PRECISAMOS
DE VIGILÂNCIA ESPIRITUAL
"Vigiai e orai, para que não entreis em
tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca"
(Mt.26:41).
Texto
Base: Mateus 24:45-51
INTRODUÇÃO
Dando continuidade ao estudo das Parábolas de Jesus,
estudaremos nesta Aula a respeito da “Vigilância Espiritual”. Visando ilustrar
tão grande importância na vida do Seu povo, Jesus aprofunda a necessidade de
estarmos preparados para Sua vinda, contando a Parábola dos Dois Servos,
narrada em Mateus 24:45-51. A vigilância ensinada por Jesus nesta Parábola
retrata como devemos nos comportar no mundo enquanto aguardamos a gloriosa
Vinda e a Volta do Senhor. Digo “Vinda”, referindo-se ao Arrebatamento da
Igreja; “Volta”, referindo-se à parousia de Cristo, quando Ele retornará,
visivelmente, do mesmo local de onde partiu para o Céu (Atos 1:10,11). A Vinda
de Jesus Cristo é a grande doutrina do povo de Deus. A sua iminência nos
estimula a ter uma vida santa, não dissoluta e sóbria. Esta esperança nos traz
disposição para viver uma vida sóbria e santa. Aguardemos a Vinda do nosso
Senhor Jesus, vivendo uma vida sóbria e vigilante contra as armadilhas do
maligno, da natureza carnal, do pecado e das tentações. O Senhor há de vir à
hora em que não pensamos (Mt.24:44) e nos pedirá conta de todas as nossas
ações.
I.
INTERPRETAÇÃO DA PARÁBOLA DOS DOIS SERVOS
Uma das consequências mais imediatas de uma vida de
negligência com relação à vinda do Senhor é o descuido com relação à
santificação. O próprio Jesus nos ensinou isto ao narrar a Parábola dos dois
Servos. Ao contar esta Parábola, Cristo falava a respeito da Sua volta à Terra.
Antes, tinha contado aos discípulos a respeito dos vários sinais que
apareceriam naquela ocasião. Notou as condições morais que existiriam, e
declarou que formariam um paralelo com aquelas condições dos dias de Noé
(Mt.24:37-39). Falou da salvação e preservação dos justos, conforme eram
prefiguradas por Noé e sua família, e da destruição dos ímpios no julgamento
através do dilúvio. Falou em uma pessoa ser levada, e outra, deixada. Falou do
pai de família que, se soubesse em que hora viria o ladrão, vigiaria e não
deixaria que fosse arrombada a sua casa. Estava demonstrando que, assim como o
ladrão chega no horário mais imprevisível, assim Cristo pegará muitos desprevenidos
na Sua vinda. Era uma advertência para as pessoas ficarem prontas, porque não
sabiam em que hora Ele viria (Mt.24:42) – “Vigiai, pois, porque não sabeis a
que hora há de vir o vosso Senhor”.
Em seguida, Jesus lhes contou a Parábola do Servo Fiel
e do Mau Servo (Mt.24:45-51). A Parábola é contada tendo como base uma
comparação entre o comportamento destes dois servos. Um servo manifesta seu
verdadeiro caráter pelo seu comportamento enquanto espera a volta do Senhor.
Mas nem todos os que professam ser servos de Cristo são servos genuínos.
1.
O Servo bom e fiel. É aquele que é “achado servindo assim”
(Mt.24:46), ou seja, cuidando do serviço do Senhor com zelo, tendo plena
consciência de que ele pode voltar a qualquer momento. O tal será honrado com
grande responsabilidade no Reino. O Senhor lhe confiará todos os seus bens. Na
Parábola em comento, a casa referida é a casa de Deus, e os membros da família
são o Seu povo. O Senhor quer que seu povo seja alimentado com a Palavra de
Deus em tempo hábil. A Palavra é essencial.
Muitos pastores, hoje, ao invés de ensinarem as
Escrituras, pregam reforma social, filosofia, politica, tudo, menos a Palavra
de Deus. O servo que é fiel em toda a sua casa receberá a bênção do Senhor.
Sim, ser-lhe-á dada uma rica recompensa. A ele serão confiados todos os bens do
seu Senhor.
A
lição desta Parábola é a fidelidade. A recompensa da
fidelidade é a promoção a um serviço numa esfera mais alta. Nosso serviço a
Deus não termina com nossa vida aqui na Terra. Continua no mundo porvir. Deus
tem um plano glorioso para aqueles que são fiéis no Seu serviço; envolverá Seu
grande programa de toda a eternidade futura. Entretanto, ser um servo fiel não
é fácil aqui neste mundo. Enquanto estamos aqui, muitos servos do Senhor
selaram e estão selando com o seu sangue a sua fidelidade a Cristo. A Bíblia
diz que todo aquele que quiser viver piedosamente em Cristo será perseguido
(2Tm.3:12). Paulo diz: "A vós foi dado o privilégio não apenas de crer em
Cristo, mas também de sofrer por ele" (Fp.1:29). Mas, aqueles que forem
fiéis, serão recebidos pelo Senhor com honras.
"Bom está servo bom e fiel. Foste fiel no
pouco, sobre o muito te colocarei. Entra no gozo do teu senhor"
(Mt.25:23).
2.
O mau Servo. Na Parábola, o cenário muda para outro
homem, que Jesus menciona como “mau servo”. Não se diz que ele era um estranho,
nem que estava lá fora; ele estava na “casa do seu senhor”, junto com outros
servos, mas, não era apenas um servo comum. O que caracterizava o “mau servo”
era a certeza de que "o senhor tarde viria" e, por causa disto,
passara a espancar os conservos, a comer e a beber com os temulentos, isto é,
com os beberrões, com pessoas que se embriagam, que não têm uma conduta
aprovada diante de Deus, ou seja, que se mistura com os pecadores, com os
desregrados e os dominados com os vícios.
O fato de “espancar os seus conservos” denota que
exercia uma liderança sobre os outros, e abusava do seu poder. Não era um servo
inocente, portanto. Tinha consciência de que era um servo e de que tinha um senhor.
Sabia que seu senhor havia partido para um local distante, mas, que voltaria.
Ele era servo, porém, era um mau servo.
Esse “mau servo” é o ministro espúrio do Evangelho,
que professa a fé cristã, porém, de forma nominal; ele arroga a si mesmo o nome
de Cristo, mas é hipócrita; professa crer nas Escrituras e nos seus ensinos,
mas realmente os nega; entre outras coisas, é cético quanto à volta de Cristo.
Na Parábola, o “mau servo” cometeu um erro grande de
cálculo. Ele disse: “... o meu senhor tarde virá”. Ele sabia que o senhor
viria, porém, pensava que demoraria. Mas, Jesus adverte fortemente: “virá o
senhor daquele servo num dia em que o não espera e à hora em que ele não sabe”
(Mt.24:50). Jesus adverte que a negligência, ou o erro de cálculo, não justifica
o erro de quem tem a obrigação de vigiar, aguardando a volta de seu senhor - “e
separa-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e
ranger de dentes” (Mt.24:51). É claro que esta advertência se destina, hoje, a
cada um de nós, a fim de que não venhamos a cometer o erro daquele mau servo.
Não basta crer que o Senhor Jesus virá, é preciso
estar preparado para Sua Vinda, quer Ele venha à tarde, à meia-noite, ao cantar
do galo, ou pela manhã - “Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir
o vosso Senhor” (Mt.24:42).
O “mau servo” sabia que o seu senhor viria, porém,
não pensava que seria hoje o dia da sua vinda. Não basta saber que Jesus virá,
é preciso viver cada dia como se fosse o Dia da Sua Vinda. Estarás tu vigiando,
quando Jesus vier?
3.
O destino escatológico. O “mau servo” pode ter pensado que
o seu senhor estaria fora durante um longo período, e que não viria tão cedo,
mas, foi surpreendido com a sua volta num dia em que o não esperava e à hora
que ele não sabia. Este é um ensinamento vital para todos os servos de Deus que
aguardam a vinda do Senhor a qualquer momento. Este será um evento repentino e
sem aviso prévio, e o mau servo será surpreendido no ato.
O julgamento do Senhor contra o mau servo será
extremamente severo. Ainda pior do que o horrível castigo será o destino eterno
do referido servo: “e separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas;
ali haverá pranto e ranger de dentes” (Mt.24:51). Ele será designado a um lugar
onde “haverá pranto e ranger de dentes” (referência ao inferno).
Note que ao descrever o castigo reservado para o mau
servo, o Senhor Jesus abandonou a linguagem parabólica ao falar, literalmente,
do destino final dos ímpios, onde "haverá pranto e ranger de dentes"
(Mt.24:51). Certamente, um destino muito tenebroso. O salmista foi enfático a
respeito do destino final dos ímpios: “os ímpios serão lançados no inferno e
todas as nações que se esquecem de Deus” (Sl.9:17).
O Senhor da Parábola requer dos servos o cumprimento
fiel da tarefa que lhes foi confiada. O servo bom e fiel se manteve ocupado,
procurando sempre cumprir com fidelidade e prudência as tarefas que lhe foi
confiado pelo seu senhor; desta forma, ele esteve sempre preparado para o
retorno do seu senhor. Por outro lado, o mau servo foi irresponsável,
imprudente, e abusou da posição de mordomo que o seu senhor lhe confiou,
mostrando ser indigno dela. O seu castigo foi severo e tenebroso. Jesus deixa
claro que este não é mero castigo terreno, mas de julgamento eterno. Por que ele
usou de sua liberdade para o mal e por causa de suas escolhas erradas, ele
passará toda a eternidade em terríveis sofrimentos: “ali haverá pranto e ranger
de dentes”. Conscientizemo-nos, pois, que o julgamento futuro de Deus é tão
certo quanto a vinda de Jesus e Sua volta à Terra. Creia nisto!
II.
UM CHAMADO À VIGILÂNCIA
O destaque à vigilância, nesta Parábola, se
manifesta como sendo o exercício correto da mordomia, ou seja, o homem
vigilante pratica a administração responsável do que recebeu do seu senhor,
sabendo que está lidando com o que não é seu e que brevemente terá de prestar
contas. O mesmo princípio é rememorado pelo apóstolo Paulo, quando em
1Coríntios 4:1,2 diz: "que os homens nos considerem como ministros de
Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Além disso, requer-se nos
despenseiros que cada um se ache fiel". Jesus nos manda estar acordados,
alertas, vigilantes, circunspectos (Mt.25:13; Mc.14:34,37,38), isto é,
precisamos estar completamente alertas.
1.
Vigilância. A primeira atitude para quem quer,
realmente, esperar a vinda de Jesus é a vigilância. Uma das consequências mais
imediatas de uma vida de negligência com relação à vinda do Senhor é o descuido
com relação à santidade. No intuito de demonstrar de que forma devemos nos
manter vigilantes, o Senhor Jesus narrou a Parábola dos dois servos,
primeiramente contrastando o perfil de ambos ao mostrar que um era bom e o
outro mau.
O que caracterizava o mau servo era a certeza de que
"o senhor tarde viria" e, por causa disto, passou a espancar os
conservos, a comer e a beber com os beberrões, com pessoas que se embriagavam,
ou seja, ele se misturava com os pecadores, com os desregrados e os dominados
pelos vícios. Portanto, não tinha uma conduta aprovada diante de Deus. O pecado
é o fator que nos distancia de Deus (Is.59:2), é o elemento que impedirá que
muitos crentes sejam arrebatados naquele Dia (Mt.24:12).
Quando temos a convicção de que Cristo pode voltar a
qualquer momento, que os sinais de sua vinda estão se cumprindo a todo
instante, passamos a ser muito mais cuidadosos com nossa vida espiritual, temos
um ânimo renovado para vivermos em santificação e para estarmos preparados para
ouvir a última trombeta.
Por várias vezes, a Palavra de Deus nos aconselha a
conservarmos uma vida de comunhão com Deus, uma vida de santidade e de
obediência aos mandamentos do Senhor, senão vejamos:
· Em
Hb.3:6 é dito que somente aqueles que conservam firmes a confiança e a glória
da esperança até o fim podem dizer que são a casa de Deus, que são templo do
Espírito Santo, ou seja, que pertencem ao corpo de Cristo e, por isso, serão
arrebatados.
· Em
1Ts.5:23 é dito que o crente tem de manter conservado irrepreensível todo o seu
ser (espírito, alma e corpo) para a vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus
Cristo, a mostrar, portanto, que a conservação de nosso ser debaixo da potente
mão de Deus é indispensável para que sejamos arrebatados.
· Em
Jd.1 os crentes são chamados de queridos em Deus Pai e conservados por Jesus
Cristo, a indicar que somente aquele que se mantém em comunhão com o Senhor
Jesus, que se submete a seu senhorio, como “vara ligada na videira”, será
arrebatado no Dia da vinda do Senhor e, por isso, o mesmo Judas aconselha o
povo de Deus a se conservar no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso
Senhor Jesus Cristo para a vida eterna (Jd.21).
·
Paulo, ao término de sua caminhada da fé, fez uma das mais lindas
declarações, demonstrando que era uma pessoa vigilante. Ele disse que havia
"combatido o bom combate, acabado a carreira e guardado a fé
"(2Tm.4:7). Nestas três expressões apostólicas, nós notamos que Paulo
tinha consciência de que a sua vida, desde o momento de sua conversão,
tornara-se um combate entre a sua nova natureza e o velho homem, que ele mantinha
constantemente crucificado com Cristo (Gl.2:20). Esta consciência é fruto de
uma vida de vigilância. Quando sabemos que faz parte da vida de cada crente
esta batalha segundo a qual temos de lutar contra as portas do inferno
(Mt.16:18), contra as hostes espirituais da maldade (Ef.6:12), contra a nossa
natureza carnal (Rm.7:23-25), passamos a tomar cuidado, a não dar ocasião ao
pecado, andando segundo o espírito (Rm.8:1).
2.
Ninguém sabe o Dia. Por que devemos vigiar? Porque não
sabemos a data da Segunda Vinda de Cristo. Jesus exortou os discípulos da
seguinte forma: “vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso
Senhor” (Mt.24:42). Por isso, devemos ter uma conduta ilibada em nosso viver
diário, para não sermos pegue de surpresa na volta do Senhor. Veja o que diz o
texto sagrado:
“Por isso, estai vós apercebidos também; porque o
Filho do homem há de vir à hora em que não penseis” (Mt.24:44).
“Para que, vindo de improviso, não vos ache
dormindo” (Mc 13:36).
“Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e
sejamos sóbrios”(1Ts. 5:6).
“E agora, filhinhos, permanecei nele; para que,
quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele
na sua vinda” (1João 2:28).
Portanto, assim como os servos da Parábola em mote
não sabiam o momento certo do senhor deles voltar, ninguém sabe quando o nosso
Jesus Cristo virá (Mt.24.36). Como não sabemos quando Jesus haverá de vir,
devemos estar sempre preparados (Mt.24:44), pois estar preparado a qualquer
momento para a vinda de Cristo é parte da responsabilidade básica de todo servo
fiel (Mt.24:46).
A respeito de estarem na igreja, mas são infiéis ao
Senhor e não creem que Ele pode vir agora, é impossível estarem vigilantes e
preparados para a volta inesperada de Cristo. Qualquer crente professo que vive
em pecado, julgando que Jesus tardará a vir, tornar-se-á como o servo mau da
Parábola. Ele não percebe o risco da vinda do Senhor pegá-lo de surpresa.
Não podemos nos esquecer de que, assim como
retratado pelo Senhor Jesus Cristo na Parábola, o "Dia do Senhor virá como
o ladrão de noite" (1Ts.5:2).
· O
ladrão vem quando não é esperado - “mas considerai isto: Se o pai de família
soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria
minar a sua casa”(Mt.24:43). Só o ladrão sabe quando ele vai agir; nós não
sabemos. O ladrão não manda aviso prévio, não marca o dia e nem a hora. Quem
não quiser ser surpreendido, tem que vigiar. Paulo, contudo, disse: “Mas vós,
irmãos, já não estais em trevas, para que aquele Dia vos surpreenda como um
ladrão” (1Ts.5:4). Eu e você sabemos que Jesus virá, e virá “como ladrão”.
Resta-nos, portanto, esperar, e vigiar, para não sermos surpreendidos.
· O
ladrão age rapidamente. Ladrão que se preza não demora no local do crime.
Planeja o que vai fazer e o faz no menor tempo possível. A vinda de Jesus será,
portanto, repentina - “Num momento, num abrir e fechar de olhos...”
(1Co.15:52), ou como um relâmpago (Mt.24:27). O Arrebatamento será tão rápido
que não haverá tempo para ninguém se preparar. Resta-nos, portanto, estarmos
preparados.
· O
ladrão só leva coisas que tem valor. Aquele cesto cheio de lixo, aquele monte
de roupa suja e velha, aquele guarda-roupa grande e cheio de cupim, o ladrão
não se interessa; ele não procura volume, coisas grandes e imprestáveis; ladrão
procura e leva objetos valiosos, joias, dinheiro. Para o ladrão não basta ser
grande, é preciso ter valor. Sabemos que Jesus virá, como vem o ladrão, então,
Ele só levará coisas que tenham valor para Deus. Ele vem buscar e levará aquela
“Igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e
irrepreensível”(Ef.5:27). Ele vem buscar e levará “um povo seu especial, zeloso
de boas obras”(Tito 2:14).
Ele vem buscar e levará homens e mulheres de muito
valor para Deus, que não foram resgatados “com coisas corruptíveis, como prata
ou ouro, mas com o precioso sangue de Cristo...”(1Pd.1:18-19), verdadeiras
joias, de muito valor para Deus. Assim, se você é um guarda-roupa grande com as
portas estouradas e corroído pelos cupins, fique tranquilo, você não corre o
risco de ser levado, porque o Senhor virá como vem o ladrão.
Portanto, conscientizemo-nos que Jesus virá, e virá
como vem o ladrão. Ir com Ele, ou ficar para contar os prejuízos, é uma escolha
nossa. Pense nisso!
III.
VIVENDO COM DISCERNIMENTO
“Porém, se aquele mau servo disser consigo: o meu
Senhor tarde virá, e começar a espancar os seus conservos, e a comer, e a
beber, com os bêbados, virá o senhor daquele servo num dia em que ele o não espera
e à hora em que ele não sabe, e separa-lo-á, e destinará a sua parte com os
hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes”(Mt.24:48-51).
Todo ser humano que passa nesta vida está sujeito às
investidas de Satanás; desde que ele conseguiu uma vitória sobre Adão, a porta
se abriu e o homem tornou-se vulnerável. Não há mente humana que não esteja
sujeita a insinuações malignas, por mais bem intencionada que seja. Também não
há lugar, por consagrado que seja, que esteja livre de ser perturbada pelo maligno.
Exemplo: Jesus no seu retiro espiritual no deserto. Mesmo o crente espiritual
pode ser atacado pelos dardos inflamados do maligno. Exemplo típico é o de
Pedro, que logo após ter sido usado pelo Espírito Santo, foi insinuado pelo
próprio diabo (Mt.16:17,22,23). Por isso, Jesus nos advertiu da necessidade de
vigiarmos, além de orarmos, e que toda profecia deve ser julgada, por mais
espiritual que seja o profeta.
1.
Vida dissoluta. Mateus 24:49 mostra que o “mau servo”
se entregou a uma vida dissoluta. O texto diz que ele começou “a espancar os
seus conservos, e a comer, e a beber com os bêbados”, porque imaginou que o seu
senhor não ia voltar logo. Isso nos faz lembrar o sermão de Jesus, quando Ele
falou sobre os dias de Noé. O Senhor disse que, naquela época, as pessoas
"comiam, bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé
entrou na arca" (Mt.24.38). Em outras palavras, as pessoas do tempo de
Noé, o pregoeiro da justiça (2Pd.2:5), viviam de forma dissoluta, sem
compromisso algum com Deus, e foram surpreendidas pelo juízo divino
(Mt.24:38,39).
A impiedade produz perversão. O desprezo do
conhecimento de Deus leva o homem a uma vida dissoluta moralmente. O “mau
servo” conhecia a verdade, mas não foi dirigido por ela; conhecia a verdade, mas
a rejeitou deliberadamente para viver regaladamente em seus pecados e
perversões. Como eu já disse, o pecado é o fator que nos distancia de Deus
(Is.59:2), é o elemento que impedirá que muitos crentes sejam arrebatados
naquele Dia (Mt.24:12).
O “mau servo” dizia consigo mesmo: “o meu Senhor
tarde virá”. Esta foi a chave da derrota dele. Ele duvidava da verdade da volta
do seu senhor. Tinha muitas explicações falsas que achava satisfatórias quanto
ao significado das palavras do senhor a respeito de sua volta. Esta cosmovisão
do “mau servo” é bastante similar à de muitos que cristãos dizem ser,
atualmente. Discutem fortemente contra aqueles que creem literalmente na
advertência do Senhor: “Virá o Filho do homem em hora que não esperais”.
Abandonar a verdade da vinda iminente do Senhor
resulta em apostasia. Pouco a pouco, o “mau servo” vai se afastando da fé. Vive
uma vida dissoluta, comendo e bebendo com os ébrios. Pode até mesmo ficar
escravo dos vícios dos ímpios. Essas coisas levam a pecados adicionais, até que
ele complete o quadro contra o qual o Senhor advertira. A negação da verdade da
segunda Vinda de Cristo resulta, paulatinamente, na corrupção da doutrina e da
prática. O que acabará acontecendo com esse “mau servo”? O texto sagado exorta
que o Senhor virá em dia que não é esperado, e castigá-lo-á, lançando-lhe a
sorte com os hipócritas; em outras palavras, está perdido para sempre no
inferno.
A Parábola termina com o terrível despertamento do
servo mau, e com seu remorso infrutífero. A sua vida dissoluta e de pessoas que
se comportam como ele, terão como destino um lugar onde “haverá choro e ranger
de dentes” (Mt.24:51).
2.
Vida santa. O servo fiel deve estar em comunhão
constante com o Senhor, em santidade, a fim de que tenha condições de discernir
espiritualmente o momento em que estar vivendo e se preparar convenientemente
para não ser apanhado de surpresa pela vinda do Senhor. Precisamos viver uma
vida com discernimento, sabendo separar aquilo que, como santos e filhos de
Deus, convém, ou não, fazer (1Co.6:12;10:23). Precisamos nos lembrar sempre de
que, sem santificação, "ninguém verá o Senhor" (Hb.12:14). Devemos
ter isso muito claro em nossos corações, lembrando também que o Senhor Jesus
Cristo pode voltar a qualquer momento (Mt.24:42). O juízo divino não demora e
somente aqueles que estiverem atentos, aguardando o Senhor, serão poupados do
“Dia do Senhor”, da ira divina que se abaterá sobre a Terra.
3.
Administrando os bens. Jesus contou a Parábola do Servo
fiel e do Servo mau para que os ouvintes, e todos nós, optássemos em seguir o
exemplo do servo fiel, evitando o trágico fim dos hipócritas (Mt.24:51). Há
pessoas que estão se conduzindo de modo libertino e fazendo mau uso dos “bens”
que o Senhor deixou em suas mãos. Comportam-se como o “mau servo”. Correm o
risco de serem pegos de surpresa e acabarem lançados nas “trevas exteriores”,
ou seja, no “Lago de fogo e enxofre”, que é o inferno propriamente dito, onde
haverá choro e ranger de dentes.
A Bíblia nos chama de despenseiros de Deus e diz que
devemos ser "bons" (1Pd.4:10), ou seja, eficientes e dedicados. A
expressão “despenseiro” indica o administrador da casa, o oikonomos. Cabia a
esse administrador a distribuição de mantimentos e a divisão dos trabalhos para
os demais servos. Mesmo tendo tal responsabilidade, tinha a consciência de que
era um servo, um empregado.
O apóstolo Paulo também falou sobre este assunto
dizendo ser necessário que "os homens nos considerem como ministros",
ou seja, servos ”e despenseiros", isto é, administradores daquilo que
Cristo coloca sob nossa responsabilidade, requerendo apenas que cada um seja
encontrado fiel (1Co.4:1,2).
Se, no sentido bíblico, despenseiro é aquele que
administra bens alheios, então, o detentor de um Dom espiritual ou ministerial
é um despenseiro de Deus. É válido ressaltar que os Dons de Deus não são dados
em forma de presentes, mas, como instrumentos de trabalho. Todo servo, por mais
simples que seja, recebendo um instrumento de trabalho de seu senhor e
relacionado com o serviço que faz, pode saber qual o objetivo da entrega
daquele instrumento: é para ser usado no serviço de seu senhor. Assim, ele será
infiel se fizer como fez aquele servo que recebeu um talento – “Mas o que
recebeu um talento foi, e cavou na terra, e escondeu o dinheiro do seu senhor”(Mt.25:18).
No dia do acerto de contas foi chamado de inútil, e condenado – “Lançai, pois,
o servo inútil nas trevas exteriores; ali, haverá pranto e ranger de
dentes”(Mt.25:30).
Assim, aquele que recebe um Dom espiritual ou
ministerial tem o dever de trabalhar com ele tendo como objetivo a edificação,
ou o desenvolvimento do “rebanho” do Senhor no seu todo. Será infiel se usar o
Dom que recebeu em beneficio de seus interesses pessoais, e particular. O
apóstolo Pedro nos exorta: “Cada um administre aos outros o dom como o recebeu,
como bons despenseiros da multiforme graça de Deus”(1Pd.4:10).
CONCLUSÃO
Que tipo de servo parecemos ser? O bom ou o mau? O
servo bom é aquele que faz o serviço com prudência, consciência e amor pelo
trabalho. O mau servo é o que dissimula no trabalho; na primeira oportunidade
usa de engano e injustiça. Este servo acredita piamente que seu senhor não
voltará para requerer prestação contas do que lhe foi dado. Muitos, hoje, dos
que cristãos dizem ser correm o risco de viver o que se denomina de
"niilismo escatológico" - a ideia de que não haverá juízo nem
prestação de contas dos atos e pensamentos que produzimos em nossos dias.
Perder a crença de que um dia prestaremos contas a Deus de tudo que fazemos
aqui, e a esperança de viver com Cristo eternamente é, invariavelmente, perder
a noção e a necessidade de santidade, de disciplina e de fidelidade.
“De maneira que cada um de nós dará conta de si
mesmo a Deus” (Rm.14:12)
Disponível no Blog: http://luloure.blogspot.com
Referências Bibliográficas:
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Bíblia de estudo – Aplicação Pessoal.
Comentário Bíblico popular (Novo Testamento) -
William Macdonald.
Revista Ensinador Cristão – nº 76. CPAD.
Comentário Bíblico Pentecostal. CPAD.
Comentário do Novo Testamento – Aplicação Pessoal.
CPAD.
Gordon Lindsay. A vida e os ensinos de Cristo. Graça
editorial.
Dr. Caramuru Afonso Francisco. Vinda de Jesus e a
Vigilância do crente. PortalEBD_2005.
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