6 de março de 2013

HÁ UM MILAGRE EM SUA CASA


HÁ UM MILAGRE EM SUA CASA

TEXTO ÁUREO = “Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o azeite em todos aqueles vasos, e põe à parte o que estiver cheio” (2 Rs 4.4).

VERDADE PRÁTICA = A historia da multiplicação do azeite da viúva mostra claramente que o Senhor é soberano e gracioso para suprir todas as necessidades de seus filhos.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE = 2 Reis 4.1-7

INTRODUÇÃO

Uma viúva de um discípulo de Eliseu estava em apuros financeiros, e os credores estavam batendo em sua porta constantemente, e ela não tinha com o que pagar as suas dívidas, e a ameaça de seus credores era de levarem os dois filhos dela como escravos para que a dívida fosse paga.

A MOTIVAÇÃO DO MILAGRE

Um dos homens de Deus a quem muito espaço é dado na Palavra é Eliseu. Eliseu era um seguidor de Elias, cujo ministério ele sucedeu (ver 2 Reis 2). Ele caminhou poderosamente com o Senhor e dos muitos milagres que Deus fez através dele, nós iremos considerar neste estudo apenas dois deles. Em ambos os casos nosso foco estará na habilidade de Deus em libertar aqueles que procuram por Ele por qualquer problema que eles possam ter.  

2 Reis 4:1-7: a viúva e os dois filhos

2 Reis 4:1 = “E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos.” 

 De acordo com a passagem, esta mulher era esposa de um homem que temia e reverenciava profundamente, o Senhor. Infelizmente, seu marido morreu deixando a sua família uma dívida que eles não podiam pagar. Como resultado, o credor estava vindo para levar seus dois filhos para serem escravos. Disto nós podemos facilmente entender, a emergência da situação: a mulher por causa de uma dívida não paga estava perto de perder seus dois filhos. 

Para encarar este problema ela clamou a Eliseu, o homem de Deus. Com certeza, sua escolha em recorrer, neste tempo crucial ao homem de Deus não foi acidental. Realmente, quando o tempo é tão limitado (“o credor estava vindo” imperfeito, ou seja, ele estava a caminho) você não vai exceto para aqueles que você sabe que podem te ajudar. Obviamente, o homem que essa mulher acreditava que poderia ajudá-la era Eliseu, o homem de Deus. 

Evidentemente, ela determinou LUTAR contra essa dificuldade e lutar COM DEUS. Tendo em vista o que a viúva disse a Eliseu, vamos ver agora o que Eliseu respondeu a ela:
Entretanto, o ponto não era o que aconteceu. O que aconteceu, aconteceu. O que conta agora não era o passado, mas que no recente momento ela precisava imediatamente de suporte e para encontrar isso ela procurou o Senhor. Também vemos que Eliseu não tentou livra-se dela porque o problema era “muito difícil”. Ele certamente não tem uma solução para o problema dela, antes de Deus providenciar uma solução milagrosa que nós leremos em um momento. Porém, isto não significa que ele não estava disponível para ajudá-la. Ao contrário, sua resposta mostrou que ele estava pronto para ajudar na maneira que ele podia. O verso 2 nos dá a resposta da mulher para a pergunta de Eliseu: 

A DINAMICA DO MILAGRE

DIZE-ME QUE É O QUE TENS EM CASA = Possuímos dons, talentos, e Deus quer nos capacitar e aprimorar mais, o Senhor quer nos usar, quer fazer de nós vasos de benção nas mãos Dele. Esta mulher tinha uma botija de azeite. Devemos valorizar o que temos, e fazer das oportunidades a alavanca para o sucesso. Sempre teremos algo para fazer, algo para oferecer, um escape, uma saída, por mais difícil que possa parecer.

Qual tem sido a nossa resposta a Deus. Temos valorizado tudo o que Ele tem nos dado? Devemos deixar o pessimismo, a incredulidade, o negativismo. Sempre existe um escape, um livramento, uma alternativa para sairmos de uma situação difícil. Esta mulher tinha uma botija de azeite. Deus sabe o que precisamos em nossas vidas, conhece a verdadeira necessidade que temos, e nós mesmos, muitas vezes estamos perturbados e não sabemos direito o que precisamos realmente.
Devemos nos ajudar uns aos outros, emprestar e não ter orgulho de pedir: seja um conselho, uma ajuda, uma oração, o ombro amigo para chorar. O orgulho de nos acharmos superiores, ou melhores, ou querer manter uma máscara demonstrando que esta tudo bem, que não nos falta nada, quando que na verdade estamos feridos por dentro, magoados, chateados, precisando de uma cura, de uma libertação, de uma transformação, de um milagre. Devemos expressar a nossa necessidade. Esta mulher teve que pedir a ajuda de seus vizinhos, teve que bater nas portas das casas para pegar vasilhas obedecendo a instrução do profeta.

FECHA A PORTA SOBRE TI = Há momentos que temos que nos resguardar, nos calar, nos aquietar, e aguardar o milagre, a transformação. Há tempo para nos expressar, mas também há tempo para nos calar, para ficarmos quietos, somente orando, meditando, buscando a Deus em secreto. Quando o milagre estava acontecendo, foi sem exibicionismo, foi com a porta fechada da sua casa

E ELA AS ENCHIA = Precisamos agir com fé, pois a fé sem obras, sem atitudes, sem ação, é morta. A mulher pegou as vasilhas e começou a enchê-las a partir da botija de azeite que ela tinha em sua casa. Ela foi que encheu as vasilhas e não o profeta. Este somente deu a orientação. Da mesma forma, Deus nos orienta, conforme as nossas forças e os nossos recursos, a agirmos e buscarmos a solução para os nossos problemas. Mas nós que temos que correr atrás, que buscar, que agir.

CHEGA-ME AQUI MAIS UMA VASILHA = Os filhos da viúva já haviam percorrido todas as casas próximas e pegado todas as vasilhas que haviam para levar para a sua mãe encher de azeite. Elas estavam todas cheias de azeite, e ainda não havia acabado o azeite da botija que eles tinham em sua casa.

VIVEI DO RESTO = Com as vasilhas que foram cheias de azeite dava para pagar a dívida com o credor e ainda sobraria recursos para que ela e seus dois filhos pudessem viver bem. Jesus pagou a dívida que tínhamos para com Deus por causa do pecado, e esta é a melhor e maior benção que poderíamos receber em nossas vidas. Mas Deus tem muito mais a nos dar.

                       O INSTRUMENTOS DO MILAGRE = ÊXODO 18: 13 - 27

Moisés foi um homem grandemente usado por Deus, foi um instrumento de Deus para o cumprimento dos Seus propósitos.
O que mudou para os nossos dias ??? = Hoje pelo sacrifício de Jesus no Calvário podemos chegar a Deus sem outros mediadores ( Hebreus 1: 1,2). Jesus é o sumo-sacerdote. Hoje não existem profetas como no VT. A profecia de nossos dias é a pregação da Palavra de Deus.

O que não mudou. Da mesma forma que Moisés liderava e orientava o povo da parte de Deus, hoje ainda homens e mulheres de Deus têm esta função de liderar, ensinar e pregar a Palavra de Deus;

Da mesma forma que Moisés intercedia a Deus pelo povo, ainda hoje Deus requer de nós uma vida de oração constante;

Da mesma forma que Deus usou Moisés como instrumento de benção, ainda hoje Deus quer usar homens e mulheres.

Como ser usado por Deus então? como sermos instrumentos de bênçãos nas mãos de Deus ?

Vejamos, de acordo com o texto bíblico, quais são as CARACTERÍSTICAS QUE SÃO REQUERIDAS DE ALGUÉM QUE QUER SER INSTRUMENTO USADO POR DEUS:

Versículo 17 - Havia o costume do povo ir a Moisés para buscar conselhos e consultá-lo a respeito de tudo. Ficavam então em pé no deserto durante todo o dia esperando o momento de falar com Moisés (vers. 14). Era muito desgastante para ambas as partes, tanto para o povo como para Moisés.O texto mostra claramente que Moisés ouviu os conselhos de Jetro, seu sogro e fez tudo quanto ele havia dito. (texto que concorda: Tiago 1: 19). Mesmo sendo o líder escolhido por Deus, Moisés ouviu e atendeu. Isso demonstra a HUMILDADE de Moisés.

Quem quer usado por Deus precisa ser Humilde, saber ouvir, refletir e discernir sobre o que ouviu. Precisa ser alguém que não importa a posição que ocupe, ouça as pessoas, pois Deus fala através de pessoas. Moisés era HUMILDE. Quer ser usado ? seja Humilde.

Versículo 21 - HOMENS CAPAZES - Pessoas experimentadas, maduras, prontas para trabalhar (aplicação: oração e Bíblia). O sentido do texto é capacidade devido a comunhão e intimidade com Deus, pessoas que conhecem a Deus e tem um relacionamento profundo e íntimo com Ele adquirido através de uma vida de oração e estudo da Bíblia. Pessoas capazes de aceitar desafios por causa de seu relacionamento com Deus. 

Quer ser usado por Deus? Busque ter intimidade com Deus através da oração e Bíblia e acostume-se a trabalhar para o reino de Deus.

Versículo 21 - HOMENS TEMENTES A DEUS - Pessoas que tem “temor” a Deus. O sentido da palavra “temor” no texto bíblico não é o significado literal da palavra no original hebraico que é “ter medo de”. Sabemos que não servimos a Deus apavorados com Ele. Existem vários sentidos que a palavra pode apresentar graças ao contexto em que ela é aplicada pelo escritor humano no texto inspirado, isso se chama “campo semântico”, por isso o contexto deve ser respeitado para uma interpretação correta e única das Escrituras Sagradas. O sentido de “temor” em toda a Escritura é de “um profundo respeito e reverência a Deus em tudo que faz sejam por palavras sejam por atos”, isso tudo devido a gratidão e o amor que temos por Deus, não por medo. É uma vida de compromisso com Deus, uma vida piedosa.

Quer ser usado por Deus? Seja temente a Deus em tudo. “Eu não faço isso por temor a Deus ou ainda, eu faço isso por temor a Deus”, essa deve ser nossa atitude diante de todas as situações e circunstâncias de nossa vida. (Exemplo de Abraão em Gen. 22:12).

Versículo 21 - HOMENS DE VERDADE - Pessoas que amem a verdade, que são fiéis e francas. Homens e mulheres de Deus que não se omitem em dizer a verdade em amor, que mesmo com dano próprio buscam a verdade em tudo (Salmo 15:4). Pessoas falsas e covardes não são agradáveis a ninguém, muito menos a Deus. Pessoas verdadeiras e fiéis são confiáveis e agradam a Deus.

Quer ser usado por Deus? Seja amante da verdade. Fale a verdade em toda a situação, com amor buscando ajudar e abençoar as pessoas, mas nunca se omita e nem se esconda da verdade. (Exemplo de Daniel 3: 17,18).

Versículo 21 - HOMENS QUE ABORREÇAM A AVAREZA - Avareza é o apego excessivo as coisas materiais (dinheiro, bens, posses...) e negligenciando as coisas espirituais. Os avarentos não contribuem, não investem no reino de Deus, são egoístas e materialistas. Eles estão sempre em primeiro lugar, depois Deus e os outros.

Você quer ser usado por Deus?  = Então, se necessário for, abra mão de seus direitos e do que tem para que outros sejam abençoados. Contribue além do ordinário, invista no que é eterno. O melhor investimento do crente não é a poupança, o dólar, o fundo de renda fixa, o automóvel, o telefone, a casa própria, etc. O melhor investimento para o crente é aquele que é feito para o reino de Deus (dízimo, ofertas, doações, etc).

Há uma frase muita sábia que diz: “Ganhe o máximo de dinheiro que você puder, economize o máximo que você puder e invista o máximo que você puder na obra de Deus”. (Exemplo da Igreja Primitiva em Atos 2:45).

Ainda hoje Deus quer usar pessoas (homens e mulheres) para trabalhar na causa divina. Ainda hoje Deus diz para procurar dentre o povo pessoas com estas características. A Palavra de Deus não é só para aquele momento no deserto, Ela é atual e viva hoje e as características são atemporais, portanto aplicáveis em nossa época.

Se você ainda quer ser usado por Deus como instrumento de benção para o povo de Deus e para sua própria vida, busque cultivar estas características  e espere que oportunidades surgirão na obra de Deus.

Deus usou aquelas pessoas para ajudar Moisés a liderar. Deus pode usar você também com esse propósito. Pense nisso.

Mas lembre-se: Deus quer começar primeiro em você, para que você ensine a outros.

Faça agora um compromisso com Deus de mudar aonde é necessário para que alcance as características requeridas, Deus com certeza ouvirá tua oração e lhe dará condições disso ser realizado.

O OBJETIVO DO MILAGRE

Podemos presumir que os milagres das Escrituras não foram realizados arbitrariamente, mas, sim, com um propósito definido. Não são meras maravilhas e exibições de poder, destinadas a provocar admiração, mas nos revelam um propósito divino. Alguns dos propósitos para Deus realizar milagres:

• Levar os homens a glorificar a Deus (Mt 9.8; 15.31; Lc 5.25,26; Jo 9.3; 11.1-4; At 4.21). Quando acontece um milagre devemos dar crédito a Deus, que é a fonte do milagre, e não ao homem que foi usado, que é o canal. Muitas vezes se valoriza mais o instrumento do que aquele que o usa (At 14.11-15).

• Autenticar a origem divina de uma mensagem ou um mensageiro (Jo 5.36; 3.2; 11.41-44; Mc 16.20; At 2.22; 10.38; Êx 4.1-17; Hb 2.4). Paulo descreveu os sinais como “as credenciais do seu apostolado” (2 Co 12.12; Rm 15.18,19). Os milagres de Jesus provaram suas credenciais divinas e seu poder, até para perdoar pecados (Mc 2.1-12). Os milagres levam as pessoas a crer na Palavra de Deus (At 9.35, 42; 8.6-8; 14.3). Entretanto, se não há comunhão entre Deus e o mensageiro, a realização de milagres não resultará em aprovação deste (Mt 7.22,23).
• Dar testemunho da vinda do Reino de Deus (Mt 4.23; 9.35; 10.7-8; 12.28; Lc 4.18; 9.1-2; At 8.6-7, 13).

• Ajudar os necessitados (Mt 14.14; 20.30, 34; Lc 7.13). Os milagres mostram a compaixão de Cristo pelos necessitados.

• Cooperar com as pessoas no cumprimento do seu ministério. A sogra de Pedro, depois de curada pode servir (Mt 8.15.). Epafrodito foi curado e pode cumprir seu papel como mensageiro (Fp 2.25-30). Os dons miraculosos devem edificar as pessoas (1 Co 12.7; 14.4, 12, 26).

Alguns pontos importantes em relação aos milagres feitos por Cristo servem como testes práticos para a operação de milagres que vemos hoje nas igrejas (estamos fazendo como Ele fez?):

• Jesus não fez propaganda de suas curas com o intuito de criar uma reputação sensacionalista, nem como pretexto para arrecadar dinheiro; ao invés disso, Ele ordenava aos curados "Olhai que ninguém o saiba" (Mt 8.1-4, 9.27-31). 

• Ele curou todo tipo de enfermidades, com especial atenção para situações de desespero, através de seu poder. Ele nunca curou parcialmente, mas as pessoas eram totalmente saradas por Cristo (Mt 15.29-31; Mc 7.31-37). Ele até curou em etapas (Mc 8.23-25), mas a cura sempre foi completa.

CONCLUSÃO

As soluções para os problemas e as dificuldades que temos em nossas vidas estão sempre ao nosso lado. Temos talentos, dons, habilidades, e Deus vai usar o que temos para que nos tornemos vitoriosos, bem sucedidos, felizes e realizados.

Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus

BIBLIOGRAFIA 

doutrinas.blogspot.com.br
GRUDEM, Wayne. Teologia Sistemática. São Paulo: Vida Nova, 2001.
SOARES, Esequias. Cristologia – A doutrina de Jesus Cristo. São Paulo: Hagnos, 2008.
SPROUL, R. C. A Mão Invisível – Todas as Coisas Realmente Cooperam para o Bem? São Paulo: Bompastor, 2001


Nenhum comentário: