4 de julho de 2010

O ANTIGO TESTAMENTO

O ANTIGO TESTAMENTO

TEXTO AUREO = “Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós, falou-nos nestes últimos dias, pelo Filho” (Hb 1.1).

VERDADE PRÁTICA = O Antigo Testamento é a primeira parte da revelação escrita de Deus, que se completa com o Novo Testamento.

LEITURA BÍBLICA = JEREMIAS 36.1,2,4, 27, 28, 32

INTRODUÇÃO

O Antigo Testamento foi utilizado por Jesus durante todo o seu ministério. Também recorriam a ele os apóstolos e a Igreja Primitiva. E o mesmo continuamos a fazer decorridos já todos esses séculos. Esse fato, por si só, já é mais do que suficiente para justificar o estudo das Sagradas Escrituras que compõem o Antigo Testamento.

1. A PRODUÇÃO DOS LIVROS DO ANTIGO TESTAMENTO

1. Fontes da revelação. A revelação divina no Antigo Testamento veio de forma progressiva ao longo da história de Israel. Seu registro abrange um período de cerca de mil anos — de Gênesis a Malaquias. E foi dada aos judeus e ao mundo através de profetas, sacerdotes, sábios e reis: “... não perecerá a lei do sacerdote, e nem o conselho do sábio, e nem a palavra do profeta” (Jr 18.18).

2. Como os livros foram produzidos. A forma de produção desses livros é ainda desconhecida, pois não revelam eles como ocorreu o processo de sua edito- ração. É verdade que, às vezes, encontramos menção de alguém escrevendo sob a ordem divina como Moisés (Dt 3 1.24-26); Josué (24.26); e Baruque, escriba do profeta Jeremias (Jr cap. 36). Os detalhes quanto aos escritores e como esses livros chegaram à sua forma final só Deus conhece.

3. A inspiração do Antigo Testamento contestada. Quando da expansão do Cristianismo, o Antigo Testamento tornou-se altamente notório onde quer que a Igreja militasse. Isto incomodou o inferno. E logo começaram os ataques contra as Escrituras hebraicas, que consistiam em negar-lhe a inspiração e em desconsiderar-lhe os autores como divinamente inspirados.

No século 18, os ataques à Bíblia tornam-se mais virulentos com a Alta Crítica na Europa. Seus argumentos «científicos” acham-se hoje desacreditados; não passam de teorias ocas. A Palavra de Deus subsiste eternamente (Is 48.8; 1 Pe 1.25). Aleluia!

II. MATERIAL DE ESCRITA DA ÉPOCA

1. Papiro. Também conhecido como junco, é uma planta aquática muito comum no Egito (Êx 2.3; Jó 8.11; Is 18.2). Do cerne de seu caule produzia-se um material semelhante à folha de papel, que os antigos usavam para a escrita. Os primeiros livros da Bíblia tiveram como matéria-prima o papiro.

O Novo Testamento faz menção do papiro (2 Jo 12), da tinta nele utilizada, no grego melan (2 Co 3.3; 2 Jo 12); e da pena empregada para nele se escrever, kalamos em grego (3 Jo 13). Do vocábulo papiro originou-se a palavra papel.

2. Pergaminho. O nome deste material provém de Pérgamo - cidade da Ásia Menor, na atual Turquia, onde originalmente era ele produzido. Fabricado com peles de cabra, ou de ovelhas, o pergaminho era submetido a vários processos industriais até estarem completamente prontos para a escrita. O pergaminho, conhecido também como couro ou velino, era mais duradouro que o papiro, porém muito mais caro. E embora os livros dos tempos apostólicos fossem de pergaminhos, os papiros jamais deixaram de ser usados. Paulo menciona o pergaminho numa de suas cartas (2 Tm 4.13).

III. A ESCRITURA DO ANTIGO TESTAMENTO

1. Livros do Antigo Testamento. Em nossa Bíblia, o Antigo Testamento está dividido em quatro grupos: Lei, Históricos, Poéticos e Proféticos. Na Bíblia hebraica, entretanto, seus livros seguem uma outra disposição.

a) Lei. É a primeira parte do Antigo Testamento composta de cinco livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

b) Livros Históricos. São 12 livros: Josué, Juízes, Rute, 1° e 2° Samuel, 1° e 2° Reis, 1° e 2° Crônicas, Esdras, Neemias e Ester.

c) Livros Poéticos. São cinco: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão. Jó, Provérbios e Eclesiastes são chamados também de Sapienciais; ou seja: de sabedoria prática.

d) Os Livros Proféticos. Estão subdivididos em Profetas Maiores: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel; e Profetas Menores: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

2. Línguas originais. O Antigo Testamento foi escrito originalmente em hebraico, com exceção de Esdras 4.8-6.18; 7.12-26; Jeremias 10.11 e Daniel 2.4-7.28, compostos em língua aramaica.

No período de maior pureza e refinamento do hebraico, foram produzidos os livros de Juízes, Samuel, Reis, Crônicas, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares, Isaías, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias e Habacuque.

Ester, Esdras e Neemias apresentam expressões idiomáticas e frases estrangeiras, denotando a influência das nações estrangeiras sobre o povo judeu.

3. Divisão em capítulos. Por volta de 1228, Stephen Langton procedeu a divisão de toda a Bíblia em capítulos. Alguns historiadores atribuem o trabalho ao cardeal Hugo Santo Caro que o teria completado em 1250. Caro, mui provavelmente, haja se limitado a introduzir melhorias na obra de Langton.

Quanto à disposição do texto bíblico em versículos, o Antigo Testamento foi dividido em 1445 pelo rabi Nathan, e o Novo Testamento em 1551 por Robert Stevens, um famoso impressor de Paris.

IV. A MENSAGEM DO ANTIGO TESTAMENTO

1. Como os primeiros cristãos viam o Antigo Testamento. Estes o aceitavam como a inspirada Palavra de Deus (2 Tm 3.16). Por isto, tanto eles como os judeus tudo fizeram por preservá-lo; e largamente o utilizavam na evangelização (At 17.2, 3; 24.14; 26.22).

2. O cumprimento do Antigo Testamento em Jesus. O Senhor Jesus afirmou: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” (Jo 5.3 9). Referia-se Ele, é claro, ao Antigo Testamento a única Escritura Sagrada daquela época; pois os livros do Novo só começaram a ser produzidos cerca de 20 anos depois.

Aliás, o próprio Jesus afirmava ser o cumprimento das Escrituras do Antigo Testamento (Lc 4.16- 27,44).

CONCLUSÃO

O Antigo Testamento saiu de Deus através dos escritores sagrados. Dos papiros e pergaminhos às páginas impressas, suas escrituras encontram-se hoje nos mais sofisticados programas de computadores. Glorifiquemos a Deus pela revelação de sua Palavra a toda a humanidade!

Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus

Nenhum comentário: