29 de março de 2009

A IGREJA LOCAL E SUA MISSÃO INTEGRAL


Como Igreja local, tomaremos como perspectiva a de Corinto, fundada nos primeiros tempos do cristianismo pelo apóstolo Paulo na sua segunda viagem missionária, relatada em Atos 15: 36 a 18: 22.

A viagem teve como ponto de partida a cidade de Antioquia, capital da Síria, a terceira maior cidade do Império Romano, sendo as duas primeiras: Roma, na Itália, e Alexandria, no Egito.

Essa segunda viagem missionária de Paulo, juntamente com Silas, abrangeu várias províncias do império, pela ordem: Galácia, Ásia (que nada tem a ver com a Ásia da atualidade), Macedônia e Acaia. Estas duas últimas, na Grécia.

Corinto tornou-se uma grande igreja, de grande expressão. O Senhor havia dito diretamente a Paulo numa visão em meio a uma intensa perseguição na época da fundação daquela igreja: “Não temas, mas fala e não te cales; porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade”. (Atos 18: 9, 10).

O Novo Testamento menciona um grande número de igrejas locais que, devidamente constituídas segundo o livro de Atos dos Apóstolos, as Epístolas e o Apocalipse, são porções ou parcelas da Igreja de Deus no seu âmbito universal. A igreja cristã local, como é o caso da sua e da minha, tem uma missão sumamente importante a cumprir por parte de Deus.

Como está a nossa visão da missão integral da Igreja de Deus nestes dias atuais de tantas ideologias e filosofias humanistas em termos de igreja, as quais (ideologias) resultam em inovações descabidas e insensatas que afetam o progresso, a consolidação e a edificação da Igreja como o corpo universal e místico de Cristo, conforme vemos em I Coríntios 12: 12-27 e em várias outras passagens doutrinárias do Novo Testamento? Regularmente, fala-se de missão da Igreja, mas pouco se aborda essa missão no sentido integral, completo, cabal, inteiro, segundo as escrituras.

A MISSÃO INTEGRAL DA IGREJA LOCAL

Essa insigne missão é múltipla e difícil, requerem dos obreiros e leigos da igreja local muito amor, dedicação, capacitação, renúncia e oração, mas é sacrossanta e gloriosa porque é a realização da obra de Deus nesta vida e neste mundo. Igualmente, essa missão tem o selo da aprovação de Deus. Vejamos o desdobramento da missão integral da igreja local.

A MISSÃO DA IGREJA DE ADORAR A DEUS – Referências Bíblicas: Efésios 1: 12; Apocalipse 5: 8, 11, 13, 14; = Mateus 4: 10b; = Salmos 96: 8, 9; = 95: 6; = II Crônicas 20: 18, 19; = 29: 27-30.

Nesta missão da igreja, Deus busca primeiramente verdadeiros adoradores, para então receber deles adoração (João 4: 23). Não é adoração primeiro, que Deus quer; mas primeiramente o próprio adorador. O vocábulo adorar nas línguas bíblicas, seu sentido vai muito além da nossa forma gráfica adorar. A adoração a Deus, segundo as Escrituras, inclui o nosso ofertar (I Crônicas 29 e Mateus 2: 11).

A MISSÃO DA IGREJA DE PROCLAMAR A SALVAÇÃO – Referências Bíblicas: Marcos 16: 15,16; = João 20: 21; = I Timóteo 2: 3,4; = Ezequiel 3: 16-21.

A mensagem da salvação em Cristo deve ser proclamada em todo tempo, a todos os perdidos, em todo o mundo, e por todos os meios possíveis. Essa mensagem da salvação as perdidos inclui o testemunho do cristão de uma vida transformada, do nosso caráter, do nosso modo de viver e agir diariamente. De que adianta alguém divulgar o Evangelho de Cristo, e ao mesmo tempo esse alguém ser uma pedra der tropeço para o próximo, em vários sentidos?

A MISSÃO DA IGREJA DE DISCIPULAR OS CRENTES – Referências Bíblicas: Mateus 28: 19 (ARA); Atos 14: 21,22; Lucas 9: 57-61; Atos 15: 36.

Discipular é, biblicamente, fazer de cada crente um autêntico e permanente seguidor de Jesus Cristo, isto a partir do novo convertido. As crianças devem ter prioridade. (João 21: 15).

“A FÉ NÃO É APENAS UMA NECESSIDADE PRIMACIAL DO CRENTE, É UM ELEMENTO ESSENCIAL E VITAL”.

Nesta referência, o termo “cordeiros” é literalmente o filhote da ovelha que acaba de nascer. É evidente que cada novo convertido é espiritualmente um tipo de bebê. Quantidade na igreja não é o mesmo que qualidade. Quantidade vem pelo número crescente de conversões. Qualidade vem pelo autêntico discipulado conforme o Novo Testamento ensina. Jesus nunca disse que seria fácil segui-lo, e o discipulado cristão é uma bênção para todos nós neste sentido.

Quatro coisas fundamentais no trabalho de discipulado cristão:
1- A alimentação espiritual = (I Pedro 2: 2)
2- A nutrição espiritual = (I Timóteo 4: 6)
3- O exemplo de vida do discipulador = (I Timóteo 4: 12 e I Pedro 5: 8)
4- A modelagem espiritual = (Efésios 4: 15)

A MISSÃO DA IGREJA DE RESTAURAR O DESVIADO – Referências Bíblicas: Lucas 8: 13; = Hebreus 3: 12; = Tiago 5: 19,20; = Jeremias 3: 22; = Ezequiel 34: 4, 6, 16; = Oseías 14: 1.

A parábola do Filho Pródigo, o qual, por fim, retorna à casa paterna, sendo recebido com alegria (Lucas 15: 11, 24, 32). O desvio começa por descuido com a fé em Cristo, e por fim, seu abandono (I Timóteo 1: 5,6; 6: 10, 21; = II Timóteo 3: 8). A fé não é apenas uma necessidade primacial do crente, é um elemento essencial e vital, pois “o justo viverá da fé” (Romanos 1: 17).

A MISSÃO DA IGREJA DE DOUTRINAR O POVO DO SENHOR – Referências Bíblicas: = Mateus 28: 29; = I Timóteo 4: 16; = Atos 2: 42; = Colossenses 1: 28,29; = Tito 2: 1.

Atualmente é grande e desenfreada a proliferação de falsos ensinos religiosos, disseminados como se fosse doutrina bíblica. O mesmo está ocorrendo na música nas igrejas, tanto na letra como na execução. O conhecimento e a observação da doutrina bíblica é a garantia de um viver cristão equilibrado e consolidado, sem vacilação.

A MISSÃO DA IGREJA DE DISCIPULAR OS FALTOSOS RECALCITRANTES – Referências Bíblicas: Mateus 18: 15-17; = Hebreus 12: 5-11; = Romanos 16: 17,18; = 3 João v. 9, 10; = II Tessalonicenses 3: 6-15.

A igreja local no Corinto tolerou conscientemente o pecado. Isso afetaria toda a igreja. A disciplina foi aplicada para que o ofensor se arrependesse (I Coríntios 5: 1-6). A disciplina bíblica e cristã, aplicada com amor, visa o bem do transgressor e seu retorno à vida cristã normal. Discipular e disciplinar são termos cognatos, afins.

A MISSÃO DA IGREJA DE TREINAR OBREIROS PARA A SEARA DO SENHOR – Referências Bíblicas: Mateus 4: 19; = Lucas 6: 12-16; = 9: 1, 2, 6; = II Timóteo 2: 2,15,21; = Efésios 4: 11-12.

A igreja local deve preparar obreiros na teoria e na prática como Jesus fez. Ele os ensinava e os mandava fazer a obra. No Antigo Testamento, os obreiros (da tribo de Levi) ingressavam no ministério e levavam cinco anos estudando, praticando e aprendendo a ministrar no Tabernáculo perante o Senhor, quando então eram consagrados cerimonialmente. Muitos trabalhos de toda natureza, na igreja local, têm sofrido (e continuam a sofrer) devido a obreiros despreparados e inexperientes, homens e mulheres.

A MISSÃO DA IGREJA DE ESTABELECER IGREJAS LOCAIS – Referências Bíblicas: Atos 9: 31; = 13: 1; = 16: 5; = Apocalipse 2: 7; 22: 16.

Sim, estabelecer igrejas locais conforme o padrão do Novo Testamento (Atos 7: 44; = Hebreus 8: 5; = II Timóteo 1: 13; = Êxodo 25: 40).

Uma igreja local devidamente estabelecida e constituída deve ter no mínimo cinco requisitos: autogoverno, autosustento, autodotrinação, autopropagação, e local de reunião de seus membros. Sem esse mínimo de requisitos tal igreja se estagnará. Como nos dias de Davi, não são muitos os homens fiéis nas igrejas. “São poucos os fiéis entre os filhos dos homens”, Salmos 12: 1,2. “Requer-se nos despenseiros que cada um se ache fiel”, I Coríntios 4: 2.

“MUITOS TRABALHOS DE TODA NATUREZA, NA IGREJA LOCAL, TÊM SOFRIDO DEVIDO A OBREIROS DESPREPARADOS E INEXPERIENTES”

A MISSÃO DA IGREJA DE ASSISTIR OS NECESSITADOS – Referências Bíblicas: I João 3: 17; = Atos 11: 29,30; = Mateus 15: 32; = 25: 35-40; = Atos 4: 32-35; Lucas 10: 36, 37; = Romanos 12: 13; = II Coríntios 8 e 9; = I Coríntios 16: 1-3.

Há toda uma riqueza de passagens da Bíblia sobre este elemento integrante do Evangelho de Cristo – a ação social da igreja. É a assistência aos pobres, endividados, necessitados, sofredores em geral. Aqui entram indivíduos, famílias, orfanatos, hospitais, escolas, obra missionária etc.

Ver a obra assistencial determinada por Deus, através do Ano Sabático (Levítico 25: 1-7; Deuteronômio 15: 1-18), e do Ano do Jubileu (Levítico 25: 8-54). Isso é parte da missão integral de cada igreja local.

A MISSÃO DA IGREJA DE ASSISTIR A FAMILIA – Referências Bíblicas: Atos 5: 42; 2: 2,46; = 16: 31; = Romanos 16: 5; = Colossenses 4: 15; = Filemon v. 2.

A igreja local deve assistir e investir na família, na área espiritual, fraternal, doméstica e social. A família, por sua vez, deve comprometer-se com a igreja, freqüentar a igreja, apoiar a igreja, contribuir para a igreja e fazer o trabalho do Senhor na igreja. É uma cooperação mútua, abençoada e compensadora.
Eis a missão integral da igreja, na sua expressão universal, bem como na local.

Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus (auxiliar)
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
Ensinador Cristão nº. 38 CPAD 2009

Nenhum comentário: