6 de julho de 2020

DESPERTAMENTO ESPIRITUAL - UM MILAGRE


DESPERTAMENTO ESPIRITUAL - UM MILAGRE

Texto Áureo

 E isto digo, conhecendo o tempo, que é já hora de despertarm
os do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.
Romanos 13.11

Há uma diferença entre explicação e aplicação de um texto.
O contexto do Texto Áureo aponta para a segunda vinda de Cristo. O comentarista da lição não deu uma explicação do texto, mas fez uma aplicação do texto com o objetivo de corroborar o tema da lição.

Uma aplicação acertada que podemos tirar do texto é, muitos cristãos “dormem espiritualmente”, não oram como deveriam, não meditam na Palavra como deveriam, enfim, não vivem como deveriam viver na presença do Senhor, não tem responsabilidade, muitos cristãos pensam que sempre terão tempo para buscar mais a Deus ou se consertar na presença do Senhor, muitos estão dormindo espiritualmente sem ao menos se dar conta de que estão dormindo. Oremos para ter um despertamento espiritual em nossas vidas e na vida de nossos irmãos. 

O primeiro passo para ter um despertamento espiritual é, ter consciência de que precisamos de um.

1 – O Despertamento Espiritual Emana do Próprio Deus

Despertamento vem de Despertar que significa: Sair do sono, do estado dormente, acordar, sair da inércia, sair do limbo (ou seja, sair do estado de indecisão, ver intelectualmente aquilo que não se via antes, capacidade intelectual ou espiritual superior que pode fazer com que um indivíduo cresça no ambiente a sua volta e conquiste muito sucesso em uma ou em todas as áreas de sua vida), ver além do que os olhos podem ver, seja intelectual ou espiritualmente.

 O despertamento pode produzir resultados físicos, mentais e espirituais (O despertamento pode produzir resultados positivos em uma destas áreas ou em todas).

Analisando o extenso significado de “despertamento” podemos dizer com absoluta certeza que o despertamento sempre vem de Deus, as vezes em forma de características genéticas herdadas dos pais, as vezes em forma de revelação momentânea ou permanente dado pelo Espírito Santo.
Mas analisemos o despertamento no sentido mais espiritual:

O Despertamento espiritual é sempre um milagre. Existem muitos cristãos que ainda não passaram por um “Despertamento espiritual” Porque oram muito pouco, meditam na Palavra muito pouco, vão a “igreja” como a compromisso social e não em verdadeira atitude de adoração

O Despertamento Espiritual Legitimo vem para aqueles que tem um relacionamento pessoal com Deus (como no caso de Daniel).

E há o despertamento intelectual (iniciado pelo Espírito Santo) que vem para aqueles que não tem um relacionamento pessoal com Deus (como no caso de Ciro, o Grande), Ciro não tinha um relacionamento pessoal com Deus assim como pensa a maioria dos cristãos, Ciro servia ao Deus MarduK, a maior divindade babilônica, e, para os Babilônios, Medos, Persas e outros povos sumérios, o deus Marduk é que era o deus criador dos céus e da terra, para saber mais sobre isso, leia o nosso micro e-book: Fatos sobre Ciro o Grande, que você pode solicitar gratuitamente através do whatsapp: 18 9 9691-1591). 

E em geral, o despertamento espiritual se dá através da meditação na Palavra de Deus. Daniel teve um despertamento espiritual ao meditar nas palavras de Jeremias (Jeremias 29.10; Daniel 9.1-3), e segundo o historiador Flávio Josefo, o que levou Ciro a permitir a repatriação dos judeus foi o fato de ele ter lido a passagem de Isaías 44.28

Embora, o contexto histórico deixe claro que, Ciro não tinha um relacionamento pessoal com Deus. Nenhum teólogo pode explicar de maneira 100% plausível os meios pelos quais Deus age.
“Em sua infinita sabedoria e soberania, Deus pode usar quem ele quer, da maneira que ele quer, quando ele quer”

2- As Finalidades do Despertamento

  1. 1.      A restauração nacional de Israel

Cada despertamento, seja ele, físico, mental ou espiritual, sempre tem uma finalidade (um propósito). O despertamento que Deus deu a Daniel foi para leva-lo a oração intercessória (Daniel 9.1-27) e a restauração nacional de Israel. Alguns historiadores acreditam que foi através de Daniel que Ciro começou a ter conhecimento sobre o Deus e Israel. 

O despertamento que Deus deu a Ciro foi no sentido de “capacitá-lo” intelectualmente” para começar sua “marcha através do mundo” de inúmeras conquistas, e quem aplainaria seu caminho de vitórias seria o Nosso Deus, com o propósito de Julgar a Babilônia por seus crimes e libertar Israel, levando Israel a restauração nacional. Perceba que Ciro não foi “despertado” da mesma forma que Daniel foi, pois Daniel tinha um relacionamento pessoal com Deus, era servo de Deus, tinha uma vida consagrada a Deus, Ciro não tinha um relacionamento pessoal com Deus, não há nenhum motivo para crer que Ciro tinha um relacionamento pessoal com Deus (Não deixe de ler o nosso estudo gratuito Fatos sobre Ciro o Grande para que você entende melhor o contexto histórico da época de Daniel, Esdras, Neemias e Ciro).


  1. 2.      A restauração espiritual de Israel.

Deus quer usar o homem como seu instrumento. Todavia só são usados aqueles que cooperam com Deus, aqueles que seguem a orientação divina por livre-arbítrio. O homem é livre para obedecer, ou não, à orientação divina. Por isso, nem todos os que experimentam um despertamento adquirem o mesmo progresso espiritual, porque não abrem igualmente seu coração para Deus, a fim de obedecer, à risca, à orientação divina (Provérbios 23.26, Deuteronômio 6.5). Todo despertamento, seja físico, mental ou espiritual tem por objetivo a salvação do indivíduo.

Devido a todo o sofrimento que tiveram na Babilônia os israelitas despertaram para realidades espirituais que para eles só foi possível despertar (por causa do sofrimento que passaram) tiveram consciência de que quando desobedeciam a Deus, sua recompensa era tristeza, dor e muito sofrimento, tal recompensa continua disponível a todos que se afastam de Deus.

Veja abaixo o objetivo de cada despertamento:

1-      O despertamento físico: Alguém que, mesmo estando fora da direção de Deus, ao acordar de manhã, está sem dúvida recebendo tal despertamento de Deus como uma oportunidade de se arrepender e buscar a Deus de todo o coração.

2-      O despertamento mental: Alguém que tem um despertamento mental, está vendo algo na perspectiva que a maioria não está vendo, tal despertamento também visa levar ao despertamento espiritual para a salvação.

3-      O despertamento espiritual vai além do que a nossa capacidade intelectual pode compreender, só acorre para aqueles que obedecem a Deus, buscando aprender cada vez mais sobre ele, com orações, meditações na palavra de Deus e obediência a sua Santa Palavra.

O Espírito Santo é o responsável por dar o “despertamento espiritual” (Perceba que há muito crentes que não estão “despertos espiritualmente” por orarem pouco e meditarem pouco na Palavra acabam não tendo forças espirituais para andar em obediência a Deus).

O Espírito Santo é que convence (ou seja, desperta o ser humano) sobre a realidade do pecado, justiça de Deus e Juízo (julgamento).
João 16.7-11.

3 – Deus Cumpre as Suas promessas


1.      A fidelidade de Deus em suas promessas.
Lawrence O. Richards (notável escritor bíblico) observa que, relatos históricos mostram que a maioria dos judeus decidiram ficar na Babilônia mesmo após receberem liberdade para voltar para Israel, tais judeus demonstram com sua atitude, um grande desrespeito para com seu Deus, sua nação (na verdade apenas cerca de 50 mil judeus voltaram seu coração para sua terra natal, outros milhares preferiram continuar na Babilônia, pois haviam se estabelecido e até participavam ativamente do comércio local).

Mas, mesmo assim Deus mostrou seu amor e fidelidade para com seu povo. Pelo despertamento que Ciro recebeu, Deus cumpriu literalmente a sua Palavra em relação ao retorno de Judá à sua terra (Jeremias 27.22), bem como a derrota da Babilônia diante do exército medo-persa, sob o comando de Ciro da Pérsia (Jeremias 25.12; Isaías 44.28; 45.2-6).

Ainda que o homem seja infiel, Deus permanece fiel, pois não pode negar a si mesmo
2 Timóteo 2.13

2 Timóteo 2.13 não significa que Deus irá abençoar aqueles que são desobedientes (pois as promessas de Deus também estão condicionadas a obediência, Apocalipse 2.10), mas significa que, as bençãos de Deus estão sobre aqueles que são obedientes e os infiéis devem ter em mente que Deus cumprirá tudo quilo que está escrito em sua Palavra, mesmo que haja pouquíssimos fieis (2 Samuel 7.28; Jeremias 10.10; Tito 1.2; Apocalipse 3.7; Mateus 24.35).(Aprenderemos mais sobre isto na Lição 7).

2.      Deus renova suas promessas de bençãos.

Em cada despertamento Deus renova e vivifica as promessas de bençãos ao seu povo.  Nos tempos de Esdras e Neemias havia determinadas promessas que se cumpririam para o povo de Deus naquela época e em uma época futura. Para nós hoje, há um “melhor concerto” que está confirmado em melhores promessas (Hebreus 8.6) e, através do Santo Evangelho de Cristo temos acesso a estas “melhores promessas”.

Para ter acesso a tais bençãos é preciso passar por um despertamento (físico, mental e por fim, espiritual).


3.      Deus renova a fé dos abatidos.

Como disse (muito bem dito) o comentarista da lição, Lars Eric Bergstén (mais conhecido como Eurico Bergstén), pelo despertamento, Deus cria ambiente de fé, de expectativa e de oração. O despertamento (de Daniel) nasceu da oração, e só poderá prosseguir se a chama da oração continuar acesa. 

Não se esqueça que o despertamento espiritual surge primeiro de um despertamento intelectual (ou seja, a pessoa lê ou ouve a Palavra, e em seguida, a oração fervorosa e constante lhe dará um despertamento espiritual, como no caso de Daniel). É por isso que podemos concluir que o despertamento de Ciro não foi espiritual, mas sim, intelectual, Ciro não teve um despertamento espiritual porquê ele não quis, antes preferiu continuar servindo ao deus Marduk (veja o micro e-book  
Fatos sobre Ciro o Grande).

4 – O Despertamento torna os homens obedientes a Palavra.

1.      O culto que foi estabelecido em Jerusalém foi exatamente aquele que a lei de Deus determinava (Neemias 12.44-47).

Não foram introduzidas novas formas de culto e nem qualquer mistura de doutrinas Babilônicas. Atualmente, na “Igreja Contemporânea” vemos novas formas de culto, como por exemplo ministério de dança, vemos doutrinas estranhas, como por exemplo a teologia da confissão positiva e o ensinamento de que é preciso fazer campanhas para ser abençoado, dentre outras “novas formas de culto”, vigiemos pois, para que não venhamos a ser pegos por Deus introduzindo “novas formas de culto ao Senhor”.

2.      O despertamento dado pelo Espírito Santo faz com que os crentes desejem intensamente ser fiéis a Palavra de Deus.

Paulo escreveu que:
Não devemos ir além do que está escrito (1 Coríntios 4.6). O cristão que teve um “Despertamento Espiritual Legítimo” procura andar e agir conforme Deus ensina em sua Palavra, não adere ao “sincretismo religioso” tão presente nos dias atuais. O “Despertamento Espiritual Legitimo” põe o cristão no centro da vontade de Deus, por assim dizer. O cristão verdadeiramente despertado, procura conhecer mais sobre Deus e sua Palavra e guarda os estatutos de Deus até o fim (Salmo 119.112).

Conclusão

O despertamento espiritual antes de mais nada é o retorno a Palavra de Deus, todas as vezes que as pessoas voltam aos princípios das Sagradas Escrituras, dá-se um despertamento espiritual.
O despertamento espiritual vem através da oração e meditação na Palavra de Deus. O despertamento espiritual legitimo faz com que o cristão procure conhecer mais sobre Deus e sua Palavra, e o despertamento espiritual legitimo faz com que o despertado não passe um dia sem orar, sem meditar na Palavra de Deus. O despertamento espiritual dá ao cristão (através de oração e meditação na palavra) forças para estar firme diante das terríveis lutas desta vida.

Fontes

Bíblia de Estudo Pentecostal,
Comentário Bíblico Russell Shedd,
Comentário Bíblico Beacon,
Enciclopédia Bíblica R. N. Champlin,
Bíblia de Estudo Arqueológica,
Bíblia de Estudo MacArthur,
Comentário Bíblico Esperança,
Comentário Bíblico Mundo Hispano,
Comentário Bíblico Wiersbe,
Comentário Devocional da Bíblia – Lawrence O. Richardes,
Apontamentos teológicos Professor José Junior