As
Manifestações do Espírito Santo
Texto
Áureo = "Porque a promessa vos diz respeito a vós, a
vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso
Senhor, chamar." (At 2.39)
Verdade
Prática = Cremos na atualidade do batismo no Espirito Santo e
dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua
edificação.
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE – Atos 2.1-6: 2 Corintios 12.1-7
HINOS
SUGERIDOS: 85,122, 290 da Harpa Cristã
INTRODUÇÃO
Joel predisse o derramamento do Espírito Santo para
os últimos dias, por tratar de um evento futuro a acontecer cerca de 800 anos
depois dele, o que não significa necessariamente os últimos dias da humanidade.
Podemos concluir que temos aqui uma profecia sobre a vinda do Espírito Santo,
no inicio dos “últimos dias’‘(At 2.28-32), os dias do evangelho de Jesus
Cristo, para dar continuidade até à consumação plena no plano salvador de Deus.
No dia de Pentecoste ocorreu um dos maiores eventos
da Igreja cristã. Aos quase cento e vinte, homem e mulheres, que esperavam no
Cenáculo, veio uma experiência que resultou em completa mudança de suas vidas.
Não eram mais aqueles de outrora. A experiência que tem sido vivida por milhões
de servos de Deus durante os séculos do cristianismo, chamamos de batismo com o
Espírito Santo.
A
DESCIDA DO ESPIRITO SANTO
1.
"Cumprindo-se o dia de Pentecoste" (v. 1). Pentecoste
(Nm 28.26) era uma das três principais festas judaicas, instituídas por Deus,
através de Moisés. Páscoa (Lv 23.4-8) e Tabernáculos (Lv 23.34) são as outras
duas. Essas festividades solenes eram significativas e apontavam para o
Messias.
a)
Páscoa. Era a comemoração da saída dos filhos de Israel do
Egito, também chamada de Festa dos Pães Asmos ou Ázimos (porque nela o pão era
sem fermento), comemorada ainda hoje pelos judeus. Para nós, ela se cumpriu no
sacrifício de Jesus, pois o cordeiro pascal, descrito em Êxodo 12.3-8,
apresenta os requisitos encontrados em Cristo.
b)
Festa dos Tabernáculos. Chamada em hebraico de
"Sucot", comemora o período em que os filhos de Israel viveram em
cabanas no deserto, quando saíram do Egito (Lv 23.33-43). Era a última festa
do ano e durava oito dias. Era uma festividade alegre (Lv 23.40). Está
mencionada em Jo 7.37-39. Ela representa o gozo e a alegria dos crentes. O
quadro profético ainda não se cumpriu: será no Milênio.
c)
Pentecoste. É uma palavra grega que significa
"quinquagésimo", porque essa festa era celebrada 50 dias após a
Páscoa (Lv 23.15,16). Chamada em hebraico de "Shavuot", plural de
"shavua", significa "semana", mas é também conhecida como a
Festa das Primícias, pois coincidia com o fim da colheita de trigo. O nome
"Festa de Pentecoste" ficou assim conhecido, por ser realizada no
quinquagésimo dia após a Páscoa.
2.
Reunidos no mesmo lugar (v.1). Havia quase 120
discípulos, incluindo as corajosas e heroínas pessoas anônimas que tiveram
participação efetiva na obra de Deus (At 1. 15). O local era o Cenáculo, em
Jerusalém (At 1.13), onde perseveravam "unanimemente em oração e
súplicas" (At 1.14). À luz do contexto, "reunidos no mesmo
lugar" fala de unanimidade de propósito, esperando a promessa do Pai.
A
VINDA DO ESPÍRITO SANTO
1.
Barulho vindo do Céu (v.2). Vento e fogo são dois dos símbolos do Espírito Santo (Mt 3.11; Jo 3.8). A
manifestação divina ligada ao fogo era comum no Antigo Testamento, tanto para
trazer juízo (Jl 2.3), como para iniciar uma nova era ao povo de Deus (Êx
3.1,2).
2.
Línguas repartidas como que de fogo (v. 3). Isso fala das
diversidades de línguas. O fogo é a garantia de que Deus estava nesse negócio,
visto que para os judeus a manifestação divina estava ligada ao fogo (Êx 3.2,
3; 19. 16-20; 1 Rs 18. 38; Lc 9.54).
3.
"Todos foram cheios do Espírito Santo" (v.4). Nenhum
dos patriarcas e profetas viveu essa experiência, embora alguns deles falassem
desse evento mais como algo ainda para o futuro, pois, na época do Antigo
Testamento, o Espírito Santo atuava sob medida.
a)
"Cheio do Espírito Santo". O que significa ser
"cheio do Espírito Santo"? É uma figura de linguagem. Significa que
alguém abriu espaço em sua vida, para que o Espírito Santo possa operar sem
restrição.
SINAIS
SOBRENATURAIS FALAR LÍNGUAS
1.
"Começaram a falar em outras línguas" (v. 4). Era
Babel às avessas. Naquela torre, ninguém se entendia, pois um não compreendia o
que o outro dizia (Gn 11.7-9). Em Jerusalém, no Pentecoste: "cada um os
ouvia falar na sua própria língua" (v. 6).
a)
O duplo milagre. Essas línguas não eram da Terra. A
palavra "línguas", nos versículos 3 e 4, é glossa. (grego). Mas o
vocábulo "língua", nos versículos 6 e 8, é dialektos, (grego). O que
isso significa? Que o milagre foi duplo: Os discípulos falaram línguas
desconhecidas (glossa), e cada representante dessas 17 nações ouvia-os em sua
própria língua (dialektos).
b)
Língua do Céu. Língua estranha não é o mesmo que
língua estrangeira, a qual há sempre quem possa entender, mas a língua
estranha só compreende quem o Espírito Santo revelar. Disse o apóstolo Paulo:
"Porque o que fala língua estranha não fala aos homens, senão a Deus;
porque ninguém o entende, e em espírito fala de mistérios" (1 Co 14.2).
2.
Línguas como evidência do batismo no Espírito Santo. Ter
o Espírito Santo não é o mesmo que ser batizado no Espírito Santo. Os
discípulos, mesmo antes do Pentecoste, já tinham o Espírito Santo (Jo 20.22).
O batismo no Espírito Santo é um revestimento de poder que capacita o crente a
fazer a obra de Deus, principalmente, para fazer missões (At 1.8; Lc 24.49).
a)
Como se sabe que alguém foi batizado no Espírito Santo? A
evidência desse batismo é o falar línguas. No dia de Pentecoste eles falaram
línguas (v. 4). Antes disso, ninguém tivera tal experiência. Na casa de
Cornélio, como Pedro soube que o Espírito Santo desceu sobre eles?
"Porque os ouviam falar em línguas e magnificar a Deus" (At 10.46).
b)
Perigo das inovações. Há igrejas neopentecostais que não
têm noção dessa evidência e confundem ter o Espírito Santo com o batismo no
Espírito Santo. Ultimamente, estão inventando muitas práticas exóticas sem
apoio bíblico. Eu já vi alguém dizer: "Eu falo línguas", e outra
pessoa responder para ele: "Fale", e ele começar a falar. Há também
pessoas que querem ajudar Jesus fazer a obra: Falam línguas e mandam as
pessoas que ainda não foram batizadas imitá-las.
3.
O batismo no Espírito Santo hoje (v. 38). Não há qualquer
indicação no Novo Testamento de que a promessa do batismo no Espírito Santo
seja algo meramente para o primeiro século, como defendem expositores
antipentecostais. A promessa é para "tantos quantos Deus, nosso Senhor,
chamar". Há registros de que ao longo da história do Cristianismo,
diversos cristãos falaram línguas. Irineu, Agostinho, Lutero, Wesley e muitos
outros. Com o avivamento do País de Gales, de Kansas e da rua Azuza, quase
simultaneamente, o fenômeno das línguas voltou a ser algo generalizado, e não
meramente uma raridade.
NATUREZA
DA LINGUAS
O que ocorreu em Atos dos Apóstolos foi um milagre
surpreendente. Os discípulos estavam falando sobre Cristo em sua própria
língua, quando, de repente, os que visitavam Jerusalém passaram a compreender o
que era dito em seu próprio idioma.E todos foram cheios do Espírito Santo, e
começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que
falassem. E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas
as nações que estão debaixo do céu. E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se
uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria
língua. E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê!
não são galileus todos esses homens que estão falando? Como, pois, os ouvimos,
cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? – Atos 2.4-8.
O
REGISTRO DE LÍNGUAS NA BÍBLIA. O dom de línguas é
mencionado apenas em três livros do Novo Testamento (Marcos 16:17-20, Atos
2:1-13; 10:45-46; 19:6, I Coríntios 12:1 a 14:40). É informativo notarmos que
poucos livros das Escrituras mencionam línguas. Entre vinte e uma epístolas do
Novo Testamento, nas quais salvação, gozo Cristão, crescimento espiritual,
qualificações ministeriais e o trabalho do Espírito de Deus são mencionados,
contudo em uma única são mencionadas as línguas..
A
NATUREZA DAS LÍNGUAS.
O dom de línguas era a habilidade sobrenatural de
falar em um idioma que não se havia adquirido através de estudo. Não há nenhuma
razão Bíblica para acreditar que este idioma era qualquer outra coisa além de
um idioma humano existente. Em Atos 2:1-11, os discípulos falaram em idiomas
nativos dos muitos judeus estrangeiros presentes em Jerusalém no Pentecostes.
Em I Coríntios 14:16 e 23, os Coríntios são advertidos que os indoutos não
podiam entender as línguas. Essas declarações seriam sem sentido se as línguas
não fossem idiomas humanos já conhecidos por alguns. Em I Coríntios 14:21,
Paulo cita uma profecia do Velho Testamento relativa ao propósito das línguas.
Esta profecia trata-se do idioma humano que revela novamente a natureza da língua
em Corinto.
SIGNIFICADO
E PROPÓSITO
Uma
pessoa que não é batizada no Espírito Santo pode ser salva? “mas
recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis Minhas
testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos
confins da terra.” Atos 1.8
O Espírito Santo é tão importante na vida de uma
pessoa que o Senhor Jesus só iniciou o Seu ministério depois que O recebeu. É o
Espírito Santo que nos dá condições para fazer a Obra de Deus neste mundo,
levando o Evangelho a outras pessoas.
Quando a pessoa entrega a sua vida a Deus, é aceita
por Ele, ela está salva, mas a busca pelo batismo com o Espírito Santo é
fundamental. O Espírito Santo é necessário em nossas vidas porque Ele também é
o Consolador, a força de que precisamos para superar os momentos difíceis e
guardar a nossa Salvação.
O
batismo com Espírito Santo não nos dá a Salvação, mas nos ajuda a mantê-la. Nosso
Senhor deixa muito claro que as línguas eram um sinal (Marcos 16:17). Quando a
igreja de Corinto começou a usar línguas como meio de auto-glorificação,
foi-lhes falado que precisavam amadurecer e aprender que as línguas deveriam
ser usadas como um sinal (I Coríntios 14:20-22). Deixe-nos examinar este ponto
importante com detalhes.
Em I Coríntios 14:21, Paulo cita Isaías 28:11 como
prova de que as línguas eram um dom de sinal. Em Isaías capítulo 28, achamos
Isaías reprovando os anciões de Judá pelos pecados que eles haviam cometido.
Eles não se arrependeram, mas zombaram da pregação de Isaías como se ela fosse
inferior ao nível intelectual que eles possuíam (vs. 9-10).
Sendo assim Isaías deu a profecia em que Deus falou
a eles pelas línguas estrangeiras do exército assírio que estava invadindo. Com
isto, Paulo conclui que as línguas são um sinal. Nós também poderíamos
mencionar que as línguas não eram um sinal a todos os incrédulos, mas para
incrédulos judeus em particular. Isto é visto em Isaías capítulo 28, e também
no Novo Testamento. Em todos os casos registrados no livro de Atos o dom de
línguas era um sinal aos judeus. É interessante também lembrar-nos que a igreja
em Corinto começou ao lado de uma porta de uma Sinagoga judia (Atos 18:7).
Talvez isto explique em parte o destaque do dom naquela igreja.
OS
DONS ESPIRITUAIS
Os dons do Espírito são capacidades e talentos dados
a alguém pela operação interna do Espírito Santo (I Coríntios 12:4-11). Eles
devem ser distinguidos do dom inicial do próprio Espírito (Atos 2:38; 10:45;
11:17, I Coríntios 12:4). Os dons espirituais também não devem ser confundidos
com habilidades ou talentos naturais. A pessoa nasce com certas capacidades que
podem ser desenvolvidas. Dons espirituais não são, por outro lado, um produto
de nascença mas do poder do Espírito Santo.
TIPOS
DE DONS ESPIRITUAIS.
São listados dons espirituais nas seguintes
passagens: Romanos 12:5-8, Efésios 4:11-12, I Coríntios 12:8-10, 28-29. Várias
classificações têm sido sugeridas:
Alguns dos dons foram determinados como sinais
(Línguas, Milagres, Cura, etc..). Outros dons permitem a igreja operar de forma
mais ordenada (ajudas, governos), ou abençoa a alguns com suprimentos especiais
(mostrando misericórdia, etc.). Um grande número de dons concernentes ao
ministério da palavra (ensino, profecia, etc.). Aqueles dons, dados unicamente
para suprir as necessidades das igrejas apostólicas eram obviamente
temporários. Isso inclui todos os dons de sinais e qualquer dom que envolva a
revelação direta aparte da Bíblia.
Notando os vários tipos de dons espirituais
deveríamos mencionar também que certos homens talentosos estão na lista (I
Coríntios 12:28-29). Os homens que ocupam estas posições têm que possuir
indubitavelmente mais do que um dom que leve a cabo os seus trabalhos. Eles
próprios são dons à igreja (Efésios 4:7-12). Alguns destes ofícios como
Apóstolo e Profeta eram temporários.
OS
DONS DO ESPÍRITO FORAM DADOS A QUEM?
A igreja é o lugar apropriado para o exercício dos
dons do Espírito. Os dons foram dados à igreja para seu desenvolvimento
espiritual (Efésios 4:8-12; note o versículo 12; I Coríntios 12:14-31; note os
versículos 27- 28). Os dons são dados aos santos individualmente, de forma que
a assembléia como um todo seja abençoada.
A relação dos dons do Espírito para com a igreja
pode ser vista no conceito do Novo Testamento onde se vê a igreja como o Templo
de Deus, e como o Corpo de Cristo.
Enquanto a regeneração "faz-nos pedras
vivas" (I Pedro 2:5), são os dons do Espírito que fazem com que estas
"pedras vivas" venham a formar o templo de Deus que é "bem
ajustado" (Efésios 2:21). Da mesma maneira que um corpo humano tem muitos
membros que contribuem para o bem-estar geral do todo, assim é a igreja local,
como o corpo de Cristo, provida de toda função necessária, pela variedade de
dons dentro de sua comunidade (I Coríntios 12:12-28., Efésios 4:16). À igreja
foram dados dons do Espírito porque Ela é a responsável por promover o
crescimento espiritual das pessoas {Efésios 4:11-16}.
Talvez este seja um bom lugar para mencionar o
conceito Pentecostal (veja nota do tradutor) em que as pessoas recebem dons
espirituais para serem pessoalmente abençoadas e esta é uma concepção falsa.
Cada dom é para o corpo de Cristo como um todo. Nós não recebemos os dons para
o nosso próprio benefício, mas para o benefício do corpo. Assim como o corpo
humano há uma interdependência entre os membros. O bem do corpo deve ser o
fator controlador no exercício de qualquer dom espiritual. Este é o tema
central em I Coríntios capítulos 12-14.
CONCLUINDO
A promessa do
Espírito Santo diz respeito, principalmente, aos "últimos dias", e
não à era dos apóstolos. Além disso, Pedro, ao citar o profeta Joel, substituiu
a expressão "derramarei o meu Espírito" por "derramarei do meu
Espírito". Isso mostra que o Pentecoste foi o início da Dispensação do
Espírito Santo, e que a efusão do Espírito seria na sua plenitude nos
"últimos dias", os dias em que estamos vivendo.
1. Deus é fiel e
cumpre tudo o que nos promete, apesar de muitos o considerarem tardio. Ele
vaticinou o derramamento do seu Espírito sobre toda a carne, como declarou o
profeta Joel, e, no tempo certo, no dia de Pentecoste, este evento tornou-se
uma realidade em Jerusalém.
2. O batismo com o
Espírito Santo é uma bênção celestial necessária aos cristãos que desejam ter
uma vida vitoriosa. Por isso, quem ainda não o recebeu deve orar
insistentemente, pois Deus não faz acepção de pessoas e esta promessa é para
todos os homens.
3. O crescimento da
Igreja, na atualidade, é ocasionado pela atuação do Espírito Santo em nossos
dias. Se desejamos mais conversões e a manifestação do poder de Deus, devemos
buscar, insistentemente, os dons espirituais, tão necessários neste momento de
incredulidade total.
Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério
Belém Em Dourados – MS
Lições bíblicas CPAD 1989
BIBLIOGRAFIA
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