10 de julho de 2021

O Reino Dividido Jeroboão e Roboão

 

O Reino Dividido Jeroboão e Roboão

Texto Áureo

Muitos propósitos no coração do homem, mas o conselho do SENHOR permanecerá.

Provérbios 19.21

 

O ser humano faz muitos planos. Sua mente se agita com muitas cogitações. Seus pensamentos correm a terra e se multiplicam em inúmeros propósitos. Porém, não é a vontade humana que permanecerá, mas o propósito de Deus. O plano de Deus é perfeito e vitorioso. Deus conhece o futuro agora. Ele enxerga os detalhes da nossa

vida nas dobras do futuro. Ele está presente em nosso amanhã. Não sabemos o que é melhor para nós. Temos limitações imensas. Não sabemos nem orar como convém. Muitas vezes, chegamos a pedir uma pedra pensando que estamos pedindo um pão. Muitas vezes, desejamos ardentemente aquilo que acabará por nos destruir. Não poucas vezes, Deus frustra os nossos desígnios para nos dar o seu melhor. O patriarca Jó, depois de passar por vários reveses na vida e conhecer a majestade de Deus, disse: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado ( 42.2).

O apóstolo Paulo afirma, com entusiasmo: Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito (Romanos 8.28).

É bom saber que os desígnios de Deus, e não nossos propósitos, é que permanecem, pois o nosso Deus é o Pai das luzes, a fonte de todo o bem, verdadeiro em todas as suas palavras e misericordioso em todas as suas obras.

 

1 – As Principais Causas da Cisão (ato ou efeito de cindir, divisão de uma agremiação, de um partido, de uma sociedade, de uma doutrina etc.)

 

 

1. A carga pesada de Salomão.

Salomão colocou pesadas cargas (de impostos) sobre o povo.

 

Teu pai agravou o nosso jugo; agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai e o seu pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos.

1 Reis 12.4

 

 

O pastor Antônio Junior faz uma importante observação ao dizer que o rei Salomão cometeu 3 erros em seu reinado:

1-  Salomão se tornou espiritualmente morno, fazendo coisas que Deus havia ordenado seu povo a não fazer, se deixando levar pelos prazeres da carne (1 Reis 11.1-10). Salomão não se desviou totalemnte o Senhor, mas tornou-se espiritualmente morno, e Deus condena a mornidão espiritual (Apocalipse 3.16), muitos crentes se tornam como Salomão, espiritualmente mornos.

 

2-  Salomão deixou que a vaidade dominasse seu coração, ele pensou que por ser o rei, poderia agir da forma que bem desejasse, ignorando a vontade do Senhor. No final de sua vida Salomão refletiu sobre isso, e, descobriu que deixou-se levar pela vaidade (Eclesiastes 2.4-11). Ou seja, Salomão deixou levar-se pelos próprios interesses. E, assim fazem muitos que se dizem cristãos, muitos são abençoados por Deus, e não demoram a se esquecer de Deus.

 

3-  Salomão foi ganacioso, mesmo Deus tendo abençoado Salomão grandemente, Salomão ainda buscou tirar vantagens do povo de Israel (1 Reis 12.4), Salomão parecia procurar preencher o seu “vazio espiritual” por ter-se afastado de Deus com as coisas que o dinheiro pode comprar.

 

No final de sua vida, Salomão refletiu sobre seus erros:

11.      E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito; e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito e que proveito nenhum havia debaixo do sol.

 

12.       Então, passei à contemplação da sabedoria, e dos desvarios, e da doidice; porque que fará o homem que seguir ao rei (ou, o que fará o sucessor do rei)? O mesmo que outros fizeram.

 

13.       Então, vi eu que a sabedoria é mais excelente do que a estultícia, quanto a luz é mais excelente do que as trevas.

Eclesiastes 2.11-13

 

 

Foi pelo fato de Salomão ter perdido o seu temor a Deus (como vimos na lição 1) que ele colocou pesadas cargas sobre o povo. Analisando a história de Salomão e tantos outros, podemos observar que o “ser humano” não cai de uma vez. A queda, ou ruina, vai acontecendo lentamente. Observe a sua vida espiritual, e, certifique-se de que ainda há o “temor a Deus” em seu coração, se não houver, a Palavra de Deus diz; “Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras;”

Apocalipse 2.5

 

2. A divisão do reino.

 

 

O reino “unido” de Israel foi governado por 3 reis (Saul, Davi e Salomão) durante um período de 120 anos. Depois o reino foi dividido por causa dos pecados do povo de Israel (pois o contexto bíblico mostra que o povo não era inocente) e de Salomão, como Deus dissera a Salomão (1 Reis 11.9-13).

Quando o rei Saul reuniu seu primeiro exército, as tropas foram divididas entre Judá e Israel (1 Samuel 11.8),divisão que persistiu ao longo de todo seu reinado (1 Samuel 15.4; 17.52; 18.16). Depois da morte de Saul, as dez tribos de Israel apoiaram o filho dele, Isbosete enquanto Judá seguiu Davi (2 Samuel 2.10,11). Mesmo nos tempos de Davi ainda existia essa rivalidade entre as tribos (2 Samuel 11.11;12.8). Jesus disse que "Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá"(Mateus 12.25). Quando Roboão subiu ao trono depois da morte de seu pai, Salomão, essa divisão tornou se ainda mais profunda, e o reino se dividiu em Israel (reino do norte, composto pelas tribos de Israel e Efraim) e Judá (reino do sul, coposto pelas tribos de Judá e Benjamim). A seguir aprenderemos mais sobre isso.

 

2 Os Erros de Roboão

 

 

1.  A Repetição dos Erros de Salomão.

2.  Os maus conselhos dos amigos de Roboão.

3.  O cuidado com os conselhos.

 

A Bíblia menciona o nome de 3 filhos de Salomão (mas é bem possível que ele tenha tido um número maior de filhos, pois ele tinha mil mulheres, veja 1 Reis 11.1-3).

Vemos em 1 Reis 4.11 que Salomão teve uma filha por nome Tafate (do

hebraico”Gota”).

Vemos em 1 Reis 4.15 que Salomão teve uma filha por nome Basemate (do hebraico “Fragrância”).

 

Vemos em 1 Reis 11.43 que Salomão teve por filho Roboão, do hebraico Ele faz o povo aumentar”.

 

Alguns historiadores identificam Menelique 1 (primeiro imperador da Etiópia) como sendo filho de Salomão, mas não há base bíblica e nem histórica para atestar a veracidade desta crença (o que há com relação a isso são apenas “achismos misturados com histórias do ocultismo”, que sinceramente, não vale a pena aprofundar).

 

Roboão não teve em Salomão um bom exemplo familiar, pois seu pai teve muitas mulheres, perdeu o “temor a Deus” (como vimos na lição 1) e, com o tempo passou a amar mais o “reino e as regalias” do que o “fazer a vontade de Deus”.

Considerando o “histórico familiar” de Roboão eu me lembro das palavras de Napoleon Hill em seu livro intitulado “MAIS ESPERTO QUE O DIABO”, onde Hill ensina que;

“Uma das maiores táticas de satanás para influenciar as crianças a se desviarem do caminho correto é usar as pessoas mais próximas das crianças para conseguir realizar seus planos terríveis”

 

Aí então logo pensamos que, as pessoas mais próximas das crianças são os amiguinhos e os professores. Mas, NÃO, NÃO e NÃO.

“As pessoas mais próximas das crianças são os seus pais” (considere muito bem isso, observe que o terrível ambiente familiar em que Roboão cresceu, vendo seu pai com muitas mulheres, sem temor a Deus e amando mais os prazeres da vida do que seu Deus foi fundamental para que Roboão se desviasse do Deus de Israel, tenha em mente que, os exemplos dos pais são os maiores exemplos que uma criança terá, muito dificilmente as crianças seguem exemplos diferentes daqueles que elas veem dentro de casa, pense nisso).

 

 

Mas é claro que Roboão também teve muita culpa pelos erros que ele comenteu (não podemos culpar apenas seu ambiente familiar). Roboão deu ouvidos a pessoas erradas com conselhos errados:

 

 

1.  E foi Roboão para Siquém, porque todo o Israel veio a Siquém, para o fazerem rei.

 

2.  E sucedeu, pois, que, ouvindo-o Jeroboão, filho de Nebate, estando ainda no Egito ( porque fugira de diante do rei Salomão e habitava Jeroboão no Egito ),

 

3.  enviaram e o mandaram chamar; e Jeroboão e toda a congregação de Israel vieram e falaram a Roboão, dizendo:

 

 

4.  Teu pai agravou o nosso jugo; agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai e o seu pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos.

 

5.  E ele lhes disse: Ide-vos até ao terceiro dia e voltai a mim. E o povo se foi. (Salomão havia feito a nação sofrer além da sua atitude idólatra, também com altos impostos, Roboão acertou em pedir tempo para refletir sobre a situação, mas errou ao dar ouvidos a conselhos errados).

 

6.  E teve o rei Roboão conselho com os anciãos que estavam na presença de Salomão, seu pai, quando este ainda vivia, dizendo: Como aconselhais vós que se responda a este povo?

 

7.  E eles lhe falaram, dizendo: Se hoje fores servo deste povo, e o servires, e, respondendo-lhe, lhe falares boas palavras, todos os dias serão teus servos.( Os conselhos destes anciãos foram conselhos de homens tementes a Deus que queriam o bem de Roboão, da casa de Davi e da nação de Israel).

 

8.  Porém ele deixou o conselho que os anciãos lhe tinham aconselhado e teve conselho com os jovens que haviam crescido com ele, que estavam diante dele.

 

9.  E disse-lhes: Que aconselhais vós que respondamos a este povo, que me falou, dizendo: Alivia o jugo que teu pai nos impôs?

 

10. E os jovens que haviam crescido com ele lhe falaram, dizendo: Assim falarás a este povo que te falou, dizendo: Teu pai fez pesadíssimo o nosso jugo, mas tu o alivia de sobre nós; assim lhe falarás: Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai.

 

11.  Assim que, se meu pai vos carregou de um jugo pesado, ainda eu aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões. ( Roboão teve excelentes conselhos dos homens de Deus, mas preferiu pôr suas amizades na frente dos bons conselhos dos homens de Deus. O fato de Deus ter permitido que Roboão tivesse bons e maus conselhos mostra que Deus deu a Roboão o direito de escolha, ele poderia ter optado pelos bons conselhos, mas optou pelos maus conselhos, tornando-se então, o proncipal responsável pela divisão do reino).

 

12.  Veio, pois, Jeroboão e todo o povo, ao terceiro dia, a Roboão, como o rei havia falado, dizendo: Voltai a mim ao terceiro dia.

 

13.  E o rei respondeu ao povo duramente, porque deixara o conselho que os anciãos lhe haviam aconselhado.

 

14.  E lhe falou conforme o conselho dos jovens, dizendo: Meu pai agravou o vosso jugo, porém eu ainda aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões.

 

 

15.  O rei, pois, não deu ouvidos ao povo, porque esta revolta vinha do SENHOR, para confirmar a palavra que o SENHOR tinha dito pelo ministério de Aías, o silonita, a Jeroboão, filho de Nebate.(Deus conhecia o coração de Roboão e sabia que Roboão não seguiria os bons conselhos recebidos pelos anciãos, pois Deus é onisciente, ou seja, Deus não forçou Roboão a errar como pensam alguns, Deus apenas sabia que Roboão agiria sem temor a Deus, resultando na “divisão do reino”).

 

16.  Vendo, pois, todo o Israel que o rei não lhe dava ouvidos, tornou-lhe o povo a responder, dizendo: Que parte temos nós com Davi? Não para nós herança no filho de Jessé. Às tuas tendas, ó Israel! Provê, agora, à tua casa, ó Davi. Então, Israel se foi às suas tendas.

 

17.  No tocante, porém, aos filhos de Israel que habitavam nas cidades de Judá, sobre eles reinou Roboão.

1 Reis 12.1-17

 

 

Analisando a conduta de Roboão, reflita sobre; Quem são seus conselheiros?

Quem são seus mentores?

Quem são seus professores de EBD favoritos?

Quem são os pregadores que você toma por referências?

Quem são os cantores e quais as canções que você gosta de ouvir?

 

 

São estas pessoas tementes a Deus? Você consegue ver Deus na vida delas? Consegue ver o “fruto do Espírito Santo” na vida de seus conselheiros?

 

Pense nisso..

 

3 O Reinado e a Idolatria de Jeroboão

 

1.  A rebeldia de Jeroboão.

2.  Jeroboão, o primeiro rei do norte.

 

Jeroboão serviu ao rei Salomão, pois Salomão se agradou de seu trabalho:

E o homem Jeroboão era varão valente; e, vendo Salomão a esse jovem, que era laborioso, o pôs sobre todo o cargo da casa de José.

1 Reis 11.28

 

Durante o reinado de Salomão, Jeroboão se rebelou contra ele:

29.  Sucedeu, pois, naquele tempo, que, saindo Jeroboão de Jerusalém, o encontrou o profeta Aías, o silonita, no caminho, e ele se tinha vestido de uma veste nova, e sós estavam os dois no campo.

 

30.  E Aías pegou na veste nova que sobre si tinha e a rasgou em doze pedaços.

 

31.  E disse a Jeroboão: Toma para ti os dez pedaços, porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino da mão de Salomão e a ti darei as dez tribos.( A idolatria de Salomão não passaria impune, a casa de Davi sofreria um duro golpe, haja visto que o coração de Roboão filho de Salomão não era temente a Deus, Deus então escolhe Jeroboão para reinar sobre a maior parte de israel).

