito,

Efésios 5.18

Elienai Cabral observa que, a ordem "enchei-vos" dá a ideia de um enchimento progressivo, isto é, ir enchendo até transbordar.

Donald Carrel Stamps observa que, no grego, “enchei-vos” tem o sentido de “ser enchido repetidas vezes”, a vida espiritual do filho de DEUS deve experimentar a renovação constante (Efésios 3.14-19; 4.22-24; Romanos 12.2), mediante enchimentos repetidos do ESPÍRITO SANTO.

O cristão deve ser batizado no ESPÍRITO SANTO após a conversão (Atos 1.5; 2.4 para mais detalhes sobre isto, leia o nosso estudo da lição 3, que você pode baixar através da página SUBSÍDIOS EBD ANDRADINA no FACEBOOK ou solicitar grátis via whatsapp 18 9 9691- 1591), mas, também deve renovar-se no ESPÍRITO repetidas vezes, para adoração a DEUS, serviço e testemunho (Atos 4.31-33).

John Stott observa que Paulo já havia dito a seus leitores que eles foram selados com o ESPÍRITO SANTO e que não devem entristecer o ESPÍRITO SANTO (Efésios 1.13; 4.30), agora lhes ordena, “enchei-vos do Espírito”, Stott observa ainda que, no culto pagão ao deus grego Dionísio, a embriaguez era considerada um meio para se obter a inspiração. Mas é um sério erro supor que estar cheio do ESPÍRITO de JESUS Cristo seja um tipo de embriaguez espiritual em que perdemos o controle de nós mesmos.

 

Pelo contrário, o autocontrole (enkrateia) é a qualidade final mencionada como sendo o fruto do Espírito em Gálatas 5:22-23. Sob a influência do ESPÍRITO SANTO não perdemos o controle; nós o ganhamos. É verdade que no dia do Pentecoste alguns disseram que os discípulos cheios do ESPÍRITO estavam bêbados; “Estão cheios de mosto” (Atos 2.13). Estes eram uma minoria, no entanto, descritos por Lucas como sendo “outros” (Atos 2.13). A maioria não pensava assim, mas ficou atônita ao ouvir as poderosas obras de DEUS sendo anunciadas em suas próprias línguas.

 

Parece que a minoria nem sequer estava sendo sincera em atribuir a embriaguez aos cristãos cheios do ESPÍRITO. Lucas diz que estavam zombando deles, de modo que a obra do ESPÍRITO estava sendo “erroneamente interpretada com escárnio”.

(Ser cheio do ESPÍRITO SANTO pode se referir tanto ao batismo no ESPÍRITO SANTO quanto a vida plena no ESPÍRITO)

 

1   A Importância da Devoção Pela Palavra e Oração

 

1.     Devoção.

Devoção vem do latim “Devotio” que, para nós, tem o sentido de; apego sincero a DEUS e a sua Palavra, dedicação a DEUS e as práticas religiosos, prestar culta a DEUS da maneira correta, ser dedicado, fazer aquilo que DEUS espera de nós.

 

2.     A oração e a Palavra.

Como disse certa vez Hernandes Dias Lopes:

“O problema da Igreja não é orar (nós oramos), o problema da Igreja é continuar orando (ter disciplina para continuar orando constantemente)” - grifo pessoal meu

Veja abaixo outras frases sobre oração para nossa reflexão:

“A oração é o antídoto para todas as nossas aflições” – João Calvino

 

“Atualmente estou tão ocupado que não posso passar menos de 4 horas por dia na presença de Deus” Martinho Lutero “A oração fará o homem deixar de buscar o pecado ou o pecado fará o homem deixar de orar” –

John Bunyan

 

“Nenhum homem é maior do que a sua vida de oração. O pastor que não ora está brincando de ser pastor, as pessoas que não estão orando estão desviando (ou já desviaram), o púlpito pode ser uma vitrine para mostrar os talentos de uma pessoa, já o quarto de oração não permite nenhum exibicionismo” Leonard Ravenhill

 

“A boa pregação nasce da boa oração” – John Piper

 

“Eu preferiria ensinar 1 homem a orar do que 10 homens a pregar” Charles Spurgeon

“Eu posso fazer mais que orar, depois de ter orado, mas eu não posso fazer mais que orar, até que eu tenha orado!” - John Bunyan

 

“A maior preocupação do diabo é afastar os cristãos da oração. Ele não teme os estudos, nem o trabalho e nem a religião daqueles que não oram. Ele ri de nossa labuta, zomba de nossa sabedoria, mas treme quando nós oramos.” - Samuel Chadwick

 

“O homem que mobiliza a igreja cristã para orar estará dando a maior contribuição para a história da evangelização do mundo.” - Andrew Murray

 

Sabemos que não pode existir vida espiritual abundante sem vida de oração e Palavra de DEUS. O SENHOR nos ensina isso através de sua santa Palavra, veja o que disse o rei Davi:

2.  Atende à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois a ti orarei.

3.   Pela manhã, ouvirás a minha voz, ó SENHOR; pela manhã, me apresentarei a ti, e vigiarei.

Salmo 5.2,3

Certamente é impossível vigiar da maneira correta (aos olhos de DEUS) sem ter conhecimento aprofundado da Palavra de DEUS.

O SENHOR JESUS disse algo semelhante as palavras de Davi para seus discípulos:

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação..

Mateus 26.41

O contexto do Novo Testamento (de uma maneira geral) mostra que é impossível a “Igreja” crescer e avançar sem vida de oração e sem conhecimento da Palavra de DEUS. É fácil chegar á conclusão de que é impossível vigiar da maneira correta sem oração e Palavra de DEUS.

(Os apóstolos de Cristo disseram) Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.

Atos 6.4

 

3.     O viver sabiamente.

Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,

Efésios 5.15

O pequeno parágrafo de Paulo que aqui pela ordem, é baseado em duas pressuposições:

A primeira, que os cristãos são sophoi, pessoas sábias, não néscias.

A segunda, que a sabedoria cristã é sabedoria prática, pois nos ensina como devemos comportar-nos. A palavras de Paulo sobre “comportamento cristão” no decorrer de toda a carta tem sido um conceito hebraico,

“andar”.

Nosso andar ou comportamento cristão, Paulo já disse, não mais deve ser conforme o mundo, a carne e o diabo (Efésios 2:1-3), ou como os pagãos (Efésios 4:17). Pelo contrário, deve ser digno da vocação que recebemos de DEUS, em amor, e como filhos da luz (Efésios 4:1; 5:1; 5:8). Agora ele acrescenta uma exortação mais geral para nos comportarmos como as pessoas sábias que ele nos dá o crédito de sermos: Vede prudentemente como andais, escreveu. Tudo quanto vale a pena fazer requer cuidado.

 

Todos nós tomamos cuidado com as coisas que nos parecem importantes: com nosso emprego, com a nossa educação, com o nosso lar e com a nossa família, com os nossos passatempos, com nosso modo de vestir e com a nossa aparência. Assim, como cristãos, devemos ter cuidado com a nossa vida cristã. Devemos tratá-la como a coisa séria que é. “Portanto, vede prudentemente como andais”, “não como tolos, mas como sábios”.

John MacArthur traduz o termo “Vede prudentemente como andais” da seguinte forma: “andar de maneira correta e com grande cuidado”, Salmo 1.1; Mateus 7.4.

4.     Remindo o tempo.

Remindo o tempo, porquanto os dias são maus.

Efésios 5.16

 

Este versículo teria sido melhor traduzido como: tirando o maior proveito do tempo, porquanto os dias são maus, seria a melhor tradução, sendo que “tempo” (Kairos) se refere (aqui) a cada oportunidade que passa. Certamente as pessoas sábias têm consciência de que o tempo é um bem precioso. Todos nós temos a mesma quantidade de tempo à nossa disposição, com sessenta minutos por hora e vinte e quatro horas por dia.

 

Nenhum de nós pode esticar o tempo. As pessoas sábias, porém, o empregam com o maior proveito possível. Sabem que o tempo está passando, e também que os dias são maus. Deste modo, agarram cada oportunidade enquanto ainda podem. Uma vez tendo passado (as oportunidades), até as pessoas mais sábias não podem reavê-las. Alguém colocou um anúncio, certa vez, da seguinte forma:

“PERDIDAS, ontem, nalgum lugar entre o nascer e o pôr do sol, duas horas de ouro, cada uma cravejada com sessenta minutos de diamante. Nenhuma recompensa é oferecida, pois foram-se para sempre!’

Certa vez, Jonathan Edwards, o filósofo-teólogo que veio a ser o instrumento de DEUS no “Grande Despertamento” nos Estados Unidos em 1734, escreveu na septuagésima das suas famosas Resoluções pouco antes do seu vigésimo aniversário:

“Nunca perder um só momento de tempo, mas, sim, tirar proveito dele da maneira mais proveitosa que eu puder”.

Era um homem sábio, pois o primeiro sinal de sabedoria que Paulo dá aqui é o uso disciplinado do tempo.

As pessoas sábias discernem a vontade de DEUS. Têm a certeza de que, ao passo que a vontade própria é insensatez, a sabedoria pode ser achada na vontade de DEUS e em nenhum outro lugar.

2   A Importância em Manter-se “Cheio do Espírito”

 

1.     E não vos embriagueis com vinho (Efésios 5.18.a).

2.     Mas enchei-vos do Espírito (Efésios 5.18b).

E não vos embriagueis com vinho,em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito.

Efésios 5.18

 

O Dr. Martyn Lloyd-Jones pastor e médico faz uma observação importante sobre Efésios 5.18, escrevendo como médico e como pastor, ele faz uma comparação e um útil contraste entre o estado de embriaguez e o “encher-se do ESPÍRITO”. Lloyd-Jones Diz: “O vinho — o álcool —... farmacologicamente (isto é, com base na farmacologia – ramo da medicina que estuda as propriedades químicas dos medicamentos e suas respectivas classificações) falando não é um estimulante, é um depressivo. Tome qualquer livro de Farmacologia e procure a referência de ‘álcool’, e verá que está sempre classificado entre os depressivos. Não é um estimulante”. Além disso, “deprime primeiro e principalmente os centros mais altos de todos no cérebro... Controlam tudo quanto ao homem autocontrole, sabedoria, entendimento, discriminação, julgamento, equilíbrio, e poder para avaliar tudo; noutras palavras, tudo quanto leva o homem a comportar-se da melhor e mais nobre maneira possível”. O que o Espírito Santo faz, porém, é exatamente o oposto. “Se fosse possível colocar o Espírito Santo num manual de Farmacologia, eu o classificaria entre os estimulantes, porque é a esta categoria que ele pertence. Realmente ele estimula mesmo... estimula todas as faculdades... a mente e o intelecto... o coração... e a vontade..!

3.     Não confundir com o batismo no ESPÍRITO SANTO.

Em Atos 2.4, ser cheio do ESPÍRITO SANTO refere-se ao batismo no ESPÍRITO SANTO, veja:

E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

Atos 2.4

 

Já em Efésios 5.18 se refere a “uma vida plena no ESPÍRITO SANTO”, veja:

E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito, Efésios 5.18

 

O professor Francis Davidson (autor do comentário bíblico F. Davidson) observa que o contraste notável de Efésios 5.18 entre a embriaguez e o “ser cheio do ESPÍRITO” não é notado tão prontamente por um crente de nossa época; mas o hábito da embriaguez era tão universal entre as populações pagãs, das quais os cristãos gentios se originaram, que tal contraste lhes era realmente apropriado.

 

Temos uma vida plena no ESPÍRITO SANTO quando (somos primeiramente batizados no ESPÍRITO SANTO), quando mantemos uma fé viva em JESUS Cristo (Gálatas 3.5), estamos repletos da Palavra de DEUS (Colossenses 3.16), oramos, damos graças e cantamos ao SENHOR (1 Coríntios 14.15; Efésios 5.19,20), estes são apenas alguns resultados de uma vida “Plena no

ESPÍRITO SANTO”.

Na Bíblia, encher (de um modo geral) significa "ser controlado por". "Todos na sinagoga, ouvindo estas coisas, se encheram de ira" (Lucas 4.28), ou seja, "se deixaram controlar pela ira" e, por isso, tentaram matar JESUS.

"Mas os judeus, vendo as multidões, tomaram-se de inveja.." (Atos 13.45a), isto é, controlados pela inveja, os judeus opuseram-se ao ministério de Paulo e Barnabé. Ser "cheio do ESPÍRITO" é ser controlado todo o tempo pelo ESPÍRITO em nossa mente, em nossas emoções e na volição (ação de escolher ou decidir).

 

3                                            Vigilantes Contra a Frieza Espiritual

 

1.     Testemunho Transbordante.

 

Falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais (falar com salmos, hinos e cânticos espirituais eram formas de cantar, ou seja, Paulo enfatizou bem a necessidade de cantar como forma de louvar a DEUS), cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração (Russel Norman Champlin observa que este versículo deve estar na mente de todos que tem um ministério de música).

Efésios 5.19

JESUS disse que a boca fala daquilo que há em abundância no coração (Mateus 12.34; Lucas 6.45), quando uma pessoa canta uma canção, está simplesmente expressando aquilo que ela gosta, aquilo que lhe agrada. A música cristã deve ser uma prática entre os “salvos”, não deve em hipótese alguma ser “carnal” (com letras antropocêntricas, sensuais, vingativas ou algo do tipo).

A Palavra de DEUS nos ordena (ou ensina) por várias vezes que devemos cantar ao SENHOR (Êxodo 15.21; Salmo 33.3; 68.32; 96.1; 98.1; 105.2;

149.1; Isaías 12.5; 42.10; Jeremias 20.13; 31.7; Apocalipse 5.9; 14.3).

A Palavra de DEUS nos ordena a cantar como forma de louvar ao SENHOR porque a música nos ajuda a memorizar e fixar em nossas mentes as obras de DEUS, veja o exemplo do Salmo 96.2:

Cantai ao SENHOR, bendizei o seu nome; anunciai a sua salvação de dia em dia.

Salmo 96.2

Ou seja, nós devemos cantar proclamando a salvação de DEUS (dia após dia).

Porque DEUS gosta tanto de nos ouvir cantar sobre ELE e suas obras?

Porque ELE é digno de ser adorado, e para que o louvor sincero chegue na boca do servo de DEUS, é preciso estar primeiro no coração do servo de DEUS, é por isso que DEUS gosta tanto de ouvir seus servos cantando em louvor a ELE.

 

A musica tem um grande poder de “fixar informações em nossos corações”, por isso é tão importante cantar ao SENHOR com salmos, e hinos, e cânticos espirituais (Efésios 5.19).

(Reflita sobre, que tipo de músicas você tem ouvido e cantado. Tenha em mente também que há inúmeras músicas que carregam o nome de “gospel ou evangélicas” mas não tem nada de Espiritual. Pense nisso).

2.     Dar graça em tudo (Efésios 5.20).

Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,

Efésios 5.20

 

Devemos dar graças a DEUS pelo quê?

Devemos dar graças a DEUS porque estamos vivos, quando muitas pessoas melhores do que nós não estão mais, devemos dar graças a DEUS pelas coisas boas e até mesmo pelas coisas que não parecem boas, devemos dar graças a DEUS mesmo quando choramos ou estamos enfermos, pois isso nos mostra o quanto somos dependentes de DEUS, por isso devemos dar graças a DEUS por tudo (Efésios 5.20).

 

3.     Sujeição (Efésios 5.21).

 

Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.

Efésios 5.21

 

Sujeitando-vos” no grego é “upotasso” que significa (nesta passagem) sujeitar-se, subordinar-se, estar sujeito, respeitar ao máximo. Essa submissão deve ser mútua entre o “povo de DEUS” e a base dessa submissão deve ser o amor (como bem observou Champlin).

 

O quebrantamento e a humildade expressam bem a plenitude do ESPÍRITO SANTO. Um cristão que não demonstra humildade diante de DEUS e dos homens certamente não está na direção certa.

 

Conclusão:

Quando Paulo disse “enchei-vos” em Efésios 5.18, isto tem o sentido de “ter uma vida cristã na plenitude do ESPÍRITO, e isto se expressa nos cultos, no lar, na vizinhança, no trabalho e em todo lugar.

Observando bem, é possível saber quem vive na plenitude do ESPÍRITO e quem não vive.

 

Fontes

 

Enciclopédia Bíblica Russel Norman Champlin,

Bíblia de Estudo Pentecostal,

Revista Alerta Cristão 1º Trimestre de 2021,

Comentário Bíblico F. Davidson,

Bíblia de Estudo MacArthur,

Comentário Bíblico de Efésios – Elienai Cabral,

A mensagem de Efésios – John Stott,

Comentário Bíblico Moody,

Comentário Devocional da Bíblia – Lawrence O. Richards,

Apontamentos teológicos professor José Junior.