21 de outubro de 2015

A QUEDA DA RAÇA HUMANA


A QUEDA DA RAÇA HUMANA

 

Texto Áureo = “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.”  (Rm 5.12)

 

Verdade Prática = O pecado de Adão trouxe-nos a morte, mas a morte de Jesus Cristo garante-nos a vida eterna e plena comunhão com Deus.

 

Leitura Bíblica = Romanos 5: 12-19 = Gênesis 2.15-17; 3.1-6

 

INTRODUÇÃO

 

Aqui nós temos uma história de pecado e miséria de nossos primeiros pais, a ira de Deus contra eles, a amaldiçoar a terra por causa deles, para quebrar a harmonia da criação e da beleza sujo, tudo muito ruim.

 

I. O inocente tentado (vv. 1-5 ).

II. Os fatos transgressores tentado (vv. 6- 8 ).

III. Os infratores colocadas (vv. 9-10 ).

IV. Depois de ser convocado, condenado (vv. 11-13 ).

V. Uma vez condenado, sentenciado (vv. 14-19 ).

VI. Depois de condenado, o alívio em sua situação (vv. 20-21 ).

VII. Apesar deste alívio, o julgamento é executado em parte (vv. 22-24 ).

 

E se não para as instruções dadas misericordiosos aqui em uma redenção que é realizar a semente prometida, eles, e todos os degenerados e raça culpada, que teria sido abandonado ao desespero eterno.

 

I. O tentador, o diabo, na forma e semelhança de uma serpente. Versos 1-5

 

1. É alguma coisa que era o diabo que seduziu Eva. O Diabo e Satanás, a antiga serpente ( Apocalipse 12: 9. ), um espírito maligno; pela criação de um anjo de luz e assistente de imediato para o trono de Deus; mas, por seu pecado, ele se tornou um apóstata de seu primeiro estado e um rebelde contra a realeza e dignidade de Deus. Ele sabia que não poderia destruir a humanidade, a não ser com a sedução e engano. Portanto, o jogo que Satanás teve que jogar era chamar a nossos primeiros pais ao pecado e assim separá-los de seu Deus. Toda a raça humana estava aqui, por assim dizer, um pescoço e do pescoço Satanás aplicou o golpe.

 

2. Foi o diabo em forma de serpente. (A) Muitos perigosas tentações assaltar-nos vestidos cores alegres e bonitos, eles não têm a espessura da pele, e parece vir a nós a partir de cima; porque Satanás pode aparecer como um anjo de luz. E (B), pois é uma destreza. Temos muitos exemplos da astúcia da serpente. Note-se que não há nada mais para servir o diabo e seus interesses astúcia diabólica.

 

II. A pessoa tentada foi a mulher que agora estava sozinho, a alguma distância do seu marido, mas perto da árvore proibida.

 

Isso prova a astúcia do diabo.

 

1. Atacar com suas tentações para o vaso mais fraco.

 

2. Sua tática era entrar em uma conversa com ela enquanto ela estava sozinha. Há muitas tentações a que a solidão dá grande vantagem, enquanto a comunhão dos santos contribui muito para fortalecer e protegê-las.

 

3. Levou para encontrá-lo perto da árvore proibida, e, provavelmente, dar uma olhada no fruto, apenas para satisfazer sua curiosidade. Aqueles que não querem comer o fruto proibido não deve aproximar-se da árvore proibida.

 

4. Satanás tentou Eva, através dela, para tentar Adão.

 

III. A mesma tentação e a gimmick de processamento.

 

Que diabo significava era convencer Eva a comer do fruto proibido; e para conseguir isso, ele usou o mesmo método que eu sempre usei. Ele questionou se era ou não pecado (v. 1 ). Ele negou que houvesse qualquer perigo nele (v. 4 ). Ele sugeriu que implicou muitas vantagens (v. 5 ). Estes são os lugares comuns usados.

 

1. Ele questionou se era pecado ou não comer desta árvore, e se ele foi realmente fruto proibido.

 

A) Ele disse à mulher: É assim que Deus disse: 'Você não deve comer ... As primeiras palavras insinuado algo dito antes, talvez algum pensamento a própria Eva tinha feito e Satanás aproveitou para incorporá-lo em sua pergunta. Olhe aqui: (a) Que ele não revela seus planos no início, mas uma pergunta, inocente à primeira vista: "Eu ouvi rumores; diga-me, não é? Realmente Deus tem proibido de comer desta árvore? "(B) cita o mandato falaciosamente, como proibição de comer, não só a árvore, mas de todos. (C) parece falar e insultos reprova sua timidez em mulheres mexer com essa árvore. (D) É estratagema ardiloso de Satanás para manchar a reputação da lei divina, passando através incerto ou não razoável, a fim de atrair as pessoas para o pecado.

B) Em resposta a tal pergunta, ela dá um relato completo da lei sob a qual eles estavam (vv. 2-3 ). Note-se aqui: (a) Foi uma fraqueza da mulher entrar em conversa com a serpente. É muito perigoso para lidar com a tentação, quando deveria ser imediatamente rejeitado com desprezo e repugnância. O parlamento guarnição se envolve com o inimigo está perto de rendição. (B) Foi um sinal de sabedoria para considerar a liberdade que Deus lhes havia concedido. "Sim, ela diz.

 

O fruto das árvores do jardim podemos comer.  'Graças ao nosso Criador, temos licença para comer o suficiente em abundância e variedade. "(c) Um teste de resolução foi de aderir ao mandato, e repetir fielmente, como era certeza inquestionável: "Nós não devemos comê-lo: portanto, não tocá-lo. É proibida no mais alto grau, e a autoridade da proibição é sagrada para nós "(d) parece hesitar um pouco sobre a ameaça, porque tudo o que ele diz é." Por que você vai morrer "ou" para que não morrer.

 

2. O Diabo nega que haja qualquer perigo nele, e insiste em que, mesmo que pudesse levar à violação de uma disposição que não iria sofrer qualquer penalização " Você certamente não morrerás "(v. 4 ). Poderia dizer: (A) "Não é algo que você vai lá para morrer" -como alguns, pensar. Satanás ensina os homens primeiro a duvidar e depois negar; primeiro faz os céticos, e, portanto, torna gradualmente ateus. OU (B) "É verdade que você não vai morrer", como os outros pensam. Satanás diz que a sua contradição com a mesma linha de firmeza com que Deus havia ratificado a sua ameaça. Então Satanás escondeu sua própria miséria para atraí-los a ele; e siga os pecadores enganar por sua própria ruína. A esperança de que a impunidade é o grande apoio de toda injustiça.

 

3. Em seguida, promete os benefícios de comer-lo (v. 5 ). Ele não teria sido capaz de persuadi-los a assumir o risco de ruína, se não eles teriam sugerido a possibilidade de melhoria.

 

A) Ele sugere que as grandes vantagens obtidas por comer essa fruta. E assim a tentação sob estado puro temperado em que foram agora oferecendo prazer e satisfação intelectual. Eles eram como a isca que escondia o seu gancho. (A) " deve abrir os olhos "; "Vai ter muito mais poder e prazer da contemplação do que agora você tem; penetreis no fundo das coisas muito mais profundamente do que você pode agora ". (B) " Sereis como Deus "," como Elohim , deuses poderosos; não só onisciente, mas também onipotente. " (C) " Conhecendo o bem e o mal , ou seja, tudo deseéis sabe.

 "Para cimentar esta parte da tentação, abusa do nome dado a esta árvore: perverteu o seu significado, como se a árvore fosse para fornecer um conhecimento especulativo cheio de classes e origens do bem e do mal a natureza. E (d) tudo isso de imediato: " O dia em que comerdes desse fruto , encontrar uma mudança repentina e imediata para o melhor. "  Com todos esses avanços, as tentativas de produzi-los: Primeiro, a insatisfação com sua situação atual. Em segundo lugar, a ambição de ser promovido, como se eles estavam aptos para serem deuses.

 

B) Ele sugere que Deus não tem nenhum bom propósito sobre eles, proibindo esta fruta, como se ele não se atreveu a permitir-lhes de comer desta árvore, porque então você sabe sua própria força, e que eles seriam capazes de competir com Deus. No entanto: (a) Esta foi uma grande afronta a Deus, e o maior indignidade que poderia hacérsele; uma vergonha para o seu poder, como se tivesse medo de suas criaturas; e, muito mais, uma vergonha para a sua bondade, como se ele odiava o trabalho de suas mãos e não queria ver as pessoas felizes que ele mesmo havia criado. (B) Era uma armadilha perigosa para os nossos primeiros pais, que tendem a alienar as suas afeições de Deus.

 

Satanás, eventualmente, atinge o seu alvo, e o forte é tomado por suas artimanhas.  Versos 6-8

 

I. Os incentivos que os levaram a transgredir. 1. Eles não vejo mal nenhum nessa árvore, mais do que qualquer um dos outros. Parecia tão bom como qualquer outro alimento para ele, e por que ele havia proibido que fossem isso ao invés de qualquer outro? Às vezes caímos em armadilhas traiçoeiras por um desejo desordenado de dar satisfação aos nossos sentidos. Foi muito cobiçado, só porque ele proibida. Para nós (isto é, em nossa carne, em nossa natureza corrupta) habita um espírito estranho de contradição. Nitimur em vetitum ( Queremos o que é proibido ).

 

2. Eva imaginou que havia mais força nesta árvore que qualquer outro, que não só não tem que ser temido que era desejável para adquirir sabedoria. Note como o desejo de conhecimento desnecessário em uma falsa noção de sabedoria, revela-se nociva e destrutiva para muitos. Nossos primeiros pais, que sabiam muito, não sabia disso, que eles sabiam o suficiente.

 

III. Os passos da transgressão, não para cima, mas para baixo. 1. Eu vi. Ele deveria ter virado os olhos para contemplar a vaidade; mas fica em tentação e olhar para marcar o fruto proibido. Note-se que muitos pecados chamar a atenção. Dois. Ele tomou. Foi um ato de sua própria iniciativa.

 

Foi o diabo que o pegou e colocou-o na boca, de bom grado ou pela força, mas ela tomou. Satanás pode tentar, mas ele não pode forçar; pode convencer-nos de que nós jogamos o vazio, mas não podemos nos lançar a si mesmo ( Mateus 4 ).

 

4. Ele comeu. Talvez quando ela olhou, não tentando levá-la; e quando ele o pegou, tentou comê-lo; mas este foi o resultado. Note-se que o caminho do pecado é baixo; uma pessoa não pode suportá-lo quando quiser.

 

Você tem que apagar as primeiras emoções do pecado e parar antes de ele se

divertir. principiis prejuízo ( Destrua o mal pela raiz ). Abril. Ela também deu a seu marido, que comeu. Deu-la, com os mesmos argumentos persuadir a serpente tinha usado com ela, acrescentando que ela tinha comido e descobriram que, longe de pode ser mortal, foi extremamente agradável e divertida. Como era o diabo, bem Eva, logo que era pecado, era também uma mulher sedutora.

 

5. Ele comeu, superada pela insistência de sua esposa. Negligenciar a árvore da vida, o que era permitido comer, e comer da árvore do conhecimento era proibido, mostrou claramente o desprezo pelos favores que Deus lhe tinha dado, e uma preferência para o que Deus sabia que não era certo para ele. Eu queria ser um escultor e mestre de si mesmo, de ter e fazer o que você, por favor; seu pecado era, em uma palavra, de desobediência ( Rom. 5:19 ). Sendo a natureza humana inteiramente contido em nossos primeiros pais, e não poderia ser transmitida por eles depois, mas sob a imputação de culpa, vergonha e mancha doença hereditária do pecado e da corrupção. Podemos então dizer que o pecado de Adão não envolvem uma série de danos?

 

III. As consequências imediatas da transgressão.

 

1. A vergonha tomou-os de surpresa (v. 7 ).

 

A) A forte condenação em que caiu dentro de si: seus olhos estavam abertos . Não são os olhos do corpo, mas da consciência; seu coração feriu pelo que haviam feito. Agora, quando já era tarde demais, percebeu a loucura de ter comido o fruto proibido. Eles viram a felicidade que tinha caído, e a miséria que tinha precipitado. Eles viram uma lei em seus membros, guerreando contra a lei da sua mente. O texto nos diz que eles sabiam que estavam nus, ou seja, (a) eles foram despojados, privado de todas as suas honras e delícias do estado paraíso. Eles estavam desarmados; sua defesa foi longe deles. (B) Eles tinham vergonha. Eles estavam nus contra o desprezo e reprovação do céu, da terra e sua própria consciência. Note-se aqui, em primeiro lugar , quanto a vergonha e ansiedade envolve pecado; causando danos onde quer que ele suporta.

Em segundo lugar , o enganador Satanás. Ele disse aos nossos primeiros pais, quando tentou-los, eles iriam abrir os olhos; e assim eles foram, e não como eles entenderam los; foram abertos para a sua vergonha e arrependimento.

 

B) O recurso miserável que serviram para atenuar essa convicção, e de defender contra ele: eles costuraram folhas de figueira (talvez trançados) e para cobrir pelo menos parte de sua confusão mútua.

 

Fizeram para si aventais. Note-se aqui que ordinariamente é a loucura de pecar. (A) Faça todos os esforços para andar mais para salvar a face perante os homens o perdão de Deus. (B) Que os homens inventam desculpas para cobrir ou diminuir seus pecados, são vãs e frívolas.

 

Como os aventais de folhas de figueira, nunca resolver o problema, mas sim mimada; A vergonha é tão obscura, é mais vergonhoso ainda.

 

2. Imediatamente após comer o fruto proibido apreendido-los medo (v. 8 ).

 

Olhe aqui: (A) Qual foi a causa e ocasião de seu medo: Eles ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia. Foi a chegada do juiz o que os assustou, mesmo que veio de uma forma que só poderia assustar as consciências culpadas. Ele veio na viração do dia, não à noite, quando todos os medos são o dobro, ou o dia realmente quente, ele não veio diante do ardor da sua ira. Eles ouviram a sua voz, e foi, provavelmente, uma pequena voz que apito com que Elias disse à sua presença. (B) Qual foi o efeito e as provas de seu medo: Eles se esconderam do SENHOR Deus, o que é uma mudança triste -. Deus tornou-se algo terrível para eles, e por isso não é surpreendente que eles haviam se tornado terrível para si. Sua própria consciência acusou-los e colocá-los para o pecado em suas próprias cores. Suas folhas de figueira traiu e não pagar-lhes qualquer serviço. Sabendo culpado, não se atreveu a ir a julgamento, mas se escondeu para escapar da justiça. Note-se aqui, (a) a falácia do tentador. Eles prometeram que seria seguro, e agora eles não podem sequer imaginar; Ele lhes havia prometido que iria receber conhecimentos, mas agora estão perdidos e não sabem sequer onde se esconder, tinha-lhes prometido que eles seriam como deuses, grandes, corajosos e ousados, e como os criminosos são apanhados. (B) A Loucura dos pecadores a pensar que possível ou desejável para se esconder da presença de Deus. (C) O medo que acompanha o pecado. Todos os que ocorrências surpreendentes temor de Deus, as acusações da consciência, com a proximidade de problemas, aos assaltos das criaturas inferiores, e ser apanhado pela morte, as coisas comuns entre os homens, é um efeito do pecado.

 

 

A localização destes desertores diante do justo Juiz. Versículos 9-10

 

I. A questão alarmante assediado Deus Adão e deteve-o: Onde você está? Não, em que lugar, mas em que condições. "Isso é tudo que você tem que comer o fruto proibido?"

 

Nota: 1. Esta afirmação fez Adão poderia ser visto como uma perseguição benevolente, como um refinamento, a fim de restaurar.

 

Nota: 2. Se os pecadores considerem não tem certeza para onde se virar para Deus iria descansar.

 

II. A resposta tremendo que Adão deu a esta pergunta: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo (v. 10 ). Não nos responsabilizamos por sua culpa, mas de alguma forma ainda confessa para expressar seu medo e vergonha.

 

Os infratores são condenados por culpa por sua própria confissão, e ainda assim, eles tentam fazer desculpas e atenuantes culpa dele. Versos 11-13

 

I. Como foi essa confissão extraída deles. Deus só falou com o homem, Quem te mostrou que estavas nu? (v. 11 ). "Como você chegou a sentir a sua nudez e vergonha" Você comeu da árvore que eu te havia proibido de comer? Embora Deus conhece todos os nossos pecados queremos ouvir de nossos lábios e exige de nós uma sincera confissão deles; Ele não é para ser informado, mas para nos humilhado. A questão para a mulher era a seguinte: O que você faz? (v. 13 ). Note-se que cabe aqueles que comeram o fruto proibido, e especialmente aqueles que têm seduzido os outros para comê-lo também considerar seriamente o que eles fizeram. Ao comer o fruto proibido, temos ofendido grande e amar a Deus. Para seduzir os outros para comê-lo fazer o trabalho mal, somos culpados de pecados dos outros e cúmplices de sua ruína.

 

II. Como eles tentaram atenuar sua culpa, confessando seu pecado. Eu não pedi nenhum da culpa baixado. Ao invés de admitir a gravidade do seu pecado e vergonha dele, dar desculpas para os outros e culpa elenco e descrédito. 1. Adam coloca toda a culpa em sua esposa. Saiba daqui a menos atraídos para o pecado pelo que ele não deve remover-nos do juízo; desde então, agimos contra a nossa consciência, ou para agradar a Deus desagrademos melhor amigo que temos no mundo. Mas isso não é o pior. Adam não só lança a culpa sobre a sua esposa, mas se expressa de modo que começa a tacitamente Deus. Ele sugere que Deus tem sido cúmplice no pecado, porque ele deu uma mulher que lhe deu o fruto. Há uma tendência estranha para aqueles que são tentados a dizer que eles são tentados por Deus, como se o nosso abuso dos dons de Deus para ser uma desculpa para nossas violações da lei de Deus. 2. Eva, por sua vez, toda a culpa à serpente: A serpente me enganou . O pecado é como um voraz que ninguém se atreve a tomar sinal de que algo vergonhoso. Saiba a partir daqui: (A) que as tentações de Satanás são todos engano puro, todos os argumentos são falaciosos e todas as suas seduções, enganos. O pecado nos engana e para enganar, enganar-nos. É pelo engano do pecado no coração (v. Hardens Rm 07:11. , eu tenho 3:13. ). (B) A astúcia de Satanás não nos justifica em nosso pecado, tentador que seja, nós somos pecadores; e, de fato, é a nossa própria concupiscência, que atrai e seduz ( Tg. 1:14 ).

 

Deus imediatamente procede a pronunciar; e, nestes versos, a cobra começa (onde o pecado começou), porque ele já foi condenado por rebelião contra Deus.

Versos 14-15

 

I. A sentença proferida contra o tentador pode ser considerada como dirigida à serpente. Os instrumentos do diabo devem compartilhar o castigo do diabo. No entanto: 1. A serpente é colocado aqui, sob a maldição de Deus . Maldito você está acima de todas as feras Uma astúcia diabólica mostra muitas vezes ser uma maldição para o homem, e o mais astuto são homens para fazer o mal, maior o dano que eles fazem. 2. É colocado aqui sob a censura e inimizade por parte do homem. (A) Você será sempre considerado como uma criatura vil e desprezível. Seu crime foi tentadora Eva a comer a coisa errada; seu castigo foi ter de comer o que você não quer:Pó comer . (B) Você vai ser sempre considerada como uma criatura nociva e venenosa, e um objeto digno de ódio e repulsa. A cobra é prejudicial aos seres humanos, e às vezes dói no calcanhar, porque ele não pode ficar acima; Além disso, somos levados como morder os calcanhares do cavalo ( Gn. 49:17 ).

 

Mas o homem é cobra vitorioso e feridas na cabeça, isto é, ele atinge uma ferida mortal, com a intenção de destruir toda a raça de víboras. Esta frase pronunciada sobre a serpente é grandemente fortalecida pela promessa de Deus ao seu povo sobre o leão e a cobra vai intensificar ( Salmo 91:13. , e que de Cristo aos seus discípulos): Eles pegarão em serpentes ( Mr. 16:18 ). Note aqui que a serpente e a mulher recentemente havia sido tratada com grande familiaridade e amizade discutir o fruto proibido, os dois chegaram a um acordo admirável; mas aqui parecem irremediavelmente em desacordo. Observe como pecaminosa amizades só acabam em inimizade mortal; que se unem no mal não será anexado por muito tempo.

 

II. Esta declaração pode ser vista como dirigida contra o diabo, que levou a cobra só aparecendo como um veículo em que ele continua a ser o principal agente.

 

 

1. Um palavrão perpétua aqui é fixa neste grande inimigo de Deus e do homem. Sob a capa da cobra, aqui ele está condenado a ser:. (A) Degradadas e amaldiçoado por Deus ! Como caíste, ó Lúcifer ( Is 14:12. ). Eu queria estar acima de Deus, e liderou uma rebelião contra ele, é apenas exposto aqui ao desprezo, e Deus humilha aqueles que se recusam a se humilharem. (B) detestado e odiado por toda a humanidade. Aqui está condenada a um estado de guerra e inimizade irreconciliável. (C) Destruído e arruinado no passado pelo o grande Redentor , indicado pelo hit na sua cabeça. Sua vontade político astuto frustrado tudo isso, e ser usurpou o poder completamente esmagado.

 

2. Começou uma briga perpétua entre o reino de Deus e o reino do diabo entre os homens. O resultado desta inimizade é: (A) O conflito contínuo entre a graça e silte no coração dos filhos de Deus. (B) A luta contínua que existe neste mundo e entre os ímpios e os deuses.

 

3. Aqui está uma graciosa promessa de Cristo é, como o libertador do homem caído do poder de Satanás. Eles ouviram e nossos primeiros pais, que, sem dúvida, vi que eles abriram uma porta de esperança. Este foi o amanhecer do dia do Evangelho. Assim que eu vi a ferida, estava previsto e revelou o remédio. Eles relataram três coisas a respeito de Cristo aqui: (A) Sua encarnação, como era para ser a semente da mulher , a semente da mulher; portanto, sua genealogia em Lucas 3 está de volta para mostrar que ele é o filho de Adão, mas Deus dá às mulheres a honra de chamar bastante sua semente, porque ela era o diabo que tinha enganado e quem Adão culpou ; em que Deus faz a Sua graça, como se a mulher era a primeira na transgressão, criar os filhos serão salvos (como alguns de leitura), ou seja, através da semente prometeu que descem a partir dele ( 1 Tm. 2:15).

 

Também seria apenas descendentes do sexo feminino de uma virgem. (B) Seus sofrimentos e morte, indicados por a ferida no calcanhar por Satanás, ou seja, na natureza humana. Satanás tentou Cristo no deserto para fazer você cair em pecado; e alguns pensam que era Satanás que aterrorizava Cristo em sua agonia para levá-lo ao desespero. Foi o diabo que posto no coração de Judas para trair Cristo em Pedro negar, nos principais sacerdotes para processá-lo nas falsas testemunhas para acusá-lo, e Pilatos a condenar a tomar este o objetivo de arruinar a salvação para destruir o Salvador; mas, pelo contrário, foi através de sua morte, como Cristo anulou que tinha o poder da morte ( Hb. 2:14 ).

 

O calcanhar de Cristo foi ferido quando seus pés foram perfurados e pregado na cruz e os sofrimentos de Cristo são continuados nos sofrimentos dos santos por nome ( Col. 1:24 ). O diabo tenta-los, lança-nos na prisão, persegue e mata-los, e, portanto, fere o calcanhar de Cristo, que é afligido nas aflições deles.

Mas, enquanto o calcanhar é ferido no chão, é bom que a cabeça está seguro no céu. (C) A conseqüente vitória sobre Satanás. Satanás já tinha pisado e abusado mulheres; mas a semente da mulher havia de vir na plenitude do tempo para triunfar sobre ele ( Col 2:15 ). Ele te ferirá a cabeça , isto é, destruir todas as suas táticas e todos os seus poderes, e completamente transtornado seu reino e seus interesses. Cristo frustrou as tentações de Satanás; Sua morte foi um golpe fatal para o reino do diabo, uma ferida na cabeça deste animal, que nunca será curada.

 

A sentença pronunciada contra a mulher pelo seu pecado. Verso 16

 

I. É colocado aqui em um estado de tristeza, que especificado apenas um detalhe, o da educação dos filhos; mas inclui tristeza e medo. Note-se que pecado trouxe tristeza para o mundo; se tivéssemos sabido falha, não teríamos conhecido a tristeza. Não admira que os nossos sofrimentos são aumentados quando nossos pecados são aumentados, porque ambos incluem muitos tipos de males. As dores de rolamento infantil e educação dos filhos se multiplicam e se as crianças vêm perverso e insensato, que estão a ser um fardo, mais do que nunca, para quem deu à luz.

 

II. Esposas, sede submissas a vossos maridos sede ( Ef. 5:22 ). Mas a entrada do pecado fez este dever de um castigo, que de outra forma não teria existido. Se Eva não tivesse comido o fruto proibido e havia tentado o marido a comer do que nunca poderia reclamar sobre seu assunto, portanto, embora seja difícil, nunca ninguém deveria reclamar sobre isso, em vez disso, deve ser motivo de reclamação é o pecado, que fez assim. Aquelas mulheres que não só desprezam e desobedecem seus maridos, mas a assenhorear-se deles, eles sentem que não são apenas violar a lei divina, mas também se opõem a uma sentença divina.

 

III. Observe aqui como, neste juízo, a misericórdia é misturado com raiva. A mulher vai ter dor, mas vai dar à luz filhos, e será esquecido da aflição, pelo gozo de haver um homem nascido ao mundo ( Jo. 16:21 ). A frase não é uma maldição para a ruína, mas uma punição para trazê-los ao arrependimento.

 

A sentença pronunciada sobre Adão, precedido por um resumo do caso.

Versos 17-19

 

I. Deus destaca o seu desagrado em Adão, em três aspectos:

 

Morada terrena 1. Adam continua amaldiçoado com esse julgamento. Maldita é a terra da terra por tua causa ; e o efeito desta maldição é: te produzirá espinhos e abrolhos para você. Os bons frutos que a terra pode produzir a seguir, serão removidos pela engenhosidade e esforço do homem.

No entanto, esta afirmação também tem uma dose de misericórdia, porque: (A) Adam si não é amaldiçoado como era a serpente (v. 14 ). Bênçãos que Deus tinha reservado para ele. (B) Adam permanece acima do solo. A terra não abrir a boca para engoli-lo, embora tenha se deteriorado a sua beleza original e fecundidade.

 

2. Todas as tarefas e prazeres você é amargo.

 

A) O seu trabalho agora será cansativo, uma vez que haverá a comer o pão com o suor de seu rosto (v. 19 ). Sua ocupação antes do pecado foi um prazer constante para ele; O jardim foi tão bem temperada sem fadiga ou dificuldade. Se Adão não tivesse pecado, não teria suado. O trabalho é um dever que deve cumprir fielmente.

B) A comida deve ser a seguir (compare com seu estado anterior) difícil e desagradável para chegar. Com dor (v. 17 ) e com o suor de seu rosto (v. 19 ), não vai comer. Todos, até mesmo o mais feliz do mundo, tem algumas mitigações para os seus prazeres: máquinas de doenças, catástrofes e mortalidades de várias maneiras, entrou no mundo com o pecado e continuar saqueando. Mas também nesta parte da instrução, uma dose de mercê. Você vai suar, mas seu cansaço se tornar mais acolhedor o seu descanso; ao retornar à sua terra e à sua cama, ele terá uma difícil, mas não morrer de fome; tem dor, mas esta dor vai comer o pão, o que irá fortalecer seus corações sob suas sentenças.

 

3. Sua vida também será cortado. Considerando os problemas que vai estar cheio de seus dias será um favor que são poucos. Mas embora a vida é desconfortável, morte, terrível para a natureza humana, vai coroar sua sentença: " Você vai voltar para a terra, pois dela foste tirado "; seu corpo, a parte de você que foi tirada do solo argiloso, voltará ao seu lugar de origem; pois tu és pó. "Seu corpo será deixado para a sua alma, e se tornará um montão de ruínas; e ser alojados no túmulo, que é onde ele pertence, para misturar com o pó da terra " nosso pó ( Sl 104: 29. ). A terra, a terra; pó ao pó . Note-se aqui que: (A) O homem é uma criatura vil e frágil,pequena como a poeira, poeira insignificante colocado na balança, leve e ligeiramente mais suave do que a vaidade em pó; e fraco como poeira, sem consistência; (B) é uma criatura morrer mortal. O maior homem é senão uma massa de poeira e deve voltar para a terra; (C) O pecado trouxe a morte no mundo. Se Adão não tivesse pecado, ele teria morrido ( Rom. 5:12 ).

 

II. Não devemos perder de vista esta frase repassados nossos primeiros pais, sem ter considerado primeiro duas coisas: 1. Como são adequadamente representadas as tristes conseqüências do pecado na alma de Adão e sua raça pecadora. Apesar de apenas as misérias que afetam o corpo mencionado, no entanto, eram um sinal de misérias espirituais, e, assim, a maldição entrou na alma. (A) As dores de parto de uma mulher representando os terrores e angústia de uma consciência culpada, despertos para o sentido do pecado. (B) O estado de sujeição à mulher foi reduzido representa a perda da liberdade e da deterioração do livre arbítrio espiritual, que são o resultado do pecado. (C) A maldição pronunciada sobre a esterilidade da terra e conseqüente produção de espinhos e cardos são uma representação adequada de tudo de bom esterilidade e fertilidade para todas as coisas ruins são as condições de uma alma corrupta e pecaminosa. (D) A fadiga e suor falam da dificuldade que experimenta por causa da fraqueza da carne, a serviço de Deus e no exercício de piedade.

 

2. Como maravilhosamente estrelou ao lado de esta frase pronunciada contra nossos primeiros pais a satisfação que Jesus realizou por Seu sofrimento e morte. (A) o pecado entrou no trabalho de parto? Nós lemos em Isaías 53:11 da aflição da alma de Cristo. (B) Eu vim sujeição ao pecado? Cristo foi colocado sob a lei ( Gal. 4: 4 ). (C) veio com a maldição do pecado? Cristo foi feito maldição por nós , ele morreu uma morte maldita ( Gal. 3,13 ). (D) o pecado entrou os espinhos? Ele foi coroado de espinhos para nós. (E) o pecado entrou no suor? Ele suou para nós como grandes coágulos de sangue. (F) Eu vim com dor pecado? Ele era um homem de dores; sua alma foi, em sua agonia, oprimido por uma tristeza mortal. (G) entrou com pecado a morte? Ele tornou-se obediente até a morte. Assim, o curativo cura ainda é maior do que a ferida causada pelo pecado. Bendito seja Deus, por nosso Senhor Jesus!

 

Verso 20 = Ao ser posta ao homem de Deus chamado Adam , que significa terra vermelha , Adam vai agora colocar o nome da mulher Eva , que significa vida . Então Adam é nomeado depois que o corpo mortal; Véspera da alma vivente. A razão é: porque ela era a mãe de todos os viventes, ou seja, toda a humanidade futura. Antes que ele tinha chamado Ishah = Varona , no seu papel de esposa, agora chamada Eva = vida , no seu papel de mãe. No entanto: 1. Se isso foi feito por orientação divina, foi um sinal do favor de Deus, e um selo de sua aliança com a humanidade e deu-lhes a garantia de que a irreversibilidade dessa bênção dada à primeira: Sede fecundos e multiplicar . Foi também uma confirmação da promessa, agora que a semente da mulher, esta mulher teria de ferir e esmagar a cabeça da serpente. 2. Se Adão fez sua própria iniciativa, era um sinal de sua fé na palavra de Deus: (A) Na bênção que incluiu um perdão, deixando vivos tais pecadores que eles eram os pais de todos os seres vivos; (B) Na bênção que incluía a promessa de um Redentor, a semente prometida, o que parecia aludir a Adam, chamando sua esposa Eva, mãe de todos os viventes, assim como havia se tornado, pelo pecado, uma mãe de todos os mortais.

 

Verso 21 = Mais um exemplo do cuidado de Deus sobre os nossos primeiros pais, não obstante o seu pecado. Durante a imposição de um corretivo seus filhos desobedientes, mas não os deserdados, mas como um pai amoroso fornece-lhes apoio nas plantas do campo, e vestindo casacos de pele.

Devemos ser gratos a Deus, não só porque fornece alimentos, mas também porque procura vestido ( Gn. 28:20 ). Lã e linho são suas, tanto quanto trigo e vinho ( Hos. 2: 9 ). Adão e Eva tinham sido costurados ou trançado, aventais de folhas de figueira, cobrir muito estreito para embrulhar ( Isa. 28:20 ).

 

Assim são todos os trapos da nossa própria justiça. Mas Deus fez túnicas, largos, fortes, duráveis, e de couro apropriado; tal é a justiça de Cristo. Portanto colocar no Senhor Jesus Cristo.

 

Versos 22-24 = Uma vez que a sentença pronunciada contra os infratores têm aqui a execução parcial do mesmo, fez-los imediatamente.

 

Como eu só aparecendo agora em desgraça e vergonha diante de Deus e os anjos com a mistura sentença divina de amargura e ironia sobre o triste resultado de sua ambição pecaminosa: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal! Uau, o que é um bom candidato para Deus! Isto é o que Deus disse para despertar e humilhá-los, levando-os a perceber o seu pecado e loucura, e arrependimento sincero. Assim, Deus enche o rosto com vergonha, que buscam o seu nome ( Sl. 83:16 ). A confusão se estabelece para a conversão.

 

II. Como exatamente foram demitidos e expulsos do paraíso.

 

1. A razão pela qual Deus levou o homem para fora do paraíso. Não foi apenas porque ele colocou a mão e tinha tomado da árvore do conhecimento, mas também para não alongar novamente sua mão, e tome também da árvore da vida, então, suportar viver para sempre. Com o primeiro Adão caiu em pecado por desobedecer a Deus; com este último, ele tentou fazer a sentença de morte que Deus havia se manifestado contra a hipótese nula. De fato, um pecador rebelde, Se eu pudesse ser imortal, seria um monstro e terror constante do universo.

 

2. O método de Deus tomou para expulsar e excluir do Paraíso aos nossos primeiros pais. Ele decolou e realizou fora.

 

A) expulsos do jardim encantador de terra municipal. Isto indica exclusão, e que da sua raça, da comunhão com Deus, que era a felicidade e glória do paraíso. Seu relacionamento com Deus foi revogada e perdeu, e que a comunicação tinha sido estabelecida entre o homem e o seu Criador foi interrompido e quebrado. Mas onde o enviou para expulsá-lo do Éden? Eu poderia ter apenas jogado para fora do mundo ( Jó 18:18 ), mas apenas jogou-o para fora do jardim. O homem foi enviado para cultivar a terra que havia sido tomada.

Ele foi enviado para um local de trabalho, não é um lugar de tormento. Ele foi jogado para a terra não para o túmulo; oficina, não para a prisão; para assumir um arado, não arrastando uma corrente. Seu trabalho no campo seria recompensado com o consumo de seus frutos, e seu relacionamento contínuo com a terra de onde ele veio se destinava a melhorar você humilde e lembrá-lo para a vida.

 

Note-se, portanto, que, mesmo quando nossos primeiros pais foram excluídos dos privilégios do seu estado de inocência não foram deixados em desespero, para os fins amorosos de Deus deu-lhes um julgamento segundo estado sob novas condições.

 

B) estendeu, privando-os de toda a esperança de retornar ao paraíso porque ao oriente do jardim do Éden, um destacamento de querubins , os anfitriões de Deus armado de um poder terrível e irresistível, para guardar o caminho que conduzia à árvore da vida de modo que eles não podiam invadir e tomar de assalto a árvore.

 

Com isso, você será intimado a Adão: (a) Deus estava descontente com ele, (b) que os anjos estavam em guerra com ele; não havia paz possível com o exército celestial, enquanto ele estava em rebelião com eles e nosso Senhor. (C) que o caminho para a árvore da vida foi fechado, ou seja, a maneira de inocência primitiva em que foi colocado o criado e o homem caminhando antes do pecado. Daquele momento em diante era inútil para ele e esperar por sua vida, a justiça e a felicidade sob a primeira aliança, como era irremediavelmente quebrado.Estamos todos perdidos se somos julgados por aquela primeira aliança. Deus revelou esta a Adão, não para induzi-lo ao desespero, mas para reanimá-lo e forçá-lo a buscar a felicidade na vida e através de quem a semente prometida deveria ser retirado espada flamejante. Deus e seus anjos estão nos reconciliou quando, para o trabalho da Cruz, é consagrado e colocou diante de nós um novo e vivo caminho para o lugar santíssimo.

 

Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus

 

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS

 

BIBLIOGRAFIA

 

COMENTÁRIO BÍBLICO DE MATTHEW HENRY BASEADO NA OBRA COMPLETA SEM ABREVIAÇÕES

 

A QUEDA DA RAÇA HUMANA

 

Texto Áureo = “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.”  (Rm 5.12)

 

Verdade Prática = O pecado de Adão trouxe-nos a morte, mas a morte de Jesus Cristo garante-nos a vida eterna e plena comunhão com Deus.

 

Leitura Bíblica = Romanos 5: 12-19 = Gênesis 2.15-17; 3.1-6

 

INTRODUÇÃO

 

A doutrina da queda do homem é precedida pela tentação, ou seja, por sua provação. Certo autor escreveu que “a causa última do mal não se encontra nem em Deus, que é absolutamente santo, ou seja, a mais perfeita negação do mal, nem no criado bom em Deus e para Deus” (Tg 1.13)..

 

I. A PROPENSÃO PARA O PECADO

 

1. Propenso, mas não destinado. Como ser racional, o homem, em seu primeiro estado de inocência, desconhecia o pecado. A possibilidade para o pecado surgiu com a tentação. De fato, e não havia ainda desenvolvido o seu caráter moral. Esta propensão para a transgressão não significa que o homem, inevitavelmente estivesse destinado a pecar.  Esta tendência baseava-se uni em seu livre-arbítrio. Ele poderia, conscientemente, manter-se fiel aos limites do conhecimento que o Criador lhe deu, ou, então, rebelar-se contra esta lei, e partir para o outro lado

 

2. O teste da tentação de Adão e Eva (Gn 2.9,16,17).

 

a) Surge o agente da tentação (Gn 3.1). O teste moral de Adão e Eva começou, por permissão de Deus, com uma criatura feita pelo Criador, mas que, por rebelião tornou-se o maior opositor do Senhor e de toda a sua obra. Este ser foi criado como espírito dependente do Criador, como os demais membros do mundo angelical. Esta criatura é Satanás ou Diabo, que não é igual a Deus, mas surge diante de Adão e Eva, incorporado em inocente serpente que estava no jardim plantado por Deus.

.

b) A trama satânica para engodar a Adão e Eva. Satanás sabia que não seria tão fácil convencer o casal a desobedecer a Deus. Ele investiu, então, sobre a mulher, porque entendia que ela, como um ser mais frágil que o homem, facilmente cederia as suas provocações.

II. A QUEDA DO HOMEM, ATRAVES DO PECADO

 

1. O relato bíblico da queda do homem (Gn 3.1-12). A queda de Adão e Eva é apresentada, literalmente, na Bíblia, de modo explícito. Não foi um relato teórico ou figurativo, mas um histórico da queda humana. Por isso, entendemos que o pecado de nossos primeiros pais foi um ato voluntário de sua própria vontade e determinação. E claro que a tentação veio de fora, da parte de Satanás, que os instigou a desobedecer à ordem de Deus. Concluímos, pois, que a essência do primeiro pecado está na desobediência do homem à vontade divina e na realização de sua própria vontade, O seu pecado foi uma transgressão deliberada ao limite que Deus lhes havia colocado.

 

2. As três áreas do auto-engano que levaram à queda (Gn 3.6).

 

A primeira área do auto-engano de Eva foi a fome instintiva, provocada pela palavra de Satanás.

 

A segunda. área de auto-engano de Eva e Adão foi o desejo de grandeza, incitado por Satanás, com a idéia de obter o entendimento do bem e do mal.

 

A terceira área do auto-engano de Eva e Adão foi a satisfação através dos olhos, porque aquela árvore “era agradável aos olhos”.

 

III. AS CONSEQÜÊNCIAS DA QUEDA

 

1. O pecado afetou a vida física e psíquica do homem. Paulo escreveu aos Romanos: “Por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte” (Rm 5.12). A morte física se tornou, então, a conseqüência natural da desobediência de Adão, e a espiritual se constituiu na eterna separação de Deus. O Criador foi enfático, no Jardim: “Porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gn 2.17).

 

2. O pecado afetou a vida espiritual do homem. “O salário do pecado é a morte” (Rm 6.23). Adão não morreu no mesmo dia em que pecou, mas perdeu, pelo seu pecado, a possibilidade de viver. Porém, a afetação maior foi a perda da imagem de Deus em sua vida. Isto implicou, essencialmente, no rompimento da comunhão imediata e plena com o Criador, e causou-lhe a morte espiritual no momento exato em que pecou.

 

3. Somos herdeiros da corrupção moral de Adão (Rm 5.12). Vários textos bíblicos indicam este fato, mas destacaremos apenas o que Paulo escreveu: “Por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram” (Rm 5.12). Outro texto diz: “Pela ofensa de um só, a morte reinou” (Rm 5.17).

IV. O LEVÃNTAMENTO DA QUEDA

 

1. A consciência de uma percepção não desejada (Gn 3.6,7). Depois que o Tentador conseguiu convencê-la a desejar o fruto proibido, Eva não hesitou em pegar, comer e oferecer ao seu marido. Neste momento, abriram-se, então, os olhos de ambos (Gn 3.7). Mas o que viram foi muito diferente daquilo que Satanás havia dito que contemplariam.

 

2. A expectativa de um juízo inevitável (Gn 3.8-13). A queda foi precedida por momentos em que a imaginação e os seus sentidos foram completamente dominados pelo engano do Tentador. Isto nos ensina que a história de todas as tentações é a mesma: o objeto exterior de atração, a comoção interior da mente, o aumento e o triunfo do desejo apaixonado; terminam na degradação, escravidão e ruína da alma (Tg 1.15; 1 lo 2.16).

 

a) A voz de Deus (Gn 3.8). Diz a Bíblia que os dois “ouviram a voz de Deus, que andava no jardim pela viração do dia”.

 

b) A resposta do homem à voz de Deus (Gn 3.10). O texto declara que Adão saiu do seu esconderijo, envergonhado, e confessou: “Tive medo e me escondi”. Esta sensação de culpa o fez fugir de Deus. Apesar de confessar a razão de sua fuga, não foi capaz, nem ele ,nem sua mulher, de assumir, individualmente o seu pecado.

 

3. A promessa de um juízo redentivo (Gn 3.14-24).

 

a) Três juízos distintos: sobre a serpente, a mulher e o homem. Primeiro, no juízo sobre a serpente, Deus não discutiu, nem dialogou com a mesma. Pela primeira vez, encontramos o termo hebraico (ARUR) na Bíblia, que significa maldito, e traz o peso de uma sentença jurídica, pois a serpente foi declarada culpada, sem opção de justificação. Segundo, há um juízo sobre a mulher, conforme o texto de Gênesis 3.16. Nesta escritura, Deus predisse que ela seria sujeita ao homem.

 

Não seria mais a parceira na administração da Terra. Seria dominada pelo marido  e toda sua vontade estaria subjugada a ele. Seus filhos seriam gerados com dores de parto. Terceiro, o juízo aparece contra o homem (Gn 3.17-19). Ele perderia as regalias e delícias do Jardim do Eden (Gn 3.23,24), pois os dois foram expulsos daquele local. A sua subsistência, ele extrairia com o suor do seu rosto, exigindo-lhe muito esforço físico.

 

b) A promessa de um juízo redentivo (Gn 3.15). Nesta escritura se encontra a primeira e mais gloriosa promessa de redenção, de soerguimento do homem da condenação. Ao invés de lançar apenas juízos inclementes e condenatórios sobre o casal, Deus, o justo Juiz, pois sua justiça é perfeita e misericordiosa, abriu um espaço para a redenção.

 

CONCLUSÃO = Com esta lição, nós aprendemos que há uma esperança para o pecador, em Cristo Jesus.

 

Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS

Lição Bíblicas 4º. Trimestre 1995  - CPAD.

 

 

O PRINCIPIO DA QUEDA DA RAÇA HUMANA

 

TEXTO ÁUREO = “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” Rm 6.23.

 

VERDADE PRÁTICA = A queda do homem foi, sem dúvida, o mais triste fato de toda a história.

 

TEXTO BIBLICO  = Gn 3.1-8

 

INTRODUÇÃO

 

Durante séculos tem sido dito que o terceiro capítulo do Gênesis é o mais trágico da Bíblia. Ele trata da queda de Adão e Eva, e, por extensão, de toda a raça humana. Satanás incitou Eva a desobedecer a Deus e provar do fruto que o Criador proibira. A tentação, não dominada, conduziu à queda fatal e à ruína integral.

 

1. A TENTAÇÃO QUE PRECEDEU A QUEDA

 

Em Gênesis 3.6 lemos que três desejos pessoais de Eva foram envolvidos na tentação que lhe sobre- veio quando do seu encontro com a serpente, na condição de instrumento de Satanás.

 

1. O desejo de alimentar-se. Aí entrou em evidência o apetite físico. Eva viu que a árvore era boa como alimento. Parecia ser urna boa comida. Mas, como envolvia um ato de obediência, Eva cedeu à tentação e pecou, ao contrário de Jesus, que foi igualmente tentado nessa área e venceu (Mt 4.4).

2. Desejo de possuir o que é belo. Esse desejo não é mau em si mesmo, mas tornou-se pecado em Eva e torna-se em qualquer outra pessoa quando almeja satisfazer esse desejo de maneira errada, contrária à vontade de Deus.

 

3. O desejo de ser sábio e importante. Isto seria perfeitamente normal se não escondesse uma armadilha de Satanás, procurando afastar Eva e Adão da comunhão com Deus. A tentação não é pecado. Ela conduz ao pecado quando a pessoa é atraída e enganada por sua própria concupiscência (Tg 1.14).

 

II. A PESSOA DO TENTADOR

 

Atualmente há milhões de pessoas que ousam negar a existência do Diabo. A Bíblia porém ensina que ele é real; é um ser pessoal e maligno. Vamos conferir.

 

1. Alguns títulos e nomes de Satanás. Ele aparece na Bíblia sob vários nomes. Vejamos: acusador de nossos irmãos (Ap 12.10); adversário (1 Pe 5.8); dragão (Is 27.1; Ap 20.2); deus deste século (2 Co 4.4); inimigo (Mt 13.39); Belzebu (Mt 12.24); homicida (Jo 8.44); príncipe deste mundo (Jo 14.30).

 

2. Satanás é chamado de serpente. Este nome parece bem apropriado ao agente das trevas tendo em vista o veneno mortífero do terrível animal. São muitas as passagens bíblicas onde Satanás é chamado de serpente. Em Apocalipse 12.9 e 20.2 ele é chamado de antiga serpente. Em Isaías 27.1 ele é a serpente veloz e tortuosa. Em 2 Coríntios 11.3 ele é a serpente astuciosa.

 

3. Satanás é reconhecido como o tentador. O homem encontra neste mundo tentadores de elevado teor de maldade, mas nenhum supera a Satanás na arte de tentar. Leia as seguintes passagens: Mt 4.3; 1 Ts 3.5; Mc 1.13; 1 Cr 21.1.

 

III. CIRCUNSTANCIAS DA QUEDA

 

Como criatura de Deus, foi exigido do homem prestar obediência ao seu Criador, o que reflete basicamente a soberania moral de Deus e a livre agência do homem.

 

1. A transgressão da Palavra de Deus (Gn 3.2,3). Satanás, usando a serpente, lança primeiramente a dúvida e a incerteza no coração de Eva. Ele conhece o valor da Palavra de Deus e que se o homem a transgride, toma-se indesculpável.

Em seguida, dentro da confusão que se estabeleceu em seu coração Eva acrescenta algo à Palavra de Deus, mencionando a proibição de tocar na árvore da ciência do bem e do mal, coisa que não consta da ordem de Deus dada a Adão. Veja Gn 2. 16, 17.

 

Por último, a serpente desafia a Palavra do Criador e tenta desacreditá-la, afirmando: “Certamente não morrereis”, quando Deus havia dito que morreriam (Gn 3.4; 2.17).

 

2. A natureza da Palavra de Deus. Entre muitas outras notáveis virtudes da Palavra de Deus, algumas merecem especial menção.

 

a) é a Palavra da verdade (Tg 1.18; SI 119.160; J0 17.17);

b) é uma Palavra infalível (2 Pe 1.19; Is 40.8; Mt 5.17);

c) é uma Palavra perfeita (sL 19.7);

d) é uma Palavra firme ( Sl 93.5);

e) é uma Palavra viva e eficaz (Hb 4.12).


3. Nosso comportamento para com a Palavra de Deus. A fonte de toda a nossa convicção religiosa está na Palavra de Deus. Da forma como a tratamos depende a nossa vitória. a) devemos crer (Jo 2.22); b) devemos pó-la no coração (Sl 119.11; Dt 6.6; 11.18); c) devemos obedecer (Mt 7.24; Lc 11.28; Tg 1.22; Sl 119.67; Jo 17.6); d) devemos amá-la (SI 119.97, 113, 159, 167).

 

Se Adão e Eva houvessem dado ouvido à Palavra de Deus e levado a sério a consideração que ela merece, não teriam provado o caos espiritual. O uso da Palavra de Deus pela serpente poderia ter sido também empregado, em contrapartida, como arma espiritual por Eva, mas ela não o fez. Foi bem diferente o exemplo do último Adão (Jesus Cristo), quando o diabo o tentou no deserto (Mt 4.1-8).

 

4. O perigo da desobediência. Em Ef 2.2, Paulo adverte 5obre o perigo de andarmos no espírito de desobediência que opera no mundo. São inúmeros os prejuízos que a desobediência traz:

 

a) a desobediência provoca a ira de Deus (Si 78.10-40);

b) o desobediente perde o favor de Deus e suas bênçãos (1 Sm 13.14;’. 2.30; Jr 18.10);

c) a desobediência atrai maldição (Dt 11.28; 28.15);

d) os desobedientes terão seu justo castigo (Is 42.24,25; Hb 2S; Dn 9.10,11,14);

 e) pela desobediência de Adão muitos foram feitos peca- dores (Rm 5.19).

 

5. O valor da obediência. No Sermão da Montanha, Jesus ao referir-se ao homem obediente, disse: “É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre rocha; e vindo a enchente bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não pôde abalar, porque estava fundada sobre rocha.” (Lc 6.48).

 

A obediência premia o homem com muitas e ricas bênçãos:

 

a) a obediência é uma característica dos santos (1 Pe 1.14);

b) a obediência é melhor que o sacrifício (1 Sm 15,22);

c) a obediência brota do coração (Dt 11.13; Rm 6.17);

d) os obedientes serão recompensados (Dt 11.27; Lc 11.28; Éx 23.22; Jr 7.23);

e) pela obediência de Cristo, muitos são feitos justos (Rm 5.19; Jo i5.i0 Hb 5.8).

 

IV. CONSEQUÊNCIAS DA QUEDA

 

1. Perversão. Com a prática do pecado, todas as faculdades humanas tornaram-se moralmente pervertidas, como explicou Paulo em Romanos 1.29-32.

 

2. Juízo. Com o advento do pecado, produzido pela quebra das leis de Deus, a raça humana se tornou condenável diante de Deus (Rm 3.19). O juízo de Deus veio imediatamente após o pecad9.

 

a. Maldição sobre a serpente (Gn 114). “Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a besta, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e o pó comerás todos os dias da tua vida”.

 

b. Sofrimento sobre a mulher (Gn 3.16). “E à Mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com orr terás filhos: e teu desejo será para o teu mande, e ele te dominará”.

 

c). A sorte do homem (Gn 3.17- 19). “E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos á voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todo o dia da tua vida. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra.; porque dela foste tomado; porquanto és pó, e em pó te tornarás.

 

d. A sorte da Terra (Gn 3.18). “Espinhos e cardos também, te produzirá, e comerás a erva do campo”.

 

3. Morte. A sentença bíblica é sem apelação. No Antigo Testamento se lê que a alma que pecar, essa morrerá (Ez 18.4). No Novo Testamento está escrito que o salário do pecado é a morte (Rm 6.23). Por isso, a morte foi uma conseqüência direta do pecado de nossos primeiros pais (Gn 2.17). E a morte surgiu em três dimensões: Morte física, morte espiritual e morte eterna.

 

4. Vergonha (Gn 3.7).

5. Temor (Gn 3.8-10).

6. Discórdia (Ga 3.12,13).

7. Expulsão (Gn 3.22-24).

 

As folhas da figueira de nada serviram para cobrir a nudez do casal. Elas simbolizam o esforço das religiões e das boas obras em favor da salvação do homem, sem levar em conta a justiça de Cristo. Batismo, educação, filosofia, dízimos, etc., nada disto repara a terrível queda do gênero humano. Somente a graça de Deus, mediante a morte expiatória de Seu Filho Jesus Cristo, pode salvar o homem que, pela fé, volta.se para Ele (Ef 2.8,9), pois “sem derramamento de sangue não há remissão”. (Hb 9.22).

 

 

Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS

Lição Bíblicas 3º  Trimestre 1986  - CPAD

 

 

 

Nenhum comentário: