15 de agosto de 2010

JOÃO BATISTA O ÚLTIMO PROFETA DO ANTIGO PACTO

JOÃO BATISTA O ÚLTIMO PROFETA DO ANTIGO PACTO

TEXTO ÁUREO: “No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” Jo 1.29.

VERDADE PRÁTICA: João Batista convocou o povo ao arrependimento, confissão de pecados e retorno a Deus, bem como foi o precursor de Jesus, o Messias. A verdadeira mensagem cristã exalta a Cristo como Rei e Salvador.

LEITURA EM CLASSE == Mt 3.1-12 = Isaias 40: 3-4; = João 1: 15-29

INTRODUÇÃO

Um período de 400 anos havia passado entre o último profeta do V. Testamento, chamado Malaquias, e João Batista. Foi ele chamado o período do “silêncio profético” Como uma estrela que aparece na mais escura e tempestuosa noite, assim apareceu o profeta João Batista pondo fim àquele período entre os dois Testamentos. Primo de Jesus veio seis meses antes que ele, como a “Voz que clama no deserto”, para preparar os corações daquela gente que aguardava o Messias, mas que estava habitando em regiões de sombra da morte. Is 9.2. João Batista era o precursor dessa luz que é Jesus Cristo. Seu ministério foi de importância fundamental, visto que não sendo ele a Luz, dizia: “aquele que vem &pós mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar, ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”. Esse do qual ele falava era Jesus.

O autor do Evangelho de João apresenta o precursor de Jesus da seguinte maneira: Houve um homem enviado por Deus, cujo nome era João (1.6). Foi à melhor descrição possível de João Batista. Ele foi realmente enviado por Deus, portador duma mensagem celestial, a qual ele com todo empenho entregou ao povo no poder do Espírito Santo. Nessa época de sequidão espiritual, o povo de Israel foi despertado pelo arauto do Messias. O governo romano mudara sua sede para Cesaréia, à beira-mar. Muita política havia entre os fariseus e os saduceus. As idéias sobre o Messias eram mais teóricas do que reais. Alguns mestres opinavam que se toda pessoa em Israel se arrependesse, então viria o Messias; mas ninguém esperava acontecer tal coisa. Ocupar-se com as tradições era mais fácil do que corrigir sua vida, ao justificarem suas iniqüidades. Portanto, a nação precisava dum homem poderoso como João que, à maneira dum Elias, despertasse o povo do perigoso sono espiritual em que havia caído. João não chamou a atenção para sua própria pessoa, mas sim para o Messias prometido por Deus.

I. A VOZ PROMETIDA

II.

1. A voz por Deus. Setecentos anos antes do nascimento do Cristo, o profeta Isaias predisse a vinda daquele que precederia o Messias. O capítulo 40 do seu livro inicia com muitas profecias messiânicas.

Logo adiante, vêm as maravilhosas promessas do capítulo 53, que se referem à salvação e à libertação do pecado. A voz que prepararia o caminho do Messias seria João Batista.

2. O caminho para Deus. Na antiguidade, antes que um rei visitasse seus domínios, um grupo de trabalhadores ia adiante dele, limpando, consertando e aplainando as estradas. Assim foi o ministério de João Batista, o precursor de Cristo, e assim devemos nós também preparar o caminho para Cristo entrar nos corações dos perdidos. Para tanto, é preciso remover os obstáculos do coração, afastando o orgulho e o egoísmo. E de um modo completo, o arrependimento dos pecados. E Deus dará então o avivamento espiritual e a bênção em geral.

O mesmo capítulo (40.9-12) afirma: “Eis aqui está o vosso Deus” (v.9). Sim, Ele vem como o “Bom Pastor” (Jo 10.14); como aquele que domina a natureza (Lc 8.25); como aquele que dá poder aos fracos e vista aos cegos. Jesus quando veio pregou as boas novas aos mansos; sofreu em nosso lugar e chamou a todos a aceitarem a salvação (Mt. 11.28).

As bênçãos divinas serão nossas se crermos em Jesus, segundo a revelação divina. Desde Malaquias, o último profeta literário do Antigo Testamento, até o aparecimento de João Batista, houve um período de cerca de quatrocentos anos de silêncio profético, conhecido como PERÍODO INTERBÍBLICO, no qual a voz de Deus não se fez ouvir. Durante esse período, Israel viveu debaixo do domínio estrangeiro, primeiramente dos persas, depois dos gregos, e por último dos romanos. Entre o domínio grego e o romano, Israel obteve uma curta Independência através da revolta dos Macabeus (167 - 63 a.C.) chefiada pelo velho sacerdote Matatias, na qual tomaram parte seus filhos João, Judas, Eleazar, Simão e Jônatas. Em 63 a.C. a luta pelo poder, entre os dois irmãos Hircano II e Aristóbulo II, resultou numa sangrenta guerra civil que teve como conseqüência a perda da independência de Israel.

Nesta ocasião, Roma, com seu poderio militar, já dominava várias nações. Pompeu, general romano, intervém na guerra fratricida, captura Jerusalém e submete-a ao domínio romano. Daí em diante como parte da província romana da Síria, a Palestina teve vários governantes, até que foi dividida em seis distritos:

Judéia, Samaria, Galiléia, Peréia, lduméia, Ituréia. Foi do deserto da Judéia, em meio ao caos político-religioso, que veio o Batista, um estranho personagem de características semelhantes às do profeta Elias, pregando a vinda do Messias. E, conclamando o povo ao arrependimento, batizava nas águas do Jordão os que a ele vinham.

II. A VOZ QUE CLAMA

1. O testemunho de João a respeito de Cristo. Jo 1.14 mostra que Jesus no seu ministério terreno revelou a glória de Deus, estando ele cheio de graça e verdade.

João chamou a atenção do povo para esta glória, e humilhou-se a si mesmo dizendo-se indigno de desatar as correias das sandálias de Cristo. Reconheceu também que, embora tivesse nascido primeiro, Jesus era preexistente; era desde a eternidade (Lc. L36; Jo 1.1,2; 8.58).

2. O testemunho de João experimentado. Os discípulos tiveram confirmado em sua experiência de salvação, o testemunho de João. Embora não podendo ver a Deus, começaram a entender como Deus é ao caminharem com Jesus e ouvirem as suas palavras. Jesus é Deus Ele tomou forma humana, não para ocultar sua divindade, mas sim para revelá-la aos homens (Fp. 2.7). Ele pôs de lado (esvaziou-se) os direitos e privilégios divinos e celestiais, mas não abdicou de suas divinas qualidades e atributos. A glória divina revelada em Cristo não é apenas aquela maravilha revelada no Monte da Transfiguração, mas também as suas divinas qualidades de amor, bondade, graça e verdade. Jamais outra pessoa revelou em toda plenitude essas qualidades, nem mesmo Moisés. Moisés viu e revelou algo da glória de Deus, mas o povo não pôde suportá-la (Ex. 33.18; 34.30). Mas em Cristo todos podemos contemplar e experimentar o favor e a bondade de Deus; graça sobre graça, sempre renovada e abundante. Aleluia! (Jo 1.16-18). Jesus pode revelar Deus porque Ele é Deus.

3. O testemunho de João questionado. Embora João estivesse pregando no deserto da Judéia, as multidões afluíam para ouvi-lo. A sua pregação destemida e poderosa despertava esperança no povo. Em princípio, os líderes não o ouviam, mas quando o despertamento espiritual alcançou a nação, uma comissão de líderes foi enviada para entrevistá-lo. Uma pessoa menos piedosa e consagrada se sentiria lisonjeada ao deparar com tão importante comitiva que procurou, com hipocrisia, persuadi-lo de sua importância pessoal. Assim fazem os formalistas, focalizando a atenção sobre o mensageiro e esquecendo-se da mensagem que ele conduz.

João deixou bem claro que ele não era Elias, nem o profeta predito por

Moisés (Dt 18.18,19), nem o Messias, e nem Jeremias ou algum dos profetas do Antigo Testamento, ressuscitado. Não. João era apenas uma “voz”. O mensageiro não importava, mas sim a sua mensagem. Como precursor, seu papel era o de focalizar toda a atenção sobre o Cristo que logo havia de aparecer, Façamos todos assim também e acabemos de uma vez com a bajulação e com a exaltação do homem, e exaltemos a Deus!

O fato de o Batista ser chamado de Elias tem sido, para muitos, ponto de discussões teológicas, por não terem maiores esclarecimentos sobre o que seja uma figurada retórica. João Batista foi chamado de Elias em sentido figurado, tal como nós muitas vezes damos a alguém o nome da pessoa com quem ela tem características físicas ou morais semelhantes. “Por exemplo: “dizemos de um indivíduo muito inteligente, ‘Fulano é um Rui Barbosa”, ou ainda de um grande compositor ‘Este rapaz é um Carlos Gomes” e assim por diante.

O Batista não podia ser a “reencarnação” de Elias, como querem alguns, pois este foi trasladado ao céu sem ter morrido (II Rs. 2.1-12) e se João Batista fosse o antigo profeta, ou outro qualquer, não teria negado sua identidade quando interrogado pelos sacerdotes e levitas de Jerusalém (Jo 1.19-23). Ele era tão somente “A voz que clama no deserto”. De Elias mesmo, o Batista possuía alguns traços de semelhança moral e física, tais como:

a) Caráter firme e destemido. Sabia quem era para o que viera, e o que tinha a fazer, estava fazendo integralmente, sem temer reações das autoridades ou do povo (Mt. 3.7-10). Compare com Elias (I Rs. 18.15-40);

b) Humildade (Mt. 3.14; Jo 1.25,29; 3.23). Quanto ao aspecto físico:

Elias (II Rs. 1.7,8); João Batista (Mt. 3.4). Além disso, a Bíblia declara o princípio universal que diz: “Aos homens está ordenado morrerem uma vez vindo depois disso o juízo” (Hb 9.27). Ela não fala em “reencarnação”, mas sim de ressurreição dos que “dormem no pó da terra”, isto é, dos mortos justos e injustos (Dn. 12.2; Jo 5.28,29; Ap. 20.4-6, 11, 15).

4. O testemunho de João confirmado. João respondeu às interrogações dos fariseus, declarando que eles entenderiam a razão do seu ministério de arrependimento e batismo, uma vez que conhecessem Aquele que já estava entre eles, porém ainda desconhecido. João centralizou sua mensagem na pessoa de Cristo, exemplo que também devemos seguir. Nos versículos 32 a 34, João Batista declarou que Deus confirmaria a importância do seu batismo, e que esse batismo seria aceito por Ele como preparação para uma realidade muito maior, isto é, o batismo com o Espírito Santo. A Bíblia faz menção de vários batismos, alguns em linguagem literal, outros, porém, em linguagem figurada. Vejamos alguns:

1) Batismo de arrependimento (Mc 1.4). Foi o batismo pregado por João Batista antes do ministério público de Jesus, e foi transitório e de caráter nacional, isto é, só para o povo judeu. Não tendo nada a ver com a Igreja de Cristo. Prova disso é o fato que Paulo batizou os novos convertidos de Éfeso em nome de Jesus, quando estes já haviam sido batizados no batismo de João (At. 19.1-5).

2) O batismo dós cristãos (Mt. 19). Ordenado pelo próprio Cristo. E para todos os que crêem em seu nome, e por isso mesmo é de caráter universal e ministrado como rito inicial aos que ingressam na Igreja de Cristo. Sua forma, como indica o próprio sentido do termo grego “baptismos” (que significa mergulhar), deve ser efetuado por imersão completa do batizando em água, corrente ou não, e simboliza o sepultamento da velha vida anterior no pecado. Ao ser emerso (levantado) das águas, o novo convertido está testemunhando que, havendo morrido para o pecado, está agora “ressuscitando” para uma nova vida em Cristo Jesus.

Quanto à fórmula, o próprio Jesus a estabeleceu: “Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo” (Mt. 28.19).

3) Batismo com o Espírito Santo (Mt. 3.11; Mc 1.8; Lc. 3.16; Jo 1.33). Batizar com o Espírito Santo é prerrogativa do Senhor Jesus Cristo, conforme o próprio Batista afirmou, que tem como objetivo principal conceder poder para que o crente seja Sua testemunha com toda ousadia, em todo tempo e em todo lugar (At.1.8) principal conceder poder para que o crente seja Sua testemunha com toda ousadia, em todo tempo e em todo lugar (At. 1.8).

III. A PREPARAÇÃO DO CAMINHO.

1. João, o Arauto Prometido, Mt 3.3. Aproximadamente 700 anos antes, o profeta Isaías, predisse a vinda de João Batista, descrevendo, as características de seu ministério. Ele é chamado Batista, porque batizava em água, e não por outra razão. Nos tempos antigos, era costume os reis era suas viagens serem precedidos por arautos que avisavam e conclamavam o povo a preparar o caminho por onde o rei haveria de passar. Gn 41.41-43; Et 6.8,9.

Foi exatamente isso que João Batista veio fazer, como arauto de Jesus Cristo; preparar o caminho para Jesus passar. Não um caminho ou estrada que conduzisse a Jerusalém, mas o caminho espiritual. Ele veio preparar o coração do povo para receber o Messias, Mt 3.3.

2. João, Um Homem Diferente. Mt 3.4. João Batista foi um homem diferente. Sua roupa, sua comida, seu modo de vida, faziam-no semelhante ao profeta Elias, que também se vestia e viva de maneira rústica. (II Rs 1.8; Lc 1.17).

3. O tema da mensagem de João Batista. Mt 32. João pregava urna mensagem veemente e direta na qual dizia: Arrependei-vos.. Era um estilo dos profetas antigos falarem diretamente ao pecador, conclamando-os para que mudassem de vida.

4. Arrepender-se, quer dizer: Mudar de atitude, de pensamentos, de maneira de viver. E o único caminho indicado para o bom relacionamento com Deus. Jesus também usou esse estilo de pregação. Mt 4.17. De igual modo os apóstolos. At 2.38; 17.30. Como as estradas antigas que eram muito tortuosas, assim era a vida daquela gente. Em nossos dias não há diferença. Tal qual estradas que precisam ser endireitadas, assim é a vida do pecador.

IV. A PROCLAMAÇÃO DA MENSAGEM.

1. A Afluência do Povo, Mt 3: 5. Apesar de proclamar urna mensagem enérgica e direta aos corações, João Batista conseguia arrebatar multidões que para ele acorriam. Não era eloqüente no sentido da oratória, nem era de aparência pessoal muito atrativa. Sua roupa era diferente das que usavam os moradores das cidades. Era de pelo de camelo. Viveu antes em reclusão, Lc 1.80. Contudo sua fama espalhou-se rapidamente de tal maneira que de todas as cidades vinham caravanas para ouvi-lo tanto de Jerusalém como de toda a Judéia. Não falava para agradar, mas falava com autoridade divina. Pela primeira vez em quatro séculos, ali estava um profeta anunciando a chegada do Messias prometido. A esperança que quase se extinguira começou a acender-se outra vez;

2. O Que Atraiu o Povo, Mt, 3.5,6. A mensagem de João Batista era cheia de verdade, e ele, desprovido de qualquer vaidade pessoal, Ele não chamou a atenção do povo para sua pessoa, mas levou-os, a olharem para o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Jo 1.29. Aquele que era maior do que ele.

Os fariseus e saduceus também foram ter com João Batista. Lá chegando, viram uma coisa que deve tê-los espantado.

O povo atendia ao apelo de João, e numa demonstração de arrependimento, eram batizados no rio Jordão. Aquilo deve ter deixado perplexo aqueles religiosos de fachada.

Certamente a ida daqueles (fariseus e saduceus para falar com João era mais uma maneira de aparentarem sua religiosidade, procurando interesses pessoais. João, pelo Espírito Santo, sabendo de suas mazelas e malícias, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura? Produzi pois frutos de arrependimento. E não presumais em vós mesmos dizendo: Temos por pai a Abraão.. Mt 3.7-9. Pregadores há que pregam para agradar determinados grupos, Esses tais não teriam recebido Jogo Batista naqueles dias. Ele não pregava para agradar. Pregava a mensagem que recebera de Deus.

3. Uma Mensagem Sem Acepção de Pessoas, Mt 3.9. O Evangelho não faz acepção de pessoas. Exige de todos a mesma atitude: arrependimento.

Os israelitas e especialmente os lideres, orgulhavam-se de descenderem de Abraão. Seu parentesco com ele, não lhes dava imunidade nenhuma contra o pecado. Tão mortos espiritualmente estavam esses líderes, que João teve que lhes dizer que Deus poderia fazer até das pedras do deserto, filhos de Abraão! Que coragem de João proferir tal denúncia contra os mais elevados lideres em Israel! As vezes é isso mesmo que tem que ser dito.

4. O Batismo - Símbolo de Arrependimento, Mt 3.11. Nunca antes tal procedimento havia sido exigido em Israel. A lei exigia circuncisão, guarda do sábado, sacrifícios e outras coisas, mas batismo em água, aquela era a primeira vez. A mensagem de João sobre a ‘necessidade do arrependimento, foi bem dramatizada pelo batismo que ele efetuava nas águas do Rio Jordão. Quem se arrependia considerava-se como morto à vida de outrora. João trouxe consigo uma mensagem diferente, e dois tipos de batismos. Um em água para arrependimento; outro com o Espírito Santo, para revestimento de poder Ele dizia: Eu batizo com água... mas Ele vos batizará com Espírito Santo e com fogo... Lc 3.16.

Eis ai uma coisa que muita gente não entende. Misturam arrependimento e poder numa mesma vasilha. Ambos são diferentes. Arrependimento é mudança de atitude, é vida nova. Poder é força. é coragem, é dinamismo, é capacidade para vencer. Tudo isso da parte dê Deus, O batismo com Espírito Santo é diferente do batismo em água. O primeiro, um ministro de Deus pode efetuar; o segundo, só Jesus. O batismo de João simbolizava o arrependimento, mas o batismo desse Outro seria um batismo mais poderoso! Seria o batismo com o Espírito Santo, e com fogo! O fogo é um símbolo muito próprio da obra do Espírito Santo em purificar a vida da pessoa, pois o fogo queima qualquer impureza.

O Espírito Santo, limpa e faz a vida da pessoa alcançar novas dimensões em Deus, Ele comunica calor e poder à vida espiritual que nunca antes a pessoa conheceu.

V. A APRESENTAÇÃO DO REI, Mt 3.13-17.

Que momento de extraordinária alegria foi para João quando ele viu Jesus se aproximando do Rio Jordão. E para ele foi grande a surpresa quando Jesus lhe pediu que O batizasse. Mas o Espírito Santo testificou ao coração de João que essa Pessoa era de fato o mui prometido Messias:

1. Jesus Apresentado como o Messias. Foi quádrupla essa apresentação

a. João O apresentou como o Messias, Jo 1.29-34

b. Jesus apresentou-se a Si mesmo, Jo 1:51.

c. O Espírito Santo apresentou-O descendo como pomba sobre Ele, Jo 1.32,33.

d. O Pai apresentou-O testificando dEle, Mt 3,16,17.

VI. O TESTEMUNHO DE JOÃO BATISTA = JOÃO 1.15-18,27,29-34

O apóstolo João constituiu-se em o maior apologista do Cristianismo. Por isso, fez questão de mencionar em seu evangelho o testemunho de João Batista a respeito do Messias, com o objetivo de combater os discípulos do precursor de Cristo que aumentaram em quantidade, e não admitiam ser Jesus o Filho de Deus. Registramos nesta lição o testemunho de João Batista, o qual convenceu dois de seus discípulos que o deixaram e seguiram a Jesus, pois acreditaram ser Ele o Messias, o Filho de Deus, o Salvador do mundo. João Batista fez questão de falar aos sacerdotes e levitas, enviados pelos judeus de Jerusalém, para lhe perguntarem sobre a sua procedência, que não era o Messias, tão esperado por todos, mas Somente o arauto, ou seja, o que anunciava a chegada do Salvador do mundo.

1. “O que vem depois de mim é antes de mim” (1.15). Quando lemos Lucas 1.37, constatamos que João Batista, como ser humano, era mais velho que Jesus em tomo de seis meses, conforme as palavras do anjo Gabriel: “E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e este é o sexto mês para aquela que era chamada estéril”,.

Se levarmos em consideração que a concepção de Cristo deu-se no versículo 38, quando Maria declarou sua aceitação de ser a mãe do Salvador. Por isso, não é um paradoxo a afirmação do filho do sacerdote Zacarias:

“O que vem depois de mim é antes de mim”, pois ele se, referia à existência eterna do “Verbo” divino. Mencionamos, na lição anterior, que o “Verbo” é preexistente, ou seja, Ele é Deus antes de estabelecer todas as coisas (Jo 1.3); participou da criação do homem. (Gn .1.26); confundiu a língua humana (Gn 11.7); apareceu (pré-encarnado), acompanhado de dois anjos, a Abraão (Gn 18.1-3) salvou os três companheiros de Daniel de serem mortos na fornalha ardente de Nabucodonosor. (Dn 3.24,25).

2. “A graça e a verdade vieram por Jesus Cristo” (1.17). João Batista, através deste versículo, estabelece o divisor de águas entre a Lei, representada por Moisés, e a Graça, estabelecida pelo Filho de Deus.

a) A Lei condena (Dt 32.46,47). Ninguém foi capaz de se salvar por intermédio da Lei, pois todos os regidos por ela, a transgrediram, inclusive Moisés, considerado o grande legislador. Ele desobedeceu a ordem divina de apenas falar à rocha, que figurava Cristo, e não feri-ia, irado com os murmuradores (Nm 20.10-12). Bastava apenas descumprir um só dos mandamentos, para ser transgressor dos dez.

b) A Graça redime (Rm .23-25). Jesus foi o único que cumpriu toda a Lei e, por isso, estabeleceu uma nova dispensação, por meio da qual todos têm acesso à vida eterna (Ef 2.8). Agora, o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado (1 Jo 1,7). Se, diariamente, arrependidos, confessarmos os nossos pecados ao nosso Pai celestial, Ele, que nos justificou, através da morte vicária de seu Filho, purifica-nos de toda transgressão.

3. “Deus nunca foi visto por alguém” (1.18). João Batista prova a seus interlocutores, através deste versículo, a deidade de Cristo. O próprio Jesus deixou patente a Filipe, um de seus apóstolos, que Ele e o Pai formavam uma unidade perfeita e quem o via, contemplava também a Trindade (Jo 14.8,9).

Deus jamais fora visto por alguém, pois sabia que, por causa do pecado, o homem não suportaria a sua glória. Moisés, que possuía íntima comunhão com Jeová, desejou, ardentemente, vê-lo face a face, mas o Senhor não permitiu, pois ele não resistiria (Ex 33.20-23). O “Verbo”, no entanto, encarnou-se, e permitiu que todos o vissem e sentissem como o Emanuel (Is 7.14).

4. “Não sou digno de desatar a correia da alparca” (1.27). Apesar do tempo que se passara, quase setenta anos depois, o Espírito Santo lembrou ao apóstolo João (lo 14.26) aquela notória colocação do precursor de cristo: “Não sou digno de desatar a correia da alparca”, não somente por causa de sua humildade, mas pela sua impossibilidade de servir, senão por intermédio da misericórdia do Senhor, pois ele estava diante de Deus, um fogo consumidor (Hb 12.28,29).

O propósito das nossas lições, neste trimestre, é o de mostrar aos alunos da Escola Bíblica Dominical que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, em consonância com o desejo do apóstolo João de escrever o seu evangelho,no fim de sua vida, em avançada idade, quando pastoreava a igreja em Éfeso, em tomo do ano 95 d.C., para combater as heresias dos que achavam impossível a encarnação do “Verbo” (2 Jo 7).

VII. O EFEITO DO TESTEMUNHO DO BATISTA

Alguns estudiosos afirmam que João Batista exerceu o seu ministério durante, apenas, 12 meses, no decorrer de um ano sabático, ocasião em que a terra descansava, a fim de recobrar a sua vitalidade. Por isso, os judeus podiam ouvi-lo e batizar- se no rio Jordão, durante os dias úteis da semana No entanto, ele sabia que a sua missão era a de apenas preparar os corações, para ouvirem a mensagem de salvação, anunciada pelo Filho de Deus que estava na eminência de chegar.

Ao avistá-lo, testificou, com veemência: “Eis o Cordeiro de Deus” (1.29), diante dos sacerdotes e levitas que o foram interrogar. No dia seguinte, quando se encontrava sozinho com dois de seus discípulos, ao contemplar, novamente, Jesus, voltou a declarar: “Eis aqui o Cordeiro de Deus” (1.36).

1. A decisão dos dois discípulos (1.37). Os dois discípulos ficaram tão convictos daquela verdade, que deixaram o mestre e seguiram a Jesus. Como dissemos na lição passada, um deles chamava-se André, irmão de Pedro, e o outro, provavelmente, João, o evangelista, que não quis se identificar pelo nome, devido sua humildade, O testemunho de João Batista surtiu profundo efeito em suas vidas, e tiveram a certeza de ser aquele o “Verbo” divino que viera ao mundo para salvar a humanidade, irremediavelmente perdida (Hb 2.11).

1. O NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA - II

Lucas escreve sua história, depois de se informar “minuciosamente de tudo desde o princípio’ v.1. Foi seu alvo levar seus leitores a ter plena certeza da Mensagem divina, v.4. Começa, portanto, narrando os acontecimentos na ocasião do nascimento do precursor de Cristo,João Batista, cuja vinda foi profetizada pelo último profeta do Velho Testamento, cap. 1.1-4.

2. O PREFÁCIO DE LUCAS AO SEU EVANGELHO, 1.1-4.

Essa introdução é uma verdadeira jóia da língua grega, em que o livro foi escrito, e merece a nossa solene meditação. E como se entrássemos no gabinete de um célebre historiador que nos mostrasse importantes documentos, preciosos manuscritos, livros raros e tudo que empregasse para produzir uma obra verídica, útil, prática e que há de adquirir grande fama através dos séculos.

3. A CONCEPÇÃO DE JOÃO BATISTA = 1.24,25

1.24 - “E, depois daqueles dias, Isabel, sua mulher, concebeu e, por cinco meses, se ocultou, dizendo:

25 - “Assim me fez o Senhor, nos dias em que atentou em mim, para destruir o meu opróbrio entre os homens.

Por cinco meses se ocultou (v.24): Isabel ocultou-se até quando o evento se tornou evidente? Ou se ocultou para orar e adorar?!

4. PREDITO O NASCIMENTO DE JESUS = 1.26-38.

Foi no Éden que Deus prometeu à humanidade caída um Libertador, Gn

3.15. A promessa foi repetida a Abraão, Gn 22.18. A mesma promessa foi dada novamente por intermédio de Jacó, na hora da sua morte, Gn 49.10. Através dos séculos foi repetida pelos profetas, Is 11.1-5; Mq 5.2; Dn 9.25; etc. Lucas narra, com palavras santas, o anúncio a Maria da concepção e do nascimento de Jesus, o Libertador. Esta narrativa é importantíssima, a coroa de toda a profecia. Nela se descobre o supremo mistério da fé cristã, isto é, a natureza do Cristo humano e divino. Lucas, muito mais que qualquer outro dos Evangelistas, recorda o ministério altamente amoroso e variadíssimo de mulheres.

E no sexto mês (v.26): No sexto mês depois de conceber a envelhecida Isabel, vv. 24,36. Os acontecimentos da terra são atenciosamente cuidados por Deus.

5. O NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA = 1.57-66.

A história do nascimento de João Batista é o relato dos acontecimentos na ocasião do nascimento de uma “candeia que ardia e alumiava” a Igreja de Deus.

Que tinha Deus usado para com ela de grande misericórdia (v.58): Foi grande misericórdia para com Isabel porque:

1) Ela ficou livre do “opróbrio entre os homens” de não ter filhos,

2) Sua família foi engrandecida, especialmente sendo família de sacerdotes dedicados a Deus,

3) Isabel era velha. Se uma jovem mãe, com o primogênito nos braços louva a Deus com gozo indizível, quanto mais a idosa Isabel com seu filhinho, o precursor do Messias. Felizes são as famílias que assim reconhecem a misericórdia de Deus em conceder-lhes o nascimento de filhos.

O seu nome é João (v.63): Zacarias, por causa de sua incredulidade, ficou mudo, v.20. Mas, ao confessar publicamente sua fé, declarando que o seu filho devia ter o nome dado pelo anjo, “logo a boca lhe abriu’ v.64. E com a nossa manifestação de fé que Deus nos pode abençoar com gozo mais sublime e testemunho mais largo. No caso de Zacarias, ele foi cheio do Espírito Santo e proferiu palavras tão sublimes que são contadas depois, através dos séculos, pelo povo de Deus.

VIII. O CÂNTICO DE ZACARIAS, 1.67-80.

O canto de Zacarias é cântico de fé, de esperança, de gratidão; é hino de salvação pelo amor de Deus em Jesus Cristo, nosso Senhor. Chama-se o cântico de Zacarias o Benedictus, da primeira palavra do canto no latim. E uma expressão extática da gratidão do pai de João Batista, na face da superabundante bondade de Deus.

Foi cheio do Espírito Santo (v.67): Zacarias nesta ocasião, foi cheio até transbordar. Deus não somente lhe perdoara o pecado da incredulidade; honrou-o maravilhosamente na Sua grande misericórdia.

Zacarias... profetizou (v.67): Naquele tempo, os dons do Espírito Santo foram “emprestados” apenas a alguns dos filhos de Deus mais abençoados. Todos nós, porém, depois do Pentecoste (At 2), podemos profetizar, 1 Co 14.3 1. Mas nos convém que seja, todas as vezes, como nestes exemplos de Isabel, Maria e Zacarias, para magnificar o nome de Deus e jamais para engrandecer a nós mesmos.

Libertados.., o serviríamos... (v. 74): Enganam-se muito os que pensam que Deus os salvou meramente para se sentirem satisfeitos e contentes.

Tais sentimentos não são dignos da graça de Deus. Os que vivem somente para comer são egoístas e glutões, são adoradores de seus próprios estômagos. Comemos para viver diante de Deus, para amar o próximo, para trabalhar por Cristo em prol de Sua causa. Somos salvos para servir, libertados.., o serviríamos., todos os dias da nossa vida, vv. 74,75.

E tu, ó menino... (v.76): Zacarias não disse: “E tu, meu filho...” O velho sacerdote tomado pela grandeza de Deus, reconhecia somente seu parentesco Àquele maior que qualquer dos dois.

Hás de ir ante a face do Senhor (v.76): Os que andam ante a face do Senhor pregam como moribundos prevenindo moribundos. Certo pregador foi informado, pelo diretor da penitenciária onde devia pregar, que dois dos ouvintes, ocupando cadeiras enlutadas tinham de cumprir sentença de morte, logo após ouvir seu sermão. O pregador, certamente, não falou com leviandade nem se elogiou a si mesmo. Lembremo-nos de que há ouvintes, em muitos de nossos cultos, ocupando cadeiras cobertas de luto.

O Oriente do alto (v. 78): O sol nascente das alturas (ARA). O Messias é o Sol da justiça (Ml 4.2); A Estrela da alva (2 Pe 1.19); a resplandecente Estrela da manhã (Ap 22.16). Todas são expressões figuradas, que salientam o glorioso fato de Ele ser a Luz do mundo Jo 8.12.

Observem-se seis nomes de Cristo no primeiro capitulo de Lucas: Senhor, vv. 17,43 e 76. Jesus, v.31. Filho do Altíssimo, v.32. Filho de Deus, v.35. Altíssimo, v.76. O Oriente do alto, v.78.

O menino crescia e se robustecia em espírito (v.80): Encontra-se neste versículo a história abreviadíssima de meninice de João Batista. Desenvolvia-se tanto em espírito como em corpo.

E esteve nos desertos (v.80): Apesar de ser filho de sacerdote não foi ao templo para ministrar perante o Senhor, como fizera Samuel. Foi destinado a preparar

caminho para sacerdócio melhor. Nos desertos havia oportunidade de ter íntima comunhão com Deus. Não cremos que vivia como eremita, separado de toda a convivência dos homens, mas que residia em uma das casas isoladas, em um deserto como o de Maom, mencionado na história de Davi, no deserto, 1 Sm 23.24,25.Todos nós não podemos morar no deserto, como João, mas podemos passar tempo, diariamente, sozinho, com o Senhor. Acerca de oração nos desertos, lede cap. 5.16; 6.1; 9.28; 22.39-46; At 16.13; Ex 33.7; Dt 9.15-10.

Até ao dia em que havia de mostrar-se a Israel (v.80): Vivia nos desertos, com Deus, até a idade de tinta anos (compare cap. 3.23) quando lhe veio a palavra de Deus e a Voz começou a clamar no deserto.

CONCLUSÃO

Na atualidade, o evangelho de João precisa ser mais evidenciado em nossas igrejas, a fim de que os cristãos vejam os movimentos adversos, os quais não condizem com a Palavra de Deus, e não se escandalizem, pois as contendas e as discórdias são tantas que muitos já não acreditam ser Jesus o “Verbo” encarnado, por causa das heresias que são ensinadas (At 20.29,30), e desviam-se do caminho da verdade, ou estão fracos na fé. Esquecem-se que, propositada- mente, Jesus sustentou a vida de seu servo João, enquanto todos os outros de sua geração foram martirizados. Cumpriu-se, literalmente, o que Cristo dissera a Pedro, a respeito dele (Jo 21.21,22), ou seja, ele só partiria para a eternidade, quando o visse glorificado na ilha de Patmos (Ap 1.9), onde se encontrava exilado, ocasião em que recebeu mensagens profundas sobre os acontecimentos futuros.

Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus

Bibliogragia

Espada Cortante volume 2 – Orlando Boyer

Lições bíblicas CPAD 1980

Lições bíblicas CPAD 1995

Nenhum comentário: