7 de junho de 2011

UMA IGREJA AUTENTICAMENTE PENTESCOSTAL

UMA IGREJA AUTENTICAMENTE PENTESCOSTAL



Texto Áureo: “ Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt. 28.19).





I – Saudação e Introdução à Lição.

Saúdo todos os amigos e irmãos leitores com a paz do Senhor. Em ambiente de comemoração pelo centenário das Assembleias de Deus no Brasil, é muito oportuna a presente lição, quando abordaremos os atributos de uma igreja verdadeiramente pentecostal.
Atualmente, diante das inúmeras denominações pentecostais em nosso pais, com suas diversas peculiaridades litúrgicas, muita dúvida gira em torno do que é, de fato, a doutrina Pentecostal. O pentecoste seria somente o falar em línguas? Seria somente o desenvolvimento de dons espirituais?
Hoje estudaremos a completude bíblica do movimento pentecostal. Movimento este que tem todas as suas bases e diretrizes na Bíblia, sendo que, já de início, observamos uma característica de uma Igreja Pentecostal: A palavra, o ensino, as práticas e a liturgia devem ter base Bíblica.

II – A Evangelização.

A primeira e marcante característica de uma Igreja Pentecostal é a evangelização, em cumprimento ao mandamento de Cristo (Mc. 16. 15-20). O batismo com o Espírito Santo não é um fim em si mesmo, mas uma dotação sobrenatural para que possamos, em primeiro lugar, termos intrepidez para levar o evangelho a todos quantos pudermos.

Utilizemos como diretriz o livro de Atos dos Apóstolos. No capítulo 1, versículo 8, Cristo diz expressamente aos seus discípulos: Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confis da terra. Observamos que a dotação Espiritual (a virtude do Espírito Santo) foi prometida já com um propósito: a evangelização.

Ainda no Livro de Atos dos Apóstolos, observamos no capítulo 2 a descida do Espírito Santo (Dia de Pentecostes), em cumprimento a promessa de Cristo. Muitos receberam o Batismo com Espírito Santo, com evidência inicial de falar em outras línguas. Logo em seguida à descida do Espírito Santo, Pedro, com a intrepidez do Espírito Santo, prega a uma multidão, e cerca de 3 mil pessoas aceitam a mensagem da cruz (At 2. 41).
A principal função de uma Igreja Pentecostal é pregar o evangelho. A princípio parece uma afirmação bastante óbvia aos conhecedores da palavra de Deus. Entretanto, a realidade com que nos deparamos hoje nos leva a crer que temos de rever alguns conceitos.

Em primeiro lugar, evangelismo se faz com a pregação de Cristo, nosso Senhor e Salvador.  Muitos tem trocado a edificação da palavra de Cristo pelos números da doutrina da prosperidade, da afirmação positiva, etc. Quando evangelizamos, falamos de Cristo, do seu amor sem igual, dos seus caminhos, frisando que só há verdadeira liberdade em Jesus (Jo 8.36). Muitos tem feito da pregação uma relação utilitária: aceite a Cristo, e terás bens materiais!
Ainda que Cristo não deixe o necessário faltar aos seus servos, e nos dê, de fato, algumas bênçãos materiais (Mt 6.33), aceitar a Cristo deve significar, antes de tudo, arrependimento dos pecados e mudança de vida, passando o homem a trilhar os ensinamentos de Cristo. 

Em segundo lugar, temos que entender que os dons espirituais não são um fim em si mesmos. Em 1 coríntios, capítulo 14, o Apóstolo Paula escreve acerca da desordem causada pelo mau uso dos dons espirituais, esclarecendo que (v. 16):
Doutra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o que ocupa o lugar do indouto o Amém sobre a tua ação de graças, visto que não sabe o que dizes? Um culto desordenado atrapalha a evangelização e o ensino da palavra de Deus.

Os dons espirituais são concessões do Espírito Santo para os servos de Deus, para que os utilizem naquilo que for útil (1 Cor 12.7). Devem servir de auxílio no ensino, na pregação e na fé, sem jamais serem entraves. Atualmente, não é raro participarmos de culto em que não mais é feito o “apelo”; entretanto, em praticamente todos os cultos, chamam-se a frente os crentes para a oração (geralmente com hino ao fundo), para que haja “manifestação de dons”. Em verdade, isto é uma inversão de valores: a função primeira de uma igreja autenticamente pentecostal é levar os homens, através da mensagem da cruz, ao arrependimento e confissão de Cristo como único Salvador.

Por fim, cabe aclarar que o evangelismo também inclui o acompanhamento e ensino dos novos convertidos (discipulado), considerando a dificuldade inicial dessas pessoas em entender plenamente as principais doutrinas bíblicas e auxiliando na mudança de vida destas pessoas.

III – O Ensino.

Uma igreja Pentecostal, seguindo o exemplo de Cristo, é uma Igreja que ensina. Jesus, dentre seus muitos atributos, foi Mestre por excelência, ensinando o caminho que conduz ao céu (Mt 7.13-14). 
Uma Igreja que prima pelo ensino é menos suscetível a falsos ensinos e profetas. Uma Igreja ensinada sabe os fundamentos da sua fé, é capaz de evangelizar e não sucumbe aos ventos de falsas doutrinas que muito se espalham em nossos dias.

A Igreja que privilegia o ensino assenta-se sobre um forte alicerce (Mt 7. 24-27).
Talvez um dos maiores males dos atuais cultos antropocêntricos (que privilegia o homem, e não a adoração a Deus) que vemos é o esquecimento do ensino.
Prega-se a prosperidade, prega-se que o homem tem que ser um vencedor, que vai levantar do pó, que vai ser protagonista, etc, e esquece-se de pregar a Santidade (Rm 8.1), o culto em sacrifício a Deus (Rm 12.1), o amor pleno (1 Cor 13), dentre outros muitos e importantíssimos fundamentos da nossa fé.

Devemos incentivar a todos que sejam estudiosos da Bíblia. Independente da escolaridade, todos devemos ler a palavra de Deus. Muitos se contentam em somente ouvir a mensagem de outros, e sequer criam base para evidenciar o que não é verdadeiro, o que não possui respaldo bíblico.
Ser pentecostal é privilegiar o ensino, e ser apto a ensinar. Talvez não com a eloquência dos doutos, mas com a simplicidade de um servo de Deus conhecedor dos fundamentos de sua fé.

IV- Comunhão e Serviço Social.

Uma Igreja Pentecostal deve ter União (comunhão) entre seus membros (Sl 133). Enquanto a Igreja se preocupa com porfias e dissensões, não é capaz de se articular para sua função principal: evangelizar.
 Devemos pregar o que vivemos, e não palavras vazias. Como pregar amor, união e paz sem tê-las? Seríamos hipócritas, segundo as palavras de Cristo (Mt 7. 3-4).
A comunhão, antes de tudo, exige um esforço de compreensão, humildade e resignação. O orgulho e a altivez são inimigos de uma Igreja que busca a União. Devemos saber perdoar (Mt 18.22), considerando que somos falhos e imperfeitos.

Por fim, uma Igreja Pentecostal deve atender aos necessitados, pois isto também é mandamento Bíblico nos dado diretamente por Cristo (Mt 25. 35-46). A nossa conduta, por vezes, falam muito mais alto que nossas palavras. Devemos ser benéficos a sociedade que pertencemos, nos diferenciando das más pessoas não somente pelos usos e costumes, mas principalmente pelas práticas.


Devemos praticar o amor para com todos. Se Cristo nos resgatou da nossa vã maneira de viver, quem somos nós para fazer acepção de pessoas, ou julgar aqueles que se encontram socialmente marginalizados? Devemos cumprir o mandamento de Cristo, demonstrando pleno amor para com nosso próximo.

A paz do Senhor a todos, e uma boa semana de Estudo!

Comentários: Joseph Bruno dos Santos Silva, professor da Escola Dominical na Assembléia de Deus – Ministério do Belém – em Dourados/MS.

Um comentário:

Joseph disse...

Com todo respeito ao meu ilustre irmão e amigo Pr. Timóteo, reitero a frase. Saber ser apto para ensinar é atributo do Cristão, inclusive Pentecostal, que tem por dever ser sal da terra e luz do mundo. Entenda-se: Ensinar não quer dizer pregar a multidões, nem ser professor de escola dominical, etc. Os conhecedores da palavra de Deus são ensinadores em seus lares, escola, trabalho, muitas vezes não com palavras eloquentes, mas esclarecendo sua posição segundo a palavra de Deus.
Quando falamos que os pais devem instruir seus filhos no caminho do Senhor, não estamos falando em ensino? Quando apóstolo Paulo (Rm 12) fala em renovação do entendimento, essa renovação não passa pelo conhecimento da palavra? Reitero: É necessário conhecer a palavra de Deus, viver a palavra de Deus e falar da palavra de Deus. Para assumirmos nossa posição diante da sociedade, devesmos ter consciência da nossa fé; e para sermos potenciais evangelizadores, devemos conhecer a palavra de Deus. Deus abençoe a todos.