21 de fevereiro de 2013

O LEGADO DE ELIAS


O LEGADO DE ELIAS – Ev. José Costa Junior


CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O assunto desta lição diz respeito ao legado deixado por Elias. A vida de­les estava repleta de adversidade, Jezabel constantemente tentava matá-lo. No entanto, cons­tatamos que, ao invés de detê-los, a adversidade o tornou mais forte. Ele foi instruí­do para se esconder no córrego Querite. Lá ele podia beber do riacho, e Deus ordenaria aos corvos para lhe trazerem comida. Noite após de noite, quando ele se deitava, po­dia ouvir a água que corre no riacho. Deve ter sido um som tranqüilizador ouvir a água. Porém, notou que cada noite que se deitava o som se tornava menor. Finalmen­te lemos que o riacho secou. Onde estava Elias? Continuava esperando em Deus. Deus não lhe dera ordens para partir. Se estivéssemos nos sapatos ou nas san­dálias de Elias, a maioria de nós provavelmente estaria cavando seu próprio poço. Não Elias. Ele depositou sua esperança em Deus.

Depois que o riacho secou, Deus lhe disse que fos­se até uma mulher viúva em Sarepta. Sarepta ficava na terra de onde viera Jezabel. Deus o estava enviando ao quintal de Jezabel. A mulher estava procurando esse ho­mem no mundo inteiro, e Deus o envia ao quintal dela. Que teste! Mas Elias vai. Era um homem de compromisso.

            Pessoas determinadas são pessoas de mente sin­gela. Pessoas com determinação são como o apóstolo Paulo, que disse: "Uma coisa eu faço." São gente com um objetivo, e esse alvo é a "glória de Deus": "É claro, irmãs e irmãos, que eu não penso que já consegui isso. Porém uma coisa eu faço: Esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. Corro di­reto para a linha de chegada, a fim de conseguir o prê­mio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus, Todos nós que somos espiritualmente maduros devemos ter essa maneira de pensar. Porém, se alguns de vocês pensam de maneira diferente, Deus vai tornar as coisas claras para vocês. Portanto, vamos em frente, na mesma dire­ção que temos seguido até agora" (Fp 3.13-16).

O objetivo deste estudo é trazer algumas informações, colhidas dentro da literatura evangélica, com a finalidade de ampliar a visão sobre o legado deixado por Elias. Não há nenhuma pretensão de esgotar o assunto ou de dogmatizá-lo, mas apenas trazer ao professor da EBD alguns elementos e ferramentas que poderão enriquecer sua aula.

O LONGO PERCURSO DE ELIAS

Mesmo um Elias, capaz de declarar tão fortemente que era um homem que permanecia diante do Senhor, estava em um dado momento tão desanimado e desencorajado, tão chocado pelos estranhos tratamentos de Deus com ele, que foi encontrado prostrado sob o zimbro.
Elias foi despertado abruptamente e avisado de que Jezabel estava a postos para tirar-lhe a vida. A esta altura seu cansaço, fome e tristeza se transformaram em temor. Apesar da vigorosa fé que o havia sustido nas horas anteriores do dia, Elias agora deu lugar a cego pânico e se dispôs a salvar-se a si mesmo. Fugiu para o deserto, abandonando seu posto do dever, tentando escapar das ameaças de Jezabel. Estava tão desanimado que acabou pedindo a morte, pensando ser o único que havia ficado em Israel fiel a Deus.

 Ele que tinha permanecido tão firme por tanto tempo, agora tinha caído. E por quê? Principalmente porque ele olhou ao seu redor para o resto do povo que estava todo caído em incredulidade e medo. Ninguém havia que se juntasse a ele em seu auxílio. Ele parece ter dado vez à autopiedade, pois reclamou ao Senhor: “Eu, tão somente eu, fui deixado” (IRe 19:10). Isto não era de fato verdade. Raramente é verdade que os servos de Deus estão tão sozinhos como lhes parece. Mas mesmo que tivesse sido verdade, esta não era razão para que Elias caísse com o resto deles. E não há razão pela qual devamos permitir que nossas dificuldades e aparente falta de apoio dos outros nos levem a cair. Sua casa é feita daqueles que sabem como permanecer em pé – se necessário, permanecer só.

Que contraste entre o temeroso e fugitivo Elias e o Elias do cume do monte Carmelo que bradou às multidões: "Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-O." I Reis 18:21. “...era homem sujeito às mesmas paixões que nós. (Tg 5.17.)

Graças a Deus por isso! Ele deitou-se em baixo de um zimbro, como você e eu já fizemos tantas vezes; queixou-se e murmurou, como nós também fazemos tantas vezes; foi incrédulo, como tantas vezes temos sido. Mas, quando realmente tocou a Deus, não foi isso que aconteceu. Embora "homem sujeito às mesmas paixões que nós", "ele orou em oração". É interessante observar que o original não diz "fervorosamente", mas "ele orou em oração". Ele continuou orando. Qual a lição aqui? Precisamos continuar orando. Você sabe como orar dessa maneira, como orar em oração? Traga a vista as desanimadoras notícias que trouxer, não lhes dê atenção. O Deus vivo ainda está nos céus, e mesmo a demora é parte da Sua bondade. Descobrimos nesta passagem bíblica que Deus usa a adversidade para construir em nós o cará­ter que ele quer.
Deus ordenou a Elias que escolhesse Eliseu como seu ajudante e para que levasse a termo o ministério depois que partisse. Eliseu não foi encontrado na escola de profetas, estudando e meditando, mas trabalhando na lavoura (1 Rs 19.15, 16, 19).
           
ELIAS NA CASA DE ELISEU

            Elias, ao aproximar-se de Eliseu, não suplicou que este o acompanhasse, nem usou de sua autoridade profética forçando-o a entrar no ministério. Toda pessoa precisa calcular o preço e entrar no treinamento do discipulado voluntariamente. Percebe-se, pelo diálogo entre eles, que Elias não ligava se Eliseu quisesse continuar a arar a terra. Já que seria seu colaborador, Eliseu deveria aprender de forma voluntária (1 Rs 19.19-21).
Eliseu pagou um alto preço para seguir a Elias. Com a perversa rainha Jezabel aterrorizando o reino de Israel, não era uma época favorável para alguém se dispor a ser profeta de Deus ou associar-se a um deles. Se fosse consultar carne e sangue, Eliseu seria aconselhado a permanecer atrás do arado, cuidando da lavoura, o que afinal era mais seguro e lucrativo.

Eliseu, entretanto, estava ciente da tremenda riqueza espiritual a seu dispor, se gastasse tempo com o profeta de Deus. Assim, depois de quebrar o arado e matar os bois, seu ganha-pão — numa demonstração de entrega total —, seguiu a Elias (1 Rs 19.21). Para fazer o que? Servi-lo. Os que lideram, primeiro devem aprender a servir. Também é verdade que quando treinamos indivíduos temos de nos conscientizar de que devemos gastar horas com eles, conversando e associando-nos às atividades normais de seu dia-a-dia.

Ao estudarmos a forma associativa desses dois homens, descobrimos que Elias numa exigiu que Eliseu continuasse ao seu lado, Ao contrário, em três ocasiões, pediu que Eliseu reavaliasse seu relacionamento com ele e o deixasse, se assim o desejasse. Eliseu soube escolher. Tanto em Gilgal quanto em Betel e Jericó, Eliseu teve a oportunidade de desistir, mas decidiu permanecer ao lado de Elias (2 Rs 2.1-6).

Permanecer ao lado de Elias foi uma decisão irreversível. Ele calculara o preço e decidira que aquele era seu ministério. Portanto, ao escolher alguns homens e associar-se a eles no ministério, você deve deixá-los livres para que ouçam a Deus em várias questões; deve saber dimensionar o envolvimento que terá com eles e conscientizar-se de que os encontros entre vocês não deverão servir para seu benefício pessoal, mas sim para o deles.

ELIAS E O DISCIPULADO DE ELISEU
           
Elias defrontou-se de novo com Acabe, condenando-o e a Jezabel por assassinarem seu vizinho Nabote a fim de lhe tomarem a vinha. O rei enviou duas companhias de soldados para capturar o profeta, mas Elias invocou fogo do céu a fim de destruí-los. Uma vez mais ele declarou o destino do rei.

Logo depois disso, Elias e Eliseu saíram para um passeio, analisando os problemas que a nação enfrentava. Chegados ao Jordão, Elias dividiu as águas ferindo-as com o seu manto. Atravessaram com toda a calma, como se fora um prática cotidiana! Enquanto conversavam à margem do rio, um carro de fogo desceu do céu e arrebatou a Elias num redemoinho, e seu manto caiu sobre Eliseu.

Nada de errado existe em depender de Elias enquanto for Deus a deixá-lo consigo, mas lembre-se de que chegará a hora quando ele terá que partir, para deixar de ser seu guia e líder, porque Deus não quer mais que seja assim. Você dirá: "Não posso prosseguir sem Elias". E Deus lhe dirá que terá que fazê-lo mesmo assim.

Sozinho e abandonado nas margens do seu Jordão, v.14. O Jordão é símbolo de uma separação na qual não há comunhão com mais ninguém e onde não há mais ninguém que possa assumir essa responsabilidade por nós. 

Agora você tem que pôr à prova aquilo que aprendeu quando ainda estava com o seu Elias. Você já esteve junto do Jordão muitas vezes, mas com Elias; só que agora está ali sozinho. Não adianta dizer que não pode prosseguir; a hora da experiência chegou e você tem que seguir adiante. Se quiser uma prova de que Deus é o Deus que você crê que seja, então atravesse esse seu Jordão a sós desta vez.

Sozinho na sua Jericó v.15. Jericó é o lugar onde você viu o seu Elias fazer grandes coisas anteriormente. Mas assim que chega a Jericó, sente uma forte aversão em tomar a iniciativa por si próprio para confiar em Deus; quer que alguém o faça consigo. Se permanecer fiel ao que aprendeu com Elias, receberá o sinal de que Deus está deveras consigo também.

Sozinho na sua Betel v.23. Na sua Betel você vai descobrir que sua sabedoria chegou ao seu fim e irá achar ali a sabedoria de Deus. Quando você se vir sem saber o que fazer e estiver em vias de sucumbir e se entregar ao pânico, controle-se; permaneça fiel a Deus e ele manifestará a sua verdade de forma a tornar a sua própria vida uma bênção também. Ponha em prática o que aprendeu com o seu Elias, tome o manto dele e ore ardentemente. Decida-se a confiar em Deus e não mais porque Elias o fez.

O LEGADO DE ELIAS
           
            Venha ao cume do Carmelo e veja aquela admirável lição de fé e vista. O necessário agora não era a descida de fogo, mas de água; e o homem que pode ordenar a vinda de um, pode ordenar a vinda de outro, pelos mesmos meios e métodos. Lemos que ele se prostrou com o rosto entre os joelhos; isto é, fechou-se de tudo o que entrasse pela vista ou pelos ouvidos. Colocou-se numa posição em que, sob seu manto, não podia ver nem ouvir o que se passava em volta.
            E disse ao servo: "Sobe, e olha." O servo foi, voltou e disse: "Não há nada."
            Dizemos: "É exatamente como eu pensei!" e desistimos de orar. Foi o que Elias fez? Não, ele disse: "Volta." O servo voltou e veio outra vez, dizendo: "Nada!" "Volta." "Nada!"

            Mas uma vez ele voltou, dizendo: "Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem". A mão de um homem estivera erguida numa súplica, e em breve caiu a chuva; e Acabe não teve tempo de voltar até à porta de Samaria com todos os seus rápidos cavalos. Eis uma lição de fé e vista — a fé, fechando-se a sós com Deus; a vista, observando e nada vendo, a fé, prosseguindo, e "orando em oração", ainda com as desesperançosas notícias da vista.

            Logo após isso nós vemos Elias em Querite, as margens de um pequeno rio. As semanas iam-se passando, e Elias com espírito alevantado e firme, ia observando aquela torrente diminuir; muitas vezes, por certo, foi tentado a vacilar por incredulidade, mas recusou-se a deixar que as circunstâncias se interpusessem entre ele e Deus. De fato, a incredulidade vê Deus através das circunstâncias, como nós às vezes vemos o sol despido de seus raios, através do ar esfumaçado; mas a fé põe Deus no meio, entre si e as circunstâncias, e olha para estas através dEle.

            Então, a torrente diminuiu até se tornar em um fio prateado; e o fio, em pequenas poças de água acumulada junto às pedras maiores. Depois, as poças também diminuíram. Os pássaros sumiram; os animais selvagens do campo e da floresta não vinham mais beber ali: a torrente estava seca. Só então foi que, ao seu espírito paciente e firme, "veio a palavra do Senhor, dizendo: Dispõe-te, e vai a Sarepta".

            Muitos de nós teríamos ficado preocupados e nos cansaríamos de fazer planos, já bem antes de o fato consumar-se. Teríamos parado de cantar, assim que diminuísse a música da torrente no seu leito; e dependurando a harpa no salgueiro, passaríamos a andar pensativos, de um lado para outro, sobre a relva seca. E provavelmente, muito antes de a torrente estar seca, já teríamos elaborado um plano de salvamento, pedido a bênção de Deus sobre ele, e partido para outro lugar.

            Às vezes, Deus tem que nos desembaraçar de certas situações; e Ele o faz, porque a Sua misericórdia dura para sempre; mas se tivéssemos esperado para ver o desenrolar dos Seus planos, não nos teríamos encontrado no meio de tão emaranhado labirinto; e não precisaríamos ter que voltar atrás com lágrimas de vergonha. Espere, espere pacientemente!
           
CONCLUSÃO

Também o preparo da nossa fé será incompleto se não entendermos que há uma providência na perda, um ministério na falha e enfraqueci­mento das coisas, uma dádiva no vazio. As inseguranças materiais da vida contribuem para a sua firmeza espiritual. A tênue corrente­za junto à qual Elias estava assentado e meditando, é uma figura da vida de cada um de nós. "E sucedeu que... o ribeiro se secou" — eis a história do nosso ontem e a profecia dos nossos amanhãs.
            De uma forma ou de outra, teremos que aprender a diferença entre confiar no dom e confiar no Doador. O dom pode ser bom por um tempo, mas o Doador é o Amor Eterno.

            Querite representava um sério problema para Elias, até que chegou a Sarepta. Então tudo ficou claro como o dia. As palavras duras de Deus nunca são Suas últimas palavras. Os ais, as perdas e as lágrimas da vida fazem parte do interlúdio, não do fim.

Se Elias tivesse sido levado diretamente a Sarepta, teria perdido uma experiência que ajudou a fazer dele um profeta mais sábio e um homem melhor. Junto a Querite ele viveu pela fé. E quando em nossa vida se secar algum ribeiro de recursos terrenos, aprendamos que a nossa esperança e socorro estão no Deus que fez o céu e a terra.

Concluindo, espero em DEUS ter contribuído para despertar o seu desejo de aprofundar-se em tão maravilhoso tema e ter lhe proporcionado oportunidade de agregar algum conhecimento sobre estes assuntos. Conseguindo, que a honra e glória seja dada ao SENHOR JESUS. 

EV.  JOSÉ COSTA JUNIOR







Nenhum comentário: