9 de abril de 2019

Os Artesãos do Tabernáculo


Os Artesãos do Tabernáculo

TEXTO ÁUREO

“Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer." (1 Co 12.11)

Verdade Prática

O Criador dotou cada homem de talentos individuais para a sua honra e glória.

LEITURA DIÁRIA

Segunda - Êx 36.1-3,8: Sabedoria divina para executar a obra
Terça - Êx 28.3: Capacidade divina aos escolhidos
Quarta - Êx 35.10,25,26: Mulheres capacitadas com sabedoria
Quinta - Rm 12.5-8: Fazendo a obra sábia e dedicadamente
Sexta - 2 Co 10.12-14: Sabedoria e humildade
Sábado - Jo 3.8; Ef 4.7: Escolha e capacitação dadas pelo Espírito

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE = Êxodo 31.1-11

HINOS SUGERIDOS: 134, 290, 305 da Harpa Cristã

OBJETIVO GERAL

Enfatizar que Deus deseja dotar pessoas de habilidades especiais para realizar obras especiais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Destacar como Deus chama pessoas especiais para executar serviços especiais;
Elencar as virtudes dessas pessoas: cheias do Espírito, sabedoria, entendimento e ciência;
Conscientizar que devemos usar os talentos para a glória de Deus.

INTERAGINDO COM O PROFESSOR

Para iniciar a lição desta semana, faça uma pequena recapitulação da lição passada. Cinco minutos são suficientes. Rememore sobre a importância do Tabernáculo para Israel e a relação dessa imagem para a Igreja hoje. Lembre que, tal qual o Tabernáculo, a Igreja é um projeto de Deus no mundo.

É importante fazer essa ligação com a lição anterior, pois o aluno deve ter bem claro na mente a concatenação das lições ao longo do trimestre. Assim, você poderá iniciar a reflexão sobre a importância dos artesãos para construir o Tabernáculo. Ora, o Tabernáculo era um projeto divino e Deus precisava de pessoas habilidosas para construí-lo. Por isso, Ele separou essas pessoas e as usou de maneira graciosa.

INTRODUÇÃO

Bezaleel é o maior artífice do velho Testamento. Investido pelo Espírito Santo fez, juntamente com Aoliabe, todos os utensílios do Tabernáculo. Com habilidade incomum, trabalhou o ouro e a prata, o bronze e a madeira. Dos planos que lhe passou Moisés, produziu uma obra mais do que admirável. Decorridos tantos séculos, ainda perguntamos: “Como pode Bezaleel produzir as peças do tabernáculo com tanta perfeição, se naquele tempo não havia tantos recursos como hoje? Se a tecnologia ainda estava a ensaiar seus primeiros passos?”.

Não nos esqueçamos, entretanto, que a capacidade de Bezaleel não vinha dele. Era originaria do Espírito Santo que continua a capacitar-nos a realizar os trabalhos mais difíceis e as mais espinhosas tarefas. Vamos, pois, nos entregar inteiramente nas mãos de Deus para que, à semelhança de Bezaleel e Aoliabe, possamos ser úteis ao reino dos Céus.

HOMENS ESPECIAIS PARA SERVIÇOS ESPECIAIS

O ESPÍRITO SANTO CAPACITA A BEZALEEL

 1. A história de Bezaleel: Não temos muito a dizer acerca de Bezaleel. Filho de Hur pertencia à tribo de Judá. Quando da peregrinação do povo de Israel pelo deserto, foi chamado pelo próprio Senhor para encarregar-se do fabrico dos utensílios do tabernáculo (Ex 31.2). Embora não tenhamos outros dados biográficos de Bezaleel, abemos que ele foi um poderoso instrumento nas mãos do Senhor. Porque tudo o que fez, contou com o aval do santo Espírito.

Se confiarmos igualmente no Senhor, ainda que não tenhamos uma nobre ascendência, em seu nome faremos proezas. Na seara do Mestre, o mais importante é esquecer-se das possibilidades humanas e apegar-se Àquele que tudo pode.

2. O ofício de Bezaleel: Capacitado pelo Espírito Santo, Bezaleel iria trabalhar os mais diferentes materiais para que o tabernáculo, onde estaria representada a glória do Senhor, fosse um local digno de honra. E, assim, o neto de Hur começou a manejar suas ferramentas. Trabalhou o ouro, a prata, o bronze. Também trabalhou a madeira e as pedras preciosas. Em suas mãos, os mais delicados objetos ganharam, forma e beleza. E todo o Israel orgulhava-se de ter um lugar de culto tão magnifico. Como não se extasiar diante da beleza  do altar do incenso e da arca do concerto? Da mesa da apresentação e do altar do holocausto. Quando o Espírito Santo nos investe do seu poder, tornamo-nos capazes também de desempenhar as mais delicadas funções no Reino. Se alguém tem falta de sabedoria, recomenda Tiago, peça-a a Deus. 

É o Senhor aquém nos abre o entendimento para compreendermos sua Palavra e expor todos os seus mistérios. É o mesmo Senhor quem inspira os cânticos e as poesias. Sem Ele, nada podemos fazer!

3. O companheiro de Bezaleel: Apesar de sua capacitação, Bezaleel não trabalharia sozinho. Como seu companheiro, designa o Senhor a Aoliabe. Desta vez, entretanto, era o próprio Bezaleel quem prepararia o novo artífice, Bezaleel revelou-se um excelente professor. E, dentro de pouco tempo, ambos estavam executando dificílimas tarefas. Como é grato o trabalho onde há união e confiança!

O Senhor deseja de igual modo que compartilhemos nossas experiências e avanços. Caso contrário, jamais teremos obreiros preparados e que saibam manejar com perfeição a Palavra da Verdade. Acaso não agiram assim Moisés, Samuel e Paulo? Moisés soube preparar Josué para introduzir os israelitas na Terra de Promissão, Samuel, não obstante pesaroso, ungiu a Saul como o primeiro rei de Israel. Com muito carinho e paciência, Paulo deixou obreiros, valorosos e fiéis, em vários continentes. E, o que dizer do próprio Cristo? Soube fazer daqueles rudes galileus, grandes pescadores de homens.
Vamos, portanto, preparar melhor nossos obreiros. Ensinemo-lhes os segredos deste ofício maravilhoso. Compartilhemos com eles nossas dores e também alegrias. Vamos conscientizá-los de que, em Cristo, nosso trabalho não é vão.

O ESPÍRITO CAPACITA OS OBREIROS

 Foi no dia de Pentecoste que os discípulos receberam diversos dons ministeriais que os transformaram em grandes campeões de Deus. Sem aquele batismo de fogo, jamais teriam capacidade para revolucionar o mundo. O apóstolo Pedro, por exemplo, com o seu sermão, ganhou três mil almas e inaugurou uma era de poder e milagres que só será encerrada quando Cristo voltar. Mas tarde, sob a mesma unção, Paulo evangeliza o férreo império. Pequenos e grandes ouvem a sua voz e conscientizam-se de que não existe nenhuma mensagem mais poderosa do que a da cruz de Cristo.

Eis o que o apóstolo diz em sua Epístola aos Efésios: “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo” (Ef 4.11,12). 

Desta forma, mune-se a Igreja de Cristo com os obreiros necessários para que os santos não percam o vínculo de sua perfeição. Os obreiros, portanto, nada podemos fazer se não contarmos com a unção do Espírito. À semelhança de Bezaleel e Aoliabe, os apóstolos necessitam de capacitação espiritual para abrir novas frentes de trabalho. Sem essa mesma capacitação, os profetas jamais poderão entregar os recados de Cristo. Se os evangelistas prescindirem do auxilio do Espírito, não ganharão uma alma sequer. E o que dizer dos pastores? Sem a orientação do santo Preceptor, não passariam de mercenários.

Paulo ainda dá outras duas listas de dons ministeriais. Uma se encontra em 1 Co 12.28: a outra acha-se em Rm 12.6-8. É com estes dons maravilhosos que o Senhor Jesus tem capacitado seus Bezaleéis e Aoliabes para a grande tarefa da atual dispensação. Nesta última década do milênio, carecemos mais do que nunca de homens que possuam verdadeiramente os dons ministeriais. Afinal de contas, estamos em plena Década da Colheita.

O ESPÍRITO SANTO CAPITA A IGREJA

 No capítulo 12 da 1ª Epístola aos Coríntios, discorre Paulo acerca dos dons espirituais. Nesta relação, deparamo-nos com três categorias de dons que desde o Pentecoste, têm capacitado milhões de homens e mulheres a desempenhar as mais diversas funções na Igreja de Cristo.

1. Os dons verbais: Através do dom de línguas, de interpretação e de profecia, a Igreja de Cristo fala sobrenaturalmente. Com as línguas estranhas, o crente fala sobrenaturalmente. Com as línguas estranhas, o crente ora em espírito e é fortalecido, e aa sua comunhão é estreitada com o Senhor. Mas, se no momento em que falamos línguas, alguém as interpretar, então, temos uma mensagem profética. Finalmente, temos o dom da profecia que tem tríplice finalidade: consolar, edificar e exortar. Aos desorientados coríntios, recomenda o apóstolo a procura dos melhores dons, principalmente o de profetizar.

2. Os dons de inspiração: Por intermédio destes dons, a Igreja de Cristo conhece sobrenaturalmente. Se algum fato precisa ser revelado, manifesta-se o dom da ciência. Se algum problema difícil precisa ser resolvido, entra em ação a palavra da sabedoria. E, se não sabemos se determinada manifestação procede de Deus, contamos com o dom de discernir Espíritos. Que o Senhor continue a capacitar mais Bezaléeis com esta categoria de dons.

3. Os dons de poder: Finalmente temos os dons de poder. Por meio dos dons de curar, da fé e da operação e milagres, a Igreja de Cristo age sobrenaturalmente. Não podemos desprezar estes dons, pois são uma prova bastante palpável de que o Senhor Jesus Cristo ainda está a operar em nosso meio. Lembre-se de que o Senhor prometeu: “Estes sinais seguirão aos que crerem” (Mc 16.17). Busquemos também estes dons para que a Igreja de Cristo jamais deixe de operar de forma sobrenatural.

ATUANDO BEM NA OBRA DE DEUS

"... e o Espírito de Deus o encheu de habilidade, inteligência e conhecimento"
De uma atuação correta em todos os aspectos do envolvimento pessoal depende o sucesso da governabilidade! Infelizmente as escolhas não têm sido corretamente feitas e o resultado é o lastimável estado que vivenciamos na vida da Nação. 

Raros são os escolhidos que se envolvem corretamente na difícil e importante obra de governar! Isso me levou a considerar a necessidade de homens que se envolvam corretamente na obra de Deus.

Encontramos em Bezalel um digno exemplo.

Personagem pouco conhecido, foi de grande valor no cenário histórico de Israel. Dele lemos em Êxodo 31:2-3; 35:30-35,36 e 38:22.

Incumbido das principais providências para a construção do Tabernáculo, oferece-nos oportunas lições de como nos devemos envolver corretamente na Obra do Senhor. Não basta que disponibilizemos recursos materiais, julgando que, com isso, já cumprimos o nosso correto envolvimento na obra de Deus. O investimento material é necessário e muito útil, mas o investimento pessoal é essencial (2 Coríntios 8:5).

Vejamos algumas lições que Bezalel nos deixou:

CONVICÇÃO DO SEU CHAMADO (35:30)

Lemos aí que o "Senhor chamou pelo nome a Bezalel".
Não significa isso que temos que ficar a espera de um "toque" especial que defina a chamada do Senhor. A decisão de nos envolvermos na obra do Senhor é algo que acontece naturalmente como decorrência da nossa relação pessoal com Cristo.

O chamado do Senhor a todo o cristão já foi claramente feito quando nos comissionou (Mateus 28:18-20; Marcos 16:15; Atos 1:8)

CAPACITADO PELO SENHOR (35:31)

Diz o texto: "e o Espírito de Deus o encheu de habilidade, inteligência e conhecimento".
Ninguém pode se envolver corretamente na obra do Senhor sustentado, apenas, pela sua capacitação pessoal, seja de nível intelectual, artístico ou de outra ordem.

Deus nos quer usar como somos e com o que temos e nada lhe podemos negar.
Mas é essencial a capacitação espiritual, só alcançada pela nossa relação correta com o Senhor Deus e a Sua Palavra. No texto encontramos três elementos dessa capacitação:

a) A "origem" da capacitação: é o "Espírito de Deus". Veja João 14:17,26 e 16:13;

b) A "medida" da capacitação é "plena". Diz o texto que o Espírito de Deus "o encheu". O Senhor nos quer capacitar totalmente. Temos aí a ideia importante definida por Paulo como "plenitude do Espírito" (Efésios 5:18).  Devemos dar espaço total em nós ao Espírito Santo para que Ele tenha condições de atuar, amplamente;

c) A "amplitude" da capacitação: Bezalel foi capacitado com: I - habilidade; II - inteligência; III - conhecimento. 

As importantes áreas da sua personalidade foram atingidas pela atuação ampla do Espírito, o que o colocou em condições de poder envolver-se corretamente na obra do Senhor (1 Coríntios 2:6-16).

DISPOSTO A ENSINAR OUTROS (DISCIPULADOR) (35:34)

Diz o texto: "também lhe dispôs o coração para ensinar a outrem...". Uma das características básicas do servo do Senhor é a sua aplicação constante na discipulando outros, envolvendo-os, também, na obra.

Infelizmente não há muitos que desenvolvem essa aptidão, anulando, assim, a eficácia do serviço para Deus. Veja Mateus 28:19-20... "fazei discípulos... ensinando-os a guardar as coisas que vos tenho ordenado...". Paulo recomendou a Timóteo: "o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fieis e idôneos para ensinar outros" (2 Timóteo 2:2).
O envolvimento de outros na obra do Senhor é dever nosso.

SEMPRE PRONTO A TRABALHAR (36:1)

Diz o texto: "assim trabalharam Bezalel e Adoliabe, e todo o homem hábil a quem o Senhor dera habilidade e inteligência...".

A ociosidade e a preguiça são incompatíveis com o correto envolvimento na obra do Senhor.
Muitas oportunidades preciosas de servir se perdem por causa dessa deficiência na atuação do serviço do Senhor. Devemos estar sempre prontos a trabalhar, aproveitando as oportunidades que o Senhor nos oferece, fazendo o que nos cabe no tempo de Deus. Veja João 5:17; Timóteo 4:2-5; 1 Coríntios 15:58.

FIDELIDADE NO TRABALHO (38:22)

Diz o texto: "Fez Bezalel... tudo quanto o Senhor ordenara a Moisés".
Não basta fazer muito.

Vale somente o que é feito na exata medida da vontade do Senhor. O modelo do Tabernáculo fora dado pelo Senhor, com todos os detalhes. Bezalel e seus companheiros fizeram tudo conforme o modelo (Hebreus 8:5).

Nosso envolvimento na obra do Senhor só será correto se formos fiéis no cumprimento de nossa vocação celestial. Que as lições de Bezalel nos sirvam no envolvimento correto na Obra de Deus.

USANDO OS TALENTOS PARA A GLÓRIA DE DEUS

No livro do Êxodo 35:30-35 temos o registro de que as habilidades naturais vem do Senhor e que precisam ser utilizadas para a obra dEle, veja que texto interessante:

 Disse então Moisés aos israelitas: “O Senhor escolheu Bezalel, filho de Uri, neto de Hur, da tribo de Judá, e o encheu do Espírito de Deus, dando-lhe destreza, habilidade e plena capacidade artística, para desenhar e executar trabalhos em ouro, prata e bronze, para talhar e lapidar pedras e entalhar madeira para todo tipo de obra artesanal. E concedeu tanto a ele como a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, a habilidade de ensinar os outros. A todos esses deu capacidade para realizar todo tipo de obra como artesãos, projetistas, bordadores de linho fino e de fios de tecidos azul, roxo e vermelho, e como tecelões. Eram capazes de projetar e executar qualquer trabalho artesanal.

 Vejamos o que este texto nos ensina acerca dos talentos que o Senhor nos concede:

 1) Eles receberam um talento do Senhor e o desenvolveu – Eles desenvolveram o talento que receberam de tal modo que eram capazes de trabalhar com qualquer tipo de material, como por exemplo: ouro, prata, bronze, pedras, madeiras, tecidos, couros, pelos de animais e todo tipo de trabalho artesanal.

 2) Eles compartilharam o que sabiam com outras pessoas – Haviam outras pessoas que igualmente tinham habilidade suficiente para aprenderem a trabalhar com o artesanato. Aoliabe e Bezalel além de serem talentosos para trabalhar, também eram ótimos professores e assim compartilharam com outras pessoas a experiência que tinham.

 3) Eles estavam prontos para grandes projetos – Apesar do Tabernáculo ser cheio de detalhes, medidas e variadas peças, esses servos do Senhor estavam prontos para executar o projeto. Quando desenvolvemos os nossos talentos e os colocamos na mão do Senhor, certamente ele nos usará!

 E agora, você está pronto para responder quais são os seus talentos? O Deus Criador capacitou você com talentos naturais. Ao identificá-los, desenvolva-os conscientemente, depois multiplique-os compartilhando com outras pessoas e por fim, deixe-os na mão do Senhor
.
HABILIDADES TALENTOS E DONS DADOS POR DEUS

"Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja" (1Co 14:12).

Habilidades, talentos e dons são presentes dados por Deus a fim de que possamos usá-los para a honra e glória dEle.

Mas como vou descobrir quais habilidades, talentos e dons que Deus me deu?

1) Primeiramente, tenho que colocar no meu coração o desejo de usá-los, independente de vergonha, coragem (que por acaso possa existir) ou tempo. Tenho que prometer ao Senhor que vou usá-los da melhor maneira possível.

Nestes momento de medo, de falta de coragem, de incertezas, de pensar que não sei fazer bem determinadas coisas que Deus quer que eu faça, devo então "orar, orar e orar!" Somente o Senhor é que nos capacita e acalma o nosso coração se Ele vir que estamos, realmente, desejosas de louvá-Lo e glorificá-Lo.

2) Devo fazer uma lista de todas as minhas habilidades:
 
Cozinho bem? Gosto de receber visitas? Gosto de ajudar o necessitado? Aconselho os que estão aflitos? Gosto de cantar? Gosto de ensinar? Gosto de falar do meu Senhor e Salvador? Gosto de conversar com os idosos? Gosto de crianças?

Na verdade, posso usar qualquer uma dessas minhas habilidades para falar do plano de salvação às pessoas e dirigi-las na direção de Jesus Cristo.

Deus conhece os nossos corações e sabe quando estamos usando o nosso dom ou os nossos dons única e exclusivamente para a honra e glória dEle.

Eu posso estar limpando os bancos do templo da igreja, cantarolando hinos de louvor ao nosso Deus e estar fazendo de todo o coração, com toda a sinceridade. Outra pessoa pode estar cantando um hino cuja mensagem é belíssima e profunda (sua voz também é muito bonita) mas as palavras que ela está proferindo estão saindo da boca para fora e não de dentro do coração.
Não creio que algumas habilidades são mais importantes do que outras, porque Deus olha para o coração e sabe se há ou não sinceridade naquilo que estamos fazendo "para Ele"

Efésios 10:31 diz: "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus."

Os irmãos de Corinto apreciavam os seus próprios dons e alguns, dentre eles, classificavam uns dons mais importantes do que outros. Puro orgulho!

Em 1 Coríntios 14:12 Paulo nos diz que... "Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurais abundar neles, para edificação da igreja."

Então, não fiquemos preocupados se o dom que estamos usando é um dom que se destaca e que é visto por todos, mas nos preocupemos em usar o nosso dom, seja ele qual for, para a honra e glória de Deus e, também, para edificar aqueles que fazem parte da igreja . Amém!

Quero usar o meu (s) dom (ns) mas algumas dúvidas surgem em meu coração:
 
1- Mas, como posso usar minhas habilidades, os meus dons para o bem de toda a igreja?
2- Como posso usar minhas habilidades, os meus dons, de forma a levar pessoas a querer aceitar Jesus como o Salvador delas?

Posso fazer um sem número de coisas, mas vejamos apenas estas:

1) Dobrar os meus joelhos no chão e fazer como a Palavra de Deus diz em 1 Tessalonicenses 5:17: "Orai sem cessar." Orar sem cessar e confiar que esta é a vontade de Deus.

2) Usar o dom ou dons que Deus me deu, de todo o coração. Fazer a obra do Senhor com esmero e dedicação.

Só temos que agradecer a Deus por esses dons, talentos e habilidades que Ele nos deu e que nunca esqueçamos de usá-los para a glória dEle.

Em 1 Coríntios 14:24-24, a Palavra de Deus diz: "Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado. Portanto, os segredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós."
CONCLUSÃO

 Não podemos nos mostrar negligentes ao buscar os dons de Deus, estamos no fim dos tempos. A igreja de Cristo precisa de homens e mulheres verdadeiramente poderosos e que exerçam os dons concedidos pelo Cordeiro. Onde estão os nossos Bezaleéis? Onde estão nossos Oaliabes? Na Seara do Mestre, há lugar para todos trabalharem. Basta apenas disposição e coragem.


Por. Ev. Isaias Silva de Jesus

Bibliografia


Nenhum comentário: