11 de abril de 2010

A FIEL PALAVRA DA PROFECIA

A FIEL PALAVRA DA PROFECIA

Texto áureo = “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo esta próximo. Ap 1: 3

Verdade prática = A “profecia da Escritura” é a única fonte segura de esclarecimento do futuro.

LEITUA BIBLICA EM CLASSE = 1 Pe 1.10-12; = 2 Pe 1.16-21

INTRODUÇÃO

Estamos estudando neste trimestre assuntos de suma importância acerca das últimas coisas, final dos tempos, etc. Nesta lição estudaremos sobre a palavra profética no campo escatológico. É através da palavra profética das Sagradas Escrituras que alcançamos o verdadeiro conhecimento e a real revelação. Na Palavra profética temos a revelação divina sobre fatos que deverão acontecer, segundo o plano divino através dos séculos.

I - PROFECIAS E PROFETAS (1 Pe 1.10)

Profecias são expressões da onisciência de Deus, pois Ele sabe tudo. Para Deus todas as coisas futuras são presentes, pois para Ele um dia é como mil anos, e mil anos como um dia (2 Pe 3.8). A profecia inclui o anúncio préviq de acontecimentos futuros, atuais e passados também (Is 45.11,12,18-21).

A profecia preditiva constituía parte importante do ministério profético. A palavra profeta deriva do grego “prophetes’, e que quer dizer: pessoa que fala em lugar de outra como porta- voz, intérprete, ou proclamador.

1. Salvação inquirida (1 Pe1.10). Pedro diz que a salvação fora “inquirida”, isto é pesquisada, investigada pelos profetas. Isto porque a salvação fora profetizada (Gn 49-10; Dn 2.44). O profeta verdadeiro é aquele que fala pelo Espírito de Cristo. “Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles indicava...” Muitos profetas não sabiam ou não entendiam as coisas sobre as quais profetizavam, mas transmitiam com fidelidade aquilo que de Deus recebiam.

2. A Profecia como luz em lugar escuro (2 Pe 1.19). Toda profecia ainda não cumprida, infalivelmente se cumprirá. A profecia “alumia”, esclarece as coisas obscuras, difíceis de entender. Há profecia para determinados tempos, isto é, elas se cumprem no seu tempo certo.

3. A Profecia pesquisada (v.11). Entre os falsos profetas destes últimos tempos temos os marcadores de datas para a vinda de Jesus.

Quando Saul, através da feiticeira de Endor, invocou o espírito de Samuel, o Diabo se apresentou na aparência do profeta e disse coisas que vieram a se cumprir (1 Sm 28. 18,19). O Diabo imitando a Samuel disse: “Amanhã tu e teus filhos estareis comigo” (v.19). É verdade que alguma coisa se cumpriu, mas não como o inimigo disse, pois Saul somente morreu muitos dias depois. Leia os capítulos 30 e 31 de 1 Samuel.

II. AS PROFECIAS VERDADEIRAS SE CUMPREM

Deus vela sobre sua palavra para cumprir (Jr 1.12).

1. São Inspiradas pelo Espírito Santo. Através da palavra profética da Escritura, Deus comunica aos seus servos as coisas que deverão acontecer (Am 3.7; 1 Pe 1.20). Os profetas recebiam a mensagem profética em forma de visões (Is 1.1; Os 1.2.10), ou sentiam um peso que os obrigava a falar (Hc 1.1). Os profetas falavam ou escreviam, muitas vezes sem entender o sentido daquilo que diziam (1 Pe 1.10.12).

2. Profecias cumpridas. A Bíblia é uma revelação completa e perfeita. Nada dela se pode tirar, nem acrescentar (Ap 22.18,19). A primeira profecia da Bíblia encontra-se em Gn 3.15, e teve seu fiel cumprimento no Calvário, quando Jesus morreu. Céu e terra passarão, mas a Palavra de Deus permanecerá.

3. Profecias que ainda se cumprirão. Há porém, muitas profecias que ainda não se cumpriram. Estas dizem respeito aos acontecimentos dos últimos dias. São as profecias da volta de Jesus para buscar a sua Igreja, e acerca dos fatos que sucederão na terra, quando emergir o Anticristo.

Quanto ao dom de profecia, hoje na Igreja, mesmo incluindo acontecimentos vindouros (At 11.28), não se equipara à mensagem divina- mente inspirada da Bíblia, nem serve de base para ensino ou doutrina na Igreja. Destina-se à edificação, exortação e consolação dos crentes (1 Co 14.3). E profecia de outra natureza.

III. DÚVIDAS E CONFUSÃO EM ESCATOLOGIA

Pelo fato de muitas pessoas não saberem distinguir os eventos bíblicos que ocorrerão no fim da presente era bíblica, iniciando com a vinda de Jesus, resultam muitas dúvidas, confusão e interpretações absurdas do texto bíblico.

Vejamos algumas dessas causas.

1. Falta de espiritualidade: Falta de afinidade com o Espírito Santo. Falta de introspecção espiritual. Ler 1 Co 2.10,14. A Bíblia foi produzida pelo Espírito Santo, e não pense o leitor que vai entendê-la mesmo, só porque é antigo na fé, porque é culto, porque é jovem, porque tem cursos tais e tais. O Espírito Santo é o verdadeiro intérprete das Escrituras. Ele conhece as profundezas de Deus.

2. Falsa aplicação do texto bíblico. Falsa aplicação quanto a:

a. Povos bíblicos. Judeus, gentios e a Igreja de Deus.

b. Tempo. Que na Escritura pode ser passado, presente e futuro.

c. Lugar. Que pode ser céu, terra, espaço.

d. Sentido. O sentido do texto pode ser literal ou figurado.

e. Mensagem do texto. A mensagem do texto pode ser histórica, profética ou doutrinária.

Para manejar a Palavra da Verdade é preciso considerar os variados aspectos acima, da aplicação da revelação divina

3. Conhecimento bíblico desordenado. Há crentes em nossas igrejas portadores de um admirável conhecimento bíblico, mas infelizmente avulso, solto, sem seqüência, desordenado. Não deixa de ser conhecimento bíblico, mas desordenado.

4. Conhecimento bíblico especulativo. Conhecimento bíblico como especulação do intelecto humano. Ler 1 Co 2.14. Especular é querer saber apenas para saber, mas sem qualquer intenção de glorificar a Deus, de consagrar a vida a Ele, e muito menos de obedecer à sua vontade. Há muita diferença entre “amar a Sua vinda” (2 Tm 4.8) e especular sobre a Sua vinda. Qual o caso do leitor?

5. Ação de falsos ensinadores. Esta é outra causa de dúvidas, controvérsia e confusão em escatologia bíblica. E o pior é que os falsos ensinadores, torcedores da verdade, têm livre trânsito em muitas igrejas. Não há disciplina para eles. São praticamente intocáveis, especialmente se são pessoas importantes. Outro crente pode ser disciplinado, mas o falso ensinador não. Eis o perigo!

IV. OS GRANDES ACONTECIMENTOS ESCATOLÓGICOS

Na pergunta dos discípulos a Jesus, em Mt 24.3, vemos dois grupos de eventos escatológicos. Eles falaram “da tua vinda” e “do fim do mundo”. Vejamos os principais eventos proféticos escatológicos por sua ordem.

1. A vinda de Jesus. Para nós este é o primeiro e o mais importante evento escatológico. Nós esperamos Jesus voltar a qualquer momento.

2. A Grande Tribulação. Começará após Jesus tirar sua Igreja da terra. Será um período de aflição sem paralelo, como nunca ouve igual. Nessa época a Igreja do Senhor estará fora da terra, com Jesus no céu.

3. O Milênio. Após o julgamento das nações, na vinda de Jesus, Satanás será aprisionado. Jesus reinará aqui por mil anos. Jesus governará juntamente com a Igreja, sendo Israel a nação líder, já convertida. Os judeus serão o povo missionário que durante o Milênio anunciará o Evangelho.

4. A revolta de Satanás. Satanás será solto por muito pouco tempo após o Milênio, mas esse pouco tempo será suficiente para ele causar grandes estragos na humanidade que desfrutou o Milênio. Este fato mostra que o coração humano não convertido permanece inalterável mesmo sob o reino pessoal do Filho, de Deus.

Hoje em dia o ser humano culpa o Diabo por seus infortúnios, pecados, desvios e quedas. Durante o Milênio não haverá Diabo para tentar a humanidade; depois ver-se-á que mil anos de bênçãos incomparáveis sob Cristo não transformará o homem, porque o problema não é de ambiente; é de coração; é de conversão. O ambiente não, converte. A transformação vem pelo sangue redentor de Jesus mediante a fé. Esta curta liberdade demonstra que Satanás é totalmente incorrigível. Após mil anos na prisão, Satanás é o mesmo de sempre; logo estará instigando uma revolta, uma divisão, uma guerra. Aqueles que gostam de tais coisas devem saber que isto parte do Diabo.

5. O juízo final. Todos os mortos ímpios ressuscitarão e serão julgados pelo que está escrito nos livros. Não haverá injustiça porque o mesmo que legislou também julgará (Tg 4.12). A presença do livro da vida nessa ocasião é certamente para provar aos céticos que seus nomes não se encontram nele. Ler o incidente de Mt 7.22,23.

6. A renovação dos céus e terra. Isto se dará mediante fogo. Ler 2 Pe 3.7-10,12. Começará agora uma nova ordem. As obras humanas serão queimadas. Este ato extinguirá o pecado do Universo todo. Dar-se-á o pleno cumprimento na esfera do cosmos, de Jo 1.29. “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Surgirão novos céus e nova terra.

7. O eterno e perfeito estado. João, o evangelista, escreveu: “Vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe” (Ap 21.1). Aqui, o pecado terminou o seu curso maligno. Os salvos estarão glorificados. Os perdidos estarão no seu lugar — o Inferno. Céus e terra estarão renovados e sem pecado e mal, como eram no princípio. Deus será tudo em todos (1 Co 15.28).

Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS

Lições bíblicas CPAD 1985

Nenhum comentário: