23 de setembro de 2011

A PLENITUDE DE ISRAEL E A PLENITUDE DA IGREJA


        A PLENITUDE DE ISRAEL E A PLENITUDE DA IGREJA

1. PARA ISRAEL A PLENITUDE VIRÁ NO REINO MILENAR



* A Israel mortificada sem Cristo passará a ter vida com Cristo - Isaías 11.1 - Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.


* A Israel presa a lei terá do Espírito o perfeito conhecimento - Isaías 11.2 - E repousará sobre ele o ESPÍRITO do Senhor, e o ESPÍRITO de sabedoria e de inteligência, e o ESPÍRITO de conselho e de fortaleza, e o ESPÍRITO de conhecimento e de temor do Senhor.


* A Israel terá temor com confiança, obediência e real adoração - Isaías 11.3 - E deleitar-se-á no temor do Senhor e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos;


2. PARA ISRAEL VIRÁ O VERDADEIRO REI E JUÍZ; JESUS


* Israel será regido pela sabedoria e experiência de Cristo - Isaías 11.4 - mas julgará com justiça os pobres, e repreenderá com equidade os mansos da terra, e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará o ímpio.


* Israel será regido com a justiça e imparcialidade de Cristo - l Isaías 11.5 - E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a verdade, o cinto dos seus rins.


3. PARA ISRAEL UM REINO DE PAZ E HARMONIA EM TUDO


* Haverá a reconquista do paraíso no reino milenar - Isaías 11.6 - E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão, e a nédia ovelha viverão juntos, e um menino pequeno os guiará.


* Haverá a reversão de toda a desordem da natureza - Isaías 11.7 - A vaca e a ursa pastarão juntas, e seus filhos juntos se deitarão; e o leão comerá palha como o boi.


* Haverá recuperação da harmonia do período edênico - Isaías 11.8 - E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco.


* Haverá o conhecimento do Senhor e sua real justiça - Isaías 11.9 - Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da minha santidade, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar.


4. PARA ISRAEL HAVERÁ NOVOS CÉUS E NOVAS TERRAS


* O final do reino milenar a prisão de mil anos de Satanás se abrirá – Apocalipse 20.7 Depois de se completarem mil anos, Satanás será solto da prisão.
 

* Deus permitirá que Satanás seduza as nações num teste de fidelidade – Apocalipse 20.8 Sairá dela para seduzir as nações dos quatro cantos da terra {Gog e Magog} e reuni-las para o combate. Serão numerosas como a areia do mar.
Apocalipse 20:8


* Muitos vão aderir a Satanás sendo reprovados e poucos serão salvos - Romanos 9.27 A respeito de Israel, exclama Isaías: Ainda que o número de filhos de Israel fosse como a areia do mar, só um resto será salvo;


* Haverá o grande julgamento do trono branco para os vivos e mortos – Apocalipse 20.12 Vi os mortos, grandes e pequenos, de pé, diante do trono. Abriram-se livros, e ainda outro livro, que é o livro da vida. E os mortos foram julgados conforme o que estava escrito nesse livro, segundo as suas obras.


* Os que não estiverem escritos no livro da vida terão o castigo eterno – Apocalipse 20.15 Todo o que não foi encontrado inscrito no livro da vida foi lançado ao fogo.


* Os absolvidos desse julgamento habitarão em novos céus e novas terras - Isaías 65.17 Pois eu vou criar novos céus, e uma nova terra; o passado já não será lembrado, já não volverá ao espírito,


* Todo o vestígio do homem nesta terra será totalmente destruído – 2 Pedro 3.10,11 Entretanto, virá o dia do Senhor como ladrão. Naquele dia os céus passarão com ruído, os elementos abrasados se dissolverão, e será consumida a terra com todas as obras que ela contém.


* Os fieis remanescentes da casa de Israel terão a plenitude total - Apocalipse 21.1 Vi, então, um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra desapareceram e o mar já não existia.


5. PARA A IGREJA A PLENITUDE VEM NO ARREBATAMETO


* A vida eterna no reino dos céus é uma promessa de Deus - Tito 1.2 Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos;


* A lugar reservado no reino dos céus garantido na palavra - Colossenses 1.5 Por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho,


* A esperança da revelação de Cristo exige vida espiritual - I Pedro 1.13 Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo


* A morada celestial é uma realidade prometida por Cristo - João 14.2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar
 

*  O arrebatamento a Cristo nos levará a perfeita comunhão  - ssalonicenses 4.17 Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.


* Só quem faz a vontade divina tem lugar no reino dos céus - Mateus 7.21 Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.


Conclusão: Gênesis 22.17 Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos;
Dois mistérios - as estrelas do céu, uma referência a igreja na sua plenitude nos céus (o povo do reino celestial) e areia do mar, uma referência a Israel na sua plenitude nos novos céus e novas terras. (o povo do reino terreno).

Obs: O esboço é elaborado exclusivamente pelo texto bíblico da lição.


Fonte:- www.pastorguilhermel.com.br