5 de junho de 2020

A INTERCESSÃO PELOS EFÉSIOS - ESTUDO 02


A INTERCESSÃO PELOS EFÉSIOS

Texto Áureo

13. Portanto, vos peço que não desfaleçais nas minhas tribulações por vós, que são a vossa glória.
14. Por causa disso, me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,
 15. do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome,
Efésios 3.13-15

Em Efésios 3.14-21 vemos Paulo mais uma vez orando pelos irmãos de Éfeso, a primeira oração está Efésios 1.15-23, enquanto a primeira oração se centraliza no conhecimento, a segunda enfatiza a capacitação e o amor.

1-      Corroborados Com o Poder do Espírito

  1. 1.      As riquezas da sua glória.

Paulo apresenta sua oração dizendo que “colocava-se de joelhos” (Efésios 3.14). A atitude costumeira de oração entre os judeus era ficar em pé (Mateus 6.5;Lucas 18.11,13), a posição “de joelhos” expressava solenidade (dar ênfase) especial ou urgência incomum (Lucas 22.41; Atos 7.60). No versículo 15 Paulo diz: o qual toda a família nos céus e na terra toma o nome. A palavra grega traduzida por “família” é semelhante à palavra que significa “pai”. Assim, pode-se dizer que a “família” extrai seu nome (e existência) do “pai”. No versículo 16 Paulo apresenta sua oração confiado “nas riquezas de sua glória [a de Deus]” (Efésios3.16). O apóstolo já havia declarado que Deus é “o Pai da glória” (1.17). Nos versículos 16 a 19 Paulo ora por poder interior, que resulta da habitação de Deus no coração dos crentes. Ele pede que os crentes sejam corroborados(fortalecidos e cheios) por meio da obra das três pessoas da Trindade: O Espírito, Cristo e Deus Pai.

  1. 2.      Fortalecidos com poder.
Em sua oração, quando Paulo pede para que a “igreja” de Éfeso seja “corroborada” com poder, não significa que a “igreja de Éfeso não tivesse o Espírito de Deus (Efésios 1.14), mas que ela fosse continuamente revigorada com poder e, consequentemente, em seu fortalecimento diário(1 Co 16.13).
Segundo John Mac Arthur, podemos refletir através de Efésios 3.16 que o “poder espiritual” é a marca de todo crente que se submete a Palavra e ao Espírito de Deus, isto é, aqueles que realmente servem a Deus em obediência e humildade tem em suas vidas o poder de Deus, são diferentes daqueles que não tem o Espírito. Paulo ora para que os irmãos de Éfeso sejam cada vez mais fortalecidos com o poder de Deus pelo Espírito Santo que neles habita. Esta também deve ser a nossa oração por nós mesmos e por nossos irmãos.

  1. 3.      Habitados por Cristo.
O apóstolo também orou para que Cristo habitasse pela fé nos corações dos santos (Efésios 3.17), o que também não significa dizer que Cristo não estivesse presente na Igreja em Éfeso.

17 Para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração; (isto é realizado pela nossa fé em Cristo e em sua obra redentora, Cristo habita no crente por meio do Espírito Santo,éóbvio que desfrutar a presença do Espírito equivale a desfrutar a presença de Cristo); a fim de que, estando arraigados e firmados em amor (de forma segura resolvida e profundamente fundada)
Efésios 3.17

Compare Efésios 3.17 com Romanos 8.9.10. O ensino apostólico ratifica que sem Cristo, a igreja não pode subsistir as forças do mal (Mateus 16.18).
2-      Arraigados e Fundados em Amor

1.    Amor, a virtude Cristã.
É impossível um cristão genuíno não demonstrar em sua vida e através de sua vida o verdadeiro amor, e o verdadeiro amor é aquele que não faz mal ao próximo e obedece a Palavra de Deus  (O amor não faz mal ao próximo.. Romanos 13.10).
 Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é caridade.
1 João 4.8

Embora o amor seja um aspecto do fruto do Espírito (Gálatas 5.22,23) e também uma evidência do novo nascimento (1João 2.29;3.9,10;5.1) é também algo que temos a responsabilidade de desenvolver. Por esta razão o apóstolo João nos exorta a amar uns aos outros e procurar o bem estar uns dos outros (1 João 4.7-21). Para aprender mais sobre o amor medite em 1 Coríntios 13.

Se pergunte:
1-      Porque eu faço a obra de Deus?
2-      É por amor a Deus ou para ser reconhecido pelos homens?
3-      Eu procuro mostrar pra todo mundo o que eu tenho feito pela obra de Deus?
A resposta para estas simples perguntas podem revelar qual o “grau de amor” que há em você.
Lembre-se: O amor não faz mal ao próximo..
 Romanos 13.10.


2.                  Arraigados e Fundados em amor.

Após rogar ao pai pelo poder do Espírito e a habitação de Cristo, o apóstolo clama para que a Igreja possa também compreender e praticar o amor (Efésios 3.16,17).

A expressão  “arraigados e fundados em amor”  (Efésios 3.17) compara os santos como uma planta bem enraizada e uma casabem alicerçada.

Analisemos:

para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração; a fim de, estando arraigados e fundados em amor,
Efésios 3.17

Note que aqui em Efésios 3.17 a fé é ligada ao amor, isto é comum nos escritos de Paulo (1 Coríntios 13.13; Gálatas 5.6; 1 Tessalonicenses 1.3; 5.8; 1 Timóteo 1.14). 

Eu (professor José Junior) acredito que o que Paulo quis dizer com a expressão “arraigados e fundados em amor”, junto com a palavra “” (presente no versículo) é, em outras palavras:
“Cristo habita em nossas vidas pela fé e a verdadeira fé é companheira do amor. Onde há verdadeira fé (e a verdadeira fé obedece a Deus e sua Palavra), há a presença de Cristo, e assim, vocês estarão cada vez mais firmados e fundamentados no amor de Deus (João 14.23-25)”.

A lógica humana não pode compreender o amor de Deus em sua totalidade, mas, quanto mais uma pessoa obedece a Deus, mais ela demonstra fé e amor a Deus (João 14.23), este é o segredo para compreender perfeitamente com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade(Efésios 3.18).

Em Efésios 3.18 Paulo quis dizer que, seu desejo (em sua oração, Efésios 3.14) é que os crentes recebessem conhecimento espiritual que fluiria até as suas mentes intelectuais, dando-lhes entendimento sobre o “plano de Deus”, acerca das grandes coisas que o Senhor realizou e realiza universalmente, por amor.

3.    A intensidade do amor de Deus.

Consciente de que somente o Espírito pode fazer entender e experimentar a grandeza do amor de Deus, Paulo pede para que os crentes conheçam a intensidade do amor de Cristo (Efésios 3.18,19).

Analisemos: e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.
Efésios 3.19

Quem conhece o amor de Cristo, conhece o amor de Deus (João 14.9).

 O amor de Deus se conhece intelectualmente (mas, é claro, o amor de Deus excede toda a razão humana).

Se conhece intuitivamente (sem quaisquer formulas intelectuais).
Se conhece experimentalmente (na vida diária e no nível consciente).
Mas o que realmente está em foco nas palavras de Paulo é o conhecimento “sobrenatural” sobre Deus e sua Palavra que só vem com a ajuda do Espírito Santo.
A intensidade do amor de Deus pode ser demonstrada pelo simples fato de nós, cheios de erros e com tantas falhas, termos acordado com vida nesta manhã.

  1. 3-      A Benção de Deus Excede Todo Pensamento Humano

1.      A dimensão das bençãos divinas.

As bençãos de Deus são muito mais abrangentes do que possamos imaginar.
Analisemos:
Para Deus todas as coisas são possíveis (Mateus 19.26; Lucas 1.37).

 Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,
Efésios 3.20

Deus fará por nós não somente mais do que pedimos e desejamos em oração (desde que o que pedimos e desejamos esteja de acordo com a Palavra de Deus), Deus também fará mais do que a nossa imaginação possa alcançar. Esta “realidade na vida do crente” é devido a presença, graça e poder do Espírito Santo em nossa vida.

2.        O convite para adoração.

a esse(ou seja, a Deus) glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém!
Efésios 3.21

Paulo encerra esse capítulo com o “convite” de adoração a Deus,cuja glória é devida “na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações” (Efésios 3.21).

Esta “colocação de Paulo” não poderia ter sido diferente. Após dar inúmeras explicações (desde o capítulo 1) sobre Deus, Jesus, o Espírito Santo, a obra redentora de Cristo, bençãos, salvação, a condição de judeus e gentios e etc., Paulo em seguida faz este “convite” de adoração a Deus para os irmãos Efésios.

(Em seguida no capítulo 4, Paulo continuará com seus ensinos para os irmãos Efésios. Quando Paulo escreveu suas “epístolas” elas não eram divididas em capítulos e versículos tal como vemos hoje em dia. A Bíblia foi dividida em capítulos em meados do século 13, e dividida em versículos em meados do século 15.

A Bíblia em sua forma original é desprovida das divisões de capítulos e versículos. Tais divisões em capítulos e versículos foram acrescentadas com o passar dos séculos para facilitar o estudo das sagradas escrituras.

3. A glória devida a Deus
Note que ainda em Efésios 3.21 Paulo diz que Deus deve ser glorificado na “igreja” (a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém! Efésios 3.21) Este é o papel da igreja, por assim dizer, a “igreja” deve agir e se comportar de modo que Deus seja glorificado sempre. Nos capítulos 4 a 6 de Efésios Paulo explica como os membros da “igreja” devem viver a fim de promover a unidade desejada por Deus. Mas isto já é assunto para as próximas lições.

Conclusão

A ousada intercessão de Paulo anelava o fortalecimento da igreja. Oração intercessória é súplica em favor de outrem. Devemos aprender com o apóstolo a fazer orações intercessórias não apenas pelos irmãos, mas também por todos a nossa volta. A oração de um justo pode muito em seus efeitos (Tiago 5.16).

Referências:

Enciclopédia Bíblica R. N. Champlin,
Comentário Bíblico Broadman,
Bíblia do Expositor,
Bíblia de Estudo Pentecostal,
Bíblia de Estudo Holman,
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal,
Bíblia de Estudo Arqueológica,
Novo Comentário da Bíblia F. Davidson,
E-Book Subsídios EBD – A Igreja Eleita, Livro de Apoio 2º Trimestre de 2020,
Apontamentos teológicos professor José Junior.

Nenhum comentário: