17 de abril de 2013

As Bases Do Casamento Cristão



As Bases Do Casamento Cristão

Texto Áureo = “Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela”(Ef 5.25).  

Leitura bíblica  = Efésios 5:22-28,31,33

22 - Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR;
23 - Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
24 - De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.
25 - Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
26 - Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
27 - Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
28 - Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.
31 - Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
33 - Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.

Introdução 

Diante de um mundo que esta em constante transformação, alguns preceitos bíblicos aplicados na igreja vem sendo colocados em questionamento pela sociedade. O casamento se tornou a última barreira a ser derrubada por aqueles que querem  liberdade e uma vida sem compromisso com a palavra de Deus. Contudo a instituição criada por Deus deve permanecer segura e protegida, por que sem ela a sociedade como conhecemos desaparecera. 

1 - Um mundo em transformação 

Vivemos em um mundo que passa por transformações em todas as sociedades conhecidas. As chamadas sociedades outrora “fechadas” com regras e preceitos respeitados por milênios se encontram em um caminho sem volta.
Os conceitos, que pareciam quase imutáveis em algumas décadas, estão se diluindo e sendo absorvidos por uma nuvem de mudanças que tem se apresentado por uma invariável perda de identidade. O mundo esta em transformações políticas e sociais, e isso têm transformado as famílias tradicionais que resistem, como a última barreira a ser rompida. 

A família não é um conceito a ser mudado, ou simplesmente colocado no esquecimento, como um modelo antiquado e ultrapassado como muitos pensam. As novas regras criadas pelos homens estão sendo colocadas em práticas pelo mundo afora. Existe uma urgência, pois caminhamos para o arrebatamento da igreja, em que a própria bíblia nos conscientiza (Mt 24.12). Devemos estar atentos, pois essas características sociais que tanto amedrontam a igreja do SENHOR aconteciam no primórdio da humanidade (Gn 6.11,12). O próprio apóstolo Paulo lutou contra essa mesma corrupção humana na igreja em corinto (I Co 5.1,3). A consequência de uma sociedade decaída pode levar a um desvario de perversidade (Gn 13.13) que vai muito além da nossa compreensão.

A família é à base de toda uma sociedade organizada, famílias estruturadas geram filhos estruturados, que darão continuidade para o fortalecimento de uma nação. Podemos perceber que o alvo principal de satanás é justamente a estabilidade familiar, desta forma ele age com todos seus estratagemas contra a igreja, que continua orientando os seus, contra as astutas ciladas do diabo. ( Ef 6.11)

2 - O modelo bíblico para o casamento

Contudo, diante das manifestações sociais pela mudança da família tradicional , como conhecemos, existe acima de tudo a vontade divina deixada pra nós nas páginas sagradas (Dt 5.32). Um modelo deixado pelo criador para o fortalecimento social e crescimento da raça humana, que para alguns parece ultrapassado, mais é um modelo perfeito da nossa existência. As condições de uma organização funcionam perfeitamente e se ajustam as regras que as gerenciam. O exército, por exemplo, deixaria de ter papel na defesa de um país, a partir do momento que as suas regras deixarem de existir, ou fossem trocadas por algumas menos rígidas.

 Quanto da criação do homem, o melhor caminho encontrado pelo SENHOR, para a manifestação da legitimação do casal, seria a saída deste do meio familiar para gerar uma nova célula familiar, “deixará o homem seu pai e sua mãe e se apegar-se-á a sua mulher” (Gn 2.24). Portanto deixará o homem uma “célula” familiar e criará uma nova célula. Isso por sua vez, se repitará por inúmeras vezes gerando assim uma sociedade formal, constituídas por pessoa que tem o mesmo perfil social. Por sua vez, alguns pequenos grupos agem à surdina da nossa sociedade, querendo mudar essa regra, levando a crítica do modelo bíblico deixado.

É importante que a vontade divina venha estar acima da vontade do homem. O casamento é um passo importante para cada indivíduo. A regra básica para o casamento entre duas pessoas é o conhecimento, namoro, esta condição é basicamente a liberdade que o homem tem para conhecer o outro. Este período permite o encontro de uma pessoa ideal, que caminhará por toda vida a seu lado, e isso previne com naturalidade e permeiam a escolha e as nossa decisão. Essa decisão sobre o casamento pertence a cada um de nós. Nós podemos fazer a escolha, mas as orientações dessas escolhas provem exclusivamente do nosso SENHOR que governa toadas as coisas (Sl 24.1). 

Contudo, as nossas decisões sempre sejam feitas sobre as regras que regem um casamento feliz. A voz do SENHOR deve ser ouvida pelos futuros conjugues, pois é o SENHOR que abençoará as suas vidas após se unirem. Por isso, é de suma importância que nossos jovens tenham a devida orientação para não caírem em laço do diabo. Por que um jovem mal orientado pode trazer prejuízo não só pra ele, mas para toda família que esta em sua volta. 

A bíblia registra a preocupação de um pai quando o seu filho se aproxima da hora de se casar (Gn 24.3.4). Para muitos hoje isso seria inaceitável, mas entendemos que os pais têm responsabilidades também na escolha de seus filhos. Abraão foi um pai preocupado com a vida de seu filho e não aceitaria que seu filho casasse com uma pessoa que não tivesse a qualidades de ser uma boa mulher (vers. 3), por isso a busca por uma esposa em outra terra. É importante notar que diante do desafio imposto por Abraão ao seu servo (vers. 5) o primeiro momento do servo foi buscar orientação de Deus (vers. 12-14). Debaixo da orientação divina tudo fica muito mais fácil.

Certamente, muitos outros detalhes fazem da escolha de um esposo ou esposa, uma das mais frequentes dificuldades que um jovem deve encontrar, pois esta pessoa também deve estar debaixo da vontade divina. Se for um moço que deseja se casar deve ele estar atento ao dia a dia da moça, qual tratamento dela com seus pais, se é prestativa, trabalhadora, fiel, etc... E isso deve ser regrado com muita oração. Muitos de nossos jovens se precipitam, pela pouca experiência, e necessitam de uma orientação, que pode ser prestada pela família ou até mesmo pelo pastor da igreja. 

Os preparativos para um casamento de sucesso surgem bem antes do conhecimento da pessoa ideal. Ao fato de se colocar na dispensarão do SENHOR, muitos oram por um bom período de suas vidas para que a pessoa ideal seja encontrada. Mas esquecem de que a vontade divina deve ser soberana, quando levamos em consideração o fator de santidade destes jovens que querem se unir. Como já dizemos anteriormente, a sociedade esta mudando, mais a igreja não precisa mudar, não precisa de novas regras, muito menos de inovações.

 A preservação da santidade entre esses novos futuros casados, passam pelo namoro, noivado e casamento, e devem estar restritas as leis de Deus. Para um casamento feliz, é necessário que o relacionamento sexual destes jovens ocorra apenas após o casamento. Este sem duvidas é o momento critico de um namoro. Por isso deve se perceber que uma boa orientação sobre os riscos de um relacionamento onde não tem oração e vigilância é muito perigoso. Certa vez ouvindo um sermão de um grande servo de Deus ele dizia sobre “mancada”, ele usava esta expressão para caracterizar os erros que nós cometemos no decorrer da vida. Ele dizia, com muita propriedade, que essas mancadas cometidas tem um efeito desastroso na vida de muitas pessoas e podem causar-lhe um dano que o acompanhará por toda sua vida. Por isso meu irmão fique atento as possíveis mancadas que podem ocorrer. 

3 - O amor é soberano

 “Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR”. Outra questão ponderada na lição de hoje é a continuação do relacionamento iniciado no namoro e noivado. A partir do momento que os dois se unem pelos laços do matrimonio, começam a desfrutarem de uma nova vida que decorre de grandes responsabilidades. 

A manutenção do casamento depende exclusivamente dos conjugues. O SENHOR diz; “deixará o homem seu pai e sua mãe e unirá a sua mulher, formando assim uma só carne” (grifo nosso), diante deste novo desafio, agora a dois, o casal deve pautar a sua relação focada no amor. Observamos que a palavra “deixará”, dando a entender que a vida de casado começa com algumas premissas importantes. Podemos elencar pelo menos duas delas; primeiro, o casamento não deve sofrer com interferência externa. Levando em consideração que ambos o homem e a mulher, foram criados em lares distintos, são possuidores de mentalidades diferentes, hábitos diferentes, gostos diferente, mais nada que não sejam superados. Alguns momentos de estranhezas não pode afetar o novo casal, pois fizeram a escolha de viverem juntos e de maneira nenhuma poderão ser influenciados por pensamentos externos que não condizem com suas realidades e ainda podem acabar prejudicando a nova vida de casado. 

O segundo fator, é justamento o que a palavra em si diz: deixará, expressa a vontade de deixar para traz e não levar consigo. Alguns novos casais levam para sua vida, hábitos que possuíam antes em suas famílias, e  não podem ser geridos dentro de um  novo lar. Às vezes ouvirmos que alguns se casam e querem a presença do pai e mãe todos os dias em suas casas, dando palpites ou fazendo outras atividades. Em alguns casos e comum encontramos casais que reclamam um do outro pela interferência externa que sofrem. Contudo o casamento cristão deve ser regrado com sabedoria e entendimento. Ninguém aborrece a sua própria carne (Ef 5.29).

O amor entre os conjugues deve sempre existir, principalmente diante das adversidades que possam surgir. A bíblia sugere aos homens que amem sua própria mulher, (Ef  5.33) dando ênfase a este modelo, difundindo assim a ideia de fidelidade. O fato de o apóstolo dar ênfase que o homem “ame” sua mulher, esta ligado ao cuidado que o marido deve ter com sua mulher. O “cuidar” neste versículo estima o cuidado que Cristo tem com a sua igreja. Assim como Cristo cuida de sua igreja o marido deve preservar do cuidado com sua mulher. Por outro lado alguns querem cuidar das esposas dos outros, o que fere ao princípio aplicado para o verdadeiro cristão. 

Na sociedade dos dias atuais, se da pouco valor ao amor. E dizem que se uma relação não vai bem, é necessário que o divórcio ocorra, para que ambos possam seguir suas vidas. E isso é contra ao padrão bíblico que conhecemos.
Mesmo que um casamento tenha a aprovação de Deus,  é comum que dentro de uma relação aja estranhamentos e motivos para alguns desentendimentos. Agora, numa união estável tanto o homem como a mulher, devem procurar viver o mais próximo possível de uma vida pautada pela oração. A consequência do desentendimento tem levados muitos à separação, mesmo após anos de casados. Falta muitas vezes a oração e a comunicação entre os conjugues. 

A união plena do casal deve estar direcionada pela vontade divina. Contudo  quero citar uma referência a certo casamento que assisti. Quando o pastor que presidia disse aos noivos naquela noite, que nunca pode faltar em um casamento o “BOI”. Naquele momento todos se perguntaram o deveria ser isso. Mas ele foi enfático e disse: que para um casamento cristão dar certo é preciso existir Bíblia, Oração e Igreja. Portanto tanto antes do casamento como depois a oração, a busca pelo SENHOR deve continuar. E quando as lutas vierem sempre estaremos preparados.

Conclusão 

A estrutura familiar criada por Deus no principio, é a célula mater  da sociedade. A família deve ser preservada, protegida e amparada. A igreja tem sido alvo de muitos ataques criado pelo nosso adversário. Mas, a igreja é triunfante e deve pautar pela manutenção do casamento e da família. Em fim o próprio Jesus nos alertou sobre a vida neste mundo, “no mundo tereis aflições, mas tende bom animo eu venci o mundo” (Jo 16.33).


Evang. Juarez Alves
Assembléia de Deus Minis. do Belém em Dourados MS.
Congregação parque Nova Dourados.

Nenhum comentário: