30 de dezembro de 2019

ADÃO, O PRIMEIRO HOMEM - 02




ADÃO, O PRIMEIRO HOMEM

A RAÇA HUMANA: ORIGEM, QUEDA E REDENÇÃO

TEXTO ÁUREO:

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo animal que se move sobre a terra.
Gênesis 1.26


O relato de Gênesis 1.26 mostra que Deus criou o ser humano. Muitos, influenciados por Charles Robert Darwin, Alfred Russel Wallace e outros ciêntistas ao longo da história, crêem que a milhões de anos atrás o ser humano era um tipo de “ameba” que evoluiu e se tornou um “macaco” que depois evoluiu e veio a se tornar o “homem”. Estes parecem acreditar que o ser humano se originou no “jardim zoológico” por assim dizer, mas a Palavra de Deus nos ensina que o homem não é fruto da “teoria da evolução”, e nem criação de nenhum deus pagão, mas sim, uma criação do Deus todo poderoso, criador dos céus e da terra ( Atos 17.24; Jeremias 32.17; Romanos 1.20; Salmo 24.1; Salmo 139.4).

A crença de que o ser humano não foi criado por Deus é muito mais antiga do que se imagina:

- Charles Robert Darwin, ciêntista, escritor, geólogo e biólogo acreditava que o ser humano não foi criado por um Deus, mas que evoluiu de outras espécies inferiores.

- O filósofo grego Aristóteles acreditava que todo ser vivo surgia por geração expontânea, ou seja, o ser humano e as demais espécies surgiram no universo  “do nada” por assim dizer, simplesmente surgiram, essa crença  ( absurda diga-se de passagem),  durante séculos, foi considerada a única explicação lógica para a existência do universo e da vida aos olhos daqueles que rejeitavam a Deus.

- Os antigos egípcios acreditavam que uma espécie de “ilha da criação” surgiu “do nada” e que um deus que surgiu “do nada” criou tudo e todos a partir daquele local ( outra crença absurda).

- Outra crença comum no mundo antigo ( e essa não se sabe ao certo de onde surgiu) é a de que a criação surgiu depois que um deus derrotou um monstro primitivo e dividiu seu corpo em 2 partes, uma parte veio a se tornar o céu e a outra veio a se tornar a terra  ( eu acredito que esta crença aqui surgiu entre os babilônios, pois havia uma história semelhante na crença babilônica, minha opinião pessoal).

-  Existem várias outras crenças pagãs que mostram o ser humano como sendo um escravo dos “deuses” que deve “alimentá-los” com seus sacrifícios.

-  Entre os gregos existia várias outras teorias diferentes sobre a criação, as que postei aqui são apenas as mais conhecidas e aceitas no mundo antigo, mas existem teorias ( absurdas) semelhantes a estas em várias partes do mundo contemporâneo.
Muitos preferem ignorar o que a Bíblia ensina e preferem ir em busca de teorias malucas que não passam de doutrinas de demônios disfarçadas de “filosofia moderna”.

O termo “Filosofia” reflete o amor e a busca pelo conhecimento que a ciência humana  ( e muitas vezes os “achismos”) transmitem ao seus partidários.

Leitura bíblica em classe

1.Assim, os céus, e a terra, e todo o seu exército foram acabados.
2.E, havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
3.E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra, que Deus criara e fizera.
4.Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o SENHOR Deus fez a terra e os céus.
5.Toda planta do campo ainda não estava na terra, e toda erva do campo ainda não brotava; porque ainda o SENHOR Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra.
6.Um vapor, porém, subia da terra e regava toda a face da terra.
7.E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
8.E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, da banda do Oriente, e pôs ali o homem que tinha formado.
Gênesis 2.1-8

Vamos  analisar cuidadosamente cada versículo da Leitura bíblica em classe:

Vers 1:  Mostra que, os céus e a terra e tudo o que neles há foram criados e concluídos por Deus, os habitantes do mundo antigo não tinham nenhum conhecimento sobre o vasto universo que existe além do planeta terra e dos céus, naquela época eles não conseguiriam compreender nada sobre a imensidão do “espaço”, planetas e galáxias, eles não tinham o conhecimento que temos hoje, por isso a Palavra de Deus usa em “Gênesis”, uma linguagem que facilitava a compreensão dos habitantes do mundo antigo.
A Palavra de Deus é clara ao ensinar que Deus criou tudo e todos, mas os descrentes parecem acreditar na seguinte frase: “ Do nada, o ninguém criou tudo”.

Vers. 2 : Quando o texto diz que Deus descansou, está apenas mostrando que Deus, concluiu a sua obra ( o seu trabalho) de criar os céus, a terra, o homem, os seres vivos, o universo tal como conhecemos, pois sabemos que Deus não é limitado, Deus não se cansa:

Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos confins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não há esquadrinhação do seu entendimento.
Isaías 40.28

Lembre-se que o texto, usa uma linguagem que facilitava a compreensão dos povos antigos.

Vers. 3 : Deus abençoou os pássaros e os peixes ( Gênesis 1.22), os humanos ( Gênesis 1.28), e aqui Deus abençoou o sétimo dia ( O qual chamamos de sábado), e o santificou ( isto é, separou, como um memorial para que o ser humano soubesse que Deus concluiu sua obra de criação no sétimo dia), isto não significa que nós devemos guardar o sábado assim como os adventistas e alguns batistas.
Dentre várias razões, não guardamos o sábado porque:

- O sábado faz parte de um concerto ou pacto entre Deus e o povo israelita e ninguém mais
( Êxodo 31.12-18).

- Antes do concerto do Sinai, Deus não ordenou a ninguém que guardasse o sábado, a única lei dada por Deus ao homem a princípio foi a que está escrita em Gênesis 2.16,17.

16.E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente,
17.mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

- O sábado consta nos 10 mandamentos ( Êxodo 20.8), mas não é  o mais importante da lei de Deus ( Mateus 22.35-40).

- Estamos em um concerto, não o da Lei, mas sim o da graça ( Hebreus 8.6-13).

Vers. 4 : Mais uma vez vemos que foi o Senhor Deus que criou “tudo e todos”, note que Deus não é um nome, mas sim uma qualidade.

Vers. 5 : Este versículo diz que ainda não havia chovido sobre a terra, note que antes do dilúvio ( Gênesis 7.10,12), não há nenhuma menção de chuva sobre a terra, isso tornava o trabalho de Noé ainda mais difícil, por assim dizer, pois nem ele e nem ninguém nunca tinha visto chuva, mas é maravilhoso notar que Deus faz o impossível aos olhos humanos.

Vers. 6 : Este versículo mostra como a “vida na terra” por assim dizer, sobrevivia sem a chuva.

Vers. 7 : Este versículo diz que Deus formou o homem do pó da terra e lhe deu vida, mas Gênesis 1.27 diz que Deus já havia criado o homem. Até parece que a Bíblia está se contradizendo, mas, não é isso, a Bíblia não se contradiz, os acontecimentos não estão em “ordem cronológica”, o fato é que, Gênesis 1, dá o resultado final da criação, enquanto que Gênesis 2 da os detalhes que fizeram com que o resultado final da criação fosse alcançado.

Vers. 8 : Alguns historiadores dizem que Deus criou o homem no jardim do Éden, mas, não é o que vemos aqui neste versículo, o versículo diz que Deus pôs o homem no Éden.

Comentários:
1 – A Doutrina Bíblica do Homem

A palavra “Antropologia” é derivada de dois vocábulos gregos, são eles ANTHROPOS  ( Homem) e LOGOS ( pensamento, razão), mas este último pode ser interpretado como “estudo sobre”. O que traz o significado de “conhecimento ou estudo sobre o homem”.

A palavra “Logos” na teologia significa: Palavra,Verbo.
Na filosofia tem o significado de: Conhecimento ou estudo sobre o homem, compreender, raciocinar.

Entre muitas ciências que tem por objetivo o ser humano, a Antropologia ( estudo do homem, segundo a etimologia), para nós cristãos deve ter como principal fundamento, a Bíblia Sagrada, nossa única regra infalível de fé prática.

Pois muitos tem como principal fundamento da Antropologia, os estudos e experiências ciêntíficas que preferem ignorar a Bíblia, a infalível, verdadeira e fiel Palavra de Deus. E quando a Antropologia tem sua base fundada em ciência humana, ela afastará o ser humano de Deus.

Mas quando a Antropologia tem a sua base fundada na Palavra de Deus, ela aproximará o ser humano de seu criador.
O nascimento da Antropologia “moderna” por assim dizer, ocorreu a partir de 2 pontos principais:

1 – O primeiro ponto principal que levou ao surgimento da Antropologia moderna foram os grandes filósofos da história, alguns de, a.C. ( antes de Cristo) e outros de d.C. (depois de Cristo).

Os filósofos de antes de Cristo que mais influenciaram a humanidade foram: Platão, Aristóteles, Sócrates, Tales de Mileto, Anaximandro, Pitágoras, Heráclito, Parmênides, Demócrito, Epicuro, Zenão de Cítio e Pirro de Élis dentre outros ( Todos os filósofos citados nesta lista aqui eram gregos, mas no decorrer da história humana houve  filósofos que não eram gregos, mas seus escritos influenciaram povos, gregos, babilônicos, egípcios e etc., mas não citamos aqui seus nomes porque fugiriamos do contexto da aula).

Os filósofos de depois de Cristo que mais influenciaram a humanidade foram: Friedrich  Nietzsche, David Hume, Karl Marx ( estes 3 eram ateus convictos), e também, Nicolau  Maquiavel, Galileu Galilei, René Descartes, Blaise Pascal, Flávio Joséfo, Tomás de Aquino, Galeno de Pérgamo dentre vários outros.

2  - O segundo ponto principal que levou o surgimento da Antropologia moderna foram os grandes descobrimentos realizados por navegadores e viajantes europeus. A curiosidade de conhecer povos exóticos, de saber como viviam e pensavam homens de culturas tão distantes da cultura européia, de descobrir que aspécto físico e que costumes tinham levou a “classificação” e ao “estudo”  dos dados recolhidos durante essas viagens. Isso contribuiu muito para o que chamamos de “Antropologia moderna”.

A doutrina Bíblica do homem ou Antropologia bíblica, com base na Palavra de Deus, tem por objetivo:

1- Responder as grandes perguntas do ser humano. Quem sou eu? De onde vim? O que eu represento? Qual a minha missão? Para onde vou e etc..

2- Mostrar a dependência do homem em relação a Deus, o criador e mantenedor de todas as coisas.

3- Levar o homem a reatar a sua comunhão com Deus através de Jesus Cristo, o “Homem Perfeito”.

4- Consolar-nos quanto ao nosso destino eterno  por meio do sacrifício de Jesus no Calvário.

2 – A Criação dos Céus e da Terra

Em primeiro lugar Deus criou os céus, a terra e tudo que neles há. E só depois veio a formar o Homem. Em sua infinita sabedoria o criador preparou um lugar perfeito e agradável para habitarmos. Os grandes teólogos e historiadores bíblicos acreditam que Deus criou os céus e em em seguida, os anjos.

No princípio, criou Deus os céus e a terra.
Gênesis 1.1

Pela palavra do SENHOR foram feitos os céus; e todo o exército deles, pelo espírito da sua boca.
Salmo 33.6

Talvez os teólogos e historiadores bíblicos estejam certos em acreditar que, primeiro Deus criou os céus ( o universo) e depois os anjos, mas talvez não. Não podemos afirmar como se fosse a mais pura verdade algo que a Bíblia não pormenoriza ( A Bíblia não diz claramente se Deus criou primeiro o universo e depois os anjos ou vice-versa).

Depois da criação do universo e dos anjos ( e quanto a isto, não podemos dar o parecer exato, sobre se, primeiro vieram os anjos ou o universo e vice-versa), Deus criou a terra e tudo quanto nela se contém ( Gênesis 1; Jó 38.1-11).

Sabiamente Deus criou primeiro o ambiente ideal para que o homem pudesse viver, antes de criar o homem.

Na vida, é preciso criar o ambiente ideal, antes de se casar e constituir família, é preciso primeiro cuidar da vida espiritual ( ter uma vida com Deus), estudar, depois arrumar um emprego e ser um bom funcionário, mas antes de tudo é preciso ser um (a) bom filho (a) , um (a) bom servo (a) de Deus para aí sim, ter o ambiente ideal para “criar uma família”, por assim dizer. Lembre-se que primeiro Deus criou o ambiente ideal para aí sim, “criar a família” por assim dizer, ou seja criar o homem.

A forma como Deus agiu em toda a sua obra  é enaltecida pelo escritor de Provérbios
( Provérbios 8) a sabedoria divina está visível em toda a criação. Por esta razão todas as obras do Senhor são admiráveis, sublimes e ricas em variedades ( Salmo 104.24).

Note ainda em Gênesis 1.1:

No princípio, criou Deus os céus e a terra.
Gênesis 1.1

Este versículo mostra para Israel e para o Mundo aquilo que todo servo e serva de Deus já sabe, mas infelizmente os ateus e as religiões pagãs preferem se recusar a acreditar.

Preferem dar ouvidos a crenças de que o universo é “sempiterno” ( imortal, não teve começo e nunca terá fim) ou que se originou atravéz de uma luta entre diferentes deuses.

Mas a Palavra de Deus ensina que há “UM” que está acima do universo, acima de tudo e de todos, o DEUS TODO PODEROSO criador dos céus e da terra.

Deus deu início a tudo aquilo que existe, tempo, espaço, matéria e todos os seres vivos.
3 – A Criação de Adão, o Primeiro Homem

O homem não é um mero detalhe do universo e nem surgiu por acaso, a criação do ser humano foi antecedida por um concílio ( reunião) entre Deus, Jesus e o Espírito Santo:
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança …( Gênesis 1.26)

A conversa aqui, certamente não era entre Deus e os anjos ( ou seja, não era entre Deus e a sua criação), mas sim entre Deus, Jesus e o Espírito Santo ( falaremos mais sobre isto na lição 12).

Em seguida Deus criou o primeiro homem do pó da terra, para que nós, filhos de Adão, a tivéssemos não como a “mãe terra” como pensavam os gregos que chamavam a terra de “Gaia, a deusa mãe”, mas sim como o ambiente perfeito para o ser humano habitar e tirar seu sustento.

O livro de Gênesis mostra que o ser humano é resultado de um ato criativo de Deus e não de um longo e fantasioso processo evolutivo.

Tudo quanto existe, inclusive o homem veio a existir como resultado de uma ordem expressa de Deus.

Que louvem o nome do SENHOR, pois mandou, e logo foram criados.
Salmo 148.5

E disse Deus: Haja luz. E houve luz...
Gênesis 1.3

E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
Gênesis 1.6
E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca. E assim foi.
Gênesis 1.9
E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nela sobre a terra. E assim foi.
Gênesis 1.11

Os versículos 14,20,24,26 e 29 também usam a “colocação” “ E disse Deus”. Deus criou tudo pela sua Palavra, mas quanto ao homem, Deus não disse que este viesse a existir, ou a surgir, simplesmente proferindo uma palavra.

O texto de Gênesis 2.7 nos diz que Deus:
..formou ... o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

Notemos ainda que o nome “ADÃO” se originou do hebraico Adham, que significa “Homem”, “Humanidade”,a palavra Adham está intimamente ligada com a palavra Adhamah, que siginifica “Terra”.

4 – A Missão e a Tarefa do Homem

Deus nos criou para que desempehássemos as seguintes tarefas: Glorificá-lo, propagar a espécie e administrar o planeta.

De todas as criaturas que Deus fez na terra, o ser humano é incomparavelmente superior e também é a mais complexa de todas as criaturas. Por seu orgulho, no entanto, o ser humano comumente se esquece de que Deus é o seu criador, que ele ( o ser humano) é um ser criado e que depende de Deus.

Como  disse certa vez  Martinho Lutero: “ O homem necessita ouvir a Palavra de Deus todos os dias, porque todos os dias o homem se esquece da Palavra de Deus”.
Esta frase é muito verdadeira, faz muito sentido.

Fomos feitos por Deus não para nossa própria glória ou satisfação, mas para a glória e satisfação de Deus. Isto é motivo de muita satisfação e alegria para nós. Deus deu ao ser humano a tarefa de cuidar da terra, sujeitá-la e dominá-la.

E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
Gênesis 1.28

Observe neste versículo que em nenhum momento Deus disse ao homem para sujeitar e dominar outros seres humanos.

O que vemos no mundo hoje em dia em todos os cantos do planeta, homens dominando e sujeitando outros homens é o resultado do orgulho, da vaidade e arrogância do ser humano.

Isto ocorre porque o ser humano não se atém ao que diz a Palavra de Deus ( 1 Coríntios 10.13; Mateus 22.34-40; Lucas 17.3,4; gálatas 6.9).

Devemos glorificar a Deus, ou seja, amá-lo, respeitá-lo e adorá-lo, também porque tudo foi criado e existe por Ele e para Ele:

Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!
Romanos 11.36

Lembre-se que, antes de tudo, o ser humanno é a “obra prima da criação de Deus na terra, fomos chamados a existência para glorificar o seu santo, poderoso e tremendo nome.

por = Prof. Jose Junior


Fontes:

Enciclopédia Bíblica R. N. Champlin,
Bíblia de Estudo do Expositor,
Bíblia de Estudo Pentecostal,
Bíblia de Estudo Arqueológica,
Pequena Enciclopédia Bíblia Orlando Boyer,
Bíblia de Estudo Explicada,
Comentário Bíblico Africano,
Novo Comentário Bíblico AT Earl D. Radmacher, Bereshit ( No início),
Dicionário Bíblico Wycliffe,
Dicionário Bíblico Vine,
Dicionário de Estudos Bíblicos, História da filosofia Grega,
Apontamentos teológicos prof. José Junior

Se este material foi útil pra você, compartilhe:
de graça recebestes, de graça dai.
 Mateus 10.8


UMA OTIMA AULA COM PRESENÇA DO PAI, DO FILHO E DO ESPIRITO SANTO.

Nenhum comentário: