ELEIÇÃO e PREDESTINAÇÃO
Texto Áureo
4.
como também nos elegeu
nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis
diante dele em caridade ( amor),
5.
e nos predestinou
para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito
de sua vontade,
Efésios 1.4,5
As palavras “ELEIÇÃO” e “PREDESTINAÇÃO” não
são sinônimos ( não
tem o mesmo
significado).
ELEIÇÃO: É a escolha (feita por Deus)
daqueles que que crêem em Cristo ( Romanos 8.29-33; 9.6-26; 11.5,7,28:
Colossences 3.12: 1 Tessalonicenses
: 2 Tessalonicenses 2.13: Tito 1.1), a “ELEIÇÃO” (gr. Eklegoe), refere- se a escolha feita por
Deus, através de Cristo, de um povo para si mesmo, a fim de que sejam santos e
inculpáveis diante dele (2 Tessalonicenses 2.13),
essa ELEIÇÃO é uma expressão do amor de Deus, que recebe como Seu todos que
recebem seu Filho Jesus Cristo (João 1.12).
A doutrina da eleição tange as seguintes
verdades:
1- A eleição é cristocêntrica, isto
é, a eleição de pessoas ocorre em união a Jesus Cristo. Deus nos elegeu em
Cristo para salvação ( Efésios 1.4), o
próprio Cristo é o primeiro de todos os eleitos de Deus. A respeito de Jesus,
Deus declara “Eis aqui o meu servo que (
EU) escolhi” ( Mateus 12.18: Isaías 42.1,6: 1 Pedro
2.4). Ninguém é eleito sem estar unido a Cristo pela fé.
2- A
eleição é feita em Cristo, a eleição para salvação em Cristo é oferecida a
todos ( João 3.16,17: 1 Timóteo 2.4-6: Tito 2.11).
3- A eleição torna-se realidade para
cada pessoa que demostre verdadeiro arrependimento e fé, ao receber Jesus
Cristo como seu Senhor e salvador ( Efésios 2.8;
3.17: Atos 20.21: Romanos 1.16. 4.16). Mediante a fé o Espírito Santo
admite o crente ao corpo eleito ( a igreja) de Cristo (1
Corínitos 12.13), e assim o crente torna-se um dos eleitos, portanto,
podemos dizer que, tanto Deus, quanto o homem tem responsabilidade na eleição (Romanos 8.29: 2 Pedro 1.1- 11).
PREDESTINAÇÃO:
Do grego “PROORIZO”Significa, “Decidir de
antemão” ( decidir de maneira antecipada,
determinar antes) e se aplica aos propósitos de Deus inclusos na eleição.
Portanto, eleição é a escolha feita por Deus
em Cristo, de um povo para si mesmo ( a igreja verdadeira).
E a
predestinação abrange o que acontece e acontecerá com o povo de Deus ( todos os
crentes genuínos em Cristo).
1 – Eleitos para uma Vida Santa e Irrepreensível
1.
Eleição divina.
Existe muita confusão sobre o assunto
“ELEIÇÃO DIVINA”, e infelizmente cerca de 98% de toda esta confusão surge do
meio do próprio povo de Deus ( Para mais detalhes sobre isto leia o nosso
micro-ebook de apoio para a lição 3 – O popular olhar mascavado sobre Eleição e
Predestinação).
A eleição é uma escolha feita por Deus ( Efésios 1.4), Paulo procurou fazer com que os
irmãos de Éfeso entendessem que Deus elege ( escolhe) aqueles que “recebem
Jesus”, ou seja, crêem em Jesus e em sua obra redentora ( João 1.12), o pastor Donald Carrel Stamps, notável
ensinador bíblico, foi muito acertivo ao dizer que a eleição de pessoas ocorre
somente em união a Cristo e que ninguém é eleito sem estar unido a Cristo pela
fé. Esta escolha ( eleição) foi feita antes da fundação do mundo ( Efésios 1.4), em outras palavras, a eleição (
escolha de Deus), não foi uma decisão impulsiva, Deus escolheu, antes da
fundação do mundo, salvar todos aqueles que decidirem receberer Cristo.
Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de
serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome, João 1.12
2.
As condições da eleição.
A eleição para a salvação em Cristo é
oferecida a todos. Veja:
Porque
Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo
aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3.16
4.
(Deus) quer que
todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade.
5.
Porque há um só
Deus e um só mediador entre Deus e os homens,
Jesus Cristo, homem,
6.
o qual se deu a si mesmo em
preço de redenção por todos, para
servir de testemunho a seu tempo.
1 Timóteo 2.4-6
Fomos eleitos por iniciativa divina, foi Deus
quem teve a iniciativa de salvar a humanidade através de Cristo, portanto fomos
eleitos por iniciativa divina por meio da maravilhosa obra de Cristo e não por
nossos próprios méritos. O ser humano tem o livre arbítrio ( direito de
escolha) para decidir se quer receber a Cristo, ou não, se quer servir a Deus,
andar em obediência a Deus ou não.
Deus escolhe ( Ele já decidiu isso, antes da
fundação do mundo) aqueles que, usando seu livre arbítrio ( direito de escolha)
decidem receber cristo e obedecer a Deus. Em outras palavras, é como se Deus
disesse: Aqui tem um barco ( Jesus) eu escolho salvar aqueles que entrarem
nesse barco ( Jesus), quem não entrar não será salvo.
A condição para ser salvo é estar
no barco ( ou seja, estar em Cristo).
3.
Vida santa e irrepreensível.
Paulo enfatiza que a ELEIÇÃO tem a finalidade
específica de “sermos santos e irrepreensíveis diante de Deus.
como também nos elegeu
nele antes da fundação do mundo, para que
fôssemos santos e
irrepreensíveis diante dele em caridade,
Efésios 1.4
Aqueles que foram eleitos ( escolhidos por
Deus) pelo fato de receberem Cristo (isso os faz estarem na condição de
eleitos), devem ser santos ( isto é
viver separados das coisas erradas, que Deus não se agrada) e irrepreensíveis, isto é, obtiveram a
revelação da Palavra ( vontade de Deus), sendo assim, devem andar, se comportar
de acordo com o conhecimento da Palavra ( vontade de Deus) que receberam de
Deus.
Não devem agir de forma que venham a ser repreendidos por Deus, pois sabem
qual é a vontade de Deus, e por isso, devem agir de acordo com a vontade de
Deus.
O vocábulo grego “HAGIOS” no aspecto espiritual significa
“SEPARADO DO PECADO” ( não significa
‘PERFEITO” como pensa a crença popular).
O adjetivo
grego “AMÕMOS” expressa algo “SEM DEFEITO, INCULPÁVEL”, em outras palavras,
dentro do contexto das palavras de Paulo, ser IRREPREENSÍVEL é por em prática
tudo aquilo que Deus ensina, se comportar de acordo com o conhecimento que Deus
deu.
Os termos apontam para a santificação, isto
é, o mais alto padrão ético e moral de vida, a fim de agradar a Deus, que nos
elegeu ( Efésios 5.1-3).
nova vida dos eleitos.
Paulo explica aos irmãos de Éfeso que a
pessoa que recebe a Cristo, e que por isso é eleito (a) de Deus, deve deixar de
lado a velha conduta, ou seja, os velhos hábitos, tais como, mentiras, furto,
palavras torpes ( que contrariam ou ferem os bons costumes), amargura, ira e
cólera, a malícia ( Efésios 4.22, 25,28,29,31).
E Paulo ainda da severas
advertências contra fornicação, impureza, avareza e embriaguez ( Efésios 5.3,15,18). Os eleitos devem se comportar de
tal forma, que através sua conduta, seus hábitos, eles louvem a Deus com sua
vida em todos as áreas de sua existência.
Essas orientações de Paulo aos irmãos de
Éfeso apontam para uma radical transformação, despir-se do velho homem, do
velho “eu” exige abandonar a velha natureza com suas paixões, adotar uma nova
perspectiva ( forma ou aparência sob a qual algo se apresenta) mental e uma
nova forma de vida ( Colossenses 3.9,10; Romanos 6.6-9).
Somente o Espírito Santo capacita o crente
para este novo estilo de vida, se o indivíduo recebe a Cristo, ele tem a partir
de então, a ajuda contínua do Espírito Santo, para viver da forma que os
eleitos de Deus devem viver.
2 – Predestinados para
Filhos de Adoção
1. A predestinação.
A PREDESTINAÇÃO ( se aplica aos propósitos de
Deus inclusos na eleição. Em outras palavras:
A “ELEIÇÃO” é a escolha feita por Deus, Deus
escolhe a todos que recebem a Cristo.
A“PREDESTINAÇÃO”
é o que Deus determinou para aqueles que recebem a Cristo, ou seja, vida
eterna, salvação, paz com Deus, etc. A predestinação abrange o que acontecerá
ao povo escolhido por Deus.
A predestinação não se refere a escolha de
alguns para a salvação e de outros para a perdição, porque Deus não faz acepção
de pessoas ( Deuteronômio 10.17; Deuteronômio
16.19; 2 Crônicas 19.7; Jó
34.19; Atos 10.34,
Romanos 2.11; Efésios 6.9; Colossenses 3.25;
Tiago 2.9).
Recapitulando
ELEIÇÃO significa escolha, enquanto
PREDESTINAÇÃO tem a ver com o fim dado aos escolhidos, por assim dizer.
ELEIÇÃO é o ato pelo qual Deus escolhe homens
para si mesmo.
PREDESTINAÇÃO é o ato determinativo de Deus
quanto ao destino dos que Ele escolheu.
ELEIÇÃO é a escolha graciosa de Deus daqueles
que estão em Cristo para formarem o seu povo (Ef
1.4; 1Pe 2.9,10).
PREDESTINAÇÃO é o propósito determinado por
Deus desde a eternidade para esse povo.
2. Filhos por Adoção.
Deus claramente decidiu de antemão que seus
eleitos seriam
“adotados como seus filhos através de Jesus
Cristo”. A adoção na família de Deus se origina do amor, da boa vontade do
desejo de Deus e do desejo de ter muitos filhos e filhas em sua família Essa
“adoção” é mais do que um relacionamento com Deus como seus
filhos, que já alcançamos pelo novo
nascimento: ela abrange todos os privilégios
e responsabilidades que pertencem àqueles que Deus reconheceu como seus filhos,
nascidos livres e conscientes. É uma posição que recebemos de Cristo, nosso
Redentor, através da fé (Gálatas 3.26; 4.5);
da qual nos apropriamos na prática através da obediência à orientação do
Espírito Santo (Romanos 8.14 e seguintes; Gálatas
4.6 e seguintes).
Paulo explica aos irmãos de Éfeso que a
“filiação” do cristão não se baseia na relação natural na qual os homens estão
diante de Deus por terem sido criados por Ele, mas sim numa nova relação, pela
GRAÇA, efetivada na “OBRA DE CRISTO”. Neste sentido espiritual, adoção para
Paulo significa a aceitação na família de Deus (ou seja, aqueles que recebem a
Cristo são “adotados por Deus como filhos”).
3.
Os
privilégios da adoção.
Deus criou o ser humano para que este tivesse
constante comunhão com Ele, mas o pecado rompeu com essa dádiva (Gênesis 1.26; 3.23,24). Mas através da obra
redentora de Cristo, Deus reconciliou com Ele todos aqueles que recebem a
Cristo como seu salvador e Senhor.
Portanto,
agora, nenhuma condenação há para os que
estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o
espírito. Romanos 8.1
Aqueles que recebem a Cristo,
ganham o direito de ter intimidade com o Pai.
Um fato digno de nota é que nos tempos do
apóstolo Paulo a sociedade de Éfeso era uma sociedade “matriarcal”* onde a
deusa Diana é quem dominava, por isso na carta aos Efésios Paulo fala muito
sobre “paternidade”de Deus, para combater essa até então
“sociedade matriarcal”. Na epoca de Paulo
havia muitas sacerdotizas ( prostitutas) que tinham filhos e os abandonavam por
não poderem manter as crianças dentro do templo de Diana, por isso haviam
muitos orfãos, outro fato pelo qual Paulo fala muito sobre a
“paternidade” de Deus.
*matriarcal:
Forma de organização social em que a mulher (mãe) teria uma posição dominante
na familia ou sociedade
3 – A Sublimidade
do Propósito Divino na Predestinação
1. Predestinação e salvação.
O termo “PREDESTINAÇÃO” aparece seis vezes no Novo Testamento (Atos 4.28; Romanos 8.29-30; 1 Coríntios 2.7;
Efésios
1.5,11). Em nenhuma
dessas vezes, a expressão faz referência a pecadores sendo destinados à
condenação eterna. Muitos que se dizem cristãos acreditam que existe uma dupla
predestinação, isto é, muitos acreditam que Deus predestinou uns para a
salvação e outros para a perdição, mas este não é um modo correto de entender a
predestinação. Pois como Deus poderia ser considerado um “Justo Juiz” se
condenar um réu previamente (de maneira antecipada, independente de se a
conduta do réu for correta ou não)?
Se existisse uma predestinação para a
condenação então Jesus não teria dito:
15. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o
evangelho a toda criatura.( não haveria necessidade de ir por todo mundo pregando o Evangelho
a toda criatura se Deus já tivesse predestinado uns para a perdição e outros
para a salvação, não haveria necesidade de Jesus ter dito estas palavras se já
houvessem pessoas predestinadas a perdição, recebendo Cristo ou não)
16. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não
crer será condenado.( Jesus foi claro ao dizer, quem
crer... será salvo, e quem não crer, será condenado. A decisão de crer ou não é
de cada ser humano, se crer, isto é, receber a Cristo, o barco de salvação,
será salvo, se não crer, não será salvo, a decisão é individual, a condição
para estar predestinado a receber bençãos indizíveis é receber Cristo, só
depende de mim, aceitar a PREDESTINAÇÃO de Deus através de Cristo ou não).
17. E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome,
expulsarão demônios; falarão novas línguas;
Marcos 16.15-17 ( Estes sinais seguirão aos que crerem, o Evangelho deve ser pregado
a todos, o convite de salvação é para todos, todos sem excessão, tem a opção de
querer crer ou não querer. Se decidir crer, está predestinado a receber
inúmeras bençãos preparadas por Deus antes da fundação do mundo, e se decidir
não crer, não está predestinado a receber tudo o que Deus preparou através
Cristo Jesus).
Só serão condenados aqueles que rejeitarem
Cristo, e aqueles que rejeitarem Cristo, terão feito isto de livre e espontânea
vontade, terão rejeitado a PREDESTINAÇÃO de Deus, por livre e espontânea
vontade.
Há mas, e quanto aqueles que nunca tiveram a
chance de ouvir o Evangelho e morreram sem ter esta chance?
R: Quanto a estes, podemos ter a certeza de
que Deus, sendo Justo Juiz, os julgará de acordo com sua infinita sabedoria, justiça e misericórdia.
“A questão
da predestinação não significa Deus decidindo antecipadamente quem será salvo
ou não, mas decidindo antecipadamente o que planeja que os eleitos, em Cristo,
sejam ou venham a ser”
2. A predestinação e o amor.
Antes da criação de qualquer coisa, o plano
divino de redimir a humanidade e definir o destino dos crentes já estava
estabelecido (Efésios 1.4,5). Sem dúvida foi
o amor de Deus que fez com que Ele elegesse e predestinasse aqueles que recebem
a Cristo, bem como o envio de Cristo para redimir a humanidade, tudo foi por
AMOR.
A generosidade de Deus para conosco é
concretizada pela nossa união com o seu muito amado Filho. Podemos dizer que o
amor de Deus por seu único Filho o motivou a ter muito mais filhos — cada um
dos quais seria igual a seu Filho (Romanos 8.28-30),
por estarem em seu Filho e por serem moldados à sua imagem.
Foi por amor que fomos eleitos por Deus e
predestinados em Cristo (Romanos 8.29; Efésios 1.4,5).
Isso implica dizer que o “favor imerecido”, a fé necessária para crer e o uso
do livre-arbítrio para responder ao chamado, tudo isso provém do amor de Deus (Efésios 2.4,8). Não obstante, os que se achegam a
Cristo não são coagidos, mas atraídos a Ele (João 12.32).
Conclusão:
Cristo morreu por todos e por cada um dos
pecadores. Desde a eternidade, segundo a sua presciência, em Cristo, Deus
elegeu e predestinou os que creriam e perseverariam na fé a viver em santidade,
receber a filiação divina e a desfrutar de todas as bênçãos espirituais
divinamente estipuladas.
Referências:
Bíblia de Estudo Pentecostal,Enciclopédia Bíblica
R. N. Champlin, Calvinismo e Arminianismo
Evangélico – John
L. Girardeau, E-Book Subsídios EBD – A igreja
Eleita, Livro de Apoio 2º trimestre de 2020 – Adultos, Bíblia de Estudo do
Expositor, Calvinismo ou Arminianismo, Quem está com a Razão
– Lucas Banzoli, Apontamentos
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