 

32.  Porém ele terá uma tribo, por amor de Davi, meu servo, e por amor de Jerusalém, a cidade que elegi de todas as tribos de Israel.(Deus permitiu que a descendência de Davi ainda reinasse sobre Judá e Benjamim por amor a Davi, para que o nome de Davi não desaparecesse da memória de Israel).

 

33.  Porque me deixaram, e se encurvaram a Astarote, deusa dos sidônios, a Quemos, deus dos moabitas, e a Milcom, deus dos filhos de Amom, e não andaram pelos meus caminhos, para fazerem o que parece reto aos meus olhos, a saber, os meus estatutos e os meus juízos, como Davi, seu pai.

 

34.  Porém não tomarei nada desse reino da sua mão; mas por príncipe o ponho por todos os dias da sua vida, por amor de Davi, meu servo, a quem elegi, o qual guardou os meus mandamentos e os meus estatutos.

 

35.  Mas das mãos de seu filho tomarei o reino e to darei a ti, as dez tribos dele.

 

36.  E a seu filho darei uma tribo, para que Davi, meu servo, sempre tenha uma lâmpada diante de mim em Jerusalém, a cidade que elegi para pôr ali o meu nome.

 

37.  E te tomarei, e reinarás sobre tudo o que desejar a tua alma e serás rei sobre Israel.

 

38.  E de ser que, se ouvires tudo o que eu te mandar, e andares pelos meus caminhos, e fizeres o que é reto aos meus olhos, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu serei contigo, e te edificarei uma casa firme, como edifiquei a Davi, e te darei Israel. (Assim como Salomão, Jeroboão começou bem, mas ele acabou caindo diante do mesmo erro que Salomão, a “idolatria”).

 

39.  E, por isso, afligirei a semente de Davi; todavia, não para sempre.

 

40.  Pelo que Salomão procurou matar Jeroboão; porém Jeroboão se levantou, e fugiu para o Egito, para Sisaque, rei do Egito, e esteve no Egito até que Salomão morreu.(Salomão mais uma vez mostra que, a esta altura, amava mais o reino e as regalias do que a Deus, Salomão acreditava que, se simplesmente matasse Jeroboão seu reino estaria para sempre garantido a sua descendência. Assim agem os homens que estão fora da direção de Deus, eles acreditam que sempre podem dar um jeitinho para se manter na posição que desejam, triste engano).

1 Reis 11.29-40

 

3. Consequências da idolatria.

 

1.  Naquele tempo, adoeceu Abias, filho de Jeroboão.

 

2.  E disse Jeroboão à sua mulher: Levanta-te, agora, e disfarça-te, para que não conheçam que és mulher de Jeroboão, e vai a Siló. Eis que lá está o profeta Aías o qual falou de mim, que eu seria rei sobre este povo.

 

3.  E toma na tua mão dez pães, e bolos, e uma botija de mel e vai a ele; ele te declarará o que há de suceder a este menino.

 

4.  E a mulher de Jeroboão assim fez, e se levantou, e foi a Siló, e entrou na casa de Aías; e já Aías não podia ver, porque os seus olhos estavam escurecidos por causa da sua velhice. (Deus havia usado o profeta Aías para falar com Jeroboão e dizer que Deus o constituiria rei sobre a maior parte de Israel, porém Deus usou o profeta para deixar claro a jeroboão “E há de ser que, se ouvires tudo o que eu te mandar, e andares pelos meus caminhos, e fizeres o que é reto aos meus olhos, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu serei contigo, e te edificarei uma casa firme, como edifiquei a Davi, e te darei Israel. 1 Reis 11.38.

Mas Jeroboão, em um curto espaço de tempo de desviou dos caminhos de Deus, tornando-se um idólatra e agravando os pecados de Israel, veja 1 Reis 12.26-33)


 

5.  Porém o SENHOR disse a Aías: Eis que a mulher de Jeroboão vem consultar-te sobre seu filho, porque está doente; assim e assim lhe falarás, e há de ser que, entrando ela, fingirá ser outra. (Jeroboão havia se desviando dos caminhos de Deus, estava no erro e desejava continuar no erro, não queria perder o reino e suas regalias, Jeroboão esperava que o profeta dissesse; “Seu filho viverá” ou algo do tipo. Em outras palavras, Jeroboão queria a benção da cura para seu filho, mas sem ter compromisso com Deus, a assim agem muitos hoje em dia, querem as bençãos de Deus, mas, sem ter compromisso com Deus, é como se tais pessoas dissessem; Deus eu quero suas bençãos, mas não quero o Senhor”).

 

6.  E sucedeu que, ouvindo Aías o ruído de seus pés, entrando ela pela porta, disse ele: Entra, mulher de Jeroboão! Por que te disfarças assim? Pois eu sou enviado a ti com duras novas. (Nada está fora do alcance dos olhos de Deus, quando o homem vai fazer algo de errado, ele geralmente toma o cuidado de observar para se certificar de que ninguém o está vendo, mas o homem se esquece de que, Deus sempre está vendo tudo).

 

7.  Vai e dize a Jeroboão: Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Visto que te levantei do meio do povo, e te pus por chefe sobre o meu povo de Israel,

 

8.  e rasguei o reino da casa de Davi, e a ti to dei, e tu não foste como o meu servo Davi, que guardou os meus mandamentos e que andou após mim com todo o seu coração para fazer somente o que era reto aos meus olhos;

 

9.  antes, tu fizeste o mal, pior do que todos os que foram antes de ti, e foste, e fizeste outros deuses e imagens de fundição, para provocar-me à ira, e me lançaste para trás das tuas costas,

 

10.  portanto, eis que trarei mal sobre a casa de Jeroboão, e separarei de Jeroboão todo homem até ao menino, tanto o escravo como o livre em Israel, e lançarei fora os descendentes da casa de Jeroboão, como se lança fora o esterco, até que de todo se acabe.

 

11.  Quem morrer a Jeroboão na cidade, os cães o comerão, e o que morrer no campo, as aves do céu o comerão, porque o SENHOR o disse.

 

12.  Tu, pois, levanta-te e vai-te para tua casa; entrando os teus pés na cidade, o menino morrerá.

 

13.  E todo o Israel o pranteará e o sepultará, porque de Jeroboão só este entrará em sepultura, porquanto se achou nele coisa boa para com o SENHOR, Deus de Israel, em casa de Jeroboão.

 

14.  O SENHOR, porém, levantará para si um rei sobre Israel, que destruirá a casa de Jeroboão no mesmo dia; mas que será também agora!

 

15.  Também o SENHOR ferirá a Israel, como se move a cana nas águas, e arrancará a Israel desta boa terra que tinha dado a seus pais, e o espalhará para além do rio, porquanto fizeram os seus bosques, provocando o SENHOR à ira.


 

16.  E entregará Israel por causa dos pecados de Jeroboão, o qual pecou e fez pecar a Israel.

 

17.  Então, a mulher de Jeroboão se levantou, e foi, e veio a Tirza; chegando ela ao limiar da porta, morreu o menino.

 

18.  E o sepultaram, e todo o Israel o pranteou, conforme a palavra do SENHOR, a qual dissera pelo ministério de seu servo Aías, o profeta.

 

19.  Quanto ao mais dos atos de Jeroboão, como guerreou e como reinou, eis que tudo está escrito no Livro das Crônicas dos Reis de Israel.

 

20.  E foram os dias que Jeroboão reinou vinte e dois anos, e dormiu com seus pais; e Nadabe, seu filho, reinou em seu lugar. (Muitos dizem que o pecado é como um cartão de crédito, pois a fatura sempre chega para ser paga, em certo sentido isto é verdade, Jeroboão agiu por conta própria, deixando Deus de lado, mas Deus não o deixaria impune, Jeroboão reinou 22 anos em Israel, ele fez dois bezerros de ouro para Israel adorar, veja 1 Reis 12.28-30, se ele tivesse sido fiel a Deus, certamente seu reinado teria sido mais longo e sua descendência não teria tido fim).

1 Reis 14.1-20

 

 

 

Conclusão:

Tanto Roboão quanto Jeroboão cometeram basicamente o mesmo erro, queriam o reino, mas não queriam prestar contas a Deus, assim como o rei Saul, estes homens queriam reinar, mas sem prestar contas a Deus.

Hoje em dia, muitos que seguem este mesmo caminho, querem cargos na “Igreja”, querem “reinar no meio do povo de Deus”, querem nome, fama, status, mas não querem prestar contas a Deus, para estes o importante é ser reconhecido pelos homens, mas, sem prestar contas a Deus.

 

Fontes: O Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo – Russel Norman Champlin, Bíblia de Estudo Pentecostal, Bíblia de Estudo Explicada, Pequena Enciclopédia Bíblica- Orlando Boyer, Revista Cristão Alerta 3º Trimestre de 2021, Comentários Expositivos Hagnos – Hernandes Dias Lopes, Rei Salomão, As tentações do dinheiro, sexo e poder – Philip Ryken, Apontamentos teológicos professor José Junior.