16 de abril de 2020

ELEIÇÃO e PREDESTINAÇÃO


ELEIÇÃO  e PREDESTINAÇÃO
Texto Áureo
4.  como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade ( amor),
5.  e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
Efésios 1.4,5

As palavras “ELEIÇÃO” e “PREDESTINAÇÃO” não são sinônimos ( não
tem o mesmo significado).

ELEIÇÃO: É a escolha (feita por Deus) daqueles que que crêem em Cristo ( Romanos 8.29-33; 9.6-26; 11.5,7,28: Colossences 3.12: 1 Tessalonicenses
                    : 2 Tessalonicenses 2.13: Tito 1.1), a “ELEIÇÃO” (gr. Eklegoe), refere- se a escolha feita por Deus, através de Cristo, de um povo para si mesmo, a fim de que sejam santos e inculpáveis diante dele (2 Tessalonicenses 2.13), essa ELEIÇÃO é uma expressão do amor de Deus, que recebe como Seu todos que recebem seu Filho Jesus Cristo (João 1.12).

A doutrina da eleição tange as seguintes verdades:
1-    A eleição é cristocêntrica, isto é, a eleição de pessoas ocorre em união a Jesus Cristo. Deus nos elegeu em Cristo para salvação ( Efésios 1.4), o próprio Cristo é o primeiro de todos os eleitos de Deus. A respeito de Jesus, Deus declara “Eis aqui o meu servo que  ( EU) escolhi” ( Mateus 12.18: Isaías 42.1,6: 1 Pedro 2.4). Ninguém é eleito sem estar unido a Cristo pela fé.

2-    A eleição é feita em Cristo, a eleição para salvação em Cristo é oferecida a todos ( João 3.16,17: 1 Timóteo 2.4-6: Tito 2.11).

3-    A eleição torna-se realidade para cada pessoa que demostre verdadeiro arrependimento e fé, ao receber Jesus Cristo como seu Senhor e salvador ( Efésios 2.8; 3.17: Atos 20.21: Romanos 1.16. 4.16). Mediante a fé o Espírito Santo admite o crente ao corpo eleito ( a igreja) de Cristo (1 Corínitos 12.13), e assim o crente torna-se um dos eleitos, portanto, podemos dizer que, tanto Deus, quanto o homem tem responsabilidade na eleição (Romanos 8.29: 2 Pedro 1.1- 11).

PREDESTINAÇÃO: Do grego “PROORIZO”Significa, “Decidir de
 antemão” ( decidir de maneira antecipada, determinar antes) e se aplica aos propósitos de Deus inclusos na eleição.
Portanto, eleição é a escolha feita por Deus em Cristo, de um povo para si mesmo ( a igreja verdadeira).
E a predestinação abrange o que acontece e acontecerá com o povo de Deus ( todos os crentes genuínos em Cristo).



1    – Eleitos para uma Vida Santa e Irrepreensível


1.     Eleição divina.
Existe muita confusão sobre o assunto “ELEIÇÃO DIVINA”, e infelizmente cerca de 98% de toda esta confusão surge do meio do próprio povo de Deus ( Para mais detalhes sobre isto leia o nosso micro-ebook de apoio para a lição 3 – O popular olhar mascavado sobre Eleição e Predestinação).

A eleição é uma escolha feita por Deus ( Efésios 1.4), Paulo procurou fazer com que os irmãos de Éfeso entendessem que Deus elege ( escolhe) aqueles que “recebem Jesus”, ou seja, crêem em Jesus e em sua obra redentora ( João 1.12), o pastor Donald Carrel Stamps, notável ensinador bíblico, foi muito acertivo ao dizer que a eleição de pessoas ocorre somente em união a Cristo e que ninguém é eleito sem estar unido a Cristo pela fé. Esta escolha ( eleição) foi feita antes da fundação do mundo ( Efésios 1.4), em outras palavras, a eleição ( escolha de Deus), não foi uma decisão impulsiva, Deus escolheu, antes da fundação do mundo, salvar todos aqueles que decidirem receberer Cristo.

Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome, João 1.12

2.             As condições da eleição.
A eleição para a salvação em Cristo é oferecida a todos. Veja:

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3.16

4.  (Deus) quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade.
5.  Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem,
6.  o qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.
1 Timóteo 2.4-6

Fomos eleitos por iniciativa divina, foi Deus quem teve a iniciativa de salvar a humanidade através de Cristo, portanto fomos eleitos por iniciativa divina por meio da maravilhosa obra de Cristo e não por nossos próprios méritos. O ser humano tem o livre arbítrio ( direito de escolha) para decidir se quer receber a Cristo, ou não, se quer servir a Deus, andar em obediência a Deus ou não.

Deus escolhe ( Ele já decidiu isso, antes da fundação do mundo) aqueles que, usando seu livre arbítrio ( direito de escolha) decidem receber cristo e obedecer a Deus. Em outras palavras, é como se Deus disesse: Aqui tem um barco ( Jesus) eu escolho salvar aqueles que entrarem nesse barco ( Jesus), quem não entrar não será salvo.

A condição para ser salvo é estar no barco ( ou seja, estar em Cristo).

3.             Vida santa e irrepreensível.
Paulo enfatiza que a ELEIÇÃO tem a finalidade específica de “sermos santos e irrepreensíveis diante de Deus.

como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que
fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade,
Efésios 1.4
Aqueles que foram eleitos ( escolhidos por Deus) pelo fato de receberem Cristo (isso os faz estarem na condição de eleitos), devem ser santos ( isto é viver separados das coisas erradas, que Deus não se agrada) e irrepreensíveis, isto é, obtiveram a revelação da Palavra ( vontade de Deus), sendo assim, devem andar, se comportar de acordo com o conhecimento da Palavra ( vontade de Deus) que receberam de Deus.

Não devem agir de forma que venham a ser repreendidos por Deus, pois sabem qual é a vontade de Deus, e por isso, devem agir de acordo com a vontade de Deus.

O vocábulo grego “HAGIOS” no aspecto espiritual significa
“SEPARADO DO PECADO” ( não significa ‘PERFEITO” como pensa a crença popular).

O adjetivo grego “AMÕMOS” expressa algo “SEM DEFEITO, INCULPÁVEL”, em outras palavras, dentro do contexto das palavras de Paulo, ser IRREPREENSÍVEL é por em prática tudo aquilo que Deus ensina, se comportar de acordo com o conhecimento que Deus deu.

Os termos apontam para a santificação, isto é, o mais alto padrão ético e moral de vida, a fim de agradar a Deus, que nos elegeu ( Efésios 5.1-3).

 nova vida dos eleitos.
Paulo explica aos irmãos de Éfeso que a pessoa que recebe a Cristo, e que por isso é eleito (a) de Deus, deve deixar de lado a velha conduta, ou seja, os velhos hábitos, tais como, mentiras, furto, palavras torpes ( que contrariam ou ferem os bons costumes), amargura, ira e cólera, a malícia ( Efésios 4.22, 25,28,29,31).


E Paulo ainda da severas advertências contra fornicação, impureza, avareza e embriaguez ( Efésios 5.3,15,18). Os eleitos devem se comportar de tal forma, que através sua conduta, seus hábitos, eles louvem a Deus com sua vida em todos as áreas de sua existência.

Essas orientações de Paulo aos irmãos de Éfeso apontam para uma radical transformação, despir-se do velho homem, do velho “eu” exige abandonar a velha natureza com suas paixões, adotar uma nova perspectiva ( forma ou aparência sob a qual algo se apresenta) mental e uma nova forma de vida ( Colossenses 3.9,10; Romanos 6.6-9).

Somente o Espírito Santo capacita o crente para este novo estilo de vida, se o indivíduo recebe a Cristo, ele tem a partir de então, a ajuda contínua do Espírito Santo, para viver da forma que os eleitos de Deus devem viver.

2 – Predestinados para Filhos de Adoção

1.     A predestinação.

A PREDESTINAÇÃO ( se aplica aos propósitos de Deus inclusos na eleição. Em outras palavras:

A “ELEIÇÃO” é a escolha feita por Deus, Deus escolhe a todos que recebem a Cristo.

A“PREDESTINAÇÃO” é o que Deus determinou para aqueles que recebem a Cristo, ou seja, vida eterna, salvação, paz com Deus, etc. A predestinação abrange o que acontecerá ao povo escolhido por Deus.

A predestinação não se refere a escolha de alguns para a salvação e de outros para a perdição, porque Deus não faz acepção de pessoas ( Deuteronômio 10.17; Deuteronômio 16.19; 2 Crônicas 19.7; Jó
34.19; Atos 10.34, Romanos 2.11; Efésios 6.9; Colossenses 3.25;
Tiago 2.9).

Recapitulando

ELEIÇÃO significa escolha, enquanto PREDESTINAÇÃO tem a ver com o fim dado aos escolhidos, por assim dizer.

ELEIÇÃO é o ato pelo qual Deus escolhe homens para si mesmo.

PREDESTINAÇÃO é o ato determinativo de Deus quanto ao destino dos que Ele escolheu.

ELEIÇÃO é a escolha graciosa de Deus daqueles que estão em Cristo para formarem o seu povo (Ef 1.4; 1Pe 2.9,10).

PREDESTINAÇÃO é o propósito determinado por Deus desde a eternidade para esse povo.
2.     Filhos por Adoção.

Deus claramente decidiu de antemão que seus eleitos seriam
“adotados como seus filhos através de Jesus Cristo”. A adoção na família de Deus se origina do amor, da boa vontade do desejo de Deus e do desejo de ter muitos filhos e filhas em sua família Essa “adoção” é mais do que um relacionamento com Deus como seus
filhos, que já alcançamos pelo novo nascimento: ela abrange todos os privilégios e responsabilidades que pertencem àqueles que Deus reconheceu como seus filhos, nascidos livres e conscientes. É uma posição que recebemos de Cristo, nosso Redentor, através da fé (Gálatas 3.26; 4.5); da qual nos apropriamos na prática através da obediência à orientação do Espírito Santo (Romanos 8.14 e seguintes; Gálatas 4.6 e seguintes).

Paulo explica aos irmãos de Éfeso que a “filiação” do cristão não se baseia na relação natural na qual os homens estão diante de Deus por terem sido criados por Ele, mas sim numa nova relação, pela GRAÇA, efetivada na “OBRA DE CRISTO”. Neste sentido espiritual, adoção para Paulo significa a aceitação na família de Deus (ou seja, aqueles que recebem a Cristo são “adotados por Deus como filhos”).

3.     Os privilégios da adoção.
Deus criou o ser humano para que este tivesse constante comunhão com Ele, mas o pecado rompeu com essa dádiva (Gênesis 1.26; 3.23,24). Mas através da obra redentora de Cristo, Deus reconciliou com Ele todos aqueles que recebem a Cristo como seu salvador e Senhor.

Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito. Romanos 8.1

Aqueles que recebem a Cristo, ganham o direito de ter intimidade com o Pai.
Um fato digno de nota é que nos tempos do apóstolo Paulo a sociedade de Éfeso era uma sociedade “matriarcal”* onde a deusa Diana é quem dominava, por isso na carta aos Efésios Paulo fala muito sobre “paternidade”de Deus, para combater essa até então
“sociedade matriarcal”. Na epoca de Paulo havia muitas sacerdotizas ( prostitutas) que tinham filhos e os abandonavam por não poderem manter as crianças dentro do templo de Diana, por isso haviam muitos orfãos, outro fato pelo qual Paulo fala muito sobre a
“paternidade” de Deus.

*matriarcal: Forma de organização social em que a mulher (mãe) teria uma posição dominante na familia ou sociedade

3 – A Sublimidade do Propósito Divino na Predestinação

1.     Predestinação e salvação.

O termo “PREDESTINAÇÃO” aparece seis vezes no Novo Testamento (Atos 4.28; Romanos 8.29-30; 1 Coríntios 2.7;

Efésios 1.5,11). Em nenhuma dessas vezes, a expressão faz referência a pecadores sendo destinados à condenação eterna. Muitos que se dizem cristãos acreditam que existe uma dupla predestinação, isto é, muitos acreditam que Deus predestinou uns para a salvação e outros para a perdição, mas este não é um modo correto de entender a predestinação. Pois como Deus poderia ser considerado um “Justo Juiz” se condenar um réu previamente (de maneira antecipada, independente de se a conduta do réu for correta ou não)?

Se existisse uma predestinação para a condenação então Jesus não teria dito:
15.  E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.( não haveria necessidade de ir por todo mundo pregando o Evangelho a toda criatura se Deus já tivesse predestinado uns para a perdição e outros para a salvação, não haveria necesidade de Jesus ter dito estas palavras se já houvessem pessoas predestinadas a perdição, recebendo Cristo ou não)

16.  Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.( Jesus foi claro ao dizer, quem crer... será salvo, e quem não crer, será condenado. A decisão de crer ou não é de cada ser humano, se crer, isto é, receber a Cristo, o barco de salvação, será salvo, se não crer, não será salvo, a decisão é individual, a condição para estar predestinado a receber bençãos indizíveis é receber Cristo, só depende de mim, aceitar a PREDESTINAÇÃO de Deus através de Cristo ou não).
17.  E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas;

Marcos 16.15-17 ( Estes sinais seguirão aos que crerem, o Evangelho deve ser pregado a todos, o convite de salvação é para todos, todos sem excessão, tem a opção de querer crer ou não querer. Se decidir crer, está predestinado a receber inúmeras bençãos preparadas por Deus antes da fundação do mundo, e se decidir não crer, não está predestinado a receber tudo o que Deus preparou através Cristo Jesus).

Só serão condenados aqueles que rejeitarem Cristo, e aqueles que rejeitarem Cristo, terão feito isto de livre e espontânea vontade, terão rejeitado a PREDESTINAÇÃO de Deus, por livre e espontânea vontade.

Há mas, e quanto aqueles que nunca tiveram a chance de ouvir o Evangelho e morreram sem ter esta chance?
R: Quanto a estes, podemos ter a certeza de que Deus, sendo Justo Juiz, os julgará de acordo com sua infinita sabedoria, justiça e misericórdia.

“A questão da predestinação não significa Deus decidindo antecipadamente quem será salvo ou não, mas decidindo antecipadamente o que planeja que os eleitos, em Cristo, sejam ou venham a ser”


2.     A predestinação e o amor.
Antes da criação de qualquer coisa, o plano divino de redimir a humanidade e definir o destino dos crentes já estava estabelecido (Efésios 1.4,5). Sem dúvida foi o amor de Deus que fez com que Ele elegesse e predestinasse aqueles que recebem a Cristo, bem como o envio de Cristo para redimir a humanidade, tudo foi por AMOR.

A generosidade de Deus para conosco é concretizada pela nossa união com o seu muito amado Filho. Podemos dizer que o amor de Deus por seu único Filho o motivou a ter muito mais filhos — cada um dos quais seria igual a seu Filho (Romanos 8.28-30), por estarem em seu Filho e por serem moldados à sua imagem.

Foi por amor que fomos eleitos por Deus e predestinados em Cristo (Romanos 8.29; Efésios 1.4,5). Isso implica dizer que o “favor imerecido”, a fé necessária para crer e o uso do livre-arbítrio para responder ao chamado, tudo isso provém do amor de Deus (Efésios 2.4,8). Não obstante, os que se achegam a Cristo não são coagidos, mas atraídos a Ele (João 12.32).


Conclusão:

Cristo morreu por todos e por cada um dos pecadores. Desde a eternidade, segundo a sua presciência, em Cristo, Deus elegeu e predestinou os que creriam e perseverariam na fé a viver em santidade, receber a filiação divina e a desfrutar de todas as bênçãos espirituais divinamente estipuladas.

Referências: 

Bíblia de Estudo Pentecostal,Enciclopédia Bíblica
R. N. Champlin, Calvinismo e Arminianismo Evangélico – John
L. Girardeau, E-Book Subsídios EBD – A igreja Eleita, Livro de Apoio 2º trimestre de 2020 – Adultos, Bíblia de Estudo do Expositor, Calvinismo ou Arminianismo, Quem está com a Razão
– Lucas Banzoli, Apontamentos teológicos Prof: José Junior
Se nossos materiais tem sido uma benção na sua vida, compartilhe com outras pessoas.
...de graça recebestes, de graça dai. Mateus 10.8

E também lhe pedimos um ato de RECIPROCIDADE, caso nossos PDFs tenham sido benção pra você, por favor curta e avalie nossa página no FACEBOOK, assim o FACEBOOK irá sugerir a nossa página para mais pessoas e você estará nos ajudando a levar a Palavra de Deus para mais pessoas.
Nós não ganhamos nenhum centavo produzindo estes PDFs e nem queremos, nosso único objetivo é propagar a Palavra de Deus contribuindo para a edificação dos irmãos.

Que Deus o (a) abençoe grandemente sempre.



Por = Prof. Jose Junior