13 de setembro de 2018

OS PÃES DA PROPOSIÇÃO (Ex 25.23-30)


OS PÃES DA PROPOSIÇÃO (Ex 25.23-30)

TEXTO AUREO

"No verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida." (Jo 6.47,48)

VERDADE PRÁTICA

A Palavra de Deus é o alimento que nos sustenta a alma, o coração e o próprio corpo; sem ela, a vida é impossível.

INTRODUÇÃO

Nesta lição estudaremos acerca dos pães da proposição cuja finalidade no Antigo Testamento era fazer parte dos itens no Tabernáculo para o serviço de adoração. Suas características tipologicamente apontam para Jesus. Entenderemos que em Cristo temos a revelação perfeita do Deus Santo.

I – OS PÃES DA PROPOSIÇÃO

O sacerdote tinha à sua mão direita, a mesa dos pães da proposição ou também chamada de mesa da presença. Foi feita de madeira de acácia revestida com puro ouro. Seu tamanho era de 2 côvados (90 cm) de comprimento por 1 côvado (45 cm) de largura, com uma altura de 1 1/2 côvados (70 cm). Ao redor da mesa estava uma borda de ouro, e um pouco mais adiante, no topo de mesa, uma borda adicional que seguraria os pães no lugar. A mesa tinha quatro pernas, e duas varas de ouro, foram encaixadas por argolas douradas presas às pernas para transportar.
Ex 25.23-30 “Também farás uma mesa de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados, e a sua largura de um côvado, e a sua altura de um côvado e meio. E cobri-la-ás com ouro puro; também lhe farás uma coroa de ouro ao redor. Também lhe farás uma moldura ao redor, da largura de quatro dedos, e lhe farás uma coroa de ouro ao redor da moldura. Também lhe farás quatro argolas de ouro; e porás as argolas aos quatro cantos, que estão nos seus quatro pés. Defronte da moldura estarão as argolas, como lugares para os varais, para se levar a mesa. Farás, pois, estes varais de madeira de acácia, e cobri-los-ás com ouro; e levar-se-á com eles a mesa. Também farás os seus pratos, e as suas colheres, e as suas cobertas, e as suas tigelas com que se hão de oferecer libações; de ouro puro os farás. E sobre a mesa porás o pão da proposição perante a minha face perpetuamente.”
O propósito desta mesa era colocar os 12 pães feitos de flor de farinha. Eles foram colocados lá em duas filas de seis, cada pão representa uma das tribos de Israel (Lv. 24:8). 

Lev 24:5-9 " Também tomarás da flor de farinha, e dela cozerás doze pães; cada pão será de duas dízimas de um efa. E os porás em duas fileiras, seis em cada fileira, sobre a mesa pura, perante o SENHOR. E sobre cada fileira porás incenso puro, para que seja, para o pão, por oferta memorial; oferta queimada é ao SENHOR. Em cada dia de sábado, isto se porá em ordem perante o SENHOR continuamente, pelos filhos de Israel, por aliança perpétua. E será de Arão e de seus filhos, os quais o comerão no lugar santo, porque uma coisa santíssima é para eles, das ofertas queimadas ao SENHOR, por estatuto perpétuo."
O historiador Josefo, indica que o pão era sem fermento. Este pão às vezes é chamado de 'pão da preposição', porque seu significado literal é 'pão da face', isto é, pão partido diante da face ou presença de Deus.
A Mesa
Foi feita de madeira de acácia revestida com ouro.
Tinha 2 côvados de comprimento, 1 côvado de largura e 1 1/2 côvados de altura. (a arca era da mesma altura).
Tinha uma moldura de ouro (coroa) ao redor, o molde era da largura de uma mão (segurar o pão).
Tinha uma argola de ouro em cada perna de canto, para as varas (madeira revestida com ouro).
As Quatro vasilhas
Haviam 4 vasilhas de puro ouro na mesa com o pão:
Pratos (louça para o pão)
Panelas ou Colheres (borrifar o incenso)
Jarras (para ofertas líquidas)
Tigelas (vasilhas que continham o incenso)
O Pão da Proposição
·O propósito da mesa era mostrar os pães que eram 12, pequenos e achatados e redondos, postos em ordem, para serem exibidos.
Lv 24:5-6 " Também tomarás da flor de farinha, e dela cozerás doze pães; cada pão será de duas dízimas de um efa. E os porás em duas fileiras, seis em cada fileira, sobre a mesa pura, perante o SENHOR."

* Flor de Farinha (da terra)
* Assados (agonia e sofrimento)
* Sem fermento (nada artificial)
* Dois-décimos (duas porções de dez)
* Borrifados com puro incenso.
Lv 24:7 “E sobre cada fileira porás incenso puro, para que seja, para o pão, por oferta memorial; oferta queimada é ao SENHOR.”
Lv 24:8-9 " Em cada dia de sábado, isto se porá em ordem perante o SENHOR continuamente, pelos filhos de Israel, por aliança perpétua. será de Arão e de seus filhos, os quais o comerão no lugar santo, porque uma coisa santíssima é para eles, das ofertas queimadas ao SENHOR, por estatuto perpétuo."

·Todo sétimo dia (sabbath), pães quentes e frescos eram colocados por Arão. Os sacerdotes foram intitulados para comer os pães anteriores enquanto estavam no Santo Lugar
·O incenso puro que era removido a cada semana era como uma oblação especial (oferta) para Deus.
·Os 12 pães eram do mesmo material, do mesmo tamanho, e peso (nenhuma parcialidade).
·Conforme Levítico 22, se um sacerdote estivesse imundo, ele não podia comer dos pães da proposição. Nenhum leigo, ou a filha casada com um leigo, ou um empregado contratado poderia comer do pão da proposição. Mas um escravo comprado, ou nascido em sua casa podia.
·Segundo a tradição, 8 sacerdotes seguraram os pães nas mãos, quando eles trocavam os pães, e o passavam para o companheiro.
·Eles eram santificados por causa do pão
Lev 21:6 " Santos serão a seu Deus, e não profanarão o nome do seu Deus, porque oferecem as ofertas queimadas do SENHOR, e o pão do seu Deus; portanto serão santos."
Embora o pão estivesse em uma mesa, nenhum sacerdote poderia se assentar àquela mesa ou em qualquer outro lugar no tabernáculo. Os sacerdotes sempre estavam de pé, enquanto eles levaram a cabo os seus misteres. Não havia nenhum lugar para se assentar, nenhuma provisão para isto, neste lugar de adoração, e nenhuma sugestão de que a tarefa deles estava completada.

Hb 10:11-14 " E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados; mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus, daqui em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés. Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados."
II – A PALAVRA DE DEUS, PÃO DA VIDA
A Palavra de Deus é um tesouro precioso que podemos encontrar nas nossas vidas. Quando nós baseamos a nossa existência na Bíblia, somos verdadeiramente felizes.
Deus se revela a nós através da Sua Palavra.
Com a ajuda da Bíblia, podemos diferenciar o certo do errado, e aprender a viver de maneira que agrada a Deus.
·Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra 2Tm 3.16-17.
·Mt 4.4 - Jesus respondeu: “Está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'”.
A Palavra de Deus é a revelação de Deus à humanidade. Deus tem suas formas de se expressar através de sua Palavra:
·O conjunto de todos os livros escritos por inspiração de Deus (a Bíblia)
·As palavras ditas por Deus diretamente a algumas pessoas na Bíblia
·Jesus Cristo.
A Bíblia diz que a Palavra de Deus dá vida, ilumina, liberta e santifica. A Palavra de Deus é tão essencial para nossas vidas quanto a comida! (Mt 4.4) Por isso, é importante entender o que é a Palavra de Deus e procurar conhecê-la melhor.
A Bíblia
A Bíblia é a Palavra de Deus porque foi escrita por inspiração de Deus.
As pessoas que escreveram os livros da Bíblia estavam debaixo da influência do Espírito Santo, que guiou suas palavras (2 Pe 1.20-21).
Sendo a Palavra de Deus, a Bíblia é muito importante, porque nos ensina tudo que é importante para a vida cristã (2 Tm 3.16-17). Na Bíblia aprendemos como Deus interage conosco e tem agido ao longo da História para nos salvar do pecado. Também ensina como viver da melhor maneira, agradando a Deus.
Em várias partes da Bíblia, o próprio Deus fala diretamente as pessoas! Deus não apenas inspirou os autores da Bíblia. Muitas passagens são citações das palavras que Deus disse.
Jesus Cristo
A Bíblia apresenta Jesus como a Palavra de Deus (Jo 1.1). A Palavra de Deus é viva e tem poder para nos transformar. Foi isso que Jesus veio para fazer: transformar nossas vidas.
Quando Deus fala, Ele se revela a nós. Jesus foi a maior revelação de Deus, porque ele era Deus se apresentando em forma humana. As palavras de Jesus eram as palavras de Deus e tudo que ele fazia era pelo poder de Deus (Jo 14.9-11).
Em Jesus, a Palavra de Deus se tornou uma coisa tangível, visível. Jesus nos salva, liberta e dá a vida eterna. Quando encontramos Jesus, encontramos Deus.
III – UM TIPO DE CRISTO
A mesa da proposição era chamada de mesa da Presença. Deus mostra sempre o seu brilho no seu povo. Os 12 pães assados mostravam que Deus era um com o Seu povo, e que os sacerdotes se uniam para comer os pães, e se tornarem um. Jesus se referiu a Ele mesmo como o Pão da Vida e disse que se nós comermos este pão, nós sempre viveremos. A natureza do pão é prover alimento físico, e quando você come o pão e o digere, ele se torna parte de você.

Da mesma forma, a Palavra de Deus provê alimento espiritual, e se torna parte de nossa natureza. Da mesma forma que a mesa sempre fala de companheirismo e comunhão, assim a mesa da proposição aponta para Jesus que fez uma aliança constituída de superiores promessas, e nos dando Sua carne como alimento e o Seu sangue como bebida, para que nós sejamos um com Ele na pessoa no Espírito Santo.
·Jo 6:35 "E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede."
·Jo 6:51-58 "Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer? Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre."
·Jo 6:63 "O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida."
Só a obra de Cristo como grande sumo sacerdote em nome do seu povo foi uma obra concluída. O Seu sacrifício foi completo e definitivo. Nenhum sacerdote poderia se assentar, mas depois do grande brado, "está consumado", Jesus Cristo deixou o altar de Calvário e se sentou à destra do Todo Poderoso.

CONCLUSÃO

O nosso Deus nos concedeu o direito de participar das maravilhar que no Antigo Testamento era restrito apenas aos sumo sacerdotes. Cristo, nosso único e perfeito caminho, nos faz entrar no Santo dos Santos pela fé em seu sacrifício perfeito pois Ele é nosso Sumo Sacerdote Eterno em quem somos justificados.

Por: Mickel Souza Porto





Nenhum comentário: