25 de março de 2021

VOLTADOS OS OLHOS PARA BENDITA ESPERANÇA

 

VOLTADOS OS OLHOS PARA BENDITA ESPERANÇA

 

Texto Áureo

Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo,

Tito 2.13

 

Sobre este versículo John Stott diz que aquele que apareceu brevemente no cenário da História, e desapareceu, um dia vai reaparecer. Ele apareceu em graça; ele reaparecerá em glória. O cristão olha para trás e glorifica a Deus porque a graça o libertou da impiedade e das paixões mundanas. Ele olha para o presente e exalta a Deus porque tem uma correta relação consigo, com o próximo e com o próprio Deus. Ele olha para o futuro e se santifica porque vive na expectativa do “retorno” do seu grande Deus e Salvador Cristo Jesus.

(Não importa muito se você acredita que JESUS voltará antes ou depois da grande tribulação, porque, se você morrer hoje, podemos dizer que, de certa forma, JESUS voltou para você hoje, por assim dizer) – grifo pessoal.

 

1                                                                                       Breve o SENHOR Virá

1.     A vinda de Cristo.

A “verdadeira Igreja” de Cristo concorda de maneira unânime (em concordância geral) que JESUS um dia voltará (se não houver concordância unânime quanto a volta de Cristo, não é “Igreja”), pois a volta de Cristo é um fato Bíblico e incontestável. Mas, discordância sobre o fato de “a forma

como isso irá acontecer”.

Uns creem que JESUS voltará antes da grande tribulação, outros creem que JESUS voltará durante a grande tribulação, uns creem em arrebatamento

secreto da “Igreja”, outros não creem em arrebatamento secreto da “Igreja”, enfim... Nesta presente lição eu não vou expor qual dos lados está mais

“Biblicamente correto”, porque eu teria que aprofundar a lição na área da

“Escatologia” pois esse é um assunto que não pode ser resumido em 2 ou 3 páginas, pois tanto os que creem em arrebatamento secreto ou não, volta de Cristo antes da grande tribulação ou não, tem vários argumentos para refutar os que creem diferente e vice-versa, portanto deixarei para abordar estas questões (importantíssimas) em momento oportuno para não sair do escopo (ponto em que se mira, alvo) da lição.

 

2.     Uma promessa de JESUS.

3.     O dia se aproxima.


 

3.    aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias e falando do que respeita ao Reino de Deus.

4.    E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que ( disse ele ) de mim ouvistes.

5.    Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.

6.    Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?

7.      E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.

8.    Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

9.     E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.

10.        E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco,

11.        os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.

Atos 1.3-11

JESUS depois de ressuscitado passou 40 dias com seus discípulos

ensinando e falando das coisas concernentes ao “Reino de DEUS” (Atos 2.3), e então chegou o momento em que JESUS ascendeu aos céus, mas, no mesmo momento em que JESUS ascendeu aos céus, anjos se colocaram ao lado dos discípulos e disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir (Atos 2.10,11).

A volta de JESUS é uma promessa Dele, é uma promessa de DEUS através de seus anjos, é um fato incontestável na Palavra de DEUS, mas há algumas coisas que precisamos entender a respeito disso.

JESUS estava falando a respeito deles receberem a promessa do Pai (o revestimento do ESPÍRITO SANTO, Atos 2.4,5), mas, no exato momento em que JESUS estava apresentando a “missão” que Ele tinha para sua “Igreja” na terra, os discípulos perguntam; Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? (Atos 2.6), Os discípulos estavam na perspectiva do Velho Testamento (por assim dizer), do estabelecimento de um “Reino”, e eles tinham o entendimento de que o “Reino de DEUS” e de Cristo seria “estabelecido de forma física e literal”, mas JESUS disse-lhes em outras palavras “Olha, vocês não precisam exatamente saber quando estas coisas irão acontecer (Atos 2.7,8), o que vocês realmente precisam saber nesse momento é, Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra (Atos 2.8)”.

JESUS procurou fazê-los entender que daquele momento até hoje, a maior preocupação dos discípulos deve ser

“Testemunhar sobre Cristo”, “Ganhar almas para o Reino de DEUS”, “Dar bom testemunho como cristãos”, “estar prontos para cumprir a missão da “Igreja”.

Ou seja, temos que ter em pauta nas nossas vidas, a volta de Cristo, mas, não podemos nos esquecer da nossa

missão (como “Igreja”) aqui na terra.

É irrelevante tentar “estabelecer uma data exata sobre o a volta de Cristo”, o que é realmente relevante é cumprir a missão da “Igreja” (Mateus 28.18-20; Marcos 16.15-20; Efésios 5.1; João 4.24).

Nós como “Igreja” precisamos focar menos nas datas e entender a missão da “Igreja”, isto é, fazer aquilo que Cristo ordenou.

É sim importante ter uma opinião sobre o “desfecho de todas as coisas”, mas é irrelevante tentar estabelecer

“datas” sobre “como ou quando” estas coisas acontecerão (pois alguns dizem que a “Igreja passará pela grande tribulação e outros dizem que não), mas o mais importante não é saber “como ou quando” essas coisas irão acontecer, o mais importante é saber que elas acontecerão sem se esquecer da sua missão como cristão (Mateus 28.18-20; Marcos 16.15-20; Efésios 5.1; João 4.24).

2                                                                 A Necessidade de Vigilância

 

1.     Exortação a vigilância.

Por isso, estai vós apercebidos também, porque o Filho do Homem de vir à hora em que não penseis.

Mateus 24.44

 

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.

Mateus 26.41

 

Quando JESUS disse Vigiai e Orai”, Ele estava dizendo (em outros

palavras), “observem com atenção”, estejam atentos”, “estejam alertas”.

A verdade é que a grande maioria dos chamados “cristãos”, não vigiam (e oram pouco). A falta de vigilância seguida de pouca ou nenhuma oração é a formula para o fracasso na vida espiritual.

 

John Piper diz que: “O cristão deve ser como um soldado na guerra o tempo todo, porque um soldado na guerra pode estar sem dormir a dias, pode não ter tido uma refeição descente a dias, pode não ver seus parentes e amigos a meses, pode estar exausto, mas, mesmo assim este soldado está vigilante (atento), se ele ouvir qualquer barulho, por mínimo que seja, se ver alguma movimentação estranha, mesmo que de longe, ele está preparado, assim deve ser o cristão, sempre atento, vigiando para não dar lugar ao diabo” – Grifo nosso.

 

 

“Aqueles que não vigiam e oram com frequência estão negligenciando os sinais de cuidado de DEUS”.

2.     Os alarmes falsos.

Porém daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai.

Mateus 24.36

 

Olhai, vigiai e orai, porque não sabeis quando chegará o tempo.

Marcos 13.33

 

 

Ao longo da história muitos líderes religiosos tentaram acertar a data da      segunda vinda de Cristo, e é claro, erraram.

 

 

Século I – os primeiros cristãos esperavam a segunda vinda de Cristo na  geração deles, e outros na geração seguinte à sua morte.

Ano de 1260 – o místico italiano Joaquim de Fiore determinou que o reinado de Cristo sobre a Terra começaria entre 1200 e 1260. Depois do erro, seus seguidores revisaram a data para 1290, e depois, para 1335.

Ano de 1504 – o pintor Sandro Botticelli acreditava que o reinado de Cristo sobre a Terra começaria em até três anos e meio depois de 1500.

 

19 de outubro de 1533 o matemático Michael Stifel calculou que o Juízo Final começaria às 8h deste dia.

Ano de 1892-1911 – o piramidologista Charles Piazzi Smyth concluiu, a partir dos estudos das dimensões da Pirâmide de Gizé, que Cristo voltaria  entre 1892 e 1911.

Ano de 1901 – a Igreja Católica Apostólica, fundada em 1831, avisou que Jesus voltaria quando seus 12 fundadores estivessem mortos. O último morreu em 1901.

Ano de 1982 O fundador da Coalizão Cristã, Pat Robertson, informou seus seguidores que o Juízo Final aconteceria até o final de 1982.

Em 365 d.C– o Bispo de Poitiers anunciou que o mundo acabaria naquele ano.

Em 799–806 d. C. – São Gregório de Tours calculou que o fim do mundo aconteceria entre 799 e 806.

5 de abril de 1534 – Jan Matthys previu que o Apocalipe aconteceria  naquele dia, e que apenas a cidade de Münster, na Alemanha, seria poupada.

Ano de 1600 o mundo acabaria até 1600, acreditava Martinho Lutero

Ano de 1814 – Joanna Southcott, de 64 anos, anunciou que estava grávida do menino Jesus, e que ele nasceria no Natal de 1814. Ela morreu justamente no dia que o bebê era esperado, e a autópsia provou que ela não estava grávida.

Ano de 1843 – o fazendeiro William Miller, depois de anos de estudo, concluiu que a destruição do mundo estava prevista na Bíblia e acabaria entre 21 de março de 1843 e 21 de março de 1844. Ele arrematou vários seguidores, que decidiram que a data seria no dia 22 de outubro de 1844. Como o mundo não acabou, e vários seguidores se desfizeram de seus bens, surgiu o movimento que ficou conhecido como Grande Desapontamento, e alguns de seus ex-seguidores fundaram a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Julho de 1999 interpretações de um dos textos atribuídos a Nostradamus (astrólogo, médico e vidente francês) davam conta de que o fim do mundo estava marcado para este mês (“o ano de 1999, sétimo mês / do céu virá um grande rei do terror”)

 

2011 Harold Camping previu o fim do mundo e uma série de terremotos devastadores a partir de 21 de maio de 2011. Segundo ele, apenas 3% da população mundial iria para o céu. Ao errar a data, ele reviu a data para 21 de outubro do mesmo ano e alegou que o que ocorreu em maio foi um “julgamento espiritual” que preparava para o grande dia.

 

Estas supostas datas citadas acima são apenas algumas das inúmeras tentativas humanas de tentar prever a volta de Cristo (o fim do mundo, como simplesmente identificam alguns). É claro, todos estas tentativas (e qualquer outra nova tentativa) de “previsão ou crença” em uma data exata da volta de Cristo (ou do fim do mundo) será equivocada porque daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai (Mateus 24.36).

 

3 Vivendo Como Fidelidade

 

1.     Definição.

 

Fidelidade, segundo o Dicionário Houaiss é a "característica do que é fiel, do que demonstra zelo, respeito por alguém ou algo, lealdade". Logo, podemos afirmar que a fidelidade é a característica de quem é Leal.

O termo “Fidelidade” vem do grego “Pistis”. Esta palavra grega é traduzida por algumas versões bíblicas (ARA, KJA, NVI) por  “Fidelidade”, outras versões (ACF, ARC) traduzem esta palavra por“Fé”.

Já em Romanos 3.3 as cinco versões acima citadas, traduziram o grego “Pistis” por “Fidelidade”.

2.     A fidelidade de DEUS.

3.     A fidelidade como virtude cristã.

A Bíblia ressalta que DEUS é fiel:

Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.

1   Coríntios 1.9


Mas fiel é o Senhor, que vos confortará e guardará do maligno.

2   Tessalonicenses 3.3

Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.

2 Timóteo 2.13  
A fidelidade é uma virtude cristã, pois é impossível o cristão verdadeiro não ter a “Fidelidade” como uma de suas características.

Aqueles que tem o ESPIRITO SANTO em suas vidas, são fieis a DEUS, “Fidelidade a DEUS” é uma das palavras que “Mundo” não gosta, pois para ser fiel a DEUS é preciso “renunciar os próprios desejos

pecaminosos”.

O pastor Josué Brandão observa que “Fidelidade” é se comportar como sendo alguém que decidiu copiar o “jeito de DEUS”, viver como DEUS requer de nós, é não se desviar do propósito de DEUS.

 

4.     Tempos e estações:

E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.

Atos 1.7

O cristão precisa ter em mente que, antes da vinda (ou volta) de JESUS, a “Igreja” tem uma missão (Efésios 5.1; Mateus 26.41; 28.18-20, João 13.34).

 

Conclusão

O verdadeiro cristão luta para ser fiel a DEUS durante toda a sua vida, a fidelidade ao SENHOR JESUS é uma das condições para herdar o reino dos céus

Fontes: Enciclopédia Bíblica Russel Norman Champlin,

Bíblia de Estudo Pentecostal,

Revista Cristão Alerta 1º Trimestre de 2021,

Livro de Apoio- O Verdadeiro Pentecostalismo 1º Trimestre de 2021,

Dicionário Bíblico Tyndale,

Apontamentos teológicos professor José Junior.