17 de março de 2010

Visões e revelações do Senhor

Visões e revelações do Senhor

Texto Áureo = “Em verdade que não convém gloriar-me; mas passarei às visões e revelações do Senhor” 2 Co 12.1

Introdução:

Visões e revelações são experiência do campo das manifestações espirituais que não se constituem em doutrinas, mas são possíveis à vida do crente desde que estejam em conformidade com a bíblia. Paulo vinha de um confronto onde os seus oponentes procuravam desacreditar seu ministério. Eles se vangloriavam de possuírem um conhecimento divino e uma espiritualidade superior à do apóstolo. Paulo se viu obrigado a responder que tinha ainda mais razões do que eles para orgulhar-se, mas não faria isso. Preferia gloriar-se em relação às suas fraquezas, as quais o poder de Deus havia convertido em experiências gloriosas (12.9,10).

Conforme diz o Pr Altair no seu Blog os “surperobreiros”. No decorrer da lição falaremos mais sobre isso.

I – A glória Passageira de sua biografia (VV.11-13)

1) A glória maior de Paulo não está em sua biografia, e sim no sofrimento padecido por causa do Evangelho.

Cabe aqui um comentário dos dias atuais aonde observamos que obreiros pastores de “renomes” gloriam-se de suas “visões” suas pregações para 10, 20, 30 mil pessoas, no cachê que ganha e não no sofrer pela palavra de Deus, ser perseguido por amor ao evangelho, conforme registro de Atos 5. 41 "Retiraram-se, pois, da presença do conselho, regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus."

2) Paulo se opõe à arrogância dos judeus-cristãos.

¹Em todas as épocas, assim como nos dias do apóstolo Paulo, existiram obreiros que se sentiam acima da média. São estes os "superapóstolos", "superbispos", "superpastores", "superevangelistas", "superpresbíteros", "superpregadores", "superprofessores", "superprofetas" e etc. Os Judeus-cristãos que se orgulhavam de sua herança abraâmica tinham inveja de Paulo, por esse ter sido escolhido por Deus, para anunciar aos gentios e não eles. É Como um filho ilegítimo “bastardo” os outros o desprezam, assim eles faziam com Paulo. Embora fosse ele Judeu, da tribo de benjamim conforme: 2 Co 11:22 São hebreus? também eu. São israelitas? também eu. São descendência de Abraão? também eu.

Fl 3:5 Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus...

A história se repete, opositores dentro da igreja, porque é filho do pastor, neto, nora etc. os mandões, que afundam igrejas inteiras, com sua arrogância ainda estão no tempo da monarquia “Pai passa para filho o reino” e isso tem prejudicado algumas igrejas, pois tomam posse sem ter a chamada para tal.

3) Paulo responde contrastando os falsos mestres.

Mais uma vez, aparece os “supercrentes” com seus números, ou conforme a lição os que diziam “ministros de Cristo” vejam os números deles:

- Milhões de telespectadores

- Dezenas de livros

- Centenas de cidades

- Milhares de mensagens pregadas

- Milhares de e-mails recebidos

- Milhões de acesso em sua página na internet

- Milhares de DVD's vendidos

- Centenas de curas e milagres.

Agora observe a lista do apóstolo Paulo:

-Muitos trabalhos

-Muitas prisões

-Açoites sem medidas

- Perigos de morte

- Trinta e nove chicotadas em cinco ocasiões

- Três pisas com vara

- Um apedrejamento

- Três naufrágios

- 24 hs boiando no mar

- Muitas jornadas (algumas a pé)

- Perigos de ladrões

- Perigos de rios

- Perigos de perseguições por judeus e não-judeus

- Perigos na cidade

- Perigos nos desertos

- Perigos em alto mar

- Perigos entre os falsos irmãos

- Muitos trabalhos e canseiras

- Muitas noites sem dormir

- Fome e sede muitas vêzes

- Falta de casa, comida e roupa

- Muitas preocupações com as igrejas do Senhor

II- A glória das revelações e visões espirituais (12. 1-4).

1) Visões e Revelações do Senhor(12.1) Meus amados irmão como é importante observarmos a palavra de Deus nesses últimos dias, o povo se impressiona por tudo, aonde há “Visões” “Revelações” “Curas” algo sobrenatural Chove de gente, sem nem saber a origem, observamos o crescimento das igrejas neo-pentecostais, em cima do “sobrenatural”, e como os “Superespirituais”do tempo de Paulo conquistavam os coríntios, assim também em nossos dias esse espírito de “Supercrente” tem passeado em algumas cabeças no nosso meio. Deus já havia alertado a respeito dos falsos “Profetas” "E disse-me o SENHOR: Os profetas profetizam falsamente no meu nome; nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, e adivinhação, e vaidade, e o engano do seu coração é o que eles vos profetizam." (Jeremias 14 : 14)

Paulo sabia que as visões e revelações do Senhor, são experiências sobrenaturais que permitem a um ser humano ver algo que outros não podem ver, e muitas das vezes essas experiências não são para ser contadas 2 Co 12:1-4 ... Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar. Mas os “Supercrentes”contam afim de serem reconhecidos como “espirituais” gostam de aplausos, de serem filmados, fazem questão de dar autógrafos, não sabem eles que a palavra diz: Não seja sábio aos seus próprios olhos? Jesus disse aprendei de mim que sou manso e humilde

2) O Paraíso na teologia paulina.(V12.2-4) ²[Do Gr. Paradeizo] Originalmente, esta palavra servia para designar os jardins fechados, onde os reis persas passavam o inverno. Com a expansão do helenismo, passou a ter uma conotação mais transcendental. E agora, que o apóstolo Paulo escreve os últimos capítulos de sua segunda Epístola aos Coríntios, o vocábulo serve para descrever o mais excelso dos céus, onde está o trono de Deus. Essa é nossa esperança em um dia morarmos no paraíso com cristo, Ap 21.4 E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. Desse paraíso falou Jesus ao ladrão da cruz. "E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso." (Lucas 23 : 43) o Apóstolo João também falou da visão que teve na ilha de Patmos sobre o Paraíso, conforme o Senhor lhe falara. "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus." (Apocalipse 2 : 7)

Portanto, é um lugar aguardado pelos santos.

3- A atualidade das experiências espirituais. Hoje não vemos tantos testemunhos de irmãos que tiveram a experiência de ser arrebatados, ter visões espirituais, revelações do Espírito. Porém, tem se levantado homens e mulheres, falsos profetas que dizem que tiveram tais revelações, por exemplo. O Pastor Oriel de Jesus. ³Depois do livro Triunfo Eterno da Igreja( o qual iremos chamar de TEI a partir de agora) o pastor Ouriel de Jesus trouxe “revelações” que no mínimo são estranhas e totalmente fora do contexto bíblico. O livro repudiado pela liderança evangélica da Assembléia de Deus trouxe escândalos e uma prática da qual muitas denominações estão repudiando.

Já na capa, o livro deixa a entender que irá trazer as revelações do livro selado pelo profeta Daniel para o tempo do fim, as revelações das coisas que o Apóstolo Paulo ouviu no Paraíso e também as revelações do livro comido pelo Apostolo João.

"A sra. White afirmou que, em uma visão, contemplou a arca do céu. Nela teria visto as duas tábuas de pedra contendo os Dez Mandamentos, sendo que o quarto mandamento se destacava dos demais, circundado por uma auréola de luz. Devido a esse fato, os sabatistas insistem no fato de que toda a humanidade deve observar (guardar) o sábado"."(CABRAL, 1999, 203),

O Apóstolo Mórmon Hugh B. Brown declarou: "A Primeira Visao do Profeta Joseph Smith constitui a base da Igreja que mais tarde foi organizada. Se esta Primeira Visao foi apenas uma ficçao da imaginaçao de Joseph Smith, entao a Igreja Mórmon é o que seus caluniadores declaram ser - uma impostura ímpia e deliberada" (The Abundant Life [A Vida Abundante], pp. 310-311).

Cuidemos para que não caiamos no conto do vigário, as visões e revelações devem ser aferidas com a Palavra de Deus e não o contrário, sempre quando surge uma nova “denominação” foi porque o seu líder teve uma nova revelação ou uma nova visão.

III – A glória dos sofrimentos por causa de Cristo.

1- O Espinho na Carne

Quero aqui, contrastar as experiências de Paulo através do Sofrimento vivido pelo mesmo, com as palavras dos “Superpregadores” que defendem a teologia da prosperidade, da regressão, da saúde física(quem não tem está em pecado) etc.

Pedro e os apóstolos depois de serem acoitados saíram muito alegres, "Retiraram-se, pois, da presença do conselho, regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus." (Atos 5 : 41)

Essa passagem já causou muita confusão quanto o espinho na carne de Paulo, uns dizem que era um demônio para lhe atormentar, outro é uma enfermidade tudo mera especulação, essa expressão referia-se a um tipo de sofrimento que lhe foi imposto por causa das revelações, afim de ele não se ensorbebecer.

2- Paulo reafirma que se gloria na fraqueza.

Talvéz alguém pense que Paulo era defensor do masoquismo (Masoquismo é uma tendência ou prática parafílica, pela qual uma pessoa busca prazer ao sentir dor ou imaginar que a sente) A igreja católica talvéz por essa passagem e o sofrimento na cruz por cristo utilizam do alto-flagelo O papa polonês João Paulo II, conhecido por sua popularidade e suas viagens pelo mundo, se flagelava com um cinto, segundo Oder, e em várias ocasiões dormia no chão como um ato de penitência”. O verdadeiro Cristão entende muito bem porque Paulo se gloriava na fraqueza, quem nunca foi xotado, por pregar o evangelho? Caluniado, mal tratado por amor a cristo? Quem já passou por isso ficou se sentiu útil a obra, percebeu que está no caminho, que a palavra de Deus está se cumprindo nele, quando disse que Lc 21.12,17,18 Mas antes de todas estas coisas lançarão mão de vós, e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e às prisões, e conduzindo-vos à presença de reis e presidentes, por amor do meu nome. E de todos sereis odiados por causa do meu nome.

Mas não perecerá um único cabelo da vossa cabeça”.

Conclusão:

Ao escrever sobre suas fraquezas Paulo tinha a intenção de glorificar a Deus, porquanto somente Ele é capaz de aperfeiçoar seu poder através da fragilidade humana.

Biografia:

1 Blog do Pr Altair

2 Dicionário Teológico Correa de Andrade, Claudenor CPAD

3 Blog pensar e orar PR Alexandre Farias

4 CABRAL, J. Religiões, seitas e heresias. Ed. Gráfica Universal, 1ª ed., São Paulo, 1998.

Elaboração pelo:- Pb. Josenildo Cardoso Cavalcante

Nenhum comentário: