17 de abril de 2010

AS CARACTERÍSTICAS E O PERFIL DA IGREJA AVIVADA DOS DIAS APOSTÓLICOS

AS CARACTERÍSTICAS E O PERFIL DA IGREJA AVIVADA DOS DIAS APOSTÓLICOS

Além do sabemos com respeito a este assunto a ser estudado,Julgo ser importante que vejamos outras particularidades que definiram as características e o perfil da Igreja dos tempos apostólicos.

O que passaremos a analisar deve servir como espelho para qualquer igreja local. Que sem dúvida alguma é uma expressão na comunidade onde a vida cristã é exercitada pelos fiéis. E refletida nas atitudes que revelam o seu compromisso com a vivência da fé.

1- A vida em comunidade foi uma das características predominantes dos cristãos primitivos (At. 2. 46; At. 4 32 33, 5 42, 12 5, 12)

Eles frequentemente se reuniam motivados pela mesma razão A fé no Cristo ressuscitado . Dai aprendemos que todo crente que se submete ao senhorio de Cristo. Precisa reconhecer a necessidade de estar vinculado a uma igreja local bíblica, Em cuja comunidade possa expressar livremente sua fé (Hb.lO. 24,25).

2- Essa vivência comunitária da fé experimentada pela Igreja primitiva teve caráter perseverante:

“E perseveravam...” (v. 42). Não era algo eventual, descompromissado, sem nenhuma responsabilidade. Todos sentiam-se comprometidos em estar juntos e partilhar das mesmas experiências espirituais (v. 43). Hoje muitos estão afirmando que ser assíduo aos cultos é coisa do passado,

O que importa é a comunhão com Deus, Porém, não sabem que quem mantém este relacionamento vertical, Sente-se necessariamente compelido a manter-se não apenas vinculado a uma comunidade cristã, Mas a perseverar ali, vivendo a comunhão com seus irmãos (1 Jo. 1.7).

3- Era uma Igreja com uma caracteristica preponderante

Estava alicerçada na Doutrina dos Apostolos, isto é estava apoiada nos pontos exenciais que sustentam a fe dos salvos. A base doutrinaria daquela igreja não estava fundamentada em hipóteses, nem em interpretações sectárias, isoladas ou produzidas pela imaginação humna ou mesmo demoniaca ( I Tm. 1: 3, 4 - 4: 1-5, Hb 13: 9). Sair fora deste padrão é subsistir sobre areia movediça.

4-Quando a Bíblia fala que “Eles estavam juntos...” (v.44),

Está falando de comunhão, palavra extraída do grego koinonia. Que significa muito mais do que desfrutar de companheirismo ou de uma vida devocional comum com os demais. É o envolvimento interpessoal no sentido mais profundo, que se alegra, Se entusiasma, vibra e se realiza com o progresso espiritual e material de seu irmão.

Mas também chora, sofre e assume as suas dores, nos momentos mais dificeis da caminhada, A ponto de compartilhar com ele, desinteressadamente, em suas necessidades pessoais. Os crentes da Igreja primitiva estavam juntos se conheciam e se ajudavam mutuamente

5- Outra caractenstica importante da Igreja primitiva é que eles caiam na graça de todo o povo (v 47)

A vivência daquela Igreja era tão relevante que o povo via que entre os cristãos as propostas não ficavam apenas nos discursos, Mas tinham sentido prático na vida de cada um. O que ensinavam era demonstrado pelo exemplo.

Com isso a cidade de Jerusalem foi literalmente revolucionada ( At 4: 1-31). Você pensou em uma igreja que não tenha interesse em evangelizar?. Você ja pensou em uma Igreja que não ora, não envia e não contnbui para missões?. Você ja pensou em uma Igreja que fala muito em amor mas não o demonstra na prática?

Você pensou em uma Igreja que se diz viver em comunhão e pratica o preconceito e a discriminação? Você pensou em uma Igreja que apregoa a solidariedade e não se vê nela a disposição para socorrer os necessitados?

A Igreja primitiva possuía todas essas qualidades na prática, E assim sendo, cada comunidade de fiéis, para ser relevante em sua área de atuação, Necessita que a vivência da fé corresponda ao que diz e ao que ensina.

6- Os resultados obtidos na Igreja primitiva eram surpreendentes.

O fato de eles vivenciarem a comunhão (koinonia) servia como atrativo para a sociedade. O Evangelho pregado por eles fazia sentido na vida dos ouvintes.

Havia correspondência entre o que a igreja pregava e vivia. Isto fez com que em pouco tempo a cidade de Jerusalém fosse alcançada com a nova doutrina,

Pois os crentes não cessavam de anunciar a Cristo em parte alguma.Como resultado, todos os dias havia genuínas conversões em todos os segmentos sociais da população,

Inclusive entre os lideres religiosos.

As intervenções sobrenaturais divinas eram tantas que os enfermos trazidos à presençados apóstolos eram curados. Amém.

Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus




Nenhum comentário: